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Card 1 de 7
Estacas

Estaca escavada mecanicamente é a estaca executada por perfuração do solo por trado mecânico, sem revestimento ou fluido estabilizante.

Estaca injetada é a estaca moldada in loco, armada, executada por perfuração rotativa ou rotopercussiva e injetada com calda de cimento por meio de um tubo com válvulas (manchete).

Estaca Franki é a estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Essa estaca tem base alargada e é integralmente armada.

Estaca-raiz é a estaca armada e preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco e executada por perfuração rotativa ou rotopercussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis.

A fundação profunda constituída por concreto, moldada in loco e executada por meio de trado contínuo e injeção de concreto pela própria haste do trado é a estaca de hélice contínua, conforme o conceito apresentado na NBR 6122:2019.

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jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico

Como definir o conteúdo HTML de um elemento usando a função html() do jQuery

Quantidade de visualizações: 7775 vezes
O método html("conteúdo") permite definir o conteúdo (innerHTML) de todos os elementos encontrados em uma determinada condição. Considere os seguintes elementos P:

<p>Sou o primeiro parágrafo</p>
<p>Sou o segundo parágrafo</p>

Veja agora o código JavaScript que define o conteúdo HTML destes dois parágrafos:

<script type="text/javascript">
<!--
  function definirInnerHTML(){
    var texto = "<b>Veja este texto</b>";
	
    // define o conteúdo para os elementos P
    $('p').html(texto);
  }
//-->
</script>

Lembre, porém, que a prática mais comum é definir o conteúdo HTML de um elemento identificado por um id.

O retorno deste método é um objeto jQuery, que pode ser usado para possíveis encadeamentos de chamadas de métodos.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arquivos e Diretórios

Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que recebe um caminho e nome de um arquivo e retorna apenas o caminho, sem o nome e extensão do arquivo

Quantidade de visualizações: 7491 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método Java que recebe um caminho e nome de arquivo na forma:

"C:\temporario\Java\dica.txt"

e retorne apenas o caminho do arquivo, sem o nome e extensão do arquivo. Assim, para o caminho acima, o retorno deve ser apenas:

"C:\temporario\Java"

Eis a assinatura do método a ser criado:

public static String getCaminho(String caminho);
Dica: Escreva este método de forma que o mesmo funcione tanto no Windows como no Linux, ou seja, use File.separatorChar para obter o separador de diretórios na máquina na qual o código está sendo executado.

Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.io.File;

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // define um caminho e nome de arquivo
    String caminho = "C:\\temporario\\Java\\dica.txt";

    // vamos retornar apenas o caminho do arquivo, ou seja, retirar o
    // nome do arquivo
    String caminhoFinal = getCaminho(caminho);

    // vamos mostrar o resultado
    System.out.println("O caminho do arquivo é: " + caminhoFinal);
  }

  public static String getCaminho(String caminho){
    // vamos obter o índice da última ocorrência do separador de caminho
    int pos = caminho.lastIndexOf(File.separatorChar);
    if (pos > -1) {
       return caminho.substring(0, pos);
    }

    // por padrão vamos retornar uma string vazia
    return "";
  }
}

Uma variação deste exercício é a criação de um método que recebe o caminho e nome do arquivo e retorne apenas o nome do arquivo, seguido por sua extensão.


Java ::: Tratamento de Erros ::: Passos Iniciais

Como usar try catch em Java - Aprenda a tratar erros em Java usando o bloco try...catch

Quantidade de visualizações: 39889 vezes
A forma mais comum de tratar e se recuperar de erros em uma aplicação Java é usando o bloco try...catch. Todo o código que apresenta a possibilidade de erros ou falhas é colocado em um bloco try. E o código a ser executado caso o erro ou falha aconteça é colocado em um bloco catch. Veja a sintáxe:

try{
  // código que pode provocar erros
}
catch(Tipo_Exceção nome){
  // tratamento do erro
}

A palavra-chave catch é seguida por uma declaração do tipo de exceção sendo lançada. É aqui que entram detalhes interessantes. Antes de tratar um erro, é preciso que você saiba qual erro estará tratando. Em Java temos três tipos de erros: runtime exceptions, checked exceptions e errors. Errors não precisam ser tratados com bloco try...catch, runtime exceptions (erros causados por códigos mal escritos ou mal testados) opcionalmente usam try...catch e checked exceptions (erros que fogem ao controle do programador) devem obrigatoriamente usar try...catch.

Vamos ver um exemplo do uso de try...catch:

import java.io.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    try{
      DataInputStream in = new DataInputStream(
        new BufferedInputStream(
          new FileInputStream("conteudo.txt")));
        
      while(in.available() != 0)
        System.out.print((char) in.readByte());
    } 
    catch(IOException e){
      System.out.print(e.getMessage());
    }

    System.exit(0);
  }
}  

Neste trecho de código nós tentamos ler o conteúdo de um arquivo. O que aconteceria se o arquivo não existisse? O programa entraria em colapso. Além disso, todas as operações de entrada e saída (IO) estão suscetíveis a falhas externas. Por esta razão, o compilador nos força a usar try...catch nestas situações.

Neste exemplo podemos ver que o bloco catch é seguido por uma definição da classe IOException. No entanto, este trecho de código pode também disparar a exceção FileNotFoundException. Olhando a documentação vemos que FileNotFoundException herda de IOException, que por sua vez herda de Exception. Isso nos mostra que, se não estivermos certos de qual exceção será lançada, podemos usar a superclasse Exception e usarmos o método getMessage() ou demais métodos para obter maiores informações sobre o erro.

Vamos ver mais um exemplo de try...catch. Desta vez veremos como evitar uma exceção StringIndexOutOfBoundsException:

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String palavra = "Java";    

    Scanner in = new Scanner(System.in);
    
    System.out.print("Informe um inteiro: ");
    int indice = in.nextInt();

    try{
      System.out.println("O caractere no índice " + 
        "informado é " + palavra.charAt(indice));
    }
    catch(StringIndexOutOfBoundsException e){
      System.out.println("Erro:" + e.getMessage());
    }
  }
}

Compile, execute este código e forneça um inteiro maior que 3 para ver o resultado.


PHP ::: PHP + MySQL ::: MySQL (mysql)

Como criar um arquivo de conexão PHP + MySQL e incluí-lo nas demais páginas PHP do seu projeto - Atualizado - Somente PHP 5.6 e anteriores

Quantidade de visualizações: 13272 vezes
É sempre uma boa idéia centralizar todos os parâmetros da conexão PHP + MySQL em apenas um arquivo e usar require() para incluí-lo nas demais páginas da aplicação. Se fizermos isso, não precisaremos efetuar alterações em todas as páginas caso o nome de usuário ou senha da conexão seja alterada.

1 - Comece criando o arquivo PHP que contém os parâmetros de conexão. Uma boa idéia é usar um método que retorne uma conexão com o banco de dados. Veja o código para conexao.php:

<?
  function obter_conexao_php_mysql(){
    // Parâmetros de conexão
    $server = "localhost";
    $usuario = "root";
    $senha = "osmar1234";
    $base = "estudos";
      
    // Tenta efetuar a conexão
    $conexao = mysql_connect($server, $usuario, $senha);
 
    // Testa se a conexão foi efetuada com sucesso
    if(!$conexao)
      die('Falha ao conectar: ' . mysql_error());
   
    // conexão efetuada com sucesso. Podemos definir qual
    // base de dados será usada
    $db_selected = mysql_select_db($base, $conexao);
     
    // testa se a base foi selecionada com sucesso.
    if(!$db_selected)
      die("Falha ao selecionar o banco: " . mysql_error());
       
    return $conexao;
  }
   
  function fechar_conexao_php_mysql($conn){
    mysql_close($conn);
  }
?>

Agora este arquivo de conexão pode ser importado para as demais página da seguinte forma:

<?
  require("conexao.php");
   
  // obtém a conexão com o banco MySQL
  $conexao = obter_conexao_php_mysql();
   
  /*
    Outros códigos de manipulação dos dados
    no banco de dados vão aqui
  */
   
  // fecha a conexão
  fechar_conexao_php_mysql($conexao);
?>

Atenção usuários Windows + XAMPP: Se você estiver recebendo a mensagem abaixo, certifique-se de que a linha

extension=php_mysql.dll

Está descomentada no seu PHP.ini.

