Você está aqui: Cards de Cards de Hidrologia |
||
|
||
|
|
||
C# ::: Windows Forms ::: TextBox |
C# Windows Forms Avançado - Como rolar as linhas de um TextBox para o fundo (parte inferior) usando a API do WindowsQuantidade de visualizações: 7205 vezes |
|
Em algumas situações gostaríamos de rolar para baixo (fundo) o conteúdo de um TextBox de múltiplas. Para isso podemos usar a API do Windows, mais especificamente a mensagem WM_VSCROLL com o valor SB_BOTTOM para seu parâmetro wParam. O valor do parâmetro lParam é zero. Veja um trecho de código que rola para baixo o conteúdo de um TextBox. Antes de executar este exemplo, tenha a certeza de ter um TextBox de múltiplas, com barras de rolagem e conteúdo que force o aparecimento das barras de rolagem. Comece adicionando a linha: using System.Runtime.InteropServices; na seção de usings do seu formulário ou classe. Em seguida adicione o trecho de código abaixo no corpo da classe, como um método:
[DllImport("user32.dll", EntryPoint = "SendMessage",
CharSet = CharSet.Auto, SetLastError = true)]
private static extern IntPtr SendMessage(IntPtr hWnd, uint Msg,
IntPtr wParam, IntPtr lParam);
Finalmente coloque o código abaixo no evento Click de um botão:
private void button2_Click(object sender, EventArgs e){
// antes de executar este exemplo certifique-se de que
// a propriedade Multiline do TextBox esteja definida
// como true e a propriedade ScrollBars contenha o valor
// Vertical ou Both
textBox1.Multiline = true;
textBox1.ScrollBars = ScrollBars.Vertical;
// constante para a mensagem WM_VSCROLL
const uint WM_VSCROLL = 0x115;
// constante para o parâmetro wParam
const int SB_BOTTOM = 7;
// handle para a caixa de texto
IntPtr handle = textBox1.Handle;
IntPtr wParam = (IntPtr)SB_BOTTOM;
IntPtr lParam = IntPtr.Zero;
// vamos fazer com que o TextBox role para o fundo (parte inferior)
SendMessage(textBox1.Handle, WM_VSCROLL, wParam, lParam);
}
|
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar variáveis de instância em Ruby - Programação Orientada a Objetos em RubyQuantidade de visualizações: 8014 vezes |
|
Na programação orientada a objetos, as variáveis de instância são variáveis associadas a cada um dos objetos de uma classe. Podemos pensar assim: temos vários carros de uma mesma montadora e da mesma marca, porém, com cores diferentes. Nessa analogia, a cor pertence a cada um dos carros, de forma particular, ou seja, é uma variável de instância. Vamos ver um exemplo? Veja o código Ruby a seguir:
# Definição da classe Cliente
class Cliente
# construtor da classe
def initialize(nome, idade)
@nome = nome
@idade = idade
end
# método que permite retornar o nome do cliente
def obter_nome
@nome
end
# método que permite retornar a idade do cliente
def obter_idade
@idade
end
end
# Cria duas instâncias da classe Cliente
cliente_a = Cliente.new("Osmar", 35)
cliente_b = Cliente.new("Salvador", 28)
# Efetua chamadas aos métodos obter_nome e obter_idade
# dos dois objetos
puts "#{cliente_a.obter_nome} - #{cliente_a.obter_idade}"
puts "#{cliente_b.obter_nome} - #{cliente_b.obter_idade}"
Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Osmar - 35 Salvador - 28 Veja que aqui nós temos duas variáveis de instância: @nome e @idade. Variáveis de instância são sempre precedidas pelo símbolo @ em Ruby. Neste exemplo os valores das variáveis são inicializados por meio do uso do construtor da classe e obtidos por meio de métodos acessores chamados obter_nome e obter_idade. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string C# começa com uma determinada substring usando o método StartsWith() da classe StringQuantidade de visualizações: 11952 vezes |
|
Em algumas situações nós precisamos verificar se uma palavra, texto ou frase começa com uma determinada substring. Em C# isso pode ser feito por meio da função StartsWith() da classe String. Este método retorna true se a string começar com a substring informada e false em caso contrário. Veja um código C# completo no qual testamos se uma string começa com a substring "Gosto":
using System;
namespace Estudos {
class Program {
static void Main(string[] args) {
string texto = "Gosto de programar em C#";
if (texto.StartsWith("Gosto")) {
Console.WriteLine("O texto começa com \"Gosto\"");
}
else {
Console.WriteLine("O texto NÃO começa com \"Gosto\"");
}
Console.WriteLine();
}
}
}
Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O texto começa com "Gosto" |
JavaScript ::: DOM (Document Object Model) ::: window Object (Objeto window) |
Como usar a função alert() do objeto window para exibir mensagens de alerta aos usuáriosQuantidade de visualizações: 11808 vezes |
|
O método alert() do objeto window é usado quando queremos exibir mensagens de alerta aos usuários de nossas páginas. A mensagem exibida por este método contém apenas um botão OK. Veja uma página HTML na qual exibimos uma mensagem de boas-vindas ao site:
<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
// vamos exibir uma mensagem ao usuário
window.alert("Bem-vindo(a) ao meu site.");
</script>
</body>
</html>
Veja que aqui o texto da mensagem foi especificado entre aspas duplas. O JavaScript, no entanto, permite também o uso de aspas simples. Veja:
<script type="text/javascript">
// vamos exibir uma mensagem ao usuário
window.alert('Bem-vindo(a) ao meu site.');
</script>
Note também que podemos exibir valores de variáveis (com ou sem concatenação de strings) usando este método. Veja:
<script type="text/javascript">
var nome = "Osmar J. Silva";
// vamos exibir o valor da variável nome
window.alert(nome);
// vamos concatenar uma frase à variável nome e
// exibir o resultado
window.alert("Bem-vindo ao meu site, " + nome);
</script>
A mensagem de alerta gerada pelo método alert() do objeto window é do tipo modal, ou seja, o navegador interrompe a execução do código JavaScript até que a janela da mensagem seja fechada. Além disso, este método não possui valor de retorno. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercícios Resolvidos de Python - Como calcular salário líquido em Python - Calculando o salário líquido de um professorQuantidade de visualizações: 1290 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que calcule o salário líquido de um professor. Seu programa deverá solicitar que o usuário informe o valor da hora aula (como float), o número de horas trabalhadas no mês (como inteiro) e o percentual de desconto do INSS (como float). Em seguida mostre o salário líquido, formatado de acordo com a moeda brasileira em vigor (na resolução eu usei o Real). Dica: Use locale.setlocale(locale.LC_ALL, 'pt_BR.UTF-8'). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor da hora aula: 28 Informe o número de horas trabalhadas no mês: 12 Informe o percentual de desconto do INSS: 8 Salário Bruto: R$ 336,00 Total de Descontos: R$ 26,88 Salário Líquido: R$ 309,12 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:
import locale
# função principal do programa
def main():
locale.setlocale(locale.LC_ALL, 'pt_BR.UTF-8')
# vamos ler o valor do hora aula
valor_hora_aula = float(input("Informe o valor da hora aula: "))
# vamos ler o número de horas trabalhadas no mês
horas_trabalhadas = int(input("Informe o número de horas trabalhadas no mês: "))
# vamos ler o percentual de desconto do INSS
percentual_desconto_inss = float(input("Percentual de desconto do INSS: "))
# vamos calcular o salário bruto
salario_bruto = valor_hora_aula * horas_trabalhadas
# agora calculamos o total do desconto
total_desconto = (percentual_desconto_inss / 100) * salario_bruto
# finalmente calculamos o salário líquido
salario_liquido = salario_bruto - total_desconto
# mostramos o resultado
print("Salário Bruto: R$ {0}".format(locale.currency(salario_bruto,
grouping=True, symbol=None)))
print("Total de Descontos: R$ {0}".format(locale.currency(total_desconto,
grouping=True, symbol=None)))
print("Salário Líquido: R$ {0}".format(locale.currency(salario_liquido,
grouping=True, symbol=None)))
if __name__== "__main__":
main()
|
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |





