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Python ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como testar de uma matriz é uma matriz identidade usando PythonQuantidade de visualizações: 1293 vezes |
Seja M uma matriz quadrada de ordem n. A matriz M é chamada de Matriz Identidade de ordem n (indicada por In) quando os elementos da diagonal principal são todos iguais a 1 e os elementos restantes são iguais a zero. Para melhor entendimento, veja a imagem de uma matriz identidade de ordem 3, ou seja, três linhas e três colunas: ![]() Veja um código Python completo no qual nós declaramos uma matriz quadrada de ordem 3, pedimos para o usuário informar os valores de seus elementos e no final informamos se a matriz é uma matriz identidade ou não: # método principal def main(): n = 3; # ordem da matriz quadrada matriz = [[0 for x in range(n)] for y in range(n)] # matriz quadrada identidade = True # vamos pedir para o usuário informar os elementos da matriz for i in range(n): for j in range(n): matriz[i][j] = int(input("Elemento na linha {0} e coluna {0}: ".format( (i + 1), (j + 1)))) # agora verificamos se a matriz é uma matriz identidade for linha in range(n): for coluna in range(n): if (matriz[linha][coluna] != 1) and (matriz[coluna][linha] != 0): identidade = False break # agora mostramos a matriz lida print() for i in range(n): for j in range(n): print(matriz[i][j], end=' ') print() if identidade: print("\nA matriz informada é uma matriz identidade.") else: print("\nA matriz informada não é uma matriz identidade.") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Elemento na linha 1 e coluna 1: 1 Elemento na linha 1 e coluna 2: 0 Elemento na linha 1 e coluna 3: 0 Elemento na linha 2 e coluna 1: 0 Elemento na linha 2 e coluna 2: 1 Elemento na linha 2 e coluna 3: 0 Elemento na linha 3 e coluna 1: 0 Elemento na linha 3 e coluna 2: 0 Elemento na linha 3 e coluna 3: 1 1 0 0 0 1 0 0 0 1 A matriz informada é uma matriz identidade. |
C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como usar um ponteiro para acessar e alterar o valor de mais de uma variável do tipo int usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 10097 vezes |
Esta dica mostra a você como podemos usar apenas um ponteiro para acessar e manipular os valores de três variáveis do tipo int. Veja o uso do símbolo "&" para acessar o endereço de uma variável e "*" (operador de indireção) para acessar o valor da variável apontada pelo ponteiro. Observe o código completo para o exemplo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // declara e inicializa três variáveis int a = 23; int b = 40; int c = 3; // exibe seus valores printf("a = %d, b = %d, c = %d\n\n", a, b, c); // declara um ponteiro para uma variável do tipo int int *p; // aponta para a variável "a" e altera seu valor p = &a; *p = 12; // aponta para a variável "b" e altera seu valor p = &b; *p = 695; // aponta para a variável "c" e altera seu valor p = &c; *p = 90; // exibe os novos valores das variáveis printf("a = %d, b = %d, c = %d\n\n", a, b, c); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: a = 23, b = 40, c = 3 a = 12, b = 695, c = 90 Pressione qualquer tecla para continuar... |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Apostila Java Swing - Como alterar o valor de uma célula da JTable em tempo de execuçãoQuantidade de visualizações: 398 vezes |
Em algumas situações nós precisamos alterar ou definir o valor de uma determinada célula de uma tabela JTable em tempo de execução, ou seja, enquanto o programa Java Swing estiver sendo executado. Para isso nós podemos usar o método setValueAt() da classe JTable. Tudo que precisamos fazer é fornecer o novo valor para a célula, assim como os índice da linha e da coluna na qual ela está localizada. Veja o código Java completo: import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Exemplo de uma tabela simples"); // colunas da tabela String[] colunas = {"Cidade", "Estado", "Habitantes"}; // conteúdo da tabela Object[][] conteudo = { {"Goiânia", "GO", "43.023.432"}, {"São Paulo", "SP", "5.343.234"}, {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"}, {"Jussara", "GO", "87.454"}, {"Barra do Garças", "MT", "64.344"} }; // constrói a tabela final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas); tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50)); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JButton btn = new JButton("Alterar valor da 2ª célula - 1ª linha"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ tabela.setValueAt("Teste", 0, 1); } } ); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); c.add(btn); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
AutoCAD ::: Dicas & Truques ::: Configurações da Área de Desenho |
Como definir os limites da área de desenho do AutoCAD usando o comando LIMITSQuantidade de visualizações: 1002 vezes |
Quando estamos criando um novo desenho no AutoCAD, muitas vezes usando os arquivos de template acad.dwt (medidas imperiais) ou acadiso.dwt (medidas métricas), nos deparamos com uma área de desenho gigantesca, com medidas enormes. Assim, é sempre uma boa idéia delimitarmos a área de desenho, e isso é feito por meio do comando LIMITS. Este comando, quando acionado, nos pede duas coordenadas: Lower Left e Upper Right. Veja a figura: ![]() Dessa forma, Lower Left define os limites para o canto esquerdo inferior e Upper Right define os limites para o canto superior direito. Quando acionamos o comando LIMITS (ligado: ON), não conseguimos sair desses limites, o que pode ser uma comodidade, pois podemos nos concentrar em pequenos porções de um desenho de grandes proporções. Vamos então aprender a usar o comando LIMITS do AutoCAD? Comece criando um novo desenho (usando ou não os templates mencionados acima) e digite os comandos a seguir: LIMITS [Enter] Specify lower left corner or [ON/OFF] <0.0000,0.0000>: 0,0 Specify upper right corner <420.0000,297.0000>: 100,80 Tenha a certeza de inserir as coordenadas separadas por vírgulas e acionar a opção ON para ativar os limites. No final, digite o comando ZOOM ALL para aproximar a área de desenho dentro dos limites recém-definidos. Agora, sempre que digitarmos coordenadas fora desses limites, o AutoCAD nos avisará que os valores são inválidos e os rejeitará. Para desligar os limites, basta chamar LIMITS novamente e informar o valor OFF. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como verificar a existência de um diretório usando a função DirectoryExists() do DelphiQuantidade de visualizações: 13120 vezes |
Em algumas situações precisamos saber se um diretório já existe, talvez para evitar que nosso código tente criar um diretório com o mesmo caminho e nome. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função DirectoryExists() da unit SysUtils. Esta função recebe uma string contendo o nome do diretório a ser pesquisado e retorna true se o diretório existir e false em caso contrário. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var diretorio: string; begin // diretório que queremos verificar a existência diretorio := 'C:\arquivo de codigos'; // vamos verificar se o diretório existe if DirectoryExists(diretorio) then ShowMessage('O diretório existe') else ShowMessage('O diretório NÃO existe'); end; Note que a unit FileCtrl também contém uma função chamada DirectoryExists(). Porém, esta função foi considerada ultrapassada. Dê preferência àquela da unit SysUtils. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi |
Veja mais Dicas e truques de Delphi |
Dicas e truques de outras linguagens |
C# - Como retornar a quantidade de itens em uma ListBox do C# Windows Forms usando a propriedade Count JavaScript - Como calcular o seno de um número ou ângulo em JavaScript usando a função sin() do objeto Math |
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1º lugar: Java |