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Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como obter a quantidade de linhas em um controle TDBGrid do Delphi (duas formas)

Quantidade de visualizações: 10933 vezes
A quantidade de linhas em um controle TDBGrid pode ser obtida de duas formas diferentes. A primeira consiste em fazer uma conversão de TDBGrid para TStringGrid e usar a propriedade RowCount. Veja:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
var
  quantLinhas: Integer;
begin
  // vamos obter a quantidade de linhas no DBGrid
  quantLinhas := TStringGrid(DBGrid1).RowCount;

  // vamos mostrar o resultado
  ShowMessage('O DBGrid possui ' + IntToStr(quantLinhas) + ' linhas.');
end;

Ao executar este código você verá um mensagem parecida com:

"O DBGrid possui 5 linhas."

Note que a propriedade RowCount inclui a linha reservada aos títulos das colunas do DBGrid, ou seja, uma linha a mais que a quantidade de registros no controle.

A segunda forma de se obter a quantidade de linhas no DBGrid consiste em obter a quantidade de registros no TDataSet no qual o DBGrid está conectado por meio de sua propriedade DataSource. Veja como isso pode ser feito:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
var
  quantLinhas: Integer;
begin
  // vamos obter a quantidade de linhas no DBGrid
  quantLinhas := DBGrid1.DataSource.DataSet.RecordCount;

  // vamos mostrar o resultado
  ShowMessage('O DBGrid possui ' + IntToStr(quantLinhas) + ' linhas.');
end;

Veja que aqui nós usamos a propriedade RecordCount para obter a quantidade de registros no DataSet. Note que agora a contagem de linhas não inclui a linha reservada para os títulos das colunas.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


C ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca)

Ordenação e pesquisa em C - Como ordenar um vetor de inteiros usando a ordenação Insertion Sort (Ordenação por Inserção)

Quantidade de visualizações: 3199 vezes
A ordenação Insertion Sort, ou Ordenação por Inserção, possui uma complexidade de tempo de execução igual à ordenação Bubble Sort (Ordenação da Bolha), ou seja, O(n2). Embora mais rápido que o Bubble Sort, e ser um algorítmo de ordenação quadrática, a ordenação Insertion Sort é bastante eficiente para problemas com pequenas entradas, sendo o mais eficiente entre os algoritmos desta ordem de classificação, porém, nunca recomendada para um grande conjunto de dados.

A forma mais comum para o entendimento da ordenação Insertion Sort é compará-la com forma pela qual algumas pessoas organizam um baralho num jogo de cartas. Imagine que você está jogando as cartas. Você está com as cartas na mão e elas estão ordenadas. Você recebe uma nova carta e deve colocá-la na posição correta da sua mão de cartas, de forma que as cartas obedeçam à ordenação.

A cada nova carta adicionada à sua mão de cartas, a nova carta pode ser menor que algumas das cartas que você já tem na mão ou maior, e assim, você começa a comparar a nova carta com todas as cartas na sua mão até encontrar sua posição correta. Você insere a nova carta na posição correta, e, novamente, a sua mão é composta de cartas totalmente ordenadas. Então, você recebe outra carta e repete o mesmo procedimento. Então outra carta, e outra, e assim em diante, até não receber mais cartas.

Esta é a ideia por trás da ordenação por inserção. Percorra as posições do vetor (array), começando com o índice 1 (um). Cada nova posição é como a nova carta que você recebeu, e você precisa inseri-la no lugar correto no sub-vetor ordenado à esquerda daquela posição.

Vamos ver a implementação na linguagem C agora? Observe o seguinte código, no qual temos um vetor de inteiros com os elementos {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
// função que permite ordenar um vetor de inteiros
// usando a ordenação Insertion Sort
void insertionSort(int vetor[], int tam){
  int i, temp, j;
  
  // este laço varre os elementos a partir do segundo
  // elemento, ou seja, o índice 1
  for(i = 1; i < tam; i++){
    // guardamos o elemento atual em temp
    temp = vetor[i];
		
    for(j = i; ((j > 0) && (vetor[j - 1] > temp)); j--){ 
      vetor[j] = vetor[j - 1]; // houve uma troca
    }
    
    vetor[j] = temp; // colocamos temp em seu devido lugar
  }
}  
 
int main(int argc, char *argv[]){
  int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11};
  int i, tamanho = 9;
 
  // imprime a matriz sem a ordenação
  puts("Sem ordenação:\n");
  for(i = 0; i < 9; i++){
    printf("%d ", valores[i]);
  }
 
  // vamos ordenar a matriz
  insertionSort(valores, tamanho);
 
  // imprime a matriz ordenada
  puts("\n\nOrdenada usando Insertion Sort:\n");
  for(i = 0; i < 9; i++){
    printf("%d ", valores[i]);
  }   
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Sem ordenação:

4 6 2 8 1 9 3 0 11

Ordenada usando Insertion Sort:

0 1 2 3 4 6 8 9 11


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string termina com uma determinada substring em Ruby usando uma função ends_with() personalizada

Quantidade de visualizações: 7183 vezes
O Ruby, até a versão 1.8.6 não dispõe de um método para verificar se uma string termina com uma determinada substring. Assim, veja abaixo como escrever uma função ends_with(). Esta função recebe a string e a substring e retorna true se a string terminar com a substring. Eis a listagem completa:

# função auxiliar que permite verificar se
# uma string termina com uma substring
def ends_with(string, substring)
  pos = string.length - substring.length
  
  if string.index(substring, pos) == pos   
    return true
  else
    return false
  end
end

# declara e inicializa uma variável string
frase = "Gosto muito de Java, PHP e Ruby"

# vamos verificar a string termina com "Ruby"
if ends_with(frase, "Ruby")
  puts "A string termina com \"Ruby\""
else
  puts "A string NÃO termina com \"Ruby\""
end

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A string termina com "Ruby"


C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

C# para iniciantes: Como declarar e usar variáveis em C#

Quantidade de visualizações: 48724 vezes
Variáveis são apelidos que damos aos blocos de memória que podem ser usados para armazenar dados durante a execução de um programa. Podemos guardar informações dos mais variados tipos em variáveis, a saber: valores inteiros, valores de número flutuante (com casas decimais), palavras, frases, textos e até mesmo referências a objetos de classes (fornecidas pela linguagem C# ou nossas próprias).

Uma variável é declarada, em sua forma mais simples, informando o tipo de dados (int, float, double, string, etc) e então o nome da variável. Veja:

// uma variável usado para armazenar um valor inteiro
int valor;

Uma vez declarada a variável, podemos definir o valor que será armazenado inicialmente. Isso é chamado de "atribuir um valor inicial à variável". Veja:

static void Main(string[] args){
  // declara e inicializa uma variável do tipo double
  double salario = 2345.32;

  // exibe o valor da variável
  Console.WriteLine("Salário: {0}", salario);

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

É possível declarar mais de uma variável do mesmo tipo. Basta separá-las por vírgulas. Veja:

// declara três variáveis do tipo char
char a, b, c;

Variáveis são realmente úteis quando as estamos usando em cálculos ou outras operações importantes para o correto funcionamento do programa. Veja:

static void Main(string[] args){
  // declara três variáveis do tipo int
  int a, b, soma;

  // inicializa as duas primeiras variáveis
  a = 20;
  b = 10;

  // inicializa a terceira variável usando os valores
  // das duas anteriores
  soma = a + b;

  // exibe o resultado
  Console.WriteLine("Resultado: {0}", soma);

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Para finalizar, lembre-se de uma variável C# possui atributos importantes e que devem ser lembrados com frequência durante o planejamento de suas aplicações. Alguns destes atributos são: tipo, nome, valor, posição na memória, escopo (global ou local) e visibilidade (pública ou privada).


VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como concatenar strings em VB.NET usando o método Concat() da classe String

Quantidade de visualizações: 11970 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos concatenar strings em VB.NET por meio do método Concat() da classe String do .NET Framework. Este método recebe uma ou mais strings e retorna um novo objeto da classe String.

Veja um exemplo de seu uso:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' declara uma variável do tipo String
    Dim frase, nome, cidade As String

    nome = "Osmar"
    cidade = "Goiânia"
    frase = "Meu nome é "
    frase = String.Concat(frase, nome)
    frase = String.Concat(frase, " e eu moro em ",
      cidade)

    ' e mostramos o resultado
    Console.WriteLine(frase)

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

Meu nome é Osmar e eu moro em Goiânia


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de VB.NET

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