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C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a massa de um corpo dada sua energia cinética e sua velocidade usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 2756 vezes |
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Na Física, a energia cinética em um objeto é a energia que ele possui devido ao seu movimento. Isso é definido como o trabalho necessário para acelerar um corpo de massa em repouso para que este adquira velocidade. Tendo ganho essa energia durante a aceleração, o corpo mantém essa energia cinética a menos que a sua velocidade mude. A mesma quantidade de trabalho é produzida por um corpo desacelerando da sua velocidade atual para um estado de repouso. Os carros de uma montanha-russa atingem sua energia cinética máxima quando estão no fundo de sua trajetória. Quando eles começam a subir, a energia cinética começa a ser convertida em energia potencial gravitacional, mas, se forem assumidos atritos insignificantes e outros fatores de atraso, a quantidade total de energia no sistema permanece constante. A fórmula para obtenção da massa de um corpo, quando temos a sua energia cinética e a sua velocidade é: \[ \text{m} = \frac{\text{2} \cdot E_c}{v^2} \] Onde: m ? massa do corpo (em kg). Ec ? energia cinética (em joule, J). v ? velocidade do corpo (em m/s). Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Uma bola de golfe está viajando a uma velocidade de 50m/s, e possui energia cinética de 75J. Qual é a sua massa? Note que o exercício nos dá a velocidade já em m/s, evitando a necessidade da conversão de km/h para m/s. Temos também a energia cinética já em sua medida apropriada. Assim, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para este cálculo:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
int main(int argc, char *argv[]){
// velocidade (em m/s)
float velocidade = 50; // em m/s
// energia cinética
float energia_cinetica = 75; // em joule
// e então calculamos a massa do corpo
float massa = (2 * energia_cinetica) / pow(velocidade, 2);
// mostramos o resultado
printf("A massa do corpo é: %fkg", massa);
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A massa do corpo é: 0.060000kg (ou 0.060000 x 1000 = 60 gramas). |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover os espaços no final de uma string em C# usando o método TrimEnd() da classe String - Curso de C# para iniciantesQuantidade de visualizações: 8008 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos usar o método TrimEnd() da classe String da linguagem C# para remover os espaços no final de uma palavra, frase ou texto. Esta é uma tarefa importante antes de validar as informações inseridas pelos usuários de nossas aplicações. Veja o código completo:
using System;
namespace Estudos{
class Program{
static void Main(string[] args) {
string texto = " temos espaços no início e fim ";
Console.WriteLine("Com espaços: ." + texto + ".");
// remove os espaços no fim da string
texto = texto.TrimEnd();
Console.WriteLine("Sem espaços: ." + texto + ".");
Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
}
}
Ao executar este código nós teremos os seguinte resultado: Com espaços: . temos espaços no início e fim . Sem espaços: . temos espaços no início e fim. |
Python ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Como excluir um nó no final de uma lista encadeada simples em PythonQuantidade de visualizações: 1433 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos escrever um método remover_final() que remove e retorna o nó no final de uma lista encadeada simples em Python, ou seja, excluí o último nó da lista. É importante observar que o método exclui o último nó e o retorna completo, inclui o valor que está incluído nele. Se a lista estiver vazia o método retorna o valor None para indicar lista vazia. Vamos começar então com o código para a classe No da lista singularmente ligada (que salvei em um arquivo no_lista_singularmente_ligada.py):
# classe No para uma lista singularmente encadeada ou
# ligada - Singly Linked List
class No:
# construtor da classe No
def __init__(self, info, proximo):
self.info = info
self.proximo = proximo
# método que permite definir o conteúdo do nó
def set_info(self, info):
self.info = info
# método que permite obter a informação de um nó
def get_info(self):
return self.info
# método que permite definir o campo próximo deste nó
def set_proximo(self, proximo):
self.proximo = proximo
# método que permite obter o campo próximo deste nó
def get_proximo(self):
return self.proximo
# retorna True se este nó apontar para outro nó
def possui_proximo(self):
return self.proximo != None
Veja que o código para a classe Nó não possui muitas firulas. Temos apenas um campo info, que guardará o valor do nó, e um campo próximo, que aponta para o próximo nó da lista, ou null, se este for o único nó ou o último nó da lista ligada. Veja agora o código para a classe ListaLigadaSimples (lista_ligada_simples.py), com os métodos inserir_inicio(), remover_final() e exibir():
# importa a classe No
from no_lista_singularmente_ligada import No
# classe ListaLigadaSimples
class ListaLigadaSimples:
# construtor da classe
def __init__(self):
self.inicio = None # nó inicial da lista
# método que deleta um nó no final de uma lista ligada
# este método retorna o nó excluído
def remover_final(self):
# a lista está vazia?
if self.inicio == None:
return None
else:
# vamos excluir e retornar o primeiro nó da lista
removido = self.inicio
# a lista possui apenas um nó?
if self.inicio.get_proximo() == None:
# a lista agora ficará vazia
self.inicio = None
else:
# começamos apontando para o início da lista
no_atual = self.inicio
no_anterior = self.inicio
# enquanto o próximo do nó atual for diferente de nulo
while no_atual.get_proximo() != None:
# avançamos o nó anterior
no_anterior = no_atual
# saltamos para o próximo nó
no_atual = no_atual.get_proximo()
# na estamos na posição de exclusão
removido = no_atual
no_anterior.set_proximo(None)
# retorna o nó removido
return removido
# método que permite inserir um novo nó no início da lista
def inserir_inicio(self, info):
# cria um novo nó contendo a informação e que
# não aponta para nenhum outro nó
novo_no = No(info, None)
# a lista ainda está vazia?
if self.inicio == None:
# o novo nó será o início da lista
self.inicio = novo_no
else:
# o novo nó aponta para o início da lista
novo_no.set_proximo(self.inicio)
# o novo nó passa a ser o início da lista
self.inicio = novo_no
# método que permite exibir todos os nós da lista
# ligada simples (lista singularmente encadeada)
def exibir(self):
# aponta para o início da lista
no_atual = self.inicio
# enquanto o nó não for nulo
while no_atual != None:
# exibe o conteúdo do nó atual
print(no_atual.get_info())
# pula para o próximo nó
no_atual = no_atual.get_proximo()
E agora o código main() que insere alguns valores no início da nossa lista singularmente encadeada e testa o método remover_final():
# importa a classe ListaLigadaSimples
from lista_singularmente_ligada import ListaLigadaSimples
# método principal
def main():
# cria uma nova lista encadeada simples
lista = ListaLigadaSimples()
print("Insere o valor 12 no início da lista")
lista.inserir_inicio(12)
print("Conteúdo da lista: ")
lista.exibir()
print("Insere o valor 30 no início da lista")
lista.inserir_inicio(30)
print("Conteúdo da lista: ")
lista.exibir()
print("Insere o valor 27 no início da lista")
lista.inserir_inicio(27)
print("Conteúdo da lista: ")
lista.exibir()
print("Remove um nó no final da lista")
removido = lista.remover_final()
if removido == None:
print("Não foi possível remover. Lista vazia")
else:
print("Nó removido:", removido.get_info())
print("Conteúdo da lista: ")
lista.exibir()
if __name__== "__main__":
main()
Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: c:\estudos_python>python estudos.py Insere o valor 12 no início da lista Conteúdo da lista: 12 Insere o valor 30 no início da lista Conteúdo da lista: 30 12 Insere o valor 27 no início da lista Conteúdo da lista: 27 30 12 Remove um nó no final da lista Nó removido: 12 Conteúdo da lista: 27 30 |
Python ::: wxPython ::: Gerenciadores de Layout do wxPython |
Como usar o gerenciador de layout BoxSizer em suas aplicações wxPythonQuantidade de visualizações: 479 vezes |
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O gerenciador de layout BoxSizer do wxPython é o mais comum em aplicações Python usando interfaces gráficas do usuário, ou seja, aplicações GUI. Este gerenciador de layout nos permite agrupar vários controles em uma linha ou coluna, e podemos ainda colocar um BoxSizer dentro de outro BoxSizer, o que resulta em layouts bem mais complexos. Para definir se os controles serão colocados na vertical ou horizontal nós podemos usar os valores wx.VERTICAL ou wx.HORIZONTAL no construtor da classe BoxSizer para ajustar a orientação do layout. Veja uma aplicação wxPython completa na qual colocamos três botões wx.Button na janela principal do programa, dispostos na horizontal:
# vamos importar o framework wxPython
import wx
# classe que representará a janela principal da
# aplicação wxPython
class JanelaPrincipal(wx.Frame):
# o método construtor
def __init__(self, *args, **kw):
# chama o construtor da classe wx.Frame
super(JanelaPrincipal, self).__init__(*args, **kw)
# chama a função que inicializa a GUI
self.InicializarGUI()
# função que inicializa a GUI do programa
def InicializarGUI(self):
# vamos criar um painel
painel = wx.Panel(self)
# definimos a cor de fundo para o painel
painel.SetBackgroundColour(wx.WHITE)
# criamos um BoxSizer
vbox = wx.BoxSizer(wx.HORIZONTAL)
# vamos criar três botões e adicioná-los ao BoxSizer
btn1 = wx.Button(painel, label='Produtos', size=(90, 30))
btn2 = wx.Button(painel, label='Clientes', size=(90, 30))
btn3 = wx.Button(painel, label='Fornecedores', size=(90, 30))
vbox.Add(btn1, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10)
vbox.Add(btn2, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10)
vbox.Add(btn3, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10)
# colocamos o sizer no painel
painel.SetSizer(vbox)
# definimos o tamanho da janela
self.SetSize((450, 350))
# definimos o título da janela
self.SetTitle('O gerenciador de layout BoxSizer')
# e centralizamos a janela
self.Centre()
# função principal do programa Python
def main():
# vamos criar a aplicação wxPython
app = wx.App()
janela_principal = JanelaPrincipal(None)
janela_principal.Show()
app.MainLoop()
if __name__ == "__main__":
main()
Note o uso de um objeto wx.Panel para a criação de um painel no qual colocaremos o BoxSizer. Observe também o uso das flags wx.LEFT|wx.TOP para ajustarmos as bordas ao redor de cada um dos botões inseridos no gerenciador de layout. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Input e Output (Entrada e Saída) |
Como exibir a saída em um programa C++ usando o objeto coutQuantidade de visualizações: 974 vezes |
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O objeto cout, presente no arquivo de cabeçalho iostream, é usado quando precisamos exibir a saída em nossos programas C++. Por ser um objeto da classe ostream, o objeto cout nos oferece muitos métodos, funções e propriedades que permitem um melhor controle sobre a formatação de saída. Como o objeto cout é associada com o fluxo padrão de saída em um programação C++, as informações a serem exibidas na tela são fornecidas a ele por meio do operador de inserção (<<). Veja um trecho de código no qual usamos o objeto cout para exibir o valor da constante matemática PI:
#include <string>
#include <iostream>
#include <math.h>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[]){
// vamos obter o valor da constante PI
double pi = M_PI;
// vamos usar o objeto cout para exibir o resultado
cout << "O valor de PI é: " << pi << endl;
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado: O valor de PI é: 3.14159 Vamos ver mais um exemplo? Eis um código C++ que usa o objeto cin para ler dois valor informados pelo usuário e depois usa o objeto cout para exibir a soma dos dois valores:
#include <string>
#include <iostream>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[]){
int a, b, soma;
// vamos ler dois valores
cout << "Informe o primeiro valor: ";
cin >> a;
cout << "Informe o segundo valor: ";
cin >> b;
// vamos somar os dois valores
soma = a + b;
// e agora mostramos o resultado
cout << "A soma dos valores é: " << soma << endl;
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Informe o primeiro valor: 8 Informe o segundo valor: 5 A soma dos valores é: 13 |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
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Dicas e truques de outras linguagens |
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1º lugar: Java |





