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Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Verificando se a tecla Shift está pressionada durante um evento do tecladoQuantidade de visualizações: 9797 vezes |
/* Este exemplo mostra como verificar se a tecla Shift está pressionada durante um evento do teclado. O teste pode ser feito nos três eventos: keyPressed, keyReleased e keyTyped. */ import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame implements KeyListener{ private JTextArea textArea; public Estudos(){ super("Eventos do Mouse e Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); textArea = new JTextArea(100, 150); textArea.setEnabled(false); textArea.setDisabledTextColor(Color.BLACK); c.add(textArea); addKeyListener(this); setSize(350, 250); setVisible(true); } public void keyPressed(KeyEvent e){ // } public void keyReleased(KeyEvent e){ // sem implementação } public void keyTyped(KeyEvent e){ if(e.isShiftDown()) textArea.setText("A tecla Shift está pressionada"); else textArea.setText("A tecla Shift não está pressionada."); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
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Exercícios Resolvidos de Java - Pesquisando um valor em uma matriz de int e retornando o índice no qual o mesmo foi encontradoQuantidade de visualizações: 9381 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java GUI ou console que declara, constrói e inicializa uma matriz de 5 inteiros. Em seguida peça ao usuário para informar um valor inteiro e informe se o valor lido está contido na matriz. Se o valor for encontrado na matriz, retorne seu índice (lembre-se de que os índices dos elementos em uma matriz Java começam em 0). A declaração, construção e inicialização da matriz pode ser feita da seguinte forma: // declara, constrói e inicializa uma matriz de 5 inteiros int valores[] = {4, 21, 8, 120, 1}; Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:
Uma idéia na resolução deste exercício é inicializar a variável que guardará o índice do elemento pesquisado com o valor -1. Assim, se no final da pesquisa o valor ainda for -1, sabemos que o elemento não foi encontrado. | ||||
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
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Como obter um objeto String a partir de um StringBuffer ou StringBuilder do JavaQuantidade de visualizações: 3174 vezes |
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As classes StringBuffer e StringBuilder possuem as mesmas funcionalidades. A diferença é que StringBuilder não é segura em relação à threads e está sendo rapidamente substituída pela classe StringBuffer. Ambas são parecidos com uma String, com a diferença que um StringBuffer ou StringBuilder pode ser modificado in-place, ou seja, modificações em seu conteúdo não geram uma nova cópia, como acontece com objetos da classe String. Nesta dica eu mostrarei como criar novos objetos String a partir do conteúdo de um StringBuffer ou StringBuilder. Vamos começar analisando os construtores da classe String que permitem passar um objeto StringBuffer ou StringBuilder:
Resultado parecido pode ser obtido sem o uso dos construtores String(StringBuilder builder) e String(StringBuffer buffer). Veja:
Agora nós usamos o método toString() da classe StringBuffer para converter seu conteúdo em uma string e atribuí-lo à variável fraseString. | ||||||||
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
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Como usar encapsulamento em Java - Programação Orientada a Objetos em JavaQuantidade de visualizações: 37899 vezes |
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Encapsulamento é a técnica de transformar os objetos que compõem uma aplicação em verdadeiras caixas-pretas. De fato, se pensarmos em termos de informática, é possível para um usuário comum usar todas as funcionalidades de uma impressora sem nem mesmo entender seu funcionamento interno. Imagine o desastre que seria se todos os usuários resolvessem abrir suas impressoras para investigar o que há dentro delas. Da mesma forma, ao construir uma classe, devemos fazê-lo de forma que o usuário desta classe tenha acesso apenas aos métodos que permitem ler informações da classe ou fornecer os dados necessários para sua correta operação. Dados relativos ao funcionamento interno da classe devem permanecer ocultos e acessíveis somente aos métodos da própria classe. O encapsulamento deve ser aplicado de forma a permitir que alterações na estrutura interna de uma classe não prejudique o funcionamento do código externo que a usa. Veja um exemplo:
A classe Pedido contém um método chamado obterProdutos() que retorna uma lista de produtos pertencentes a um determinado pedido. É aqui que o encapsulamento se torna importante. O código que usa esta classe desconhece completamente como esta lista de produtos é montada. Tudo que nos interessa é a lista de produtos que o método retorna. O programador da classe pode decidir a qualquer momento, talvez para melhorar o desempenho da classe, alterar a forma de montagem da lista. Uma vez que o nome e retorno do método (incluindo a estrutura da lista retornada) continuem sendo os mesmos, o código que usa a classe continuará funcionando como anteriormente. | ||||
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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