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Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercícios Resolvidos de Python - Como escrever uma função Python que recebe dois números inteiros e retorna a soma desses dois valores como um inteiroQuantidade de visualizações: 839 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva uma função em Python chamada somar() que recebe dois números inteiros e retorna a soma desses dois valores como um inteiro. Este método deverá ter a seguinte assinatura: def somar(a, b): # sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 4 Informe o segundo número: 3 A soma dos dois números é: 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:
# método que recebe dois inteiros e retorna a soma como um número inteiro
def somar(a, b):
soma = a + b # soma os dois números
return soma # retorna a soma para o método chamador
# função principal do programa
def main():
# vamos pedir ao usuário que informe dois valores inteiros
n1 = int(input("Informe o primeiro número: "))
n2 = int(input("Informe o segundo número: "))
# vamos efetuar uma chamada ao método somar() e obter seu retorno
resultado = somar(n1, n2)
# finalmente mostramos o resultado
print("A soma dos dois números é: {0}".format(resultado))
if __name__== "__main__":
main()
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritméticaQuantidade de visualizações: 1832 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritmética, informando se sim ou se não. Caso forme, imprima o termo inicial e a razão. Resposta/Solução: Para a entrada do usuário, nós vamos usar um objeto da classe Scanner. Veja a resolução comentada:
package arquivodecodigos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
// vamos usar a classe Scanner para leitura
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// declara e constrói um vetor de 10 inteiros
int valores[] = new int[10];
// vamos ler os valores dos elementos do vetor
for(int i = 0; i < valores.length; i++){
System.out.print("Informe o valor: ");
valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
}
// já temos o vetor. Agora vamos verificar se temos
// uma progressão geométrica
boolean progressao = true;
// vamos obter a razão
int razao = valores[1] / (valores[0]);
// vamos varrer os elementos do vetor e verificar se todos
// possuem a mesma razão
for(int i = 1; i < valores.length; i++){
if((valores[i] / (valores[i - 1])) != razao){
progressao = false;
break;
}
}
if(progressao){
System.out.println("Formam uma progressão geométrica.");
System.out.println("A razão é: " + razao);
System.out.println("O primeiro termo é: " + valores[0]);
}
else{
System.out.println("Não formam uma progressão geométrica.");
}
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor: 1 Informe o valor: 2 Informe o valor: 4 Informe o valor: 8 Informe o valor: 16 Informe o valor: 32 Informe o valor: 64 Informe o valor: 128 Informe o valor: 256 Informe o valor: 512 Formam uma progressão geométrica. A razão é: 2 O primeiro termo é: 1 |
C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como ordenar os elementos de um vetor C usando a ordenação da bolha (Bubble Sort)Quantidade de visualizações: 26418 vezes |
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O método ou algorítmo de ordenação da bolha é uma das técnicas mais simples de ordenação. No entanto, este método não é eficiente, visto que o tempo despendido para sua execução é muito elevado se comparado à outros métodos existentes. Geralmente usamos este método quando queremos ordenar 50 elementos ou menos. O entendimento deste método é fácil. Se estivermos ordenados os valores do menor para o maior, o método da bolha percorre os elementos da matriz, comparando e movendo o menor valor para a primeira posição da matriz, tal qual bolhas indo para a superfície. Veja um exemplo completo:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
void bubble_sort(int matriz[], int tam){
int temp, i, j;
for(i = 0; i < tam; i++){
for(j = 0; j < tam; j++){
if(matriz[i] < matriz[j]){
temp = matriz[i];
matriz[i] = matriz[j];
matriz[j] = temp;
}
}
}
}
int main(int argc, char *argv[])
{
int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11};
int i, tamanho = 9;
// imprime a matriz sem a ordenação
for(i = 0; i < 9; i++){
printf("%d ", valores[i]);
}
// vamos ordenar a matriz
bubble_sort(valores, tamanho);
// imprime a matriz ordenada
puts("\n");
for(i = 0; i < 9; i++){
printf("%d ", valores[i]);
}
puts("\n");
system("pause");
return 0;
}
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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em JavaScript dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 2012 vezes |
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O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem JavaScript que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:
<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
// x e y do primeiro ponto
var x1 = 3;
var y1 = 6;
// x e y do segundo ponto
var x2 = 9;
var y2 = 10;
var m = (y2 - y1) / (x2 - x1);
// mostramos o resultado
document.writeln("O coeficiente angular é: " + m);
</script>
</body>
</html>
Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: O coeficiente angular é: 0.6666666666666666 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):
<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
// x e y do primeiro ponto
var x1 = 3;
var y1 = 6;
// x e y do segundo ponto
var x2 = 9;
var y2 = 10;
// vamos obter o comprimento do cateto oposto
var cateto_oposto = y2 - y1;
// e agora o cateto adjascente
var cateto_adjascente = x2 - x1;
// vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa
// (em radianos, não se esqueça)
var tetha = Math.atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente);
// e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular
// o coeficiente angular
var tangente = Math.tan(tetha);
// mostramos o resultado
document.writeln("O coeficiente angular é: " + tangente);
</script>
</body>
</html>
Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como criar um diretório em Ruby usando a função FileUtils.mkdir()Quantidade de visualizações: 8403 vezes |
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O trecho de código a seguir mostra como criar um diretório em Ruby usando o método mkdir() da classe FileUtils. Esta função recebe uma string contendo o nome e caminho do diretório a ser criado. Veja o código Ruby completo para o exemplo: require "fileutils" # nome e caminho do diretório a ser criado diretorio = "C:\\estudos_ruby\\escola" # cria o diretório if FileUtils.mkdir diretorio puts "Diretório criado com sucesso" else puts "Não foi possível criar o diretório" end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Diretório criado com sucesso Veja que, se o diretório não puder ser criado, a seguinte mensagem de erro será exibida: C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:243:in `mkdir': File exists - estudos (Errno:: EEXIST) from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:243:in `fu_mkdir' from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:172:in `mkdir' from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:171:in `each' from C:/ruby/lib/ruby/1.8/fileutils.rb:171:in `mkdir' from estudos.rb:7 |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby |
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