Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Entenda a interface KeyListenerQuantidade de visualizações: 12067 vezes |
Esta interface é usada para receber eventos do teclado (pressionamento de teclas). Classes interessadas em processar eventos do teclado devem implementar esta interface (e todos os seus métodos) ou extender a classe abstrata KeyAdapter (sobrescrevendo apenas os métodos de interesse). O objeto listener criado a partir desta classe é registrado no componente usando seu método addKeyListener. Veja um exemplo: Teclado teclado = new Teclado(); this.addKeyListener(teclado); Um evento do teclado é gerado quando uma tecla é pressionada, liberada ou digitada. O método relevante no objeto ouvido é então invocado e uma instância da classe KeyEvent é fornecida a ele. |
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Java ::: Estruturas de Dados ::: Árvore Binária e Árvore Binária de Busca |
Como percorrer uma árvore binária em Java usando o algorítmo depth-first search (DFS) recursivoQuantidade de visualizações: 831 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos implementar o algorítmo da Busca em Profundidade (DFS, do inglês depth-first search) em Java de forma recursiva. Em outra dica desta seção que mostrei como fazer a mesma travessia de forma iterativa e usando uma pilha para backtracking (retrocesso). Antes de iniciarmos, veja a árvore binária que vamos usar no exemplo: ![]() Note que esta árvore possui seis nós. O nó 5 é o nó raiz, e possui como filhos os nós 4 e 9. O nó 4, por sua vez, possui apenas um filho, o nó 2, ou seja, o filho da esquerda. O nó 9 possui dois filhos: o nó 3 é o filho da esquerda e o nó 12 é o filho da direita. Os filhos da árvore binária que não possuem outros filhos são chamados de folhas. Com a abordagem da busca em profundidade, começamos com o nó raiz e viajamos para baixo em uma única ramificação. Se o nó desejado for encontrado naquela ramificação, ótimo. Do contrário, continuamos subindo e pesquisando por nós não visitados. Esse tipo de busca também tem uma notação big O de O(n). Vamos à implementação? Veja o código para a classe No, que representa um nó na árvore binária: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // implementação da classe No class No{ public int valor; // o valor do nó public No esquerdo; // o filho da esquerda public No direito; // o filho da direita public No(int valor){ this.valor = valor; this.esquerdo = null; this.direito = null; } } Veja agora o código completo para o exemplo. Note que estamos usando recursividade nesta dica. Observe também o uso de uma ArrayList para guardar os valores da árvore binária na ordem depth-first. Eis o código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.ArrayList; // implementação da classe No class No{ public int valor; // o valor do nó public No esquerdo; // o filho da esquerda public No direito; // o filho da direita public No(int valor){ this.valor = valor; this.esquerdo = null; this.direito = null; } } public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar os nós da árvore No cinco = new No(5); // será a raiz da árvore No quatro = new No(4); No nove = new No(9); No dois = new No(2); No tres = new No(3); No doze = new No(12); // vamos fazer a ligação entre os nós cinco.esquerdo = quatro; cinco.direito = nove; quatro.esquerdo = dois; nove.esquerdo = tres; nove.direito = doze; // agora já podemos efetuar o percurso depth-first ArrayList<Integer> valores = new ArrayList<>(); percursoDepthFirst(valores, cinco); System.out.println("Os valores na ordem Depth-First são: " + valores); } public static void percursoDepthFirst(ArrayList<Integer> valores, No no){ if(no != null){ // vamos adicionar o valor deste nó no ArrayList valores.add(no.valor); // passamos para o filho esquerdo percursoDepthFirst(valores, no.esquerdo); // passamos para o filho direito percursoDepthFirst(valores, no.direito); } } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Os valores na ordem Depth-First são: [5, 4, 2, 9, 3, 12] Compare estes valores com a imagem vista anteriormente para entender ainda melhor o percurso ou busca Depth-First. