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Saiba mais sobre a Java Collections Framework

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A Java Collections Framework é um conjunto de interfaces e classes nos pacotes java.util e java.util.concurrent. Estas interfaces e classes fornecem várias formas de organizar objetos. Isso é feito por meio de diferentes implementações de cada modelo. Estes modelos são chamados, às vezes, de tipos abstratos de dados (abstract data types), e precisamos deles porque diferentes programas precisam de diferentes formas de organizar seus objetos.

Em algumas situações poderemos querer organizar os objetos de nossos programas em uma lista sequencial porque sua ordenação é importante e há duplicações. Em outras, um conjunto (set) pode ser a escolha correta para o tipo de dados se a ordenação não for importante e duplicações não puderem ser aceitas. Estes dois tipos de dados (lista e set), e outros, são representados por diferentes implementações na Collections Framework.

Um ponto importante sobre coleções, é que não há "ótimas" implementações para todas as operações. Por exemplo, uma lista ligada é melhor que todas as outras implementações de listas baseadas em array quando o assunto é inserir e remover elementos no início ou fim da lista. Contudo, o acesso aleatório a um elemento da lista ligada pode ser dispendioso. Assim, a escolha da implementação correta para seu programa envolve analisar profundamente seu funcionamento e só então verificar as implementações disponíveis.

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Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics

Como desenhar texto na superfície de uma JLabel do Java Swing usando o método drawString() da classe Graphics

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A classe Graphics possui um método chamado drawString() que é usado para desenhar uma string na superfície de um componente. Veja a assinatura deste método:

public abstract void drawString(String str,
  int x,int y)


Como podemos ver, só precisamos fornecer a string a ser desenhada, a coordenada x e a coordenada y. Estas coordenadas são obtidas a partir do canto superior esquerdo do componente no qual desenharemos.

O trecho de código abaixo mostra como desenhar a string "Arquivo de Códigos" em um JLabel:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JLabel label;  

  public Estudos() {
    super("Desenhando em um JLabel");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());

    // Cria um JLabel
    label = new JLabel();
    c.add(label, BorderLayout.CENTER);

    // Cria um botão
    JButton btn = new 
      JButton("Desenhar uma string");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          
          // Desenha uma string no JLabel
          Graphics graphics = label.getGraphics();
          graphics.drawString("Arquivo de Códigos", 
            20, 50);     

        }
      }
    );
    
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso.


Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Como retornar as coordenadas do mouse durante um evento mouseClicked em uma janela JFrame do Java Swing

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Nesta dica eu mostro como podemos obter as coordenadas do mouse no momento que o usuário clica em uma janela JFrame de nossas aplicações Java Swing. Note que exibimos as coordenadas x e y do mouse na barra de títulos da janela JFrame.

Saber como retornar as coordenadas do mouse durante um evento é uma das técnicas úteis para o desenvolvimento de jogos e aplicativos gráficos em Java.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

/*
  Este exemplo mostra como obter as coordenadas
  do mouse durante um evento.
*/
 
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos() {
    super("Eventos do Mouse e Teclado");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
     
    this.addMouseListener(
      new MouseAdapter(){
        @Override
        public void mouseClicked(MouseEvent e){
          setTitle("X = " + e.getX() + "; Y = " + e.getY());
        }
      }
    );    
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

Aprenda a ler entrada do usuário usando a classe Scanner do Java - Como ler a entrada do usuário em Java usando um objeto da classe Scanner

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Podemos ler entrada do usuário em aplicações Java console usando a classe Scanner do JDK 5.0 e recentes. Esta classe está no pacote java.util. Para ler strings use o método nextLine(), para ler inteiros use nextInt() e assim por diante. Não é um boa idéia misturar nextLine() com nextInt(), nextFloat(), etc. Em caso de comportamento estranho, é melhor ler tudo usando nextLine() e fazer conversões usando Integer.parseInt(), por exemplo.

Veja um código completo demonstrando o uso dessa classe:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import java.util.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    Scanner in = new Scanner(System.in);
     
    System.out.print("Qual é o seu nome? ");
    String nome = in.nextLine();
 
    System.out.print("Qual sua idade? ");
    int idade = in.nextInt();
 
    System.out.println("Olá, " + nome +
       ". Você tem " + idade + " anos.");
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Qual é o seu nome? Osmar J. Silva
Qual sua idade? 39
Olá, Osmar J. Silva. Você tem 39 anos.


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