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C# ::: Windows Forms ::: DataGridView |
Como retornar a quantidade de colunas em um DataGridView do C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 10142 vezes |
A quantidade de colunas em um DataGridView pode ser obtida por meio da propriedade ColumnCount. Veja:
private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos adicionar três colunas no DataGridView
dataGridView1.Columns.Add("cidade", "Cidade");
dataGridView1.Columns.Add("estado", "Estado");
dataGridView1.Columns.Add("populacao", "População");
// vamos adicionar três linhas
dataGridView1.Rows.Add("Goiânia", "GO", "3.453,39");
dataGridView1.Rows.Add("Cuiabá", "MT", "1.876,12");
dataGridView1.Rows.Add("Curitiba", "PR", "5.346,98");
// vamos obter a quantidade de colunas no DataGridView
int quant_colunas = dataGridView1.ColumnCount;
// exibe o resultado
MessageBox.Show("O DataGridView contém " +
quant_colunas + " colunas");
}
É possível também usar a propriedade ColumnCount para definir a quantidade de colunas em um DataGridView: dataGridView1.ColumnCount = 6; Há algumas considerações importantes sobre a propriedade ColumnCount: 1) Se seu valor for definido como 0, todas as colunas do DataGridView serão removidas; 2) Se o novo valor for menor que o valor atual, as colunas excedentes serão removidas no final da coleção Columns; 3) Se o novo valor for maior que o valor atual, as novas colunas serão adicionadas no final da coleção Columns; 4) Se tentarmos alterar o valor desta propriedade após a definição da propriedade DataSource, uma exceção InvalidOperationException será lançada. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea |
Java Swing - Como adicionar mais texto a um JTextArea usando o método append()Quantidade de visualizações: 1 vezes |
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Nesta dica mostrarei como é possível usar o método append() da classe JTextArea para adicionar mais conteúdo a esse controle. Esta é uma técnica muito importante no desenvolvimento de aplicações Java Swing. Segue um exemplo completo (note que fiz toda a aplicação Java Swing na mão mesmo, ou seja, não usei o editor visual do NetBeans ou semelhantes):
package arquivodecodigos;
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
public class Estudos extends JFrame {
JTextArea textArea;
JTextField texto;
JButton btn;
public Estudos() {
super("Como adicionar texto a um JTextArea");
Container c = getContentPane();
FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
c.setLayout(layout);
textArea = new JTextArea(10, 20);
texto = new JTextField(10);
btn = new JButton("Adicionar Texto");
btn.addActionListener(
new ActionListener() {
public void actionPerformed(ActionEvent e) {
textArea.append(texto.getText());
}
}
);
c.add(textArea);
c.add(texto);
c.add(btn);
setSize(350, 250);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]) {
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
Veja que neste exemplo, mais conteúdo é adicionado ao controle JTextArea sem provocar uma quebra de linha. Em outras dicas e truques dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JList |
Java Swing para iniciantes - Como adicionar itens a uma JList em tempo de execuçãoQuantidade de visualizações: 23236 vezes |
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Este exemplo mostra como inserir itens em uma JList do Java Swing em tempo de execução. O valor a ser inserido é informado em um JTextField. Veja que estamos usando a classe DefaultListModel e seu método addElement() para adicionar os novos itens. Veja a janela JFrame e os componentes usados para exemplificar esta funcionalidade: ![]() E agora veja o código Java Swing completo para o exemplo:
package arquivodecodigos;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
public class Estudos extends JFrame{
JList lista;
JTextField campo;
public Estudos() {
super("A classe JList");
Container c = getContentPane();
c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
// Cria um novo DefaultListModel
DefaultListModel modelo = new DefaultListModel();
// Cria a JList
lista = new JList();
// Atribui o DefaultListModel à JList
lista.setModel(modelo);
// Um botão que permite adicionar itens na JList
JButton btn = new JButton("Adicionar na JList");
btn.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
String valor = campo.getText();
if(valor.length() != 0){
((DefaultListModel)(lista.getModel()))
.addElement(valor);
campo.setText("");
campo.requestFocus();
}
}
}
);
// Adiciona a lista à janela
c.add(new JScrollPane(lista));
// Cria um JTextField e o adiciona à janela
campo = new JTextField(10);
c.add(campo);
// Adiciona o botão à janela
c.add(btn);
setSize(350, 250);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
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Java ::: Classes e Componentes ::: JComboBox |
Como classificar os itens de um JComboBox do Java Swing em ordem alfabéticaQuantidade de visualizações: 10859 vezes |
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Este exemplo mostra como ordenar os itens de um JComboBox do Java Swing. A melhor forma de fazer isso é ordenando o array de strings antes de passá-lo para o construtor da classe JComboBox. Se novos itens forem inseridos em tempo de execução, a melhor saída é extender a classe DefaultComboBoxModel e fornecer tal funcionalidade. Veja o código Java completo para o exemplo:
package estudos;
import java.awt.*;
import javax.swing.*;
import java.util.*;
public class Estudos extends JFrame{
public Estudos(){
super("A classe JComboBox");
Container c = getContentPane();
c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
// Cria o array que armazenará os itens do
// combo box
String[] nomes = {"Osmar", "Cristina", "Antônio",
"Marcela", "Joaquim"};
// ordena os itens
Arrays.sort(nomes);
// Cria o JComboBox
JComboBox combo = new JComboBox(nomes);
// Adiciona o JComboBox à janela
c.add(combo);
setSize(350, 250);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de Java - Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deveráQuantidade de visualizações: 456 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deverá indicar se a tentativa efetuada pelo usuário é maior ou menor que o número mágico e contar o número de tentativas. Quando o usuário conseguir acertar o número o programa deverá classificar o usuário como: De 1 a 3 tentativas: muito sortudo De 4 a 6 tentativas: sortudo De 7 a 10 tentativas: normal > 10 tentativas: tente novamente Sua saída deverá ser parecida com: Adivinhe o número mágico: 100 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 50 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 60 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 80 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 90 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 95 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 94 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 93 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 92 Você acertou o número em 9 tentativas. Classificação: Normal Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:
package estudos;
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// variáveis usadas na resolução do problema
int numero_magico, palpite, tentativas = 0;
boolean acertou = false;
// para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos sortear o número entre 0 e 500
Random rand = new Random();
numero_magico = rand.nextInt(501);
// um laço que repete enquanto o usuário não
// acertar o número mágico
while (!acertou) {
System.out.print("Adivinhe o número mágico: ");
palpite = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// registra essa tentativa
tentativas = tentativas + 1;
// o usuário acertou o número mágico?
if (palpite == numero_magico) {
System.out.println("Você acertou o número em " + tentativas + " tentativas.");
// mostra a classificação do usuário
if (tentativas <= 3) {
System.out.println("Classificação: Muito Sortudo");
}
else if ((tentativas >= 4) && (tentativas <= 6)) {
System.out.println("Classificação: Sortudo");
}
else if ((tentativas >= 7) && (tentativas <= 10)) {
System.out.println("Classificação: Normal");
}
else {
System.out.println("Classificação: Tente Novamente");
}
// sai do laço
acertou = true;
}
else {
// indica se o palpite é maior ou menor
if (palpite < numero_magico) {
System.out.println("Tente um número maior.\n");
}
else {
System.out.println("Tente um número menor.\n");
}
}
}
}
}
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Delphi - Como retornar o caractere a partir de um determinado código ASCII em Delphi usando a função Chr() |
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