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PHP ::: Sistemas Completos com Código Fonte ::: Controle de Estoque |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesQuantidade de visualizações: 27556 vezes |
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Como escrever um Controle de Estoque em PHP e MySQL do zero? Promoção Relâmpago: Este código fonte está disponível gratuitamente para os apoiadores do site. Chama no WhatsApp +55 (062) 98553-6711 para mais detalhes Sim, é isso mesmo. Você já imaginou o trabalho que dá criar um sistema de Controle de Estoque do zero? Você já pensou na quantidade de horas de trabalho que isso envolve? Não seria bom já ter boa parte do sistema já desenvolvido e você implementar apenas mais algumas poucas funcionalidades? A resposta está no código fonte que desenvolvemos para você nessa seção. Comece analisando a imagem a seguir: ![]() Nesta tela inicial podemos ver que o sistema é composto de cadastro de usuários, de categorias de produtos, um cadastro de fornecedores e um cadastro de produtos. Tanto o cadastro de produtos quanto o cadastro de fornecedores permitem inserir imagens, incluindo o recorte de imagens, para deixar todas as imagens com o mesmo tamanho e mesma resolução. Isso é importante, pois permite que qualquer usuário com conhecimento básico de informática consiga escolher uma imagem no computador, fazer o upload, recortar e salvar no diretório de imagens do programa. Na tela inicial podemos ver também a quantidade de produtos e itens cadastrados no estoque, a quantidade de produtos com estoque zero e estoque mínimo, assim como o investimento feito no estoque, o retorno e a margem de lucro. O sistema é responsivo? Sim, por ter sido escrito em Bootstrap, todas as páginas do sistema são responsíveis, ou seja, se adaptam à tela do computador e também do celular. Veja: ![]() Neste código fonte nós usamos o Bootstrap 5, mas você conseguirá, com pouca ou nenhuma modificação, rodá-lo nas versões anteriores. No entanto, como estamos o tempo todo melhorando este código para nossos clientes, é bem provável que teremos versões compatíveis com as novas versões do Bootstrap. Ah, e não se preocupe, todo o código Bootstrap, jQuery, Choise.js, Datatable, e outros scripts necessários estão devidamente colocados nos diretórios do sistema, não havendo a necessidade de baixar nada, nem mesmo usar CDNs. As telas do sistema obedecem um padrão de design? Sim, o design das telas é bem consistente, exibindo uma combinação de cores muito agradáveis aos olhos. Veja: ![]() Aqui nós o temos o Cadastro de Usuários do Sistema. Como se pode ver, é possível adicionar uma foto para cada usuário, com a opção de recortar a imagem antes de efetuar o download da mesma. Além disso, os usuários possuem níveis de acesso. O usuário admin possui os maiores privilégios. Os demais usuários podem ter permissões para cadastrar, alterar, excluir, ou somente cadastrar, ou somente visualizar, etc. O sistema mantém um registro de log para cada ação efetuada. Dessa forma, o admin saberá, com apenas um clique, quem cadastrou, alterou ou excluiu dados do sistema. Como o sistema controla a entrada e saída de produtos no estoque? Veja a seguinte imagem: ![]() Aqui nós temos o cadastro dos produtos, assim como suas fotos, as quais o usuário poderá recortar antes de fazer o upload. Note que a entrada no estoque solicita um fornecedor e a lista de produtos que farão parte da entrada. Assim que a entrada no estoque é confirmada, o valor de compra de cada produto é atualizado, assim como seu estoque. Na saída de estoque o sistema verifica se há estoque suficiente para as retiradas. O sistema é fácil de instalar? Sim, junto com o código fonte nós adicionamos instruções detalhadas de como criar a base de dados e as tabelas do MySQL. Em seguida você só precisa ajustar o servidor, usuário e senha do banco de dados no arquivo config.php, definir o caminho para os uploads das fotos dos usuários, fornecedores e produtos e executar o index.php. E o melhor de tudo: como apenas alguns "copiar-colar" você adiciona mais funcionalidades ao sistema, tornando-o ainda mais útil. Como posso obter este código fonte? Para adquirir este código fonte, me chama no WhatsApp +55 (062) 9 8553-6711 ou no e-mail osmar@arquivodecodigos.com.br. Se necessário podemos combinar e faço a instalação na sua máquina ou no seu domínio. Podemos também combinar as alterações ou a adição de novas funcionalidades. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto PHP do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. Para quem deseja ver o sistema funcionando antes de fazer o download, colocamos uma demonstração no link abaixo (Usuário "admin" e senha "admin"): Clique aqui para visualizar a demonstração (Live Demo) desse sistema |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como usar arrays (vetores e matrizes) em DelphiQuantidade de visualizações: 74148 vezes |
