Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD e VBA
PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Você está aqui: Cards de Cards de Hidrologia
Card 1 de 75
O regime de escoamento laminar

O regime laminar na hidrologia refere-se ao tipo de fluxo de água que ocorre em um corpo d'água, como um rio ou um lago, onde o movimento da água é suave e ordenado. Nesse regime, as camadas de água deslizam umas sobre as outras de maneira paralela, sem causar turbulência.

Esse tipo de fluxo é caracterizado por um baixo número de Reynolds, o que significa que a viscosidade da água é predominante em relação às forças inerciais. O regime laminar é comum em águas calmas ou em seções de rios com baixa inclinação e velocidade de fluxo.

O entendimento do regime laminar é importante para a modelagem de transporte de sedimentos, a qualidade da água e a gestão de recursos hídricos, pois influencia a dinâmica do ecossistema aquático e a erosão das margens.

Filtrar Cards
Use esta opção para filtrar os cards pelos tópicos que mais lhe interessam.
Termos:
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar a posição da última ocorrência de uma substring em uma string Java usando a função lastIndexOf() da classe String

Quantidade de visualizações: 2 vezes
Em algumas situações nós precisamos pesquisar uma substring em uma string Java e retornar o índice da última ocorrência encontrada. Para isso nós podemos usar o método lastIndexOf() da classe String.

Veja um exemplo completo de seu uso:

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // Este exemplo mostra como pesquisar a última ocorrência 
    // de uma substring em uma string
    String frase = "As pessoas costumam entender tudo sobre pessoas";
    
    // verifica se a frase contém a palavra "pessoas" e
    // retorna a posição de sua última ocorrência
    int res = frase.lastIndexOf("pessoas");
    
    if(res > 0){
      System.out.println("A ultima ocorrencia foi encontrada na posicao: " 
        + res);
    }
    else{
      System.out.println("A substring nao foi encontrada");
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A ultima ocorrencia foi encontrada na posicao: 40


C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como testar se um arquivo existe usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 14444 vezes
Muitas vezes precisamos saber se um determinado arquivo existe antes de efetuarmos alguma operação. O trecho de código abaixo mostra como você pode implementar uma função file_exists() em C que pode ser usada em seus programas. O segredo aqui é tentar abrir o arquivo passado como argumento para a função. Se o arquivo for aberto com sucesso, sabemos que ele existe e a função retorna o valor 1 (true), do contrário retorna 0 (false):

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

/*
  Implementação de uma função file_exists() em C. Se
  o arquivo existir o valor 1 (true) será retornado. Caso
  contrário a função retornará 0 (false).
*/
int file_exists(const char *filename)
{
  FILE *arquivo;

  if(arquivo = fopen(filename, "r"))
  {
    fclose(arquivo);
    return 1;
  }
  return 0;
}

int main(int argc, char *argv[])
{
  // testa se o arquivo existe
  if(file_exists("c:\\testes.txt")){
    printf("O arquivo existe no local especificado.\n");
  }
  else
    printf("O arquivo NAO existe no local especificado.\n");

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

Regras para a escolha de nomes de variáveis e constantes em Java

Quantidade de visualizações: 16115 vezes
Cada linguagem de programação tem seu conjunto próprio de regras e convenções para os tipos de nomes que você pode usar, e Java não é diferente. As regras e convenções para nomear variáveis em Java são as seguintes:

1) Nomes de variáveis são sensíveis a minúsculas e maiúsculas. Isso quer dizer que "cliente" é diferente de "Cliente". O nome de uma variável pode ser qualquer identificador legal: Uma sequência sem limites de tamanho de letras Unicode e dígitos, começando com uma letra, "$" ou o caractere de sublinhado "_" (underscore). A convenção, contudo, é sempre começar um nome de variável com uma letra e não "$" ou "_". Além disso, por convenção, o caractere $ nunca é usado. Você pode encontrar situações em que nomes gerados automaticamente podem conter o sinal $, mas evite usá-lo sempre que possível. O mesmo acontece com "_". Embora permitido, evite começar nomes de variáveis com "_". Espaços não são permitidos em nomes de variáveis.

2) Caracteres subsequentes podem ser letras, dígitos, $ ou "_". Convenções (e senso comum) se aplicam a esta regra também. Quando escolher nomes para suas variáveis, use nomes completos em vez de abreviações confusas. Isso tornará seu código mais legível. Nomes tais como "cliente", "nota", "quantidade", etc, são bem mais fáceis de entender e lembrar que "cl", "n", "qt", etc. Tenha também em mente que palavras-chaves e palavras reservadas da linguagem não podem ser usadas como nomes de variáveis.

3) Se o nome de variável que você escolher consistir de apenas um palavra, escreva-a toda em letras minúsculas. Ex.: cliente. Se consistir de mais de uma palavra, escreva a primeira letra da segunda palavra usando letra maiúscula. Ex.: nomeCliente. Se o nome for de uma constante, ele deve ser escrito todo em letras maiúsculas. Ex.: MODELO = 102. Se o nome da constante possuir mais de uma palavra, separe-as com o caractere "_". Ex.: NIVEL_BOLETO = 2.


Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Portugol - Faça um algoritmo que preencha um vetor de 30 posições com números entre 1 e 15 sorteados pelo computador. Depois disso, peça para o usuário

Quantidade de visualizações: 418 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um algoritmo que preencha um vetor de 30 posições com números entre 1 e 15 sorteados pelo computador. Depois disso, peça para o usuário digitar um número (chave) e seu programa deve mostrar em que posições essa chave foi encontrada. Mostre também quantas vezes a chave foi sorteada.

Sua saída deverá ser parecida com:

Digite um número a ser localizado: 8

O número 8 aparece nas seguintes posições:

[8] posição => 5
[8] posição => 22
[8] posição => 26

O número 8 apareceu => 3 vez(es).
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol:

programa {
  // vamos incluir a biblioteca de utilidades
  inclua biblioteca Util --> u
	
  funcao inicio() {
    // vamos declarar as variáveis necessárias
    inteiro numeros[30]
    inteiro chave, vezes = 0

    // vamos sortear 30 números de 1 até 15 (incluindo os dois)
    para (inteiro i = 0; i < 30; i++) {
      numeros[i] = u.sorteia(1, 15)
    }

    // vamos pedir para o usuário informar a chave e vamos verificar em
    // quais posições essa chave foi encontrada
    escreva("Digite um número a ser localizado: ")
    leia(chave)
		
    escreva("\nO número " + chave + " aparece nas seguintes posições:")
    escreva("\n")
		
    para (inteiro i = 0; i < 30; i++) {
      se (numeros[i] == chave) {
        // registra a quantidade de vezes
        vezes = vezes + 1
        escreva("\n[" + numeros[i] + "]" + " posição => " + i)
      }
    }

    // agora mostramos quantas vezes o número pesquisado apareceu
    escreva("\n\nO número " + chave + " apareceu => " + vezes + " vez(es).")
    escreva("\n")
  }
}



C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o seno de um número ou ângulo em C usando a função sin()

Quantidade de visualizações: 12039 vezes
Em geral, quando falamos de seno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função seno disponível nas linguagens de programação para calcular o seno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função seno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o seno é a razão entre o cateto oposto (oposto ao ângulo theta) e a hipotenusa, ou seja, o cateto oposto dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Seno} = \frac{\text{Cateto oposto}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 20 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.5547, que é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.5547. O resultado será 0.9828 (em radianos). Convertendo 0.9828 radianos para graus, nós obtemos 56.31º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto oposto e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é seno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função sin() da linguagem C. Esta função, disponível no header math.h, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>  
  
int main(int argc, char *argv[]){
  printf("Seno de 0 = %f", sin(0));
  printf("\nSeno de 1 = %f", sin(1));
  printf("\nSeno de 2 = %f", sin(2)); 
   
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Seno de 0 = 0.000000
Seno de 1 = 0.841471
Seno de 2 = 0.909297

Note que calculamos os senos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função seno mostrada abaixo:




Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

Veja mais Dicas e truques de C

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 32,90

Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 97 usuários muito felizes estudando em nosso site.