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A indentação é mesmo obrigatória em Python?

Sim, a linguagem Python exige o uso da indentação como forma de formar blocos de código.

O interpretador Python é informado que um grupo de instruções pertence a um bloco específico por meio da indentação. Em geral, programadores Python usam um ou dois caracteres de tabulação (tecla Tab) como forma de indentar seus blocos de código.

Em todas as linguagens de programação a indentação facilita a leitura e compreensão do código escrito, porém, em Python, ela é um requisito obrigatório.

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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Exercício Resolvido de C - Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior deles

Quantidade de visualizações: 780 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa que solicite dois números do tipo inteiro distintos ao usuário e que apresente na tela o maior deles. Esse programa deve possuir uma função para verificar qual é o maior número.

Atenção: seu código deverá assegurar que os dois números informados pelo usuário sejam diferentes. Exiba uma mensagem na tela caso isso acontecer.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número inteiro: 6
Informe o segundo número inteiro: 3
O maior número é: 6
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// protótipo da função que receberá dois números inteiros
// e retornará o maior deles
int maior_numero(int num1, int num2);

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português 
  
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int num1, num2, maior;
  
  // vamos pedir para o usuário informar os dois números
  printf("Informe o primeiro número inteiro: ");
  scanf("%d", &num1);
  printf("Informe o segundo número inteiro: ");
  scanf("%d", &num2);
  
  // os números são iguais?
  if(num1 == num2){
    printf("Erro. Os dois números são iguais.");
  }
  else{
    // vamos chamar a função para obter o número maior
    maior = maior_numero(num1, num2);
    printf("O maior número é: %d", maior);	
  }
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}

// função que receberá dois números inteiros e retornará
// o maior deles
int maior_numero(int num1, int num2){
  // o primeiro número é maior que o segundo?
  if(num1 > num2){
    return num1;
  }
  else{
    return num2;
  }
}



AngularJS ::: Angular / AngularJS + JavaScript ::: Diretivas AngularJS

Tutorial AngularJS - Como usar a diretiva ng-init do AngularJS

Quantidade de visualizações: 2546 vezes
A diretiva ng-init do AngularJS é usada quando queremos criar uma varíável no escopo atual e inicializá-la com algum valor. Veja um exemplo de seu uso:

<div ng-app="" ng-init="codigo=350">
  <h1>O próximo código é: {{codigo + 1}}</h1>
</div>

Quando você executar este exemplo, verá escrita a saída:

O próximo código é: 351

Isso aconteceu porque usamos a diretiva ng-init para criar uma variável chamada "codigo" e definimos o seu valor inicial como 350. Então, dentro do elemento <h1>, nós acessamos a variável e aumentamos o seu valor em 1 antes de exibí-la.

É importante observar que esta diretiva só é usada em situações nas quais queremos apenas fazer protótipos, exemplos ou testar alguma funcionalidade. Na prática, variáveis do escopo são inicializadas usando-se Components ou Controllers.

Um outro uso da diretiva ng-init é para declarar e inicializar variáveis dentro do escopo de um ng-repeat. Veja:

<script type="text/javascript">
  // vamos criar uma nova aplicação AngularJS
  var app = angular.module('MinhaApp', []);
     
  // vamos criar um novo controller	 
  app.controller('MeuController', function($scope){
     $scope.Livros = [
       {titulo: "Java para a web", autor: "Osmar J. Silva"},
       {titulo: "Aprenda AngularJS", autor: "José de Angelis"}
     ];
  });
</script>

<div ng-app="MinhaApp" ng-controller="MeuController">
   <div ng-repeat="livro in Livros" ng-init="ordem = ($index + 1)">
      <h1>Ordem: {{ordem}} - Título: {{livro.titulo}} - Autor: {{livro.autor}}</h1>
   </div>
</div>

Quando você abrir esta página, verá a seguinte saída:

Ordem: 1 - Título: Java para a web - Autor: Osmar J. Silva
Ordem: 2 - Título: Aprenda AngularJS - Autor: José de Angelis



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercício Resolvido de Java - Um programa Java console ou GUI que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundos

Quantidade de visualizações: 11272 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java console ou GUI que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundos. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com:

Informe a duração do evento em segundos: 3712
Duração do evento: 01:01:52


Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console (lendo a entrada do usuário por meio do uso da classe Scanner):

public static void main(String[] args){
  // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner
  // import java.util.Scanner;

  // vamos criar um objeto da classe Scanner
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);

