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Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Exercícios Resolvidos de Python - Como escrever uma função Python que recebe dois números inteiros e retorna a soma desses dois valores como um inteiro

Quantidade de visualizações: 839 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva uma função em Python chamada somar() que recebe dois números inteiros e retorna a soma desses dois valores como um inteiro. Este método deverá ter a seguinte assinatura:

def somar(a, b):
  # sua implementação aqui
}
Após a implementação do método somar(), peça ao usuário para informar dois números inteiros. Em seguida faça uma chamada ao método somar() passando os dois valores como argumentos, obtenha o retorno e exiba-o.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número: 4
Informe o segundo número: 3
A soma dos dois números é: 7
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# método que recebe dois inteiros e retorna a soma como um número inteiro
def somar(a, b):
  soma = a + b # soma os dois números
  return soma # retorna a soma para o método chamador

# função principal do programa
def main():
  # vamos pedir ao usuário que informe dois valores inteiros
  n1 = int(input("Informe o primeiro número: "))
  n2 = int(input("Informe o segundo número: "))
  
  # vamos efetuar uma chamada ao método somar() e obter seu retorno
  resultado = somar(n1, n2)
    
  # finalmente mostramos o resultado
  print("A soma dos dois números é: {0}".format(resultado))
  
if __name__== "__main__":
  main()



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritmética

Quantidade de visualizações: 1832 vezes
Pergunta/Tarefa:

Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritmética, informando se sim ou se não. Caso forme, imprima o termo inicial e a razão.

Resposta/Solução:

Para a entrada do usuário, nós vamos usar um objeto da classe Scanner. Veja a resolução comentada:

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos usar a classe Scanner para leitura
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);

    // declara e constrói um vetor de 10 inteiros
    int valores[] = new int[10];
    
    // vamos ler os valores dos elementos do vetor
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print("Informe o valor: ");
      valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    }
    
    // já temos o vetor. Agora vamos verificar se temos
    // uma progressão geométrica
    boolean progressao = true;
    // vamos obter a razão
    int razao = valores[1] / (valores[0]);
    
    // vamos varrer os elementos do vetor e verificar se todos
    // possuem a mesma razão
    for(int i = 1; i < valores.length; i++){
      if((valores[i] / (valores[i - 1])) != razao){
        progressao = false;
        break;
      }
    }
    
    if(progressao){
      System.out.println("Formam uma progressão geométrica.");
      System.out.println("A razão é: " + razao);
      System.out.println("O primeiro termo é: " + valores[0]);
    }
    else{
      System.out.println("Não formam uma progressão geométrica.");
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor: 1
Informe o valor: 2
Informe o valor: 4
Informe o valor: 8
Informe o valor: 16
Informe o valor: 32
Informe o valor: 64
Informe o valor: 128
Informe o valor: 256
Informe o valor: 512
Formam uma progressão geométrica.
A razão é: 2
O primeiro termo é: 1


C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como ordenar os elementos de um vetor C usando a ordenação da bolha (Bubble Sort)

Quantidade de visualizações: 26418 vezes
O método ou algorítmo de ordenação da bolha é uma das técnicas mais simples de ordenação. No entanto, este método não é eficiente, visto que o tempo despendido para sua execução é muito elevado se comparado à outros métodos existentes. Geralmente usamos este método quando queremos ordenar 50 elementos ou menos.

O entendimento deste método é fácil. Se estivermos ordenados os valores do menor para o maior, o método da bolha percorre os elementos da matriz, comparando e movendo o menor valor para a primeira posição da matriz, tal qual bolhas indo para a superfície. Veja um exemplo completo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

void bubble_sort(int matriz[], int tam){
  int temp, i, j;

  for(i = 0; i < tam; i++){
    for(j = 0; j < tam; j++){
      if(matriz[i] < matriz[j]){
        temp = matriz[i];
        matriz[i] = matriz[j];
        matriz[j] = temp;
      }
    }
  }
}

int main(int argc, char *argv[])
{
  int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11};
  int i, tamanho = 9;

  // imprime a matriz sem a ordenação
  for(i = 0; i < 9; i++){
    printf("%d ", valores[i]);
  }

  // vamos ordenar a matriz
  bubble_sort(valores, tamanho);

  // imprime a matriz ordenada
  puts("\n");
  for(i = 0; i < 9; i++){
    printf("%d ", valores[i]);
  }

  puts("\n");
  system("pause");
  return 0;
}



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em JavaScript dados dois pontos no plano cartesiano

Quantidade de visualizações: 2012 vezes
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem JavaScript que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  // x e y do primeiro ponto
  var x1 = 3;
  var y1 = 6;
    
  // x e y do segundo ponto
  var x2 = 9;
  var y2 = 10;   
     
  var m = (y2 - y1) / (x2 - x1);
     
  // mostramos o resultado
  document.writeln("O coeficiente angular é: " + m);
</script>

</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

O coeficiente angular é: 0.6666666666666666

Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):

<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  // x e y do primeiro ponto
  var x1 = 3;
  var y1 = 6;
    
  // x e y do segundo ponto
  var x2 = 9;
  var y2 = 10;   
     
  // vamos obter o comprimento do cateto oposto
  var cateto_oposto = y2 - y1;
  // e agora o cateto adjascente
  var cateto_adjascente = x2 - x1;
  // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa
  // (em radianos, não se esqueça)
  var tetha = Math.atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente);
  // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular
  // o coeficiente angular
  var tangente = Math.tan(tetha);
     
  // mostramos o resultado
  document.writeln("O coeficiente angular é: " + tangente);
</script>

</body>
</html>

Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como criar um diretório em Ruby usando a função FileUtils.mkdir()

Quantidade de visualizações: 8403 vezes
O trecho de código a seguir mostra como criar um diretório em Ruby usando o método mkdir() da classe FileUtils. Esta função recebe uma string contendo o nome e caminho do diretório a ser criado.

Veja o código Ruby completo para o exemplo:

require "fileutils"

# nome e caminho do diretório a ser criado
diretorio = "C:\\estudos_ruby\\escola"

# cria o diretório
if FileUtils.mkdir diretorio
  puts "Diretório criado com sucesso"
else
  puts "Não foi possível criar o diretório"
end

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Diretório criado com sucesso

Veja que, se o diretório não puder ser criado, a seguinte mensagem de erro será exibida:

C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:243:in `mkdir': File 
  exists - estudos (Errno::
EEXIST)
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:243:in `fu_mkdir'
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:172:in `mkdir'
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:171:in `each'
  from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:171:in `mkdir'
  from estudos.rb:7



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby

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