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Fundações diretas ou rasas

As fundações rasas ou diretas são utilizadas quando as camadas superficiais do solo apresentam resistência apropriada para receber as cargas provenientes de uma edificação.

A depender das características do solo abaixo de uma estrutura, podem ser usadas tanto fundações rasas como fundações profundas, desde que os estudos técnicos necessários sejam realizados durante a fase dos estudos preliminares.

Vale ressaltar que o uso das fundações rasas é recomendado quando o número de golpes do SPT for maior ou igual a 8 e a profundidade de assentamento não ultrapassar 2m, pois, acima desses valores, esse tipo de fundação se torna inviável técnica e economicamente.

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PHP ::: Dicas & Truques ::: URLs, Documentos e Páginas

PHP para iniciantes - Como obter uma lista completa das variáveis de ambiente disponíveis no servidor

Quantidade de visualizações: 10597 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível combinar o vetor de variáveis de ambiente $_SERVER e o laço foreach() da linguagem PHP para obter uma lista completa das variáveis de ambiente disponíveis no servidor web a partir do qual nossos códigos PHP estão sendo executados. Esta técnica é excelente para depuração (debugging) de código PHP.

Veja o código PHP completo para o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>
 
<?php
  foreach($_SERVER as $env => $valor){
    echo $env . " = " . $valor . "<br>";
  }
?>

</body>
</html>

Ao executar este código PHP nós teremos um resultado parecido com:

SERVER_SOFTWARE = Apache/2.4.46 (Win64) OpenSSL/1.1.1h PHP/8.0.0
SERVER_NAME = localhost
SERVER_ADDR = ::1
SERVER_PORT = 80
REMOTE_ADDR = ::1
DOCUMENT_ROOT = C:/xampp/htdocs
REQUEST_SCHEME = http
CONTEXT_PREFIX =
CONTEXT_DOCUMENT_ROOT = C:/xampp/htdocs
SERVER_ADMIN = postmaster@localhost
SCRIPT_FILENAME = C:/xampp/htdocs/estudos/index.php
REMOTE_PORT = 61618
GATEWAY_INTERFACE = CGI/1.1
SERVER_PROTOCOL = HTTP/1.1
REQUEST_METHOD = GET
QUERY_STRING =
REQUEST_URI = /estudos/index.php
SCRIPT_NAME = /estudos/index.php
PHP_SELF = /estudos/index.php
REQUEST_TIME_FLOAT = 1618495343.0591
REQUEST_TIME = 1618495343


Delphi ::: Classes, Controles e Componentes ::: TRegistry (Registro do Windows)

Como excluir chaves no registro do Windows usando Delphi a função DeleteKey() da classe TRegistry do Delphi

Quantidade de visualizações: 14311 vezes
Em algumas situações precisamos excluir determinadas chaves do registro do Windows. Para isso podemos usar o método DeleteKey() da classe TRegistry. Este método recebe uma string especificando a chave a ser excluída e retorna um valor Boolean, informando o sucesso da operação.

Veja um trecho de código no qual tentamos excluir uma chave com o nome de "Arquivo de Códigos" localizada sob a chave raiz HKEY_CURRENT_USER:

procedure TForm3.Button5Click(Sender: TObject);
var
  reg: TRegistry;
begin
  // uses Registry

  // vamos criar uma instância da classe TRegistry
  reg := TRegistry.Create;

  // a chave raiz padrão é HKEY_CURRENT_USER mas, por via das dúvidas
  // vamos reafirmar isso
  reg.RootKey := HKEY_CURRENT_USER;

  // vamos verificar se a chave que estamos querendo excluir
  // existe
  if reg.KeyExists('Arquivo de Códigos') then
    begin
      // a chave foi encontrada? vamos excluir
      if reg.DeleteKey('Arquivo de Códigos') then
        begin
          ShowMessage('A chave foi excluída com sucesso.');
        end
      else
        begin
          ShowMessage('Não consegui excluir a chave especificada');
        end;
    end
  else
    begin
      ShowMessage('A chave que você deseja excluir não foi encontrada.');
    end;

  // vamos liberar o registro
  reg.Free;
end;


Note que este método remove a chave e todas as informações associadas a ela. Porém, se a chave possuir sub-chaves, estas deverão ser removidas individualmente antes de excluirmos a chave mãe.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico

Exercícios Resolvidos de Python - Escreva um programa em Python que usa a função log10() para informar a quantidade de dígitos em um número inteiro

Quantidade de visualizações: 698 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algorítmo em Python que peça para o usuário informar um número inteiro de qualquer tamanho, ou seja, qualquer quantidade de dígitos. Em seguida seu código deverá informar a quantidade de dígitos contida no número inteiro digitado pelo usuário. Seu programa deverá, obrigatoriamente, usar a função log10() do módulo Math.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro de qualquer tamanho: 847
O número informado possui 3 dígitos
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# vamos importar o módulo Math
import math

# método principal
def main():
  # vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
  numero = int(input("Informe um número inteiro de qualquer tamanho: "))
  
  # agora vamos obter a quantidade de dígitos no
  # número informado
  tamanho = int(math.log10(numero)) + 1
	
  # mostramos o resultado
  print("O número informado possui {0} dígitos".format(tamanho))

if __name__== "__main__":
  main()



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Internet, LAN e E-Mail

Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se há um serviço sendo executado em uma porta de um servidor ou máquina local

Quantidade de visualizações: 7756 vezes
Pergunta/Tarefa:

Este exercício resolvido é sobre Internet, Rede e E-Mail usando programação Java.

