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PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
PHP do básico ao profissional - Como usar o tipo de dados integer do PHPQuantidade de visualizações: 9241 vezes |
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Integers (inteiros) são números inteiros, tais como 1, 12, 50, etc. A faixa de valores aceitáveis varia de acordo com os detalhes da plataforma na qual o PHP está sendo executado. Mas, geralmente, a faixa vai de -2.147.483.648 até +2.147.483.647. Especificamente, esta faixa é equivalente à faixa do tipo de dados long de seu compilador C. Infelizmente, o C padrão não define qual faixa o tipo long deve ter. Assim, em alguns sistemas poderemos ter uma faixa de inteiros diferente do afirmado acima. Literais integer podem ser escritos em decimal, octal ou hexadecimal. Valores decimais são representados por uma sequencia de dígitos não precedidos de zeros. A sequencia pode começar com um sinal de positivo (+) ou negativo (-). Se não houver sinal, assume-se que o valor é positivo. Exemplos de inteiros decimal incluem: 1998 -641 +33 Números octais consistem de um 0 (zero) e uma sequencia de dígitos de 0 à 7. Assim como os números decimais, números octais podem ser prefixados com um sinal de positivo ou negativo. Veja alguns exemplos de números octais e seus equivalentes decimais: 0755 // decimal 493 +010 // decimal 8 Valores hexadecimais começam com 0x, seguido por uma sequencia de dígitos (0-9) ou letras (A-F). As letras podem estar em maiúsculas ou minúsculas mas geralmente são escritas em maiúsculas. Números hexadecimais também podem incluir um sinal de positivo ou negativo. Veja alguns exemplos: 0xFF // decimal 255 0x10 // decimal 16 -0xDAD1 // decimal -56017 Se tentarmos armazenar um número inteiro que é grande demais para ser armazenado como inteiro, ou que não seja um número inteiro, ele será automaticamente convertido em um número de ponto-flutuante (contendo casas decimais). Podemos testar se uma variável é do tipo integer usando as funções is_int() ou is_integer(). Veja:
<?
$valor = 10;
if(is_int($valor)){
echo 'A variável $valor é do tipo integer';
}
?>
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C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como resolver uma equação do segundo grau em C# - Como calcular Bhaskara em C#Quantidade de visualizações: 1700 vezes |
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Como resolver uma equação do 2º grau usando C# Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando a linguagem C#. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso código C# vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código C#. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação:
using System;
namespace Estudos {
class Principal {
static void Main(string[] args) {
// os coeficientes
double a, b, c;
// as duas raizes, a imaginaria e o discriminante
double raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante;
// vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes
Console.Write("Valor do coeficiente a: ");
a = Double.Parse(Console.ReadLine());
Console.Write("Valor do coeficiente b: ");
b = Double.Parse(Console.ReadLine());
Console.Write("Valor do coeficiente c: ");
c = Double.Parse(Console.ReadLine());
// vamos calcular o discriminante
discriminante = (b * b) - (4 * a * c);
// a equação possui duas soluções reais?
if (discriminante > 0) {
raiz1 = (-b + Math.Sqrt(discriminante)) / (2 * a);
raiz2 = (-b - Math.Sqrt(discriminante)) / (2 * a);
Console.Write("Existem duas raizes: x1 = " + raiz1
+ " e x2 = " + raiz2);
}
// a equação possui uma única solução real?
else if (discriminante == 0) {
raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a);
Console.Write("Existem duas raizes iguais: x1 = "
+ raiz1 + " e x2 = " + raiz2);
}
// a equação não possui solução real?
else if (discriminante < 0) {
raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a);
imaginaria = Math.Sqrt(-discriminante) / (2 * a);
Console.Write("Existem duas raízes complexas: x1 = " +
raiz1 + " + " + imaginaria + " e x2 = " + raiz2
+ " - " + imaginaria);
}
Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
}
}
Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1 e x2 = -3 |
CSS ::: Dicas & Truques ::: Cores de Fundo e Imagens de Fundo |
Apostila CSS - Como definir a cor de fundo de um elemento HTML usando um valor rgbQuantidade de visualizações: 7604 vezes |
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A propriedade background-color aceita um valor de cor que pode ser informado por meio da função rgb(). Esta função aceita valores de 0 até 255 para a cores vermelho, verde e azul, ou seja Red, Green e Blue. Veja a figura abaixo: ![]() A cor de fundo para esta página for gerada com o seguinte código: <html> <head> <title>Estudando CSS</title> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1"> </head> <body style="background-color: rgb(201, 20, 58)"> </body> </html> |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string termina com uma determinada substring em Ruby usando uma função ends_with() personalizadaQuantidade de visualizações: 7175 vezes |
O Ruby, até a versão 1.8.6 não dispõe de um método para verificar se uma string termina com uma determinada substring. Assim, veja abaixo como escrever uma função ends_with(). Esta função recebe a string e a substring e retorna true se a string terminar com a substring. Eis a listagem completa:
# função auxiliar que permite verificar se
# uma string termina com uma substring
def ends_with(string, substring)
pos = string.length - substring.length
if string.index(substring, pos) == pos
return true
else
return false
end
end
# declara e inicializa uma variável string
frase = "Gosto muito de Java, PHP e Ruby"
# vamos verificar a string termina com "Ruby"
if ends_with(frase, "Ruby")
puts "A string termina com \"Ruby\""
else
puts "A string NÃO termina com \"Ruby\""
end
Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A string termina com "Ruby" |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como trabalhar com strings em RubyQuantidade de visualizações: 8457 vezes |
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Strings em Ruby são usadas para representar palavras, frases e textos e são bem parecidas com strings em outras linguagens dinâmicas, tais como Perl, Python e PHP. Além disso, strings em Ruby são dinâmicas, mutáveis e flexíveis. Podemos declarar e definir uma variável do tipo string em Ruby da seguinte forma: nome = "Osmar J. Silva" puts nome Em ruby, strings são objetos da classe String. Isso quer dizer que podemos efetuar chamadas à uma grande variedade de métodos desta classe a partir de qualquer variável do tipo string. Veja um exemplo: nome = "Osmar" puts nome.length Este exemplo exibirá a quantidade de caracteres contidos na string nome. Strings em Ruby podem estar contidas em aspas duplas ou aspas simples: nome = "Osmar J Silva" puts(nome) nome = 'Osmar J Silva' puts(nome) A diferença é que, quando usamos aspas duplas, podemos codificar dados binários dentro da string, assim como usar "\n" para provocar quebras de linha. Quando usamos aspas simples, podemos usar apenas "\'" para exibir uma aspa simples e "\\" para exibir uma barra invertida. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby |
Veja mais Dicas e truques de Ruby |
Dicas e truques de outras linguagens |
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Portugol - Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol dados dois pontos no plano cartesiano |
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