Você está aqui: Cards de
Card 0 de 0
O filtro aplicado não retornou nenhum resultado. Clique o botão Remover Filtro ou experimente um filtro diferente.

Filtrar Cards
Use esta opção para filtrar os cards pelos tópicos que mais lhe interessam.
Termos:
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Dicas & Truques ::: Expressões Regulares

Como usar expressões regulares em Java - Expressões regulares para iniciantes

Quantidade de visualizações: 48899 vezes
O suporte a expressões regulares ou regex tem sido parte da plataforma Java desde a versão 1.4. Contidas no pacote java.util.regex, as classes regex suportam a comparação de padrões de forma similar à linguagem Perl, mas, usando classes e a sintáxe da linguagem Java. Todo o pacote se limita a três classes: Pattern, Matcher e PatternSyntaxException. A versão 1.5 introduziu a interface MatchResult.

Use as duas classes Pattern e Matcher juntas. Defina e expressão regular com a classe Pattern. Então use a classe Matcher para verificar o padrão em relação à fonte de entrada. Uma exceção é lançada quando o padrão tem um erro de sintáxe na expressão.

Estas classes não possuem construtores. Em vez disso, compilamos uma expressão regular para obter um padrão, e então usamos o Pattern retornado para obter seu Matcher baseado na fonte de entrada:

Pattern pattern = Pattern.compile(<regular expression>); 
Matcher matcher = pattern.matcher(<input source>);


Uma vez que tenhamos um Matcher, tipicamente processamos a fonte de entrada a fim de encontrarmos as similaridades contidas. Usa-se o método find() para localizar similaridades do padrão na fonte de entrada. Cada chamada a find() continua a partir do ponto onde a última chamada parou, ou na posição 0 para a primeira chamada. As similaridades encontradas são retornadas pelo método group():

while(matcher.find()){ 
  System.out.printf"Found: \"%s\" from %d to %d.%n", 
    matcher.group(), matcher.start(), matcher.end()); 
} 

O código a seguir mostra um programa básico de expressões regulares, que pede ao usuário que informe tanto a expressão regular quanto a string que será comparada:

import java.util.regex.*; 
import java.io.*;

public class Regex{ 
  public static void main(String args[]){ 
    Console console = System.console(); 

    // Obtém a expressão regular 
    String regex = console.readLine("%nInforme a expressão: "); 
    Pattern pattern = Pattern.compile(regex); 

    // Obtém a entrada 
    String source = console.readLine("Informe a entrada: "); 
    Matcher matcher = pattern.matcher(source); 

    // Mostra as similaridades 
    while(matcher.find()){ 
      System.out.printf("Encontrado: \"%s\" de %d à %d.%n", 
      matcher.group(), matcher.start(), matcher.end()); 
    } 
  } 
} 

Mas, o que realmente é uma expressão regular? A classe Pattern fornece detalhes mais profundos, mas, basicamente uma expressão regular é uma sequência de caracteres que tenta encontrar semelhanças em outra sequencia de caracteres. Por exemplo, podemos procurar o padrão literal de "eles" duplos "ll" na string "Hello, World". O programa anterior encontraria o padrão "ll" começando na posição 2 e terminando na posição 4. A posição final é a posição do próximo caractere depois do fim do padrão de semelhança.

Strings de padrão como "ll" não são muito interessantes, relatando somente onde elas estão literalmente na fonte de entrada. Padrões de expressões regulares podem incluir meta-caracteres especiais. Meta-caracteres fornecem habilidades poderosas de comparação. É possível usar os 15 caracteres "([{\^-$|]})?*+." como meta-caracteres em expressões regulares.

Alguns meta-caracteres indicam o agrupamento de caracteres. Por exemplo, os caracteres de colchetes [ e ] permitem especificar um grupo de caracteres nos quais uma similaridade ocorre se qualquer um dos caracteres entre colchetes for encontrado no texto. Por exemplo, o padrão "co[cl]a" retornará similaridade com "coca" e "cola". Ele não se igualará a "cocla", uma vez que [] é usado para igualar apenas um caractere. Veremos mais sobre quantificadores mais adiante, quando quisermos encontrar alguma coisa múltiplas vezes.

