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Card 1 de 11
Fundações diretas ou rasas

As fundações rasas ou diretas são utilizadas quando as camadas superficiais do solo apresentam resistência apropriada para receber as cargas provenientes de uma edificação.

A depender das características do solo abaixo de uma estrutura, podem ser usadas tanto fundações rasas como fundações profundas, desde que os estudos técnicos necessários sejam realizados durante a fase dos estudos preliminares.

Vale ressaltar que o uso das fundações rasas é recomendado quando o número de golpes do SPT for maior ou igual a 8 e a profundidade de assentamento não ultrapassar 2m, pois, acima desses valores, esse tipo de fundação se torna inviável técnica e economicamente.

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Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar classes abstratas em Java - Programação Orientada a Objetos - Java POO

Quantidade de visualizações: 22120 vezes
Classes abstratas (abstract classes) não diferem muito das classes que normalmente criamos, ou seja, elas também podem possuir propriedades e métodos. Porém, não é possível criar instâncias de uma classe abstrata usando o operador new. Veja:

abstract class Pessoa{
  public String nome;
  public int idade;
}

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // cria um objeto da classe Pessoa
    Pessoa p = new Pessoa();
  } 
}

Ao tentarmos compilar este exemplo teremos a seguinte mensagem:

Estudos.java:9: Pessoa is abstract; cannot be 
instantiated
    Pessoa p = new Pessoa();
               ^
1 error


Classes abstratas geralmente contém métodos abstratos (ainda que métodos não abstratos sejam também permitidos). Um método abstrato é um método que possui apenas a assinatura. Não há implementação. Esta implementação deverá ser fornecida pela subclasse ou classe derivada. Uma classe que contém métodos abstratos deverá, obrigatoriamente, ser declarada abstrata. Veja um exemplo de um método abstrato:

public abstract class Pessoa{ 
  public abstract String getNome();
}

Se a classe não fosse declarada com o modificador abstract, teríamos a seguinte mensagem de erro de compilação:

Pessoa.java:1: Pessoa is not abstract and does 
not override abstract method getNome() in 
Pessoa
public class Pessoa{
       ^
1 error


Classes abstratas são um dos tópicos mais complicados da linguagem Java e uma dor de cabeça enorme para aqueles que estão estudando para a certificação Java. Mostramos abaixo algumas dicas resultantes de nossas pesquisas sobre o assunto.

1)Uma classe não abstrata não pode conter métodos abstratos. Se uma classe concreta (não abstrata) herda de uma classe abstrata e não implementa todos os métodos abstratos, a classe derivada deve ser declarada abstract. Além disso, métodos abstratos não podem ser marcados como static. Insistir nisso pode gerar a seguinte mensagem de erro de compilação:

Pessoa.java:2: illegal combination of 
modifiers: abstract and static
  public static abstract String getNome();
                                ^


2) Embora uma classe abstrata não possa ser instanciada usando o operador new, ela pode conter construtores. Tais construtores serão invocados nos construtores das classes derivadas.

3) Uma subclasse pode ser abstrata até mesmo se sua superclasse for concreta. E isso é fácil de notar, uma vez que todas as classes Java herdam de Object, que é concreta.

4) Uma classe derivada pode sobrescrever um método de sua superclasse e declará-lo abstract. Isso faz sentido quando a classe derivada for abstract e quiser tornar o método herdado inválido.

5) Embora uma classe abstrata não possa ser instanciada usando o operador new, ela pode ser usada como um tipo de dados. Esta técnica é útil quando parte do time de desenvolvedores precisa adiantar códigos que dependem de classes que ainda não foram implementadas (e, portanto, herdarão das classes abstratas usadas como tipos de dados) por outra parte do mesmo time.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Como obter o código da tecla pressionada em um elemento HTML usando o evento onkeypress do JavaScript

Quantidade de visualizações: 2 vezes
Nesta dica eu mostrarei como é possível usar o evento onkeypress do HTML + JavaScript para obter o código da tecla pressionada pelo usuário. Note que usei a propriedade keyCode do objeto event para capturar o código da tecla.

