Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD e VBA
PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Você está aqui: Cards de
Card 0 de 0
O filtro aplicado não retornou nenhum resultado. Clique o botão Remover Filtro ou experimente um filtro diferente.

Filtrar Cards
Use esta opção para filtrar os cards pelos tópicos que mais lhe interessam.
Termos:
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

PHP ::: Sistemas Completos com Código Fonte ::: Controle de Estoque

Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades

Quantidade de visualizações: 27556 vezes
Como escrever um Controle de Estoque em PHP e MySQL do zero?

Promoção Relâmpago: Este código fonte está disponível gratuitamente para os apoiadores do site. Chama no WhatsApp +55 (062) 98553-6711 para mais detalhes

Sim, é isso mesmo. Você já imaginou o trabalho que dá criar um sistema de Controle de Estoque do zero? Você já pensou na quantidade de horas de trabalho que isso envolve? Não seria bom já ter boa parte do sistema já desenvolvido e você implementar apenas mais algumas poucas funcionalidades? A resposta está no código fonte que desenvolvemos para você nessa seção.

Comece analisando a imagem a seguir:



Nesta tela inicial podemos ver que o sistema é composto de cadastro de usuários, de categorias de produtos, um cadastro de fornecedores e um cadastro de produtos. Tanto o cadastro de produtos quanto o cadastro de fornecedores permitem inserir imagens, incluindo o recorte de imagens, para deixar todas as imagens com o mesmo tamanho e mesma resolução. Isso é importante, pois permite que qualquer usuário com conhecimento básico de informática consiga escolher uma imagem no computador, fazer o upload, recortar e salvar no diretório de imagens do programa.

Na tela inicial podemos ver também a quantidade de produtos e itens cadastrados no estoque, a quantidade de produtos com estoque zero e estoque mínimo, assim como o investimento feito no estoque, o retorno e a margem de lucro.

O sistema é responsivo?

Sim, por ter sido escrito em Bootstrap, todas as páginas do sistema são responsíveis, ou seja, se adaptam à tela do computador e também do celular. Veja:



Neste código fonte nós usamos o Bootstrap 5, mas você conseguirá, com pouca ou nenhuma modificação, rodá-lo nas versões anteriores. No entanto, como estamos o tempo todo melhorando este código para nossos clientes, é bem provável que teremos versões compatíveis com as novas versões do Bootstrap. Ah, e não se preocupe, todo o código Bootstrap, jQuery, Choise.js, Datatable, e outros scripts necessários estão devidamente colocados nos diretórios do sistema, não havendo a necessidade de baixar nada, nem mesmo usar CDNs.

As telas do sistema obedecem um padrão de design?

Sim, o design das telas é bem consistente, exibindo uma combinação de cores muito agradáveis aos olhos. Veja:



Aqui nós o temos o Cadastro de Usuários do Sistema. Como se pode ver, é possível adicionar uma foto para cada usuário, com a opção de recortar a imagem antes de efetuar o download da mesma. Além disso, os usuários possuem níveis de acesso. O usuário admin possui os maiores privilégios. Os demais usuários podem ter permissões para cadastrar, alterar, excluir, ou somente cadastrar, ou somente visualizar, etc.

O sistema mantém um registro de log para cada ação efetuada. Dessa forma, o admin saberá, com apenas um clique, quem cadastrou, alterou ou excluiu dados do sistema.

Como o sistema controla a entrada e saída de produtos no estoque?

Veja a seguinte imagem:



Aqui nós temos o cadastro dos produtos, assim como suas fotos, as quais o usuário poderá recortar antes de fazer o upload. Note que a entrada no estoque solicita um fornecedor e a lista de produtos que farão parte da entrada. Assim que a entrada no estoque é confirmada, o valor de compra de cada produto é atualizado, assim como seu estoque. Na saída de estoque o sistema verifica se há estoque suficiente para as retiradas.

O sistema é fácil de instalar?

Sim, junto com o código fonte nós adicionamos instruções detalhadas de como criar a base de dados e as tabelas do MySQL. Em seguida você só precisa ajustar o servidor, usuário e senha do banco de dados no arquivo config.php, definir o caminho para os uploads das fotos dos usuários, fornecedores e produtos e executar o index.php. E o melhor de tudo: como apenas alguns "copiar-colar" você adiciona mais funcionalidades ao sistema, tornando-o ainda mais útil.

Como posso obter este código fonte?

Para adquirir este código fonte, me chama no WhatsApp +55 (062) 9 8553-6711 ou no e-mail osmar@arquivodecodigos.com.br. Se necessário podemos combinar e faço a instalação na sua máquina ou no seu domínio. Podemos também combinar as alterações ou a adição de novas funcionalidades.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto PHP do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.

