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Computação Gráfica em Java - Código completo Java Swing para um programa de desenho usando eventos do mouse

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Nesta dica apresento um código completo para um programa de desenho usando os eventos os mouse, feito em Java Swing. Veja que o único evento que tivemos que implementar foi mouseDragged, que é disparado quando o usuário arrasta o mouse com o botão direito ou esquerdo pressionado. Observe também a criação de uma classe JPanel personalizada que servirá como painel de desenho.

Fique atento à forma como subscrevemos o método paintComponent() na classe PainelDesenho para obtermos o objeto Graphics que nos permitirá desenhar na superfície do JPanel.

O resultado é exibido na imagem abaixo:



E aqui está o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Eventos do Mouse e Teclado");
 
    Container c = getContentPane();
    PainelDesenho painel = new PainelDesenho();
    c.add(painel, BorderLayout.CENTER);
    c.add(new JLabel("Arraste o mouse para desenhar..." ),
      BorderLayout.SOUTH );
     
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}
 
class PainelDesenho extends JPanel{
  private int quantPontos = 0;
  private Point pontos[] = new Point[10000];
 
  public PainelDesenho(){
    this.setBackground(Color.WHITE);    
 
    this.addMouseMotionListener(
      new MouseMotionAdapter(){
        public void mouseDragged(MouseEvent e){
          if(quantPontos < pontos.length){
            pontos[quantPontos] = e.getPoint();
            quantPontos++;
            repaint();
          }                                              
        }                                
      }
    );
  }
 
  @Override
  public void paintComponent(Graphics g){
    super.paintComponent(g);
     
    for(int i = 0 ; i < quantPontos; i++)
      g.fillOval(pontos[i].x, pontos[i].y, 4, 4);
  }
}


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Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar o modificador de acesso private em Java - Apostila Java para iniciantes - Programação Orientada a Objetos em Java

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Um método ou variável declarada com o modificador de acesso private (privado) pode ser acessado somente por uma instância da classe que declara o método ou variável. Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// Classe Cliente
class Cliente{
  private String nome = "Osmar";
}

// Classe de teste
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Cliente cliente = new Cliente();
    System.out.println(cliente.nome);

    System.exit(0);
  }
}

Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro:

Estudos.java:10: nome has private access in Cliente
  System.out.println(cliente.nome);


O erro já era esperado, pois sabemos que a classe Estudos não tem acesso aos membros privados da classe Cliente. Experimente alterar o modificador private por public e veja o resultado:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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public String nome = "Osmar";

É importante observar que, se duas instâncias de uma classe forem criadas, uma terá acesso aos dados privados da outra, ou seja, o modificador private define quais classes (não instâncias) podem acessar determinado recurso.

Além disso, saiba que classes de nível superior (Top-level) não podem ser declaradas como private. Elas podem ser no máximo de acesso de pacote (nenhum modificador). A mesma regra se aplica a interfaces. No entanto, classes e interfaces internas podem ser declaradas com o modificador private.

Para finalizar, lembre-se de que sub-classes não possuem acesso à membros privados da superclasse.


Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Java Swing para iniciantes - Como detectar eventos do teclado em uma janela JFrame do Java Swing

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Eventos do teclado podem ser detectados em uma janela JFrame do Java Swing por meio da interface KeyListener. Neste exemplo temos uma JFrame que estende essa interface e fornece implementação para o seu método keyPressed().

Temos também um controle JTextArea desabilitado, o qual usamos para exibir a letra e o código da tecla pressionada.

Veja o resultado na imagem abaixo:



E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame implements KeyListener{
  private JTextArea textArea;  
 
  public Estudos(){
    super("Eventos do Mouse e Teclado");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
    textArea = new JTextArea(100, 150);
    textArea.setEnabled(false);    
    textArea.setDisabledTextColor(Color.BLACK); 
    c.add(textArea);
 
    addKeyListener(this);
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
     
  public void keyPressed(KeyEvent e){
    textArea.setText(
      String.format("Tecla: %s - Código Unicode: %d", 
        e.getKeyText(e.getKeyCode()), e.getKeyCode()));
  }
     
  public void keyReleased(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }
 
  public void keyTyped(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }   
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter uma string para letras maiúsculas usando o método toUpperCase() da classe String da linguagem Java

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Nesta dica eu mostro como podemos usar o método toUpperCase() da classe String para transformar em maiúsculas todas as letras de uma palavra, frase ou texto.

Veja o exemplo abaixo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Programar em Java é bom";
    System.out.println(frase); 
    
    // vamos converter para letras maiúsculas
    frase = frase.toUpperCase();
     
    System.out.println(frase);
     
    System.exit(0);
  }
}  

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Programar em Java é bom
PROGRAMAR EM JAVA É BOM


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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