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O que é Empuxo na Hidrostática?

Empuxo é a força exercida pelos fluidos em corpos submersos, total ou parcialmente. Também conhecido como teorema de Arquimedes.

A pressão do fluido sobre o corpo produz uma força resultante com a direção do peso, mas com o sentido contrário, de baixo para cima.

Qual é a fórmula do Empuxo?

A fórmula do empuxo na Hidrostática pode ser definida como:

\[E = d_f \cdot V_f \cdot g \]

Onde:

E é o módulo do empuxo, medido em Newtons (N);

df é a densidade do fluido, medida em kg/m3;

Vf é o volume do fluido deslocado, medido em m3;

g é a aceleração da gravidade, medida em m/s2.

A intensidade do empuxo é igual a do peso do volume de fluido deslocado, e age no centro de gravidade desse volume.

O empuxo é o produto entre três valores: densidade do fluido, volume de fluido deslocado e aceleração da gravidade.

A densidade é uma característica própria do fluido. Existem tabelas que oferecem valores de densidade para vários fluidos.

Para água a 4°C, a densidade é 1 g/cm3 ou 1.000 kg/m3.
Para o ar, a 20°C e pressão de 1 atmosfera, a densidade é de 0,0012 g/cm3 ou 1,2 kg/m3.

O volume de fluido deslocado depende da geometria do corpo, e se ele está total ou parcialmente submerso. Quanto maior o volume do corpo, mais líquido ele descola, logo, maior será o empuxo.

A aceleração da gravidade é de, aproximadamente, 9,81 m/s2.

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Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter uma string para float ou double em Python usando a função float()

Quantidade de visualizações: 1782 vezes
Em algumas situações nós temos um valor numérico representado por uma string e gostaríamos de convertê-lo para um valor float ou double na linguagem Python. Para isso nós podemos usar a função float(), disponível por padrão na linguagem.

Note o uso da função type() para exibirmos o tipo da variável antes e depois da conversão.

Veja o código Python completo para o exemplo:

# método principal
def main():
  # vamos pedir para o usuário informar o preço de um produto
  # note que o preço será lido como uma string
  preco = input("Informe o valor do produto: ")

  # vamos exibir o valor lido e o tipo da variável
  print("Você informou o valor: {0}".format(preco))
  print("O tipo da variável é: {0}".format(type(preco)))

  # agora vamos converter a string para o tipo float
  preco = float(preco)
  
  # vamos mostrar o novo tipo da variável
  print("O novo tipo da variável é: {0}".format(type(preco)))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor do produto: 45.92
Você informou o valor: 45.92
O tipo da variável é: <class 'str'>
O novo tipo da variável é: <class 'float'>

É preciso, no entanto, ter cuidado ao informar a string que será convertida para float. Se, em vez de informar o ponto separador de decimal, nós informarmos a vírgula, o seguinte erro será apresentado:

Informe o valor do produto: 45,21
Você informou o valor: 45,21
O tipo da variável é: <class 'str'>
Traceback (most recent call last):
File "c:\estudos_python\estudos.py", line 18, in <module>
main()
File "c:\estudos_python\estudos.py", line 12, in main
preco = float(preco)
ValueError: could not convert string to float: '45,21'


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se um número é perfeito usando Java

Quantidade de visualizações: 916 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro e informa se este número é um número perfeito.

Um número perfeito é aquele cuja soma dos seus divisores, exceto ele próprio, é igual ao número. Por exemplo, o número 6 é perfeito, pois 1 + 2 + 3 = 6.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 6
O número informado é um número perfeito.
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em Java, comentada linha a linha:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    int numero; // número informado pelo usuário 
    int soma = 0; // vai guardar a soma dos dígitos

    // para efetuar a leitura da entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);

    // vamos pedir para o usuário informar o valor inteiro
    System.out.print("Informe um número inteiro: ");
    // lê o número informado
    numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

    // um laço que começa em 1 e até o número informado - 1
    for(int i = 1; i < numero; i++){
      // o número é divisível pelo valor de i?
      if(numero % i == 0){
        soma = soma + i; // aumenta a soma
      }
    }

    // a soma é igual ao número informado?
    if(soma == numero){
      System.out.println("O número informado é um número perfeito.");
    }
    else{
      System.out.println("O número informado não é um número perfeito.");
    }    
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de Java - Como testar se um ano é bissexto em Java - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 2905 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa Java que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos solicitar que o usuário informe um ano
    System.out.print("Informe o ano: ");
    int ano = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos verificar se o ano informado é bissexto
    if(((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0)){
      System.out.println("O ano informado é bissexto.");  
    }
    else{
      System.out.println("O ano informado não é bissexto.");  
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Como desenhar em um formulário C# usando o mouse - Código-fonte completo

Quantidade de visualizações: 10478 vezes
Quando estamos estudando os eventos do mouse, a primeira idéia que vem à cabeça é como usar tais eventos para escrever um programa de desenho. O código abaixo mostra como isso pode ser feito.

Aqui nós usamos três eventos do mouse: MouseDown (ocorre quando o botão do mouse está pressionado), MouseUp (ocorre quando o botão do mouse é liberado) e MouseMove (ocorre quando movimentamos o mouse na superfície de um componente).

Dessa forma, quando o botão do mouse é pressionado nós ativamos uma variável indicando que o movimento do mouse pode vir acompanhado de um desenho. Quando o botão do mouse é liberado nós definimos o valor desta variável como false. Isso faz com que o desenho só seja realizado se movermos o mouse com o botão pressionado.

Veja o código:

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.ComponentModel;
using System.Data;
using System.Drawing;
using System.Linq;
using System.Text;
using System.Threading.Tasks;
using System.Windows.Forms;

namespace EstudosWindowForms {
  public partial class Form1 : Form {
    // indica se podemos ou não desenhar no formulário
    bool pintar = false;

    public Form1() {
      InitializeComponent();
    }

    private void Form1_MouseDown(object sender, MouseEventArgs e) {
      // podemos iniciar o desenho 
      pintar = true;
    }

    private void Form1_MouseUp(object sender, MouseEventArgs e) {
      // vamos parar de desenhar 
      pintar = false;
    }

    private void Form1_MouseMove(object sender, MouseEventArgs e) {
      // vamos desenhar?
      if (pintar) { // o botão do mouse está pressionado
        // vamos desenhar um círculo na posição atual do mouse 
        Graphics g = CreateGraphics();
        g.FillEllipse(new SolidBrush(Color.Maroon), e.X, e.Y, 5, 5);
        g.Dispose();
      }
    }
  }
}



Python ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como testar de uma matriz é uma matriz identidade usando Python

Quantidade de visualizações: 1431 vezes
Seja M uma matriz quadrada de ordem n. A matriz M é chamada de Matriz Identidade de ordem n (indicada por In) quando os elementos da diagonal principal são todos iguais a 1 e os elementos restantes são iguais a zero.

Para melhor entendimento, veja a imagem de uma matriz identidade de ordem 3, ou seja, três linhas e três colunas:



Veja um código Python completo no qual nós declaramos uma matriz quadrada de ordem 3, pedimos para o usuário informar os valores de seus elementos e no final informamos se a matriz é uma matriz identidade ou não:

# método principal
def main():
  n = 3; # ordem da matriz quadrada
  matriz = [[0 for x in range(n)] for y in range(n)] # matriz quadrada
  identidade = True

  # vamos pedir para o usuário informar os elementos da matriz
  for i in range(n):
    for j in range(n):
      matriz[i][j] = int(input("Elemento na linha {0} e coluna {0}: ".format(
        (i + 1), (j + 1))))
  
  # agora verificamos se a matriz é uma matriz identidade
  for linha in range(n):
    for coluna in range(n):
      if (matriz[linha][coluna] != 1) and (matriz[coluna][linha] != 0):
        identidade = False
        break
     
  # agora mostramos a matriz lida
  print()
  for i in range(n):
    for j in range(n):
      print(matriz[i][j], end='  ')
    print()

  if identidade:
    print("\nA matriz informada é uma matriz identidade.")
  else:
    print("\nA matriz informada não é uma matriz identidade.")
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Elemento na linha 1 e coluna 1: 1
Elemento na linha 1 e coluna 2: 0
Elemento na linha 1 e coluna 3: 0
Elemento na linha 2 e coluna 1: 0
Elemento na linha 2 e coluna 2: 1
Elemento na linha 2 e coluna 3: 0
Elemento na linha 3 e coluna 1: 0
Elemento na linha 3 e coluna 2: 0
Elemento na linha 3 e coluna 3: 1

1 0 0 
0 1 0 
0 0 1 

A matriz informada é uma matriz identidade.



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

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