Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD e VBA
PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Você está aqui: Cards de Python
Card 1 de 2
A indentação é mesmo obrigatória em Python?

Sim, a linguagem Python exige o uso da indentação como forma de formar blocos de código.

O interpretador Python é informado que um grupo de instruções pertence a um bloco específico por meio da indentação. Em geral, programadores Python usam um ou dois caracteres de tabulação (tecla Tab) como forma de indentar seus blocos de código.

Em todas as linguagens de programação a indentação facilita a leitura e compreensão do código escrito, porém, em Python, ela é um requisito obrigatório.

Filtrar Cards
Use esta opção para filtrar os cards pelos tópicos que mais lhe interessam.
Termos:
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas usando Python - Python para Engenharia

Quantidade de visualizações: 6054 vezes
Nesta nossa série de Python para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil).

Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o Sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$).

Já o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos.

Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade).

Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas:



A fórmula para conversão de Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas é:

x = raio × coseno(__$\theta__$)
y = raio × seno(__$\theta__$)

E aqui está o código Python completo que recebe as coordenadas polares (r, __$\theta__$) e retorna as coordenadas cartesianas (x, y):

# importamos a biblioteca NumPy
import math as math
  
def main():
  # vamos ler o raio e o ângulo
  raio = float(input("Informe o raio: "))
  theta = float(input("Informe o theta: "))
  graus = input("Theta em graus (1) ou radianos (2): ")

  # o theta está em graus?
  if graus == "1":
    theta = theta * (math.pi / 180.0)      
  
  # fazemos a conversão para coordenadas cartesianas 
  x = raio * math.cos(theta)
  y = raio * math.sin(theta)

  # exibimos o resultado
  print('As Coordenadas Cartesianas são: (x = %0.2f, y = %0.2f)' %(x, y)) 

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o raio: 1
Informe o theta: 1.57
Theta em graus (1) ou radianos (2): 2
As Coordenadas Cartesianas são: (x = 0.00, y = 1.00)


VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cosseno de um ângulo em VB.NET usando a função Cos() da classe Math - Calculadora de cosseno em VB.NET

Quantidade de visualizações: 1524 vezes
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função Cos() da linguagem VB.NET. Esta função, que é um método da classe Math, recebe um valor numérico Double e retorna um valor Double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' vamos calcular o cosseno de três números
    Console.WriteLine("Cosseno de 0 = " & Math.Cos(0))
    Console.WriteLine("Cosseno de 1 = " & Math.Cos(1))
    Console.WriteLine("Cosseno de 2 = " & Math.Cos(2))

    Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

Cosseno de 0 = 1
Cosseno de 1 = 0,5403023058681397
Cosseno de 2 = -0,4161468365471424

Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo:




Node.js ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais

Saiba o que é o Node.js e como baixar, instalar e testar seu funcionamento no Windows

Quantidade de visualizações: 2190 vezes
O que é o Node.js

Então todos os seus amigos estão comentando sobre Node.js e você não tem a mínima idéia do que se trata? Neste pequeno tutorial falaremos um pouco sobre essa ferramenta, faremos o download do instalador no Windows 10 (deve funcionar em outras versões também) e no final testaremos a instalação para termos certeza de que já estaremos prontos para desenvolver algumas idéias.

O Node.js é uma plataforma server-side, ou seja, que executa do lado do servidor web e escrito a partir do Google Chrome's JavaScript Engine (V8 Engine), o motor de interpretação e/ou compilação de códigos JavaScript do navegador Google Chrome. Esta ferramenta foi desenvolvida por Ryan Dahl e desde então tem sido adotada em vários projetos web e sofre melhorias a cada versão.

O objetivo principal do Node.js é facilitar o desenvolvimento de aplicações web que sejam mais rápidas e de fácil escalabilidade. Este web server (sim, o Node.js é um servidor web tal como o Apache Web Server, Tomcat, etc) usa um modelo direcionado a eventos (event-driven) e sem bloqueio de I/O, o que o torno leve e muito eficiente, perfeito para aplicações de tempo real e acesso intensivo a dados e que possam ser executadas em ambientes distribuidos.

O Node.js é uma plataforma open source e cross-platform, ou seja, permite que nossos códigos rodem em diferentes sistemas operacionais com poucas ou nenhuma alteração. Além disso, aplicações Node.js são escritas em JavaScript e são executadas dentro do runtime do próprio Node.js. Para completar, esta ferramenta nos fornece uma extensa biblioteca de módulos JavaScript, o que simplifica ainda mais o desenvolvimento de aplicações web.

Baixando e instalando o Node.js

Para fazer o download do Node.js, direcione o seu navegador para a URL https://nodejs.org/en/download. Você encontrará os binários e instaladores para Windows, MacOS e Linux. Para este tutorial eu baixei o instalador para o Windows 64-bit Windows Installer (.msi), node-v12.16.3-x64.msi, com o tamanho de 18,8Mb.