Além de tentar encontrar caracteres individuais, podemos usar os colchetes [ e ] para igualar uma faixa de caracteres, tais como as letras de j-z, definidas como [j-z]. Isso pode também ser combinado com um literal string, como em "foo[j-z]" que encontraria "fool", mas não encontraria "food", uma vez que l está na faixa de j à z e d não está. Podemos também usar o caractere ^ para representar negação, com um literal string ou uma faixa. O padrão "foo[^j-z]" encontrará palavras que começam como foo mas que não terminem com uma letra de j à z. Assim a string food agora seria encontrada. Faixas múltiplas podem ser combinadas como em [a-zA-Z] para informar as letras de a à z maiúsculas ou minúsculas.

Enquanto literais strings são ótimos como primeira lição sobre expressões regulares, as coisas mais típicas que a maioria das pessoas usam em expressões regulares são as classes de caracteres pré-definidos. É aqui que os meta-caracteres . e \ são importantes. O ponto . é usado para representar qualquer caractere. Assim, a expressão regular ".oney" encontraria money e honey, e qualquer outro conjunto de 5 caracteres que terminem em oney. O caractere \ por sua vez, é usado com outros caracteres para representar um conjunto completo de letras. Por exemplo, enquanto podemos usar [0-9] para representar um conjunto de dígitos, podemos também usar \d. Podemos ainda usar [^0-9] para representar um conjunto de caracteres que não sejam dígitos. Ou podemos usar o caractere \D. Todas estas strings de classes de caracteres são definidas na documentação da plataforma Java para a classe Pattern, uma vez que elas não são fáceis de serem lembradas. Eis aqui um sub-conjunto de algumas classes de caracteres pré-definidos especiais:

* \s -- whitespace (espaço em branco)
* \S -- non-whitespace (não seja espaço em branco)
* \w -- word character [a-zA-Z0-9] (caractere de palavra)
* \W -- non-word character (não caractere de palavra)
* \p{Punct} -- punctuation (pontuação)
* \p{Lower} -- lowercase [a-z] (minúsculas)
* \p{Upper} -- uppercase [A-Z] (maiúsculas)


Se você quiser usar uma destas strings no programa Regex mostrado acima, você as define como mostrado. \s se iguala ao espaço em branco. Se, contudo, você quiser definir a expressão regular via código, você precisa se lembrar que o caractere \ tem tratamento especial. Devemos escapar a string no código fonte:

String regexString = "\\s"; 

Aqui, os caracteres \\ representam uma única barra invertida na string. Há outras strings especiais para representar literais strings:

* \t -- tab (tabulação)
* \n -- newline (nova linha)
* \r -- carriage return (retorno de carro)
* \xhh -- hex character 0xhh (caractere hexadecimal)
* \uhhhh -- hex character 0xhhhh (caractere hexadecimal)


Os quantificadores tornam as expressões regulares mais interessantes, pelo menos quando combinados com outras expresssões tais como classes de caracteres. Por exemplo, se quisermos encontrar uma string de três caracteres de a-z, poderíamos usar o padrão "[a-z][a-z][a-z]". Mas não precisamos fazer isso. Em vez de repetir a string, adicionamos um quantificador após o padrão. Para este exemplo específico, "[a-z][a-z][a-z]" pode ser representado como "[a-z]{3}". Para uma quantidade específica, o número vai dentro das chaves {}. Podemos também usar ?, * ou + para representar zero ou uma vez, zero ou mais vezes, ou uma ou mais vezes, respectivamente.

O padrão [a-z]? encontra um caractere de a-z zero ou uma vez. O padrão [a-z]* encontra um caractere de a-z zero ou mais vezes. O padrão [a-z]+ encontra um caractere de a-z uma ou mais vezes.

Use quantificador com cuidado, prestando muita atenção aos quantificadores que permitem zero similaridades.

Quando usamos as chaves {} como quantificadores, devemos definir uma faixa. {3} significa exatamente 3 vezes, mas poderíamos dizer {3,}, que define no mínimo três vezes. O quantificador {3,5} encontra um padrão de 3 a 5 vezes.

