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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar métodos e variáveis de classes em Ruby - Programação Orientada a Objetos em RubyQuantidade de visualizações: 8455 vezes |
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Variáveis e métodos de classe, ao contrário de variáveis e métodos de instâncias, pertencem às classes e não às suas instâncias. Desta forma, uma variável ou método de classe é compartilhado por todos os objetos criados a partir de tal classe. Para que você entenda melhor, o exemplo abaixo mostra uma classe que contém uma variável e um método de classe. Execute o código e veja como o valor de @@quant_clientes é incrementado todas as vezes que um novo objeto da classe Cliente é criado:
# vamos criar a classe Cliente
class Cliente
# variável de classe
@@quant_clientes = 0;
def initialize
@@quant_clientes = @@quant_clientes + 1
end
# método de classe
def Cliente.obter_quant_clientes
@@quant_clientes
end
end
# vamos criar três objetos da classe Cliente
cliente1 = Cliente.new
cliente2 = Cliente.new
cliente3 = Cliente.new
# vamos obter a quantidade de clientes criados
quant = Cliente.obter_quant_clientes
# exibe o resultado
puts "Há " + quant.to_s + " clientes criados"
Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Há 3 clientes criados |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Como inverter a ordem dos elementos em uma lista Python usando o método reverse()Quantidade de visualizações: 17413 vezes |
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Inverter a ordem dos itens de um vetor ou lista é uma das tarefas mais corriqueiras durante o trabalho de programação. Na linguagem Python nós podemos inverter os elementos de uma list usando o método reverse(), já embutido na linguagem. Este método modifica a lista original. Veja um exemplo de seu uso: def main(): # cria uma lista de inteiros valores = [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18] # exibe a lista na ordem original print(valores) # inverte a lista valores.reverse() # exibe a lista na ordem invertida print(valores) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18] [18, 32, 3, 2, 12, 5, 2] |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas |
Como definir a cor de fundo para a janela JFrame de sua aplicação Java SwingQuantidade de visualizações: 1207 vezes |
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Nesta dica mostrarei como é possível definir a cor de fundo para uma janela JFrame. O truque aqui é obter o painel de conteúdo da JFrame usando o método getContentPane() e, em seguida, usar o método setBackground() da classe Container fornecendo a cor desejada. Veja o código completo para o exemplo:
package arquivodecodigos;
import java.awt.*;
import javax.swing.*;
public class Estudos extends JFrame{
public Estudos() {
super("A classe JFrame");
Container c = getContentPane();
c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
// Define a cor de fundo
c.setBackground(Color.CYAN);
setSize(350, 250);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
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C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Como usar protótipos de função em CQuantidade de visualizações: 12449 vezes |
Um protótipo de função é uma declaração que define o nome, tipos de parâmetros e tipos de retorno de uma função. Em geral o protótipo de uma função é exigido quando a definição da função não é feita antes do código que efetua uma chamada a ela. Veja um exemplo:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
// uma função que retorna a soma de dois inteiros
// fornecidos como argumento
int somar(int a, int b){
return (a + b);
}
int main(int argc, char *argv[]){
// efetua uma chamada à função somar
int res = somar(3, 5);
// exibe o resultado
printf("Soma: %d", res);
puts("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Este código compila e executa normalmente, uma vez que a função somar() foi definida antes da função main(), ou seja, antes da parte do programa que possui uma chamada a ela. Veja agora esta nova versão:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[]){
// efetua uma chamada à função somar
int res = somar(3, 5);
// exibe o resultado
printf("Soma: %d", res);
puts("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
// uma função que retorna a soma de dois inteiros
// fornecidos como argumento
int somar(int a, int b){
return (a + b);
}
Aqui temos um problema: a função somar() é definida depois do código contendo uma chamada a ela. No Dev-C++ temos o seguinte erro de compilação: `somar` undeclared (first use this function) A solução para este casos é a criação do protótipo da função. Para a função somar() isso pode ser feito da seguinte forma: // protótipo da função somar() int somar(int, int); Note que não há a necessidade de especificar os nomes dos parâmetros da função, apenas seus tipos. Veja ainda que o protótipo da função é terminado com ponto-e-vírgula e sempre colocado após as instruções de #include. Veja o código completo para um exemplo usando protótipos de funções:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
// protótipo da função somar()
int somar(int, int);
int main(int argc, char *argv[]){
// efetua uma chamada à função somar
int res = somar(3, 5);
// exibe o resultado
printf("Soma: %d", res);
puts("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
// uma função que retorna a soma de dois inteiros
// fornecidos como argumento
int somar(int a, int b){
return (a + b);
}
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PHP ::: PHP + XML ::: SimpleXML |
Como usar a função simplexml_load_file() do PHP para carregar um arquivo XML e convertê-lo em um objeto SimpleXMLElementQuantidade de visualizações: 5204 vezes |
A função simplexml_load_file() pode ser usada quando queremos carregar um arquivo XML e convertê-lo em um objeto da classe SimpleXMLElement. Veja a assinatura desta função:SimpleXMLElement simplexml_load_file(string $filename [, string $class_name = "SimpleXMLElement" [, int $options = 0 [, string $ns = "" [, bool $is_prefix = false]]]]) Este método possui alguns parâmetros que são opcionais. O único parâmetro exigido é o nome e/ou caminho do arquivo XML a ser carregado. Código para clientes.xml:
<?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1"?>
<cadastro>
<cliente id="14" ativo="true">
<nome>Osmar J. Silva</nome>
<email>osmar@arquivodecodigos.com.br</email>
</cliente>
<cliente id="75" ativo="false">
<nome>Cintia Gomes Arantes</nome>
<email>cintia@arquivodecodigos.com.br</email>
</cliente>
</cadastro>
Veja agora como carregar o conteúdo deste arquivo e convertê-lo em um objeto SimpleXMLElement:
<?
$xml = simplexml_load_file("clientes.xml");
print_r($xml);
?>
Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: SimpleXMLElement Object ( [cliente] => Array ( [0] => SimpleXMLElement Object ( [@attributes] => Array ( [id] => 14 [ativo] => true ) [nome] => Osmar J. Silva [email] => osmar@arquivodecodigos.net ) [1] => SimpleXMLElement Object ( [@attributes] => Array ( [id] => 75 [ativo] => false ) [nome] => Cintia Gomes Arantes [email] => cintia@arquivodecodigos.net ) ) ) Neste documento XML nós temos dois clientes, ou seja, temos um objeto SimpleXMLElement que contém um array de outros dois objetos SimpleXMLElement (um para cada cliente). Para verificarmos se isso é realmente verdade, veja o trecho de código abaixo:
<?
// carrega o arquivo XML e o converte em um objeto SimpleXMLElement
$xml = simplexml_load_file("clientes.xml");
// vamos mostrar os dados do primeiro cliente
echo "Nome: " . $xml->cliente[0]->nome . "<br>";
echo "E-Mail: " . $xml->cliente[0]->email;
?>
Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: Nome: Osmar J. Silva E-Mail: osmar@arquivodecodigos.com.br |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP |
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