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Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Escrevendo uma classe que implementa a interface KeyListenerQuantidade de visualizações: 9148 vezes |
/* Este exemplo mostra como escrever uma classe que implementa a interface KeyListener. */ import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Eventos do Mouse e Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); Teclado teclado = new Teclado(); this.addKeyListener(teclado); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } /* Classe auxiliar usada para obter eventos do teclado. Como esta classe implementa a interface KeyListener, ela deverá fornecer implementações para os métodos keyPressed, keyReleased e keyTyped */ class Teclado implements KeyListener{ public void keyPressed(KeyEvent e){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Uma tecla foi pressionada!"); } public void keyReleased(KeyEvent e){ // código aqui } public void keyTyped(KeyEvent e){ // código aqui } } |
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Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
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Como obter o valor de PI em Java usando a constante Math.PIQuantidade de visualizações: 21144 vezes |
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A constante PI, ou simplesmente PI, é o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro. Veja a figura abaixo para melhor entendimento:![]() Em Java, o PI pode ser obtido por meio do uso da constante PI da classe Math. Seu valor é algo como: 3,14159... Veja o trecho de código abaixo:
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O valor de PI é: 3.141592653589793 | ||||
Java ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
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Como desenhar em um JComponent (JLabel, JButton, JPanel, etc) usando o método getGraphics() para obter o contexto de desenhoQuantidade de visualizações: 13971 vezes |
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A classe JComponent possui um método chamado getGraphics() que retorna um objeto da classe Graphics que pode ser usado para desenhar na superfície do componente. Desta forma, qualquer componente que herda de JComponent pode ser usado para esta finalidade. Antes de demonstrarmos como isso funciona, tenha em mente que o contexto de desenho de um componente só está disponível após ele ser pintado pela primeira vez. Se tentarmos obter o Graphics antes que o componente tenha sido pintado, corremos o risco de lançar uma exceção NullPointerException. O trecho de código abaixo mostra como desenhar uma linha em um JLabel ao clicar em um botão. Fique atento a este código. Boa parte das dicas vistas nesta seção usam esta abordagem:
Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. | ||||
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Java para iniciantes - Como usar os diferentes tipos de variáveis em JavaQuantidade de visualizações: 17381 vezes |
Na linguagem de programação Java podemos encontrar diferentes tipos de variáveis. Veja a lista e uma descrição detalhada de cada um destes tipos: Variáveis de instância (Instance Variables) - Estas variáveis são não-estáticas, ou seja, declaradas sem o modificador static. Variáveis de instância são assim chamadas porque seus valores são únicos para cada instância da classe. Assim, a variável nomeCliente pode armazenar valores diferentes para cada cópia da classe Cliente. Variáveis de classes - Estas variáveis são declaradas com o modificador static. Isso informa ao compilador que há exatamente uma única cópia desta variável, independente do número de instâncias da classe. Um bom exemplo de tal variável é quantCliente, que pode ser incrementada cada vez que uma nova cópia da classe é criada. Variáveis locais - São usadas para armazenar o estado temporário de um método. Variáveis locais são acessíveis somente dentro do método em que são declaradas, e automaticamente abandonadas na saída deste. Parâmetros - São os parâmetros de métodos. Tais variáveis são acessíveis somente ao código no corpo do método. Geralmente quando falamos de "campos em geral" (excluindo variáveis locais e parâmetros), podemos simplesmente dizer "campos". Se a discussão se aplica a todas as variáveis acima, usamos "variáveis". Se o contexto pede uma distinção, usamos termos específicos (campo estático, variável local, etc) como apropriado. Podemos ainda usar o termo "membro". Os campos, métodos e tipos aninhados de um tipo podem ser chamados de seus membros. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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