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C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como substituir todos os espaços em uma string pelo caractere de underline em C# usando o método Replace() da classe StringQuantidade de visualizações: 8484 vezes |
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Nesta dica de C# eu trago um trecho de código que mostra como substituir todos os espaços em uma string pelo caractere de sublinhado (underline). Para a realização desta tarefa nós vamos usar o método Replace() da classe String da linguagem C#. Veja o código completo para o exemplo:
using System;
namespace Estudos {
class Program {
static void Main(string[] args) {
string frase = "Gosto muito de C#";
Console.WriteLine("Frase original: " + frase);
// substitui os espaços por underline
frase = frase.Replace(" ", "_");
Console.WriteLine("Depois da substituição: " + frase);
Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
}
}
Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Frase original: Gosto muito de C# Depois da substituição: Gosto_muito_de_C# |
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Cadeias e Caracteres |
Como converter uma palavra, frase ou texto para letras minúsculas usando a função caixa_baixa() da biblioteca Texto do PortugolQuantidade de visualizações: 430 vezes |
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Em algumas situações nós precisamos converter uma letra, palavra, frase ou texto em letras minúsculas. Na linguagem Portugol isso pode ser feito usando-se a função caixa_baixa() da biblioteca Texto. Veja um código Portugol completo no qual pedimos para o usuário informar o seu nome e mostramos o resultado convertido para letras minúsculas:
programa {
// vamos incluir a biblioteca Texto
inclua biblioteca Texto --> texto
funcao inicio() {
// vamos declarar uma variável para guardar o nome de uma pessoa
cadeia nome, nome_minusculo
// vamos pedir para o usuário informar o seu nome
escreva("Informe o seu nome: ")
leia(nome)
// vamos converter o nome para letras minúsculas
nome_minusculo = texto.caixa_baixa(nome)
// vamos mostrar o resultado
escreva("O seu nome em letras minúsculas é: " + nome_minusculo)
}
}
Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: Informe o seu nome: Fabiana de Carvalho Gomes O seu nome em letras minúsculas é: fabiana de carvalho gomes |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 7405 vezes |
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Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: ![]() Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador:
// o jogador escolheu Pedra?
else if(jogador == 1){
// o computador escolheu Papel?
if(computador == 2){
System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra");
vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
}
else{ // o computador escolheu Tesoura
System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura");
vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
}
}
// o jogador escolheu Papel?
else if(jogador == 2){
// o computador escolheu Tesoura?
if(computador == 3){
System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel");
vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
}
else{ // o ocmputador escolheu Pedra
System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra");
vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
}
}
Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
PHP ::: Boletos Bancários, Arquivos de Remessa e Retornos do Banco ::: Caixa Econômica Federal - Banco 104 |
Boleto Bancário PHP - Como calcular o Dígito Verificador do Nosso Número (Módulo 11) - Boleto Caixa EconômicaQuantidade de visualizações: 3071 vezes |
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Nesta dica mostrarei, passo-a-passo, como calcular o Dígito Verificador do Nosso Número para o boleto e arquivos de remessa da Caixa Econômica Federal (Banco 104). O Nosso Número é o número de identificação do título no Banco. Este número deve ser único nos seus sistemas, pois, sua combinação com o código do cedente o torno único também no sistema bancário. Além disso, é o Nosso Número que permite ao Banco e a empresa identificar os dados da cobrança que deram origem ao bloqueto. Na Especificação do Código de Barras para Bloquetos de Cobrança Sem Registro e Registrada no SIGCB (67.119 v005 micro), o Nosso Número é composto de 17 posições, sendo as 02 posições iniciais para identificar a Carteira e as 15 posições restantes são para livre utilização pelo Cedente. Seu formato é XYNNNNNNNNNNNNNNN-D, onde: a) X = Modalidade/Carteira de Cobrança (1-Registrada/2-Sem Registro); b) Y = Emissão do bloqueto (4-Cedente); c) NNNNNNNNNNNNNNN = Nosso Número (15 posições livres do Cedente); d) D = Dígito Verificador do Nosso Número calculado através do Modulo 11, conforme código que mostrarei a seguir. Nos boletos e arquivos de remessa da Caixa, o Dígito Verificador do Nosso Número admite 0 (zero), diferentemente do DV Geral do Código de Barras (que também mostro como calcular em dicas dessa seção). O cálculo que mostrarei a seguir é baseado no Módulo 11 e está de acordo com as instruções do Manual de Leiaute de Arquivo Eletrônico Padrão CNAB 240 - Cobrança Bancária Caixa - SIGCB - Versão 67.118 v024 micro e Especificação do Código de Barras para Bloquetos de Cobrança Sem Registro e Registrada no SIGCB (67.119 v005 micro). Tenha certeza de verificar sua versão do manual antes de usar o código apresentado. Dito isso, veja o código PHP completo para uma função que recebe o Nosso Número e retorna seu dígito verificador:
<?php
// função que recebe o nosso número
// e retorna o seu dígito verificador
function dvNossoNumero($nossoNumero){
// o nosso número possui mais que 17 dígitos?