Para quem deseja ver o sistema funcionando antes de fazer o download, colocamos uma demonstração no link abaixo (Usuário "admin" e senha "admin"):

Clique aqui para visualizar a demonstração (Live Demo) desse sistema


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como usar arrays (vetores e matrizes) em Delphi

Quantidade de visualizações: 74148 vezes
Em programação de computadores, um array, também conhecido como vector (para arrays uni-dimensionais) ou matriz (para arrays bi-dimensionais), é uma das mais simples estruturas de dados. Os arrays mantêm uma série de elementos de dados, geralmente do mesmo tamanho e tipo de dados. Elementos individuais são acessados por sua posição no array. A posição é dada por um índice, também chamado de subscrição. O índice geralmente utiliza uma seqüência de números inteiros, (ao contrário de um array associativo) mas o índex pode ter qualquer valor ordinal. Alguns arrays são multi-dimensionais, significando que eles são indexados por um número fixo de números inteiros, por exemplo, por um seqüência (ou sucessão) finita de quatro números inteiros. Geralmente, arrays uni- e bi-dimensionais são os mais comuns.

Os arrays podem ser considerados como as estruturas de dado mais simples que é possível imaginar. Têm a vantagem de que os seus elementos são acessíveis de forma rápida, mas têm uma notável limitação: são de tamanho fixo, mas podem ser incrementados ou diminuídos com determinados algoritmos, geralmente envolvendo a cópia de elementos de um array para outro e reinicializando o original com a nova dimensão. Os vetores podem ser implementados desta forma.

Em Delphi um array é declarado da seguinte forma:

var
  valores: array[1..10] of Integer;

Aqui nós temos um array chamado valores que contém 10 elementos do tipo Integer. Estes elementos podem ser acessados por índices que variarão de 1 a 10, ou seja, podemos acessar o 5º elemento da seguinte forma:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valores: array[1..10] of Integer;
begin
  valores[5] := 20;
end;

Este tipo de array que ora criamos é chamado de array estático, em contraposição aos arrays dinâmicos, os quais podem ter seus tamanhos redimensionados durante a execução do programa.

A forma mais prática de se trabalhar com arrays em Delphi é usando laços. Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valores: array[1..5] of Integer;
  i, soma: Integer;
begin
  // vamos preencher o array com os valores de 1 a 5
  for i := 1 to 5 do
    begin
      valores[i] := i;
    end;

  // vamos percorrer o array novamente e obter a soma dos
  // valores de seus elementos
  soma := 0;
  for i := 1 to 5 do
    begin
      soma := soma + valores[i];
    end;

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('A soma dos valores é: ' + IntToStr(soma));
end;

Aqui nós declaramos um array de 5 elementos do tipo Integer e inicializamos seus elementos com os valores de 1 a 5. Em seguida percorremos todo o array novamente para obter a soma dos valores dos elementos.

É possível também declarar e já inicializar um array. Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
const
  valores: array[1..5] of Integer = (3, 2, 6, 12, 9);
var
  i, soma: Integer;
begin
  // vamos percorrer o array novamente e obter a soma dos
  // valores de seus elementos
  soma := 0;
  for i := 1 to 5 do
    begin
      soma := soma + valores[i];
    end;

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('A soma dos valores é: ' + IntToStr(soma));
end;

Note que aqui eu declarei o array como uma constante. Isso aconteceu porque o Delphi não permite que inicializemos variáveis locais ([DCC Error] Unit1.pas(32): E2195 Cannot initialize local variables). Caso você realmente precise do array como variável e não constante, e deseje inicializá-lo juntamente com a declaração, mova-o para a seção interface do formulário ou classe.

Para finalizar, veja que é possível criar arrays de todos os tipos em Delphi. Veja no trecho de código abaixo como usamos um array de Char para guardar uma palavra e exibí-la normal e depois invertida:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
const
  letras: array[1..5] of Char = ('O', 's', 'm', 'a', 'r');
var
  i: Integer;
  resultado: String;
begin
  resultado := '';

  // vamos exibir a palavra na forma normal
  for i := 1 to 5 do
    resultado := resultado + letras[i];

  // exibe o resultado
  ShowMessage(resultado);

  // vamos exibir a palavra invertida
  resultado := '';
  for i := 5 downto 1 do
    resultado := resultado + letras[i];

  // exibe o resultado
  ShowMessage(resultado);
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Como usar ponteiros na linguagem Delphi - Aprenda a usar ponteiros em Delphi

Quantidade de visualizações: 24258 vezes
O Delphi, assim como C e C++ permite o uso de ponteiros, uma das ferramentas mais poderosas de programação e presente em códigos mais elaborados, tais como estruturas de dados.

Para entender ponteiros, é preciso lembrarmos do conceito de variáveis. Uma variável, em determinados momentos, possui várias propriedades ou atributos, a saber, um nome, um valor e o tipo de dados que poderá ser armazenado na mesma. Uma variável possui também um endereço na memória do computador e o seu nome não é nada mais que um apelido para tal endereço. Ponteiros também possuem um nome, um valor e um tipo de dados. A diferença é que ponteiros, em vez de guardar valores tais como inteiros, strings, caracteres, etc, guardam o endereço de outras variáveis (ou o endereço de outros ponteiros, o que resulta em um ponteiro para um ponteiro). Assim, um ponteiro é uma forma indireta de se acessar o conteúdo de uma outra variável.

Veja, por exemplo, as seguintes declarações de variáveis:

var
  valor: integer;
  pvalor: ^integer;

Aqui nós temos uma variável valor do tipo Integer e uma variável pvalor que é um ponteiro para um Integer. Veja agora como atribuir valores a estas variáveis:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valor: integer;
  pvalor: ^integer;
begin
  // atribui um valor à variável valor
  valor := 20;

  // vamos atribuir à pvalor o endereço de valor
  pvalor := @valor;

  // vamos usar o ponteiro pvalor para alterar o
  // valor de valor
  pvalor^ := 30;

  // vamos obter o novo valor da variável valor
  ShowMessage('Valor de valor: ' + IntToStr(valor));
end;

Veja que usamos o operador @ para obtermos o endereço da variável valor e guardá-lo no ponteiro pvalor. Em seguida usamos o símbolo ^ para acessar o valor da variável para a qual o ponteiro está apontando. Este processo é chamado de desreferenciamento (dereferencing). Em resumo, o símbolo ^ pode ser usado de duas formas: na frente de um tipo de dados, para indicar que a variável está sendo declarada como ponteiro e após o nome de uma variável do tipo ponteiro para indicar que queremos acessar o valor da variável para a qual o ponteiro está apontando atualmente e não o valor do ponteiro, que seria simplesmente um valor inteiro representando um endereço de memória.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como calcular a diferença de dias entre duas datas em Python

Quantidade de visualizações: 1681 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar retornar a diferença de dias entre duas datas na linguagem Python usando o objeto Date, do módulo DateTime.

Note o uso do construtor date() para construir as duas datas e em seguida passamos estas duas datas para uma função personalizada numero_dias(), que retorna a quantidade de dias entre elas.

Veja o código completo para o exemplo:

# vamos importar o objeto Date
from datetime import date
 
def main():
  # vamos criar a data inicial e a data final
  d1 = date(2022, 11, 10)
  d2 = date(2022, 12, 23)

  # vamos calcular a diferença de dias
  diferenca = numero_dias(d1, d2)

  # e mostramos o resultado
  print("A primeira data é: {0}".format(d1))
  print("A segunda data é: {0}".format(d2))
  print("A diferença de dias entre as duas datas é: {0} dias".format(
    diferenca))  

# função que recebe duas datas e retorna a diferença
# de dias entre elas
def numero_dias(data1, data2):
  return (data2 - data1).days

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

A primeira data é: 2022-11-10
A segunda data é: 2022-12-23
A diferença de dias entre as duas datas é: 43 dias


C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um diretório em C# usando o método MoveTo() da classe DirectoryInfo

Quantidade de visualizações: 9914 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função MoveTo() da classe DirectoryInfo para renomear um diretório na linguagem C#. Note que, na verdade, o que o método MoveTo() faz é mover todo o conteúdo de um diretório (incluindo seu conteúdo) para um novo diretório, o que dá o mesmo resultado que simplesmente renomear o diretório antigo.

Veja um exemplo completo de seu uso:

using System;
using System.IO;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos criar uma instância da classe DirectoryInfo
      DirectoryInfo dir = new DirectoryInfo(@"C:\estudos_csharp\teste");
      try {
        // vamos chamar o método MoveTo() para renomear o diretório
        dir.MoveTo(@"C:\estudos_csharp\teste_2");
        Console.WriteLine("Diretório renomeado com sucesso.");
      }
      catch (Exception e) {
        Console.WriteLine("Não foi possível renomear o diretório: {0}", e.ToString());
      }
      finally { }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Diretório renomeado com sucesso.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 32,90

Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 92 usuários muito felizes estudando em nosso site.