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a tabuada de multiplicação para os números de 1 a 9 em JavaQuantidade de visualizações: 4049 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que usa o laço for para calcular e exibir a tabuada de multiplicação dos números 1 a 9. Sua saída deve ser parecida com: Tabuada de Multiplicação ---------------------------------------------- 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ---------------------------------------------- 1 | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 2 | 2 4 6 8 10 12 14 16 18 3 | 3 6 9 12 15 18 21 24 27 4 | 4 8 12 16 20 24 28 32 36 5 | 5 10 15 20 25 30 35 40 45 6 | 6 12 18 24 30 36 42 48 54 7 | 7 14 21 28 35 42 49 56 63 8 | 8 16 24 32 40 48 56 64 72 9 | 9 18 27 36 45 54 63 72 81 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // mostra o título da tabela System.out.print(" Tabuada de Multiplicação"); System.out.println("\n----------------------------------------------"); // exibe os números na parte superior System.out.print(" "); for(int i = 1; i <= 9; i++){ System.out.print(" " + i); } System.out.println("\n----------------------------------------------"); // mostra o corpo da tabuada for(int i = 1; i <= 9; i++){ System.out.print(i + " |"); for(int j = 1; j <= 9; j++){ System.out.printf("%4d", i * j); } System.out.println(); } System.out.println("\n"); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística |
Exercícios Resolvidos de Java - Como converter de decimal para números romanos em JavaQuantidade de visualizações: 580 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro decimal e converta-o para o número romano correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número decimal: 2023 O número romano correspondente é: MMXXIII Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos criar um array com os valores decimais possíveis de // cada número romano int valoresNumerosRomanos[] = new int[]{1000, 900, 500, 400, 100, 90, 50, 40, 10, 9, 5, 4, 1}; // representação dos números romanos String numerosRomanos[] = new String[]{"M", "CM", "D", "CD", "C", "XC", "L", "XL", "X", "IX", "V", "IV", "I"}; // vamos pedir para o usuário informar um número decimal System.out.print("Informe um número decimal: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // para guardar o resultado String resultado = ""; // o número é maior que zero? if (numero > 0) { // percorremos o array de valores decimais dos números romanos for(int i = 0;i < valoresNumerosRomanos.length; i++){ // enquanto o número informado for maior que o valor do // do número romano atual while(numero >= valoresNumerosRomanos[i]){ // reduz o número informado numero = numero - valoresNumerosRomanos[i]; // concatena o número romano e continua o cálculo resultado = resultado + numerosRomanos[i]; } } } // mostramos o resultado if(resultado.isEmpty()){ System.out.println("O número informado não possui número romano"); } else{ System.out.println("O número romano correspondente é: " + resultado); } } } |
Java ::: Pacote java.io ::: Console |
Java para iniciantes - Como usar a classe Console da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 9888 vezes |
A classe Console, que é definida no pacote java.io como public e final, fornece métodos para acessar o dispositivo de console baseado em caracteres associado com a máquina virtual Java (JVM) sendo executada no momento. Um objeto desta classe é obtido por meio de uma chamada ao método console() da classe System. Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- import java.io.Console; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos obter o console para a JVM atual Console console = System.console(); // vamos testar se o console foi obtido com sucesso if(console != null){ System.out.println("Console obtido com sucesso"); } else{ System.out.println("Não foi possível obter o console"); } } } É importante observar que, durante a autoria desta dica (Maio/2012), não é possível obter um objeto da classe Console executando a aplicação dentro do Netbeans e/ou Eclipse, somente executando a aplicação a partir da linha de comando ou outros editores, tais como o JCreator. A razão disso é que, tanto o Netbeans quanto o Eclipse executam a janela de console como um processo de fundo, afim de obter sua saída e exibir em suas próprias janelas. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma Java: java.lang.Object java.io.Console O fato de a máquina virtual ter um console ou não depende da plataforma na qual ela está sendo executada, e também na forma que a JVM foi invocada. Se a máquina virtual é iniciada a partir de uma janela de linha de comando interativa sem redirecionar os fluxos de entrada e saída padrão, então o console existirá e estará conectado ao teclado e tela a partir da qual a JVM foi lançada. Se a máquina virtual é iniciada automaticamente, por exemplo, como um gerenciador de agendamento de tarefas em segundo plano, então ela, em geral, não terá um console. Se a JVM atual tiver um console, então este é representado por uma instância única da classe Console, que pode ser obtida por meio de uma chamada ao método console() da classe System. Se nenhum dispositivo de console estiver disponível, uma chamada a este