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Em programação de computadores, um array, também conhecido como vector (para arrays uni-dimensionais) ou matriz (para arrays bi-dimensionais), é uma das mais simples estruturas de dados. Os arrays mantêm uma série de elementos de dados, geralmente do mesmo tamanho e tipo de dados. Elementos individuais são acessados por sua posição no array. A posição é dada por um índice, também chamado de subscrição. O índice geralmente utiliza uma seqüência de números inteiros, (ao contrário de um array associativo) mas o índex pode ter qualquer valor ordinal. Alguns arrays são multi-dimensionais, significando que eles são indexados por um número fixo de números inteiros, por exemplo, por um seqüência (ou sucessão) finita de quatro números inteiros. Geralmente, arrays uni- e bi-dimensionais são os mais comuns. Os arrays podem ser considerados como as estruturas de dado mais simples que é possível imaginar. Têm a vantagem de que os seus elementos são acessíveis de forma rápida, mas têm uma notável limitação: são de tamanho fixo, mas podem ser incrementados ou diminuídos com determinados algoritmos, geralmente envolvendo a cópia de elementos de um array para outro e reinicializando o original com a nova dimensão. Os vetores podem ser implementados desta forma. Em Delphi um array é declarado da seguinte forma: var valores: array[1..10] of Integer; Aqui nós temos um array chamado valores que contém 10 elementos do tipo Integer. Estes elementos podem ser acessados por índices que variarão de 1 a 10, ou seja, podemos acessar o 5º elemento da seguinte forma: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var valores: array[1..10] of Integer; begin valores[5] := 20; end; Este tipo de array que ora criamos é chamado de array estático, em contraposição aos arrays dinâmicos, os quais podem ter seus tamanhos redimensionados durante a execução do programa. A forma mais prática de se trabalhar com arrays em Delphi é usando laços. Veja:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
valores: array[1..5] of Integer;
i, soma: Integer;
begin
// vamos preencher o array com os valores de 1 a 5
for i := 1 to 5 do
begin
valores[i] := i;
end;
// vamos percorrer o array novamente e obter a soma dos
// valores de seus elementos
soma := 0;
for i := 1 to 5 do
begin
soma := soma + valores[i];
end;
// vamos exibir o resultado
ShowMessage('A soma dos valores é: ' + IntToStr(soma));
end;
Aqui nós declaramos um array de 5 elementos do tipo Integer e inicializamos seus elementos com os valores de 1 a 5. Em seguida percorremos todo o array novamente para obter a soma dos valores dos elementos. É possível também declarar e já inicializar um array. Veja:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
const
valores: array[1..5] of Integer = (3, 2, 6, 12, 9);
var
i, soma: Integer;
begin
// vamos percorrer o array novamente e obter a soma dos
// valores de seus elementos
soma := 0;
for i := 1 to 5 do
begin
soma := soma + valores[i];
end;
// vamos exibir o resultado
ShowMessage('A soma dos valores é: ' + IntToStr(soma));
end;
Note que aqui eu declarei o array como uma constante. Isso aconteceu porque o Delphi não permite que inicializemos variáveis locais ([DCC Error] Unit1.pas(32): E2195 Cannot initialize local variables). Caso você realmente precise do array como variável e não constante, e deseje inicializá-lo juntamente com a declaração, mova-o para a seção interface do formulário ou classe. Para finalizar, veja que é possível criar arrays de todos os tipos em Delphi. Veja no trecho de código abaixo como usamos um array de Char para guardar uma palavra e exibí-la normal e depois invertida:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
const
letras: array[1..5] of Char = ('O', 's', 'm', 'a', 'r');
var
i: Integer;
resultado: String;
begin
resultado := '';
// vamos exibir a palavra na forma normal
for i := 1 to 5 do
resultado := resultado + letras[i];
// exibe o resultado
ShowMessage(resultado);
// vamos exibir a palavra invertida
resultado := '';
for i := 5 downto 1 do
resultado := resultado + letras[i];
// exibe o resultado
ShowMessage(resultado);
end;
Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como usar ponteiros na linguagem Delphi - Aprenda a usar ponteiros em DelphiQuantidade de visualizações: 24258 vezes |