Escreva um programa Java console ou GUI que peça ao usuário para informar um número de porta na máquina local. Em seguida, tente se conectar a esta porta e informe se há algum serviço sendo executado na porta informada. A entrada e saída do programa pode ser algo como:

Informe o número da porta a ser pesquisada: 3306
Há um serviço na porta informada

Informe o número da posta a ser pesquisada: 2040
Não há nenhum serviço na porta informada
Dica: A forma mais simples de realizar esta tarefa é usando a classe Socket.

Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.io.IOException;
import java.net.Socket;
import java.net.UnknownHostException;
import java.util.Scanner;

public class Main {
  public static void main(String[] args){
    Socket socket; // vamos declarar um objeto da classe Socket
    String host = "localhost"; // define o nome da máquina host

    // vamos pedir ao usuário que informe a porta a ser pesquisada
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    System.out.print("Informe o número da posta a ser pesquisada: ");
    int porta = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

    // vamos verificar se há algum serviço na porta informada
    try{
      socket = new Socket(host, porta);
      System.out.println("Há um serviço na porta informada");
    }
    catch (UnknownHostException e) { // não foi possível encontrar a máquina host
       System.out.println("Não foi possível encontrar a máquina host: " + e);
    }
    catch (IOException e) {
      System.out.println("Não há nenhum serviço na porta informada");
    }
  }
}

Veja que, neste exercício, podemos ter o surgimento de duas exceções: UnknownHostException (a máquina informada não pôde ser encontrada) e IOException (houve erro de entrada e/ou saída). Por esta razão, é uma boa idéia envolver o código em um bloco try...catch.


C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Apostila C++ para iniciantes - Como usar o tipo de dados short ou short int da linguagem C++

Quantidade de visualizações: 13982 vezes
O tipo de dados short (também chamado de short int) da linguagem C++ é uma variação do tipo int e geralmente possui a metade da capacidade de armazenamento deste. Nós o usamos quando queremos representar números inteiros, ou seja, sem partes fracionárias, que não sejam grandes o suficiente para exigir variáveis do tipo int. Veja um trecho de código demonstrando seu uso (note que estes estudos foram feitos no Windows XP - 32 bits - usando Dev-C++):

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // declara uma variável do tipo short
  short idade = 45;

  cout << "A idade é: " << idade << "\n\n";

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Veja que a maioria dos compiladores C++ não faz distinção entre os tipos short e short int. A capacidade de armazenamento do tipo short depende da arquitetura na qual o programa está sendo executado. Uma forma muito comum de descobrir esta capacidade é usar os símbolos SHRT_MIN e SHRT_MAX, definidos no header climits (limits.h). Veja:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  cout << "Valor mínimo: " << SHRT_MIN << "\n";
  cout << "Valor máximo: " << SHRT_MAX << "\n\n";

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este programa você terá um resultado parecido com:

Valor mínimo: -32768
Valor máximo: 32767

Veja que o tipo short aceita valores positivos e negativos. Tudo que você tem a fazer é tomar todo o cuidado para que os valores atribuidos a variáveis deste tipo não ultrapassem a faixa permitida. Veja um trecho de código que provoca o que chamamos de transbordamento (overflow):

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  short soma = SHRT_MAX + 2;

  cout << "Resultado: " << soma << "\n";

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}	

Este programa exibirá o seguinte resultado:

Resultado: -32767

Note que este não é o resultado esperado, visto que SHRT_MAX + 2 deveria retornar:

32767 + 2 = 32769

Porém, como o valor máximo que pode ser armazenado em um short é 32767, o procedimento adotado pelo compilador foi tornar o número negativo e subtrair 1. É claro que, se você testar este código em arquiteturas diferentes o resultado poderá ser diferente do exemplificado aqui.

Em termos de bytes, é comum o tipo short ser armazenado em 2 bytes, o que resulta em 16 bits (um byte é formado por 8 bits, lembra?). Veja um trecho de código que mostra como usar o operador sizeof() para determinar a quantidade de bytes necessários para armazenar um variável do tipo short:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  cout << "Tamanho de um short: " << sizeof(short)
    << " bytes\n\n";

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

O resultado da execução deste código será algo como:

Tamanho de um short: 2 bytes



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

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