método retornará o valor null. Operações de leitura e escrita são sincronizadas para garantir a atomicidade das operações críticas. Assim, as chamadas aos métodos readLine(), readPassword(), format() e printf(), assim como operações de leitura, formatação e escrita nos objetos retornados pelos métodos reader() e writer() poderão causar bloqueios em cenários de múltiplas threads. Chamar close() nos objetos retornados pelos métodos reader() e writer() não fechará os fluxos destes objetos. Os métodos de leitura da classe Console retornam null quando o fim do fluxo de entrada de console é alcançado, por exemplo, ao digitar control-D no Linux/Unix ou control-Z no Windows. Operações de leitura subsequentes terão sucesso se caracteres adicionais forem inseridos mais tarde no dispositivo de entrada do console. |
Java ::: Coleções (Collections) ::: HashSet |
Java HashSet - Como usar o método add() para adicionar novos elementos a um HashSet da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 5279 vezes |
Novos elementos podem ser adicionados a um HashSet por meio do método add(), definido originalmente na interface Collection<E> e sobrescrevendo a versão herdada de AbstractCollection<E>. Este método possui a seguinte assinatura:public boolean add(E e) ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.HashSet; import java.util.Iterator; import java.util.Set; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe HashSet Set<Integer> conjunto = new HashSet<>(); // vamos tentar inserir três inteiros neste conjunto if(conjunto.add(5)){ System.out.println("Elemento inserido com sucesso."); } else{ System.out.println("O elemento não foi inserido."); } if(conjunto.add(7)){ System.out.println("Elemento inserido com sucesso."); } else{ System.out.println("O elemento não foi inserido."); } if(conjunto.add(5)){ System.out.println("Elemento inserido com sucesso."); } else{ System.out.println("O elemento não foi inserido."); } // vamos exibir os elementos inseridos com sucesso Iterator iterator = conjunto.iterator(); while(iterator.hasNext()){ System.out.println(iterator.next()); } } } Ao executar este código teremos o seguinte resultado: Elemento inserido com sucesso. Elemento inserido com sucesso. O elemento não foi inserido. 5 7 |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a potência de um número usando recursividade em Java - Funções recursivas em JavaQuantidade de visualizações: 4681 vezes |
Pergunta/Tarefa: A potenciação ou exponenciação é a operação de elevar um número ou expressão a uma dada potência. Escreva um método Java recursivo que recebe uma base e um expoente e eleva a base ao expoente. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: public static int potencia(int base, int expoente){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: Informe a base: 5 Informe o expoente: 3 A base 5 elevada ao exponente 3 é 125 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // cria um novo objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // solicita a base System.out.print("Informe a base: "); // lê a base int base = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // solicita o expoente System.out.print("Informe o expoente: "); // lê o expoente int expoente = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // mostra o resultado System.out.print("A base " + base + " elevada ao exponente " + expoente + " é " + potencia(base, expoente)); System.out.println("\n"); } // método recursivo que eleva uma base a um determinado expoente public static int potencia(int base, int expoente){ // a recursivida deve parar quando o expoente for igual a 1 if(expoente == 1){ return base; } else{ // efetua uma nova chamada recursiva fornecendo o expoente - 1 return base * potencia(base, expoente - 1); } } } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Java Avançado - Como verificar se a tecla Caps Lock está ativada usando o método getLockingKeyState() da classe Toolkit do JavaQuantidade de visualizações: 11328 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método getLockingKeyState() da classe Toolkit da linguagem Java para verificar se a tecla Caps Lock estão ou não ativada no seu computador. Note o valor KeyEvent.VK_CAPS_LOCK sendo passado para o método. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.awt.Toolkit; import java.awt.event.