Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD e VBA
PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Você está aqui: Cards de
Card 0 de 0
O filtro aplicado não retornou nenhum resultado. Clique o botão Remover Filtro ou experimente um filtro diferente.

Filtrar Cards
Use esta opção para filtrar os cards pelos tópicos que mais lhe interessam.
Termos:
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Métodos - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 4 - Um método estático que recebe dois números inteiros e retorna o maior deles

Quantidade de visualizações: 4814 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método Java que recebe dois números inteiros e retorna o maior deles. Este método deverá ter a seguinte assinatura:

public static int maior(int a, int b){
  // sua implementação aqui
}
Este método deverá, obrigatoriamente, estar na classe principal (aquela que contém o método main()). Peça ao usuário para fornecer dois números inteiros e use o método desenvolvido para retornar o maior deles.

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos solicitar que o usuário informe dois numeros inteiros
    System.out.print("Informe o primeiro número: ");
    int num1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o segundo número: ");
    int num2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // obtém o número maior
    int numeroMaior = maior(num1, num2);
    System.out.println("O numero maior é: " + numeroMaior);
    
    System.out.println("\n");
  }
  
  // um método estático que recebe dois números inteiros e retorna o maior deles
  public static int maior(int a, int b){
    if(a > b){
      return a;  
    }
    else{
      return b;  
    }
  }
}



C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular a área de um círculo em C dado o raio do círculo

Quantidade de visualizações: 9279 vezes
A área de um círculo pode ser calculada por meio do produto entre a constante PI e a medida do raio ao quadrado (r2). Comece analisando a figura abaixo:



Sendo assim, temos a seguinte fórmula:



Onde A é a área, PI equivale a 3,14 (aproximadamente) e r é o raio do círculo.

O raio é a medida que vai do centro até um ponto da extremidade do círculo. O diâmetro é a medida equivalente ao dobro da medida do raio, passando pelo centro do círculo e dividindo-o em duas partes. A medida do diâmetro é 2 * Raio.

Veja agora um código C completo que calcula a área de um círculo mediante a informação do raio:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h> 
 
// vamos definir o valor de PI
#define PI 3.14159265358979323846 
 
int main(int argc, char *argv[]){
  int raio;
  printf("Informe o raio do círculo: ");
  // efetua a leitura do raio
  scanf("%d", &raio);
  // calcula a área
  double area = PI * pow(raio, 2);
  // mostra o resultado
  printf("A area do círculo de raio %d é igual a %f\n\n", 
    raio, area);
  
  system("PAUSE");  
  return 0;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o raio do círculo: 5
A area do círculo de raio 5 é igual a 78.539816

A circunferência é um conjunto de pontos que estão a uma mesma distância do centro. Essa distância é conhecida como raio. A circunferência é estudada pela Geometria Analítica e, em geral, em um plano cartesiano. O círculo, que é formado pela circunferência e pelos infinitos pontos que preenchem seu interior, é estudado pela Geometria Plana, pois ele ocupa um espaço e pode ter sua área calculada, diferentemente da circunferência.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o seno de um número ou ângulo em Delphi usando a função Sin()

Quantidade de visualizações: 13129 vezes
Em geral, quando falamos de seno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função seno disponível nas linguagens de programação para calcular o seno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função seno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o seno é a razão entre o cateto oposto (oposto ao ângulo theta) e a hipotenusa, ou seja, o cateto oposto dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Seno} = \frac{\text{Cateto oposto}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 20 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.5547, que é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.5547. O resultado será 0.9828 (em radianos). Convertendo 0.9828 radianos para graus, nós obtemos 56.31º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto oposto e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é seno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função Sin() da linguagem Delphi. Esta função, incorporada por padrão à linguagem, recebe um valor numérico (Extended) e retorna um valor Extended, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  Memo1.Lines.Add('Seno de 0 = ' + FloatToStr(Sin(0)));
  Memo1.Lines.Add('Seno de 1 = ' + FloatToStr(Sin(1)));
  Memo1.Lines.Add('Seno de 2 = ' + FloatToStr(Sin(2)));
end;

Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado:

