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Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em JavaQuantidade de visualizações: 3153 vezes |
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A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas. Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas. Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja: ![]() Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando Java. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código Java. Veja um trecho de código Java completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior:
package arquivodecodigos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos{
public static void main(String[] args) {
// vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos declarar e construir uma matriz de três linhas e três colunas
int matriz[][] = new int[3][3];
int soma_diagonal = 0; // guarda a soma dos elementos na diagonal principal
// vamos ler os valores para os elementos da matriz
for(int i = 0; i < matriz.length; i++){ // linhas
for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){ // colunas
System.out.print("Informe o valor para a linha " + i + " e coluna "
+ j + ": ");
matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
}
}
// vamos mostrar a matriz da forma que ela
// foi informada
System.out.println();
// percorre as linhas
for(int i = 0; i < matriz.length; i++){
// percorre as colunas
for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){
System.out.printf("%5d ", matriz[i][j]);
}
// passa para a próxima linha da matriz
System.out.println();
}
// vamos calcular a soma dos elementos da diagonal
// principal
for(int i = 0; i < matriz.length; i++){
for(int j = 0; j < matriz[0].length; j++){
if(i == j){
soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i][j];
}
}
}
// finalmente mostramos a soma da diagonal principal
System.out.println("\nA soma dos elementos da diagonal principal é: "
+ soma_diagonal);
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:
Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 3
Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 7
Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 9
Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 2
Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 4
Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 1
Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 5
Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 6
Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 8
3 7 9
2 4 1
5 6 8
A soma dos elementos da diagonal principal é: 15
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C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Apostila C++ - Como retornar o tamanho de uma string em C++ usando a função length() da classe StringQuantidade de visualizações: 25134 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar a função length() da classe String da linguagem C++ para obter a quantidade de caracteres em uma palavra, frase ou texto. Esta função é definida na classe string da seguinte forma:size_t length() const;
#include <string>
#include <iostream>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[])
{
string str = "C++";
size_t tamanho = str.length();
cout << "Esta string contém " << tamanho
<< " caracteres.\n\n";
system("PAUSE"); // pausa o programa
return 0;
}
Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Esta string contém 3 caracteres. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o tamanho de uma string em Java usando o método length() da classe StringQuantidade de visualizações: 4 vezes |
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O método length() da classe String do Java é muito útil quando queremos o tamanho, ou seja, o comprimento de uma string. Uma string é um conjunto de caracteres que compôem uma palavra, frase ou texto em Java. Este método é chamado diretamente na instância da classe String e retorna um int contendo o tamanho da string. Veja um exemplo de seu uso:
package arquivodecodigos;
// Este exemplo mostra como obter o tamanho de uma string
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
String frase = "Java é muito interessante";
// vamos obter o tamanho da string
int tam = frase.length();
// e mostramos o resultado
System.out.println("Esta string contem " +
tam + " caracteres");
System.exit(0);
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Esta string contem 25 caracteres. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o ponto médio entre dois pontos no plano usando Java - Geometria com JavaQuantidade de visualizações: 3457 vezes |
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Nesta dica mostrarei como é possível usar um trecho de código Java para obter o ponto médio entre dois pontos quaisquer no plano, ou seja, no R2. Em mais dicas dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito no R3 (espaço) Comece analisando a figura abaixo, na qual temos dois pontos A e B, com suas coordenadas correspondentes, e o ponto médio M: ![]() Assim, dados dois pontos A = (2, 9) e B = (10, 2) no plano cartesiano R2, as coordenadas x e y do ponto médio são calculadas por meio da seguinte fórmula: \[x = \frac{x_1 + x_2}{2}\] \[y = \frac{y_1 + y_2}{2}\] Colocando na fórmula os valores que já temos: \[x = \frac{2 + 10}{2} = \frac{12}{2} = 6 \] \[y = \frac{9 + 2}{2} = \frac{11}{2} = 5.5 \] Assim, as coordenadas do ponto médio será (x = 6, y = 5.5). E agora veja o código Java completo para calcular as coordenadas do ponto médio a partir de dois pontos no plano cartesiano (plano 2D ou R2):
package arquivodecodigos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// x e y do primeiro ponto
System.out.print("Coordenada x do primeiro ponto: ");
float x1 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
System.out.print("Coordenada y do primeiro ponto: ");
float y1 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
// x e y do segundo ponto
System.out.print("Coordenada x do segundo ponto: ");
float x2 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
System.out.print("Coordenada y do segundo ponto: ");
float y2 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
// vamos calcular as coordenadas x e y do ponto médio
float x = (x1 + x2) / 2;
float y = (y1 + y2) / 2;
// vamos mostrar o resultado
System.out.println("As coordenadas do ponto médio são: (x = " +
x + ", y = " + y + ")");
}
}
Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 2 Coordenada y do primeiro ponto: 9 Coordenada x do segundo ponto: 10 Coordenada y do segundo ponto: 2 As coordenadas do ponto médio são: (x = 6.0, y = 5.5) |
HTML5 ::: Aplicativos Completos ::: Programas de desenho, edição e visualização de imagens e fotos |
Como criar um programa de desenho simples usando o objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 7618 vezes |
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Revisando alguns códigos que desenvolvi para clientes ao longo desses anos, encontrei um exemplo de um programa de desenho bem simples demonstrando as possibilidades gráficas do elemento Canvas do HTML. Este código foi escrito há uns dois anos e resolvi compartilhar com todos, para que vocês possam aprimorá-lo e acrescentar novas idéias, afinal, o HTML5 está mais atual do que nunca. Veja o resultado no navegador: ![]() Eu o escrevi de forma bem simples, sem usar jQuery ou qualquer outro framework, apenas JavaScript raiz mesmo, de forma que até os estudantes mais iniciantes não terão dificuldade de entender. Veja a listagem completa e com comentários:
<html>
<head>
<title>Desenhando no canvas do HTML5</title>
</head>
<body style="padding: 15px">
<b>Clique e arraste para desenhar</b><br><br>
<canvas id="quadro" style="border: 1px solid #666"
width="600" height="350"></canvas>
<br><br><button onClick="limpar()">Limpar</button>
<script type="text/javascript">
// obtém uma referência ao canvas
var quadro = document.getElementById('quadro');
// vamos obter o contexto de desenho
var areaDesenho = quadro.getContext("2d");
// podemos desenhar?
