Você está aqui: Cards de Hidrostática |
||
|
||
|
|
||
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular juros compostos e montante usando DelphiQuantidade de visualizações: 1075 vezes |
|
O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e portanto, o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte. Chamamos de capitalização o momento em que os juros são incorporados ao principal. Após três meses de capitalização, temos: 1º mês: M = P .(1 + i) 2º mês: o principal é igual ao montante do mês anterior: M = P x (1 + i) x (1 + i) 3º mês: o principal é igual ao montante do mês anterior: M = P x (1 + i) x (1 + i) x (1 + i) Simplificando, obtemos a fórmula: M = P . (1 + i) ^ n Importante: a taxa i tem que ser expressa na mesma medida de tempo de n, ou seja, taxa de juros ao mês para n meses. Para calcularmos apenas os juros basta diminuir o principal do montante ao final do período: J = M - P Vejamos um exemplo: Considerando que uma pessoa empresta a outra a quantia de R$ 2.000,00, a juros compostos, pelo prazo de 3 meses, à taxa de 3% ao mês. Quanto deverá ser pago de juros? Veja o código Delphi para a resolução:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
principal, taxa, juros, montante: double;
meses: integer;
begin
principal := 2000.00;
taxa := 0.03;
meses := 3;
montante := principal * power((1 + taxa), meses);
juros := montante - principal;
ShowMessage('O total de juros a ser pago é: '
+ FloatToStr(juros));
ShowMessage('O montante a ser pago é: '
+ FloatToStr(montante));
end;
Um outra aplicação interessante é mostrar mês a mês a evolução dos juros.
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
principal, taxa, juros, montante, anterior: double;
i, meses: integer;
begin
principal := 2000.00;
taxa := 0.03;
meses := 3;
anterior := 0.0;
for i := 1 to meses do
begin
montante := principal * power((1 + taxa), i);
juros := montante - principal - anterior;
anterior := anterior + juros;
Memo1.Lines.Add('Mês: ' + IntToStr(i) + ' - Montante: '
+ FloatToStr(montante) + ' - Juros: ' + FloatToStr(juros));
end;
end;
Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Django ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais |
Como criar um novo projeto Django usando o comando django-admin startprojectQuantidade de visualizações: 805 vezes |
|
Quando estamos desenvolvendo aplicações web usando o framework Django do Python, é comum encontrarmos os termos projetos e aplicações. Um projeto é uma instalação do Django com algumas configurações específicas, enquanto uma aplicação (ou app) é um conjunto de models, views, templates e URLs. Nesta dica mostrarei como criar um novo projeto Django. Para isso usaremos o comando django-admin startproject. Assim, crie um diretório para o seu projeto, entre nela via janela de terminal e dispare o seguinte comando: c:\>cd c:\estudos_python c:\estudos_python>django-admin startproject estudos Note que criei um projeto chamado "estudos" dentro do diretório "c:\estudos_python". Veja agora os arquivos que a ferramenta django-admin criou para nós:
estudos/
manage.py
estudos/
__init__.py
asgi.py
wsgi.py
settings.py
urls.py
O arquivo manage.py é um utilitário de linha comando que usamos para interagir com o nosso projeto. Este arquivo, que serve como um wrapper para a ferramenta django-admin.py, não precisa ser editado. O arquivo __init__.py, já dentro do diretório do projeto, é um arquivo vazia que informa ao Python para tratar o diretório "estudos" como um módulo Python. O arquivo settings.py serve para definirmos ajustes e configurações para o nosso projeto. Ele contém as configurações iniciais, tais como LANGUAGE_CODE, DATABASES, TEMPLATES, ALLOWED_HOSTS, DEBUG, etc. O arquivo urls.py é o local qual ficamos os padrões de URL. Cada URL deste arquivo é mapeada para uma view (página de apresentação). O arquivo wsgi.py contém as configurações para rodarmos o nosso projeto como uma aplicação Web Server Gateway Interface (WSGI). Para finalizar, o arquivo asgi.py contém as configurações para rodarmos o nosso projeto como ASGI. Este é um padrão recente para servidores web e aplicações assíncronas. Agora que o projeto já foi criado, para rodar ele no navegador, basta entrar no diretório principal e disparar o comando abaixo: c:\estudos_python>cd estudos c:\estudos_python\estudos>python manage.py runserver Se tudo correr bem, abra seu navegador na URL http://127.0.0.1:8000 e você verá seu projeto Django em execução. Em mais dicas do site você verá como criar aplicações Django dentro do seu projeto. |
Java ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Estruturas de Dados em Java - Como inserir nós no início de uma lista singularmente ligada em JavaQuantidade de visualizações: 10503 vezes |
Esta dica mostra como inserir nós no início de uma lista singularmente ligada. A classe usada para representar cada nó é a seguinte (No.java):
// classe No
public class No{
public int valor;
public No proximo;
}
// fim da classe No
Note que cada nó contém apenas um valor inteiro e um ponteiro para o próximo nó. Ao analisar o código você perceberá que tanto a inserção no início quanto a exibição dos nós são feitas usando métodos. Isso permitirá o reaproveitamento deste código em suas próprias implementações. Vamos ao código para a lista singularmente ligada (Lista.java):
public class Lista{
No inicio; // início da lista
// método que permite exibir os valores de
// todos os nós da lista
public void exibir(){
if(inicio != null){
do{
System.out.println(inicio.valor);
inicio = inicio.proximo;
}while(inicio != null);
}
else
System.out.println("A lista esta vazia\n\n");
}
// método que permite inserir nós no
// início da lista.
// veja que o método recebe o valor a ser
// armazenado em cada nó
public void inserirInicio(int v){
No novo;
// verifica se a lista está vazia
if(inicio == null){
// reserva memória para o novo nó
inicio = new No();
inicio.valor = v;
// é o primeiro nó...não deve apontar para
// lugar nenhum
inicio.proximo = null;
}
else{ // não está vazia....vamos inserir o nó no início
// vamos criar um novo nó agora
novo = new No();
// atribui o valor do nó
novo.valor = v;
// define o inicio da lista como campo proximo
// do novo nó
novo.proximo = inicio;
// o novo nó é o início da lista agora
inicio = novo;
}
}
}
Compile as classes No.java e Lista.java e vamos escrever um aplicativo de teste (TesteLista.java):
public class TesteLista{
public static void main(String args[]){
// vamos criar uma nova lista
Lista lista = new Lista();
// vamos inserir quatro valores no
// início da lista
lista.inserirInicio(45);
lista.inserirInicio(3);
lista.inserirInicio(98);
lista.inserirInicio(17);
// exibe os valores na lista
lista.exibir();
System.exit(0);
}
}
|
CSS ::: Dicas & Truques ::: Cores de Fundo e Imagens de Fundo |
Como definir uma imagem de fundo para um botão HTML usando a propriedade background-image do CSSQuantidade de visualizações: 9912 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a propriedade background-image do CSS para aplicar uma imagem de fundo a elemento <button> do HTML. Vamos ver duas abordagens. Na primeira abordagem usaremos CSS inline. Veja:
<!doctype html>
<html>
<head>
<title>Estudos CSS</title>
</head>
<body>
<button style="background-image: url('fundo.jpg')">
Clique aqui</button>
</body>
</html>
Agora veja a mesma técnica usando um bloco CSS na seção <head> da página HTML e definindo um id para o botão:
<!doctype html>
<html>
<head>
<title>Estudos CSS</title>
<style>
#botao{
background-image: url('fundo.jpg');
}
</style>
</head>
<body>
<button id="botao">Clique aqui</button>
</body>
</html>
|
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva uma classe Biblioteca que possui uma ArrayList de objetos da classe Livro. Forneça um menu para listar, cadastrar, pesquisar e excluir livrosQuantidade de visualizações: 664 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java contendo duas classes: Biblioteca e Livro. A classe Biblioteca deverá ter uma coleção de livros, ou seja, uma ArrayList de objetos da classe Livro. Além da coleção de livros a classe Biblioteca deverá conter um atributo nome, que será informado assim que a classe for instanciada. A classe Livro, por sua vez, deverá possuir os atributos id, titulo, autor e paginas. O atributo id deverá ser auto-incremento, isto é, 1 para o primeiro livro cadastrado, 2 para o segundo, e assim por diante. Além disso, a exclusão de livros deverá ser feita de acordo com o seu id ou título. Seu programa deverá exibir um menu de opções para as diversas operações da biblioteca. Uma boa opção em Java é usar a estrutura switch case para a criação do menu de opções. Atenção: todos os métodos de manipulação de livros deverão estar na classe Biblioteca, e não na classe principal do programa Java. Para finalizar, tanto a classe Biblioteca quanto a classe Livro deverão apresentar boas práticas de programação orientada a objetos: nomenclatura correta de classes, atributos e métodos, encapsulamento de dados e construtores. Sua saída deverá ser parecida com: ------------------------------------------------- :: Biblioteca Programação e Artes :: ------------------------------------------------- Bem-vindo(a) ao sistema. Escolha a opção desejada 1 - Novo Livro 2 - Listar Livros 3 - Pesquisar Livro 4 - Excluir Livro 5 - Sair Sua opção: 1 Título: JAVA PARA INICIANTES Autor: OSMAR J SILVA Quant Páginas: 480 O livro foi cadastrado com sucesso Veja a resolução comentada deste exercício em Java: Código para a classe Livro, que deve estar no arquivo Livro.java:
package estudos;
// definição da classe Livro
public class Livro {
private int id; // id do livro. Não pode repetir
private String titulo;
private String autor;
private int paginas;
// construtor vazio da classe Livro
public Livro() {}
// construtor cheio da classe Livro
public Livro(int id, String titulo, String autor, int paginas) {
this.id = id;
this.titulo = titulo;
this.autor = autor;
this.paginas = paginas;
}
public int getId() {
return id;
}
public void setId(int id) {
this.id = id;
}
public String getTitulo() {
return titulo;
}
public void setTitulo(String titulo) {
this.titulo = titulo;
}
public String getAutor() {
return autor;
}
public void setAutor(String autor) {
this.autor = autor;
}
public int getPaginas() {
return paginas;
}
public void setPaginas(int paginas) {
this.paginas = paginas;
}
}
Código para a classe Biblioteca, que deve estar no arquivo Biblioteca.java:
package estudos;
// imports necessários
import java.util.ArrayList;
import java.util.Scanner;
// definição da classe Biblioteca
public class Biblioteca {
String nome;
ArrayList<Livro> livros; // ArrayList para guardar os livros
// variável do tipo int para gerar IDs auto-incremento para os livros
int idUltimoLivroCadastrado = 0;
// construtor da classe
public Biblioteca(String nome) {
this.nome = nome;
this.livros = new ArrayList();
}
// exibe o menu de opções da biblioteca
public void exibirMenu(){
// para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// variáveis temporárias
Livro temp;
String pesquisaLivro;
// um laço infinito com as opções do menu
while(true){
System.out.println("\n-------------------------------------------------");
System.out.println(":: " + this.nome + " ::");
System.out.println("-------------------------------------------------");
System.out.println("Bem-vindo(a) ao sistema. Escolha a opção desejada\n");
System.out.println("1 - Novo Livro");
System.out.println("2 - Listar Livros");
System.out.println("3 - Pesquisar Livro");
System.out.println("4 - Excluir Livro");
System.out.println("5 - Sair");
System.out.print("\nSua opção: ");
// lê a opção do usuário
int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// um menu switch para ler as opções do menu
switch(opcao){
case 1: // vamos cadastrar um novo livro
System.out.print("\nTítulo: ");
String titulo = entrada.nextLine();
System.out.print("Autor: ");
String autor = entrada.nextLine();
System.out.print("Quant Páginas: ");
int quantPaginas = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// vamos gerar o id deste livro
int id = ++this.idUltimoLivroCadastrado;
// agora vamos criar um novo objeto da classe Livro
Livro livro = new Livro(id, titulo, autor, quantPaginas);
// e o adicionamos no ArrayList de livros
livros.add(livro);
// e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso.
System.out.println("\nO livro foi cadastrado com sucesso");
break;
case 2: // vamos listar os livros cadastrados
if(livros.isEmpty()){
System.out.println("\nNão há nenhum livro cadastrado.");
}
else{
for(int i = 0; i < livros.size(); i++){
temp = livros.get(i); // obtém o livro da iteração atual
System.out.println("\nId: " + temp.getId());
System.out.println("Título: " + temp.getTitulo());
System.out.println("Autor: " + temp.getAutor());
System.out.println("Quant. Paginas: " + temp.getPaginas());
}
}
break;
case 3: // vamos pesquisar um livro
System.out.print("\nInforme o id ou título do livro: ");
pesquisaLivro = entrada.nextLine();
// chamamos o método que pesquisa o livro
temp = this.pesquisarLivro(pesquisaLivro);
if(temp == null){ // livro não encontrado
System.out.println("\nO livro náo foi encontrado.");
}
else{
// mostra o livro encontrado
System.out.println("\nId: " + temp.getId());
System.out.println("Título: " + temp.getTitulo());
System.out.println("Autor: " + temp.getAutor());
System.out.println("Quant. Paginas: " + temp.getPaginas());
}
break;
case 4: // vamos excluir um livro
System.out.print("\nInforme o id ou título do livro a ser excluído: ");
pesquisaLivro = entrada.nextLine();
// chamamos o método que pesquisa o livro
temp = pesquisarLivro(pesquisaLivro);
if(temp == null){ // livro não encontrado
System.out.println("\nO livro não foi encontrado.");
}
else{
// vamos excluir este livro
livros.remove(temp);
System.out.println("\nLivro excluído com sucesso.");
}
break;
case 5: // sai da aplicação
System.out.println("\nObrigado por usar a biblioteca\n");
System.exit(0);
default:
System.out.println("\nOpção inválida\n");
break;
}
}
}
// método que pesquisa um livro pelo id ou e retorna um objeto da classe Livro
public Livro pesquisarLivro(String pesquisaLivro){
Livro livro = null;
// este livro existe?
for(int i = 0; i < livros.size(); i++){
// pesquisa pelo id
if(Integer.toString(livros.get(i).getId()).equals(pesquisaLivro)){
return livros.get(i);
}
// pesquisar por título
else if(livros.get(i).getTitulo().contains(pesquisaLivro)){
return livros.get(i);
}
}
return livro;
}
}
E aqui está o código para a classe principal Estudos, no arquivo Estudos.java:
package estudos;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// vamos criar um novo objeto da classe Biblioteca
Biblioteca b = new Biblioteca("Biblioteca Programação e Artes");
// mostra o menu da biblioteca
b.exibirMenu();
}
}
|
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
|
Java Servlets - Como compartilhar dados entre um Java Servlet e uma página JSP usando a requisição HttpServletRequest |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |





