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CSS ::: Projetos HTML/CSS Completos - Códigos Fonte HTML/CSS/JavaScript ::: Formulários HTML/CSS/JavaScript |
Como criar uma tela de login usando HTML, CSS e JavaScript - Responsivo e com opção de exibir/ocultar senhaQuantidade de visualizações: 7645 vezes |
Nesta dica mostrarei uma combinação muito interessante de HTML5, CSS e JavaScript para a criação de um formulário de login contendo dois campos de texto, um para a inserção do nome de usuário e outro para a inserção da senha: Veja:![]() No final da dica deixei o link para download do arquivo index.html e as imagens usadas no exemplo. Neste código você aprenderá técnicas valiosas de CSS para a criação de formulários HTML, tais como a definição de cores de fundo, espaçamento interno e margens. Além disso, verá como exibir uma imagem ao lado (na verdade dentro) de um campo de senha, de forma que, ao clicar na imagem, a senha digitada pelo usuário seja exibida ou ocultada. Para isso foi usado código JavaScript puro, sem a necessidade de nenhum framework ou biblioteca. Outro detalhe interessante é a responsividade. Ao abrir o exemplo em uma tela reduzida, tal como a tela de um celular, o formulário é ajustado. Para isso você aprenderá a usar as media queries do CSS. Tudo bem simples e comentado. Aqui está a parte do CSS que formata a DIV de recuperação da senha, remove o sublinhado do link e define a sua cor, e a media query que ajusta a largura da DIV principal em telas reduzidas:
/* DIV para recuperar a senha */
.div_recuperar_senha{
margin-top: 12px;
padding: 10px;
background-color: #f1f1f1;
text-align: center;
}
/* retira o sublinhado do link */
.div_recuperar_senha a{
text-decoration: none;
color: black;
}
/* define as regras de responsividade para as
telas menores */
@media screen and (max-width: 600px) {
.div_principal{
width: 100%;
}
}
E aqui está o código JavaScript que permite exibir ou ocultar a senha do usuário:
<script type="text/javascript">
function exibir_ocultar_senha(){
// obtém uma referência ao campo senha
const txt_senha = document.getElementById("senha");
// obtém uma referência à imagem indicativa
const imagem = document.getElementById("
imagem_exibir_ocultar");
// mudamos o type do campo senha
const type = senha.getAttribute('type');
if(type === 'password'){
senha.setAttribute('type', 'text');
imagem.src = "imagens/olho_exibir.png";
}
else{
senha.setAttribute('type', 'password');
imagem.src = "imagens/olho_ocultar.png";
}
}
</script>
Gostou? Agora é só baixar o código completo e adicionar estes recursos às páginas web. Código fonte formulário de login em HTML, CSS e JavaScriptResponsivo 1) FLHCJEOS1 - Código fonte formulário de login em HTML, CSS e JavaScript Responsivo - Faça o download do Código fonte formulário de login em HTML, CSS e JavaScript Responsivo. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto HTML do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arquivos e Diretórios |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que recebe um caminho e nome de um arquivo e retorna apenas o caminho, sem o nome e extensão do arquivoQuantidade de visualizações: 7828 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um método Java que recebe um caminho e nome de arquivo na forma: "C:\temporario\Java\dica.txt" e retorne apenas o caminho do arquivo, sem o nome e extensão do arquivo. Assim, para o caminho acima, o retorno deve ser apenas: "C:\temporario\Java" Eis a assinatura do método a ser criado: public static String getCaminho(String caminho); Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:
package estudos;
import java.io.File;
public class Main {
public static void main(String[] args) {
// define um caminho e nome de arquivo
String caminho = "C:\\temporario\\Java\\dica.txt";
// vamos retornar apenas o caminho do arquivo, ou seja, retirar o
// nome do arquivo
String caminhoFinal = getCaminho(caminho);
// vamos mostrar o resultado
System.out.println("O caminho do arquivo é: " + caminhoFinal);
}
public static String getCaminho(String caminho){
// vamos obter o índice da última ocorrência do separador de caminho
int pos = caminho.lastIndexOf(File.separatorChar);
if (pos > -1) {
return caminho.substring(0, pos);
}
// por padrão vamos retornar uma string vazia
return "";
}
}
