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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular porcentagem em Delphi - Como efetuar cálculos de porcentagem em DelphiQuantidade de visualizações: 31237 vezes |
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Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em Delphi. Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas. Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em Delphi:
// Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi
program estudos_delphi;
{$APPTYPE CONSOLE}
uses
SysUtils, Math;
var
// variáveis usadas na resolução do problema
valor, percentual, valor_final: double;
begin
valor := 178.00; // valor original
percentual := 15.0 / 100.0; // 15%
valor_final := valor + (percentual * valor);
// mostra o resultado
WriteLn('O valor final do produto é: ' + FloatToStr(valor_final));
// O resultado será 204,70
WriteLn;
Write('Pressione Enter para sair...');
ReadLn;
end.
Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em Delphi:
// Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi
program estudos_delphi;
{$APPTYPE CONSOLE}
uses
SysUtils, Math;
var
// variáveis usadas na resolução do problema
valor, percentual, valor_final: double;
begin
valor := 250.00; // valor original
percentual := 8.0 / 100.0; // 8%
valor_final := valor - (percentual * valor);
// mostra o resultado
WriteLn('O valor final do produto é: ' + FloatToStr(valor_final));
// O resultado será 230,00
WriteLn;
Write('Pressione Enter para sair...');
ReadLn;
end.
Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em Delphi:
// Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi
program estudos_delphi;
{$APPTYPE CONSOLE}
uses
SysUtils, Math;
var
// variáveis usadas na resolução do problema
perguntas, acertos: double;
begin
perguntas := 90.0;
acertos := 72.0;
// mostra a porcentagem de acertos
WriteLn('Porcentagem de acertos: ' +
FloatToStr((acertos / perguntas) * 100) + '%');
// mostra a porcentagem de erros
WriteLn('Porcentagem de erros: ' +
FloatToStr(((perguntas - acertos) / perguntas) * 100) + '%');
// Os resultados serão 80% e 20%
WriteLn;
Write('Pressione Enter para sair...');
ReadLn;
end.
Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em Delphi:
// Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi
program estudos_delphi;
{$APPTYPE CONSOLE}
uses
SysUtils, Math;
var
// variáveis usadas na resolução do problema
valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro: double;
begin
valor_anterior := 300.0; // valor anterior
novo_valor := 340.0; // valor novo
// calcula a porcentagem de lucro
// efetua o cálculo
porcentagem_lucro := ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100;
WriteLn('A porcentagem de lucro foi de: ' +
FloatToStr(porcentagem_lucro) + '%');
// O resultado será 13,33
WriteLn;
Write('Pressione Enter para sair...');
ReadLn;
end.
Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em Delphi:
// Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi
program estudos_delphi;
{$APPTYPE CONSOLE}
uses
SysUtils, Math;
var
// variáveis usadas na resolução do problema
valor, percentual, comissao: double;
begin
valor := 70.0; // valor do produto
percentual := 5.0 / 100.0; // 5%
// calcula a comissão
comissao := percentual * valor;
// mostra o resultado
WriteLn('O valor repassado ao vendedor é: '
+ FloatToStr(comissao));
// O resultado será 3,5
WriteLn;
Write('Pressione Enter para sair...');
ReadLn;
end.
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Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar o modificador final em classes, variáveis e métodos Java - Programação Orientada a Objetos em JavaQuantidade de visualizações: 13821 vezes |
O modificador final pode ser usado com classes, variáveis e métodos. É claro que o significado varia dependendo do uso. Por exemplo, ao marcarmos uma variável com o modificador final, estamos na verdade criando uma constante, ou seja, uma variável cujo conteúdo não pode ser alterado durante a execução do programa. Veja:
public class Estudos{
static final int VALOR = 45;
public static void main(String args[]){
// vamos tentar alterar o valor da
// constante
VALOR = 10;
}
}
Ao tentarmos compilar este programa teremos a seguinte mensagem de erro:
Estudos.java:7: cannot assign a value to
final variable VALOR
VALOR = 10;
^
1 error
Tenha em mente, porém, que quando uma variável marcada como final é uma referência a um objeto, é a referência que não poderá ser alterada. As propriedades do objeto para a qual ela aponta poderão sofrer alterações, exceto se estes também estiverem marcados como final. Quando aplicado a classes, o modificador final garante que a classe não poderá ser extendida, ou seja, não é possível criar uma classe derivada a partir de uma classe marcada como final. Veja:
// superclasse
final class Pessoa{
public String nome;
}
// subclasse
class Aluno extends Pessoa{
public String matricula;
}
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
// Cria um objeto da classe Aluno
Aluno a = new Aluno();
}
}
Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro:
Estudos.java:7: cannot inherit from
final Pessoa
class Aluno extends Pessoa{
^
1 error
Um método marcado como final não pode ser sobrescrito. Veja um exemplo:
// superclasse
class Pessoa{
protected String nome;
public final String getNome(){
return this.nome;
}
}
// subclasse
class Aluno extends Pessoa{
// estamos sobrescrevendo o método
// herdado da superclasse
