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O que é Empuxo na Hidrostática?

Empuxo é a força exercida pelos fluidos em corpos submersos, total ou parcialmente. Também conhecido como teorema de Arquimedes.

A pressão do fluido sobre o corpo produz uma força resultante com a direção do peso, mas com o sentido contrário, de baixo para cima.

Qual é a fórmula do Empuxo?

A fórmula do empuxo na Hidrostática pode ser definida como:

\[E = d_f \cdot V_f \cdot g \]

Onde:

E é o módulo do empuxo, medido em Newtons (N);

df é a densidade do fluido, medida em kg/m3;

Vf é o volume do fluido deslocado, medido em m3;

g é a aceleração da gravidade, medida em m/s2.

A intensidade do empuxo é igual a do peso do volume de fluido deslocado, e age no centro de gravidade desse volume.

O empuxo é o produto entre três valores: densidade do fluido, volume de fluido deslocado e aceleração da gravidade.

A densidade é uma característica própria do fluido. Existem tabelas que oferecem valores de densidade para vários fluidos.

Para água a 4°C, a densidade é 1 g/cm3 ou 1.000 kg/m3.
Para o ar, a 20°C e pressão de 1 atmosfera, a densidade é de 0,0012 g/cm3 ou 1,2 kg/m3.

O volume de fluido deslocado depende da geometria do corpo, e se ele está total ou parcialmente submerso. Quanto maior o volume do corpo, mais líquido ele descola, logo, maior será o empuxo.

A aceleração da gravidade é de, aproximadamente, 9,81 m/s2.

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VBA ::: Dicas & Truques ::: Laços de Repetição

Como usar o laço de repetição For Next em nossas aplicações VBA

Quantidade de visualizações: 559 vezes
O laço For da linguagem VBA é uma estrutura de controle de repetição que nos permite, de forma eficiente, repetir uma instrução ou grupo de instruções um determinado número de vezes.

Veja, por exemplo, como escrever um laço For Next que mostra os números de 0 até 10:

Sub ExemploLacoFor()
  ' exemplo de laço For Next que conta de 0 até 10
  For i = 0 To 10
    MsgBox "O valor de i é: " & i
  Next
End Sub

Ao executar este código VBA nós teremos o seguinte resultado:

O valor de i é: 0
O valor de i é: 1
O valor de i é: 2
O valor de i é: 3
O valor de i é: 4
O valor de i é: 5
O valor de i é: 6
O valor de i é: 7
O valor de i é: 8
O valor de i é: 9
O valor de i é: 10

É possível usar a palavra-chave Step para definirmos o incremento da variável de controle do laço. Veja:

Sub ExemploLacoFor()
  ' exemplo de laço For Next que mostra os números
  ' pares de 0 até 10
  For i = 0 To 10 Step 2
    MsgBox "O valor de i é: " & i
  Next
End Sub

Ao executarmos o código novamente, o resultado será:

O valor de i é: 0
O valor de i é: 2
O valor de i é: 4
O valor de i é: 6
O valor de i é: 8
O valor de i é: 10

Finalmente, se quisermos um laço For Next que conta de trás para a frente, ou seja, diminui a variável de controle, basta fornecermos um valor negativo para a palavra-chave Step. Veja:

Sub ExemploLacoFor()
  ' exemplo de laço For Next que mostra os números
  ' pares de 10 até 0
  For i = 10 To 0 Step -2
    MsgBox "O valor de i é: " & i
  Next
End Sub



Django ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais

Como criar um novo projeto Django usando o comando django-admin startproject

Quantidade de visualizações: 797 vezes
Quando estamos desenvolvendo aplicações web usando o framework Django do Python, é comum encontrarmos os termos projetos e aplicações. Um projeto é uma instalação do Django com algumas configurações específicas, enquanto uma aplicação (ou app) é um conjunto de models, views, templates e URLs.

Nesta dica mostrarei como criar um novo projeto Django. Para isso usaremos o comando django-admin startproject. Assim, crie um diretório para o seu projeto, entre nela via janela de terminal e dispare o seguinte comando:

c:\>cd c:\estudos_python
c:\estudos_python>django-admin startproject estudos

Note que criei um projeto chamado "estudos" dentro do diretório "c:\estudos_python". Veja agora os arquivos que a ferramenta django-admin criou para nós:

estudos/
  manage.py
  estudos/
    __init__.py
    asgi.py
    wsgi.py
    settings.py
    urls.py


O arquivo manage.py é um utilitário de linha comando que usamos para interagir com o nosso projeto. Este arquivo, que serve como um wrapper para a ferramenta django-admin.py, não precisa ser editado.

O arquivo __init__.py, já dentro do diretório do projeto, é um arquivo vazia que informa ao Python para tratar o diretório "estudos" como um módulo Python.

O arquivo settings.py serve para definirmos ajustes e configurações para o nosso projeto. Ele contém as configurações iniciais, tais como LANGUAGE_CODE, DATABASES, TEMPLATES, ALLOWED_HOSTS, DEBUG, etc.

O arquivo urls.py é o local qual ficamos os padrões de URL. Cada URL deste arquivo é mapeada para uma view (página de apresentação).

O arquivo wsgi.py contém as configurações para rodarmos o nosso projeto como uma aplicação Web
Server Gateway Interface (WSGI).

Para finalizar, o arquivo asgi.py contém as configurações para rodarmos o nosso projeto como ASGI. Este é um padrão recente para servidores web e aplicações assíncronas.

Agora que o projeto já foi criado, para rodar ele no navegador, basta entrar no diretório principal e disparar o comando abaixo:

c:\estudos_python>cd estudos
c:\estudos_python\estudos>python manage.py runserver

Se tudo correr bem, abra seu navegador na URL http://127.0.0.1:8000 e você verá seu projeto Django em execução. Em mais dicas do site você verá como criar aplicações Django dentro do seu projeto.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como excluir um diretório usando a função rmdir() do PHP

Quantidade de visualizações: 16279 vezes
Diretórios podem ser excluídos usando-se a função rmdir(). Esta função recebe o nome do diretório a ser excluído e retorna um valor boolean informando o sucesso ou não da operação. Veja que só é possível excluir um diretório se este estiver vazio e se você tiver as permissões necessárias para tal tarefa.

Veja um trecho de código no qual excluimos um diretório no diretório public_html:

<?php
  // exclui o diretório "imagens"
  $diretorio = "/site/public_html/imagens";
  
  if(rmdir($diretorio)){
    echo "Diretório excluído com sucesso.";
  }
  else{
    echo "Não foi possível excluir o diretório.";
  }
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Diretório excluído com sucesso.

Seja cuidadoso. Se você não tiver as permissões adequadas para excluir um diretório, a seguinte mensagem de erro será exibida:

Warning: rmdir(/home/public_html/imagens) 
[function.rmdir]: Permission denied in 
/home/public_html/testes.php on line 6
Não foi possível excluir o diretório.



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Como verificar quantas vezes um valor é encontrado em um vetor - Como usar vetores e matrizes em Java

Quantidade de visualizações: 16327 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros. Em seguida peça para que o usuário informe um valor a ser pesquisado. Faça uma varredura no vetor e informe quantas vezes o valor pesquisado é encontrado:

// declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros
int valores[] = {4, 21, 9, 8, 12, 21, 4, 4, 1, 10};
Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor: 4
O valor foi encontrado: 3 vezes

Informe um valor: 8
O valor foi encontrado: 1 vezes

Informe um valor: 3
O valor foi encontrado: 0 vezes
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{ 
  public static void main(String[] args){
    // declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros
    int valores[] = {4, 21, 9, 8, 12, 21, 4, 4, 1, 10};

    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler um valor inteiro
    System.out.print("Informe um valor: ");
    int pesquisa = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
        
    // vamos verificar quantas vezes o valor informado está
    // contido no vetor
    int repeticoes = 0;
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      if(valores[i] == pesquisa){
        repeticoes++; // encontrou? vamos contar esta ocorrência
      }
    }
        
    // vamos mostrar o resultado
    System.out.println("O valor foi encontrado: " +
      repeticoes + " vezes"); 
  }
}



Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics

Como desenhar texto na superfície de uma JLabel do Java Swing usando o método drawString() da classe Graphics

Quantidade de visualizações: 12034 vezes
A classe Graphics possui um método chamado drawString() que é usado para desenhar uma string na superfície de um componente. Veja a assinatura deste método:

public abstract void drawString(String str,
  int x,int y)


Como podemos ver, só precisamos fornecer a string a ser desenhada, a coordenada x e a coordenada y. Estas coordenadas são obtidas a partir do canto superior esquerdo do componente no qual desenharemos.

O trecho de código abaixo mostra como desenhar a string "Arquivo de Códigos" em um JLabel:

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  JLabel label;  

  public Estudos() {
    super("Desenhando em um JLabel");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());

    // Cria um JLabel
    label = new JLabel();
    c.add(label, BorderLayout.CENTER);

    // Cria um botão
    JButton btn = new 
      JButton("Desenhar uma string");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          
          // Desenha uma string no JLabel
          Graphics graphics = label.getGraphics();
          graphics.drawString("Arquivo de Códigos", 
            20, 50);     

        }
      }
    );
    
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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