Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Extendendo a classe MouseAdapter usando uma classe anônima

Quantidade de visualizações: 8206 vezes
/*
  Este exemplo mostra como extender a classe
  MouseAdapter usando uma classe anônima.
*/

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos() {
    super("Eventos do Mouse e Teclado");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
    
    this.addMouseListener(
      new MouseAdapter(){
        public void mouseClicked(MouseEvent e){
          JOptionPane.showMessageDialog(null, 
            "Ocorreu um clique do mouse!");
        }
      }
    );    

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como resolver uma equação do segundo grau em Java - Como calcular Bhaskara em Java

Quantidade de visualizações: 2889 vezes
Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando a linguagem Java.

Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita.

Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0.

Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente.

Como resolver uma equação do 2º grau

Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns:

a) Fórmula de Bhaskara;
b) Soma e produto.

O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa.

Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara

Como nosso código Java vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja:

\[\Delta =b^2-4ac\]

Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades:

a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais.
b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real.
c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real.

Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara:

\[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\]

Vamos agora ao código Java. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // para efetuar a leitura do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // os coeficientes
    double a, b, c;
    // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante
    double raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante;

    // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes
    System.out.print("Valor do coeficiente a: ");
    a = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Valor do coeficiente b: ");
    b = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Valor do coeficiente c: ");
    c = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular o discriminante
    discriminante = (b * b) - (4 * a * c);
    
    // a equação possui duas soluções reais?
    if(discriminante > 0){
      raiz1 = (-b + Math.sqrt(discriminante)) / (2 * a);
      raiz2 = (-b - Math.sqrt(discriminante)) / (2 * a);
      System.out.println("Existem duas raizes: x1 = " + raiz1 
        + " e x2 = " + raiz2);
    }
    // a equação possui uma única solução real?
    else if(discriminante == 0){
      raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a);
      System.out.println("Existem duas raizes iguais: x1 = " 
         + raiz1 + " e x2 = " + raiz2);  	
    }
    // a equação não possui solução real?
    else if(discriminante < 0){
      raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a);
      imaginaria = Math.sqrt(-discriminante) / (2 * a);
      System.out.println("Existem duas raízes complexas: x1 = " + 
	raiz1 + " + " + imaginaria + " e x2 = " + raiz2 
           + " - " + imaginaria);
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Valor do coeficiente a: 1
Valor do coeficiente b: 2
Valor do coeficiente c: -3
Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0


Java ::: Pacote java.lang ::: String

Como comparar strings em Java usando os métodos compareTo() e compareToIgnoreCase() da classe String

Quantidade de visualizações: 8834 vezes
Em algumas situações precisamos efetuar comparação léxica de strings, ou seja, verificar se uma palavra ou frase é "igual, ""maior" ou "menor" que outra. Isso pode ser feito por meio do uso dos métodos compareTo() e compareToIgnoreCase() da classe String (definidos originalmente na interface Comparable<String>).

Veja a assinatura do método compareTo():

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

public int compareTo(String anotherString)

O retorno do método é 0 se a duas strings são iguais. O retorno será menor que 0 se a string na qual o método está sendo chamado for menor que a string passada como argumento. O retorno será maior que 0 se a string na qual o método está sendo chamado for maior que a string passada como argumento.

Veja um exemplo de comparação léxica de duas strings:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos declarar duas strings
    String nome1 = "Márcio";
    String nome2 = "Márcia";
    
    // vamos comparar as duas strings lexicamente
    if(nome1.compareTo(nome2) == 0){
      System.out.println("As strings são iguais");
    }
    else if(nome1.compareTo(nome2) > 0){
      System.out.println("A primeira string é maior que a segunda");
    }
    else{
      System.out.println("A primeira string é menor que a segunda");
    }
  }
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

A primeira string é maior que a segunda

A funcionalidade fornecida pelo método compareToIgnoreCase() é semelhante à aquela do método compareTo(). A diferenção é que, quando usamos compareToIgnoreCase(), o método não diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas.

A comparação efetuada pelos métodos compareTo() e compareToIgnoreCase() é baseada no valor Unicode de cada caractere na string. A sequencia de caracteres representada pelo objeto String é comparada lexicamente com a sequencia de caracteres representada pela string fornecida como argumento.


Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a distância entre dois pontos no plano em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear

Quantidade de visualizações: 6120 vezes
Como calcular a Distância Euclidiana entre dois pontos usando Java.

Em várias aplicações envolvendo geometria, principalmente no desenvolvimento de jogos em Java, é comum nos depararmos com a necessidade de calcular a distância entre dois pontos A e B. Nessa dica mostrarei como efetuar esse cálculo no R2, ou seja, no plano. Em outra dica eu abordo o cálculo no R3 (espaço).

Comece analisando a imagem abaixo:



Veja que temos um ponto A (x = 3; y = 6) e um ponto B (x = 9; y = 4). Para determinarmos a distância entre esses dois pontos no plano cartesiano, temos que realizar a análise tanto no sentido do eixo das abscissas (x) quanto no do eixo das ordenadas (y).

Veja a fórmula:

\[d_{AB} = \sqrt{\left(x_b - x_a\right)^2 + \left(y_b - y_a\right)^2}\]

Agora, jogando os valores dos dois pontos da fórmula nós teremos:

\[d_{AB} = \sqrt{\left(9 - 3\right)^2 + \left(6 - 4\right)^2}\]

Que resulta em 6,32 (aproximadamente).

E agora veja o código Java completo que lê as coordenadas dos dois pontos e mostra a distância entre eles:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler os dados do primeiro ponto
    System.out.print("Informe o x do primeiro ponto: ");
    double x1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o y do primeiro ponto: ");
    double y1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos ler os dados do segundo ponto
    System.out.print("Informe o x do segundo ponto: ");
    double x2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o y do segundo ponto: ");
    double y2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos obter a distância entre eles
    double distancia = distancia2d(x1, y1, x2, y2);
    System.out.println("Distância entre os dois pontos: " +
      distancia);
  }
  
  // função que permite calcular a distância
  // entre dois pontos no plano (R2)
  public static double distancia2d(double x1, double y1,
                                  double x2, double y2){
    double a = x2 - x1;
    double b = y2 - y1;
    double c = Math.sqrt(Math.pow(a, 2) + Math.pow(b, 2));
    return c;
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o x do primeiro ponto: 3
Informe o y do primeiro ponto: 6
Informe o x do segundo ponto: 9
Informe o y do segundo ponto: 4
Distância entre os dois pontos: 6.324555320336759


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 47 usuários muito felizes estudando em nosso site.