if(strlen($nossoNumero) > 17){
die("O Nosso Número não pode ter mais que 17 dígitos.");
}
// agora vamos definir os índices de multiplicação
$indices = "29876543298765432";
// e aqui a soma da multiplicação coluna por coluna
$soma = 0;
// fazemos a multiplicação coluna por coluna agora
for($i = 0; $i < strlen($nossoNumero); $i++){
$soma = $soma + ((int)($nossoNumero[$i])) *
((int)($indices[$i]));
}
// obtemos o resto da divisão da soma por onze
$resto = $soma % 11;
// subtraímos onze pelo resto da divisão
$digito = 11 - $resto;
// atenção: Se o resultado da subtração for
// maior que 9 (nove), o dígito será 0 (zero)
if($digito > 9){
$digito = 0;
}
return $digito;
}
// vamos calcular o Dígito Verificador do
// Nosso Número
$carteira = "1"; //
$emissao = "4"; // cedente
$nossoNumero = "19";
// preenche com zeros até completar 15 posições
$nossoNumero = sprintf("%015d", $nossoNumero);
$nossoNumeroCompleto = $carteira . $emissao . $nossoNumero;
$digito = dvNossoNumero($nossoNumeroCompleto);
echo "O dígito verificador para o nosso número " .
$nossoNumeroCompleto . " é: " . $digito;
?>
Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O dígito verificador para o nosso número 14000000000028288 é: 5 |
JavaScript ::: Elementos de Formulários HTML ::: input type file Element/Object |
Como obter a quantidade de arquivos que o usuário selecionou em um input type fileQuantidade de visualizações: 4407 vezes |
Em algumas situações nós precisamos saber quantos arquivos o usuário selecionou em um elemento input type file. Para isso podemos usar a propriedade length do FileList que representa a lista de arquivos no input file. Veja o exemplo a seguir:
<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>
<form>
<input id="arquivo" onChange="contarArquivos()" name="arquivo" multiple type="file">
</form>
<script type="text/javascript">
function contarArquivos(){
// vamos obter uma referência ao elemento file
var arquivo = document.getElementById("arquivo");
// agora vamos obter a quantidade de arquivos que o usuário selecionou
var quantArquivos = arquivo.files.length;
// mostramos o resultado
window.alert("Você selecionou " + quantArquivos + " arquivos.");
}
</script>
</body>
</html>
Note que tiramos proveito do evento onChange() do input file para obter a informação desejada no exato momento que o usuário escolhe o(s) arquivos(s). Neste exemplo eu criei um input file multiple, ou seja, o usuário pode escolher mais de um arquivo por vez (em geral pressionando a tecla Ctrl para múltiplas seleções). |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript |
Veja mais Dicas e truques de JavaScript |
Dicas e truques de outras linguagens |
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1º lugar: Java |






