Você está aqui: Cards de Ética e Legislação Profissional |
||
|
||
|
|
||
C# ::: LINQ ::: LINQ to Objects |
Como retornar o último elemento de um array de strings em C# usando a função Last() do LINQQuantidade de visualizações: 1446 vezes |
|
Nesta dica mostrarei um exemplo bem simples do uso do método Last() do LINQ (Language-Integrated Query) do C# para retornar o último elemento de um vetor de strings. É claro que este método funciona com qualquer coleção, mas um exemplo simples nos ajudará a entender melhor o seu funcionamento. Em outras dicas eu aprofundo o uso deste método. Vamos ao código então. Veja:
using System;
using System.Linq;
namespace Estudos {
class Principal {
static void Main(string[] args) {
// vamos construir um vetor de strings
string[] linguagens = {"Java", "Python", "PHP", "Ruby"};
// vamos obter o último elemento do vetor
string ultimo = linguagens.Last();
// vamos mostrar o resultado
Console.WriteLine("A última linguagem é: {0}", ultimo);
Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
}
}
Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: A última linguagem é: Ruby Fique atento ao fato de que o método Last() pode atirar uma exceção do tipo InvalidOperation se o array ou coleção estiver vazia ou não incluir nenhum elemento que se encaixe nas condições testadas. Veja o resultado ao chamarmos este método em um vetor vazio: System.InvalidOperationException HResult=0x80131509 Message=Sequence contains no elements Source=System.Linq StackTrace: at System.Linq.ThrowHelper.ThrowNoElementsException() at System.Linq.Enumerable.Last[TSource](IEnumerable`1 source) at Estudos.Principal.Main(String[] args) in C:\estudos_c#\Estudos\Principal.cs:line 11 |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular porcentagem em Delphi - Como efetuar cálculos de porcentagem em DelphiQuantidade de visualizações: 31232 vezes |
|
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em Delphi. Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas. Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em Delphi:
// Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi
program estudos_delphi;
{$APPTYPE CONSOLE}
uses
SysUtils, Math;
var
// variáveis usadas na resolução do problema
valor, percentual, valor_final: double;
begin
valor := 178.00; // valor original
percentual := 15.0 / 100.0; // 15%
valor_final := valor + (percentual * valor);
// mostra o resultado
WriteLn('O valor final do produto é: ' + FloatToStr(valor_final));
// O resultado será 204,70
WriteLn;
Write('Pressione Enter para sair...');
ReadLn;
end.
Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em Delphi:
// Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi
program estudos_delphi;
{$APPTYPE CONSOLE}
uses
SysUtils, Math;
var
// variáveis usadas na resolução do problema
valor, percentual, valor_final: double;
begin
valor := 250.00; // valor original
percentual := 8.0 / 100.0; // 8%
valor_final := valor - (percentual * valor);
// mostra o resultado
WriteLn('O valor final do produto é: ' + FloatToStr(valor_final));
// O resultado será 230,00
WriteLn;
Write('Pressione Enter para sair...');
ReadLn;
end.
Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em Delphi:
// Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi
program estudos_delphi;
{$APPTYPE CONSOLE}
uses
SysUtils, Math;
var
// variáveis usadas na resolução do problema
perguntas, acertos: double;
begin
perguntas := 90.0;
acertos := 72.0;
// mostra a porcentagem de acertos
WriteLn('Porcentagem de acertos: ' +
FloatToStr((acertos / perguntas) * 100) + '%');
// mostra a porcentagem de erros
WriteLn('Porcentagem de erros: ' +
FloatToStr(((perguntas - acertos) / perguntas) * 100) + '%');
// Os resultados serão 80% e 20%
WriteLn;
Write('Pressione Enter para sair...');
ReadLn;
end.
Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em Delphi:
// Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi
program estudos_delphi;
{$APPTYPE CONSOLE}
uses
SysUtils, Math;
var
// variáveis usadas na resolução do problema
valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro: double;
begin
valor_anterior := 300.0; // valor anterior
novo_valor := 340.0; // valor novo
// calcula a porcentagem de lucro
// efetua o cálculo
porcentagem_lucro := ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100;
WriteLn('A porcentagem de lucro foi de: ' +
FloatToStr(porcentagem_lucro) + '%');
// O resultado será 13,33
WriteLn;
Write('Pressione Enter para sair...');
ReadLn;
end.
Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em Delphi:
// Algoritmo que calcula porcentagem em Delphi
program estudos_delphi;
{$APPTYPE CONSOLE}
uses
SysUtils, Math;
var
// variáveis usadas na resolução do problema
valor, percentual, comissao: double;
begin
valor := 70.0; // valor do produto
percentual := 5.0 / 100.0; // 5%
// calcula a comissão
comissao := percentual * valor;
// mostra o resultado
WriteLn('O valor repassado ao vendedor é: '
+ FloatToStr(comissao));
// O resultado será 3,5
WriteLn;
Write('Pressione Enter para sair...');
ReadLn;
end.
|
C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar gráficos em C# usando GDI+ - Computação gráfica em C# - Passos iniciasQuantidade de visualizações: 17733 vezes |
|
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos. O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP. A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing. Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical. A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET:
System.Object
System.MarshalByRefObject
System.Drawing.Graphics
Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs. Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos obter o Graphics do formulário
Graphics g = this.CreateGraphics();
// vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na
// cor preta e espessura de 1 pixel
g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80),
new Point(320, 80));
// vamos liberar o objeto Graphics
g.Dispose();
}
|
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como retornar o item selecionado em uma ListBox do Delphi usando a propriedade ItemIndexQuantidade de visualizações: 20712 vezes |
O item selecionado em uma TListBox pode ser obtido fornecendo-se o índice do ítem selecionado como índice para a propriedade Items (do tipo TStrings) da ListBox. Veja como isso é feito no trecho de código abaixo:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
item_selecionado: String;
begin
// vamos obter o item selecionado na ListBox
item_selecionado := ListBox1.Items[ListBox1.ItemIndex];
// mostra o resultado
ShowMessage('O item selecionado é: ' + item_selecionado);
end;
Contudo, este código provocará uma exceção do tipo EStringListError com a mensagem "List index out of bonds(-1)" se nenhum item estiver selecionado na ListBox. Para evitar tal erro, certifique-se de verificar se algum item foi selecionado antes de tentar obtê-lo. Veja:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
item_selecionado: String;
begin
// vamos obter o item selecionado na ListBox
if ListBox1.ItemIndex > -1 then
begin
item_selecionado := ListBox1.Items[ListBox1.ItemIndex];
// mostra o resultado
ShowMessage('O item selecionado é: ' + item_selecionado);
end
else
ShowMessage('Nenhum item selecionado.');
end;
Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
VBA ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VBA usando a função Asc()Quantidade de visualizações: 569 vezes |
|
Em algumas situações nós precisamos retornar o código ASCII associado a um determinado caractere. Em VBA nós podemos realizar essa tarefa usando a função Asc(), que recebe uma string representando uma letra, dígito ou símbolo e retorna o código numérico correspondente. Veja um trecho de código VBA no qual informamos a letra "A" e obtemos, como retorno, o código ASCII 65:
' Macro VBA Excel usada para converter um caractere
' em seu código ASCII
Sub RetornarCodigoASCII()
' Variáveis usadas na resolução do problema
Dim letra As String
Dim codigo As Integer
' vamos pedir para o usuário informar um caractere
letra = InputBox("Informe um caractere: ", "Código ASCII", 0)
Debug.Print "Você informou o caractere: " & letra
' agora vamos obter o código ASCII correspondente
codigo = Asc(letra)
' e mostramos o resultado
Debug.Print "O código ASCII correspondente é: " & codigo
End Sub
Ao executarmos este código VBA nós teremos o seguinte resultado: O código ASCII correspondente é: 65 |
Veja mais Dicas e truques de VBA |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |




