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Obtendo o maior valor em um array de inteiros

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/*
 Este exemplo mostra como obter o maior valor
 em um array de inteiros.  
*/

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    int[] valores = new int[5];
 
    // inicializa os elementos do array
    valores[0] = 23;
    valores[1] = 65;
    valores[2] = 2;
    valores[3] = 87;
    valores[4] = 34;
	
    // obtém o maior valor
    int maior = maior(valores);
    
    System.out.println("O maior valor é: " + maior);
  
    System.exit(0);
  }

  public static int maior(int[] a){
    int max = a[0];
    for(int i = 1; i < a.length; i++){
      if(a[i] > max){
        max = a[i];
      }
    }
    
    return max;
  }
}


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Java ::: Pacote java.lang ::: Integer

Java Básico - Como usar a constante SIZE da classe Integer para obter a quantidade de bits necessária para armazenar um int

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Em algumas situações gostaríamos de obter a quantidade de bits necessária para armazenar um valor do tipo int (inteiro). Para isso podemos usar a constante SIZE da classe Integer (uma classe wrapper que encapsula o valor primitivo int). Veja como isso pode ser feito:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos obter a quantidade de bits necessária para representar um int
    int quantBits = Integer.SIZE;
    
    // o resultado
    System.out.println("Um int ocupa " + quantBits + " bits, ou seja, " +
       (quantBits / 8) + " bytes");    
  }
}

Ao executarmos este código o resultado será:

Um int ocupa 32 bits, ou seja, 4 bytes.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que lê duas notas, calcula a média aritmética e exibe uma mensagem de reprovado, exame ou aprovado

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que leia duas notas (como double), calcule e mostre a média aritmética e uma mensagem de acordo com as seguintes regras:

1) Se a média for inferior a 4,0 escreva "Reprovado";
2) Se a média for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0 escreva "Exame";
3) Se a média for igual ou superior a 7,0 escreva "Aprovado".

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a primeira nota: 8
Informe a segunda nota: 7.4
A média obtida foi: 7.7
Aprovado
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos solicitar as duas notas do aluno
    double n1, n2, media;
    System.out.print("Informe a primeira nota: ");
    n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe a segunda nota: ");
    n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular a média aritmética
    media = (n1 + n2) / 2;
    System.out.println("A média obtida foi: " + media);
    
    // vamos verificar se o aluno foi reprovado, está de exame ou aprovado
    if(media < 4.0){ // reprovado
      System.out.println("Reprovado");
    }
    else if((media >= 4.0) && (media < 7.0)){ // exame
      System.out.println("Exame");
    }
    else{
      System.out.println("Aprovado");  
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Sistema

Java Avançado - Como obter a largura e altura da tela do seu computador em pixels usando o método getScreenSize() da classe Toolkit do Java

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A classe Toolkit da linguagem Java nos fornece o método getScreenSize(), que retorna um objeto da classe Dimension contendo a largura e a altura da tela do nosso computador, em pixels.

Veja o código Java completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // obtém o tamanho da tela
    Dimension dim = Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize();
    System.out.println("O tamanho da tela é: " +
     dim.width + " pixels de largura por " + dim.height +
     " pixels de altura.");
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O tamanho da tela é: 1366 pixels de largura por 768 pixels de altura.


Vamos testar seus conhecimentos em Python

Analise o seguinte código Python

a = {5, 8, 2, 1}
b = {1, 4, 5, 3}
c = a.intersection(b)
print(c)

Qual é o resultado de sua execução?

A) {1, 5}

B) Um erro de execução na linha 2

C) {5, 5, 1, 1}

D) {5, 8, 2, 1, 1, 4, 5, 3}
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Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Fundações diretas: tipos, características, métodos construtivos e cálculo das tensões no solo

Um engenheiro verificou um problema de projeto na planta em uma edificação de grande porte: os pilares estavam muito próximos entre si. Desta forma, ele precisaria indicar ao mestre de obra um tipo de fundação mais apropriado, para não acarretar um problema estrutural devido à aproximidade dos pilares. A partir desta informação, assinale a alternativa correta:

A) Radier.

B) Sapata associada.

C) Bloco.

D) Sapata de divisa.

E) Sapata corrida.
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Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

Qual afirmação é verdadeira em relação aos Survey Points (pontos de levantamento) do AutoCAD Civil 3D?

A) Eles podem ser editados na paleta de propriedades.

B) Eles possuem um ícone ao seu lado que se parece com um círculo sobreposto por uma cruz.

C) Eles não podem ser movidos usando comandos básicos que não sejam específicos do Civil 3D.

D) Eles podem ser editados na janela Panorama -> tab Point Editor.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Fases de uma obra

A camada de argamassa executada sobre uma base, que pode ser a parte de baixo de uma laje de piso pré-fabricada ou uma parede, é denominada:

A) Acabamento.

B) Contrapiso.

C) Fundação.

D) Pavimento.

E) Concreto.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Locação da obra

Locar ou marcar a obra é uma das etapas de maior importância da construção. Sobre essa etapa, assinale a alternativa que apresenta a afirmação verdadeira.

A) A demarcação dos pontos que definem o edifício no terreno é feita a partir de um referencial previamente definido, considerando-se três coordenadas, sendo duas planimétricas e uma altimétrica.

B) Para a locação da obra, são necessários somente os projetos de estrutura e de arquitetura.

C) A locação da obra deve ser realizada somente após a movimentação de terra e a execução das fundações.

D) As tábuas que compõem os quadros de madeira (gabaritos) só precisam ser niveladas nos casos em que o terreno possui desnível superior a um metro.

E) O gabarito somente poderá ser desmontado após a execução da totalidade da estrutura de concreto.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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