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Java ::: Classes e Componentes ::: JTree |
Java Swing - Como obter o texto do ítem selecionado na JTreeQuantidade de visualizações: 11268 vezes |
Nesta dica veremos como usar o método getLastSelectedPathComponent() da classe JTable do Java Swing para obter o texto do item (nó) selecionado na árvore. Veja como fazemos um cast (conversão) para um objeto da classe DefaultMutableTreeNode antes de podermos acessar o nó retornado. O resultado será igual ao que temos na imagem abaixo: ![]() Veja o código Java Swing completo para este exemplo: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.tree.*; public class Estudos extends JFrame{ JTree arvore; public Estudos(){ super("Exemplo de uma JTree simples"); DefaultMutableTreeNode raiz = montarArvore(); arvore = new JTree(raiz); JButton btn = new JButton("Obter Texto"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent e){ if(!arvore.isSelectionEmpty()){ DefaultMutableTreeNode no = (DefaultMutableTreeNode) arvore.getLastSelectedPathComponent(); JOptionPane.showMessageDialog(null, "Texto do ítem selecionado: " + no.toString(), "JTree", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE); } } } ); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(arvore); c.add(scrollPane); c.add(btn); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } private DefaultMutableTreeNode montarArvore(){ DefaultMutableTreeNode raiz = new DefaultMutableTreeNode("Cidades"); DefaultMutableTreeNode regiao = new DefaultMutableTreeNode("Região"); regiao.add(new DefaultMutableTreeNode("Centro-Oeste")); regiao.add(new DefaultMutableTreeNode("Norte")); regiao.add(new DefaultMutableTreeNode("Sul")); raiz.add(regiao); return raiz; } } |
Python ::: wxPython ::: Janelas, Diálogos, Formulários e Painéis do wxPython |
Como definir o ícone para uma janela wx.Frame do wxPythonQuantidade de visualizações: 7400 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar a função SetIcon() da classe wx.TopLevelWindow para definir o ícone da janela de nossa aplicação wxPython. Observe que, se o ícone não for encontrado, uma mensagem de erro será exibida. Veja o código completo para o exemplo: # vamos importar a biblioteca Wx import wx # vamos criar uma classe que herda de wxFrame class MinhaJanela(wx.Frame): def __init__(self): # chamamos o construtor da super classe wx.Frame.__init__(self, None, -1, "Cadastro de Clientes", size=(350, 200)) # Define o ícone para a janela self.SetIcon(wx.Icon("icone.ico", wx.BITMAP_TYPE_ICO)) if __name__ == "__main__": app = wx.App() janela = MinhaJanela() janela.Show(True) app.MainLoop() |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercício Resolvido de Java - Um programa Java que lê dois números e mostra a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidosQuantidade de visualizações: 1868 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um programa em Java que receba dois números e no final mostre a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos. Os números deverão ser informados pelo usuário. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 9 Informe o segundo numero: 4 A soma é: 13 A subtração é: 5 A multiplicação é: 36 A divisão é: 2.25 Veja a resolução completa para o exercício em Java, comentada linha a linha: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos usar a classe Scanner para efetuar a leitura Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o primeiro número System.out.print("Informe o primeiro número: "); int n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos ler o segundo número System.out.print("Informe o segundo numero: "); int n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // primeiro vamos somar os dois números int soma = n1 + n2; System.out.println("A soma é: " + soma); // agora vamos subtrair int subtracao = n1 - n2; System.out.println("A subtração é: " + subtracao); // agora a multiplicação int multiplicacao = n1 * n2; System.out.println("A multiplicação é: " + multiplicacao); // e finalmente a divisão. Note o truque para não arredondar // a divisão double divisao = (n1 * 1.0) / n2; System.out.println("A divisão é: " + divisao); } } |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Exercício Resolvido de C - Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em CQuantidade de visualizações: 1721 vezes |
Pergunta/Tarefa: O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano. No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano. Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir: ![]() Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo. Escreva um programa C que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor x da coordenada: 12 Informe o valor y da coordenada: -7 A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-) Veja a resolução comentada deste exercício em C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int x, y; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas printf("Informe o valor x da coordenada: "); scanf("%d", &x); printf("Informe o valor y da coordenada: "); scanf("%d", &y); // a coordenada está no primeiro quadrante? if (x > 0 && y > 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Primeiro Quadrante (+,+)", x, y); } // a coordenada está no segundo quadrante? else if (x < 0 && y > 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Segundo Quadrante (-,+)", x, y); } // a coordenada está no terceiro quadrante? else if (x < 0 && y < 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Terceiro Quadrante (-,-)", x, y); } // a coordenada está no quarto quadrante? else if (x > 0 && y < 0){ printf("A coordenada (%d,%d) está no Quarto Quadrante (+,-)", x, y); } // a coordenada está na origem else{ printf("A coordenada (%d,%d) está na origem", x, y); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados |
C# para iniciantes - Como usar o tipo de dados char da linguagem C#Quantidade de visualizações: 15954 vezes |
O tipo de dados char é usado quando queremos declarar, definir e usar caracteres em nossos programas. Em C#, uma variável do tipo char armazena um caractere Unicode, que são caracteres de 16 bits usados para representar a maioria das linguagens escritas mais conhecidas no mundo. O tipo char é um apelido C# para o tipo System.Char da plataforma .NET e sua faixa de valores varia de U+0000 à U+ffff (de 0 à 65535). Variáveis do tipo char podem ser declaradas e receber valores literais de três formas. Veja: // define uma letra char letra = 'A'; // define um valor hexadecimal equivalente à letra "A" char letra2 = '\x0041'; // define um valor Unicode equivalente à letra "A" char letra3 = '\u0041'; Há ainda a possibilidade de efetuar um cast de um valor inteiro para o tipo char. Veja: // converte o valor 65 para um char char letra = (char)65; // exibe o resultado Console.WriteLine("A letra é: " + letra); Quando se trata de conversões implícitas, o tipo char pode ser convertido implicitamente para os tipos ushort, int, uint, long, ulong, float, double e decimal. Contudo, o caminho contrário não é possível, ou seja, nenhum outro tipo de dados pode ser convertido para o tipo char sem a necessidade de um cast (conversão explícita). Para finalizar, veja um trecho de código que exibe o alfabeto completo em letras maiúsculas: static void Main(string[] args){ for(int i = 65; i <= 90; i++){ char letra = (char)i; Console.Write(letra + " "); } // pausa o programa Console.ReadKey(); } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
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1º lugar: Java |