  // variáveis que vão guardar a duração em horas, minutos e segundos;
  int horas, minutos, segundos;
  int duracao_segundos; // guardará a duração em segundos

  // vamos solicitar a duração do evento em segundos
  System.out.print("Informe a duração do evento em segundos: ");

  // vamos ler os segundos informados
  duracao_segundos = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

  // vamos obter a quantidade de horas do evento
  horas = duracao_segundos / 3600;
  // vamos obter os minutos
  minutos = (duracao_segundos / 60) % 60;
  // vamos obter os segundos restantes
  segundos = duracao_segundos % 60;

  // vamos exibir a duração do evento em horas, minutos e segundos
  System.out.printf("Duração do evento: %02d:%02d:%02d\n\n", horas, minutos, segundos);
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Como desenhar em um formulário C# usando o mouse - Código-fonte completo

Quantidade de visualizações: 10541 vezes
Quando estamos estudando os eventos do mouse, a primeira idéia que vem à cabeça é como usar tais eventos para escrever um programa de desenho. O código abaixo mostra como isso pode ser feito.

Aqui nós usamos três eventos do mouse: MouseDown (ocorre quando o botão do mouse está pressionado), MouseUp (ocorre quando o botão do mouse é liberado) e MouseMove (ocorre quando movimentamos o mouse na superfície de um componente).

Dessa forma, quando o botão do mouse é pressionado nós ativamos uma variável indicando que o movimento do mouse pode vir acompanhado de um desenho. Quando o botão do mouse é liberado nós definimos o valor desta variável como false. Isso faz com que o desenho só seja realizado se movermos o mouse com o botão pressionado.

Veja o código:

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.ComponentModel;
using System.Data;
using System.Drawing;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Threading.Tasks;
using System.Windows.Forms;

namespace EstudosWindowForms {
  public partial class Form1 : Form {
    // indica se podemos ou não desenhar no formulário
    bool pintar = false;

    public Form1() {
      InitializeComponent();
    }

    private void Form1_MouseDown(object sender, MouseEventArgs e) {
      // podemos iniciar o desenho 
      pintar = true;
    }

    private void Form1_MouseUp(object sender, MouseEventArgs e) {
      // vamos parar de desenhar 
      pintar = false;
    }

    private void Form1_MouseMove(object sender, MouseEventArgs e) {
      // vamos desenhar?
      if (pintar) { // o botão do mouse está pressionado
        // vamos desenhar um círculo na posição atual do mouse 
        Graphics g = CreateGraphics();
        g.FillEllipse(new SolidBrush(Color.Maroon), e.X, e.Y, 5, 5);
        g.Dispose();
      }
    }
  }
}



VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de VB.NET - Um laço for que solicita ao usuário 10 números inteiros e mostra o menor e o maior valor informado

Quantidade de visualizações: 725 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VB.NET que usa o laço for para solicitar ao usuário que informe 10 números inteiros. Em seguida mostre o maior e o menor valor lido. Não é permitido usar vetores ou matrizes (arrays).

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o 1º valor: 5
Informe o 2º valor: 1
Informe o 3º valor: 20
Informe o 4º valor: 6
Informe o 5º valor: 3
Informe o 6º valor: 4
Informe o 7º valor: 7
Informe o 8º valor: 12
Informe o 9º valor: 9
Informe o 10º valor: 8

O maior valor lido foi: 20
O menor valor lido foi: 1
Resposta/Solução:

Veja a solução comentada deste exercício usando a linguagem VB.NET:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    Dim valor As Integer ' guarda o valor lido
    Dim maior, menor As Integer ' variáveis que guardarão
    ' o maior e o menor valor lido

    ' vamos pedir ao usuário que informe 10 valores inteiros
    For i As Integer = 1 To 10 Step 1
      Console.Write("Informe o " & i & "º valor: ")
      valor = Integer.Parse(Console.ReadLine())

      ' esta é a primeira iteração do laço? se for vamos assumir que o
      ' maior e menor valor lido são o primeiro valor informado
      If i = 1 Then
        maior = valor
        menor = valor
      Else ' não é a primeira iteração
        ' vamos verificar se é maior que o valor atual da variável maior
        If valor > maior Then
          maior = valor
        End If
        ' vamos verificar se é menor que o valor atual da variável menor
        If valor < menor Then
          menor = valor
        End If
      End If
    Next

    ' vamos exibir o maior e o menor valor lido
    Console.WriteLine(vbCrLf & "O maior valor lido foi: " & maior)
    Console.WriteLine("O menor valor lido foi: " & menor)

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module



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