Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD e VBA
PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Você está aqui: Cards de
Card 0 de 0
O filtro aplicado não retornou nenhum resultado. Clique o botão Remover Filtro ou experimente um filtro diferente.

Filtrar Cards
Use esta opção para filtrar os cards pelos tópicos que mais lhe interessam.
Termos:
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como arredondar um valor numérico de ponto-flutuante para cima usando a função ceil() do objeto Math do JavaScript

Quantidade de visualizações: 14707 vezes
A função ceil() do objeto Math do JavaScript nos permite arrendondar um valor float ou double para o próximo inteiro maior. Dessa forma, um valor 1.45 será convertido para 2. Veja o código completo para o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var valor = 2.85;
  document.write("O resultado do arredondamento de " +
    valor + " é " + Math.ceil(valor));
</script>
 
</body>
</html>

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

O resultado do arredondamento de 2.85 é 3


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Hashes (Arrays Associativas)

Como criar um hash em Ruby - Criação e uso de arrays associativos na linguagem Ruby

Quantidade de visualizações: 9504 vezes
Os hashes (também chamados de arrays associativas, mapas ou dicionários) são parecidos com arrays no sentido em que são coleções indexadas de referências a objetos. Contudo, enquanto podemos indexar arrays usando inteiros, hashes podem ser indexados usando-se qualquer tipo de dados: strings, expressões regulares, inteiros, e assim por diante.

Quando guardamos um valor em um hash, estamos na verdade guardando dois objetos: o índice (geralmente chamado de chave) e o valor. Os valores em um hash Ruby podem ser de qualquer tipo.

Hashes em Ruby podem ser criados de duas formas: usando a notação literal ou criando-se um objeto da classe Hash.

Veja como criamos um hash usando notação literal:

# cria um hash de estados e capitais
capitais = {'Goiás' => 'Goiânia',  'Mato Grosso' => 'Cuiabá', 
  'Paraná' => 'Curitiba'}
  
# exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso
puts capitais['Mato Grosso']

Veja como usamos os nomes dos estados como chaves e os nomes das capitais como valores para cada um dos elementos do hash. Veja agora como criar este mesmo hash por meio da criação de um objeto da classe Hash:

# cria um hash de estados e capitais
capitais = Hash.new

capitais['Goiás'] = 'Goiânia'
capitais['Mato Grosso'] = 'Cuiabá'
capitais['Paraná'] = 'Curitiba'
  
# exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso
puts capitais['Mato Grosso']



Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap

Como retornar a quantidade de mapeamentos (chave-valor) em um HashMap do Java usando o método size()

Quantidade de visualizações: 8131 vezes
Em algumas situações precisamos saber a quantidade de mapeamentos (chave-valor) contidos em um HashMap. Para isso nós podemos usar o método size(). Veja o exemplo:

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    
    // vamos criar uma instância de HashMap
    HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<Integer, String>();

    // vamos adicionar três chaves e seus valores
    clientes.put(new Integer(1), "Osmar J. Silva");
    clientes.put(new Integer(2), "Salvador Miranda de Andrade");
    clientes.put(new Integer(3), "Marcos da Costa Santos");
      
    // vamos obter a quantidade de mapeamentos neste HashMap
    int quant = clientes.size();

    // vamos exibir o resultado
    System.out.println("Este HashMap contém " + quant +
      " mapeamentos.");    

    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Este HashMap contém 3 mapeamentos.


Python ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular porcentagem em Python - Como efetuar cálculos de porcentagem em Python

Quantidade de visualizações: 26447 vezes
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em Python.

Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas.

Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em Python:

# Algoritmo que calcula porcentagem em Python
def main():
  valor = 178.00 # valor original
  percentual = 15.0 / 100.0 # 15%
  valor_final = valor + (percentual * valor)

  # mostra o resultado
  print("O valor final do produto é: {0}".format(valor_final))

  # O resultado será 204,70
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em Python:

# Algoritmo que calcula porcentagem em Python
def main():
  valor = 250.00 # valor original
  percentual = 8.0 / 100.0 # 8%
  valor_final = valor - (percentual * valor)

  # mostra o resultado
  print("O valor final do produto é: {0}".format(valor_final))  
  # O resultado será 230,00
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em Python:

# Algoritmo que calcula porcentagem em Python
def main():
  perguntas = 90.0
  acertos = 72.0

  # mostra a porcentagem de acertos
  print("Porcentagem de acertos: {0}%".format((acertos / perguntas) * 100))

  # mostra a porcentagem de erros
  print("Porcentagem de erros: {0}%".format(((perguntas - acertos) / perguntas) * 100))

  # Os resultados serão 80% e 20%
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em Python:

# Algoritmo que calcula porcentagem em Python
def main():
  valor_anterior = 300.0 # valor anterior
  novo_valor = 340.0 # valor novo

  # calcula a porcentagem de lucro
  # efetua o cálculo
  porcentagem_lucro = ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100

  print("A porcentagem de lucro foi de: {0}%".format(porcentagem_lucro))

  # O resultado será 13,33
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em Python:

# Algoritmo que calcula porcentagem em Python
def main():
  valor = 70.0 # valor do produto
  percentual = 5.0 / 100.0 # 5%

  # calcula a comissão
  comissao = percentual * valor

  # mostra o resultado
  print("O valor repassado ao vendedor é: {0}".format(comissao))

  # O resultado será 3,5
  
if __name__== "__main__":
  main()



Java ::: Classes e Componentes ::: JComponent

Java Avançado - Como verificar se uma classe herda de JComponent

Quantidade de visualizações: 8829 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito dos métodos getClass(), getSuperclass() e getName() da classe Class para verificarmos se uma determinada classe herda da classe JComponent.

Embora este exemplo busque relacionar controles do Java Swing, a técnica usada pode ser aplicada em qualquer classe da linguagem Java.

Veja o código completo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // verifica se JLabel herda de JComponent
    JLabel label = new JLabel("Teste");
    if(herdaJComponent(label)){
      System.out.println("JLabel herda de JComponent");
    }
    else{
      System.out.println(
        "JLabel não herda de JComponent");
    }
 
    // verifica se Timer herda de JComponent
    java.util.Timer timer = new java.util.Timer();
    if(herdaJComponent(timer)){
      System.out.println(
        "java.util.Timer herda de JComponent");
    }
    else{
      System.out.println(
        "java.util.Timer não herda de JComponent");
    }
 
    System.exit(0);
  }
 
  static boolean herdaJComponent(Object obj){
    Class cls = obj.getClass();
    Class superclass = cls.getSuperclass();
    while(superclass != null){
      String className = superclass.getName();
       
      if(className.equals("javax.swing.JComponent")){
        return true;
      }
 
      cls = superclass;
      superclass = cls.getSuperclass();
    }
 
    return false;
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

JLabel herda de JComponent
java.util.Timer não herda de JComponent


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 101 usuários muito felizes estudando em nosso site.