var podeDesenhar = false; // ainda não
// vetores para guardar as posições x, y, e se o mouse está sendo
// movimentado pressionado
var vetorX = new Array();
var vetorY = new Array();
var vetorArrastar = new Array();
// agora vamos adicionar na área de desenho um "ouvidor" de
// eventos mousedown, ou seja, vamos detectar quando o usuário
// pressionar o botão do mouse (sem soltar)
quadro.addEventListener('mousedown', function(e){
// podemos iniciar o desenho
podeDesenhar = true;
registrarClique(e.pageX - this.offsetLeft, e.pageY - this.offsetTop, false);
desenhar(); // faça o desenho, moço
});
// o "ouvidor" de evento que detecta se o mouse está sendo arrastado
// pressionado
quadro.addEventListener('mousemove', function(e){
if(podeDesenhar){
registrarClique(e.pageX - this.offsetLeft, e.pageY -
this.offsetTop, true);
desenhar(); // faça o desenho, moço
}
});
// o "ouvidor" de evento que detecta se o mouse foi liberado
// e interrompe o desenho
quadro.addEventListener('mouseup', function(e){
podeDesenhar = false;
});
// o mouse saiu da área de desenho?
quadro.addEventListener('mouseleave', function(e){
podeDesenhar = false;
});
function registrarClique(x, y, arrastar){
// aqui nós guardamos em vetores as posições x, y do clique ou
// o movimento do mouse pressionado.
vetorX.push(x);
vetorY.push(y);
vetorArrastar.push(arrastar);
}
// é aqui que a mágica ocorre
function desenhar(){
// primeiro vamos limpar o quadro de desenho
areaDesenho.clearRect(0, 0, areaDesenho.canvas.width,
areaDesenho.canvas.height);
areaDesenho.strokeStyle = "#5c5cd6"; // cor
areaDesenho.lineJoin = "round"; // formato da junção de linha
areaDesenho.lineWidth = 5; // largura da linha
// percorremos os vetores, usando como base o vetor de coordenadas x
for(var i = 0; i < vetorX.length; i++){
areaDesenho.beginPath(); // inicia o caminho
// o mouse foi arrastado neste evento?
if((vetorArrastar[i] == true && i > 0)){
areaDesenho.moveTo(vetorX[i - 1], vetorY[i - 1]);
}
else{
// é o início do desenho
areaDesenho.moveTo(vetorX[i] - 1, vetorY[i]);
}
// desenha a linha do ponto X ao ponto Y
areaDesenho.lineTo(vetorX[i], vetorY[i]);
// fecha o caminho
areaDesenho.closePath();
// conclui de fato o desenho
areaDesenho.stroke();
}
}
// e aqui nós limpamos a área de desenho e esvaziamos os vetores
function limpar(){
areaDesenho.clearRect(0, 0, areaDesenho.canvas.width,
areaDesenho.canvas.height);
vetorX = [];
vetorY = [];
vetorArrastar = [];
}
</script>
</body>
</html>
Salve o código como "desenho.html" (cuidado para não salvar como "desenho.html.txt") e abra-o no seu navegador, remoto ou localmente. Você pode começar suas modificações alterando a cor do desenho, a largura da linha, etc. Você pode também deixar figuras pré-configuradas e até permitir que o usuário inclua fotos no Canvas. Para os estudantes que já sabem Node.js, saiba que é possível enviar os três vetores via sockets em um ambiente real time para que outros usuários na rede vejam o seu desenho em tempo real. Bons estudos. |
Veja mais Dicas e truques de HTML5 |
Dicas e truques de outras linguagens |
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JavaScript - Como remover elementos duplicados de um array em JavaScript usando um Set e o método Array.from() |
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