Seno de 0 = 0
Seno de 1 = 0,841470984807897
Seno de 2 = 0,909297426825682

Note que calculamos os senos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função seno mostrada abaixo:




C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de C - Usando um laço for para percorrer os elementos de um vetor e exibir a soma de seus valores

Quantidade de visualizações: 14811 vezes
Exercícios Resolvidos de C - Usando um laço for para percorrer os elementos de um vetor e exibir a soma de seus valores

Pergunta/Tarefa:

Considere o seguinte vetor de inteiros:

// um vetor de inteiros contendo sete elementos
int valores[] = {4, 5, 1, 8, 2, 2, 10};
Escreva um programa C que usa um laço for para percorrer todos os elementos deste vetor e exibir a soma de seus valores. Seu programa deverá exibir uma saída com a mensagem:

A soma dos valores do vetor é: 32
Resposta/Solução:

Veja abaixo a resolução completa para esta tarefa:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // um vetor de inteiros contendo sete elementos
  int valores[] = {4, 5, 1, 8, 2, 2, 10};
  
  // o primeiro passo é criar uma variável que vai receber a soma
  // dos valores dos elementos
  int soma = 0;
  int i;

  // agora vamos usar uma laço for para percorrer todos os elementos
  // do vetor, obter o valor do elemento atual e adicionar ao valor atual
  // da variável soma
  for(i = 0; i < 7; i++){
    soma = soma + valores[i];
    // poderia também ser escrito assim:
    // soma += valores[i];
  }

  // vamos exibir a soma dos valores do vetor
  printf("A soma dos valores do vetor é: %d\n", soma);

  system("PAUSE");	
  return 0;
}



React ::: Elementos de Formulários HTML ::: input type text Element/Object

Como obter o conteúdo de uma caixa de texto em React usando a função useRef() para acessar os elementos HTML

Quantidade de visualizações: 932 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar useRef() para criar uma referência para um elemento HTML <input type="text">. Em seguida nós vamos usar a propriedade current.value para retornar o conteúdo da caixa de texto e atualizar o estado nomeAtualizado, criado a partir da função useState().

Este código, embora simples, é o ponto de partida para aplicações React bem interessantes, pois não fazemos uso do evento onChange das caixas de texto para atualizar o estado da aplicação. Isso, como é fácil de se perceber, economiza os recursos gastos em processamento desnecessário.

Veja o código para App.js:

// vamos importar o useState e useRef
import {useState, useRef} from 'react';

// função App() que será exportada
export default function App() {
  // vamos criar uma referência para a caixa
  // de texto. Veja que esta referência será
  // usada na declaração do elemento input type text
  const txtNome = useRef(null);

  // vamos usar um estado para guardarmos o conteúdo
  // da caixa de texto
  const [nomeAtualizado, setNomeAtualizado] = useState('');

  // aqui nós gerenciamos o evento onClick do botão
  const tratarEventoClick = () => {
    // vamos obter o conteúdo da caixa de texto
    // usando "txtNome.current.value"
    setNomeAtualizado(txtNome.current.value);
  };

  // e retornamos para renderização
  return (
    <div>
      <input type="text"
        id="nome" name="nome"
        ref={txtNome}/>

      <h2>Nome Atualizado: {nomeAtualizado}</h2>

      <button onClick={tratarEventoClick}>
	Atualizar Estado</button>
    </div>
  );
}

E aqui está o código para o index.js:

// vamos fazer os imports necessários
import React from 'react';
import ReactDOM from 'react-dom/client';
import './index.css';
import App from './App';

// definimos a raiz da aplicação React
const root = ReactDOM.createRoot(
  document.getElementById('root'));

// e renderizamos a aplicação no navegador
root.render(
  <React.StrictMode>
    <App />
  </React.StrictMode>
);

Execute a aplicação React, digite um nome na caixa de texto e clique o botão Atualizar Estado. Somente neste momento é que o conteúdo da caixa de texto será transferido para o estado nomeAtualizado e refletido no elemento <h2>.


Veja mais Dicas e truques de React

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 32,90

Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 93 usuários muito felizes estudando em nosso site.