Veja o código JavaScript completo, incluindo a página HTML:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>
 
<p>Experimente pressionar qualquer tecla e uma 
mensagem mostrará o código da tecla pressionada.</p>
 
<script type="text/javascript">
  function tecla(){
    window.alert("O código da tecla pressionada foi: "
      + event.keyCode);
  }
   
  document.body.onkeypress = tecla;
</script>
 
</body>
</html>

Abra esta página no seu navegador e experimente pressionar uma tecla. Se você presssionar, por exemplo, a tecla "a", teremos a seguinte mensagem:

O código da tecla pressionada foi: 97


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercícios Resolvidos de C - Lendo a idade de um nadador e classificando sua categoria como infantil, juvenil, adolescente, adulto ou sênior

Quantidade de visualizações: 585 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que solicita a idade de um nadador e classifica sua categoria de acordo com as seguintes regras:

a) De 5 a 7 anos - Infantil;
b) De 8 a 10 anos - Juvenil;
c) De 11 a 15 anos - Adolescente;
d) De 16 a 30 anos - Adulto;
e) Acima de 30 anos - Sênior.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe sua idade: 19
Sua categoria é Adulto
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int idade;
    
  // vamos solicitar a idade do nadador
  printf("Informe sua idade: ");
  scanf("%d", &idade);
     
  // vamos verificar a categoria do nadador
  if((idade >= 5) && (idade <= 7)) {
    printf("Sua categoria é Infantil");  
  }
  else if((idade >= 8) && (idade <= 10)) {  
    printf("Sua categoria é Juvenil");  
  }
  else if((idade >= 11) && (idade <= 15)) {
    printf("Sua categoria é Adolescente");  
  }
  else if((idade >= 16) && (idade <= 30)) {
    printf("Sua categoria é Adulto");  
  }
  else if(idade > 30) {
    printf("Sua categoria é Sênior");  
  }
  else {
    printf("Não pertence a nenhuma categoria.");  
  }
   
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Java ::: Java para Engenharia ::: Hidrologia e Hidráulica

Como calcular o volume de chuvas em Java - Fórmula do cálculo do volume de chuvas em Java

Quantidade de visualizações: 566 vezes
O estudo da Hidrologia passa, necessariamente, pelo cálculo do volume de chuvas em uma determinada região, ou bacia hidrológica. Assim, é comum ouvirmos alguém dizer que, em um determinado local, choveu 100 mm durante um determinado período. Mas o que isso significa?

O mês mais chuvoso em Goiânia é dezembro, com média de 229 milímetros de precipitação de chuva. Isso significa que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que cai apresenta uma altura de 229 milímetros.

Como sabemos que o volume é a área multiplicada pela altura, tudo que temos a fazer é considerar a área de 1 m2 multiplicada pela altura da lâmina de água (convertida também para metros). Veja a fórmula:

\[\text{Volume} = \text{(Área da Base) x Altura}\]

Lembre-se de que volume pode ser retornado em litros, ou seja, 1 m3 = 1000 litros.

Veja agora o código Java completo que pede para o usuário informar a precipitação da chuva, ou seja, a altura da lâmina de água em milímetros e retorna o volume de água em litros.

package estudos;
 
import java.util.Scanner;
 
public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
   
    // vamos pedir para o usuário informar a altura da lâmina
    // de água em milímetros
    System.out.print("Altura da lâmina de água em milímetros: ");
    double altura_lamina = Double.parseDouble(entrada.nextLine());

    // o primeiro passo é converter os milímetros da lâmina de água
    // para metros
    altura_lamina = altura_lamina / 1000.00;

    // agora que já temos a altura da lâmina em metros, vamos multiplicar
    // pela base (1 metro quadrado) para obtermos o volume da chuva por
    // metro quadrado
    double volume_chuva = (altura_lamina * 1.00) * 1000.00;

    // vamos mostrar o resultado
    System.out.println("O volume da chuva é: " + volume_chuva +
      " litros para cada metro quadrado");
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Altura da lâmina de água em milímetros: 229
O volume da chuva é: 229.0 litros para cada metro quadrado

Qual é o volume de 1 mm de chuva?

A altura pluviométrica é a espessura da lâmina d'água precipitada que cobre a região atingida pela chuva. Geralmente a unidade de medição é o milímetro (mm) porque o aparelho que mede a chuva, o pluviômetro, é lido em milímetros.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1 m2.

1 mm de chuva equivale a 1 litro de água, ou 1 dm3, considerando a área de 1 m2.


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: NumPy Python Library

Exercício Resolvido de Python NumPy - Como importar a biblioteca NumPy e exibir sua versão

Quantidade de visualizações: 873 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que demonstra como importar a biblioteca NumPy para nossos programas. Em seguida exiba uma mensagem mostrando a versão da NumPy instalada na sua máquina.

Sua saída deverá ser parecida com:

A versão da NumPy é: 1.19.4
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Python:

# vamos importar a biblioteca NumPy
import numpy as np

# função principal do programa
def main():
  # vamos mostrar a versão da biblioteca NumPy qye temos instalada
  versao = np.__version__

  # mostramos o resultado
  print("A versão da NumPy é: {0}".format(versao))
  
if __name__== "__main__":
  main()



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