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JavaScript ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
JavaScript para iniciantes - Como testar condições em JavaScript usando if e if..elseQuantidade de visualizações: 10538 vezes |
As estruturas if (se) e if..else (se..senão) da linguagem JavaScript são muito usadas quando queremos testar condições em nossos códigos e, dependendo do resultado do teste, efetuar desvios na execução das instruções. Veja a sintáxe do if:
if(condição){
// instrução ou conjunto de instruções
}
A condição é qualquer teste que resulte em um valor boolean (true ou false). Veja, por exemplo, como podemos verificar se um valor é maior que 10:
<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
var valor = 15;
// vamos testar se o valor é maior que 10
if(valor > 10){
document.write("O valor é maior que 10.");
}
</script>
</body>
</html>
Ao executarmos este código, o texto "O valor é maior que 10." será exibido na tela. Porém, também gostaríamos de exibir uma mensagem caso o valor não for maior que 10. Para isso podemos usar a cláusula else. Veja:
<script type="text/javascript">
var valor = 5;
// vamos testar se o valor é maior que 10
if(valor > 10){
document.write("O valor é maior que 10.");
}
else{
document.write("O valor NÃO é maior que 10.");
}
</script>
Ao executarmos o exemplo novamente, o texto "O valor NÃO é maior que 10." será exibido. Isso aconteceu porque, ao não satisfazer a condição do if, o fluxo de código caiu na cláusula else. Há algumas situações nas quais precisamos testar muitas condições ao mesmo tempo. Assim, além do if e else podemos empregar também a cláusula else if (senão se). Veja um exemplo no qual expandimos o exemplo anterior para testar se o valor é maior, menor ou igual a 10:
<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
var valor = 5;
// vamos testar se o valor é maior, menor ou igual a 10
if(valor > 10){
document.write("O valor é maior que 10.");
}
else if(valor < 10){
document.write("O valor é menor que 10.");
}
else{
document.write("O valor é igual a 10.");
}
</script>
</body>
</html>
Esta dica foi escrita e testada no Internet Explorer 8 e Firefox 3.6. |
Python ::: wxPython ::: Janelas, Diálogos, Formulários e Painéis do wxPython |
Python wxPython - Como criar janelas GUI em Python usando a classe wx.Frame do wxPythonQuantidade de visualizações: 12085 vezes |
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Em wxPython, um frame é o nome dado ao que o usuário do programa geralmente chama de "janela". Um frame é um contâiner que o usuário pode mover livremente na tela, e que geralmente inclui artifícios tais como uma barra de títulos, uma barra de menus, e sinalizadores de redimensionamento nas bordas e cantos. A classe wx.Frame é a classe pai de todos os frames em wxPython.Há também algumas subclasses especializadas de wx.Frame que podemos usar em nossos programas. Quando fazemos subclasse de wx.Frame, o método __init__() de nossa classe deverá chamar o construtor da classe pai wx.Frame.__init__(). A assinatura deste construtor é assim: wx.Frame(parent, id=-1, title="", pos=wx.DefaultPosition, size=wx.DefaultSize, style=wx.DEFAULT_FRAME_STYLE, name="frame") Veja a seguir alguns parâmetros importantes do construtor __init__() da classe wx.Frame:
Veja a seguir um modo muito comum de se chamar o construtor __init__() da classe wx.Frame:
import wx
class MinhaJanela(wx.Frame):
def __init__(self):
super().__init__(parent=None, title="Minha Janela",
size=(350, 250))
self.Show()
if __name__ == '__main__':
app = wx.App()
minhaJanela = MinhaJanela()
app.MainLoop()
Este código vai gerar a janela mostrada na figura abaixo: ![]() |
Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap |
Como retornar a quantidade de mapeamentos (chave-valor) em um HashMap do Java usando o método size()Quantidade de visualizações: 8145 vezes |
Em algumas situações precisamos saber a quantidade de mapeamentos (chave-valor) contidos em um HashMap. Para isso nós podemos usar o método size(). Veja o exemplo:
import java.util.*;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
// vamos criar uma instância de HashMap
HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<Integer, String>();
// vamos adicionar três chaves e seus valores
clientes.put(new Integer(1), "Osmar J. Silva");
clientes.put(new Integer(2), "Salvador Miranda de Andrade");
clientes.put(new Integer(3), "Marcos da Costa Santos");
// vamos obter a quantidade de mapeamentos neste HashMap
int quant = clientes.size();
// vamos exibir o resultado
System.out.println("Este HashMap contém " + quant +
" mapeamentos.");
System.exit(0);
