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Card 1 de 7
O que é Empuxo na Hidrostática?

Empuxo é a força exercida pelos fluidos em corpos submersos, total ou parcialmente. Também conhecido como teorema de Arquimedes.

A pressão do fluido sobre o corpo produz uma força resultante com a direção do peso, mas com o sentido contrário, de baixo para cima.

Qual é a fórmula do Empuxo?

A fórmula do empuxo na Hidrostática pode ser definida como:

\[E = d_f \cdot V_f \cdot g \]

Onde:

E é o módulo do empuxo, medido em Newtons (N);

df é a densidade do fluido, medida em kg/m3;

Vf é o volume do fluido deslocado, medido em m3;

g é a aceleração da gravidade, medida em m/s2.

A intensidade do empuxo é igual a do peso do volume de fluido deslocado, e age no centro de gravidade desse volume.

O empuxo é o produto entre três valores: densidade do fluido, volume de fluido deslocado e aceleração da gravidade.

A densidade é uma característica própria do fluido. Existem tabelas que oferecem valores de densidade para vários fluidos.

Para água a 4°C, a densidade é 1 g/cm3 ou 1.000 kg/m3.
Para o ar, a 20°C e pressão de 1 atmosfera, a densidade é de 0,0012 g/cm3 ou 1,2 kg/m3.

O volume de fluido deslocado depende da geometria do corpo, e se ele está total ou parcialmente submerso. Quanto maior o volume do corpo, mais líquido ele descola, logo, maior será o empuxo.

A aceleração da gravidade é de, aproximadamente, 9,81 m/s2.

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Java ::: Classes e Componentes ::: JTree

Java Swing - Como obter o texto do ítem selecionado na JTree

Quantidade de visualizações: 11268 vezes
Nesta dica veremos como usar o método getLastSelectedPathComponent() da classe JTable do Java Swing para obter o texto do item (nó) selecionado na árvore. Veja como fazemos um cast (conversão) para um objeto da classe DefaultMutableTreeNode antes de podermos acessar o nó retornado.

O resultado será igual ao que temos na imagem abaixo:



Veja o código Java Swing completo para este exemplo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.tree.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JTree arvore;  
 
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma JTree simples");
     
    DefaultMutableTreeNode raiz = montarArvore();
    arvore = new JTree(raiz);  
 
    JButton btn = new JButton("Obter Texto");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          if(!arvore.isSelectionEmpty()){
            DefaultMutableTreeNode no = (DefaultMutableTreeNode)
              arvore.getLastSelectedPathComponent();
 
            JOptionPane.showMessageDialog(null,
          "Texto do ítem selecionado: " + no.toString(), 
          "JTree", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
          }
        }
      }
    );
 
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
             
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(arvore);
    c.add(scrollPane);
    c.add(btn);
     
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
     
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
 
  private DefaultMutableTreeNode montarArvore(){ 
    DefaultMutableTreeNode raiz = new DefaultMutableTreeNode("Cidades"); 
    DefaultMutableTreeNode regiao = new DefaultMutableTreeNode("Região"); 
    regiao.add(new DefaultMutableTreeNode("Centro-Oeste"));
    regiao.add(new DefaultMutableTreeNode("Norte"));
    regiao.add(new DefaultMutableTreeNode("Sul"));     
          
    raiz.add(regiao); 
    return raiz; 
  }
}



Python ::: wxPython ::: Janelas, Diálogos, Formulários e Painéis do wxPython

Como definir o ícone para uma janela wx.Frame do wxPython

Quantidade de visualizações: 7400 vezes
Nesta dica mostrarei como usar a função SetIcon() da classe wx.TopLevelWindow para definir o ícone da janela de nossa aplicação wxPython. Observe que, se o ícone não for encontrado, uma mensagem de erro será exibida.