Há mais sobre expressões regulares que o que mostramos aqui. A arte de usá-las envolve descobrir a expressão regular correta para a situação atual. Tente diferente expressões com o programa Regex e veja se ele encontra o que você está esperando. Certifique-se de tentar diferentes quantificadores para entender realmente suas diferenças. Observe que quantificadores geralmente tentam incluir o maior número de caracteres para uma similaridade possível.


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico

Exercícios Resolvidos de Python - Como testar se um número é potência de dois usando Python

Quantidade de visualizações: 871 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python contendo um método que recebe um número inteiro e retorna um valor boolean indicando se o valor informado é potência de dois.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor inteiro: 8
O valor 8 é potência de dois
Informe um valor inteiro: 34
O valor 34 não é potência de dois
Informe um valor inteiro: 64
O valor 64 é potência de dois
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# método que recebe um número inteiro e informe se ele é
# potência de dois
def is_potencia_dois(n):
  # usamos o operador AND de bits para verificar se n AND n-1
  # é igual a 0
  return (n > 0) and (n & (n - 1)) == 0

# método principal
def main():
  # vamos pedir para o usuário informar um valor inteiro
  valor = int(input("Informe um valor inteiro: "))
    
  # vamos testar se o número informado é potência de dois
  if is_potencia_dois(valor):
    print("O valor {0} é potência de dois".format(valor))
  else:
    print("O valor {0} não é potência de dois".format(valor))
 
if __name__== "__main__":
  main()



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como adicionar um ou mais elementos ao início de um vetor JavaScript usando o método unshift() do objeto Array - [Revisado]

Quantidade de visualizações: 7329 vezes
O método unshift(), presente no JavaScript desde sua versão 1.2, é usado quando queremos adicionar um ou mais elementos no início de um vetor (array). Veja:

<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
  document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>");
  valores.unshift(6);
  document.write("Novos valores no vetor: " + valores);
</script>

Aqui nós adicionamos o valor 6 no início do vetor. Veja agora como adicionar três valores no início do vetor:

<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
  window.alert("Valores no vetor: " + valores);
  valores.unshift(6, 7, 8);
  window.alert("Novos valores no vetor: " + valores);
</script>

É importante observar que a função unshift() modifica o vetor original, e seu retorno é a nova quantidade de elementos no vetor.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como criar um diretório em Ruby usando a função FileUtils.mkdir()

Quantidade de visualizações: 8375 vezes
O trecho de código a seguir mostra como criar um diretório em Ruby usando o método mkdir() da classe FileUtils. Esta função recebe uma string contendo o nome e caminho do diretório a ser criado.

Veja o código Ruby completo para o exemplo:

require "fileutils"

# nome e caminho do diretório a ser criado
diretorio = "C:\\estudos_ruby\\escola"

# cria o diretório
if FileUtils.mkdir diretorio
  puts "Diretório criado com sucesso"
else
  puts "Não foi possível criar o diretório"
end

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Diretório criado com sucesso

Veja que, se o diretório não puder ser criado, a seguinte mensagem de erro será exibida:

C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:243:in `mkdir': File 
  exists - estudos (Errno::
EEXIST)
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:243:in `fu_mkdir'
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:172:in `mkdir'
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:171:in `each'
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:171:in `mkdir'
  from estudos.rb:7



C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como verificar se uma string é igual, maior ou menor que outra em C usando a função strcmp()

Quantidade de visualizações: 22866 vezes
A função strcmp() da linguagem C pode ser usada para verificar se uma string é igual, maior ou menor que outra.

Esta função, presente no header string.h aceita duas strings e retorna um valor inteiro: 0 se as strings forem iguais; maior que 0 se a primeira string for maior que a segunda e menor que 0 se a primeira string for menor que a segunda.

Veja um exemplo de seu uso:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  char palavra1[] = "Java";
  char palavra2[] = "JavaScript";

  if(strcmp(palavra1, palavra2) == 0){
    printf("As palavras sao iguais");
  }
  else if(strcmp(palavra1, palavra2) > 0){
    printf("A primeira string e maior que a segunda");
  }
  else if(strcmp(palavra1, palavra2) < 0){
    printf("A segunda string e maior que a primeira");
  }

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A segunda string é maior que a primeira.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

Veja mais Dicas e truques de C

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 32,90

Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 88 usuários muito felizes estudando em nosso site.