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O que é Empuxo na Hidrostática?

Empuxo é a força exercida pelos fluidos em corpos submersos, total ou parcialmente. Também conhecido como teorema de Arquimedes.

A pressão do fluido sobre o corpo produz uma força resultante com a direção do peso, mas com o sentido contrário, de baixo para cima.

Qual é a fórmula do Empuxo?

A fórmula do empuxo na Hidrostática pode ser definida como:

\[E = d_f \cdot V_f \cdot g \]

Onde:

E é o módulo do empuxo, medido em Newtons (N);

df é a densidade do fluido, medida em kg/m3;

Vf é o volume do fluido deslocado, medido em m3;

g é a aceleração da gravidade, medida em m/s2.

A intensidade do empuxo é igual a do peso do volume de fluido deslocado, e age no centro de gravidade desse volume.

O empuxo é o produto entre três valores: densidade do fluido, volume de fluido deslocado e aceleração da gravidade.

A densidade é uma característica própria do fluido. Existem tabelas que oferecem valores de densidade para vários fluidos.

Para água a 4°C, a densidade é 1 g/cm3 ou 1.000 kg/m3.
Para o ar, a 20°C e pressão de 1 atmosfera, a densidade é de 0,0012 g/cm3 ou 1,2 kg/m3.

O volume de fluido deslocado depende da geometria do corpo, e se ele está total ou parcialmente submerso. Quanto maior o volume do corpo, mais líquido ele descola, logo, maior será o empuxo.

A aceleração da gravidade é de, aproximadamente, 9,81 m/s2.

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C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover espaços em excesso de uma string C# usando expressões regulares

Quantidade de visualizações: 14907 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar expressões regulares em C# para remover os espaços em excesso de uma frase ou texto. Esta técnica é bem útil quando estamos trabalhando com dados informados pelos usuários de nossas aplicações. Temos sempre que verificar, não somente o excesso de espaços no meio do texto, quanto espaços no início e no fim das strings informadas.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;
using System.Text.RegularExpressions;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos construir o Regex com o padrão que queremos
      Regex regex = new Regex("\\s +", RegexOptions.IgnoreCase | 
        RegexOptions.Compiled);

      // frase com espaços
      string frase = "   Gosto    muito     de    C#    ";

      // frase sem espaços
      string resultado = (regex.Replace(frase, " ")).Trim();

      // mostramos o resultado
      Console.WriteLine("Frase com espaços em excesso: {0}", frase);
      Console.WriteLine("Espaços em excesso removidos: {0}", resultado);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Frase com espaços em excesso:
    Gosto    muito     de    C#
Espaços em excesso removidos:
Gosto muito de C#



AutoLISP ::: Dicas & Truques ::: Linha, Linhas, Comando LINE

Como desenhar uma linha no AutoCAD usando AutoLISP - Dois pontos geométricos e o comando LINE

Quantidade de visualizações: 702 vezes
Nesta dica mostrarei como desenhar linhas no AutoCAD usando AutoLISP e o comando LINE. Para isso nós vamos definir dois pontos geométricos p e q. Para deixar o código simples eu defini os pontos (coordenadas x, y, z) usando listas.

Posteriormente você poderá pedir para o usuário clicar na área de desenho (GA) e obter as coordenadas usando a função getpoint() da AutoLISP.

Veja o código AutoLISP completo para o exemplo:

; Este programa é usado para desenhar uma
; linha a partir de dois pontos definidos no
; código. Opcionalmente você poderá pedir
; para o usuário informar as coordenadas dos
; dois pontos usando a função getpoint()
(defun desenhar-linha()
  ; vamos definir as coordenadas do
  ; primeiro ponto
  (setq p (list 300 250 0)) 
  
  ; vamos definir as coordenadas do
  ; segundo ponto
  (setq q (list 1900 650 0))

  ; Agora chamamos o comando LINE passando os
  ; dois pontos geométricos
  (command "LINE" p q "")
)

Dica: Para carregar seu código AutoLISP no AutoCAD, digite (LOAD "C:\\codigos_autolisp\\desenho.lsp"), com duas barras invertidas na separação dos diretórios e nome do arquivo, na janela de comandos e depois chame a função desejada digitando (DESENHAR-LINHA), por exemplo. Opcionalmente você pode ir até o menu Manage e escolher a opção Load Application. Em seguida selecione o arquivo desejado e clique o botão Load.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como adicionar um ou mais elementos ao início de um vetor JavaScript usando o método unshift() do objeto Array - [Revisado]

Quantidade de visualizações: 7329 vezes
O método unshift(), presente no JavaScript desde sua versão 1.2, é usado quando queremos adicionar um ou mais elementos no início de um vetor (array). Veja:

<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
  document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>");
  valores.unshift(6);
  document.write("Novos valores no vetor: " + valores);
</script>

Aqui nós adicionamos o valor 6 no início do vetor. Veja agora como adicionar três valores no início do vetor:

<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
  window.alert("Valores no vetor: " + valores);
  valores.unshift(6, 7, 8);
  window.alert("Novos valores no vetor: " + valores);
</script>

É importante observar que a função unshift() modifica o vetor original, e seu retorno é a nova quantidade de elementos no vetor.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar o modificador abstract em suas classes e métodos Java - Programação Orientada a Objetos em Java - Java POO

Quantidade de visualizações: 18492 vezes
O modificador abstract pode ser aplicado a classes e métodos. Seu uso com variáveis pode causar o erro abaixo:

abstract String nome;

Estudos.java:2: modifier abstract not 
allowed here
  abstract String nome;
                  ^
1 error


Classes abstratas não podem ser instanciadas, ou seja, não podemos chamar seu construtor. Veja um exemplo:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Cliente cliente = new Cliente(); 
   
    System.exit(0);
  }
}

abstract class Cliente{
  public Cliente(){
   
  }
}

Ao tentarmos compilar esta classe teremos o seguinte erro:

Estudos.java:3: Cliente is abstract; cannot be 
instantiated
 Cliente cliente = new Cliente();
                    ^
1 error


A função principal de classes abstratas é forçar a implementação para as sub-classes. Desta forma, seus métodos são declarados com o modificador abstract e sem corpo. Veja:

abstract class Cliente{
  abstract void obterNome();
}

Sempre que suas classes contiverem um ou mais métodos abstratos, você deverá declará-la abstrata. Não seguir esta regra provocará o seguinte erro:

class Cliente{
  abstract void obterNome();
}

Estudos.java:9: Cliente is not abstract and does 
not override abstract method obterNome() in Cliente
class Cliente{
^
1 error


As situações que fazem com que uma classe deva ser declarada abstract são:


  • A classe tem um ou mais métodos abstratos;
  • A classe herda um ou mais métodos abstratos de uma classe abstrata e não fornece implementação para eles;
  • A classe declara que ela implementa um interface mas não fornece implementação para todos os métodos desta interface;


Para finalizar, abstract é o oposto de final. Uma classe final não pode ter sub-classes. Uma classe abstract precisa ter sub-classes.


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico

Exercício Resolvido de Python - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em Python

Quantidade de visualizações: 1694 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 16
O número informado foi: 16
O antecessor é 15
O sucessor é: 17
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# função principal do programa
def main():
  # vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
  numero = int(input("Informe um número inteiro: "))
    
  # vamos calcular o sucessor do número informado
  sucessor = numero + 1
    
  # vamos calcular o antecessor do número informado
  antecessor = numero - 1
    
  # e agora mostramos os resultados
  print("O número informado foi: {0}".format(numero))
  print("O antecessor é {0}".format(antecessor))
  print("O sucessor é: {0}".format(sucessor))
  
if __name__== "__main__":
  main()



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