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O Delphi, assim como C e C++ permite o uso de ponteiros, uma das ferramentas mais poderosas de programação e presente em códigos mais elaborados, tais como estruturas de dados. Para entender ponteiros, é preciso lembrarmos do conceito de variáveis. Uma variável, em determinados momentos, possui várias propriedades ou atributos, a saber, um nome, um valor e o tipo de dados que poderá ser armazenado na mesma. Uma variável possui também um endereço na memória do computador e o seu nome não é nada mais que um apelido para tal endereço. Ponteiros também possuem um nome, um valor e um tipo de dados. A diferença é que ponteiros, em vez de guardar valores tais como inteiros, strings, caracteres, etc, guardam o endereço de outras variáveis (ou o endereço de outros ponteiros, o que resulta em um ponteiro para um ponteiro). Assim, um ponteiro é uma forma indireta de se acessar o conteúdo de uma outra variável. Veja, por exemplo, as seguintes declarações de variáveis: var valor: integer; pvalor: ^integer; Aqui nós temos uma variável valor do tipo Integer e uma variável pvalor que é um ponteiro para um Integer. Veja agora como atribuir valores a estas variáveis:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
valor: integer;
pvalor: ^integer;
begin
// atribui um valor à variável valor
valor := 20;
// vamos atribuir à pvalor o endereço de valor
pvalor := @valor;
// vamos usar o ponteiro pvalor para alterar o
// valor de valor
pvalor^ := 30;
// vamos obter o novo valor da variável valor
ShowMessage('Valor de valor: ' + IntToStr(valor));
end;
Veja que usamos o operador @ para obtermos o endereço da variável valor e guardá-lo no ponteiro pvalor. Em seguida usamos o símbolo ^ para acessar o valor da variável para a qual o ponteiro está apontando. Este processo é chamado de desreferenciamento (dereferencing). Em resumo, o símbolo ^ pode ser usado de duas formas: na frente de um tipo de dados, para indicar que a variável está sendo declarada como ponteiro e após o nome de uma variável do tipo ponteiro para indicar que queremos acessar o valor da variável para a qual o ponteiro está apontando atualmente e não o valor do ponteiro, que seria simplesmente um valor inteiro representando um endereço de memória. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como calcular a diferença de dias entre duas datas em PythonQuantidade de visualizações: 1681 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos usar retornar a diferença de dias entre duas datas na linguagem Python usando o objeto Date, do módulo DateTime. Note o uso do construtor date() para construir as duas datas e em seguida passamos estas duas datas para uma função personalizada numero_dias(), que retorna a quantidade de dias entre elas. Veja o código completo para o exemplo:
# vamos importar o objeto Date
from datetime import date
def main():
# vamos criar a data inicial e a data final
d1 = date(2022, 11, 10)
d2 = date(2022, 12, 23)
# vamos calcular a diferença de dias
diferenca = numero_dias(d1, d2)
# e mostramos o resultado
print("A primeira data é: {0}".format(d1))
print("A segunda data é: {0}".format(d2))
print("A diferença de dias entre as duas datas é: {0} dias".format(
diferenca))
# função que recebe duas datas e retorna a diferença
# de dias entre elas
def numero_dias(data1, data2):
return (data2 - data1).days
if __name__== "__main__":
main()
Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: A primeira data é: 2022-11-10 A segunda data é: 2022-12-23 A diferença de dias entre as duas datas é: 43 dias |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um diretório em C# usando o método MoveTo() da classe DirectoryInfoQuantidade de visualizações: 9914 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos usar a função MoveTo() da classe DirectoryInfo para renomear um diretório na linguagem C#. Note que, na verdade, o que o método MoveTo() faz é mover todo o conteúdo de um diretório (incluindo seu conteúdo) para um novo diretório, o que dá o mesmo resultado que simplesmente renomear o diretório antigo. Veja um exemplo completo de seu uso:
using System;
using System.IO;
namespace Estudos {
class Program {
static void Main(string[] args) {
// vamos criar uma instância da classe DirectoryInfo
DirectoryInfo dir = new DirectoryInfo(@"C:\estudos_csharp\teste");
try {
// vamos chamar o método MoveTo() para renomear o diretório
dir.MoveTo(@"C:\estudos_csharp\teste_2");
Console.WriteLine("Diretório renomeado com sucesso.");
}
catch (Exception e) {
Console.WriteLine("Não foi possível renomear o diretório: {0}", e.ToString());
}
finally { }
Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
}
}
Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Diretório renomeado com sucesso. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
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C - Como escrever uma função strtoupper() em C para transformar uma palavra inteira em letras maiúsculas Delphi - Como usar o evento OnDrawCell para controlar o desenho das células em um TStringGrid do Delphi |
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