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A indentação é mesmo obrigatória em Python?

Sim, a linguagem Python exige o uso da indentação como forma de formar blocos de código.

O interpretador Python é informado que um grupo de instruções pertence a um bloco específico por meio da indentação. Em geral, programadores Python usam um ou dois caracteres de tabulação (tecla Tab) como forma de indentar seus blocos de código.

Em todas as linguagens de programação a indentação facilita a leitura e compreensão do código escrito, porém, em Python, ela é um requisito obrigatório.

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C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como excluir um diretório em C# usando a função Delete() da classe DirectoryInfo

Quantidade de visualizações: 5 vezes
O método Delete() da classe DirectoryInfo do C# é muito útil quando precisamos excluir um diretório. Esta função é do tipo void, ou seja, não retorna nada.

Veja um código completo demonstrando o seu uso:

using System;
using System.IO;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos criar uma nova instância da classe DirectoryInfo
      DirectoryInfo dir = new DirectoryInfo(@"C:\estudos_csharp\imagens");

      // vamos tentar excluir o diretório
      try {
        dir.Delete();
        Console.WriteLine("Diretório excluído com sucesso.");
      }
      catch (Exception e) {
        Console.WriteLine("Não foi possível excluir o diretório: {0}", e.ToString());
      }
    
      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Diretório excluído com sucesso.

Se o diretório a ser excluido não estiver vazio, a chamada ao método System.IO.DirectoryInfo.Delete() poderá gerar o seguinte erro:

Não foi possível excluir o diretório: System.IO.IOException: A pasta não está vazia. : 'C:\estudos_csharp\imagens'
at System.IO.FileSystem.RemoveDirectoryInternal(String fullPath, Boolean topLevel, Boolean allowDirectoryNotEmpty)
at System.IO.FileSystem.RemoveDirectory(String fullPath, Boolean recursive)
at System.IO.DirectoryInfo.Delete()
at Estudos.Principal.Main(String[] args) in C:\estudos_c#\Estudos\Principal.cs:line 12


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o código ASCII ou Unicode associado a um caractere em JavaScript usando a função charCodeAt()

Quantidade de visualizações: 3 vezes
O método charCodeAt() é usado para obter o código ASCII ou Unicode de um caractere em uma determinada posição em uma string. Esta função está disponível no objeto String do JavaScript.

Veja um página HTML completa demonstrando o seu uso:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Strings em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var palavra = "Arquivo";
  document.write("O código Unicode da letra \"A\" é " +
    palavra.charCodeAt(0));  
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

O código ASCII ou Unicode da letra "A" é 65


C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Como usar protótipos de função em C

Quantidade de visualizações: 12415 vezes
Um protótipo de função é uma declaração que define o nome, tipos de parâmetros e tipos de retorno de uma função. Em geral o protótipo de uma função é exigido quando a definição da função não é feita antes do código que efetua uma chamada a ela. Veja um exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// uma função que retorna a soma de dois inteiros
// fornecidos como argumento
int somar(int a, int b){
  return (a + b);
}

int main(int argc, char *argv[]){
  // efetua uma chamada à função somar
  int res = somar(3, 5);

  // exibe o resultado
  printf("Soma: %d", res);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Este código compila e executa normalmente, uma vez que a função somar() foi definida antes da função main(), ou seja, antes da parte do programa que possui uma chamada a ela. Veja agora esta nova versão:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  // efetua uma chamada à função somar
  int res = somar(3, 5);

  // exibe o resultado
  printf("Soma: %d", res);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

// uma função que retorna a soma de dois inteiros
// fornecidos como argumento
int somar(int a, int b){
  return (a + b);
}

Aqui temos um problema: a função somar() é definida depois do código contendo uma chamada a ela. No Dev-C++ temos o seguinte erro de compilação:

`somar` undeclared (first use this function) 

A solução para este casos é a criação do protótipo da função. Para a função somar() isso pode ser feito da seguinte forma:

// protótipo da função somar()
int somar(int, int);

Note que não há a necessidade de especificar os nomes dos parâmetros da função, apenas seus tipos. Veja ainda que o protótipo da função é terminado com ponto-e-vírgula e sempre colocado após as instruções de #include. Veja o código completo para um exemplo usando protótipos de funções:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// protótipo da função somar()
int somar(int, int);

int main(int argc, char *argv[]){
  // efetua uma chamada à função somar
  int res = somar(3, 5);

  // exibe o resultado
  printf("Soma: %d", res);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

// uma função que retorna a soma de dois inteiros
// fornecidos como argumento
int somar(int a, int b){
  return (a + b);
}



LISP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como testar uma condição em Lisp usando a macro if

Quantidade de visualizações: 1270 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a macro if da linguagem Common Lisp para testar uma condição. Por se tratar de um exemplo básico, não mostrarei um caminho alternativo, ou seja, a mensagem será exibido somente se a condição for satisfeita. Em outras dicas eu complemento com o desvio opcional.

Veja um exemplo no qual solicitamos um número ao usuário e informamos se o valor lido é maior que 10:

; Vamos definir as variáveis que vamos
; usar no programa
(defvar numero)

; Este é o programa principal
(defun Estudos()
  ; Vamos ler o número
  (princ "Informe um número: ")
  ; talvez o seu compilador não precise disso
  (force-output)
  ; atribui o valor lido à variável numero
  (setq numero (read))
  
  ; vamos testar se este número é maior que 10
  (if (> numero 10)
    (format t "~D é maior que 10~%" numero))
  
  ; E mostramos o número informado
  (format t "O número informado foi: ~D" numero)
)

; Auto-executa a função Estudos()
(Estudos)

Ao executar este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado:

Informe um número: 12
12 é maior que 10
O número informado foi: 12


Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como usar a propriedade Alignment da classe TColumn para alinhar o conteúdo das células do TDBGrid do Delphi

Quantidade de visualizações: 12177 vezes
O conteúdo de cada coluna, ou seja, todas as células de uma determinada coluna, pode ser alinhado por meio da propriedade Alignment da classe TColumn. Esta propriedade aceita um de três valores (pertencentes à enumeração Classes.TAlignment):

taLeftJustify - o texto é alinhado à esquerda;

taCenter - o texto é alinhado ao centro;

taRightJustify - o texto é alinhado à direita.

O valor para esta propriedade pode ser definido em tempo de design ou execução. Para definir o alinhamento do conteúdo de uma coluna em tempo de design, basta clicar com o botão direito no DBGrid e escolher a opção Columns Editor. Em seguida clique na coluna desejada e vá em sua propriedade Alignment no Object Inspector.

Em tempo de execução podemos definir o alinhamento para um determinada coluna do DBGrid usando o seguinte trecho de código:

procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos alinhar ao centro o conteúdo das células da
  // primeira coluna
  DBGrid1.Columns[0].Alignment := TAlignment.taCenter;
end;

Veja que neste trecho de código eu usei TAlignment.taCenter. Esta é uma boa forma de indicar no código de onde o valor taCenter está vindo. No entanto, o Delphi permite que se omita o nome da enumeração TAlignment.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

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