Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Computação Gráfica em Java - Código completo Java Swing para um programa de desenho usando eventos do mouseQuantidade de visualizações: 31427 vezes |
Nesta dica apresento um código completo para um programa de desenho usando os eventos os mouse, feito em Java Swing. Veja que o único evento que tivemos que implementar foi mouseDragged, que é disparado quando o usuário arrasta o mouse com o botão direito ou esquerdo pressionado. Observe também a criação de uma classe JPanel personalizada que servirá como painel de desenho. Fique atento à forma como subscrevemos o método paintComponent() na classe PainelDesenho para obtermos o objeto Graphics que nos permitirá desenhar na superfície do JPanel. O resultado é exibido na imagem abaixo: ![]() E aqui está o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Eventos do Mouse e Teclado"); Container c = getContentPane(); PainelDesenho painel = new PainelDesenho(); c.add(painel, BorderLayout.CENTER); c.add(new JLabel("Arraste o mouse para desenhar..." ), BorderLayout.SOUTH ); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } class PainelDesenho extends JPanel{ private int quantPontos = 0; private Point pontos[] = new Point[10000]; public PainelDesenho(){ this.setBackground(Color.WHITE); this.addMouseMotionListener( new MouseMotionAdapter(){ public void mouseDragged(MouseEvent e){ if(quantPontos < pontos.length){ pontos[quantPontos] = e.getPoint(); quantPontos++; repaint(); } } } ); } @Override public void paintComponent(Graphics g){ super.paintComponent(g); for(int i = 0 ; i < quantPontos; i++) g.fillOval(pontos[i].x, pontos[i].y, 4, 4); } } |
![]() |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como criar herança em Java usando extends - Programação orientada a objetos em JavaQuantidade de visualizações: 29125 vezes |
Quando estamos projetando as classes que farão parte de um sistema, é aconselhável ter em mente um conceito muito importante da programação orientada a objetos: a herança. O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua formação. É aqui que a herança se torna uma ferramenta de grande utilidade. Podemos criar uma classe Pessoa, que possui todos os atributos e métodos comuns a todas as pessoas e herdar estes atributos e métodos em classes mais específicas, ou seja, a herança parte do geral para o mais específico. Comece criando uma classe Pessoa (Pessoa.java) como mostrado no código a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Pessoa{ public String nome; public int idade; } Esta classe possui os atributos nome e idade. Estes atributos são comuns a todas as pessoas. Veja agora como podemos criar uma classe Aluno que herda estes atributos da classe Pessoa e inclui seu próprio atributo, a saber, seu número de matrícula. Eis o código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Aluno extends Pessoa{ public String matricula; } Observe que, em Java, a palavra-chave usada para indicar herança é extends. A classe Aluno agora possui três atributos: nome, idade e matricula. Veja um aplicativo demonstrando este relacionamento: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // cria um objeto da classe Aluno Aluno aluno = new Aluno(); aluno.nome = "Osmar J. Silva"; aluno.idade = 36; aluno.matricula = "AC33-65"; // Exibe o resultado System.out.println("Nome: " + aluno.nome + "\n" + "Idade: " + aluno.idade + "\n" + "Matrícula: " + aluno.matricula); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Nome: Osmar J. Silva Idade: 36 Matrícula: AC33-65 A herança nos fornece um grande benefício. Ao concentrarmos características comuns em uma classe e derivar as classes mais específicas a partir desta, nós estamos preparados para a adição de novas funcionalidades ao sistema. Se mais adiante uma nova propriedade comum tiver que ser adicionada, não precisaremos efetuar alterações em todas as classes. Basta alterar a superclasse e pronto. As classes derivadas serão automaticamente atualizadas. Esta dica foi testada no Java 8. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritméticaQuantidade de visualizações: 1589 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritmética Pergunta/Tarefa: Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritmética, informando se sim ou se não. Caso forme, imprima o termo inicial e a razão. Resposta/Solução: Para a entrada do usuário, nós vamos usar um objeto da classe Scanner. Veja a resolução comentada: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos usar a classe Scanner para leitura Scanner entrada = new Scanner(System.in); // declara e constrói um vetor de 10 inteiros int valores[] = new int[10]; // vamos ler os valores dos elementos do vetor for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print("Informe o valor: "); valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); } // já temos o vetor. Agora vamos verificar se temos // uma progressão geométrica boolean progressao = true; // vamos obter a razão int razao = valores[1] / (valores[0]); // vamos varrer os elementos do vetor e verificar se todos // possuem a mesma razão for(int i = 1; i < valores.length; i++){ if((valores[i] / (valores[i - 1])) != razao){ progressao = false; break; } } if(progressao){ System.out.println("Formam uma progressão geométrica."); System.out.println("A razão é: " + razao); System.out.println("O primeiro termo é: " + valores[0]); } else{ System.out.println("Não formam uma progressão geométrica."); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor: 1 Informe o valor: 2 Informe o valor: 4 Informe o valor: 8 Informe o valor: 16 Informe o valor: 32 Informe o valor: 64 Informe o valor: 128 Informe o valor: 256 Informe o valor: 512 Formam uma progressão geométrica. A razão é: 2 O primeiro termo é: 1 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de Java - Escreva um programa Java que informa a quantidade de dias em um determinado mês e ano. Seu código deverá solicitar ao usuário o número correspondenteQuantidade de visualizações: 937 vezes |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que informa o número de dias em um determinado mês e ano. Seu código deverá solicitar ao usuário o número correspondente Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que informa a quantidade de dias em um determinado mês e ano. Seu código deverá solicitar ao usuário o número correspondente ao mês, na faixa de 1 a 12, e o ano. Verifique também se o ano é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o mês (1 - 12): 4 Informe o ano: 2022 Abril de 2022 possui 30 dias. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos usar a classe Scanner para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // para guardar a quantidade de dias no mês int quantDiasNoMes = 0; // para o nome do mês String nomeMes = ""; // vamos ler o número do mês System.out.print("Informe o mês (1 - 12): "); int mes = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos ler o ano System.out.print("Informe o ano: "); int ano = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // agora usamos um switch para tratar o mês informado switch (mes){ case 1: nomeMes = "Janeiro"; quantDiasNoMes = 31; break; case 2: nomeMes = "Fevereiro"; // é ano bissexto? if ((ano % 400 == 0) || ((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0))) { quantDiasNoMes = 29; } else { quantDiasNoMes = 28; } break; case 3: nomeMes = "Março"; quantDiasNoMes = 31; break; case 4: nomeMes = "Abril"; quantDiasNoMes = 30; break; case 5: nomeMes = "Maio"; quantDiasNoMes = 31; break; case 6: nomeMes = "Junho"; quantDiasNoMes = 30; break; case 7: nomeMes = "Julho"; quantDiasNoMes = 31; break; case 8: nomeMes = "Agosto"; quantDiasNoMes = 31; break; case 9: nomeMes = "Setembro"; quantDiasNoMes = 30; break; case 10: nomeMes = "Outubro"; quantDiasNoMes = 31; break; case 11: nomeMes = "Novembro"; quantDiasNoMes = 30; break; case 12: nomeMes = "Desembro"; quantDiasNoMes = 31; break; } // mostra o resultado System.out.println(nomeMes + " de " + ano + " possui " + quantDiasNoMes + " dias."); System.out.println("\n"); } } |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
![]() Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |