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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de Java - Um método Java chamado calcular(int a, int b) que recebe duas variáveis do tipo int e multiplica um valor pelo outro. Em seguidaQuantidade de visualizações: 957 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um método Java chamado calcular(int a, int b) que recebe duas variáveis do tipo int e multiplica um valor pelo outro. Em seguida o método deverá dividir o resultado, ou seja, o produto, por 2, e, finalmente, retornar o resto de uma divisão inteira desse resultado pelo número 7. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro valor inteiro: 18 Informe o segundo valor inteiro: 19 O resultado é: 3 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
// vamos usar a classe Scanner para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos pedir para o usuário informar dois números inteiros
System.out.print("Informe o primeiro valor inteiro: ");
int a = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
System.out.print("Informe o segundo valor inteiro: ");
int b = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// vamos obter o resultado de uma chamada à função calcular()
int resultado = calcular(a, b);
System.out.println("O resultado é: " + resultado);
}
public static int calcular(int a, int b){
// primeiro multiplicamos as duas variáveis
int produto = a * b;
// agora dividimos o produto por 2
int temp = produto / 2;
// agora obtemos o módulo do resultado por 7
int resultado = temp % 7;
// e retornamos o valor calculado
return resultado;
}
}
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C# ::: Datas e Horas ::: DateTime |
Como adicionar ou subtrair dias de uma data em C# usando o método AddDays() da estrutura DateTimeQuantidade de visualizações: 8044 vezes |
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Em algumas situações nossos códigos precisam adicionar ou subtrair dias de uma data. Isso pode ser feito com o auxílio do método AddDays() da estrutura DateTime. Este método recebe o número de dias a serem acrescidos ou substraídos da data representada pelo DateTime atual e retorna um novo DateTime com as devidas modificações. Veja um trecho de código no qual adicionamos 5 dias à data atual:
static void Main(string[] args){
// vamos obter a data de hoje
DateTime hoje = DateTime.Now;
// exibe a data de hoje
System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje);
// vamos adicionar 5 dias à data de hoje
DateTime data_futura = hoje.AddDays(5);
// exibe a data daqui a cinco dias
System.Console.WriteLine("Daqui a 5 dias será {0:d}", data_futura);
// pausa o programa
System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
É possível também subtrair dias. Para isso só precisamos fornecer um valor negativo para o método AddDays(). Veja:
static void Main(string[] args){
// vamos obter a data de hoje
DateTime hoje = DateTime.Now;
// exibe a data de hoje
System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje);
// vamos subtrair 7 dias da data de hoje
DateTime data_passado = hoje.AddDays(-7);
// exibe a data sete dias atrás
System.Console.WriteLine("Há 7 dias era {0:d}", data_passado);
// pausa o programa
System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
Lembre-se, contudo, que o método AddDays() pode disparar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o DateTime resultante for menor que MinValue ou maior que MaxValue. MinValue e MaxValue são os menor e maior valores que um DateTime pode representar. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Sistema |
Java Avançado - Como obter a largura e altura da tela do seu computador em pixels usando o método getScreenSize() da classe Toolkit do JavaQuantidade de visualizações: 16171 vezes |
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A classe Toolkit da linguagem Java nos fornece o método getScreenSize(), que retorna um objeto da classe Dimension contendo a largura e a altura da tela do nosso computador, em pixels. Veja o código Java completo para o exemplo:
package arquivodecodigos;
import java.awt.*;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
// obtém o tamanho da tela
Dimension dim = Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize();
System.out.println("O tamanho da tela é: " +
dim.width + " pixels de largura por " + dim.height +
" pixels de altura.");
}
}
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O tamanho da tela é: 1366 pixels de largura por 768 pixels de altura. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como concatenar strings em Python usando o operador de adiçãoQuantidade de visualizações: 13517 vezes |
A concatenação de textos, frases ou palavras pode ser feita em Python usando-se o operador de soma (ou adição). Veja um exemplo de como isso pode ser feito:# método principal def main(): frase1 = "Gosto de " frase2 = "Python" frase3 = frase1 + frase2 # mostra o resultado print(frase3) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: c:\estudos_python>python estudos.py Gosto de Python |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como testar se um ponto está dentro de um círculo em JavaScript - Desenvolvimento de Games com JavaScriptQuantidade de visualizações: 1846 vezes |
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Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em JavaScript, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo. Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir: ![]() Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500. Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código JavaScript que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games. Veja o código completo para o exemplo:
<!doctype html>
<html>
<head>
<title>Desenvolvimento de Games usando HTML5 e JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
// vamos declarar a classe Circulo
class Circulo{
constructor(xc, yc, raio){
this.xc = xc; // x do centro
this.yc = yc; // y do centro
this.raio = raio; // raio do círculo
}
}
// agora vamos declarar a classe Ponto
class Ponto{
constructor(x, y){
this.x = x; // coordenada x
this.y = y; // coordenada y
}
}
// vamos criar um objeto Circulo
var c = new Circulo(90, 50, 115);
// vamos criar um objeto Ponto
var p = new Ponto(140, 90);
// vamos verificar se o ponto está dentro do
// círculo
var dx = p.x - c.xc;
var dy = p.y - c.yc;
if((Math.pow(dx, 2) + Math.pow(dy, 2)) < Math.pow(c.raio, 2)){
document.writeln("O ponto está dentro do círculo");
}
else{
document.writeln("O ponto NÃO está dentro do círculo");
}
</script>
</body>
</html>
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O ponto está dentro do círculo. Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript |
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VB.NET - Como contar as ocorrências de um caractere em uma string em VB.NET usando o método IndexOf() |
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