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GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em GNU OctaveQuantidade de visualizações: 1250 vezes |
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Todos estamos acostumados com o Teorema de Pitágoras, que diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". Baseado nessa informação, fica fácil retornar a medida do cateto oposto quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente. Isso, claro, via programação em linguagem GNU Octave. Comece observando a imagem a seguir: ![]() Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros. Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras): \[c^2 = a^2 + b^2\] Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para: \[a^2 = c^2 - b^2\] Veja que agora o quadrado do cateto oposto é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto adjascente. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo. Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem GNU Octave (script GNU Octave):
c = 36.056 # medida da hipotenusa
b = 30 # medida do cateto adjascente
# agora vamos calcular o comprimento da cateto oposto
a = sqrt(power(c, 2) - power(b, 2))
# e mostramos o resultado
fprintf("A medida do cateto oposto é: %f\n", a);
Ao executar este código GNU Octave nós teremos o seguinte resultado: A medida do cateto oposto é: 20.000878 Como podemos ver, o resultado retornado com o código GNU Octave confere com os valores da imagem apresentada. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Input e Output (Entrada e Saída) |
Como exibir a saída em um programa C++ usando o objeto coutQuantidade de visualizações: 983 vezes |
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O objeto cout, presente no arquivo de cabeçalho iostream, é usado quando precisamos exibir a saída em nossos programas C++. Por ser um objeto da classe ostream, o objeto cout nos oferece muitos métodos, funções e propriedades que permitem um melhor controle sobre a formatação de saída. Como o objeto cout é associada com o fluxo padrão de saída em um programação C++, as informações a serem exibidas na tela são fornecidas a ele por meio do operador de inserção (<<). Veja um trecho de código no qual usamos o objeto cout para exibir o valor da constante matemática PI:
#include <string>
#include <iostream>
#include <math.h>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[]){
// vamos obter o valor da constante PI
double pi = M_PI;
// vamos usar o objeto cout para exibir o resultado
cout << "O valor de PI é: " << pi << endl;
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado: O valor de PI é: 3.14159 Vamos ver mais um exemplo? Eis um código C++ que usa o objeto cin para ler dois valor informados pelo usuário e depois usa o objeto cout para exibir a soma dos dois valores:
#include <string>
#include <iostream>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[]){
int a, b, soma;
// vamos ler dois valores
cout << "Informe o primeiro valor: ";
cin >> a;
cout << "Informe o segundo valor: ";
cin >> b;
// vamos somar os dois valores
soma = a + b;
// e agora mostramos o resultado
cout << "A soma dos valores é: " << soma << endl;
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Informe o primeiro valor: 8 Informe o segundo valor: 5 A soma dos valores é: 13 |
Flutter ::: Material Library - Biblioteca Material ::: TextField |
Como habilitar ou desabilitar um botão ao digitar em um widget TextField do FlutterQuantidade de visualizações: 3954 vezes |
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Nesta dica eu mostro como podemos habilitar ou desabilitar um botão ElevatedButton dependendo do conteúdo de um TextField. Para isso nós vamos usar a propriedade onChanged da classe TextField para desabilitar o botão quando a caixa de texto estiver vazia e habilitá-lo em caso contrário. O truque aqui é passar um valor null para a propriedade onPressed do ElevatedButton. Só isso já basta para que o botão fique desabilitado. Veja o código completo para o exemplo:
import 'package:flutter/material.dart';
// método principal do Dart, que inicia a aplicação
void main() {
runApp(MeuApp());
}
class MeuApp extends StatelessWidget {
// Este widget é a raiz da aplicação Flutter
@override
Widget build(BuildContext context) {
return MaterialApp(
title: 'Controle TextField',
theme: ThemeData(
primarySwatch: Colors.blue,
),
home: TelaInicial(),
);
}
}
// Vamos construir a view e retornar para a raiz da aplicação
class TelaInicial extends StatefulWidget {
TelaInicial({Key key}) : super(key: key);
@override
_TelaInicialState createState() => _TelaInicialState();
}
class _TelaInicialState extends State<TelaInicial> {
bool btnDesabilitado = true; // vamos desabilitar o botão
@override
Widget build(BuildContext context) {
// vamos criar uma caixa de texto chamada nomeTxt
final nomeTxt = TextField(
decoration: InputDecoration(
border: OutlineInputBorder(
borderRadius: BorderRadius.circular(10.0)),
hintText: 'Digite seu nome'
),
// Vamos detectar a mudança de conteúdo do TextField
onChanged: (String value) async {
// setState() força a atualização da janela
if(value.isEmpty) { // o campo de texto não está vazio
setState(() {
btnDesabilitado = true; // desabilita o botão
});
}
else{
setState(() {
btnDesabilitado = false; // habilita o botão
});
}
}
);
final btnNome = ElevatedButton(
onPressed: btnDesabilitado ? null : (){},
child: Text('Clique Aqui'),
);
return Scaffold(
appBar: AppBar(
title: Text("O Widget TextField"),
),
body: Center(
child: Container(
child: Padding(
padding: const EdgeInsets.all(20.0),
child: Column(
children: <Widget>[
// a caixa de texto TextField vai aqui
nomeTxt,
// o botão vai aqui
btnNome,
],
),
),
),
),
);
}
}
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Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea |
Java Swing - Como adicionar mais texto a um JTextArea usando o método append()Quantidade de visualizações: 2 vezes |
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Nesta dica mostrarei como é possível usar o método append() da classe JTextArea para adicionar mais conteúdo a esse controle. Esta é uma técnica muito importante no desenvolvimento de aplicações Java Swing. Segue um exemplo completo (note que fiz toda a aplicação Java Swing na mão mesmo, ou seja, não usei o editor visual do NetBeans ou semelhantes):
package arquivodecodigos;
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
public class Estudos extends JFrame {
JTextArea textArea;
JTextField texto;
JButton btn;
public Estudos() {
super("Como adicionar texto a um JTextArea");
Container c = getContentPane();
FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
c.setLayout(layout);
textArea = new JTextArea(10, 20);
texto = new JTextField(10);
btn = new JButton("Adicionar Texto");
btn.addActionListener(
new ActionListener() {
public void actionPerformed(ActionEvent e) {
textArea.append(texto.getText());
}
}
);
c.add(textArea);
c.add(texto);
c.add(btn);
setSize(350, 250);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]) {
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
Veja que neste exemplo, mais conteúdo é adicionado ao controle JTextArea sem provocar uma quebra de linha. Em outras dicas e truques dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito. |
Python ::: Python para Engenharia ::: Física - Hidrodinâmica |
Como representar a Equação da Continuidade em Python - Python para HidrodinâmicaQuantidade de visualizações: 452 vezes |
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O que é a Equação da Continuidade? A Hidrodinâmica é a parte da Física que estuda os fluidos em movimento, enquanto a Equação da Continuidade, que é parte da Hidrodinâmica, determina o fluxo de um fluido através de uma área. Esta equação está muito presente quando o assunto é Dinâmica dos Fluidos ou Mecânica dos Fluidos. A Equação da Continuidade é uma consequência direta da Lei da Conservação da Massa. Por meio dessa propriedade, podemos dizer que a quantidade de massa de fluido que atravessa o tubo é a mesma na entrada e na saída. Para melhor entendimento veja a seguinte figura: ![]() Sabendo que a quantidade de água que entra na mangueira deve ser igual à mesma quantidade que sai, ao colocarmos o dedo na saída da mangueira, nós estamos estreitando a área da vazão, o que, consequentemente, aumenta a velocidade da água. Qual é a Fórmula da Equação da Continuidade? Antes de passarmos ao código Python, vamos revisar a Fórmula da Equação da Continuidade. Veja: \[ A_1 \cdot \text{v}_1 = A_2 \cdot \text{v}_2 \] Por meio dessa equação nós entramos com três valores e obtemos um quarto valor. Não se esqueça de que as velocidades são dadas em metros por segundo e as áreas são dadas em metros quadrados (de acordo com o SI - Sistema Internacional de Medidas). Tenha a certeza de efetuar as devidas conversões para não obter resultados incorretos. Vamos escrever código Python agora? A Equação da Continuidade em código Python Para exemplificar como podemos representar a Equação da Continuidade em Python, vamos resolver o seguinte problema? 1) Um fluido escoa a 2 m/s em um tubo de área transversal igual a 200 mm2. Qual é a velocidade desse fluido ao sair pelo outro lado do tubo, cuja área é de 100 mm2? a) 20 m/s b) 4 m/s c) 0,25 m/s d) 1,4 m/s e) 0,2 m/s Note que a velocidade já está em metros por segundo, mas as áreas foram dadas em milímetros quadrados. Por essa razão nós deveremos converter milímetros quadrados em metros quadrados. Veja o código Python completo para a resolução deste exercício de Equação da Continuidade:
# função principal do programa
def main():
# vamos solicitar os dados de entrada
v1 = float(input("Velocidade de entrada (m/s): "))
a1 = float(input("Área de entrada (milímetros quadrados): "))
a2 = float(input("Área de saída (milímetros quadrados): "))
# vamos converter as áreas em milímetros quadrados
# para metros quadrados
a1 = a1 / 1000000
a2 = a2 / 1000000
# agora calculamos a velocidade de saída
v2 = (a1 * v1) / a2
# e mostramos o resultado
print("A velocidade de saída é: {0} m/s".format(v2))
if __name__== "__main__":
main()
Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Velocidade de entrada (m/s): 2 Área de entrada (milímetros quadrados): 200 Área de saída (milímetros quadrados): 100 A velocidade de saída é: 4.0 m/s Portanto, a velocidade do fluido na saída do tubo é de 4 m/s. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
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JavaScript - Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em JavaScript |
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