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Card 1 de 11
Fundações diretas ou rasas

As fundações rasas ou diretas são utilizadas quando as camadas superficiais do solo apresentam resistência apropriada para receber as cargas provenientes de uma edificação.

A depender das características do solo abaixo de uma estrutura, podem ser usadas tanto fundações rasas como fundações profundas, desde que os estudos técnicos necessários sejam realizados durante a fase dos estudos preliminares.

Vale ressaltar que o uso das fundações rasas é recomendado quando o número de golpes do SPT for maior ou igual a 8 e a profundidade de assentamento não ultrapassar 2m, pois, acima desses valores, esse tipo de fundação se torna inviável técnica e economicamente.

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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como somar dias a uma data em JavaScript usando uma função personalizada adicionar_dias() que retorna um objeto Date

Quantidade de visualizações: 13754 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos escrever uma função JavaScript que permite adicionar dias a uma data recebida como argumento e retorna um novo objeto Date. Como pequenas modificações esta função pode ser usada também para subtrair dias da data.

Veja a página HTML completa para o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Data e hora em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // função que recebe um objeto Date e uma quantidade
  // de dias e soma esses dias ao Date recebido e
  // e retorna um novo objeto Date
  function adicionar_dias(data, dias){
    return new Date(data.getTime() + (dias * 24 * 60 
      * 60 * 1000));
  }

  // testa a função
  var hoje = new Date();
  document.write("Hoje é " + hoje.toLocaleDateString() + "<br>");
  
  // vamos adicionar 5 dias ao objeto Date
  var data_futura = adicionar_dias(hoje, 5);
  document.write("Daqui 5 dias será: " + 
    data_futura.toLocaleDateString());
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Hoje é 06/02/2023
Daqui 5 dias será: 11/02/2023


Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como gerar vetores e matrizes com números inteiros aleatórios usando a função random.randint() da biblioteca NumPy para - Machine Learning com Python

Quantidade de visualizações: 1217 vezes
Veremos nessa dica como podemos usar o método random.randint() da biblioteca NumPy para gerar vetores e matrizes já preenchidos com números inteiros aleatórios.

Note que a criação de vetores e matrizes preenchidos com números randômicos é uma parte importante para o desenvolvimento de modelos de teste (test models) em Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e outras áreas de estudo que envolvem Data Science.

Vamos começar com a forma mais simples do uso da função random.randint() para gerar um vetor de 10 elementos contendo números aleatórios de 0 até 10 (não incluído):

# importamos o módulo random da bibliteca NumPy
from numpy import random

def main():
  # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios
  #  de 0 (incluído) à 10 (não incluído) 
  valores = random.randint(10, size=10)
  print("O vetor gerado foi: ", valores)  

if __name__== "__main__":
  main()


Ao executar este código teremos um resultado parecido com:

O vetor gerado foi: [0 3 2 3 8 9 3 9 6 4]

Aqui nós informamos o limite alto do valor aleatório a ser gerado (mas ele não é incluído). Se quisermos limitar a faixa inferior, podemos tirar proveito dos parâmetros low e high da função randint(). Veja:

# importamos o módulo random da bibliteca NumPy
from numpy import random

def main():
  # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios
  #  de 50 (incluído) à 101 (não incluído) 
  valores = random.randint(50, 101, 10)
  print("O vetor gerado foi: ", valores)  

if __name__== "__main__":
  main()

Agora o resultado será parecido com:

O vetor gerado foi: [92 89 66 52 61 77 55 58 72 55]

Para gerarmos uma matriz, por exemplo, de 2 linhas e 4 colunas, só precisamos gerar o vetor de números aleatórios e em seguida usar o método reshape(), também da biblioteca NumPy para converter a matriz de uma dimensão (vetor) em uma matriz de duas dimensões. Veja:

from numpy import random

def main():
  # vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios
  #  de 1 (incluído) à 21 (não incluído) 
  valores = random.randint(1, 21, 8)
  
  # agora vamos converter o vetor para uma matriz
  # de 2 linhas e 4 colunas 
  valores = valores.reshape(2, 4)

  print("A matriz gerada foi: ", valores)  

if __name__== "__main__":
  main()

Quando executamos este código nós temos um resultado parecido com:

A matriz gerada foi:  [[17  5  2  9]
 [14 10 10 19]]

A partir da versão 1.19 da NumPy, os desenvolvedores da biblioteca recomendam o uso do método integers() do módulo default_rng().


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um arquivo em Delphi usando a função RenameFile()

Quantidade de visualizações: 22397 vezes
Em algumas situações nossas aplicações precisam renomear arquivos. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função RenameFile(), presente na unit SysUtils. Esta função requer o caminho e nome do arquivo a ser renomeado e o novo nome e caminho. O retorno será true se a operação for realizada com sucesso e false em caso contrário. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  arquivo_original, novo_arquivo: string;
begin
  // diretorio e nome do arquivo original
  arquivo_original := 'C:\arquivo de codigos\dados.txt';

  // diretorio e nome do novo arquivo
  novo_arquivo := 'C:\arquivo de codigos\dados2.txt';

  // vamos renomear o arquivo
  if RenameFile(arquivo_original, novo_arquivo) then
    ShowMessage('O arquivo foi renomeado com sucesso')
  else
    ShowMessage('Não foi possível renomear o arquivo');
end;

Observe que não é possível renomear um arquivo de forma que seu caminho possua drives diferentes. Para estes casos é recomendável que você copie o arquivo para o drive desejado e exclua o arquivo anterior.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercício Resolvido de Java - Um programa Java console ou GUI que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundos

Quantidade de visualizações: 11249 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java console ou GUI que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundos. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com:

Informe a duração do evento em segundos: 3712
Duração do evento: 01:01:52


Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console (lendo a entrada do usuário por meio do uso da classe Scanner):

public static void main(String[] args){
  // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner
  // import java.util.Scanner;

  // vamos criar um objeto da classe Scanner
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);

  // variáveis que vão guardar a duração em horas, minutos e segundos;
  int horas, minutos, segundos;
  int duracao_segundos; // guardará a duração em segundos

  // vamos solicitar a duração do evento em segundos
  System.out.print("Informe a duração do evento em segundos: ");

  // vamos ler os segundos informados
  duracao_segundos = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

  // vamos obter a quantidade de horas do evento
  horas = duracao_segundos / 3600;
  // vamos obter os minutos
  minutos = (duracao_segundos / 60) % 60;
  // vamos obter os segundos restantes
  segundos = duracao_segundos % 60;

  // vamos exibir a duração do evento em horas, minutos e segundos
  System.out.printf("Duração do evento: %02d:%02d:%02d\n\n", horas, minutos, segundos);
}



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover todos os espaços de uma string em Ruby usando a função delete

Quantidade de visualizações: 9363 vezes
Em alguns casos, pode ser necessário removermos todos os espaços de uma frase ou texto em Ruby. Isso pode ser feito com o auxílio do método delete() da classe String.

Veja o exemplo a seguir:

# declara e inicializa uma variável string
frase = "Gosto muito de Ruby"
puts "A frase original é: " + frase

# vamos remover todos os espaços
# veja que estamos alterando a string original
frase.delete!(" ")
puts "Com os espaços removidos: " + frase

Ao executarmos este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A frase original é: Gosto muito de Ruby
Com os espaços removidos: GostomuitodeRuby


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby

Veja mais Dicas e truques de Ruby

Dicas e truques de outras linguagens

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