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Card 1 de 75
O regime de escoamento laminar

O regime laminar na hidrologia refere-se ao tipo de fluxo de água que ocorre em um corpo d'água, como um rio ou um lago, onde o movimento da água é suave e ordenado. Nesse regime, as camadas de água deslizam umas sobre as outras de maneira paralela, sem causar turbulência.

Esse tipo de fluxo é caracterizado por um baixo número de Reynolds, o que significa que a viscosidade da água é predominante em relação às forças inerciais. O regime laminar é comum em águas calmas ou em seções de rios com baixa inclinação e velocidade de fluxo.

O entendimento do regime laminar é importante para a modelagem de transporte de sedimentos, a qualidade da água e a gestão de recursos hídricos, pois influencia a dinâmica do ecossistema aquático e a erosão das margens.

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C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a massa de um corpo dada sua energia cinética e sua velocidade usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 2756 vezes
Na Física, a energia cinética em um objeto é a energia que ele possui devido ao seu movimento. Isso é definido como o trabalho necessário para acelerar um corpo de massa em repouso para que este adquira velocidade. Tendo ganho essa energia durante a aceleração, o corpo mantém essa energia cinética a menos que a sua velocidade mude. A mesma quantidade de trabalho é produzida por um corpo desacelerando da sua velocidade atual para um estado de repouso.

Os carros de uma montanha-russa atingem sua energia cinética máxima quando estão no fundo de sua trajetória. Quando eles começam a subir, a energia cinética começa a ser convertida em energia potencial gravitacional, mas, se forem assumidos atritos insignificantes e outros fatores de atraso, a quantidade total de energia no sistema permanece constante.

A fórmula para obtenção da massa de um corpo, quando temos a sua energia cinética e a sua velocidade é:

\[ \text{m} = \frac{\text{2} \cdot E_c}{v^2} \]

Onde:

m ? massa do corpo (em kg).

Ec ? energia cinética (em joule, J).

v ? velocidade do corpo (em m/s).

Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado:

1) Uma bola de golfe está viajando a uma velocidade de 50m/s, e possui energia cinética de 75J. Qual é a sua massa?

Note que o exercício nos dá a velocidade já em m/s, evitando a necessidade da conversão de km/h para m/s. Temos também a energia cinética já em sua medida apropriada. Assim, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para este cálculo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h> 
     
int main(int argc, char *argv[]){
  // velocidade (em m/s)
  float velocidade = 50; // em m/s
  // energia cinética
  float energia_cinetica = 75; // em joule
  
  // e então calculamos a massa do corpo
  float massa = (2 * energia_cinetica) / pow(velocidade, 2);
  
  // mostramos o resultado
  printf("A massa do corpo é: %fkg", massa);
			  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A massa do corpo é: 0.060000kg (ou 0.060000 x 1000 = 60 gramas).


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover os espaços no final de uma string em C# usando o método TrimEnd() da classe String - Curso de C# para iniciantes

Quantidade de visualizações: 8008 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método TrimEnd() da classe String da linguagem C# para remover os espaços no final de uma palavra, frase ou texto. Esta é uma tarefa importante antes de validar as informações inseridas pelos usuários de nossas aplicações.

Veja o código completo:

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      string texto = "  temos espaços no início e fim   ";
      Console.WriteLine("Com espaços: ." + texto + ".");

      // remove os espaços no fim da string
      texto = texto.TrimEnd();
      Console.WriteLine("Sem espaços: ." + texto + ".");

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos os seguinte resultado:

Com espaços: .  temos espaços no início e fim   .
Sem espaços: .  temos espaços no início e fim.



Python ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples

Como excluir um nó no final de uma lista encadeada simples em Python

Quantidade de visualizações: 1433 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos escrever um método remover_final() que remove e retorna o nó no final de uma lista encadeada simples em Python, ou seja, excluí o último nó da lista.

É importante observar que o método exclui o último nó e o retorna completo, inclui o valor que está incluído nele. Se a lista estiver vazia o método retorna o valor None para indicar lista vazia.

Vamos começar então com o código para a classe No da lista singularmente ligada (que salvei em um arquivo no_lista_singularmente_ligada.py):

# classe No para uma lista singularmente encadeada ou
# ligada - Singly Linked List
class No:
  # construtor da classe No
  def __init__(self, info, proximo):
    self.info = info
    self.proximo = proximo

  # método que permite definir o conteúdo do nó
  def set_info(self, info):
    self.info = info

  # método que permite obter a informação de um nó 
  def get_info(self):
    return self.info

  # método que permite definir o campo próximo deste nó
  def set_proximo(self, proximo):
    self.proximo = proximo

  # método que permite obter o campo próximo deste nó
  def get_proximo(self):
    return self.proximo

  # retorna True se este nó apontar para outro nó
  def possui_proximo(self):
    return self.proximo != None

Veja que o código para a classe Nó não possui muitas firulas. Temos apenas um campo info, que guardará o valor do nó, e um campo próximo, que aponta para o próximo nó da lista, ou null, se este for o único nó ou o último nó da lista ligada.

Veja agora o código para a classe ListaLigadaSimples (lista_ligada_simples.py), com os métodos inserir_inicio(), remover_final() e exibir():

# importa a classe No
from no_lista_singularmente_ligada import No

# classe ListaLigadaSimples   
class ListaLigadaSimples:
  # construtor da classe
  def __init__(self):
    self.inicio = None # nó inicial da lista

  # método que deleta um nó no final de uma lista ligada
  # este método retorna o nó excluído
  def remover_final(self):
    # a lista está vazia?  
    if self.inicio == None:
      return None
    else:
      # vamos excluir e retornar o primeiro nó da lista
      removido = self.inicio
      
      # a lista possui apenas um nó?
      if self.inicio.get_proximo() == None:
        # a lista agora ficará vazia
        self.inicio = None
      else:
        # começamos apontando para o início da lista   
        no_atual = self.inicio
        no_anterior = self.inicio

        # enquanto o próximo do nó atual for diferente de nulo
        while no_atual.get_proximo() != None:
          # avançamos o nó anterior
          no_anterior = no_atual
          # saltamos para o próximo nó
          no_atual = no_atual.get_proximo()

        # na estamos na posição de exclusão
        removido = no_atual
        no_anterior.set_proximo(None)
    
    # retorna o nó removido
    return removido

  # método que permite inserir um novo nó no início da lista
  def inserir_inicio(self, info):
    # cria um novo nó contendo a informação e que
    # não aponta para nenhum outro nó
    novo_no = No(info, None)
    
    # a lista ainda está vazia?
    if self.inicio == None:
      # o novo nó será o início da lista  
      self.inicio = novo_no
    else:
      # o novo nó aponta para o início da lista
      novo_no.set_proximo(self.inicio)
      # o novo nó passa a ser o início da lista
      self.inicio = novo_no


  # método que permite exibir todos os nós da lista
  # ligada simples (lista singularmente encadeada)
  def exibir(self):
    # aponta para o início da lista
    no_atual = self.inicio
    # enquanto o nó não for nulo
    while no_atual != None:
      # exibe o conteúdo do nó atual  
      print(no_atual.get_info())
      # pula para o próximo nó
      no_atual = no_atual.get_proximo()

E agora o código main() que insere alguns valores no início da nossa lista singularmente encadeada e testa o método remover_final():

# importa a classe ListaLigadaSimples
from lista_singularmente_ligada import ListaLigadaSimples

# método principal  
def main():
  # cria uma nova lista encadeada simples
  lista = ListaLigadaSimples()

  print("Insere o valor 12 no início da lista")
  lista.inserir_inicio(12)
  print("Conteúdo da lista: ")
  lista.exibir()
  print("Insere o valor 30 no início da lista")
  lista.inserir_inicio(30)
  print("Conteúdo da lista: ")
  lista.exibir()
  print("Insere o valor 27 no início da lista")
  lista.inserir_inicio(27)
  print("Conteúdo da lista: ")
  lista.exibir()

  print("Remove um nó no final da lista")
  removido = lista.remover_final()
  if removido == None:
    print("Não foi possível remover. Lista vazia")
  else:
    print("Nó removido:", removido.get_info())  
  print("Conteúdo da lista: ")
  lista.exibir()

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

c:\estudos_python>python estudos.py
Insere o valor 12 no início da lista
Conteúdo da lista:
12
Insere o valor 30 no início da lista
Conteúdo da lista:
30
12
Insere o valor 27 no início da lista
Conteúdo da lista:
27
30
12
Remove um nó no final da lista
Nó removido: 12
Conteúdo da lista:
27
30


Python ::: wxPython ::: Gerenciadores de Layout do wxPython

Como usar o gerenciador de layout BoxSizer em suas aplicações wxPython

Quantidade de visualizações: 479 vezes
O gerenciador de layout BoxSizer do wxPython é o mais comum em aplicações Python usando interfaces gráficas do usuário, ou seja, aplicações GUI.

Este gerenciador de layout nos permite agrupar vários controles em uma linha ou coluna, e podemos ainda colocar um BoxSizer dentro de outro BoxSizer, o que resulta em layouts bem mais complexos.

Para definir se os controles serão colocados na vertical ou horizontal nós podemos usar os valores wx.VERTICAL ou wx.HORIZONTAL no construtor da classe BoxSizer para ajustar a orientação do layout.

Veja uma aplicação wxPython completa na qual colocamos três botões wx.Button na janela principal do programa, dispostos na horizontal:

# vamos importar o framework wxPython 
import wx

# classe que representará a janela principal da
# aplicação wxPython
class JanelaPrincipal(wx.Frame):
  # o método construtor
  def __init__(self, *args, **kw):
    # chama o construtor da classe wx.Frame
    super(JanelaPrincipal, self).__init__(*args, **kw)

    # chama a função que inicializa a GUI
    self.InicializarGUI()

  # função que inicializa a GUI do programa
  def InicializarGUI(self):
    # vamos criar um painel
    painel = wx.Panel(self)
    # definimos a cor de fundo para o painel
    painel.SetBackgroundColour(wx.WHITE)
    
    # criamos um BoxSizer
    vbox = wx.BoxSizer(wx.HORIZONTAL)

    # vamos criar três botões e adicioná-los ao BoxSizer
    btn1 = wx.Button(painel, label='Produtos', size=(90, 30)) 
    btn2 = wx.Button(painel, label='Clientes', size=(90, 30))
    btn3 = wx.Button(painel, label='Fornecedores', size=(90, 30))
    vbox.Add(btn1, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10)
    vbox.Add(btn2, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10)
    vbox.Add(btn3, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10)

    # colocamos o sizer no painel
    painel.SetSizer(vbox)

    # definimos o tamanho da janela
    self.SetSize((450, 350))
    # definimos o título da janela
    self.SetTitle('O gerenciador de layout BoxSizer')
    # e centralizamos a janela
    self.Centre()

# função principal do programa Python
def main():
  # vamos criar a aplicação wxPython
  app = wx.App()
  janela_principal = JanelaPrincipal(None)
  janela_principal.Show()
  app.MainLoop()

if __name__ == "__main__":
  main()

Note o uso de um objeto wx.Panel para a criação de um painel no qual colocaremos o BoxSizer. Observe também o uso das flags wx.LEFT|wx.TOP para ajustarmos as bordas ao redor de cada um dos botões inseridos no gerenciador de layout.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Input e Output (Entrada e Saída)

Como exibir a saída em um programa C++ usando o objeto cout

Quantidade de visualizações: 974 vezes
O objeto cout, presente no arquivo de cabeçalho iostream, é usado quando precisamos exibir a saída em nossos programas C++. Por ser um objeto da classe ostream, o objeto cout nos oferece muitos métodos, funções e propriedades que permitem um melhor controle sobre a formatação de saída.

Como o objeto cout é associada com o fluxo padrão de saída em um programação C++, as informações a serem exibidas na tela são fornecidas a ele por meio do operador de inserção (<<).

Veja um trecho de código no qual usamos o objeto cout para exibir o valor da constante matemática PI:

#include <string>
#include <iostream>
#include <math.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos obter o valor da constante PI
  double pi = M_PI;

  // vamos usar o objeto cout para exibir o resultado
  cout << "O valor de PI é: " << pi << endl;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS; 
}

Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

O valor de PI é: 3.14159

Vamos ver mais um exemplo? Eis um código C++ que usa o objeto cin para ler dois valor informados pelo usuário e depois usa o objeto cout para exibir a soma dos dois valores:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  int a, b, soma;	
	
  // vamos ler dois valores
  cout << "Informe o primeiro valor: ";
  cin >> a;
  cout << "Informe o segundo valor: ";
  cin >> b;
 
  // vamos somar os dois valores
  soma = a + b;
  
  // e agora mostramos o resultado
  cout << "A soma dos valores é: " << soma << endl;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS; 
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Informe o primeiro valor: 8
Informe o segundo valor: 5
A soma dos valores é: 13


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

Veja mais Dicas e truques de C++

Dicas e truques de outras linguagens

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