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Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar um StringBuffer em uma String usando o método toString() da classe StringBufferQuantidade de visualizações: 4 vezes |
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Como já vimos em dicas anteriores, um objeto da classe String é imutável, ou seja, quando modificamos o conteúdo de uma String, o interpretador cria um novo objeto, copiando o conteúdo da string anterior para o objeto recém-criado. Já a classe StringBuffer é mutável, ou seja, podemos modificar o seu conteúdo sem a necessidade da criação de um novo objeto. Você ficará surpreso ao saber que não podemos atribuir uma variável do tipo StringBuffer em uma variável do tipo String e vice-versa. Ao tentarmos fazer isso, os seguintes erros de compilação são exibidos: a) error: incompatible types: StringBuffer cannot be converted to String b) error: incompatible types: String cannot be converted to StringBuffer Assim, sempre que for necessário converter um StringBuffer em uma String, temos que usar o seu método toString(). Veja:
package arquivodecodigos;
// Este exemplo mostra como converter um
// StringBuffer em uma String
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
StringBuffer frase = new StringBuffer("Programação Java");
String resultado = frase.toString();
System.out.println(resultado);
System.exit(0);
}
}
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C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o tamanho de uma string em C++ usando a função size()Quantidade de visualizações: 8343 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos obter a quantidade de caracteres de uma string em C++ usando a função size() da classe string. Esta função não exige nenhum argumento e retorna um número inteiro contendo a quantidade de caracteres na string. Veja o código C++ completo para o exemplo:
#include <string>
#include <iostream>
using namespace std;
// função principal do programa C++
int main(int argc, char *argv[]){
// vamos declarar um objeto string
string frase = "Gosto de C++";
// vamos obter o tamanho da string
size_t tamanho = frase.size();
// e mostramos o resultado
cout << "A frase possui " << tamanho << " caracteres.";
cout << "\n" << endl;
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado: A frase possui 12 caracteres. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como comparar strings em C# usando o método Equals() da classe StringQuantidade de visualizações: 22571 vezes |
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Em várias situações nós precisamos efetuar a comparação de strings (palavras, frase e textos) na linguagem C#. Para isso podemos usar o método Equals() da classe String. Este método retorna true se as duas strings forem idênticas e false em caso contrário. Veja o código completo para o exemplo:
using System;
namespace Estudos{
class Program{
static void Main(string[] args) {
string frase1 = "gosto de java e c#";
string frase2 = "Gosto de Java e C#";
if (frase1.Equals(frase2))
Console.WriteLine("As duas strings são iguais");
else
Console.WriteLine("As duas strings são diferentes");
Console.ReadKey();
}
}
}
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: As duas strings são diferentes. |
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular vetor unitário em Python - Python para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 1011 vezes |
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Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento ou magnitude é 1. Em geral um vetor unitário é representado por um "circunflexo", assim: __$\hat{i}__$. O vetor normalizado __$\hat{u}__$ de um vetor não zero __$\vec{u}__$ é o vetor unitário codirecional com __$\vec{u}__$. O termo vetor normalizado é algumas vezes utilizado simplesmente como sinônimo para vetor unitário. Dessa forma, o vetor unitário de um vetor __$\vec{u}__$ possui a mesma direção e sentido, mas magnitude 1. Por magnitude entendemos o módulo, a norma ou comprimento do vetor. Então, vejamos a fórmula para a obtenção do vetor unitário: \[\hat{u} = \dfrac{\vec{v}}{\left|\vec{v}\right|}\] Note que nós temos que dividir as componentes do vetor pelo seu módulo de forma a obter o seu vetor unitário. Por essa razão o vetor nulo não possui vetor unitário, pois o seu módulo é zero, e, como sabemos, uma divisão por zero não é possível. Veja agora o código Python que pede as coordenadas x e y de um vetor 2D ou R2 e retorna o seu vetor unitário:
# vamos precisar do módulo Math
import math
# função principal do programa
def main():
# vamos ler os valores x e y
x = float(input("Informe o valor de x: "))
y = float(input("Informe o valor de y: "))
# o primeiro passo é calcular a norma do vetor
norma = math.sqrt(math.pow(x, 2) + math.pow(y, 2))
# agora obtemos as componentes x e y do vetor unitário
u_x = x / norma
u_y = y / norma
# mostra o resultado
print("O vetor unitário é: (x = {0}; y = {1})".format(u_x, u_y))
if __name__== "__main__":
main()
Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: -4 Informe o valor de y: 6 O vetor unitário é: (x = -0.5547001962252291; y = 0.8320502943378437) Veja agora uma modificação deste código para retornarmos o vetor unitário de um vetor 3D ou R3, ou seja, um vetor no espaço:
# vamos precisar do módulo Math
import math
# função principal do programa
def main():
# vamos ler os valores x, y e z
x = float(input("Informe o valor de x: "))
y = float(input("Informe o valor de y: "))
z = float(input("Informe o valor de z: "))
# o primeiro passo é calcular a norma do vetor
norma = math.sqrt(math.pow(x, 2) + math.pow(y, 2) + math.pow(z, 2))
# agora obtemos as componentes x, y e z do vetor unitário
u_x = x / norma
u_y = y / norma
u_z = z / norma
# mostra o resultado
print("O vetor unitário é: (x = {0}; y = {1}; z = {2})".format(
u_x, u_y, u_z))
if __name__== "__main__":
main()
Ao executarmos este novo código nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 3 Informe o valor de y: 7 Informe o valor de z: 5 O vetor unitário é: (x = 0.329292779969071; y = 0.7683498199278324; z = 0.5488212999484517) |
C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em C# - Como criar uma classe C# e usar new para criar novas instâncias da mesmaQuantidade de visualizações: 16434 vezes |
Esta dica mostra a você, rapidamente, como criar uma classe C# e usar a palavra-chave new para instanciar objetos a partir desta classe. Comece analisando o código para a classe Pessoa (Pessoa.cs):
public class Pessoa{
public String nome;
public int idade;
}
Salve o código como Pessoa.cs. Esta classe possui apenas duas propriedades: nome e idade. Lembre-se que uma classe é composta de propriedades e métodos (funções). Veja agora como criamos um objeto desta classe e acessamos sua propriedade nome:
static void Main(string[] args){
// cria um objeto da classe Pessoa
Pessoa p = new Pessoa();
p.nome = "Osmar J. Silva";
Console.WriteLine(p.nome);
}
Observe o uso da palavra-chave new para reservar memória para o objeto da classe sendo criado na instrução: Pessoa p = new Pessoa(); Observe também o uso do operador "." (ponto). Este operador é usado para acessarmos as propriedades e métodos presentes nos objetos das classes em C#. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
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C - Como alocar memória para instâncias de uma estrutura (struct) e acessá-las usando ponteiros em C |
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