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Java Swing para iniciantes - Como criar seu primeiro aplicativo de interface gráfica em Java SwingQuantidade de visualizações: 79982 vezes |
Um aplicativo de interface gráfica em Java é criado usando-se a classe JFrame, do Java Swing. Objetos desta classe servem como containeres para outros componentes e são as janelas principais dos aplicativos, com título e botões para redimensionar, minimizar, maximizar e fechar. Veja um exemplo de um simples aplicativo de interface gráfica em Java Swing: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Minha primeira aplicação GUI"); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Este código gera uma janela principal de um aplicativo com 350 pixels de largura e 250 pixels de altura. O título da janela é: "Minha primeira aplicação GUI". Veja o resultado na figura abaixo: |
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Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados float do Java - Usando o tipo de dados float da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 22496 vezes |
O tipo de dados float é usado quando precisamos armazenar números de ponto-flutuante (com parte fracionária) na faixa 1.401298464324817e-45f até 3.402823476638528860e+38f. Este tipo ocupa 32 bits na memória (o mesmo que um int) e possui precisão de 6 ou 7 dígitos significativos. Veja um exemplo de seu uso:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ float valor = 54.5f; System.out.println("O valor da variável é: " + valor); System.exit(0); } } Antes de prosseguir, veja que inserí a letra "f" (ou "F") após o valor literal atribuído à variável. Se retirássemos esta letra, o compilador emitiria a seguinte mensagem de erro: Estudos.java:3: possible loss of precision found : double required: float float valor = 54.5; ^ 1 error Isso acontece porque, por padrão, um literal de ponto-flutuante é no mínimo do tipo double. E um double não cabe em um float. A definição da letra "f" ou "F" informa ao compilador que estamos realmente definindo um literal float. O tipo de dados float pode ser convertido (sem a necessidade de cast) para os seguintes tipos: float -> double Se precisarmos converter o tipo float para os tipos char, byte, short, int ou long, teremos que lançar mão de uma coerção (cast), também conhecida como conversão forçada. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- float valor = 54.5f; int valor2 = (int)(valor); É preciso ficar atento ao fato de que uma coerção de um tipo de ponto-flutuante para um tipo integral (inteiro) resulta na perda da parte fracionária do valor que está sofrendo o cast. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como resolver uma equação do segundo grau em Java - Como calcular Bhaskara em JavaQuantidade de visualizações: 2799 vezes |
Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando a linguagem Java. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso código Java vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código Java. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // para efetuar a leitura do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // os coeficientes double a, b, c; // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante double raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante; // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes System.out.print("Valor do coeficiente a: "); a = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Valor do coeficiente b: "); b = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Valor do coeficiente c: "); c = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos calcular o discriminante discriminante = (b * b) - (4 * a * c); // a equação possui duas soluções reais? if(discriminante > 0){ raiz1 = (-b + Math.sqrt(discriminante)) / (2 * a); raiz2 = (-b - Math.sqrt(discriminante)) / (2 * a); System.out.println("Existem duas raizes: x1 = " + raiz1 + " e x2 = " + raiz2); } // a equação possui uma única solução real? else if(discriminante == 0){ raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a); System.out.println("Existem duas raizes iguais: x1 = " + raiz1 + " e x2 = " + raiz2); } // a equação não possui solução real? else if(discriminante < 0){ raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a); imaginaria = Math.sqrt(-discriminante) / (2 * a); System.out.println("Existem duas raízes complexas: x1 = " + raiz1 + " + " + imaginaria + " e x2 = " + raiz2 + " - " + imaginaria); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
POO - Programação Orientada a Objetos - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 2 - A classe Circulo (construtores, métodos, getters e setters e encapsulamento)Quantidade de visualizações: 19257 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma classe Circulo para representar círculos. Esta classe deverá conter os seguintes atributos e métodos: a) Uma variável privada do tipo double chamada raio que guardará o valor do raio atual do circulo. b) Métodos get() e set() públicos que permitem definir e acessar o valor da variável raio. c) Um construtor que recebe o valor do raio como argumento. d) Um método getArea() que calcula e retorna a área do círculo. e) Um método getCircunferencia() que calcula e retorna a circunferência do círculo. f) Um método aumentarRaio() que recebe um valor double e o usa como percentual para aumentar o raio do círculo. Crie uma classe contendo um método main() para testar a funcionalidade da classe Circulo. Eis um exemplo de entrada e saída: Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: Circulo.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Circulo{ private double raio; // guarda o raio atual do círculo // construtor que recebe o valor do raio como argumento public Circulo(double raio){ this.raio = raio; } // permite obter o raio do círculo public double getRaio(){ return raio; } // permite definir o raio do círculo public void setRaio(double raio){ this.raio = raio; } // obtém a área do círculo public double getArea(){ double area = Math.PI * Math.pow(this.raio, 2); return area; } // obtém a circunferência do círculo public double getCircunferencia(){ double circunferencia = (2 * Math.PI) * this.raio; return circunferencia; } // permite aumentar o raio de acordo com uma porcentagem fornecida public void aumentarRaio(double porcentagem){ this.raio = this.raio + (porcentagem / 100.0) * this.raio; } } Veja agora o método main() que nos permite testar a funcionalidade da classe Circulo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe Circulo Scanner entrada = new Scanner(System.in); System.out.print("Informe o raio do círculo: "); double raio = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); Circulo c = new Circulo(raio); // vamos mostrar o valor do raio atual System.out.println("Raio: " + c.getRaio()); // vamos mostrar a área System.out.println("Área: " + c.getArea() + " metros quadrados"); // vamos mostrar a circunferência System.out.println("Circunferência: " + c.getCircunferencia() + " metros"); // vamos aumentar o raio do circulo em uma determinada porcentagem System.out.print("\nInforme o percentual de aumento do raio: "); double percentual = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); c.aumentarRaio(percentual); // vamos mostrar o valor do raio atual System.out.println("Raio: " + c.getRaio()); // vamos mostrar a área System.out.println("Área: " + c.getArea() + " metros quadrados"); // vamos mostrar a circunferência System.out.println("Circunferência: " + c.getCircunferencia() + " metros"); } } |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Domínios de Deformações Vigas de concreto armado, com seções submetidas a um momento fletor e a um esforço cortante, são dimensionadas de tal forma que se determine uma armadura longitudinal para resistir ao momento fletor e uma armadura transversal para resistir ao esforço cortante. Analise as informações a seguir, a respeito da solicitação normal do tipo momento fletor: I) Solicitação de flexão simples ocorre quando a única solicitação atuante é o momento fletor. II) Solicitação de flexão composta ocorre quando, além do momento fletor, há uma força normal atuante. III) Solicitação de flexão oblíqua ocorre quando o plano de flexão compreende um eixo de simetria da seção transversal. Assinale a alternativa correta: A) Somente a afirmação I está correta. B) Somente as afirmações I e II estão corretas. C) Somente a afirmação II está correta. D) Somente a afirmação III está correta. E) Somente as afirmações II e III estão corretas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual das formas abaixo é usada para criar uma TUPLA (TUPLE) em Python? A) valores = {5, 1, 9, 4} B) valores = [5, 1, 9, 4] C) valores = (5, 1, 9, 4) D) valores = [5.. 1.. 9.. 4] E) valores = tuple[5, 1, 9, 4] Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Serviços preliminares e instalações provisórias Em um canteiro de obras, são elementos ligados à produção e ao apoio administrativo, respectivamente: A) A manutenção de equipamentos e a garagem de veículos pesados. B) A central de concreto e a manutenção de equipamentos. C) A central de concreto e o escritório técnico. D) A sala de treinamento e a central de produção de fôrmas. E) A área de lazer de operários e a central de pré-moldados. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual das formas abaixo é usada para criar uma LIST em Python? A) valores = {5, 1, 9, 4} B) valores = [5, 1, 9, 4] C) valores = (5, 1, 9, 4) D) valores = [5.. 1.. 9.. 4] E) valores = list[5, 1, 9, 4] Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Sondagem à Percussão (SPT) e Rotativa (RQD) Qual a densidade relativa calculada pela formulação empírica de Skempton, considerando que o valor de N corrigido foi de 20 a uma profundidade de 2m em um solo cujo peso específico é de 20 kN/m3? A) 0,82. B) 0,78. C) 0,87. D) 0,72. E) 0,61. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
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