Veja o código completo para o exemplo:

# vamos importar a biblioteca Wx
import wx

# vamos criar uma classe que herda de wxFrame
class MinhaJanela(wx.Frame):
  def __init__(self):
    # chamamos o construtor da super classe
    wx.Frame.__init__(self, None, -1, 
      "Cadastro de Clientes", size=(350, 200))
    
    # Define o ícone para a janela
    self.SetIcon(wx.Icon("icone.ico", wx.BITMAP_TYPE_ICO))

if __name__ == "__main__":
  app = wx.App()
  janela = MinhaJanela()
  janela.Show(True)
  app.MainLoop()



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercício Resolvido de Java - Um programa Java que lê dois números e mostra a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos

Quantidade de visualizações: 1868 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um programa em Java que receba dois números e no final mostre a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos. Os números deverão ser informados pelo usuário.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro número: 9
Informe o segundo numero: 4
A soma é: 13
A subtração é: 5
A multiplicação é: 36
A divisão é: 2.25
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em Java, comentada linha a linha:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos usar a classe Scanner para efetuar a leitura
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler o primeiro número
    System.out.print("Informe o primeiro número: ");
    int n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos ler o segundo número
    System.out.print("Informe o segundo numero: ");
    int n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // primeiro vamos somar os dois números
    int soma = n1 + n2;
    System.out.println("A soma é: " + soma);
    
    // agora vamos subtrair
    int subtracao = n1 - n2;
    System.out.println("A subtração é: " + subtracao);
    
    // agora a multiplicação
    int multiplicacao = n1 * n2;
    System.out.println("A multiplicação é: " + multiplicacao);
    
    // e finalmente a divisão. Note o truque para não arredondar
    // a divisão
    double divisao = (n1 * 1.0) / n2;
    System.out.println("A divisão é: " + divisao);
  }
}



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Exercício Resolvido de C - Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em C

Quantidade de visualizações: 1721 vezes
Pergunta/Tarefa:

O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano.

No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano.

Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir:



Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo.

Escreva um programa C que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor x da coordenada: 12
Informe o valor y da coordenada: -7
A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-)
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int x, y;
  
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
 
  // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas
  printf("Informe o valor x da coordenada: ");
  scanf("%d", &x);
  printf("Informe o valor y da coordenada: ");
  scanf("%d", &y);
  
  // a coordenada está no primeiro quadrante? 
  if (x > 0 && y > 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Primeiro Quadrante (+,+)", x, y);
  }
  // a coordenada está no segundo quadrante?
  else if (x < 0 && y > 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Segundo Quadrante (-,+)", x, y);
  }
  // a coordenada está no terceiro quadrante?
  else if (x < 0 && y < 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Terceiro Quadrante (-,-)", x, y);
  }
  // a coordenada está no quarto quadrante?
  else if (x > 0 && y < 0){
    printf("A coordenada (%d,%d) está no Quarto Quadrante (+,-)", x, y);
  }
  // a coordenada está na origem
  else{
    printf("A coordenada (%d,%d) está na origem", x, y);
  }
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados

C# para iniciantes - Como usar o tipo de dados char da linguagem C#

Quantidade de visualizações: 15954 vezes
O tipo de dados char é usado quando queremos declarar, definir e usar caracteres em nossos programas. Em C#, uma variável do tipo char armazena um caractere Unicode, que são caracteres de 16 bits usados para representar a maioria das linguagens escritas mais conhecidas no mundo.

O tipo char é um apelido C# para o tipo System.Char da plataforma .NET e sua faixa de valores varia de U+0000 à U+ffff (de 0 à 65535).

Variáveis do tipo char podem ser declaradas e receber valores literais de três formas. Veja:

// define uma letra
char letra = 'A';

// define um valor hexadecimal equivalente à letra "A"
char letra2 = '\x0041';

// define um valor Unicode equivalente à letra "A"
char letra3 = '\u0041';

Há ainda a possibilidade de efetuar um cast de um valor inteiro para o tipo char. Veja:

// converte o valor 65 para um char
char letra = (char)65;

// exibe o resultado
Console.WriteLine("A letra é: " + letra);

Quando se trata de conversões implícitas, o tipo char pode ser convertido implicitamente para os tipos ushort, int, uint, long, ulong, float, double e decimal. Contudo, o caminho contrário não é possível, ou seja, nenhum outro tipo de dados pode ser convertido para o tipo char sem a necessidade de um cast (conversão explícita).

Para finalizar, veja um trecho de código que exibe o alfabeto completo em letras maiúsculas:

static void Main(string[] args){
  for(int i = 65; i <= 90; i++){
    char letra = (char)i;
    Console.Write(letra + " ");
  }
  
  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

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