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Card 1 de 7
O que é Empuxo na Hidrostática?

Empuxo é a força exercida pelos fluidos em corpos submersos, total ou parcialmente. Também conhecido como teorema de Arquimedes.

A pressão do fluido sobre o corpo produz uma força resultante com a direção do peso, mas com o sentido contrário, de baixo para cima.

Qual é a fórmula do Empuxo?

A fórmula do empuxo na Hidrostática pode ser definida como:

\[E = d_f \cdot V_f \cdot g \]

Onde:

E é o módulo do empuxo, medido em Newtons (N);

df é a densidade do fluido, medida em kg/m3;

Vf é o volume do fluido deslocado, medido em m3;

g é a aceleração da gravidade, medida em m/s2.

A intensidade do empuxo é igual a do peso do volume de fluido deslocado, e age no centro de gravidade desse volume.

O empuxo é o produto entre três valores: densidade do fluido, volume de fluido deslocado e aceleração da gravidade.

A densidade é uma característica própria do fluido. Existem tabelas que oferecem valores de densidade para vários fluidos.

Para água a 4°C, a densidade é 1 g/cm3 ou 1.000 kg/m3.
Para o ar, a 20°C e pressão de 1 atmosfera, a densidade é de 0,0012 g/cm3 ou 1,2 kg/m3.

O volume de fluido deslocado depende da geometria do corpo, e se ele está total ou parcialmente submerso. Quanto maior o volume do corpo, mais líquido ele descola, logo, maior será o empuxo.

A aceleração da gravidade é de, aproximadamente, 9,81 m/s2.

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Python ::: Dicas & Truques ::: Aplicativos e Outros

Como calcular a distância entre dois pontos na terra em Python

Quantidade de visualizações: 1541 vezes
Nesta dica mostrarei como calcular a distância em quilômetros entre dois pontos na terra dadas suas latitudes e longitudes. Neste exemplo eu coloquei o valor de 6378.137 para o raio da terra, mas você pode definir para o valor que achar mais adequado.

O cálculo usado neste código se baseia na Fórmula de Haversine, que determina a distância do grande círculo entre dois pontos em uma esfera, dadas suas longitudes e latitudes.

Veja o código Python completo:

# vamos importar o módulo Math
import math

# função que recebe dois pontos na terra e retorna a distância
# entre eles em quilômetros
def calcularDistancia(lat1, lat2, lon1, lon2):
  raio_terra = 6378.137 # raio da terra em quilômetros
    
  # o primeiro passo é converter as latitudes e longitudes
  # para radianos
  lon1 = math.radians(lon1)
  lon2 = math.radians(lon2)
  lat1 = math.radians(lat1)
  lat2 = math.radians(lat2)
 
  # agora aplicamos a Fórmula de Haversine
  dlon = lon2 - lon1
  dlat = lat2 - lat1
  a = math.pow(math.sin(dlat / 2), 2) + math.cos(lat1) * math.cos(lat2) \
    * math.pow(math.sin(dlon / 2),2)
             
  c = 2 * math.asin(math.sqrt(a))
 
  # e retornamos a distância    
  return(c * raio_terra)

# método principal
def main():
  # vamos solicitar a latitude e longitude das duas localizações
  lat1 = float(input("Informe a primeira latitude: "))
  lon1 = float(input("Informe a primeira longitude: "))
  lat2 = float(input("Informe a segunda latitude: "))
  lon2 = float(input("Informe a segunda longitude: "))

  # vamos calcular a distância entre os dois pontos em Kms
  distancia = calcularDistancia(lat1, lat2, lon1, lon2)
    
  # mostramos o resultado
  print("A distância entre os dois pontos é: {0} kms".format(distancia))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe a primeira latitude: -16.674551
Informe a primeira longitude: -49.303598
Informe a segunda latitude: -15.579321
Informe a segunda longitude: -56.10009
A distância entre os dois pontos é: 736.9183827638687kms

Neste exemplo eu calculei a distância entre as cidades de Goiânia-GO e Cuibá-MT.

A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0o e 90o para Norte(N) ou para Sul(S). A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador.


C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics

C# Windows Forms - Como passar um objeto da classe Graphics como argumento para um método e usá-lo para desenhar na superfície do formulário

Quantidade de visualizações: 6488 vezes
Em algumas situações gostaríamos de escrever um método que recebe um objeto da classe Graphics como argumento e usar este objeto para alguma tarefa, por exemplo, desenhar na superfície do formulário. Nesta dica eu mostro como isso é possível. Comece escrevendo o seguinte método:

// um método que recebe um objeto da classe Graphics
private void desenhar(ref Graphics g){
  // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na
  // cor preta e espessura de 1 pixel
  g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80),
    new Point(320, 80));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

Note que, na definição do parâmetro do método nós usamos a palavra-chave ref. Isso foi necessário porque queremos que o objeto Graphics seja passado por referência, uma vez que o estamos liberando dentro do corpo do método com uma chamada ao método Dispose().

