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Entenda o processo de compilar, ligar, empacotar bibliotecas ou gerar código executável em C++

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As três ferramentas básicas usadas em aplicações C++ são o compilador (compiler) o ligador (linker) e o empacotador (archiver ou librarian). Uma coleção destes programas, e possivelmente outros, é chamada de "toolset", ou "conjunto de ferramentas".

O compilador aceita código fonte C++ como entrada e produz arquivos de objetos (object files), que contém uma mistura de código executável de máquina e referências simbólicas à funções e dados. O empacotador (archiver) aceita uma coleção de arquivos de objetos como entrada e produz uma biblioteca estática, ou arquivo, que é simplesmente uma coleção de arquivos de objetos para uso conveniente. O ligador (linker) aceita uma coleção de arquivos de objeto e bibliotecas e resolve suas referências simbólicas para produzir um executável ou uma biblioteca dinâmica. Em resumo, o linker opera igualando cada uso de uma símbolo à sua definição. Quando um executável ou biblioteca dinâmica é criada, dizemos que a ligação foi feita.

Um executável, ou aplicação, é simplesmente qualquer programa que pode ser executado pelo sistema operacional. Uma biblioteca dinâmica, também chamada de biblioteca compartilhada (shared library) é como um executável, exceto pelo fato de que esta não pode ser executada sozinha; ela consiste de um bloco de código de máquina executável que é carregado na memória depois que uma aplicação é iniciada e pode ser compartilhada por uma ou mais aplicações. No Windows, bibliotecas dinâmicas são também chamadas de "bibliotecas de ligação dinâmica - DLLs".

Os arquivos de objetos e bibliotecas estáticas dos quais um executável depende são necessários somente quando o executável é construído (compilado). Bibliotecas dinâmicas das quais um executável depende precisam estar presentes no sistema do usuário, do contrário o programa que as usam não poderão ser executados com sucesso.

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