Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD e VBA
PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Você está aqui: Cards de Hidrostática
Card 1 de 7
O que é Empuxo na Hidrostática?

Empuxo é a força exercida pelos fluidos em corpos submersos, total ou parcialmente. Também conhecido como teorema de Arquimedes.

A pressão do fluido sobre o corpo produz uma força resultante com a direção do peso, mas com o sentido contrário, de baixo para cima.

Qual é a fórmula do Empuxo?

A fórmula do empuxo na Hidrostática pode ser definida como:

\[E = d_f \cdot V_f \cdot g \]

Onde:

E é o módulo do empuxo, medido em Newtons (N);

df é a densidade do fluido, medida em kg/m3;

Vf é o volume do fluido deslocado, medido em m3;

g é a aceleração da gravidade, medida em m/s2.

A intensidade do empuxo é igual a do peso do volume de fluido deslocado, e age no centro de gravidade desse volume.

O empuxo é o produto entre três valores: densidade do fluido, volume de fluido deslocado e aceleração da gravidade.

A densidade é uma característica própria do fluido. Existem tabelas que oferecem valores de densidade para vários fluidos.

Para água a 4°C, a densidade é 1 g/cm3 ou 1.000 kg/m3.
Para o ar, a 20°C e pressão de 1 atmosfera, a densidade é de 0,0012 g/cm3 ou 1,2 kg/m3.

O volume de fluido deslocado depende da geometria do corpo, e se ele está total ou parcialmente submerso. Quanto maior o volume do corpo, mais líquido ele descola, logo, maior será o empuxo.

A aceleração da gravidade é de, aproximadamente, 9,81 m/s2.

Filtrar Cards
Use esta opção para filtrar os cards pelos tópicos que mais lhe interessam.
Termos:
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas

Como definir a cor de fundo para a janela JFrame de sua aplicação Java Swing

Quantidade de visualizações: 1209 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível definir a cor de fundo para uma janela JFrame. O truque aqui é obter o painel de conteúdo da JFrame usando o método getContentPane() e, em seguida, usar o método setBackground() da classe Container fornecendo a cor desejada.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos() {
    super("A classe JFrame");
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
 
    // Define a cor de fundo
    c.setBackground(Color.CYAN);
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico

Exercícios Resolvidos de Python - Uma empresa de táxi cobra a bandeirada de R$ 5,00 e ainda o valor de R$ 1,50 para cada quilômetro rodado

Quantidade de visualizações: 722 vezes
Pergunta/Tarefa:

Uma empresa de táxi cobra a bandeirada de R$ 5,00 e ainda o valor de R$ 1,50 para cada quilômetro rodado. Escreva um programa em Python que pede a distância de uma corrida em quilômetros e mostre o valor a ser pago pelo cliente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Distância da corrida (km): 15
O valor da corrida foi: R$ 27.50 
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# Calcular o valor da corrida de um táxi em Python

# função principal do programa
def main():
  # vamos solicitar a distância da corrida em quilômetros
  distancia_km = int(input("Distância da corrida (km): "))
  
  # sabemos que o valor fixo é R$ 5,00
  valor_fixo = 5.0

  # sabemos também que o valor por quilõmetro rodado é R$ 1,50
  valor_km_rodado = 1.5

  # então já podemos calcular o valor da corrida
  valor_corrida = valor_fixo + (distancia_km * valor_km_rodado)

  # e mostramos o resultado
  print("O valor da corrida foi: R$ {0}".format(valor_corrida))
  
if __name__== "__main__":
  main()



PHP ::: Sistemas Completos com Código Fonte ::: Controle de Estoque

Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades

Quantidade de visualizações: 27569 vezes
Como escrever um Controle de Estoque em PHP e MySQL do zero?

Promoção Relâmpago: Este código fonte está disponível gratuitamente para os apoiadores do site. Chama no WhatsApp +55 (062) 98553-6711 para mais detalhes

Sim, é isso mesmo. Você já imaginou o trabalho que dá criar um sistema de Controle de Estoque do zero? Você já pensou na quantidade de horas de trabalho que isso envolve? Não seria bom já ter boa parte do sistema já desenvolvido e você implementar apenas mais algumas poucas funcionalidades? A resposta está no código fonte que desenvolvemos para você nessa seção.

Comece analisando a imagem a seguir:



Nesta tela inicial podemos ver que o sistema é composto de cadastro de usuários, de categorias de produtos, um cadastro de fornecedores e um cadastro de produtos. Tanto o cadastro de produtos quanto o cadastro de fornecedores permitem inserir imagens, incluindo o recorte de imagens, para deixar todas as imagens com o mesmo tamanho e mesma resolução. Isso é importante, pois permite que qualquer usuário com conhecimento básico de informática consiga escolher uma imagem no computador, fazer o upload, recortar e salvar no diretório de imagens do programa.

Na tela inicial podemos ver também a quantidade de produtos e itens cadastrados no estoque, a quantidade de produtos com estoque zero e estoque mínimo, assim como o investimento feito no estoque, o retorno e a margem de lucro.

O sistema é responsivo?

Sim, por ter sido escrito em Bootstrap, todas as páginas do sistema são responsíveis, ou seja, se adaptam à tela do computador e também do celular. Veja:



Neste código fonte nós usamos o Bootstrap 5, mas você conseguirá, com pouca ou nenhuma modificação, rodá-lo nas versões anteriores. No entanto, como estamos o tempo todo melhorando este código para nossos clientes, é bem provável que teremos versões compatíveis com as novas versões do Bootstrap. Ah, e não se preocupe, todo o código Bootstrap, jQuery, Choise.js, Datatable, e outros scripts necessários estão devidamente colocados nos diretórios do sistema, não havendo a necessidade de baixar nada, nem mesmo usar CDNs.

As telas do sistema obedecem um padrão de design?

Sim, o design das telas é bem consistente, exibindo uma combinação de cores muito agradáveis aos olhos. Veja:



Aqui nós o temos o Cadastro de Usuários do Sistema. Como se pode ver, é possível adicionar uma foto para cada usuário, com a opção de recortar a imagem antes de efetuar o download da mesma. Além disso, os usuários possuem níveis de acesso. O usuário admin possui os maiores privilégios. Os demais usuários podem ter permissões para cadastrar, alterar, excluir, ou somente cadastrar, ou somente visualizar, etc.

O sistema mantém um registro de log para cada ação efetuada. Dessa forma, o admin saberá, com apenas um clique, quem cadastrou, alterou ou excluiu dados do sistema.

Como o sistema controla a entrada e saída de produtos no estoque?

Veja a seguinte imagem:



Aqui nós temos o cadastro dos produtos, assim como suas fotos, as quais o usuário poderá recortar antes de fazer o upload. Note que a entrada no estoque solicita um fornecedor e a lista de produtos que farão parte da entrada. Assim que a entrada no estoque é confirmada, o valor de compra de cada produto é atualizado, assim como seu estoque. Na saída de estoque o sistema verifica se há estoque suficiente para as retiradas.

O sistema é fácil de instalar?

Sim, junto com o código fonte nós adicionamos instruções detalhadas de como criar a base de dados e as tabelas do MySQL. Em seguida você só precisa ajustar o servidor, usuário e senha do banco de dados no arquivo config.php, definir o caminho para os uploads das fotos dos usuários, fornecedores e produtos e executar o index.php. E o melhor de tudo: como apenas alguns "copiar-colar" você adiciona mais funcionalidades ao sistema, tornando-o ainda mais útil.

Como posso obter este código fonte?

Para adquirir este código fonte, me chama no WhatsApp +55 (062) 9 8553-6711 ou no e-mail osmar@arquivodecodigos.com.br. Se necessário podemos combinar e faço a instalação na sua máquina ou no seu domínio. Podemos também combinar as alterações ou a adição de novas funcionalidades.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto PHP do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.

Para quem deseja ver o sistema funcionando antes de fazer o download, colocamos uma demonstração no link abaixo (Usuário "admin" e senha "admin"):

Clique aqui para visualizar a demonstração (Live Demo) desse sistema


Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como obter o arco-seno de um ângulo em radianos usando o método asin() da classe Math da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 14213 vezes
Nesta dica eu mostrarei como podemos obter o arco seno (ou arco-seno) de um determinado ângulo (em radianos, não em graus). De acordo com a seguinte definição:

Se seno(x) = y, então arcoseno(y) = x

O arco-seno (geralmente abreviado como arcsen, ou arcsin) é parte das funções trigonométricas inversas, ou seja, ele é o inverso do seno. Dessa forma, se o seno é a relação entre o cateto oposto ao ângulo e a hipotenusa, o arcoseno parte dessa relação para encontrar o valor do ângulo.

A classe Math, do pacote java.lang, possui o seguinte método:

public static double asin(double a)


Este método recebe um valor double e retorna também um valor double, na faixa (-PI / 2) <= x <= (PI / 2), onde x é o valor forcecido para o método.

Veja o código para o exemplo:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    double angulo = 0.5;
    System.out.println("O arco seno de " +
      angulo + " é " + Math.asin(angulo));
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

O arco seno de 0.5 é 0.5235987755982989

Não se esqueça de que o resultado será em radianos. Assim, se efetuarmos o cálculo abaixo:

Graus = Radianos * (180 / PI)
Graus = 0.5235987755982989 * (180 / 3.14)

Teremos o valor aproximado de 30.015216435571276 para o ângulo em graus.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar construtores em suas classes Java - Programação orientada a objetos em Java - Métodos construtores - Revisado

Quantidade de visualizações: 20119 vezes
Muitas vezes precisamos inicializar propriedades de um objeto de uma classe Java no momento em que este é criado. Para isso podemos usar um método construtor. Um método construtor, que em Java é definido por um método com o mesmo nome da classe, é chamado no exato momento em que efetuamos uma chamada a new.

Veja um exemplo no qual exibimos uma mensagem alertando que um objeto de uma classe acaba de ser criado:

class Pessoa{ 
  public Pessoa(){
    System.out.println("Fui criado.");
  }
}
 
public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // cria um objeto da classe Pessoa
    Pessoa p = new Pessoa();
  } 
}

Execute este código e veja o resultado. Note que um construtor deve, exceto em raríssimas ocasiões, ser marcado com o modificador public. Além disso, um construtor não possui retorno e só se torna realmente útil quando o usamos para inicializar as propriedades do objeto recém-criado. Veja:

class Pessoa{ 
  public String nome;
 
  public Pessoa(String nome){
    this.nome = nome;
  }
}
 
public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // cria um objeto da classe Pessoa
    Pessoa p = new Pessoa("Osmar J. Silva");
    System.out.println(p.nome);
  } 
}

Aqui nós fornecemos o valor para a propriedade nome na mesma instrução que cria a instância da classe.

Quando não definimos um método construtor, o compilador Java o faz nos bastidores. Mas isso só ocorre quando não definimos o nosso próprio método construtor, seja ele com ou sem parâmetros.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 105 usuários muito felizes estudando em nosso site.