Veja agora como obter o objeto Graphics relacionado ao formulário atual e passá-lo ao método desenhar():

private void button1_Click_1(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o objeto Graphics relacionado ao formulário atual
  Graphics graphics = this.CreateGraphics();

  // vamos passar o objeto Graphics para o método desenhar
  desenhar(ref graphics);
}



Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de Portugol - A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo Portugol

Quantidade de visualizações: 1087 vezes
Pergunta/Tarefa:

A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo Portugol que calcule e exiba o valor do desconto e o valor a ser pago pelo cliente de vários carros. O desconto deverá ser calculado de acordo com o ano do veículo.

Até o ano 2000 o desconto é 12%, e acima de 2000 o desconto é de 7%. Seu código deverá solicitar o valor do carro e o seu ano e aplicar o desconto correspondente. Além disso o sistema deverá perguntar se deseja continuar calculando descontos até que a resposta seja: "(N) Não". Informar o total de carros com ano até 2000 e o total geral a ser pago pelo cliente.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o valor do carro sem desconto: 25000
Informe o ano do carro: 2010
Desconto concedido: 1750
Valor do carro com desconto: 23250
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S

Informe o valor do carro sem desconto: 30500
Informe o ano do carro: 1985
Desconto concedido: 3660
Valor do carro com desconto: 26840
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S

Informe o valor do carro sem desconto: 16800
Informe o ano do carro: 1990
Desconto concedido: 2016
Valor do carro com desconto: 14784
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: N

Total de carros com ano até 2000: 2
Total geral a pagar: 64874
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Webstudio:

programa {
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    real valor_carro, valor_desconto, valor_carro_desconto
    real total_geral
    inteiro ano
    inteiro total_carros_ano_2000
    caracter resposta
    
    // vamos inicializar os valores de algumas variáveis
    total_geral = 0
    total_carros_ano_2000 = 0

    // repete até que o usuário informe o valor "N"
    faca {
      // vamos ler o valor do carro sem desconto
      escreva("\nInforme o valor do carro sem desconto: ")
      leia(valor_carro)
      
      // vamos ler o ano do carro
      escreva("Informe o ano do carro: ")
      leia(ano)

      // o ano é menor ou igual a 2000
      se (ano <= 2000) {
        valor_desconto = valor_carro * (12.0 / 100.0)
        // vamos somar mais este carro
        total_carros_ano_2000 = total_carros_ano_2000 + 1
      }
      senao {
        valor_desconto = valor_carro * (7.0 / 100.0)
      }

      // calculamos o valor do carro com o desconto
      valor_carro_desconto = valor_carro - valor_desconto
      escreva("Desconto concedido: ", valor_desconto)
      escreva("\nValor do carro com desconto: ", valor_carro_desconto)

      // somamos mais este valor ao total geral
      total_geral = total_geral + valor_carro_desconto

      // perguntamos se o usuário deseja adicionar mais carros
      escreva("\nDeseja adicionar mais carros? [S, N]: ")
      leia(resposta)
    } enquanto((resposta != 'N') e (resposta != 'n'))  

    // mostramos os resultados
    escreva("\nTotal de carros com ano até 2000: ", total_carros_ano_2000)
    escreva("\nTotal geral a pagar: ", total_geral)
  }
}



Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de Python - Escreva um programa Python que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor B

Quantidade de visualizações: 499 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor B com seus elementos distribuídos da seguinte forma:

Vetor A = [8, 5, 4, 1, 2, 3, 4, 6, 9, 7]
Vetor B = [24, 10, 12, 2, 6, 6, 12, 12, 27, 14]

Note que os elementos do vetor B seguem um padrão. Se o elemento do vetor A estiver em uma posição par, então o elemento do vetor B será o triplo do elemento do vetor A. Caso contrário o elemento do vetor B será o dobro do elemento do vetor A.

Neste exercício a primeira posição/índice dos vetores é assumida como sendo zero. Em algumas linguagens de programação o primeiro índice é um e não zero.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor do 1.o elemento: 8
Informe o valor do 2.o elemento: 5
Informe o valor do 3.o elemento: 4
Informe o valor do 4.o elemento: 1
Informe o valor do 5.o elemento: 2
Informe o valor do 6.o elemento: 3
Informe o valor do 7.o elemento: 4
Informe o valor do 8.o elemento: 6
Informe o valor do 9.o elemento: 9
Informe o valor do 10.o elemento: 7

Elementos do vetor A:

8,  5,  4,  1,  2,  3,  4,  6,  9,  7  

Elementos do vetor B:

24,  10,  12,  2,  6,  6,  12,  12,  27,  14
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Python:

# função principal do programa
def main():
  # vamos declarar e construir dois vetores de 10 inteiros
  vetor_a = [0 for x in range(10)]
  vetor_b = [0 for x in range(10)]

  # agora vamos pedir para o usuário informar os valores
  # dos elementos do vetor A
  for i in range(len(vetor_a)):
    vetor_a[i] = int(input("Valor do %d.o elemento: " % ((i + 1))))
    
  # vamos construir o vetor B
  for i in range(len(vetor_b)):
    # o índice atual é par?
    if i % 2 == 0:
      vetor_b[i] = vetor_a[i] * 3
    else:
      vetor_b[i] = vetor_a[i] * 2
      
