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Java ::: Coleções (Collections) ::: LinkedList |
Como usar a classe LinkedList do Java em suas aplicaçõesQuantidade de visualizações: 27320 vezes |
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A classe LinkedList é uma implementação da interface List. Esta classe implementa boa parte das operações de uma lista e permite a inserção de qualquer tipo de elemento (incluindo null). Veja sua posição na hierarquia de classes Java:
java.lang.Object
java.util.AbstractCollection<E>
java.util.AbstractList<E>
java.util.AbstractSequentialList<E>
java.util.LinkedList<E>
Esta classe implementa as seguintes interfaces: Serializable, Cloneable, Iterable<E>, Collection<E>, Deque<E>, List<E> e Queue<E>. O uso mais comum de uma lista ligada é quando precisamos adicionar e remover elementos no início ou final da lista, acessar os elementos no início ou final e percorrer a lista elemento por elemento. Não é raro ver programadores usando a classe LinkedList como uma pilha ou fila. O trecho de código abaixo mostra como criar uma LinkedList, adicionar elementos e percorrê-los usando um ListIterator:
import java.util.*;
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
// Cria uma LinkedList de String
LinkedList<String> lista = new LinkedList<String>();
// adiciona três elementos na lista
lista.add("Cuiabá");
lista.add("Goiânia");
lista.add("Belo Horizonte");
// obtém um ListIterator para percorrer toda a
// lista, começando no primeiro elemento
ListIterator<String> iterador = lista.listIterator(0);
while(iterador.hasNext()){
String cidade = iterador.next();
System.out.println(cidade);
}
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Cuiabá Goiânia Belo Horizonte |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como usar a propriedade Items da classe TListBox do DelphiQuantidade de visualizações: 11574 vezes |
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A propriedade Items da classe TListBox representa um objeto da classe TStrings, a classe base para objetos que representam uma lista de strings. Isso quer dizer que podemos acessar a propriedade Items e usar todos os métodos e propriedades da classe TStrings, tais como Add(), Clear(), Delete(), Exchange(), etc. Veja, por exemplo, como usar o método Add() para adicionar um novo item na ListBox:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
// vamos adicionar um novo item na ListBox
listBox1.Items.Add('Arquivo de Códigos');
end;
É possível obter um referência à propriedade Items para manipular os itens da ListBox indiretamente. Veja:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
lista: TStrings;
begin
// vamos obter a lista de itens da ListBox
lista := listBox1.Items;
// vamos adicionar um novo item à lista
lista.Add('Arquivo de Códigos');
end;
Esta técnica é útil quando queremos inserir itens em uma TListBox a partir de uma função ou procedure. Veja:
// procedure personalizada para inserir itens em uma TListBox
procedure inserirItensListBox(lista: TStrings);
begin
lista.Add('Arquivo de Códigos');
lista.Add('Osmar J. Silva');
end;
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
// vamos chamar a procedure que adiciona os itens na ListBox
inserirItensListBox(listBox1.Items);
end;
Para finalizar, veja como escrever uma função personalizada que constrói e retorna uma lista de strings. Note como usamos o objeto TStrings retornado para preencher a ListBox:
// função personalizada que constrói e retorna uma lista
// de strings
function obterLista: TStrings;
var
lista: TStringList;
begin
lista := TStringList.Create;
lista.Add('Arquivo de Códigos');
lista.Add('Osmar J. Silva');
Result := lista;
end;
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
// vamos obter a lista de strings
ListBox1.Items := obterLista;
end;
Observe que, embora o retorno seja TStrings, no corpo da função nós construímos um objeto da classe TStringList. Isso acontece porque TStrings é uma classe abstrata e, portanto, não podemos chamar seu construtor. Como TStringList herda de TStrings e é uma classe concreta, esta é a escolha mais óbvia. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico |
Exercício Resolvido de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg que leia um número inteiro e informe se ele é par ou ímparQuantidade de visualizações: 1267 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um algorítmo em VisuAlg que pede para o usuário informar um número inteiro. Depois da leitura do número digitado, informe se ele é par ou ímpar. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número: 14 O número é par Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:
Algoritmo "Um algorítmo para tstar se um número é par ou ímpar"
Var
// variáveis usadas na resolução do problema
numero: inteiro
Inicio
// vamos pedir para o usuário informar o número
escreva("Informe um número: ")
leia(numero)
// vamos testar se o número é par ou ímpar
se numero mod 2 = 0 entao
escreval("O número é par")
senao
escreval("O número é ímpar")
fimse
Fimalgoritmo
Na versão 3.0.7.0 do VisuAlg nós podemos usar "mod" ou "%" para representar o operador de módulo. Por favor, verifique qual o operador suportado pela sua versão. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de Java - Um laço for que solicita ao usuário 10 números inteiros e mostra o menor e o maior valor informadoQuantidade de visualizações: 1643 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console que usa o laço for para solicitar ao usuário que informe 10 números inteiros. Em seguida mostre o maior e o menor valor lido. Não é permitido usar matrizes: Dica: Use um objeto da classe Scanner para obter a entrada do usuário. Resposta/Solução: Como a solução deste exercício depende de valores informados pelo usuário, a classe Scanner deverá ser usada. Desta forma, você deverá importá-la, usando a linha: import java.util.Scanner;
public static void main(String[] args){
// para este exercício você deverá importar a classe
// Scanner. Ela está no pacote java.util.*;
// vamos construir um objeto da classe Scanner para ler a
// entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
int valor; // guarda o valor lido
int maior = 0, menor = 0; // variáveis que guardarão o maior e o menor valor lido
// vamos pedir ao usuário que informe 10 valores inteiros
for(int i = 0; i < 10; i++){
System.out.print("Informe o " + (i + 1) + "º valor: ");
valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// esta é a primeira iteração do laço? se for vamos assumir que o
// maior e menor valor lido são o primeiro valor informado
if(i == 0){
maior = valor;
menor = valor;
// poderia ser escrito assim:
//maior = menor = valor;
}
else{ // não é a primeira iteração
// vamos verificar se é maior que o valor atual da variável maior
if(valor > maior){
maior = valor;
}
// vamos verificar se é menor que o valor atual da variável menor
if(valor < menor){
menor = valor;
}
}
}
// vamos exibir o maior e o menor valor lido
System.out.println("\nO maior valor lido foi: " + maior);
System.out.println("O menor valor lido foi: " + menor);
}
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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como remover elementos repetidos de um array em Ruby usando as funções uniq e uniq!Quantidade de visualizações: 10593 vezes |
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Em algumas situações nós precisamos excluir os itens duplicados de um array em Ruby. Para isso nós podemos usar as funções uniq e uniq!. A função uniq remove os itens duplicados e retorna um novo array, enquanto uniq! opera no array original, ou seja, modificando seus valores. Veja o código Ruby completo para o exemplo: # Cria um array de inteiros com duplicações valores = [2, 3, 3, 5, 5, 6, 3] # Exibe os valores do array original puts "Os valores do array são:\n" valores.each do | valor | print valor.to_s + " " end # Obtém um novo array sem as duplicações valores2 = valores.uniq puts "\n\nO novo array sem repetições:\n" valores2.each do | valor | print valor.to_s + " " end # Remove as duplicações do array original valores.uniq! puts "\n\nO array original sem repetições:\n" valores.each do | valor | print valor.to_s + " " end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Os valores do array são: 2 3 3 5 5 6 3 O novo array sem repetições: 2 3 5 6 O array original sem repetições: 2 3 5 6 |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby |
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