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Card 1 de 75
O regime de escoamento laminar

O regime laminar na hidrologia refere-se ao tipo de fluxo de água que ocorre em um corpo d'água, como um rio ou um lago, onde o movimento da água é suave e ordenado. Nesse regime, as camadas de água deslizam umas sobre as outras de maneira paralela, sem causar turbulência.

Esse tipo de fluxo é caracterizado por um baixo número de Reynolds, o que significa que a viscosidade da água é predominante em relação às forças inerciais. O regime laminar é comum em águas calmas ou em seções de rios com baixa inclinação e velocidade de fluxo.

O entendimento do regime laminar é importante para a modelagem de transporte de sedimentos, a qualidade da água e a gestão de recursos hídricos, pois influencia a dinâmica do ecossistema aquático e a erosão das margens.

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Python ::: Tkinter GUI Toolkit ::: Formulários e Janelas

Como definir a cor de fundo de uma janela do Tkinter do Python usando a função config()

Quantidade de visualizações: 3547 vezes
A cor de fundo de uma janela do Tkinter do Python pode ser definida por meio de uma chamada à função config() da classe Tk com o valor de uma cor para o parâmetro bg.

Veja uma aplicação Tkinter completa no qual definimos o título da janela e, em seguida, sua cor de fundo:

# vamos importar o módulo Tkinter
import tkinter as tk

# método principal
def main():
  # vamos criar a janela principal da aplicação
  janela = tk.Tk()

  # vamos definir o título da janela
  janela.title("Sistema de Biblioteca")

  # vamos definir a cor de fundo da janela
  janela.config(bg='#F2B33D')

  # entramos no loop de eventos
  janela.mainloop()

if __name__== "__main__":
  main()



C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T>

Como remover um elemento em uma determinada posição de uma List<T> do C# usando a função RemoveAt()

Quantidade de visualizações: 9942 vezes
Em algumas situações gostaríamos de remover um elemento em uma determinada posição da List<T>. Para isso podemos usar o método RemoveAt(). Veja sua assinatura:

public void RemoveAt(
  int index
)


Note que só precisamos fornecer o índice do elemento a ser removido. Veja um exemplo:

static void Main(string[] args){
  // vamos criar um objeto da classe List<T>
  List<int> valores = new List<int>();

  // vamos inserir quatro valores na lista
  valores.Add(5);
  valores.Add(2);
  valores.Add(6);
  valores.Add(9);

  // vamos usar o laço foreach para percorrer os elementos na lista
  Console.WriteLine("Elementos na lista:");
  foreach(int v in valores){
    Console.WriteLine(v);    
  }

  // vamos remover o terceiro elemento (com índice 2)
  valores.RemoveAt(2);

  // vamos usar o laço foreach para percorrer os elementos na lista novamente
  Console.WriteLine("Elementos na lista:");
  foreach(int v in valores){
    Console.WriteLine(v);    
  }

  // vamos pausar a execução
  Console.ReadKey();
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

Elementos na lista:
5
2
6
9
Elementos na lista:
5
2
9

Este método pode lançar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o índice fornecido for menor que 0 ou igual ou superior à quantidade de itens na lista.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a equação reduzida da reta em JavaScript dados dois pontos pertencentes à reta

Quantidade de visualizações: 888 vezes
Nesta dica de JavaScript veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito.

Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem.

Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta:



Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código JavaScript completo para esta tarefa:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Equação da Reta em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto
  var x1 = parseFloat(
    window.prompt("Coordenada x do primeiro ponto: "));
  var y1 = parseFloat(
    window.prompt("Coordenada y do primeiro ponto: "));	
  
  // vamos ler as coordenadas do segundo ponto
  var x2 = parseFloat(
    window.prompt("Coordenada x do primeiro ponto: "));
  var y2 = parseFloat(
    window.prompt("Coordenada y do primeiro ponto: "));
    
  var sinal = "+";
  // vamos calcular o coeficiente angular da reta
  var m = (y2 - y1) / (x2 - x1);
  // vamos calcular o coeficiente linear
  var n = y1 - (m * x1);
 
  // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo
  if (n < 0){
    sinal = "-";
    n = n * -1;
  }
  
  // mostra a equação reduzida da reta
  document.write("Equação reduzida: y = " + m + "x" 
    + " " + sinal + " " + n);	
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 5
Coordenada y do primeiro ponto: 5
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 2
Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75

Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo:

>> y = (-0.75 * 3) + 8.75
y = 6.5000

temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem.


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VisuAlg - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 1201 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg:

algoritmo "Como retornar código ASCII em VisuAlg"
var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  ch: caractere
  codigo: inteiro

inicio
  // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
  escreva("Informe um caractere: ")
  leia(ch)

  // agora vamos obter o código ASCII correspondente
  codigo <- Asc(ch)

  // e mostramos o resultado
  escreval("Você informou o caractere: ", ch)
  escreval("O código ASCII correspondente é: ", codigo)

fimalgoritmo

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de Java - Um laço for que pede que o usuário informe 10 valores inteiros e mostra a quantidade de valores pares informados

Quantidade de visualizações: 10977 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java console que usa o laço for para solicitar que o usuário digite 10 valores inteiros. Em seguida seu programa deverá contar quantos valores pares foram informados.

Dica: Use um objeto da classe Scanner para obter a entrada do usuário.

Resposta/Solução:

A resolução deste exercício envolve a criação de uma variável contador, do tipo int, e que deverá ser inicializada com o valor 0. Veja:

int contador = 0; // guardará a quantidade de valores pares lidos
Veja a resolução completa para o exercício, comentada linha a linha:

public static void main(String[] args){
  // para este exercício você deverá importar a classe
  // Scanner. Ela está no pacote java.util.*;
    
  // vamos construir um objeto da classe Scanner para ler a
  // entrada do usuário
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);

  int valor; // guarda o valor lido
  int contador = 0; // guardará a quantidade de valores pares lidos

  // vamos pedir ao usuário que informe 10 valores inteiros
  for(int i = 0; i < 10; i++){
    System.out.print("Informe o " + (i + 1) + "º valor: ");
    valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

    // vamos verificar se o valor lido é par
    if(valor % 2 == 0){
      contador++;
    }
  }

  // vamos exibir a quantidade de números pares lidos
  System.out.println("\nVocê informou " + contador + " valores pares.\n");
}



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