Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Fundações |
||
|
||
|
|
||
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Engenharia Civil - Cálculo Estrutural |
Exercícios Resolvidos de Python - Como calcular as reações de apoio, momento de flexão máxima e forças cortantes em uma viga bi-apoiada com carga distribuída retangular usando PythonQuantidade de visualizações: 1947 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Veja a seguinte figura: ![]() Nesta imagem temos uma viga bi apoiada com uma carga q distribuída de forma retangular a uma distância l. Para fins didáticos, vamos considerar que a carga q será em kN/m e a distância l será em metros. O apoio A é de segundo gênero e o apoio B é de primeiro gênero. Escreva um programa Python que solicita ao usuário que informe o valor da carga q e a distância l entre os apoios A e B. Em seguida mostre os valores das reações nos apoios A e B, o momento de flexão máxima da viga e o momento de flexão para uma determinada distância (que o usuário informará) a partir do apoio A. Mostre também as forças cortantes nos apoios A e B. Lembre-se de que, para uma carga distribuída de forma retangular, o diagrama de momento fletor é uma parábola, enquanto o diagrama de cortante é uma reta (com o valor zero para a força cortante no meio da viga). Sua saída deve ser parecida com: Valor da carga em kN/m: 10 Distância em metros: 13 A reação no apoio A é: 65.000000 kN A reação no apoio B é: 65.000000 kN O momento fletor máximo é: 211.250000 kN.m Informe uma distância a partir do apoio A: 4 O momento fletor na distância informada é: 180.000000 kN.m A força cortante no apoio A é: 65.000000 kN A força cortante no apoio B é: -65.000000 kN Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:
# Algoritmo que calcula reação de apoio, momento fletor
# e força cortante em uma viga bi-apoiada em Python
# vamos importar o módulo Math
import math
# função principal do programa
def main():
# vamos pedir para o usuário informar o valor da carga
carga = float(input("Valor da carga em kN/m: "))
# vamos pedir para o usuário informar a distância entre os apoios
distancia = float(input("Distancia em metros: "))
# vamos calcular a reação no apoio A
reacao_a = (1.0 / 2.0) * carga * distancia
# vamos calcular a reação no apoio B
reacao_b = reacao_a
# vamos calcular o momento fletor máximo
flexao_maxima = (1.0 / 8.0) * carga * math.pow(distancia, 2.0)
# e mostramos o resultado
print("\nA reação no apoio A é: {0} kN".format(reacao_a))
print("A reação no apoio B é: {0} kN".format(reacao_b))
print("O momento fletor máximo é: {0} kN.m".format(flexao_maxima))
# vamos pedir para o usuário informar uma distância a
# partir do apoio A
distancia_temp = float(input("\nInforme uma distância a partir do apoio A: "))
# vamos mostrar o momento fletor na distância informada
if distancia_temp > distancia:
print("\nDistância inválida.")
else:
flexao_distancia = (1.0 / 2.0) * carga * distancia_temp * \
(distancia - distancia_temp)
print("O momento fletor na distância informada é: {0} kN.m".format(
flexao_distancia))
# vamos mostrar a força cortante no apoio A
cortante_a = (1.0 / 2.0) * carga * distancia
print("\nA força cortante no apoio A é: {0} kN".format(cortante_a))
# vamos mostrar a força cortante no apoio B
cortante_b = cortante_a * -1
print("A força cortante no apoio B é: {0} kN".format(cortante_b))
if __name__== "__main__":
main()
|
Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
Como desenhar texto na superfície de uma JLabel do Java Swing usando o método drawString() da classe GraphicsQuantidade de visualizações: 12074 vezes |
A classe Graphics possui um método chamado drawString() que é usado para desenhar uma string na superfície de um componente. Veja a assinatura deste método:public abstract void drawString(String str, int x,int y) Como podemos ver, só precisamos fornecer a string a ser desenhada, a coordenada x e a coordenada y. Estas coordenadas são obtidas a partir do canto superior esquerdo do componente no qual desenharemos. O trecho de código abaixo mostra como desenhar a string "Arquivo de Códigos" em um JLabel:
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
public class Estudos extends JFrame{
JLabel label;
public Estudos() {
super("Desenhando em um JLabel");
Container c = getContentPane();
c.setLayout(new BorderLayout());
// Cria um JLabel
label = new JLabel();
c.add(label, BorderLayout.CENTER);
// Cria um botão
JButton btn = new
JButton("Desenhar uma string");
btn.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
// Desenha uma string no JLabel
Graphics graphics = label.getGraphics();
graphics.drawString("Arquivo de Códigos",
20, 50);
}
}
);
// Adiciona o botão à janela
c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);
setSize(350, 250);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercícios Resolvidos de Python - Como somar o primeiro e o último dígito de um número inteiro informado pelo usuário em PythonQuantidade de visualizações: 1123 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que pede para o usuário informar um número inteiro e mostre a soma do primeiro dígito com o último dígito. Atenção: você deve usar apenas os operadores matemáticos e a função log10(). Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 48763 A soma do primeiro e do último dígito é: 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:
# vamos importar o módulo Math
import math
# método principal
def main():
# vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
numero = int(input("Informe um número inteiro: "))
# vamos obter a quantidade (-1) de dígitos no número informado
quant = int(math.log10(numero))
primeiro_digito = (int)(numero / pow(10, quant))
ultimo_digito = numero % 10
# soma o primeiro e o último dígito
soma = primeiro_digito + ultimo_digito
# mostra o resultado
print("A soma do primeiro e do último dígito é: {0}".format(soma))
if __name__== "__main__":
main()
|
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Apostila C para iniciantes - Como escrever suas próprias funções em CQuantidade de visualizações: 11088 vezes |
|
As funções na linguagem C têm por objetivo dividir nossos programas em partes menores. Em vez de colocar todo o nosso código na função main() nós podemos criar nossas próprias funções e, desta forma, agrupar funcionalidades relacionadas. Suponha que estejamos desenvolvendo um editor de texto em C. Poderíamos então ter funções que abrem o arquivo a ser exibido no editor, que salvam o arquivo, que verificam se houve alterações no texto, etc. E a maior vantagem disso é que conseguimos promover o reaproveitamento de código, uma vez que, diferente da função main(), as funções disponíveis na linguagem e aquelas que nós mesmos criamos podem ser chamadas mais de uma vez durante a execução do programa. Então, já sabemos que uma função não é nada mais que um bloco de códigos situado fora da função main() e que pode ser chamado a partir da função main() ou de outras funções no programa. Sendo assim, vamos escrever nossa primeira função em C. Veja o código a seguir:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
// uma função que escreve uma frase
// na tela
void escrever(void){
printf("Sou uma funcao");
}
int main(int argc, char *argv[]){
// efetua uma chamada à função escrever
escrever();
puts("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Neste programa nós temos uma função chamada escrever() que apenas escreve uma frase na tela. Note o uso de void para indicar que a função não retorna nada e não aceita nenhum argumento. Alguns compiladores (tais como Dev-C++) não exigem que coloquemos void para indicar a ausência de parâmetros na função. Assim, a função acima pode ser reescrita da seguinte forma:
void escrever(){
printf("Sou uma funcao");
}
Importante notar que, dentro do corpo de uma função, podemos inserir a quantidade de código que desejarmos. Isso é importante, uma vez que a tarefa realizada por uma função pode não ser tão simples quanto o exemplo que usamos até este ponto. Veja um programa que contém uma função personalizada mais elaborada. Note as duas chamadas a esta função a partir da função main():
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
// uma função que escreve uma frase
// na tela
void escrever(){
char nome[] = "Osmar J. Silva";
printf("Ola, meu nome e %s\n", nome);
}
int main(int argc, char *argv[]){
printf("Sou main. Vou chamar a funcao escrever()\n");
// efetua uma chamada à função escrever
escrever();
// efetua outra chamada à função escrever
escrever();
printf("Acabei de efetuar chamadas a funcao escrever()");
puts("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Funções podem receber argumentos e retornar valores. E quando isso acontece nós estamos realmente escrevendo funções úteis. Quando perceber que já aprendeu a escrever funções simples como as demonstradas nesta dica, volte sua atenção para as funções mais elaboradas que tratamos em outras dicas relacionadas. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de Java - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em Java - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 678 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em Java:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
System.out.print("Informe um caractere: ");
// vamos ler o caractere informado
char caractere = entrada.nextLine().charAt(0);
// agora vamos obter o código ASCII correspondente
int codigo = (int)caractere;
// e mostramos o resultado
System.out.println("Você informou o caractere: " + caractere);
System.out.println("O código ASCII correspondente é: " + codigo);
}
}
O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |






