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Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como usar o método createTempFile() da classe File da linguagem Java para criar um arquivo temporário, escrever nele e excluí-lo ao fechar o programa - RevisadoQuantidade de visualizações: 1 vezes |
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Nesta dica mostrarei como é possível usar o método createTempFile() da classe File, do pacote java.io, para criar um arquivo temporário em Java. No exemplo vamos criar o arquivo, vamos escrever nele e depois excluí-lo ao fecharmos o programa. Veja o código completo:
package arquivodecodigos;
import java.io.*;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
// local de criação do arquivo
String local = "C:\\estudos_java";
// vamos tentar criar o arquivo então
try{
File arquivo = File.createTempFile("teste", ".txt", new File(local));
// vamos excluir o arquivo ao fechar a aplicação
arquivo.deleteOnExit();
// escreve no arquivo temporário
BufferedWriter out = new BufferedWriter(new FileWriter(arquivo));
out.write("Arquivo de Códigos");
out.close();
// trecho de código para fazer com o programa espere
// uma tecla antes de fechar
// Este procedimento é para que vc veja que o arquivo
// temporario realmente foi criado no diretório indicado
InputStreamReader ent = new InputStreamReader(System.in);
BufferedReader cons = new BufferedReader(ent);
System.out.println("Verifique se o arquivo foi criado com sucesso.");
System.out.print("Digite alguma coisa e pressione Enter para sair: ");
String tecla = cons.readLine();
}
catch(IOException e){
System.out.println("Houve um erro: " + e.getMessage());
}
}
}
Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Verifique se o arquivo foi criado com sucesso. Digite alguma coisa e pressione Enter para sair: b Antes de digitar alguma coisa e pressionar Enter, olhe no diretório "C:\\estudos_java" (o seu vai ser diferente, é claro) e você verá um arquivo com um nome parecido com: teste2606085315507863387.txt Quando você pressionar Enter, o programa terminará e o arquivo será excluído automaticamente. Esta dica foi revisada e testada no Java 8. |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Como criar módulos de código reutilizável em PythonQuantidade de visualizações: 8878 vezes |
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Uma das características da boa programação é reutilizar ao máximo códigos bem testados e independentes. A criação de módulos de funções e definições de classes em Python pode ser feita de forma bem simples. 1) Comece criando um arquivo chamado funcoes.py com o seguinte conteúdo: """ Sou um módulo Python. A única funcionalidade que ofereço é uma função que soma dois números """ def somar(num1, num2): return (num1 + num2) 2) Salve este arquivo no diretório atual de sua aplicação e vamos importá-lo. Para isso escreva um novo programa. Uma sugestão é:
"""
Sou o programa principal e vou importar
o módulo que contém a função somar
"""
import funcoes
def main():
print(funcoes.somar(3, 5))
if __name__== "__main__":
main()
3) Execute o programa e veja o resultado. Para que este programa funcione corretamente, é preciso que o módulo a ser importado esteja no diretório atual ou em qualquer um dos diretórios pesquisados pelo interpretador Python, geralmente representados pelo variável de ambiente PYTHONPATH. Porém, há situações que queremos agrupar nossos módulos em um diretório dentro do diretório principal da aplicação. O exemplo abaixo mostra como importar um módulo localizado no diretório "lib" da aplicação atual: """ Sou o programa principal e vou importar o módulo que contém a função somar() """ # importa o módulo sys import sys # acrescenta o diretório lib na variável # de ambiente PYTHONPATH sys.path.append(sys.path[0] + '\\lib') # pode importar funcoes no diretório lib import funcoes # pode chamar o método somar agora def main(): print(funcoes.somar(3, 5)) if __name__== "__main__": main() |
Delphi ::: Win32 API (Windows API) ::: Formulários e Janelas |
Como usar a função GetWindow() da API do Windows para pesquisar e retornar um handle para uma janela baseado em seu título completo ou parcial usando DelphiQuantidade de visualizações: 15300 vezes |
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Em algumas situações nós precisamos pesquisar e retornar um handle para uma janela baseado em seu título completo ou parcial, ou seja, gostaríamos de encontrar uma janela que contenha a palavra "sexo". Isso pode ser feito com o auxílio da função GetWindow() da API do Windows. Veja:
// função personalizada que permite encontrar uma janela
// baseado em seu título
function FindWindowByTitle(WindowTitle: string): Hwnd;
var
NextHandle: Hwnd;
NextTitle: array[0..255] of char;
begin
// vamos obter a primeira janela
NextHandle := GetWindow(Application.Handle, GW_HWNDFIRST);
while NextHandle > 0 do
begin
// vamos obter o título da janela
GetWindowText(NextHandle, NextTitle, 256);
// a janela contém o título que procuramos?
if Pos(Uppercase(WindowTitle), UpperCase(String(NextTitle))) <> 0 then
begin
Result := NextHandle;
Exit;
end
else
// vamos tentar a próxima janela
NextHandle := GetWindow(NextHandle, GW_HWNDNEXT);
end;
// não encontramos nada? vamos retornar um handle nulo
Result := 0;
end;
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
handle: hwnd;
begin
// vamos localizar e fechar a Calculadora do Windows
// ou qualquer janela que contenha o texto "Calculadora"
handle := FindWindowByTitle('Calculadora');
if handle <> 0 then // encontramos a janela? vamos fechá-la
SendMessage(handle, WM_SYSCOMMAND, SC_CLOSE, 0)
else
ShowMessage('A janela pesquisada não foi encontrada');
end;
Neste exemplo nós pesquisamos uma janela que contenha a palavra "Calculadora" em seu título. Se encontrada, nós a fechamos com o auxílio da função SendMessage() e a mensagem WM_SYSCOMMAND com o valor SC_CLOSE para o parâmetro wParam. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercício Resolvido de Java - Um método recursivo que calcula o número de Fibonacci para um dado índiceQuantidade de visualizações: 7256 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Observe a série de números Fibonacci abaixo: Série: 0 1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89 Índice: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Este algorítmos consiste em, dado um determinado índice, retornar o número de Fibonacci correspondente. Recursivamente, o cálculo pode ser feito da seguinte forma: fib(0) = 0; fib(1) = 1; fib(indice) = fib(indice - 2) + fib(indice - 1); sendo o indice >= 2 Os casos nos quais os índices são 0 ou 1 são os casos bases (aqueles que indicam que a recursividade deve parar). Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:
public static int fibonacci(int indice){
// sua implementação aqui
}
Informe o índice: 6 O número de Fibonacci no índice informado é: 8 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// cria um novo objeto da classe Scanner
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos solicitar o índice do número de Fibonacci
System.out.print("Informe o índice: ");
// lê o índice
int indice = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// calcula o número de Fibonacci no índice informado
System.out.print("O número de Fibonacci no índice informado é: " +
fibonacci(indice));
System.out.println("\n");
}
// método recursivo que o número de Fibonacci em um determinado índice
public static int fibonacci(int indice){
if(indice == 0){ // caso base; interrompe a recursividade
return 0;
}
else if(indice == 1){ // caso base; interrompe a recursividade
return 1;
}
else{ // efetua uma nova chamada recursiva
return fibonacci(indice - 1) + fibonacci(indice - 2);
}
}
}
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Android Java ::: android.widget ::: Toast |
Como usar a classe Toast em suas aplicações AndroidQuantidade de visualizações: 10354 vezes |
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Um objeto da classe pública Toast (do pacote android.widget) nos oferece uma forma de exibir uma pequena e rápida mensagem aos usuários de nossas aplicações Android. A mensagem exibida aparecerá como uma view flutuante sobre a tela atual da aplicação e não receberá foco. O objetivo é alertar o usuário sobre o sucesso ou fracasso de alguma atividade, aguardar alguns segundos e fazer a mensagem desaparecer. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do Android SDK: java.lang.Object android.widget.Toast Eis um exemplo de como usar um objeto desta classe para exibir uma breve mensagem quando o usuário clicar um botão na view:
package arquivo.estudos;
import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.widget.Button;
import android.widget.Toast;
public class EstudosActivity extends Activity
{
/** Called when the activity is first created. */
@Override
public void onCreate(Bundle savedInstanceState)
{
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.main);
Button button = (Button) findViewById(R.id.btn);
button.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){
public void onClick(View v) {
Toast.makeText(EstudosActivity.this,
"Bem-vindo à minha aplicação Android",
Toast.LENGTH_SHORT).show();
}
});
}
}
O botão usado neste exemplo foi criado em um layout XML com a seguinte declaração:
<Button
android:id="@+id/btn"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_width="wrap_content"
android:text="Clique" />
Veja que aqui nós usamos o método estático makeText() da classe Toast para exibir a mensagem ao usuário. A constante Toast.LENGTH_SHORT faz com que a mensagem seja exibida por um curto período de tempo. |
Veja mais Dicas e truques de Android Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
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