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Card 1 de 11
Fundações diretas ou rasas

As fundações rasas ou diretas são utilizadas quando as camadas superficiais do solo apresentam resistência apropriada para receber as cargas provenientes de uma edificação.

A depender das características do solo abaixo de uma estrutura, podem ser usadas tanto fundações rasas como fundações profundas, desde que os estudos técnicos necessários sejam realizados durante a fase dos estudos preliminares.

Vale ressaltar que o uso das fundações rasas é recomendado quando o número de golpes do SPT for maior ou igual a 8 e a profundidade de assentamento não ultrapassar 2m, pois, acima desses valores, esse tipo de fundação se torna inviável técnica e economicamente.

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C++ ::: C++ para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando C++ - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando C++

Quantidade de visualizações: 2358 vezes
Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0).

Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2:

\[\vec{v} = \left(7, 6\right)\]

Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D:



Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9.

Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6).

Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras:

\[a^2 = b^2 + c^2\]

Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira:

\[a = \sqrt{b^2 + c^2}\]

Passando para os valores x e y que já temos:

\[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final:

\[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

E aqui está o código C++ que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo:

#include <string>
#include <iostream>
#include <math.h>
 
using namespace std;
  
int main(int argc, char *argv[]){
  float x, y, norma;
  // vamos ler os valores x e y
  cout << "Informe o valor de x: ";
  cin >> x;
  cout << "Informe o valor de y: ";
  cin >> y;
  
  // vamos calcular a norma do vetor
  norma = sqrt(pow(x, 2) + pow(y, 2));
    
  // mostra o resultado
  cout << "A norma do vetor é: " << norma; 
 
  cout << "\n\n";
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor de x: 7
Informe o valor de y: 6
A norma do vetor é: 9.219544457292887

Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo.


Java ::: Pacote java.lang ::: String

Java para iniciantes - Como verificar se duas strings são iguais ou diferentes usando os métodos equals() e equalsIgnoreCase() da classe String

Quantidade de visualizações: 4606 vezes
Podemos verificar se duas strings são iguais ou diferentes em Java usando os métodos equals() e equalsIgnoreCase(). O método equals() recebe um objeto do tipo String e o compara com o String atual. Veja sua assinatura:

public boolean equals(Object anObject)

O resultado será true se as duas strings forem iguais e false em caso contrário. Note que equals() diferencia letras maiúsculas e letras minúsculas. Veja um exemplo:

package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    String palavra1 = "Java";
    String palavra2 = "java";
    
    // vamos verificar se as duas strings são iguais
    if(palavra1.equals(palavra2)){
      System.out.println("As duas strings são iguais");
    }
    else{
      System.out.println("As duas strings são diferentes");  
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

As duas strings são diferentes

O método equalsIgnoreCase(), por sua vez, não diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas. Veja o exemplo anterior usando o método equalsIgnoreCase():

package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    String palavra1 = "Java";
    String palavra2 = "java";
    
    // vamos verificar se as duas strings são iguais
    if(palavra1.equalsIgnoreCase(palavra2)){
      System.out.println("As duas strings são iguais");
    }
    else{
      System.out.println("As duas strings são diferentes");  
    }
  }
}

Ao executarmos este código o resultado será:

As duas strings são iguais



Java ::: Classes e Componentes ::: JComboBox

Tutorial Java Swing - Como remover todos os itens de um JComboBox (Caixa de Combinação) em tempo de execução

Quantidade de visualizações: 12711 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método removeAllItems() da classe JComboBox para remover todos os seus itens. Note que criei a aplicação Java Swing na mão mesmo, sem usar nenhum editor visual de GUI, como o que está disponível no IDE Netbeans. Esta abordagem pode não ser produtiva, mas é excelente para entender como o Java Swing funciona.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JComboBox combo;  
 
  public Estudos(){
    super("A classe JComboBox");
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
     
    // Cria os itens da lista
    String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana",
      "Carolina", "Osmar"};
 
    // Cria o JComboBox
    combo = new JComboBox(nomes);
 
    // Um botão que permite limpar o JComboBox
    JButton btn = new JButton("Limpar");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          // remove todos os itens do JComboBox
          combo.removeAllItems(); 
        }
      }
    );
 
    // Adiciona o JComboBox à janela
    c.add(combo);
 
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn);  
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Aqui os itens do JComboBox foram inseridos a partir de um vetor de String.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como testar se um ponto está dentro de um círculo em JavaScript - Desenvolvimento de Games com JavaScript

Quantidade de visualizações: 1813 vezes
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em JavaScript, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo.

Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir:



Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500.

Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código JavaScript que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games.

Veja o código completo para o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Desenvolvimento de Games usando HTML5 e JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos declarar a classe Circulo
  class Circulo{
    constructor(xc, yc, raio){
      this.xc = xc; // x do centro
      this.yc = yc; // y do centro
      this.raio = raio; // raio do círculo
    }
  }
  
  // agora vamos declarar a classe Ponto
  class Ponto{
    constructor(x, y){
      this.x = x; // coordenada x
      this.y = y; // coordenada y	
    }
  }
  
  // vamos criar um objeto Circulo
  var c = new Circulo(90, 50, 115);
  // vamos criar um objeto Ponto
  var p = new Ponto(140, 90);
  
  // vamos verificar se o ponto está dentro do
  // círculo
  var dx = p.x - c.xc;
  var dy = p.y - c.yc;
  if((Math.pow(dx, 2) + Math.pow(dy, 2)) < Math.pow(c.raio, 2)){
    document.writeln("O ponto está dentro do círculo");  
  }
  else{
    document.writeln("O ponto NÃO está dentro do círculo");  
  }
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O ponto está dentro do círculo.

Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes.


Java ::: Pacote java.lang ::: String

Apostila de Java Básico - Como usar o método replace() da classe String para efetuar a substituição de substrings em uma string

Quantidade de visualizações: 8129 vezes
A substituição de substrings, ou seja, pedaços de texto, é uma das tarefas mais comuns em programação. Em Java isso pode ser feito por meio do método replace() da classe String. Veja sua assinatura:

public String replace(CharSequence target, 
  CharSequence replacement)
Veja que tanto o parâmetro target quanto o parâmetro replacement são objetos da interface CharSequence. Algumas das classes que implementam esta interface são: CharBuffer, Segment, String, StringBuffer e StringBuilder. Isso quer dizer que podemos passar qualquer objeto destas classes para o método replace(). O parâmetro target contém a substring a ser substituída pela substring do parâmetro replacement. O retorno do método é uma nova string com as substituições aplicadas. Se não houver nenhuma substituição a string original é retornada.

Veja um trecho de código no qual usamos o método replace() para substituir todas as ocorrências de "C++" por "Java":

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    String frase = "Programar em C++ é muito bom! Gosto muito de C++";
    System.out.println("Frase original: " + frase);
    
    // vamos substituir todas as ocorrências de "C++" por "Java"
    frase = frase.replace("C++", "Java");
    System.out.println("Depois da substituição: " + frase);
  }
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

Frase original: Programar em C++ é muito bom! Gosto 
  muito de C++
Depois da substituição: Programar em Java é muito bom! Gosto 
  muito de Java


Note que o método replace() pode atirar uma exceção do tipo NullPointerException se o parâmetro target ou replacement for null.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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