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C++ Builder ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit |
Como obter a quantidade de caracteres em um TEdit usando a função GetTextLen() do C++ BuilderQuantidade de visualizações: 3306 vezes |
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Em algumas ocasiões nós precisamos descobrir a quantidade de caracteres contidos em uma caixa de texto do tipo TEdit. Para isso podemos usar o método GetTextLen() do C++ Builder, definido originalmente na classe TControl. Esta função retorna um valor inteiro contendo o tamanho do texto da caixa de texto. Veja um exemplo do uso do método GetTextLen() no trecho de código a seguir:
void __fastcall TForm3::Button2Click(TObject *Sender)
{
// vamos obter a quantidade de caracteres no TEdit
int tamanho = Edit1->GetTextLen();
// vamos mostrar o resultado
ShowMessage("O Edit contém " + IntToStr(tamanho) + " caracteres.");
}
Ao executar este exemplo você terá um resultado parecido com: O Edit contém 5 caracteres. |
Python ::: Pandas Python Library (Biblioteca Python Pandas) ::: Input e Output (Entrada e Saída) |
Como usar o método read_csv() do Pandas da linguagem Python para carregar um dataset e retorná-lo como um DataFrameQuantidade de visualizações: 5381 vezes |
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Quando estamos desenvolvendo soluções em Data Science ou Machine Learning, é comum precisarmos carregar dados contidos em arquivos .csv (nos quais os registros são separados por vírgulas ou ponto-e-vírgula). Para isso podemos usar o método read_csv() da biblioteca Pandas do Python. Veja um exemplo no qual usamos o método read_csv() para carregar um dataset e depois exibir o DataFrame resultante. Para isso usaremos uma amostra de dados de empréstimos aprovados ou recusados. O arquivo .csv pode ser baixado aqui. Eis o código:
# importamos a biblioteca Pandas
import pandas as pd
def main():
# vamos carregar os dados do arquivo .csv
dados = pd.read_csv("C:\\estudos_python\\emprestimos.csv",
delimiter=";")
# vamos mostrar o DataFrame resultante
print(dados)
if __name__== "__main__":
main()
Quando executarmos este código nós teremos um resultado parecido com:
id nome idade sexo renda valor parc pont ap
0 1 MIGUEL728 24 M 1800 12500 30 34 S
1 2 RAUL46 61 M 2300 10000 24 59 S
2 3 JONAS264 28 M 800 12500 36 59 N
3 4 LETICIA135 71 F 1800 10000 36 13 N
4 5 CARLOS931 60 F 4000 2000 6 10 N
.. ... ... ... ... ... ... ... ... ..
9 96 ANGELA391 91 F 4000 12500 12 33 N
96 97 PEDRO764 50 M 10200 2500 12 1 N
97 98 ADRIANA175 41 F 4000 2000 36 77 S
98 99 ROSA666 42 F 1800 20000 24 74 N
99 100 SARA653 36 F 970 11000 12 42 N
[100 rows x 9 columns]
Note que aqui nós temos uma amostra de 100 registros e cada registro possui 9 colunas. Se você quiser ver todos os 100 registros, troque a linha: print(dados) por print(dados.to_string()) Para finalizar, note que forneci ";" como delimitador para o método read_csv(). |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
C++ do básico ao avançado - Conheça a origem da linguagem C++Quantidade de visualizações: 13952 vezes |
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C++ começou como uma versão expandida de C. As extensões C++ foram inventadas primeiramente por Bjarne Stroustrup, em 1979, no Bell Laboratories em Murray Hill, New Jersey. Ele inicialmente chamou a nova linguagem de "C com classes". Contudo, em 1983 o nome foi mudado para C++. Embora C fosse uma das linguagens preferidas e mais usadas para programação profissional em todo o mundo, a invenção de C++ se fez necessária devido a um fator de programação: o aumento da complexidade. No decorrer dos anos, programas de computador se tornaram maiores e mais complexos. Mesmo sendo uma excelente linguagem de programação, C tem seus limites. Em C, uma vez que um programa atinja a marca de 25.000 à 100.000 linhas de códigos, este se torna tão complexo que é difícil analisá-lo como um todo. A manutenção de seu código se torna um pesadelo. O propósito de C++ é quebrar esta barreira. A essência do C++ é permitir que programadores compreendam e gerenciem programas cada vez mais complexos. A maioria das adições feitas ao C por Stroustrup suportam a programação orientada a objetos, às vezes chamada de POO. Stroustrup afirmou que algumas das características da orientação a objetos de C++ foram inspiradas em uma linguagem chamada Simula67. Assim, C++ representa a combinação de dois métodos poderosos de programação. Desde que C++ foi inventada, ela já passou por três revisões importantes, com adições e modificações da linguagem. A primeira revisão ocorreu em 1985 e a segunda em 1990. A terceira ocorreu durante a padronização do C++. Há vários anos que este trabalho de padronização foi iniciado. Para esta finalidade, uma associação entre a ANSI (American National Standards Institute) e a ISO (International Standards Organization) resultou em um comitê de padronização. O primeiro documento contendo o padrão