Uma variação deste exercício é a criação de um método que recebe o caminho e nome do arquivo e retorne apenas o nome do arquivo, seguido por sua extensão. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de Java - Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deveráQuantidade de visualizações: 481 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deverá indicar se a tentativa efetuada pelo usuário é maior ou menor que o número mágico e contar o número de tentativas. Quando o usuário conseguir acertar o número o programa deverá classificar o usuário como: De 1 a 3 tentativas: muito sortudo De 4 a 6 tentativas: sortudo De 7 a 10 tentativas: normal > 10 tentativas: tente novamente Sua saída deverá ser parecida com: Adivinhe o número mágico: 100 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 50 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 60 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 80 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 90 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 95 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 94 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 93 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 92 Você acertou o número em 9 tentativas. Classificação: Normal Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:
package estudos;
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// variáveis usadas na resolução do problema
int numero_magico, palpite, tentativas = 0;
boolean acertou = false;
// para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos sortear o número entre 0 e 500
Random rand = new Random();
numero_magico = rand.nextInt(501);
// um laço que repete enquanto o usuário não
// acertar o número mágico
while (!acertou) {
System.out.print("Adivinhe o número mágico: ");
palpite = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// registra essa tentativa
tentativas = tentativas + 1;
// o usuário acertou o número mágico?
if (palpite == numero_magico) {
System.out.println("Você acertou o número em " + tentativas + " tentativas.");
// mostra a classificação do usuário
if (tentativas <= 3) {
System.out.println("Classificação: Muito Sortudo");
}
else if ((tentativas >= 4) && (tentativas <= 6)) {
System.out.println("Classificação: Sortudo");
}
else if ((tentativas >= 7) && (tentativas <= 10)) {
System.out.println("Classificação: Normal");
}
else {
System.out.println("Classificação: Tente Novamente");
}
// sai do laço
acertou = true;
}
else {
// indica se o palpite é maior ou menor
if (palpite < numero_magico) {
System.out.println("Tente um número maior.\n");
}
else {
System.out.println("Tente um número menor.\n");
}
}
}
}
}
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C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Strings e Caracteres |
Como converter caracteres individuais para letras maiúsculas usando a função CharUpper() da API do Windows a partir de seus códigos C++Quantidade de visualizações: 9831 vezes |
Pode usar a função CharUpper() da API do Windows para converter um caractere para seu correspondente em letra maiúscula. Veja o protótipo da função:LPTSTR CharUpper( LPTSTR lpsz ); Veja um exemplo no qual usamos esta função para converter uma letra minúscula em maiúscula:
#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[]){
CHAR letra = 'a';
// vamos converter para letra maiúscula
CharUpper(&letra);
// vamos exibir o resultado
cout << letra << endl;
system("PAUSE");
return EXIT_SUCCESS;
}
Note que aqui nós fornecemos um ponteiro para o caractere que queremos transformar. Isso resulta em uma conversão sendo efetuada diretamente no caractere para o qual o ponteiro está apontando no momento. Podemos também obter o resultado da conversão em um outro ponteiro e usá-lo posteriormente. Veja:
#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[]){
CHAR letra = 'a';
// vamos converter para letra maiúscula
CHAR *resultado = CharUpper(&letra);
// vamos exibir o resultado
cout << *resultado << endl;
system("PAUSE");
return EXIT_SUCCESS;
}
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Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o tamanho de uma string em Java usando o método length() da classe StringQuantidade de visualizações: 2 vezes |
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O método length() da classe String do Java é muito útil quando queremos o tamanho, ou seja, o comprimento de uma string. Uma string é um conjunto de caracteres que compôem uma palavra, frase ou texto em Java. Este método é chamado diretamente na instância da classe String e retorna um int contendo o tamanho da string. Veja um exemplo de seu uso:
package arquivodecodigos;
// Este exemplo mostra como obter o tamanho de uma string
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
String frase = "Java é muito interessante";
// vamos obter o tamanho da string
int tam = frase.length();
// e mostramos o resultado
System.out.println("Esta string contem " +
tam + " caracteres");
System.exit(0);
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Esta string contem 25 caracteres. |
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