public final String getNome(){
return "Aluno: " + this.nome;
}
}
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
// Cria um objeto da classe Aluno
Aluno a = new Aluno();
}
}
Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro:
Estudos.java:14: getNome() in Aluno cannot
override getNome() in Pessoa; overriden method is final
public final String getNome(){
^
1 error
Resumindo: variáveis marcadas com final não poder sofrer alterações. Classes marcadas como final não podem ter classes derivadas. Métodos marcados como final não podem ser sobrescritos. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas |
Java Swing para iniciantes - Como adicionar componentes à janela do aplicativo Java SwingQuantidade de visualizações: 16297 vezes |
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Embora já exista ferramentas de programação que facilitem bastante a construção de interfaces gráficas, principalmente o editor GUI visual do NetBeans, é importante saber como componentes visuais são adicionados à janela da aplicação Java Swing. Veja, por exemplo, a imagem a seguir: ![]() E aqui está o código Java Swing completo a sua criação:
package arquivodecodigos;
import java.awt.*;
import javax.swing.*;
public class Estudos extends JFrame{
public Estudos() {
super("Minha primeira aplicação GUI");
// obtém o painel de conteúdo e adiciona
// um botão à janela
JButton btn = new JButton("Clique Aqui");
getContentPane().add(btn, BorderLayout.NORTH);
setSize(350, 250);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
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C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como usar um ponteiro para acessar e alterar o valor de mais de uma variável do tipo int usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 10256 vezes |
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Esta dica mostra a você como podemos usar apenas um ponteiro para acessar e manipular os valores de três variáveis do tipo int. Veja o uso do símbolo "&" para acessar o endereço de uma variável e "*" (operador de indireção) para acessar o valor da variável apontada pelo ponteiro. Observe o código completo para o exemplo:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[])
{
// declara e inicializa três variáveis
int a = 23;
int b = 40;
int c = 3;
// exibe seus valores
printf("a = %d, b = %d, c = %d\n\n", a, b, c);
// declara um ponteiro para uma variável do tipo int
int *p;
// aponta para a variável "a" e altera seu valor
p = &a;
*p = 12;
// aponta para a variável "b" e altera seu valor
p = &b;
*p = 695;
// aponta para a variável "c" e altera seu valor
p = &c;
*p = 90;
// exibe os novos valores das variáveis
printf("a = %d, b = %d, c = %d\n\n", a, b, c);
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: a = 23, b = 40, c = 3 a = 12, b = 695, c = 90 Pressione qualquer tecla para continuar... |
Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais |
Saiba o que é Reflexão (Reflection) em Java - Como usar Reflexão (Reflection) na linguagem Java - RevisadoQuantidade de visualizações: 18657 vezes |
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Reflection (ou Reflexão), também conhecida como RTI (Runtime Type Information) em algumas linguagens, é um mecanismo para descobrir dados a respeito de um programa em tempo de execução. Reflection em Java nos permite descobrir informações sobre atributos ou membros (campos), métodos e construtores de classes. Podemos também operar nos campos e métodos que descobrimos. A Reflection permite o que é normalmente chamada de programação dinâmica em Java. A Reflection em Java é conseguida usando a Java Reflection API. Esta API consiste de classes nos pacotes java.lang e java.lang.reflect. Antes de prosseguirmos, veja um exemplo de como podemos listar todos os métodos públicos da classe Object:
package arquivodecodigos;
import java.lang.reflect.*;
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
// vamos carregar a classe Object
try{
Class c = Class.forName("java.lang.Object");
// obtém os nomes dos métodos
Method[] metodos = c.getMethods();
// exibe o nome de cada método
for(int i = 0; i < metodos.length; i++){
System.out.println(metodos[i].getName());
}
}
catch(ClassNotFoundException e){
System.out.println(e.getMessage());
}
System.exit(0);
}
}
Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: wait wait wait equals toString hashCode getClass notify notifyAll Eis uma lista das coisas que podemos fazer com a Java Reflection API: 1) Determinar a classe de um objeto; 2) Obter informações sobre os modificadores, campos (atributos), métodos, construtores e superclasses de uma classe; 3) Descobrir quais constantes e declarações de métodos pertencem a uma interface; 4) Criar uma instância de uma classe cujo nome não sabemos até o tempo de execução; 5) Obter e definir o valor do campo de um objeto; 6) Invocar um método em um objeto; 7) Criar um novo array, cujo tamanho e tipo de dados só saberemos em tempo de execução. A Java Reflection API é geralmente usada para criar ferramentas de desenvolvimento tais como debuggers, class browsers e construtores de GUI. Geralmente, neste tipo de ferramentas, precisamos interagir como classes, objetos, métodos e campos, e não sabemos quais em tempo de compilação. Assim, a aplicação deve, dinamicamente, encontrar e acessar estes itens. Esta dica foi revisada e testada no Java 8. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
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