  # vamos mostrar os elementos do vetor A
  print("\nElementos do vetor A:\n")
  for i in range(len(vetor_a)):
    print("%d,  " % vetor_a[i], end=' ')

  # vamos mostrar os elementos do vetor B
  print("\n\nElementos do vetor B:\n")
  for i in range(len(vetor_b)):
    print("%d,  " % vetor_b[i], end=' ')

if __name__== "__main__":
  main()



Delphi ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI

Como abrir e fechar um dispositivo de saída MIDI usando Delphi

Quantidade de visualizações: 11583 vezes
Quando queremos executar sons MIDI no Windows, a primeira tarefa a ser realizada é abrir o dispositivo de saída MIDI. Isso é feito com uma chamada à função midiOutOpen() da API do Windows. Veja sua assinatura (em C):

MMRESULT midiOutOpen(
  LPHMIDIOUT lphmo,              
  UINT_PTR   uDeviceID,          
  DWORD_PTR  dwCallback,         
  DWORD_PTR  dwCallbackInstance, 
  DWORD      dwFlags             
);

Esta função está traduzida na unit MMSystem.pas do Delphi da seguinte forma:

function midiOutOpen(lphMidiOut: PHMIDIOUT; uDeviceID: UINT;
  dwCallback, dwInstance, dwFlags: DWORD): MMRESULT; stdcall;

Antes de continuarmos, vamos entender os parâmetros desta função:

lphmo - Este é um ponteiro para um HMIDIOUT (que é simplemente um Integer). Este ponteiro é preenchido com um handle identificando o dispositivo de saída MIDI aberto. Este handle é usado para identificar o dispositivo nas demais chamadas de saída MIDI.

uDeviceID - Identificador do dispositivo de saída MIDI a ser aberto. O valor 0 aqui é seguro, visto que este identifica o primeiro dispositivo na lista de dispositivos de saída. Veja minha dica "Como obter uma lista dos dispositivos de saída MIDI no sistema" para mais informações.

dwCallback - Um ponteiro para uma função de callback, um handle de evento, um identificador de thread ou um handle para uma janela ou thread chamada durante o playback do MIDI para processar mensagens relacionadas ao processo de playback. Se não houver nada a ser processado, podemos definir o valor 0 para este parâmetro. Dê uma olhada na minha dica relacionada à função MidiOutProc().

dwCallbackInstance - Dados de instância do usuário passados para a função de callback. Este parâmetro não é usado em callbacks de janela e thread. É seguro manter seu valor como 0.

dwFlags - Flag de callback para abrir o dispositivo. Por enquanto vamos manter seu valor como CALLBACK_NULL. Veja minhas outras dicas sobre o assunto para aprofundar mais neste parâmetro.

Agora que aprendemos mais sobre os parâmetros da função midiOutOpen(), vamos ver como usá-la para abrir um dispositivo de saída MIDI e tocar a nota DÓ média (aquela no meio da escala de notas possíveis). Veja o código completo para a unit:

unit Unit2;

interface

uses
  Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
  Dialogs, StdCtrls, MMSystem;

type
  TForm2 = class(TForm)
    Button1: TButton;
    procedure Button1Click(Sender: TObject);
  private
    { Private declarations }
    dispositivo: HMIDIOUT; // dispositivo de saída MIDI
  public
    { Public declarations }
  end;

var
  Form2: TForm2;

implementation

{$R *.dfm}

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  erro: Word;
begin
  erro := midiOutOpen(@dispositivo, 0, 0, 0, CALLBACK_NULL);

  // houve erro na abertura do dispositivo de saída MIDI?
  if (erro <> 0) then
    begin
      ShowMessage('Não foi possível abrir o dispositivo MIDI. Erro: ' + IntToStr(erro));
    end
  else
    begin
      ShowMessage('Dispositivo MIDI aberto com sucesso.');

      // vamos tocar uma nota para nos certificarmos de que o dispositivo
      // realmente foi aberto e está funcionando

      // vamos tocar a nota DÓ média e com velocidade máxima
      midiOutShortMsg(dispositivo, rgb($90, 60, 127));
      // vamos deixar a nota soar um pouco
      sleep(1000);
      // vamos silenciar a nota
      midiOutShortMsg(dispositivo, rgb($80, 60, 0));

      // finalmente vamos fechar o dispositivo MIDI
      midiOutClose(dispositivo);
    end;
end;

end.

O primeiro passo foi declarar uma variável do tipo HMIDIOUT:

dispositivo: HMIDIOUT;

Este é o dispositivo de saída que será usado nas demais chamadas MIDI, incluindo a função midiOutClose(), usada para fechar o dispositivo:

midiOutClose(dispositivo);

Na API do Windows está função está declarada da seguinte forma:

MMRESULT midiOutClose(
  HMIDIOUT hmo  
);

Na unit MMSystem.pas do Delphi está função está traduzida da seguinte forma:

function midiOutClose(hMidiOut: HMIDIOUT): MMRESULT; stdcall;

Veja que só precisamos fornecer o nome da variável representando o dispositivo de saída MIDI aberto no momento para que a função se encarregue de fechá-lo.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

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