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Noções de licitação pública

Modalidades da licitação:

Convite é a modalidade dirigida para interessados do ramo do objeto da licitação e é adequado para contratações de menor valor. Na Lei n.º 14.133/2021, essa modalidade foi extinta.

Leilão é a modalidade para a venda de bens móveis que não servem mais para a administração pública, a venda de produtos legalmente apreendidos ou penhorados e para a alienação de imóveis da administração pública.

Concurso é a modalidade indicada para a escolha de um trabalho técnico, artístico ou científico.

Pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns. No artigo 1º, parágrafo único, da Lei n.º 10.520/2002, consta que bens e serviços comuns são "aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado". Isso significa que são bens e serviços que não têm características técnicas especiais, sendo facilmente encontrados no mercado. O pregão também foi previsto na nova lei de licitações, no artigo 28, i.

Concorrência é a modalidade indicada para contratações de grandes valores, em que o interessado precisa comprovar a qualificação exigida no edital.

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Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço while do Python - Python para iniciantes

Quantidade de visualizações: 15742 vezes
O laço while da linguagem Python permite executar um bloco de códigos repetidamente até que uma condição seja verdadeira. Opcionalmente, uma cláusula else pode ser usado com o while em Python (a parte else será executada mesmo que o corpo principal do laço não seja executado). Veja um exemplo:

# função principal do programa
def main():
  numero = 0
 
  while numero <= 10:
    print(numero)
    numero = numero + 1
  else:
    print("Terminei")
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Terminei

Veja um exemplo de um laço while que nunca será executado:

# função principal do programa
def main():
  numero = 0
 
  while numero > 10:
    print(numero)
    numero = numero + 1
  
if __name__== "__main__":
  main()

E agora um exemplo de laço usando um valor booleano:

# função principal do programa
def main():
  continuar = True
  valor = 0
 
  while continuar:
    print(valor)
   
    if valor > 5:
      continuar = False
    else:
      valor = valor + 1
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

0
1
2
3
4
5
6


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de Java - Contando de 1 até 20 e formatando a saída usando System.out.printf()

Quantidade de visualizações: 11290 vezes
Exercício Resolvido de Java - Contando de 1 até 20 e formatando a saída usando System.out.printf()

Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java console que usa o laço for para contar de 1 até 20 e exibir estes valores no seguinte formato:

 1    2    3    4    5   
 6    7    8    9   10   
11   12   13   14   15   
16   17   18   19   20


Dica: Use o operador de módulo % para determinar o momento da quebra de linha e o método System.out.printf() para formatar o valor a ser exibido de forma a adicionar a quantidade correta de espaços entre os valores.

Resposta/Solução:

Eis a solução para este exercício:

public static void main(String[] args){
  // laço for que conta de 1 até 20
  for(int i = 1; i <= 20; i++){
    System.out.printf( "%2d   ", i);

    if(i % 5 == 0){
      System.out.println();
    }
  }
}

O mais importante a considerar aqui é o uso do método System.out.printf() na linha:

System.out.printf( "%2d   ", i);

Aqui nós estamos especificando a largura (width) do valor inteiro como
dois dígitos. Desta forma, se o valor for menor que 10 (um dígito), um 
espaço extra será adicionado à esquerda. Se o valor for maior que
9 (dois dígitos) nada acontece. Finalmente, três espaços são adicionados
à direita do valor.

Veja agora a explicação sobre o uso do operador de módulo % para provocar a quebra de linha após o quinto valor de cada fileira:

Aqui nós testamos se o valor atual da variável i é múltiplo de 5 (para ser
múltiplo de 5, o resto da divisão inteira de valor por 5 deverá ser 0). 
Neste exemplo os valores que são múltiplos de 5 são: 5, 10, 15 e 20. Assim.
logo após estes valores nós fazemos uma chamada à:

System.out.println();

para provocar uma quebra de linha e iniciar uma nova fileira de
valores. 



C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI

Programação MIDI usando C++ - Como usar um vetor de chars para construir uma mensagem MIDI e passá-lo para a função midiOutShortMsg() da API do Windows

Quantidade de visualizações: 2611 vezes
Nas dicas dessa seção nós vimos como é possível enviar uma mensagem MIDI para o dispositivo de saída por meio da função midiOutShortMsg() da API do Windows. Essa função recebe um handle para o dispositivo de saída MIDI e um valor DWORD contendo a mensagem MIDI.

Se você revisitar essas dicas, verá que na maioria delas nós informamos a mensagem MIDI diretamente no parâmetro da função (como um valor hexadecimal). Nesta dica mostrarei como é possível construir as mensagens MIDI usando seus valores individuais e, o que é melhor, usando valores decimais.

Para isso nós vamos construir um vetor de char e informar os valores que compõem a mensagem. É importante observar que a função midiOutShortMsg() exige que a mensagem MIDI seja informada na ordem de bytes "little endian" ou seja, o status MIDI é informado no byte de ordem mais baixa. Isso é conseguido com um cast do vetor para um unsigned long.

Veja o trecho de código:

// vamos criar um vetor contendo os valores que compõem a mensagem MIDI
unsigned char vetor[4];
vetor[0] = 144; // Note-on no Canal 1
vetor[1] = 40; // Nota Mi na 4ª oitava
vetor[2] = 100; // Velocidade/volume da nota
vetor[3] = 0; // Não é usado
// e aqui é que acontece a mágica. Quando fazemos o cast do
// vetor para o tipo long sem sinal, os valores são colocados em
// little endian, justamente a ordem de bytes esperada pela
// função midiOutShortMsg()
unsigned long mensagem = *(unsigned long*)vetor;
// envia a mensagem MIDI
midiOutShortMsg(saida, mensagem);

Note que não coloquei o código todo. Para completá-lo, veja outras dicas dessa seção.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Java - Um método recursivo que recebe uma String e retorna a quantidade de letras maiúsculas encontradas

Quantidade de visualizações: 6172 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que recebe uma palavra ou frase e retorna a quantidade de caracteres (letras) maiúsculos. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static int contarMaiusculas(String frase){
  // sua implementação aqui
}
Veja que o método deverá funcionar para qualquer tamanho de string. Teste também com strings que contenham somente letras maiúsculas ou somente letras minúsculas.

Sua saída deverá ser parecida com:

Digite uma palavra ou frase: Arquivo de Códigos
A palavra ou frase contém 2 letras maiúsculas
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Observação importante: Este código criará uma cadeia de chamadas recursivas. Cada chamada ao método contarMaiusculas() receberá uma cópia menor da palavra ou frase fornecida. Quando a última chamada recursiva do método receber uma string vazia, a cadeia começa a retornar. Note que os valores acumulados nas várias chamadas ao método vão sendo acumulados na variável quantidade.

package exercicio;

import java.util.Scanner;

public class Exercicio {
  public static void main(String[] args) {
    // cria um novo objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // solicita uma palavra ou frase ao usuário
    System.out.print("Digite uma palavra ou frase: ");
    // lê a palavra ou frase
    String frase = entrada.nextLine();
    
    int quantMaiusculas = contarMaiusculas(frase);
    System.out.println("A palavra ou frase contém " + quantMaiusculas +
      " letras maiúsculas");
  }
  
  // método recursivo que recebe uma palavra ou frase e retorna
  // a quantidade de letras maiúsculas
  public static int contarMaiusculas(String frase){
    /* Este código criará uma cadeia de chamadas recursivas. Cada
     * chamada ao método contarMaiusculas() receberá uma cópia menor
     * da palavra ou frase fornecida. Quando a última chamada recursiva do
     * método receber uma string vazia, a cadeia começa a retornar. Note
     * que os valores acumulados nas várias chamadas ao método vão sendo
     * acumulados na variável quantidade
    */ 
    int quantidade = 0;
    
    // o tamanho da string é maior que 0?
    if(frase.length() > 0){
      if(Character.isUpperCase(frase.charAt(0))){
        quantidade = 1 + contarMaiusculas(frase.substring(1));      
      }
      else{
        quantidade = contarMaiusculas(frase.substring(1));    
      }
    }
   
    return quantidade;
  }
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos

Como desenhar linhas em C# usando o método DrawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica usando C#

Quantidade de visualizações: 13556 vezes
Uma das tarefas mais simples que realizamos quando estamos desenhando em C# é o desenho de linhas. Para isso usamos o método DrawLine() da classe Graphics. Este método recebe um objeto da classe Pen (representando a cor e espessura da caneta de desenho) e as coordenadas iniciais e finais da linha a ser desenhada.

Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha na cor vermelha e com a espessura de dois pixels:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar uma linha na cor vermelha e com espessura
  // de dois pixels
  g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), new Point(100, 150), 
    new Point(400, 450));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

Execute este código e verá uma linha vermelha na vertical ser desenhada quando você clicar no botão. Aqui nós usamos dois objetos da classe Point. Um para as coordenadas iniciais (x = 100; y = 150) e outro para as coordenadas finais (x = 400; y = 450). É possível fornecer os valores das coordenadas diretamente. Veja:

g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), 100, 150, 400, 450);

É possível também desenhar múltiplas linhas de uma só vez. Para isso podemos usar o método DrawLines(). Este método recebe um objeto da classe Pen e um array de objetos da classe Point representando as diversas coordenadas. Desta forma, todas as linhas serão conectadas. Veja um exemplo:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos criar várias coordenadas x e y
  Point[] coordenadas = {new Point(15,  20), new Point(15, 300),
     new Point(400,  300), new Point(400, 20), new Point(15,  20)};

  // vamos desenhar todas as linhas conectadas usando a cor azul e a 
  // espessura de um pixel
  g.DrawLines(new Pen(Color.Blue, 1), coordenadas);

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

Execute este código e clique no botão. Você verá um retângulo azul e com a espessura de 1 pixel ser desenhado no formulário.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

Veja mais Dicas e truques de C#

Dicas e truques de outras linguagens

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