Execute o instalador e siga o passo-a-passo da instalação. Um detalhe importante é informar, para a instalação, um diretório que não contenha espaços. Veja:



Depois de escolhido o local de instalação, continue e logo você verá a seguinte tela:



Aqui o instalador nos informa que alguns módulos rpm precisam ser compilados com C/C++ antes de serem instalados. Se você quiser instalar tais módulos, algumas ferramentas tais como Python e o Visual Studio Build Tools deverão ser baixadas. Mas se você não quiser, não precisa se preocupar com isso agora. Apenas clique o botão Next e finalize a instalação.

Testando a sua instalação do Node.js

Finalizada a instalação, chegou a hora de fazermos o teste. Abra um janela de comando (cmd) e digite:

node -v

Opcionalmente você pode digitar --version em vez de -v. O resultado será a versão do Node.js que você acaba de instalar.

Para concluir, vamos testar a interface de linha de comando do Node. Abra de novo a janela de terminal do Windows e digite apenas:

node

Agora você verá o sinal ">" aguardando os seus comandos. Digite algo como:

console.log('Que beleza. O Node.js está pronto!');

Pressione a tecla Enter e o Node.js exibirá o conteúdo digitado. Para sair do comando de linha do Node e voltar para o terminal do Windows, basta pressionar Ctrl+D.

Pronto! Agora você já pode ver nossas dicas de Node.js e dar continuidade aos seus estudos.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva uma classe Biblioteca que possui uma ArrayList de objetos da classe Livro. Forneça um menu para listar, cadastrar, pesquisar e excluir livros

Quantidade de visualizações: 718 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java contendo duas classes: Biblioteca e Livro. A classe Biblioteca deverá ter uma coleção de livros, ou seja, uma ArrayList de objetos da classe Livro. Além da coleção de livros a classe Biblioteca deverá conter um atributo nome, que será informado assim que a classe for instanciada.

A classe Livro, por sua vez, deverá possuir os atributos id, titulo, autor e paginas. O atributo id deverá ser auto-incremento, isto é, 1 para o primeiro livro cadastrado, 2 para o segundo, e assim por diante. Além disso, a exclusão de livros deverá ser feita de acordo com o seu id ou título.

Seu programa deverá exibir um menu de opções para as diversas operações da biblioteca. Uma boa opção em Java é usar a estrutura switch case para a criação do menu de opções. Atenção: todos os métodos de manipulação de livros deverão estar na classe Biblioteca, e não na classe principal do programa Java.

Para finalizar, tanto a classe Biblioteca quanto a classe Livro deverão apresentar boas práticas de programação orientada a objetos: nomenclatura correta de classes, atributos e métodos, encapsulamento de dados e construtores.

Sua saída deverá ser parecida com:

-------------------------------------------------
:: Biblioteca Programação e Artes ::
-------------------------------------------------
Bem-vindo(a) ao sistema. Escolha a opção desejada

1 - Novo Livro
2 - Listar Livros
3 - Pesquisar Livro
4 - Excluir Livro
5 - Sair

Sua opção: 1

Título: JAVA PARA INICIANTES
Autor: OSMAR J SILVA
Quant Páginas: 480

O livro foi cadastrado com sucesso
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

Código para a classe Livro, que deve estar no arquivo Livro.java:

package estudos;

// definição da classe Livro
public class Livro {
  private int id; // id do livro. Não pode repetir
  private String titulo;
  private String autor;
  private int paginas;
  
  // construtor vazio da classe Livro
  public Livro() {}
  
  // construtor cheio da classe Livro
  public Livro(int id, String titulo, String autor, int paginas) {
    this.id = id;
    this.titulo = titulo;
    this.autor = autor;
    this.paginas = paginas;
  }

  public int getId() {
    return id;
  }

  public void setId(int id) {
    this.id = id;
  }

  public String getTitulo() {
    return titulo;
  }

  public void setTitulo(String titulo) {
    this.titulo = titulo;
  }

  public String getAutor() {
    return autor;
  }

  public void setAutor(String autor) {
    this.autor = autor;
  }

  public int getPaginas() {
    return paginas;
  }

  public void setPaginas(int paginas) {
    this.paginas = paginas;
  }
}

Código para a classe Biblioteca, que deve estar no arquivo Biblioteca.java:

package estudos;

// imports necessários
import java.util.ArrayList;
import java.util.Scanner;

// definição da classe Biblioteca
public class Biblioteca {
  String nome;
  ArrayList<Livro> livros; // ArrayList para guardar os livros
  // variável do tipo int para gerar IDs auto-incremento para os livros
  int idUltimoLivroCadastrado = 0;
  
  // construtor da classe
  public Biblioteca(String nome) {
    this.nome = nome;
    this.livros = new ArrayList();
  }
  
  // exibe o menu de opções da biblioteca
  public void exibirMenu(){
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // variáveis temporárias
    Livro temp;
    String pesquisaLivro;
    
    // um laço infinito com as opções do menu
    while(true){
      System.out.println("\n-------------------------------------------------");
      System.out.println(":: " + this.nome + " ::");
      System.out.println("-------------------------------------------------");
      System.out.println("Bem-vindo(a) ao sistema. Escolha a opção desejada\n");
      System.out.println("1 - Novo Livro");
      System.out.println("2 - Listar Livros");
      System.out.println("3 - Pesquisar Livro");
      System.out.println("4 - Excluir Livro");
      System.out.println("5 - Sair");
      System.out.print("\nSua opção: ");
      // lê a opção do usuário
      int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
      // um menu switch para ler as opções do menu 
      switch(opcao){
        case 1: // vamos cadastrar um novo livro
          System.out.print("\nTítulo: ");
          String titulo = entrada.nextLine();
          System.out.print("Autor: ");
          String autor = entrada.nextLine();
          System.out.print("Quant Páginas: ");
          int quantPaginas = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
          
          // vamos gerar o id deste livro
          int id = ++this.idUltimoLivroCadastrado;
        
          // agora vamos criar um novo objeto da classe Livro
          Livro livro = new Livro(id, titulo, autor, quantPaginas);
          // e o adicionamos no ArrayList de livros
          livros.add(livro);
        
          // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso.
          System.out.println("\nO livro foi cadastrado com sucesso");
        
          break;
        
        case 2: // vamos listar os livros cadastrados
          if(livros.isEmpty()){
            System.out.println("\nNão há nenhum livro cadastrado.");  
          }
          else{
            for(int i = 0; i < livros.size(); i++){
              temp = livros.get(i); // obtém o livro da iteração atual
              System.out.println("\nId: " + temp.getId());
              System.out.println("Título: " + temp.getTitulo());
              System.out.println("Autor: " + temp.getAutor());
              System.out.println("Quant. Paginas: " + temp.getPaginas());
            }  
          }
          break;  
          
        case 3: // vamos pesquisar um livro
          System.out.print("\nInforme o id ou título do livro: ");
          pesquisaLivro = entrada.nextLine();
          // chamamos o método que pesquisa o livro
          temp = this.pesquisarLivro(pesquisaLivro);
          if(temp == null){ // livro não encontrado
            System.out.println("\nO livro náo foi encontrado.");  
          }
          else{
            // mostra o livro encontrado
            System.out.println("\nId: " + temp.getId());
            System.out.println("Título: " + temp.getTitulo());
            System.out.println("Autor: " + temp.getAutor());
            System.out.println("Quant. Paginas: " + temp.getPaginas());
          }
          
          break;
        
        case 4: // vamos excluir um livro
          System.out.print("\nInforme o id ou título do livro a ser excluído: ");
          pesquisaLivro = entrada.nextLine();
          // chamamos o método que pesquisa o livro
          temp = pesquisarLivro(pesquisaLivro);
          if(temp == null){ // livro não encontrado
            System.out.println("\nO livro não foi encontrado.");  
          }
          else{
            // vamos excluir este livro
            livros.remove(temp);
            System.out.println("\nLivro excluído com sucesso.");
          }
          
          break;  
          
        case 5: // sai da aplicação
          System.out.println("\nObrigado por usar a biblioteca\n");
          System.exit(0);
          
        default:
          System.out.println("\nOpção inválida\n");
          break;
      }
    }
  }
  
  // método que pesquisa um livro pelo id ou e retorna um objeto da classe Livro
  public Livro pesquisarLivro(String pesquisaLivro){
    Livro livro = null;
    
    // este livro existe?
    for(int i = 0; i < livros.size(); i++){
      // pesquisa pelo id
      if(Integer.toString(livros.get(i).getId()).equals(pesquisaLivro)){
        return livros.get(i);  
      }
      // pesquisar por título
      else if(livros.get(i).getTitulo().contains(pesquisaLivro)){
        return livros.get(i);  
      }
    }
    
    return livro;
  }
}

E aqui está o código para a classe principal Estudos, no arquivo Estudos.java:

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar um novo objeto da classe Biblioteca
    Biblioteca b = new Biblioteca("Biblioteca Programação e Artes");
    
    // mostra o menu da biblioteca
    b.exibirMenu();
  }
}



jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML

Como remover uma classe (ou classes) de um elemento HTML usando a função removeClass() do jQuery

Quantidade de visualizações: 1042 vezes
Muitas vezes precisamos remover uma ou mais classes de um elemento HTML. Para isso nós podemos usar o método removeClass() da biblioteca jQuery. Veja como isso pode ser feito no trecho de código abaixo:

<script type="text/javascript">
<!--
  function removerClass(){
    // remove a classe "destaque" do parágrafo
    // com o id "parag"
    $('#parag').removeClass("destaque");
  }
//-->
</script>

Se quisermos remover mais de uma classe ao mesmo tempo, basta separá-las por espaços no argumento para o método.

O retorno deste método é um objeto jQuery que pode ser usado para fins de encadeamento de chamadas de métodos.


Veja mais Dicas e truques de jQuery

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 62 usuários muito felizes estudando em nosso site.