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Computação Gráfica em Java - Código completo Java Swing para um programa de desenho usando eventos do mouseQuantidade de visualizações: 31477 vezes |
Nesta dica apresento um código completo para um programa de desenho usando os eventos os mouse, feito em Java Swing. Veja que o único evento que tivemos que implementar foi mouseDragged, que é disparado quando o usuário arrasta o mouse com o botão direito ou esquerdo pressionado. Observe também a criação de uma classe JPanel personalizada que servirá como painel de desenho. Fique atento à forma como subscrevemos o método paintComponent() na classe PainelDesenho para obtermos o objeto Graphics que nos permitirá desenhar na superfície do JPanel. O resultado é exibido na imagem abaixo: ![]() E aqui está o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Eventos do Mouse e Teclado"); Container c = getContentPane(); PainelDesenho painel = new PainelDesenho(); c.add(painel, BorderLayout.CENTER); c.add(new JLabel("Arraste o mouse para desenhar..." ), BorderLayout.SOUTH ); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } class PainelDesenho extends JPanel{ private int quantPontos = 0; private Point pontos[] = new Point[10000]; public PainelDesenho(){ this.setBackground(Color.WHITE); |
![]() |
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