Você está aqui: Cards de Python |
||
|
||
|
|
||
Java ::: Java para Engenharia ::: Unidades de Medida |
Como converter Metros Quadrados em Quilômetros Quadrados em Java - Java para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 484 vezes |
|
Em muitas situações nós temos uma medida de área em m2 e queremos transformá-la em km2, ou seja, converter Metros Quadrados para Quilômetros Quadrados. Para isso só precisamos dividir os metros quadrados por 1.000.000. Veja a fórmula: \[\text{Quilômetros Quadrados} = \frac{\text{Metros Quadrados}}{1.000.000} \] Agora veja o código Java que pede para o usuário informar a medida de área em metros quadrados e a converte para quilômetros quadrados. Note que mostrei como exibir o resultado em notação científica e sem notação científica:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos ler a medida em metros quadrados
System.out.print("Informe os metros quadrados: ");
double m_quadrados = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
// agora calculamos os quilometros quadrados
double km_quadrados = m_quadrados / 1000000.00;
// e mostramos o resultado
System.out.println("Você informou " + m_quadrados +
" metros quadrados.");
System.out.println("Isso equivale a " + km_quadrados +
" quilometros quadrados.");
System.out.printf("Sem notação científica: %f\n",
km_quadrados);
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe os metros quadrados: 80 Você informou 80.0 metros quadrados. Isso equivale a 8.0E-5 quilômetros quadrados. Sem notação científica: 0,000080 |
C# ::: Windows Forms ::: CheckBox |
Como detectar a mudança de estado da CheckBox do C# Windows Forms usando o evento CheckedChangedQuantidade de visualizações: 9994 vezes |
|
Em algumas situações gostaríamos de efetuar algumas tarefas quando uma CheckBox é marcada ou desmarcada. O melhor lugar para isso é no evento CheckedChanged da própria CheckBox. Este evento é disparado todas as vezes que a CheckBox é marcada ou desmarcada. Coloque uma CheckBox no formulário e dê duplo-clique no controle. Automaticamente o marcador do evento CheckedChanged será criado. Modifique-o para o código abaixo:
private void checkBox1_CheckedChanged(object sender, EventArgs e){
// vamos verificar se a CheckBox foi marcada ou desmarcada
if((sender as CheckBox).Checked)
MessageBox.Show("A CheckBox foi marcada");
else
MessageBox.Show("A CheckBox foi desmarcada");
}
Note que aqui eu usei o operador as para tratar o controle que gerou o evento (sender) como um objeto da classe CheckBox. |
Android Java ::: android.widget ::: Toast |
Como usar a classe Toast em suas aplicações AndroidQuantidade de visualizações: 10343 vezes |
|
Um objeto da classe pública Toast (do pacote android.widget) nos oferece uma forma de exibir uma pequena e rápida mensagem aos usuários de nossas aplicações Android. A mensagem exibida aparecerá como uma view flutuante sobre a tela atual da aplicação e não receberá foco. O objetivo é alertar o usuário sobre o sucesso ou fracasso de alguma atividade, aguardar alguns segundos e fazer a mensagem desaparecer. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do Android SDK: java.lang.Object android.widget.Toast Eis um exemplo de como usar um objeto desta classe para exibir uma breve mensagem quando o usuário clicar um botão na view:
package arquivo.estudos;
import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.widget.Button;
import android.widget.Toast;
public class EstudosActivity extends Activity
{
/** Called when the activity is first created. */
@Override
public void onCreate(Bundle savedInstanceState)
{
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.main);
Button button = (Button) findViewById(R.id.btn);
button.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){
public void onClick(View v) {
Toast.makeText(EstudosActivity.this,
"Bem-vindo à minha aplicação Android",
Toast.LENGTH_SHORT).show();
}
});
}
}
O botão usado neste exemplo foi criado em um layout XML com a seguinte declaração:
<Button
android:id="@+id/btn"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_width="wrap_content"
android:text="Clique" />
Veja que aqui nós usamos o método estático makeText() da classe Toast para exibir a mensagem ao usuário. A constante Toast.LENGTH_SHORT faz com que a mensagem seja exibida por um curto período de tempo. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java que pede ao usuário que informe seu nome e exiba uma mensagem de boas-vindasQuantidade de visualizações: 16042 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede ao usuário que informe seu nome e exiba uma mensagem de boas-vindas. Se o usuário informar "Osmar J. Silva" seu programa deverá exibir a mensagem: Seja bem-vindo(a), Osmar J. Silva Faça duas versões do exercício. Na primeira você deverá usar a classe Scanner para efetuar a leitura e System.out.println() para exibir a saída. Na segunda versão você deverá usar os métodos showInputDialog() e showMessageDialog() da classe JOptionPane (presente no pacote javax.swing). Resposta/Solução: Vamos primeiro à resolução do exercício usando a classe Scanner para efetuar a leitura e System.out.println() para exibir a saída:
public static void main(String[] args){
// não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner
// import java.util.Scanner;
// vamos criar um objeto da classe Scanner
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos solicitar ao usuário que informe seu nome
System.out.print("Informe seu nome: ");
// vamos ler o nome informado
String nome = entrada.nextLine();
// agora vamos exibir a mensagem de boas-vindas
System.out.println("Seja bem-vinda(a), " + nome);
}
Agora veja a resolução usando os métodos showInputDialog() e showMessageDialog() da classe JOptionPane:
public static void main(String[] args){
// não se esqueça de adicionar um import para a classe JOptionPane
// import javax.swing.JOptionPane;
// vamos solicitar ao usuário que informe seu nome
String nome = JOptionPane.showInputDialog(null, "Informe seu nome");
// agora vamos exibir a mensagem de boas-vindas
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Seja bem-vinda(a), " + nome);
}
|
R ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
R para Matemática e Estatística - Como calcular desvio padrão usando a função sd() da linguagem RQuantidade de visualizações: 2415 vezes |
|
Em Matemática e Estatística, o Desvio Padrão (em inglês: Standard Deviation) é uma medida de dispersão, ou seja, é uma medida que indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quando o desvio padrão é baixo, isso quer dizer que os dados do conjunto estão mais próximos da média. Como calcular o desvio padrão de um conjunto de dados? Vamos começar analisando a fórmula mais difundida na matemática e na estatística: \[\sigma = \sqrt{ \frac{\sum_{i=1}^N (x_i -\mu)^2}{N}}\] Onde: a) __$\sigma__$ é o desvio; b) __$x_i__$ é um valor qualquer no conjunto de dados na posição i; c) __$\mu__$ é a média aritmética dos valores do conjunto de dados; d) N é a quantidade de valores no conjunto. O somatório dentro da raiz quadrada nos diz que devemos somar todos os elementos do conjunto, desde a posição 1 até a posição n, subtrair cada valor pela média do conjunto e elevar ao quadrado. Obtida a soma, nós a dividimos pelo tamanho do conjunto. Porém, se usarmos a linguagem R, todos estes cálculos se tornam desnecessários, pois temos a função sd(), que recebe uma lista de valores numéricos e retorna o desvio padrão correspondente. Veja:
> valores <- c(10, 30, 90, 30) [ENTER]
> desvio_padrao <- sd(valores) [ENTER]
> paste("O desvio padrão é:", desvio_padrao) [ENTER]
[1] "O desvio padrão é: 34.6410161513775"
>
Ao executar estes comandos R nós teremos o seguinte resultado: O desvio padrão é: 34.6410161513775 Note que a função sd() da linguagem R retorna o Desvio Padrão Populacional, e não o Desvio Padrão Amostral. |
Veja mais Dicas e truques de R |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |





