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C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI |
Programação MIDI usando C++ - Como usar um vetor de chars para construir uma mensagem MIDI e passá-lo para a função midiOutShortMsg() da API do WindowsQuantidade de visualizações: 2613 vezes |
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Nas dicas dessa seção nós vimos como é possível enviar uma mensagem MIDI para o dispositivo de saída por meio da função midiOutShortMsg() da API do Windows. Essa função recebe um handle para o dispositivo de saída MIDI e um valor DWORD contendo a mensagem MIDI. Se você revisitar essas dicas, verá que na maioria delas nós informamos a mensagem MIDI diretamente no parâmetro da função (como um valor hexadecimal). Nesta dica mostrarei como é possível construir as mensagens MIDI usando seus valores individuais e, o que é melhor, usando valores decimais. Para isso nós vamos construir um vetor de char e informar os valores que compõem a mensagem. É importante observar que a função midiOutShortMsg() exige que a mensagem MIDI seja informada na ordem de bytes "little endian" ou seja, o status MIDI é informado no byte de ordem mais baixa. Isso é conseguido com um cast do vetor para um unsigned long. Veja o trecho de código: // vamos criar um vetor contendo os valores que compõem a mensagem MIDI unsigned char vetor[4]; vetor[0] = 144; // Note-on no Canal 1 vetor[1] = 40; // Nota Mi na 4ª oitava vetor[2] = 100; // Velocidade/volume da nota vetor[3] = 0; // Não é usado // e aqui é que acontece a mágica. Quando fazemos o cast do // vetor para o tipo long sem sinal, os valores são colocados em // little endian, justamente a ordem de bytes esperada pela // função midiOutShortMsg() unsigned long mensagem = *(unsigned long*)vetor; // envia a mensagem MIDI midiOutShortMsg(saida, mensagem); Note que não coloquei o código todo. Para completá-lo, veja outras dicas dessa seção. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de Java - Como testar se um ano é bissexto em Java - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 2960 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa Java que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos solicitar que o usuário informe um ano
System.out.print("Informe o ano: ");
int ano = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// vamos verificar se o ano informado é bissexto
if(((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0)){
System.out.println("O ano informado é bissexto.");
}
else{
System.out.println("O ano informado não é bissexto.");
}
System.out.println("\n");
}
}
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C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Edit Control |
Como definir a cor de fundo para um Edit Control em tempo de execução usando C++ e a API do WindowsQuantidade de visualizações: 10450 vezes |
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O processo de definir a cor de fundo para um Edit Control em tempo de execução usando apenas C++ e a API do Windows é um pouco complicado. A técnica apresentada aqui pode não ser a mais eficiente, mas funciona mesmo (testado como VC++ 2005 e Windows XP). Note que estarei usando as funções CreateSolidBrush(), GetDlgCtrlID(), SetBkMode() e SetBkColor() da WinAPI. 1 - Comece adicionando as linhas na parte de variáveis globais de sua aplicação: HBRUSH hbrushEditBox = CreateSolidBrush(RGB(255, 255, 255)); HDC hdcEdit; int id_edit_control; HWND edit_window; 2 - Modifique ou adicione um case para a mensagem WM_CTLCOLOREDIT da seguinte forma:
case WM_CTLCOLOREDIT:
hdcEdit = (HDC)wParam;
edit_window = HWND(lParam);
id_edit_control = GetDlgCtrlID(edit_window);
if(id_edit_control == IDC_EDIT1){
SetBkMode(hdcEdit, TRANSPARENT);
SetBkColor(hdcEdit,(LONG)hbrushEditBox);
return (LONG)hbrushEditBox;
}
return (LRESULT)CreateSolidBrush(RGB(255, 255, 255));
3 - A cor de fundo do Edit Control com ID IDC_EDIT1 será modificada para vermelho quando clicarmos no botão com o ID IDC_BUTTON1. Veja o case para este botão (dentro do case WM_COMMAND): case IDC_BUTTON1: // ID do botão // Define uma nova cor de fundo para o Edit Control // com o ID IDC_EDIT1 // Vermelho como cor de fundo hbrushEditBox = CreateSolidBrush(RGB(255, 0, 0)); // Atualiza o Edit Control InvalidateRect(GetDlgItem(hwnd, IDC_EDIT1), 0, TRUE); break; |
C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em C usando a função cos() do header math.h - Calculadora de cosseno em CQuantidade de visualizações: 1203 vezes |
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Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem C. Esta função, que faz parte do header math.h, recebe um valor numérico double e retorna um valor double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
int main(int argc, char *argv[]){
// vamos calcular o cosseno de três números
printf("Cosseno de 0 = %f\n", cos(0));
printf("Cosseno de 1 = %f\n", cos(1));
printf("Cosseno de 2 = %f\n", cos(2));
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.000000 Cosseno de 1 = 0.540302 Cosseno de 2 = -0.416147 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: ![]() |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestaçõesQuantidade de visualizações: 12585 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestações. Se o valor da prestação for maior que 20% do salário seu código deverá mostrar a mensagem "Empréstimo não pode ser concedido". Se o empréstimo puder ser concedido escreva "Empréstimo pode ser concedido". Sua saída deve ser parecida com: Informe o salário: 1350 Informe o valor do empréstimo: 6000 Informe a quantidade de parcelas: 12 O valor das parcelas do empréstimo é: 500.0 Empréstimo não pode ser concedido Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// variáveis usadas na resolução do problema
double salario, emprestimo, valor_parcela;
int quant_prestacoes;
// para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos ler os dados
System.out.print("Informe o salário: ");
salario = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
System.out.print("Informe o valor do empréstimo: ");
emprestimo = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
System.out.print("Informe a quantidade de parcelas: ");
quant_prestacoes = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// vamos calcular e mostrar o valor da parcela do empréstimo
valor_parcela = emprestimo / quant_prestacoes;
System.out.println("O valor das parcelas do empréstimo é: " +
valor_parcela);
// o empréstimo pode ser concedido?
if (valor_parcela > (salario * (20.0 / 100.0))) {
System.out.println("Empréstimo não pode ser concedido");
}
else{
System.out.println("Empréstimo pode ser concedido");
}
System.out.println("\n");
}
}
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