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Toolkit tk = Toolkit.getDefaultToolkit(); if(tk.getLockingKeyState(KeyEvent.VK_CAPS_LOCK)) System.out.println("A tecla Caps Lock está ativada"); else System.out.println("A tecla Caps Lock não está ativada"); System.exit(0); } } Ao executarmos este código você verá uma mensagem parecida com: A tecla Caps Lock está ativada |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Java Swing - Como obter a quantidade de colunas em uma JTable usando o método getColumnCount()Quantidade de visualizações: 2 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível contar as colunas de uma JTable com uma chamada ao método getColumnCount() da interface TableModel, que representa os dados contidos na tabela. Note que, neste exemplo, eu escrevi toda a aplicação Java Swing "na unha", ou seja, sem nenhum editor visual. Esta técnica é boa para entender todas as partes que compoem uma aplicação Java Swing. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Exemplo de uma tabela simples"); // colunas da tabela String[] colunas = {"Cidade", "Estado", "Habitantes"}; // conteúdo da tabela Object[][] conteudo = { {"Goiânia", "GO", "43.023.432"}, {"São Paulo", "SP", "5.343.234"}, {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"}, {"Jussara", "GO", "87.454"}, {"Barra do Garças", "MT", "64.344"} }; // constrói a tabela final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas); tabela.setPreferredScrollableViewportSize( new Dimension(350, 50)); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JButton btn = new JButton("Número de Colunas"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Quantidade de colunas: " + tabela.getModel().getColumnCount(), "JTable", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE); } } ); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); c.add(btn); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este exemplo e clicar no botão nós veremos uma mensagem JOptionPane.showMessageDialog() com o seguinte texto: Quantidade de colunas: 3 |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
Assinale a alternativa que apresenta uma justificativa para a importância dos rios: A) A manutenção do equilíbrio ambiental local. B) A disponibilidade somente de água potável. C) A ausência de grandes eventos de inundação. D) O desgaste da superfície das rochas ígneas. E) O aumento da temperatura de forma pontual. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Superfícies no AutoCAD Civil 3D Qual dos objetos abaixo não é um tipo de dados que pode ser incluído em uma superfície do AutoCAD Civil 3D? A) Lines (Linhas) B) Points (Pontos) C) Parcels (Parcelas, Lotes) D) Blocks (Blocos) Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Introdução à Ética Santo Agostinho foi um dos mais influentes pensadores cristãos da antiguidade, e abordava em suas obras questões éticas baseadas na compreensão da natureza da ética e sua ligação com a religião. Os textos de Santo Agostinho buscavam conciliar a filosofia greco-romana e os princípios do cristianismo, oferecendo uma leitura racionalizada da religião, sem descaracterizar a ideia de sobrenatural e de fé. Suas reflexões sobre o livre-arbítrio, a existência e a percepção do mal e a busca pela virtude pelos humanos foram base para reflexões filosóficas do iluminismo à contemporaneidade. Considerando essas informações, qual dos seguintes temas éticos direciona as reflexões de Santo Agostinho? A) Hedonismo: defesa da busca pelo prazer como o caminho para a realização pessoal. B) Utilitarismo: escolha de ações pela felicidade geral, na maior porcentagem possível. C) Virtude: defesa da virtude como uma forma de aproximação do fiel à Deus. D) Existencialismo: compreensão da natureza da existência humana. E) Niilismo: questionamento da legitimidade de valores morais em contextos mundanos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Dimensionamento de pilares de extremidade O índice de esbeltez de um pilar de extremidade pode ser considerado um parâmetro de verificação da resistência desses elementos à flambagem. Em sua determinação, consideram-se o comprimento equivalente e o raio de giração do pilar. Analise o pilar a seguir e assinale a alternativa que corresponde ao coeficiente de esbeltez nas direções x e y do referido pilar. ![]() A) 50,63 na direção x e 15,5 na direção y. B) 35,75 na direção x e 58,63 na direção y. C) 85,45 na direção x e 25,67 na direção y. D) 71,51 na direção x e 23,84 na direção y. E) 70,35 na direção x e 35,68 na direção y. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?# cria uma lista valores = [1, 2, 3, 4] valores[1], valores[2] = 5, 7 print(valores) A) Um erro de execução na linha 2 B) [5, 7, 5, 7] C) [4, 2, 3, 1] D) TypeError: cannot unpack non-iterable int object E) [1, 5, 7, 4] Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Estruturas de Dados em Java - Como inserir nós no início de uma lista singularmente ligada em Java |
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