Você está aqui: Cards de Hidrostática |
||
|
||
|
|
||
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Apostila Delphi - Como obter o menor entre dois valores usando a função Min() do DelphiQuantidade de visualizações: 13022 vezes |
A função Min(), presente na unit Math é útil quando precisamos retornar o menor entre dois valores fornecidos. Veja um exemplo:
procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
a, b, menor: Integer;
begin
// uses Math
a := 34;
b := 17;
menor := Min(a, b);
// exibe o resultado
ShowMessage('O menor valor é: ' + IntToStr(menor));
end;
Note que a função Min() é uma função sobrecarregada, ou seja, os valores fornecidos e o retorno da função podem ser do tipo Integer, Int64, Single, Double ou Extended. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como usar um laço for para pesquisar valores nos itens de uma ListBox do DelphiQuantidade de visualizações: 12981 vezes |
Nesta dica mostro como é possível pesquisar valores nos itens de uma ListBox. Note que, se o valor pesquisado for encontrado, nós o selecionamos na lista e informamos seu índice. Se não for encontrado nós ajustamos uma variável Boolean e avisamos do não sucesso da operação. Finalmente note que este código faz diferenciação de letras maiúsculas e minúsculas, ou seja, Osmar será diferente de OSMAR. Veja o código:
procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
var
i: Integer;
pesquisa: string;
encontrou: Boolean;
begin
// vamos solicitar o texto a ser pesquisado na ListBox
pesquisa := InputBox('Pesquisar', 'Informe o texto', '');
encontrou := false;
// vamos usar um laço for para percorrer todos os itens
// da ListBox
for i := 0 to ListBox1.Count - 1 do
begin
if ListBox1.Items[i] = pesquisa then
begin
encontrou := true;
// vamos selecionar o item encontrado
ListBox1.ItemIndex := i;
ShowMessage('O texto pesquisado foi encontrado ' +
'no índice ' + IntToStr(ListBox1.ItemIndex));
end;
end;
// não foi encontrado?
if not encontrou then
begin
ShowMessage('O texto pesquisado não foi encontrado.');
end;
end;
Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Aprenda a programar em Python - Como criar suas próprias funções em PythonQuantidade de visualizações: 17979 vezes |
Funções em Python são definidas usando a palavra-chave def. Tal palavra é seguida pelo nome da função, seguida de um par de parênteses que podem conter os parâmetros da função. Finalmente os dois-pontos (:) finalizam a definição da função. Veja um exemplo:def minhaFuncao(): print "Fui chamada" # chama a função minhaFuncao() Veja agora um exemplo de função com um parâmetro:
def escrever(texto):
print texto
# chama a função
escrever("Gosto de programar em Python")
Em Python, funções podem retornar um resultado para o código chamador usando a palavra-chave return. Veja:
def maior(x, y):
if x > y:
return x
else:
return y
# chama a função
print maior(43, 6)
|
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que lê dois números inteiros e mostra o menorQuantidade de visualizações: 4546 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que solicita dois números inteiros ao usuário e mostra o menor deles. Mostre uma mensagem informando se os dois números são iguais. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 34 Informe o segundo número: 30 O menor número é: 30 Informe o primeiro número: 12 Informe o segundo número: 43 O menor número é: 12 Informe o primeiro número: 7 Informe o segundo número: 7 Os dois números são iguais. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos solicitar os dois números inteiros
System.out.print("Informe o primeiro número: ");
int num1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
System.out.print("Informe o segundo número: ");
int num2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// o primeiro número é menor que o segundo?
if(num1 < num2){
System.out.println("O menor número é: " + num1);
}
else if(num2 < num1){ // o segundo número é menor que o primeiro?
System.out.println("O menor número é: " + num2);
}
else{
System.out.println("Os dois números são iguais.");
}
System.out.println("\n");
}
}
|
wxWidgets ::: Dicas & Truques ::: wxFrame |
Como usar a classe wxFrame para criar a janela principal de suas aplicações C++ wxWidgetsQuantidade de visualizações: 2184 vezes |
|
A classe wxFrame, definida no arquivo <wx/frame.h>, herda diretamente da classe wxTopLevelWindow (que herda de wxWindow) e, em geral, é usada para representar a janela principal da aplicação. Em tempo de execução seu tamanho pode ser alterado, maximizado, restaurado e minimizado. Esta janela também inclui uma borda mais grossa, uma barra de títulos e, opcionalmente, uma barra de menus, uma barra de ferramentas ou uma barra de status. Uma wxFrame pode atuar como um contâiner para outros controles, tais como botões, caixa de texto, listas, tabelas, etc. No entanto, não podemos inserir em uma wxFrame uma outra wxFrame ou um diálogo. O construtor não vazio da classe wxFrame é: wxFrame::wxFrame(wxWindow* parent, wxWindowID id, const wxString& title, const wxPoint& pos = wxDefaultPosition, const wxSize& size = wxDefaultSize, long style = wxDEFAULT_FRAME_STYLE, const wxString& name = wxFrameNameStr) O parâmetro parent pode ser, e geralmente é, NULL. Se esse valor for diferente de NULL, a frame será minimizada quando sua janela mãe foi minimizada e restaurada quando esta for restaurada. Note que estamos falando de aplicações de janelas de múltiplos documentos (janelas MDI). O parâmetro id é o identificador da janela. Podemos informar -1 para indicar um valor default. O parâmetro title é o texto a ser exibido na barra de títulos da janela. O parâmetro pos é a posição da janela, expressa como um wxPoint (coordenada x e y). Se fornecermos o valor wxDefaultPosition para este parâmetro, a posição da janela será escolhida pelo sistema de janelas ou pela biblioteca wxWidgets, dependendo da plataforma. O parâmetro size é o tamanho da janela, expresso como um wxSize (largura e altura). O valor wxDefaultSize indica o tamanho padrão (default), escolhido pelo sistema de janelas ou pela biblioteca wxWidgets, dependendo da plataforma. O parâmetro style é o estilo da janela. O valor padrão é wxDEFAULT_FRAME_STYLE (que pode ser redimensionada, possui um botão de minimizar, de maximizar, etc). O parâmetro name é usado para associar a janela com um item nomeado, permitindo a personalização individual da janela em sistemas que usam o Motif. No Windows este parâmetro não possui nenhum efeito. Vamos ao código agora. Veja os arquivos de definição e de implementação para a criação de uma janela wxFrame: Código para janelaprincipal.h:
#ifndef _JANELAPRINCIPAL_H
#define _JANELAPRINCIPAL
#include <wx/wx.h>
// Definição da nossa janela wxFrame
class JanelaPrincipal : public wxFrame{
public:
// construtor não vazio
JanelaPrincipal(const wxChar *titulo, int posX, int posY,
int largura, int altura);
// destrutor
~JanelaPrincipal();
};
#endif // _JANELAPRINCIPAL_H
Código para janelaprincipal.cpp:
#include "janelaprincipal.h"
// arquivo de implementação
JanelaPrincipal::JanelaPrincipal(const wxChar *titulo, int posX,
int posY, int largura, int altura) : wxFrame((wxFrame *)NULL, -1,
titulo, wxPoint(posX, posY), wxSize(largura, altura)){
// não vamos fazer nada aqui por enquanto
}
JanelaPrincipal::~JanelaPrincipal(){
// por enquanto vamos deixar o construtor vazio
}
Agora veja o arquivo de definição e de implementação necessários para a criação e exibição da nossa janela: Código para aplicacao.h:
#include <wx/wx.h>
// arquivo de definição
// declaramos a classe application
class MinhaAplicacao : public wxApp{
public:
// é chamado no startup da aplicação
virtual bool OnInit();
};
// declara MinhaAplicacao& GetApp()
DECLARE_APP(MinhaAplicacao)
Código para aplicacao.cpp
#include "aplicacao.h"
#include "janelaprincipal.h"
// arquivo de implementação
// aqui o wxWidgets cria nosso objeto MinhaAplicacao e o associa
// com a função de entrada main() ou WinMain()
IMPLEMENT_APP(MinhaAplicacao)
bool MinhaAplicacao::OnInit(){
// vamos criar nossa janela
JanelaPrincipal *janela = new JanelaPrincipal(wxT("Cadastro"),
50, 50, 500, 400);
// vamos exibir a janela wxFrame
janela->Show(TRUE);
// essa vai ser a janela principal da aplicação
SetTopWindow(janela);
// podemos iniciar o loop de eventos
return true;
}
Note que, para que a janela seja visível na tela, devemos fazer uma chamada ao método Show() e fornecer o valor TRUE. Esta função é definida originalmente em wxWindow. Veja também que chamamos SetTopWindow() para informar ao wxWidgets que esta é a janela principal, razão pela qual fornecemos o valor NULL para o parâmetro parent. |
Veja mais Dicas e truques de wxWidgets |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |