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Este HashMap contém 3 mapeamentos. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de Java - Usando o laço do...while para pedir ao usuário para informar números inteiros e calcular a quantidade de números positivos, negativos, a soma e a médiaQuantidade de visualizações: 9915 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que usa o laço do...while para ler números inteiros até que o valor lido seja igual a 0. Em seguida mostre a quantidade de valores positivos e negativos, a soma dos valores e a média aritmética (sem incluir o valor 0 na contagem e no cálculo da média). A média deverá ser exibida como um valor de ponto flutuante. Sua saída deverá ser parecida com a mostrada abaixo: Informe um número inteiro (0 para sair): 5 Informe um número inteiro (0 para sair): -4 Informe um número inteiro (0 para sair): 3 Informe um número inteiro (0 para sair): 8 Informe um número inteiro (0 para sair): -2 Informe um número inteiro (0 para sair): 0 Quantidade de números positivos: 3 Quantidade de números negativos: 2 A soma dos números lidos é: 10 A média aritmética é: 2.0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:
package exercicios;
import java.util.Scanner;
public class Exercicios {
public static void main(String[] args) {
// vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// declaração das variáveis
int numero, quantLidos = 0, soma = 0;
int quantPositivos = 0, quantNegativos = 0;
// laço do...while que repetirá até que o usuário informe o valor 0
do {
// lê o primeiro ou próximo número
System.out.print("Informe um número inteiro (0 para sair): ");
numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
if(numero > 0){ // o número é positivo?
quantPositivos++;
}
else if(numero < 0){ // o número é negativo?
quantNegativos++;
}
// soma este número à soma já existente
soma += numero;
// aumenta a contagem dos números lidos
if(numero != 0){ // não incluir o 0 para sair do programa na contagem
quantLidos++;
}
}
while(numero != 0); // condição de parada do laço
if(quantLidos == 0){
System.out.println("Você não informou nenhum número.");
}
else{
System.out.println("Quantidade de números positivos: " + quantPositivos);
System.out.println("Quantidade de números negativos: " + quantNegativos);
System.out.println("A soma dos números lidos é: " + soma);
System.out.println("A média aritmética é: " + ((soma * 1.0) / quantLidos));
// note a multiplicação de soma por 1.0 para gerar um valor de ponto flutuante
// antes da divisão
}
}
}
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Java ::: Dicas & Truques ::: Threads |
Threads em Java - Como usar a interface Runnable da Java API em suas aplicaçõesQuantidade de visualizações: 18165 vezes |
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A interface pública Runnable deve ser implementada em nossas classes quando queremos que instâncias destas possam ser executadas por uma thread. Esta interface está no pacote java.lang e entre as classes que a implementam podemos citar AsyncBoxView.ChildState, FutureTask, RenderableImageProducer, Thread e TimerTask. Esta interface apresenta apenas um método, a saber: public void run(); Este interface foi idealizada para fornecer um protocolo comum para objetos que têm como objetivo executar determinadas porções de código enquanto ativos. Por exemplo, Runnable é implementada pela classe Thread. Estar ativa significa que uma thread foi iniciada e ainda não finalizou sua tarefa. Além disso, a interface Runnable fornece meios para que uma classe esteja ativa sem fazer sub-classe de Thread. Uma classe que implementa Runnable pode ser executada sem fazer sub-classe de Thread criando-se uma instância de Thread e fornecendo tal classe como alvo. Na maioria dos casos, a interface Runnable deve ser usada se estivermos planejando apenas sobrescrever o método run() e nenhum outro método da classe Thread. Isso é importante, uma vez que não devemos extender classes a menos que tenhamos a intenção de modificar ou extender o comportamento fundamental da classe. Veja uma aplicação na qual temos uma classe que implementa Runnable. Note como criamos instâncias de Thread e fornecemos nossa classe como alvo:
// criamos uma classe que servirá como thread
class MinhaThread implements Runnable{
private String nome;
public MinhaThread(String nome){
this.nome = nome;
}
public void run(){
for(int i = 1; i <= 20; i++){
System.out.println(nome + ": " + i);
}
}
}
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
// vamos criar duas threads
MinhaThread mt1 = new MinhaThread("Thread 1");
Thread t1 = new Thread(mt1);
t1.start();
MinhaThread mt2 = new MinhaThread("Thread 2");
Thread t2 = new Thread(mt2);
t2.start();
System.exit(0);
}
}
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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