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Aprenda a detectar o pressionamento das teclas de direçãoQuantidade de visualizações: 9659 vezes |
public void keyPressed(KeyEvent e){ if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_UP) textArea.setText("Set para cima"); else if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_DOWN) textArea.setText("Set para baixo"); else if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_LEFT) textArea.setText("Set para a esquerda"); else if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_RIGHT) textArea.setText("Set para a direita"); else textArea.setText("Você não pressionou uma tecla de direção"); } |
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Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados float do Java - Usando o tipo de dados float da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 22546 vezes |
O tipo de dados float é usado quando precisamos armazenar números de ponto-flutuante (com parte fracionária) na faixa 1.401298464324817e-45f até 3.402823476638528860e+38f. Este tipo ocupa 32 bits na memória (o mesmo que um int) e possui precisão de 6 ou 7 dígitos significativos. Veja um exemplo de seu uso:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ float valor = 54.5f; System.out.println("O valor da variável é: " + valor); System.exit(0); } } Antes de prosseguir, veja que inserí a letra "f" (ou "F") após o valor literal atribuído à variável. Se retirássemos esta letra, o compilador emitiria a seguinte mensagem de erro: Estudos.java:3: possible loss of precision found : double required: float float valor = 54.5; ^ 1 error Isso acontece porque, por padrão, um literal de ponto-flutuante é no mínimo do tipo double. E um double não cabe em um float. A definição da letra "f" ou "F" informa ao compilador que estamos realmente definindo um literal float. O tipo de dados float pode ser convertido (sem a necessidade de cast) para os seguintes tipos: float -> double Se precisarmos converter o tipo float para os tipos char, byte, short, int ou long, teremos que lançar mão de uma coerção (cast), também conhecida como conversão forçada. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- float valor = 54.5f; int valor2 = (int)(valor); É preciso ficar atento ao fato de que uma coerção de um tipo de ponto-flutuante para um tipo integral (inteiro) resulta na perda da parte fracionária do valor que está sofrendo o cast. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Física - Mecânica - Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) |
Exercícios Resolvidos de Física usando Java - Dois automóveis, A e B, movem-se em movimento uniforme e no mesmo sentido. Suas velocidades escalares têm módulos respectivamente iguais a...Quantidade de visualizações: 2269 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dois automóveis, A e B, movem-se em movimento uniforme e no mesmo sentido. Suas velocidades escalares têm módulos respectivamente iguais a 15 m/s e 10 m/s. No instante t = 0, os automóveis encontram-se nas posições indicadas abaixo: Determine: a) o instante em que A alcança B; b) a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro. Resposta/Solução: Este é um dos exemplos clássicos que encontramos nos livros de Física Mecânica, nos capítulos dedicados ao Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). Em geral, tais exemplos são vistos como parte dos estudos de encontro e ultrapassagem de partículas. Por se tratar de Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), as grandezas envolvidas nesse problema são: posição (deslocamento), velocidade e tempo. Assim, já sabemos de antemão que o veículo B está 100 metros à frente do veículo A. Podemos então começar calculando a posição atual na qual cada um dos veículos se encontra. Isso é feito por meio da Função Horária da Posição ou Deslocamento em Movimento Retilíneo Uniforme - MRU. Veja o código Java que nos retorna a posição inicial (em metros) dos dois veículos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // valocidade do veículo A double vA = 15; // em metros por segundo // valocidade do veículo B double vB = 10; // em metros por segundo // posição inicial dos dois veículos double sInicialA = 0; double sInicialB = 100; // tempo inicial em segundos double tempo_inicial = 0; // calcula a posição atual dos dois veículos double sA = sInicialA + (vA * tempo_inicial); double sB = sInicialB + (vB * tempo_inicial); // mostra os resultados System.out.println("A posição do veículo A é: " + sA + " metros"); System.out.println("A posição do veículo B é: " + sB + " metros"); } } Ao executar esta primeira parte do código Java nós teremos o seguinte resultado: A posição do veículo A é: 0.0 metros A posição do veículo B é: 100.0 metros Agora que já temos o código que calcula a posição de cada veículo, já podemos calcular o tempo no qual o veículo A alcança o veículo B. Para isso vamos pensar direito. Se o veículo A vai alcançar o veículo B, então já sabemos que a velocidade do veículo A é maior que a velocidade do veículo B. Sabemos também que a posição do veículo B é maior que a posição do veículo A. Só temos que aplicar a fórmula do tempo, que é a variação da posição dividida pela variação da velocidade. Veja o código Java que efetua este