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C ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão |
Como converter uma string em um valor de ponto-flutuante usando a função atof() da linguagem CQuantidade de visualizações: 9351 vezes |
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Em algumas situações, pode ser necessário converter uma string em um valor numérico de ponto-flutuante. Para isso podemos usar a função atof(). Esta função recebe uma matriz de caracteres e tenta transformá-la em um valor de ponto-flutuante. Se a conversão não for possível, o valor 0 é retornado. Os sinais "+" e "-", o ponto decimal e uma parte exponencial, representada por "e" ou "E" são válidos na string a ser convertida. Veja um exemplo:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[])
{
// valor de ponto-flutuante em forma de string
char valor_str[] = "34.5";
// A linha abaixo causa um comportamento estranho
//float res = 10 + valor_str;
// temos que converter a string em um valor de ponto-flutuante válido
float res = 10 + atof(valor_str);
printf("O resultado e: %f", res);
puts("\n");
system("pause");
return 0;
}
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Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como remover um elemento de uma determinada posição do ArrayList do Java usando o método remove()Quantidade de visualizações: 17546 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível remover elementos em uma determinada posição de um objeto ArrayList usando o seu método remove(). Esta função possui duas assinaturas, uma que recebe uma referência ao elemento a ser excluído e outra que recebe o índice do elemento que queremos excluir. No exemplo a seguir abordarei a segunda assinatura:Object remove(int index) throws IndexOutOfBoundsException Note que só precisamos fornecer o índice do elemento a ser excluído. O retorno será um objeto Object contendo a referência ao elemento que acabamos de excluir. Se o elemento não for encontrado, um erro IndexOutOfBoundsException será exibido e, a menos que seja tratado, a aplicação Java será fechada. Veja o código completo a seguir:
import java.util.ArrayList;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
// cria uma ArrayList que conterá strings
ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>();
// adiciona itens na lista
nomes.add("Carlos");
nomes.add("Maria");
nomes.add("Fernanda");
nomes.add("Osmar");
nomes.add("Maria");
// Vamos remover o segundo elemento
String elem = nomes.remove(1);
System.out.println("O elemento removido foi: "
+ elem);
System.exit(0);
}
}
Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: O elemento removido foi: Maria |
Java ::: Pacote java.io ::: Console |
Java para iniciantes - Como usar a classe Console da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 10266 vezes |
A classe Console, que é definida no pacote java.io como public e final, fornece métodos para acessar o dispositivo de console baseado em caracteres associado com a máquina virtual Java (JVM) sendo executada no momento. Um objeto desta classe é obtido por meio de uma chamada ao método console() da classe System. Veja:
import java.io.Console;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// vamos obter o console para a JVM atual
Console console = System.console();
// vamos testar se o console foi obtido com sucesso
if(console != null){
System.out.println("Console obtido com sucesso");
}
else{
System.out.println("Não foi possível obter o console");
}
}
}
É importante observar que, durante a autoria desta dica (Maio/2012), não é possível obter um objeto da classe Console executando a aplicação dentro do Netbeans e/ou Eclipse, somente executando a aplicação a partir da linha de comando ou outros editores, tais como o JCreator. A razão disso é que, tanto o Netbeans quanto o Eclipse executam a janela de console como um processo de fundo, afim de obter sua saída e exibir em suas próprias janelas. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma Java: java.lang.Object java.io.Console O fato de a máquina virtual ter um console ou não depende da plataforma na qual ela está sendo executada, e também na forma que a JVM foi invocada. Se a máquina virtual é iniciada a partir de uma janela de linha de comando interativa sem redirecionar os fluxos de entrada e saída padrão, então o console existirá e estará conectado ao teclado e tela a partir da qual a JVM foi lançada. Se a máquina virtual é iniciada automaticamente, por exemplo, como um gerenciador de agendamento de tarefas em segundo plano, então ela, em geral, não terá um console. Se a JVM atual tiver um console, então este é representado por uma instância única da classe Console, que pode ser obtida por meio de uma chamada ao método console() da classe System. Se nenhum dispositivo de console estiver disponível, uma chamada a este método retornará o valor null. Operações de leitura e escrita são sincronizadas para garantir a atomicidade das operações críticas. Assim, as chamadas aos métodos readLine(), readPassword(), format() e printf(), assim como operações de leitura, formatação e escrita nos objetos retornados pelos métodos reader() e writer() poderão causar bloqueios em cenários de múltiplas threads. Chamar close() nos objetos retornados pelos métodos reader() e writer() não fechará os fluxos destes objetos. Os métodos de leitura da classe Console retornam null quando o fim do fluxo de entrada de console é alcançado, por exemplo, ao digitar control-D no Linux/Unix ou control-Z no Windows. Operações de leitura subsequentes terão sucesso se caracteres adicionais forem inseridos mais tarde no dispositivo de entrada do console. |
PHP ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de PHP - Escreva um programa PHP para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no arrayQuantidade de visualizações: 1723 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Dado o seguinte vetor de inteiros: // vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros $valores = array(0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9); Sua saída deverá ser parecida com: Vetor na ordem original: 0 3 0 5 7 4 0 9 Vetor com os zeros deslocados para o final: 3 5 7 4 9 0 0 0 Veja a resolução comentada deste exercício usando PHP:
<?php
// Este código PHP pode ser executado tanto na linha
// de comando quanto pelo servidor web
// vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros
$valores = array(0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9);
// vamos mostrar o vetor na ordem original
echo("Vetor na ordem original:\n");
for($i = 0; $i < count($valores); $i++){
echo $valores[$i] . " ";
}
// vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para
// o primeiro elemento do vetor
$j = 0;
// agora o laço for percorre todos os elementos do vetor,
// incrementanto a variável i e deixando o j em 0
for($i = 0; $i < count($valores); $i++){
// encontramos um valor que não é 0
if($valores[$i] != 0){
// fazemos a troca entre os elementos nos índices
// i e j
$temp = $valores[$i];
$valores[$i] = $valores[$j];
$valores[$j] = $temp;
// e avançamos o j para o elemento seguinte
$j++;
}
}
// agora mostramos o resultado
echo "\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n";
for($i = 0; $i < count($valores); $i++){
echo $valores[$i] . " ";
}
?>
Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes. |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Projetos Java Programação Orientada a Objetos - Exemplos Java |
Simulação de Sistema Bancário usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão consoleQuantidade de visualizações: 18616 vezes |
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Sobre este projeto Java Durante estes anos que tenho trabalhado como freelancer, mais da metade das requisições dos meus clientes foram ajuda para desenvolver idéias de programação orientada a objetos em Java para projeto de faculdades e universidades. Com isso percebi que boa parte dos alunos e iniciantes em programação orientada a objetos já entendem toda a teoria. O que lhes falta é prática, ou seja, aplicar estes conhecimentos em aplicações do mundo real. Pensando nisso, apresento a você um projeto muito interessante e que, se bem entendido e praticado, o ajudará a desenvolver qualquer tipo de aplicação, seja comercial ou para solucionar problemas cotidianos. O projeto Java apresentado nesta dica é uma simulação completa de um Sistema Bancário, tudo com código fonte em Java, comentado, com variáveis em português, em um nível médio de programação, para facilitar o entendimento de todos. Nesta simulação nós temos a criação de classes Java, construtores, encapsulamento de dados, agregação e composição, métodos com retorno e sem retorno, variáveis estáticas, variáveis públicas e privadas, e relacionamento entre objetos (um para um, um para muitos, muitos para um) usando ArrayList. Sim, o projeto faz uso extensivo de ArrayList, o que o torna muito rico para o aprendizado e fixação dos conhecimentos da linguagem Java e suas classes principais. O Diagrama de Classes Java Antes de falarmos mais sobre o projeto, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes: ![]() Como a aplicação está estruturada? Como podemos ver no diagrama de classes, nós temos uma classe Sistema que contém zero ou vários objetos da classe Banco (relacionamento um para muitos). A classe Banco, por sua vez, possui uma ArrayList de objetos da classe Agência, ou seja, mais um relacionamento um para muitos, já que cada agência pertence a um único banco. Cada agência pode possuir zero ou mais contas, e cada conta possui um ArrayList de objetos da classe Transação, o que nos permite registrar todas as operações nas contas e emitir o extrato bancário, com os débitos, créditos e transferências entre contas. Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como podemos ver na imagem a seguir: ![]() Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema? Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos bancos, pessoas, agências e contas quisermos. Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que cria um novo banco:
switch(opcao){
case 1: // vamos cadastrar um novo banco
System.out.print("\nNúmero do Banco: ");
String numeroBanco = entrada.nextLine();
System.out.print("Nome do Banco: ");
String nomeBanco = entrada.nextLine();
// vamos incrementar o contador de bancos
Banco.contadorBancos++;
// agora vamos criar um novo objeto da classe Banco
Banco b = new Banco(Banco.contadorBancos, nomeBanco,
numeroBanco);
// e o adicionamos no ArrayList de bancos
bancos.add(b);
// e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso.
System.out.println("\nO banco criado com sucesso");
break;
Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Banco do menu Gerenciar Bancos. Veja como usamos uma variável estática contadorBancos da classe Banco para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada banco. Veja agora mais um trecho de código muito interessante. Trata-se
case 3: // vamos pesquisar uma conta
System.out.print("\nId, número ou nome cliente da conta: ");
pesquisaConta = entrada.nextLine();
// chamamos o método que pesquisa a conta
temp = pesquisarConta(agenciaAtual, pesquisaConta);
if(temp == null){ // conta não encotrada
System.out.println("\nConta não encontrada na agência.");
}
else{
// mostra a conta encontrada
System.out.println("\nId da conta bancária: " +
temp.getId());
System.out.println("Número da conta: " +
temp.getNumero());
System.out.println("Cliente: " +
temp.getCliente().getNome());
System.out.println("Agência: " + agenciaAtual.getNumero() +
" - " + agenciaAtual.getCidade());
System.out.println("Banco: " +
bancoAtual.getNumero() + " - " + bancoAtual.getNome());
System.out.println("Saldo atual: " + temp.getSaldo());
System.out.println("Limite atual: " + temp.getLimite());
}
break;
Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real. O fechamento com chave de ouro O produto final da aplicação Java deverá ser um extrato bancário mostrando os dados da conta escolhida, o histórico de transações com data, tipo da transação e valor, e o saldo atual da conta, com ou sem limite. Veja na imagem abaixo a formatação apresentada (mesmo em modo texto): ![]() Como posso obter este código fonte? Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) SBJCNB-A - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE - Faça o Download. 2) SBJCNB-B - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE - Faça o Download. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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Python - Como repetir os elementos de um vetor ou matriz usando a função repeat() da NumPy do Python |
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1º lugar: Java |







