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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como somar dias a uma data em JavaScript usando uma função personalizada adicionar_dias() que retorna um objeto DateQuantidade de visualizações: 13754 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos escrever uma função JavaScript que permite adicionar dias a uma data recebida como argumento e retorna um novo objeto Date. Como pequenas modificações esta função pode ser usada também para subtrair dias da data. Veja a página HTML completa para o exemplo:
<!doctype html>
<html>
<head>
<title>Data e hora em JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
// função que recebe um objeto Date e uma quantidade
// de dias e soma esses dias ao Date recebido e
// e retorna um novo objeto Date
function adicionar_dias(data, dias){
return new Date(data.getTime() + (dias * 24 * 60
* 60 * 1000));
}
// testa a função
var hoje = new Date();
document.write("Hoje é " + hoje.toLocaleDateString() + "<br>");
// vamos adicionar 5 dias ao objeto Date
var data_futura = adicionar_dias(hoje, 5);
document.write("Daqui 5 dias será: " +
data_futura.toLocaleDateString());
</script>
</body>
</html>
Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Hoje é 06/02/2023 Daqui 5 dias será: 11/02/2023 |
Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como gerar vetores e matrizes com números inteiros aleatórios usando a função random.randint() da biblioteca NumPy para - Machine Learning com PythonQuantidade de visualizações: 1217 vezes |
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Veremos nessa dica como podemos usar o método random.randint() da biblioteca NumPy para gerar vetores e matrizes já preenchidos com números inteiros aleatórios. Note que a criação de vetores e matrizes preenchidos com números randômicos é uma parte importante para o desenvolvimento de modelos de teste (test models) em Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e outras áreas de estudo que envolvem Data Science. Vamos começar com a forma mais simples do uso da função random.randint() para gerar um vetor de 10 elementos contendo números aleatórios de 0 até 10 (não incluído):
# importamos o módulo random da bibliteca NumPy
from numpy import random
def main():
# vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios
# de 0 (incluído) à 10 (não incluído)
valores = random.randint(10, size=10)
print("O vetor gerado foi: ", valores)
if __name__== "__main__":
main()
Ao executar este código teremos um resultado parecido com: O vetor gerado foi: [0 3 2 3 8 9 3 9 6 4] Aqui nós informamos o limite alto do valor aleatório a ser gerado (mas ele não é incluído). Se quisermos limitar a faixa inferior, podemos tirar proveito dos parâmetros low e high da função randint(). Veja:
# importamos o módulo random da bibliteca NumPy
from numpy import random
def main():
# vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios
# de 50 (incluído) à 101 (não incluído)
valores = random.randint(50, 101, 10)
print("O vetor gerado foi: ", valores)
if __name__== "__main__":
main()
Agora o resultado será parecido com: O vetor gerado foi: [92 89 66 52 61 77 55 58 72 55] Para gerarmos uma matriz, por exemplo, de 2 linhas e 4 colunas, só precisamos gerar o vetor de números aleatórios e em seguida usar o método reshape(), também da biblioteca NumPy para converter a matriz de uma dimensão (vetor) em uma matriz de duas dimensões. Veja:
from numpy import random
def main():
# vamos gerar um vetor de números inteiros aleatórios
# de 1 (incluído) à 21 (não incluído)
valores = random.randint(1, 21, 8)
# agora vamos converter o vetor para uma matriz
# de 2 linhas e 4 colunas
valores = valores.reshape(2, 4)
print("A matriz gerada foi: ", valores)
if __name__== "__main__":
main()
Quando executamos este código nós temos um resultado parecido com: A matriz gerada foi: [[17 5 2 9] [14 10 10 19]] A partir da versão 1.19 da NumPy, os desenvolvedores da biblioteca recomendam o uso do método integers() do módulo default_rng(). |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um arquivo em Delphi usando a função RenameFile()Quantidade de visualizações: 22397 vezes |
Em algumas situações nossas aplicações precisam renomear arquivos. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função RenameFile(), presente na unit SysUtils. Esta função requer o caminho e nome do arquivo a ser renomeado e o novo nome e caminho. O retorno será true se a operação for realizada com sucesso e false em caso contrário. Veja o exemplo:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
arquivo_original, novo_arquivo: string;
begin
// diretorio e nome do arquivo original
arquivo_original := 'C:\arquivo de codigos\dados.txt';
// diretorio e nome do novo arquivo
novo_arquivo := 'C:\arquivo de codigos\dados2.txt';
// vamos renomear o arquivo
if RenameFile(arquivo_original, novo_arquivo) then
ShowMessage('O arquivo foi renomeado com sucesso')
else
ShowMessage('Não foi possível renomear o arquivo');
end;
Observe que não é possível renomear um arquivo de forma que seu caminho possua drives diferentes. Para estes casos é recomendável que você copie o arquivo para o drive desejado e exclua o arquivo anterior. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercício Resolvido de Java - Um programa Java console ou GUI que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundosQuantidade de visualizações: 11249 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console ou GUI que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundos. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com: Informe a duração do evento em segundos: 3712 Duração do evento: 01:01:52 Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console (lendo a entrada do usuário por meio do uso da classe Scanner):
public static void main(String[] args){
// não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner
// import java.util.Scanner;
// vamos criar um objeto da classe Scanner
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// variáveis que vão guardar a duração em horas, minutos e segundos;
int horas, minutos, segundos;
int duracao_segundos; // guardará a duração em segundos
// vamos solicitar a duração do evento em segundos
System.out.print("Informe a duração do evento em segundos: ");
// vamos ler os segundos informados
duracao_segundos = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// vamos obter a quantidade de horas do evento
horas = duracao_segundos / 3600;
// vamos obter os minutos
minutos = (duracao_segundos / 60) % 60;
// vamos obter os segundos restantes
segundos = duracao_segundos % 60;
// vamos exibir a duração do evento em horas, minutos e segundos
System.out.printf("Duração do evento: %02d:%02d:%02d\n\n", horas, minutos, segundos);
}
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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover todos os espaços de uma string em Ruby usando a função deleteQuantidade de visualizações: 9363 vezes |
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Em alguns casos, pode ser necessário removermos todos os espaços de uma frase ou texto em Ruby. Isso pode ser feito com o auxílio do método delete() da classe String. Veja o exemplo a seguir:
# declara e inicializa uma variável string
frase = "Gosto muito de Ruby"
puts "A frase original é: " + frase
# vamos remover todos os espaços
# veja que estamos alterando a string original
frase.delete!(" ")
puts "Com os espaços removidos: " + frase
Ao executarmos este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: Gosto muito de Ruby Com os espaços removidos: GostomuitodeRuby |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby |
Veja mais Dicas e truques de Ruby |
Dicas e truques de outras linguagens |
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Java - Como comparar strings em Java usando os métodos compareTo() e compareToIgnoreCase() da classe String |
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1º lugar: Java |




