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Lisp ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular raiz quadrada em Lisp usando a função sqrtQuantidade de visualizações: 1200 vezes |
A raiz quadrada de um algarismo é dada por um número positivo n, que ao ser elevado ao quadrado (multiplicado por ele mesmo), se iguala a x. Na área da matemática, a raiz quadrada auxilia na resolução de vários problemas, entre eles as equações de segundo grau e o Teorema de Pitágoras. Relembrando que a raiz quadrada é o inverso da potenciação com expoente dois, temos que: \[\sqrt{9} = 3\] então, pela potenciação: \[3^2 = 9\] Agora veremos como calcular a raiz quadrada usando a função sqrt da linguagem Common Lisp. Veja o código completo: ; Vamos definir as variáveis que vamos ; usar no programa (defvar numero) (defvar raiz) ; Este o programa principal (defun RaizQuadrada() ; Vamos ler o número (princ "Informe um número: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável numero (setq numero (read)) ; calcula a raiz quadrada do número informado (setq raiz (sqrt numero)) ; E mostramos o resultado (format t "A raiz quadrada de ~F é ~F" numero raiz) ) ; Auto-executa a função RaizQuadrada() (RaizQuadrada) Ao executar este código Common Lisp teremos o seguinte resultado: Informe um número: 9 A raiz quadrada é: 3 É importante observar que, se fornecermos um valor negativo para a função sqrt da Common List não teremos um erro, como em muitas outras linguagens de programação. Em vez disso, o valor retornado será em forma de um número complexo. Veja: Informe um número: -9 A raiz quadrada de -9.0 é #C(0.0 3.0) |
Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercício Resolvido de Dart - Escreva um programa Dart que usa o laço for para desenhar um padrão de diamante de estrelasQuantidade de visualizações: 1147 vezes |
Pergunta/Tarefa: Neste exercício para a prática da linguagem Dart você deverá usar o laço for para desenhar o famoso padrão de diamante de estrelas. Você pode também usar o laço while, se assim você o desejar. O programa deverá pedir que o usuário informe a quantidade de linhas que marcará a metade do diamante. Seu programa deve apresentar a seguinte saída: Informe a quantidade de linhas: 5 * *** ***** ******* ********* ******* ***** *** * Veja a resolução comentada deste exercício em Dart: // Vamos importar a biblioteca dart:io import "dart:io"; void main(){ // variáveis que vamos usar na resolução do problema int linhas, estrelas, espacos; // vamos pedir a quantidade de linhas stdout.write("Informe a quantidade de linhas: "); // vamos ler a entrada do usuário linhas = int.parse(stdin.readLineSync()); estrelas = 1; // começamos com uma estrela (no topo do diamante) // se linhas for igual a 5 nós começamos com 4 espaços espacos = linhas - 1; // repete duas vezes a quantidade de linhas informadas for(int i = 1; i < linhas * 2; i++){ // vamos imprimir os espaços for(int j = 1; j <= espacos; j++){ stdout.write(" "); } // agora vamos imprimir estrelas for(int j = 1; j < estrelas * 2; j++){ stdout.write("*"); } // passamos para a próxima linha stdout.write("\n"); if(i < linhas){ // é a parte superior do diamante espacos--; // diminui os espaços estrelas++; // e aumenta as estrelas } else{ // é a parte inferior do diamente espacos++; // aumenta os espaços estrelas--; // e diminui as estrelas } } } |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como adicionar itens ao final de um array em Ruby usando a função push()Quantidade de visualizações: 7801 vezes |
Em algumas situações nós precisamos adicionar novos elementos ao final de um array em Ruby. Para isso nós podemos usar a função push() do objeto Array. Veja como isso pode ser feito no código abaixo: # vamos criar um array de nomes nomes = [] # Lê entrada até que o valor -1 seja # fornecido loop do print "Digite um nome (-1 para sair): " nome = gets.chomp # vamos adicionar este nome no final do # array if nome != "-1" nomes.push(nome) # adiciona o nome ao array end # vamos sair do laço se o valor for "-1" if nome == "-1" break end end # Exibe todos os valores do array puts "\nOs nomes fornecidos foram:" nomes.each do | nome | puts nome end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Digite um nome (-1 para sair): MARCELO Digite um nome (-1 para sair): JOANA Digite um nome (-1 para sair): OSMAR Digite um nome (-1 para sair): JAQUELINE Digite um nome (-1 para sair): -1 Os nomes fornecidos foram: MARCELO JOANA OSMAR JAQUELINE |
Python ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como criar um diretório em Python usando a função mkdir() do módulo osQuantidade de visualizações: 3027 vezes |
Podemos usar a função mkdir() do módulo os da linguagem Python para criarmos diretórios. Em sua versão mais simples, este método pede somente o nome e caminho do diretório a ser criado. Se o caminho for omitido, o novo diretório será criado no diretório atual, ou seja, o diretório da aplicação Python. Veja um exemplo no qual criamos um diretório chamado "app" no diretório "C:\estudos_python": # importa o módulo os import os # método principal def main(): # nome do diretório diretorio = "C:\\estudos_python\\app" # vamos criar o diretório os.mkdir(diretorio) # mostramos o resultado print('O diretório foi criado com sucesso.') if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: c:\estudos_python>python estudos.py O diretório foi criado com sucesso. Note que um erro do tipo FileExistsError será exibido se o diretório já existir: Traceback (most recent call last): File "c:\estudos_python\estudos.py", line 16, in <module> main() File "c:\estudos_python\estudos.py", line 10, in main os.mkdir(diretorio) FileExistsError: [WinError 183] Não é possível criar um arquivo já existente: 'C:\\estudos_python\\app' Uma forma de evitar este erro é verificar se o diretório já existe ou usar uma construção try...except. Veja: # importa o módulo os import os # método principal def main(): # nome do diretório diretorio = "C:\\estudos_python\\app" try: # vamos criar o diretório os.mkdir(diretorio) # mostramos o resultado print('O diretório foi criado com sucesso.') except os.error as error_msg: print("Houve um erro: %s" % str(error_msg)) if __name__== "__main__": main() Execute o código novamente e veja como o tratamento de erro ficou mais elegante. |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TComboBox |
Como usar a propriedade Items da classe TComboBox do DelphiQuantidade de visualizações: 13089 vezes |
A propriedade Items da classe TComboBox representa um objeto da classe TStrings, a classe base para objetos que representam uma lista de strings. Isso quer dizer que podemos acessar a propriedade Items e usar todos os métodos e propriedades da classe TStrings, tais como Add(), Clear(), Delete(), Exchange(), etc. Veja, por exemplo, como usar o método Add() para adicionar um novo item no ComboBox: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos adicionar um novo item ao ComboBox comboBox1.Items.Add('Arquivo de Códigos'); end; É possível obter um referência à propriedade Items para manipular os itens do ComboBox indiretamente. Veja: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var lista: TStrings; begin // vamos obter a lista de itens do ComboBox lista := comboBox1.Items; // vamos adicionar um novo item à lista lista.Add('Arquivo de Códigos'); end; Esta técnica é útil quando queremos inserir itens em um TComboBox a partir de uma função ou procedure. Veja: // procedure personalizada para inserir itens em um TComboBox procedure inserirItensComboBox(lista: TStrings); begin lista.Add('Arquivo de Códigos'); lista.Add('Osmar J. Silva'); end; procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos chamar a procedure que adiciona os itens no ComboBox inserirItensComboBox(ComboBox1.Items); end; Para finalizar, veja como escrever uma função personalizada que constrói e retorna uma lista de strings. Note como usamos o objeto TStrings retornado para preencher o ComboBox: // função personalizada que constrói e retorna uma lista // de strings function obterLista: TStrings; var lista: TStringList; begin lista := TStringList.Create; lista.Add('Arquivo de Códigos'); lista.Add('Osmar J. Silva'); Result := lista; end; procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin // vamos obter a lista de strings ComboBox1.Items := obterLista; end; Observe que, embora o retorno seja TStrings, no corpo da função nós construímos um objeto da classe TStringList. Isso acontece porque TStrings é uma classe abstrata e, portanto, não podemos chamar seu construtor. Como TStringList herda de TStrings e é uma classe concreta, esta é a escolha mais óbvia. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi |
Veja mais Dicas e truques de Delphi |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
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