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C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover espaços em excesso de uma string C# usando expressões regularesQuantidade de visualizações: 14907 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos usar expressões regulares em C# para remover os espaços em excesso de uma frase ou texto. Esta técnica é bem útil quando estamos trabalhando com dados informados pelos usuários de nossas aplicações. Temos sempre que verificar, não somente o excesso de espaços no meio do texto, quanto espaços no início e no fim das strings informadas. Veja o código completo para o exemplo:
using System;
using System.Text.RegularExpressions;
namespace Estudos {
class Program {
static void Main(string[] args) {
// vamos construir o Regex com o padrão que queremos
Regex regex = new Regex("\\s +", RegexOptions.IgnoreCase |
RegexOptions.Compiled);
// frase com espaços
string frase = " Gosto muito de C# ";
// frase sem espaços
string resultado = (regex.Replace(frase, " ")).Trim();
// mostramos o resultado
Console.WriteLine("Frase com espaços em excesso: {0}", frase);
Console.WriteLine("Espaços em excesso removidos: {0}", resultado);
Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
}
}
Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:
Frase com espaços em excesso:
Gosto muito de C#
Espaços em excesso removidos:
Gosto muito de C#
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AutoLISP ::: Dicas & Truques ::: Linha, Linhas, Comando LINE |
Como desenhar uma linha no AutoCAD usando AutoLISP - Dois pontos geométricos e o comando LINEQuantidade de visualizações: 702 vezes |
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Nesta dica mostrarei como desenhar linhas no AutoCAD usando AutoLISP e o comando LINE. Para isso nós vamos definir dois pontos geométricos p e q. Para deixar o código simples eu defini os pontos (coordenadas x, y, z) usando listas. Posteriormente você poderá pedir para o usuário clicar na área de desenho (GA) e obter as coordenadas usando a função getpoint() da AutoLISP. Veja o código AutoLISP completo para o exemplo: ; Este programa é usado para desenhar uma ; linha a partir de dois pontos definidos no ; código. Opcionalmente você poderá pedir ; para o usuário informar as coordenadas dos ; dois pontos usando a função getpoint() (defun desenhar-linha() ; vamos definir as coordenadas do ; primeiro ponto (setq p (list 300 250 0)) ; vamos definir as coordenadas do ; segundo ponto (setq q (list 1900 650 0)) ; Agora chamamos o comando LINE passando os ; dois pontos geométricos (command "LINE" p q "") ) Dica: Para carregar seu código AutoLISP no AutoCAD, digite (LOAD "C:\\codigos_autolisp\\desenho.lsp"), com duas barras invertidas na separação dos diretórios e nome do arquivo, na janela de comandos e depois chame a função desejada digitando (DESENHAR-LINHA), por exemplo. Opcionalmente você pode ir até o menu Manage e escolher a opção Load Application. Em seguida selecione o arquivo desejado e clique o botão Load. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como adicionar um ou mais elementos ao início de um vetor JavaScript usando o método unshift() do objeto Array - [Revisado]Quantidade de visualizações: 7329 vezes |
O método unshift(), presente no JavaScript desde sua versão 1.2, é usado quando queremos adicionar um ou mais elementos no início de um vetor (array). Veja:
<script type="text/javascript">
var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>");
valores.unshift(6);
document.write("Novos valores no vetor: " + valores);
</script>
Aqui nós adicionamos o valor 6 no início do vetor. Veja agora como adicionar três valores no início do vetor:
<script type="text/javascript">
var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
window.alert("Valores no vetor: " + valores);
valores.unshift(6, 7, 8);
window.alert("Novos valores no vetor: " + valores);
</script>
É importante observar que a função unshift() modifica o vetor original, e seu retorno é a nova quantidade de elementos no vetor. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar o modificador abstract em suas classes e métodos Java - Programação Orientada a Objetos em Java - Java POOQuantidade de visualizações: 18492 vezes |
O modificador abstract pode ser aplicado a classes e métodos. Seu uso com variáveis pode causar o erro abaixo:
abstract String nome;
Estudos.java:2: modifier abstract not
allowed here
abstract String nome;
^
1 error
Classes abstratas não podem ser instanciadas, ou seja, não podemos chamar seu construtor. Veja um exemplo:
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
Cliente cliente = new Cliente();
System.exit(0);
}
}
abstract class Cliente{
public Cliente(){
}
}
Ao tentarmos compilar esta classe teremos o seguinte erro:
Estudos.java:3: Cliente is abstract; cannot be
instantiated
Cliente cliente = new Cliente();
^
1 error
A função principal de classes abstratas é forçar a implementação para as sub-classes. Desta forma, seus métodos são declarados com o modificador abstract e sem corpo. Veja:
abstract class Cliente{
abstract void obterNome();
}
Sempre que suas classes contiverem um ou mais métodos abstratos, você deverá declará-la abstrata. Não seguir esta regra provocará o seguinte erro:
class Cliente{
abstract void obterNome();
}
Estudos.java:9: Cliente is not abstract and does
not override abstract method obterNome() in Cliente
class Cliente{
^
1 error
As situações que fazem com que uma classe deva ser declarada abstract são:
Para finalizar, abstract é o oposto de final. Uma classe final não pode ter sub-classes. Uma classe abstract precisa ter sub-classes. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercício Resolvido de Python - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em PythonQuantidade de visualizações: 1694 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 16 O número informado foi: 16 O antecessor é 15 O sucessor é: 17 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:
# função principal do programa
def main():
# vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
numero = int(input("Informe um número inteiro: "))
# vamos calcular o sucessor do número informado
sucessor = numero + 1
# vamos calcular o antecessor do número informado
antecessor = numero - 1
# e agora mostramos os resultados
print("O número informado foi: {0}".format(numero))
print("O antecessor é {0}".format(antecessor))
print("O sucessor é: {0}".format(sucessor))
if __name__== "__main__":
main()
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Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
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Ruby - Exercício Resolvido de Ruby - Como percorrer os elementos de um array em Ruby usando a função each |
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1º lugar: Java |