cálculo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // valocidade do veículo A double vA = 15; // em metros por segundo // valocidade do veículo B double vB = 10; // em metros por segundo // posição inicial dos dois veículos double sInicialA = 0; double sInicialB = 100; // tempo inicial em segundos double tempo_inicial = 0; // calcula a posição atual dos dois veículos double sA = sInicialA + (vA * tempo_inicial); double sB = sInicialB + (vB * tempo_inicial); // calculamos o tempo no qual o veículo A alcança o veículo B double tempo = (sB - sA) / (vA - vB); // mostra os resultados System.out.println("A posição do veículo A é: " + sA + " metros"); System.out.println("A posição do veículo B é: " + sB + " metros"); System.out.println("O veículo A alcança o veículo B em " + tempo + " segundos"); } } Ao executar esta modificação do código Java nós teremos o seguinte resultado: A posição do veículo A é: 0.0 metros A posição do veículo B é: 100.0 metros O veículo A alcança o veículo B em 20.0 segundos O item b pede para indicarmos a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro entre os dois veículos. Agora que já sabemos o tempo do encontro, fica muito fácil. Basta multiplicarmos a velocidade do veículo A pelo tempo do encontro. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // valocidade do veículo A double vA = 15; // em metros por segundo // valocidade do veículo B double vB = 10; // em metros por segundo // posição inicial dos dois veículos double sInicialA = 0; double sInicialB = 100; // tempo inicial em segundos double tempo_inicial = 0; // calcula a posição atual dos dois veículos double sA = sInicialA + (vA * tempo_inicial); double sB = sInicialB + (vB * tempo_inicial); // calculamos o tempo no qual o veículo A alcança o veículo B double tempo = (sB - sA) / (vA - vB); // a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro double distancia_encontro = vA * tempo; // mostra os resultados System.out.println("A posição do veículo A é: " + sA + " metros"); System.out.println("A posição do veículo B é: " + sB + " metros"); System.out.println("O veículo A alcança o veículo B em " + tempo + " segundos"); System.out.println("O encontro ocorreu a " + distancia_encontro + " metros da distância inicial do veículo A"); } } Agora o código Java completo nos mostra o seguinte resultado: A posição do veículo A é: 0.0 metros A posição do veículo B é: 100.0 metros O veículo A alcança o veículo B em 20.0 segundos O encontro ocorreu a 300.0 metros da distância inicial do veículo A Para demonstrar a importância de se saber calcular a Função Horária da Posição ou Deslocamento em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), experimente indicar que o veículo A saiu da posição 20 metros, e defina a posição inicial do veículo B para 120 metros, de modo que ainda conservem a distância de 100 metros entre eles. Você verá que o tempo do encontro e a distância do encontro em relação à posição inicial do veículo A continuam os mesmos. Agora experimente mais alterações nas posições iniciais, na distância e também nas velocidades dos dois veículos para entender melhor os conceitos que envolvem o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU). |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercícios Resolvidos de Java - Contando de 1 até 20 e formatando a saída usando System.out.printf()Quantidade de visualizações: 10922 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Contando de 1 até 20 e formatando a saída usando System.out.printf() Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console que usa o laço for para contar de 1 até 20 e exibir estes valores no seguinte formato: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Dica: Use o operador de módulo % para determinar o momento da quebra de linha e o método System.out.printf() para formatar o valor a ser exibido de forma a adicionar a quantidade correta de espaços entre os valores. Resposta/Solução: Eis a solução para este exercício: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public static void main(String[] args){ // laço for que conta de 1 até 20 for(int i = 1; i <= 20; i++){ System.out.printf( "%2d ", i); if(i % 5 == 0){ System.out.println(); } } } O mais importante a considerar aqui é o uso do método System.out.printf() na linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- System.out.printf( "%2d ", i); Aqui nós estamos especificando a largura (width) do valor inteiro como dois dígitos. Desta forma, se o valor for menor que 10 (um dígito), um espaço extra será adicionado à esquerda. Se o valor for maior que 9 (dois dígitos) nada acontece. Finalmente, três espaços são adicionados à direita do valor. Veja agora a explicação sobre o uso do operador de módulo % para provocar a quebra de linha após o quinto valor de cada fileira: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Aqui nós testamos se o valor atual da variável i é múltiplo de 5 (para ser múltiplo de 5, o resto da divisão inteira de valor por 5 deverá ser 0). Neste exemplo os valores que são múltiplos de 5 são: 5, 10, 15 e 20. Assim. logo após estes valores nós fazemos uma chamada à: System.out.println(); para provocar uma quebra de linha e iniciar uma nova fileira de valores. |
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