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function mysql_connect() in conexao.php:10 Stack trace: #0 conexao.php(32): obter_conexao_php_mysql() #1 {main} thrown in conexao.php on line 10

Se você estiver usando uma versão do PHP superior a 5.6, este erro também ocorrerá e você terá que voltar sua aplicação para um PHP mais anterior ou mudar seus códigos de conexão para PDO ou MySQL Improved Extension (mysqli).


Java ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca)

Como implementar a ordenação Quicksort em Java - Apostila de Java para iniciantes

Quantidade de visualizações: 389 vezes
A ordenação Quicksort é um dos algorítmos de ordenação mais encontrados em aplicações reais de programação. No Delphi esta ordenação é encontrada no objeto TList. No Java podemos encontrá-lo no método Arrays.sort(). Na linguagem C a ordenação Quicksort é implementada na função qsort() da biblioteca padrão.

O algoritmo de ordenação Quicksort é do tipo dividir para conquistar (divide-and-conquer principle). Neste tipo de algoritmo o problema é dividido em sub-problemas e a solução é concatenada quando as chamadas recursivas atingirem o caso base.

O vetor (ou array) a ser ordenado é dividido em duas sub-listas por um elemento chamado pivô, resultando em uma lista com elementos menores que o pivô e outra lista com os elementos maiores que o pivô. Esse processo é repetido para cada chamada recursiva. Sim, a ordenação Quicksort faz uso extensivo de recursividade, razão pela qual devemos ter muito cuidado para não estourar a pilha do sistema.

Existem muitos estudos sobre o pivô ideal para a ordenação Quicksort. Nessa dica adotarei o último elemento do array ou sub-array como pivô. Em vetores não ordenados essa estratégia, em geral, resulta em uma boa escolha.

Vamos ao código Java então? Veja um programa Java completo demonstrando o uso da ordenação Quicksort para um array de 10 elementos inteiros:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos declarar um array de 10 elementos
    int valores[] = new int[10];
    
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir ao usuário para informar os valores para o vetor
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print("Informe o valor do elemento " + i + ": ");
      valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); 
    }

    // vamos mostrar o array informado
    System.out.println("\nO array informado foi:\n");
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print(valores[i] + "  ");
    }
    
    // vamos ordenar o vetor usando a ordenação Quicksort
    quickSort(valores, 0, valores.length - 1);
    
    System.out.println("\n\nO array ordenado é:\n");
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print(valores[i] + "  ");
    }
    
    System.out.println("\n\n");
  }

  // função de implementação da ordenação Quicksort
  public static void quickSort(int vetor[], int inicio, int fim) {
    // o início é menor que o fim?
    if (inicio < fim) {
      // vamos obter o novo índice da partição
      int indiceParticao = particionar(vetor, inicio, fim);

      // efetuamos novas chamadas recursivas
      quickSort(vetor, inicio, indiceParticao - 1);
      quickSort(vetor, indiceParticao + 1, fim);
    }
  }
  
  // função que retorna o índice de partição
  private static int particionar(int vetor[], int inicio, int fim) {
    // para guardar o pivô
    int pivot = vetor[fim];
    int i = (inicio - 1);
 
    for (int j = inicio; j < fim; j++) {
      if (vetor[j] <= pivot) {
        i++;

        // fazemos a troca
        int temp = vetor[i];
        vetor[i] = vetor[j];
        vetor[j] = temp;
      }
    }

    // efetua a troca
    int temp = vetor[i + 1];
    vetor[i + 1] = vetor[fim];
    vetor[fim] = temp;

    return i + 1;
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor do elemento 0: 7
Informe o valor do elemento 1: 2
Informe o valor do elemento 2: 43
Informe o valor do elemento 3: 1
Informe o valor do elemento 4: 9
Informe o valor do elemento 5: 6
Informe o valor do elemento 6: 22
Informe o valor do elemento 7: 3
Informe o valor do elemento 8: 37
Informe o valor do elemento 9: 5

O array informado foi:

7 2 43 1 9 6 22 3 37 5

O array ordenado é:

1 2 3 5 6 7 9 22 37 43


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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