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Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
Como desenhar texto na superfície de uma JLabel do Java Swing usando o método drawString() da classe GraphicsQuantidade de visualizações: 12043 vezes |
A classe Graphics possui um método chamado drawString() que é usado para desenhar uma string na superfície de um componente. Veja a assinatura deste método:public abstract void drawString(String str, int x,int y) Como podemos ver, só precisamos fornecer a string a ser desenhada, a coordenada x e a coordenada y. Estas coordenadas são obtidas a partir do canto superior esquerdo do componente no qual desenharemos. O trecho de código abaixo mostra como desenhar a string "Arquivo de Códigos" em um JLabel:
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
public class Estudos extends JFrame{
JLabel label;
public Estudos() {
super("Desenhando em um JLabel");
Container c = getContentPane();
c.setLayout(new BorderLayout());
// Cria um JLabel
label = new JLabel();
c.add(label, BorderLayout.CENTER);
// Cria um botão
JButton btn = new
JButton("Desenhar uma string");
btn.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
// Desenha uma string no JLabel
Graphics graphics = label.getGraphics();
graphics.drawString("Arquivo de Códigos",
20, 50);
}
}
);
// Adiciona o botão à janela
c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);
setSize(350, 250);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um diretório em Java usando o método renameTo() da classe File - Arquivos e diretórios em JavaQuantidade de visualizações: 10 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos usar o método renameTo() da classe File da linguagem Java para renomear um diretório. Veja que este método retorna boolean, ou seja, o valor true caso o diretório for renomeado com sucesso e false em caso contrário. Veja o código completo para o exemplo:
package arquivodecodigos;
import java.io.*;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
// diretorio com o nome antigo
File dir1 = new File("c:\\java");
// diretorio com o novo nome
File dir2 = new File("c:\\java_novo");
boolean ok = dir1.renameTo(dir2);
if(ok){
System.out.println("Diretorio renomeado com sucesso.");
}
else{
System.out.println("Nao foi possivel renomear o diretorio.");
}
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Diretorio renomeado com sucesso. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como inserir uma substring em uma string em Java usando o método insert() da classe StringBufferQuantidade de visualizações: 6 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos usar o método insert() da classe StringBuffer da linguagem Java para inserir uma substring no início, meio ou final de uma string. Este método recebe o índice no qual queremos inserir a substring e a substring a ser inserida. Veja o código Java completo para o exemplo:
package estudos;
public class Estudos {
public static void main(String args[]) {
// vamos declarar um objeto da classe StringBuffer
StringBuffer frase = new StringBuffer("Programar em é bom demais");
System.out.println("A frase original é: " + frase);
// agora vamos inserir a palavra "Java" no índice 13
frase.insert(13, "Java ");
// e agora mostramos o resultado
System.out.println("O resultado é: " + frase);
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: Programar em é bom demais O resultado é: Programar em Java é bom demais |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa em Java que usa a função log10() para informar a quantidade de dígitos em um número inteiroQuantidade de visualizações: 883 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um algorítmo em Java que peça para o usuário informar um número inteiro de qualquer tamanho, ou seja, qualquer quantidade de dígitos. Em seguida seu código deverá informar a quantidade de dígitos contida no número inteiro digitado pelo usuário. Seu programa deverá, obrigatoriamente, usar a função log10() da classe Math. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro de qualquer tamanho: 847 O número informado possui 3 dígitos Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:
package exercicio;
import java.util.Scanner;
public class Exercicio {
public static void main(String[] args) {
// vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
System.out.print("Informe um número inteiro de qualquer tamanho: ");
int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// agora vamos obter a quantidade de dígitos no
// número informado
int tamanho = ((int) Math.log10(numero)) + 1;
// mostramos o resultado
System.out.println("O número informado possui " + tamanho +
" dígitos");
}
}
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C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a altura da queda livre de um corpo dado o tempo de queda e a aceleração da gravidade usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 1995 vezes |
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A Queda livre é um movimento unidimensional e uniformemente acelerado. Tal movimento ocorre quando algum corpo é solto do repouso a partir de certa altura. Uma vez que a aceleração da gravidade é constante, se desconsiderarmos a ação de forças dissipativas, o tempo de descida nesse movimento será sempre igual. Na prática, o movimento de queda livre ideal é bastante próximo daquele em que um objeto é solto a uma pequena altura em relação ao chão. No entanto, rigorosamente, esse movimento só acontece quando algum objeto é solto no vácuo. De acordo com as equações do movimento de queda livre, o tempo de queda não depende da massa dos objetos, mas da aceleração da gravidade e da altura em que esse objeto é solto. A queda livre é um movimento vertical que ocorre com aceleração constante, de modo que a velocidade de queda do corpo aumenta a cada segundo em relação ao centro da Terra, de acordo com a aceleração da gravidade local. Quando soltos no vácuo, corpos de massas diferentes chegarão no mesmo tempo ao chão. O fato de uma pena não chegar ao chão no mesmo tempo em que uma bola de boliche, quando soltas na superfície da Terra, está associado ao atrito com o ar, que é quase desprezível para objetos pesados e aerodinâmicos, como a bola de boliche. A altura da queda livre de um objeto, quando temos apenas o tempo (duração da queda), pode ser obtida por meio da seguinte fórmula: \[ \text{H} = \frac{\text{g} \cdot t^2}{2} \] Onde: H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado. g ? aceleração da gravidade (m/s2). t ? tempo da queda (em segundos). Em alguns livros de Física esta fórmula é encontrada também na forma: \[ \text{h} = \frac{1}{2} \text{g} \cdot t^2 \] Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Sabendo que um corpo leva 2s para chegar ao chão após ter sido abandonado a uma altura H em relação ao solo, calcule a altura em que esse corpo foi abandonado, em metros. Note que o tempo de queda é de 2 segundos. Então, como sabemos que a aceleração da gravidade terrestre é 9.80665, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para o exemplo:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
int main(int argc, char *argv[]){
// gravidade terrestre em m/s2
float gravidade = 9.80665;
// tempo da queda
float segundos = 2; // em segundos
// vamos calcular a altura da queda
float altura = (gravidade * pow(segundos, 2)) / 2;
// mostramos o resultado
printf("A altura da queda livre é: %f metros",
altura);
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A altura da queda livre é: 19.613300 metros. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
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C - Exercício Resolvido de C - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em C |
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