proposto foi criado em 25 de janeiro de 1994. Neste documento, o comitê ANSI/ISO C++ manteve as características definidas por Stroustrup e acrescentou algumas outras. Mas, no geral, este documento inicial refletiu o estado de C++ na época. Logo após a finalização do primeiro documento de padronização C++, um evento ocorreu e com ele a linguagem foi amplamente expandida: a criação da Standard Template Library (STL) por Alexander Stepanov. A STL é um conjunto de rotinas generícas que podemos usar para manipular dados. A STL não é somente poderosa e elegante, mas também muito extensa. |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de VisuAlg - Um algoritmo em VisuAlg que testa se um triângulo é equilátero, isósceles ou escalenoQuantidade de visualizações: 1295 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo que lê três valores para os lados de um triângulo. O algoritmo deve verificar se o triângulo é equilátero (todos os lados iguais), isósceles (dois lados iguais) ou escaleno (todos os lados diferentes). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o lado 1 do triângulo: 6 Informe o lado 2 do triângulo: 8 Informe o lado 3 do triângulo: 2 O triângulo é escaleno Veja a resolução deste algoritmo em VisuAlg:
Algoritmo "Testa se um triângulo é equilátero, escaleno ou isósceles"
Var
// variáveis usadas na resolução do problema
lado1, lado2, lado3: real
Inicio
// vamos ler os lados do triângulo
escreva("Informe o lado 1 do triângulo: ")
leia(lado1)
escreva("Informe o lado 2 do triângulo: ")
leia(lado2)
escreva("Informe o lado 3 do triângulo: ")
leia(lado3)
// vamos testar se o triângulo é equilátero
// os três lados iguais
se (lado1 = lado2) e (lado2 = lado3) entao
escreval("O triângulo é equilátaro.")
senao
// vamos testar se o triângulo é escaleno
// os três lados diferentes
se (lado1 <> lado2) e (lado1 <> lado3) e (lado2 <> lado3) entao
escreval("O triângulo é escaleno")
senao
// vamos testar se o triângulo é isósceles
// dois lados iguais e um diferente
se (lado1 = lado2) ou (lado1 = lado3) ou (lado2 = lado3) entao
escreval("O triângulo é isósceles")
fimse
fimse
fimse
Fimalgoritmo
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C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Apostila C para iniciantes - Como usar ponteiros na linguagem CQuantidade de visualizações: 32620 vezes |
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Antes de pensarmos em ponteiros, é importante nos lembrarmos de alguns aspectos referentes à variáveis. Dependendo do seu conhecimento de programação, você deve saber que variáveis possuem nomes que as identificam durante a execução do programa. Você deve saber também que uma variável armazena um valor (que pode ser fixo, no caso de uma constante, ou pode mudar durante a execução de seus códigos). O que poucos programadores se lembram é que uma variável possui um endereço, e que o nome da variável não é nada mais que um apelido para a localização deste endereço. Desta forma, um ponteiro não é nada mais que um tipo especial de variável que armazena o endereço de outra. Veja um exemplo:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[])
{
// variável do tipo int
int valor = 10;
// ponteiro para uma variável do tipo int
int *p = &valor;
// exibe o valor da variável "valor", apontada
// pelo ponteiro p
printf("%d", *p);
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Neste código nós temos a declaração e definição de duas variáveis: int valor = 10; int *p = &valor; A primeira variável é uma variável do tipo int e a segunda é um ponteiro para uma variável do tipo int. Veja que devemos sempre usar "*" antes do nome de um ponteiro em sua declaração. O símbolo "&" serve para indicar que estamos acessando o endereço de uma variável e não o seu conteúdo. O resultado destas duas linhas é que agora temos um ponteiro que nos permite acessar e manipular a variável valor. Observe a linha:
printf("%d", *p);
Aqui nós estamos acessando o valor da variável apontada por p. Veja o uso do símbolo "*" para acessar o valor da variável. Isso é chamado de desreferenciamento de ponteiros. Pareceu complicado? Veja uma linha de código que altera indiretamente o valor da variável valor para 30: *p = 30; Ponteiros são ferramentas muito importantes na programação em C. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao lidar com eles. A primeira coisa a ter em mente é que um ponteiro não está apontando para nenhum lugar até que atribuimos a ele o endereço de uma outra variável. E é aí que mora o perigo. Um programa entra em colapso absoluto se tentarmos acessar um ponteiro que aponta para um local de memória que já foi liberado novamente ao sistema. No caso menos grave, estaremos tentando acessar locais de memória inválidos ou reservados a outros programas ou tarefas do sistema operacional. Isso me lembra os velhos tempos da tela azul de morte. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
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