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Noções de licitação pública

Modalidades da licitação:

Convite é a modalidade dirigida para interessados do ramo do objeto da licitação e é adequado para contratações de menor valor. Na Lei n.º 14.133/2021, essa modalidade foi extinta.

Leilão é a modalidade para a venda de bens móveis que não servem mais para a administração pública, a venda de produtos legalmente apreendidos ou penhorados e para a alienação de imóveis da administração pública.

Concurso é a modalidade indicada para a escolha de um trabalho técnico, artístico ou científico.

Pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns. No artigo 1º, parágrafo único, da Lei n.º 10.520/2002, consta que bens e serviços comuns são "aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado". Isso significa que são bens e serviços que não têm características técnicas especiais, sendo facilmente encontrados no mercado. O pregão também foi previsto na nova lei de licitações, no artigo 28, i.

Concorrência é a modalidade indicada para contratações de grandes valores, em que o interessado precisa comprovar a qualificação exigida no edital.

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C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar ponteiros para controlar um laço while em C++

Quantidade de visualizações: 9275 vezes
É possível usar ponteiros para controlar a execução de um laço while em C++. Comece analisando o seguinte trecho de código:

// uma matriz de caracteres
char nome[] = "Arquivo";

// aponta para a primeira letra
char *letra = nome;

if(*letra)
  cout << "True";
else
  cout << "False";

Aqui o valor "True" será exibido, visto que o ponteiro *letra está apontando para um local da matriz de caracteres nome[] que é diferente de NULL. Veja agora:

// uma matriz de caracteres
char nome[] = "Arquivo";

// aponta para a primeira letra
char *letra = nome; // posição 0

// vamos atingir o final da matriz
// de caracteres
letra++; // posição 1
letra++; // posição 2
letra++; // posição 3
letra++; // posição 4
letra++; // posição 5
letra++; // posição 6
letra++; // NULL

if(*letra)
  cout << "True";
else
  cout << "False";

Como sabemos que a matriz de caracteres nome[] contém sete caracteres (de 0 a 6), incrementamos o ponteiro *letra até que este aponte para o caractere que marca o fim da matriz. Assim, o valor "False" é exibido.

Veja agora um laço while que tira proveito do que vimos aqui para exibir as letras da palavra "Arquivo" separadamente usando um ponteiro:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // uma matriz de caracteres
  char nome[] = "Arquivo";

  // aponta para a primeira letra
  char *letra = nome;

  // vamos usar o laço while para
  // imprimir as letras separadamente
  while(*letra){
    cout << *letra << " ";
    letra++;
  }

  cout << "\n\n";

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Como usar o laço for para percorrer os elementos de um array e exibí-los na ordem original e invertidos

Quantidade de visualizações: 14905 vezes
Pergunta/Tarefa:

Considere o seguinte array de inteiros:

// um array de inteiros contendo sete elementos
int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17};
Escreva um programa Java console que usa um laço for para percorrer todos os elementos deste vetor duas vezes e exibí-los na ordem original e invertidos (somente na exibição, ou seja, não é necessário alterar a ordem dos elementos no array).

Seu programa deverá exibir a seguinte saída:

Ordem original:
6  9  12  34  83  20  17  

Ordem inversa:
17  20  83  34  12  9  6 
Resposta/Solução:

public static void main(String[] args){
  // um vetor de inteiros contendo sete elementos
  int valores[] = {6, 9, 12, 34, 83, 20, 17};
    
  // primeiro vamos exibir os valores do vetor na ordem original
  System.out.println("Ordem original:\n");

  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    System.out.print(valores[i] + "  ");
  }

  // agora vamos exibir na ordem inversa
  System.out.println("\n\nOrdem inversa:\n");

  for(int i = valores.length - 1; i >= 0; i--){
    System.out.print(valores[i] + "  ");
  }
}



PHP ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo dado o raio em PHP - PHP para Geometria

Quantidade de visualizações: 1813 vezes
O círculo é uma figura geométrica plana e que possui quatro características: seu raio, seu diâmetro, sua circunferência e sua área. Aqui já podemos aproveitar e relembrar a diferença entre o círculo e a circunferência. O círculo é o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e seus pontos internos, ou seja, o círculo é a área cuja delimitação é uma circunferência.

É importante observar que alguns autores tratam o círculo como uma circunferência. Assim, para estes autores, calcular a circunferência de um círculo equivale a calcular o perímetro da circunferência.

Veja a figura a seguir para relembrar o que é o raio de um círculo:



Nesta dica mostrarei como podemos usar PHP para calcular o diâmetro, a circunferência e a área de um círculo tendo apenas o raio como informação. Antes, porém, vamos às formulas. Sabendo que r é o raio, temos:

\[\text{Diâmetro d} = 2 \times r \]

\[\text{Circunferência C} = 2 \times \pi \times r \]

\[\text{Área A} = \pi \times r^2 \]

Agora vamos ver o código PHP que solicita ao usuário que informe o raio do círculo e mostra o diâmetro, a circunferência e a área:

<?php
  // para executar abra uma janela de comando
  // cmd e dispare o comando abaixo:
  // C:\xampp\php>php c:\estudos_php\estudos.php
   
  // para ler a entrada do usuário
  $entrada = fopen("php://stdin","r");
  
  // vamos ler o raio do círculo
  echo "Informe o raio do círculo: ";
  $raio = trim(fgets($entrada));
  
  // vamos achar o diâmetro do círculo
  $diametro = 2 * $raio;
  // agora calculamos a circunferência
  $circunferencia = 2 * pi() * $raio;
  // finalmente calculamos a área do círculo
  $area = pi() * pow($raio, 2);
    
  // vamos mostrar os resultados
  echo "O diâmetro do círculo é: " . $diametro . "\n";
  echo "A circunferência do círculo é: " . $circunferencia . "\n";
  echo "A área do círculo é: " . $area;  
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Informe o raio do círculo: 10
O diâmetro do círculo é: 20.0
A circunferência do círculo é: 62.83185307179586
A área do círculo é: 314.1592653589793

Lembre-se de que a área é em centímetros quadrados, metros quadrados, etc.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como extrair uma substring de uma string usando a função AnsiMidStr() do Delphi

Quantidade de visualizações: 30823 vezes
Em algumas situações precisamos obter uma substring de uma string. Em Delphi isso pode ser feito por meio da função AnsiMidStr(). Esta função requer a string a partir da qual a substring será obtida, a posição inicial da substring (começando em 1) e a quantidade de caracteres que comporâo a substring. O retorno será uma nova string contendo a substring obtida. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  frase, substring: string;
begin
  frase := 'Programar em Delphi é muito bom';

  // vamos obter a substring "Delphi"
  substring := AnsiMidStr(frase, 14, 6);

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('Resultado: ' + substring);
end;

Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


GoLang ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular a equação reduzida da reta em GoLang dados dois pontos pertencentes à reta

Quantidade de visualizações: 892 vezes
Nesta dica de Go veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito.

Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem.

Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta:



Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código GoLang completo para esta tarefa:

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"
  
// esta é a função principal do programa
func main() {
  // variáveis que vamos usar na resolução do problema
  var x1, y1, x2, y2, m, n float32
  var sinal string

  // vamos ler as coordenadas do primeiro ponto
  fmt.Print("Coordenada x do primeiro ponto: ")
  fmt.Scanln(&x1)
  fmt.Print("Coordenada y do primeiro ponto: ")
  fmt.Scanln(&y1)
    
  // vamos ler as coordenadas do segundo ponto
  fmt.Print("Coordenada x do segundo ponto: ")
  fmt.Scanln(&x2)
  fmt.Print("Coordenada y do segundo ponto: ")
  fmt.Scanln(&y2)
  
  sinal = "+"
  // vamos calcular o coeficiente angular da reta
  m = (y2 - y1) / (x2 - x1)
  // vamos calcular o coeficiente linear
  n = y1 - (m * x1)
 
  // coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo
  if n < 0 {
    sinal = "-"
    n = n * -1
  }
  
  // mostra a equação reduzida da reta
  fmt.Printf("Equação reduzida: y = %.2fx %s %.2f",
    m, sinal, n);
}

Ao executar este código GoLang nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 5
Coordenada y do primeiro ponto: 5
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 2
Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75

Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo:

>> y = (-0.75 * 3) + 8.75
y = 6.5000

temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem.


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