Você está aqui: Cards de |
||
|
||
|
|
||
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como adicionar horas a um objeto Date em JavaScript - Datas e horas em JavaScriptQuantidade de visualizações: 8956 vezes |
|
Nesta dica mostrarei como é possível adicionar horas a um objeto Date da linguagem JavaScript. Note que criei uma função personalizada para este propósito, e ela retorna um novo objeto Date com a nova data e hora já construída. Veja o código completo para o exemplo:
<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
function adicionarHoras(data, horas){
return new Date(data.getTime() + (horas *
60 * 60 * 1000));
}
document.write('Agora são: ' +
(new Date()).toLocaleString() + '<br>');
document.write('Daqui 5 horas será: ' +
adicionarHoras(new Date(), 5).toLocaleString());
</script>
</body>
</html>
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Agora são: 24/03/2021 17:21:40 Daqui 5 horas será: 24/03/2021 22:21:40 |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a velocidade da queda livre de um corpo dado o intervalo de tempo (e a aceleração da gravidade) em CQuantidade de visualizações: 2727 vezes |
|
A Queda Livre é um Movimento Uniformemente Variado, na qual um objeto em queda livre tem a sua velocidade aumentada a taxas constantes. Abandonado em alturas próximas da terra, a velocidade com que um corpo cai aumenta a uma taxa de aproximadamente 9,8m/s. Isso é o mesmo que dizer que a aceleração da gravidade terrestre é de 9,8m/s2, o que aumenta a velocidade do objeto em 35,28km/h a cada segundo. Assim, a fórmula da velocidade de um objeto em queda livre é: \[ \text{v} = \text{g} \cdot \text{t} \] Onde: v ? velocidade de queda (m/s) g ? aceleração da gravidade (m/s2) t ? intervalo de tempo (s) Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Um corpo é abandonado a uma altura qualquer no tempo 0s e está em queda livre. Calcule a sua velocidade no tempo 15s. Como sabemos que o intervalo de tempo é 15s, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para o cálculo:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[]){
// gravidade terrestre em m/s2
float gravidade = 9.80665;
// intervalo de tempo da queda livre (em segundos)
float tempo = 15.00; // em segundos
// velocidade da queda nesse intervalo
float velocidade = gravidade * tempo;
// mostramos o resultado
printf("A velocidade da queda livre é: %fm/s",
velocidade);
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A velocidade da queda livre é: 147.099747m/s Se quisermos saber a velocidade em km/h, basta multiplicar o resultado por 3.6, o que dará 529.56km/h. Vamos tornar o experimento mais interessante? Veja uma modificação no código C que mostra a velocidade da queda nos 10 primeiros segundos, de forma individual:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[]){
int i; // variável de controle do laço
// gravidade terrestre em m/s2
float gravidade = 9.80665;
// intervalo de tempo da queda livre (em segundos)
int tempo;
// velocidade da queda nesse intervalo
float velocidade;
// um laço for que repete 10 vezes
for(i = 1; i <= 10; i++){
tempo = i; // inicialmente será um segundo
velocidade = gravidade * tempo;
printf("A velocidade no tempo %d: %fm/s\n",
tempo, velocidade);
}
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A velocidade no tempo 1: 9.806650m/s A velocidade no tempo 2: 19.613300m/s A velocidade no tempo 3: 29.419950m/s A velocidade no tempo 4: 39.226601m/s A velocidade no tempo 5: 49.033249m/s A velocidade no tempo 6: 58.839901m/s A velocidade no tempo 7: 68.646553m/s A velocidade no tempo 8: 78.453201m/s A velocidade no tempo 9: 88.259850m/s A velocidade no tempo 10: 98.066498m/s |
Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Números Aleatórios, Números Randômicos, Amostras Aleatórias, Amostras Randômicas |
Como gerar um número randômico em Python usando a função rand() do módulo random da NumPyQuantidade de visualizações: 827 vezes |
Em algumas situações nós precisamos gerar um número aleatório na faixa de 0 e 1 (não incluído). Para isso nós podemos usar a função rand() do módulo random da biblioteca NumPy do Python. Veja um exemplo:
# importamos o módulo random da biblioteca NumPy
import numpy as np
# método principal
def main():
# vamos gerar um número decimal aleatório de 0 (incluído)
# à 1 (não incluído)
valor = np.random.rand()
print("O número sorteado foi: {0}".format(valor))
if __name__== "__main__":
main()
Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O número sorteado foi: 0.2037063569952866 Note que o número retornado pela função rand() é um float com uma precisão semelhante ao double em outras linguagens de programação. Veja agora uma modificação deste código para gerar 10 números aleatórios:
# importamos o módulo random da biblioteca NumPy
import numpy as np
# método principal
def main():
# vamos gerar 10 números decimais aleatórios de 0 (incluído)
# à 1 (não incluído)
for i in range(10):
valor = np.random.rand()
print("O número sorteado foi: {0}".format(valor))
if __name__== "__main__":
main()
Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: O número sorteado foi: 0.57920714427429 O número sorteado foi: 0.06329414607318185 O número sorteado foi: 0.12184477988071851 O número sorteado foi: 0.5410663009618577 O número sorteado foi: 0.790229323250604 O número sorteado foi: 0.4733277307431061 O número sorteado foi: 0.7669969432159425 O número sorteado foi: 0.6934927410217504 O número sorteado foi: 0.13216036543343856 O número sorteado foi: 0.6958612722883786 |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico |
Como usar o método appendTo() do jQuery para adicionar todo o conteúdo de um elemento ao final de outro elemento HTMLQuantidade de visualizações: 694 vezes |
|
O método appendTo() é usado quando queremos adicionar todo o conteúdo dos elementos retornados sob uma determinada condição a outro ou outros elementos HTML. Veja um trecho de código no qual adicionamos o conteúdo de um parágrafo ao final de um elemento DIV:
<script type="text/javascript">
<!--
function adicionarConteudo(){
var texto = "<br>Mais uma linha.";
$("#parag").appendTo("#div_1");
}
//-->
</script>
O método appendTo() opera em todos os elementos HTML retornados sob uma determinação condição. O retorno do método é um objeto jQuery que pode ser usado para fins de encadeamento de chamadas de métodos. |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como adicionar horas, dias, semanas, meses, anos, etc, ao valor de um campo DATE ou DATETIME usando a função DATE_ADD() do MySQLQuantidade de visualizações: 11553 vezes |
A função DATE_ADD() é muito útil quando precisamos adicionar horas, dias, semanas, meses, etc, ao valor de um campo do tipo DATE ou DATETIME. Esta função é composta de três partes:DATE_ADD(date, INTERVAL expr unit) O argumento date deve ser do tipo DATE ou DATETIME. O argumento expr indica um número inteiro que indica a quantidade de horas, dias, meses, etc, que será usada como intervalo. O argumento unit indica a unidade a ser usada. Valores possíveis são: HOUR, DAY, WEEK, MONTH, QUARTER, YEAR, etc. Veja um exemplo no qual adicionamos 15 dias à data atual: SELECT DATE_ADD(NOW(), INTERVAL 15 DAY) Suponha que você tenha um campo chamado data_hora_compra do tipo DATETIME e que este campo tenha o valor 2008-03-30 02:30:15. A query: SELECT DATE_ADD(data_hora_compra, INTERVAL 2 MONTH) FROM tabela_estudos retornará 2008-05-30 02:30:15. |
Veja mais Dicas e truques de MySQL |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |






