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C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como calcular a quantidade de dias decorridos em C# usando um objeto TimeSpanQuantidade de visualizações: 8753 vezes |
Em algumas ocasiões precisamos saber a quantidade de dias decorridos deste uma determinada data usando a linguagem C#. O trecho de código abaixo mostra como isso pode ser feito. Veja que usamos o construtor da estrutura DateTime para construir a data no passado e então a subtraímos da data atual. Em seguida obtemos a quantidade de dias do TimeSpan resultante:
using System;
namespace Estudos {
class Program {
static void Main(string[] args) {
// vamos obter a quantidade de dias decorridos entre
// 10/06/2009 e a data atual
DateTime data_anterior = new DateTime(2009, 6, 10); // 10/06/2009
DateTime hoje = DateTime.Now;
// obtém a quantidade de dias decorridos
TimeSpan dif = hoje.Subtract(data_anterior);
int decorridos = dif.Days;
// exibe o resultado
System.Console.WriteLine("Dias decorridos desde 10/06/2009: " +
decorridos);
Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
}
}
Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Dias decorridos desde 10/06/2009: 4662 |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C - C para Engenharia - Física - Mecânica - CinemáticaQuantidade de visualizações: 3203 vezes |
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Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C Na Física, mais especificamente na Mecânica e Cinemática, nós estamos o tempo todo interessados em medir a "rapidez" com que uma partícula se move de um ponto para outro ponto. Por partícula podemos entender qualquer móvel: um carro, um avião, uma bola, uma pessoa, etc. No caso de um movimento bidimensional ou tridimensional nós devemos considerar a grandeza velocidade média como vetores e usar a notação vetorial. Em outras dicas do site você encontrará cálculos envolvendo vetores e até mesmo calculadoras com as operações vetoriais mais comuns. Dessa forma, a fórmula para obtenção da Velocidade Vetorial Média é: \[\vec{v}_\text{méd} = \frac{\Delta \vec{r}}{\Delta t} \] Onde __$\Delta \vec{r}__$ é a variação da posição da partícula e __$\Delta t__$ é a variação do tempo entre os dois deslocamentos cuja velocidade vetorial média querermos medir. Antes de vermos o código C, dê uma boa olhada na imagem a seguir: ![]() Nosso objetivo será calcular a velocidade vetorial média da partícula saindo da posição __$\vec{r}_1__$ = 10__$\hat{\imath}__$ + 7__$\hat{\jmath}__$ m (10, 7), no instante t1 = 2s, e indo para a posição __$\vec{r}_2__$ = 12__$\hat{\imath}__$ + 2__$\hat{\jmath}__$ m (12, 2) em t2 = 7s. Note que o trajeto da partícula foi marcado de verde na imagem. E agora, finalmente, vamos ao código C que lê os valores das coordenadas x e y dos dois vetores de posições (inicial e final), o tempo de deslocamento inicial e final e mostra o vetor velocidade média:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[]){
// coordenadas dos dois vetores de posições
float x1, y1, x2, y2;
// guarda o vetor delta r (variação do deslocamento)
float delta_r_x, delta_r_y;
// guarda o tempo inicial, tempo final e variacao (em segundos)
float tempo_inicial, tempo_final, delta_t;
// guarda as coordenadas do vetor velocidade
float vetor_vm_x, vetor_vm_y;
// x e y do primeiro vetor
printf("Coordenada x do primeiro vetor: ");
scanf("%f", &x1);
printf("Coordenada y do primeiro vetor: ");
scanf("%f", &y1);
// x e y do segundo vetor
printf("Coordenada x do segundo vetor: ");
scanf("%f", &x2);
printf("Coordenada y do segundo vetor: ");
scanf("%f", &y2);
// vamos ler o tempo inicial e tempo final
printf("Tempo inicial em segundos: ");
scanf("%f", &tempo_inicial);
printf("Tempo final em segundos: ");
scanf("%f", &tempo_final);
// vamos calcular o vetor delta r
delta_r_x = x2 - x1;
delta_r_y = y2 - y1;
// vamos calcular o delta t (variação do tempo)
delta_t = tempo_final - tempo_inicial;
// finalmente calculamos o vetor velocidade média
vetor_vm_x = delta_r_x / delta_t;
vetor_vm_y = delta_r_y / delta_t;
// mostramos o resultado
printf("O Vetor Velocidade Média é: (%.2f, %.2f)m/s",
vetor_vm_x, vetor_vm_y);
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro vetor: 10 Coordenada y do primeiro vetor: 7 Coordenada x do segundo vetor: 12 Coordenada y do segundo vetor: 2 Tempo inicial em segundos: 2 Tempo final em segundos: 7 O Vetor Velocidade Média é: (0.40, -1.00)m/s Pressione qualquer tecla para continuar. . . Note que aqui nós estamos usando vetores do R2, mas o processo é o mesmo para vetores do R3. |
HTML5 ::: Canvas Element ::: Linhas |
Computação gráfica usando HTML 5 - Como usar o método lineTo() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar retasQuantidade de visualizações: 3219 vezes |
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O método lineTo() do objeto Canvas do HTML5 nos permite desenhar linhas retas entre um ponto x e um ponto y. Para isso, usamos o método moveTo() para mover a caneta (ou pena) de desenho para um coordenada x, y e a partir deste ponto nós especificamos as coordenadas x, y para a outra extremidade da linha. O trecho de código a seguir desenha uma linha saindo das coordenadas x = 20, y = 20 e chegando até x = 300, y = 150. Veja: contexto.moveTo(20, 20); // move a caneta para x, y contexto.lineTo(300, 150); // coordenadas x, y E aqui estão os códigos HTML e JavaScript para o exemplo completo:
<!doctype html>
<html>
<head>
<title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
<body>
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
<script type="text/javascript">
// obtemos uma referência ao elemento Canvas
var canvas = document.getElementById("canvas1");
// obtemos o contexto de desenho
var contexto = canvas.getContext("2d");
contexto.beginPath(); // inicia ou reseta o caminho anterior
contexto.moveTo(20, 20); // move a caneta para x, y
contexto.lineTo(300, 150); // coordenadas x, y
contexto.stroke(); // finaliza o desenho
</script>
</body>
</html>
Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como arredondar um número para cima em Java usando a função ceil() da classe MathQuantidade de visualizações: 10301 vezes |
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Em várias situações nós precisamos arredondar um valor real para cima, ou seja, para o valor inteiro maior ou igual ao argumento fornecido. Para isso nós podemos usar a função ceil() da classe Math da linguagem Java. Esta função recebe um valor double e retorna um outro valor inteiro (como double) maior ou igual ao argumento fornecido. Veja um exemplo Java completo no qual pedimos para o usuário informar um valor com casas decimais e devolvemos o valor arredondado para cima:
package estudos;
import java.util.*;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos pedir para o usuário informar um número
// real com casas decimais
System.out.print("Informe um número com casas decimais: ");
// vamos ler o número informado
double a = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
// agora vamos arredondar o valor para cima
double b = Math.ceil(a);
// e mostramos o resultado
System.out.println("O número arredondado para cima é: " + b);
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe um número com casas decimais: 6.31 O número arredondado para cima é: 7.0 |
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em PythonQuantidade de visualizações: 3848 vezes |
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A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas. Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas. Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja: ![]() Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando Python. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código Python. Veja um trecho de código Python completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior:
def main():
# vamos declarar e construir uma matriz de três linhas
# e três colunas
linhas, colunas = (3, 3)
matriz = [[0 for x in range(linhas)] for y in range(colunas)]
soma_diagonal = 0 # guarda a soma dos elementos na diagonal
# principal
# vamos ler os elementos da matriz
for i in range(len(matriz)):
for j in range(len(matriz[i])):
matriz[i][j] = int(input("Informe o valor para a linha " + str(i)
+ " e coluna " + str(j) + ": "))
print()
for i in range(len(matriz)):
for j in range(len(matriz[i])):
print(matriz[i][j], end=' ')
print()
# vamos calcular a soma dos elementos da diagonal
# principal
for i in range(len(matriz)):
for j in range(len(matriz[i])):
if i == j:
soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i][j]
# finalmente mostramos a soma da diagonal principal
print("\nA soma dos elementos da diagonal principal é: %d" %
soma_diagonal)
if __name__== "__main__":
main()
Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 3 Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 7 Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 9 Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 2 Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 4 Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 1 Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 6 Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 8 3 7 9 2 4 1 5 6 8 A soma dos elementos da diagonal principal é: 15 |
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