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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercício Resolvido de Java - Escreva um algoritmo Java que leia o nome de um vendedor, o seu salário fixo e o total de vendas efetuadas por ele no mêsQuantidade de visualizações: 11637 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo Java que leia o nome de um vendedor, o seu salário fixo e o total de vendas efetuadas por ele no mês (em dinheiro). Sabendo que este vendedor ganha 15% de comissão sobre suas vendas efetuadas, informar o seu nome, o salário fixo e o salário no final do mês. Sua saída deverá ser parecida com: Nome do vendedor: CAMILA REIS Informe o salário fixo: 1850 Total de vendas efetuadas: 5000 Resultados: Nome do vendedor: CAMILA REIS Salário fixo: 1850.0 Salário final do mês: 2600.0 Veja a resolução deste exercício usando Java:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos ler o nome do vendedor
System.out.print("Nome do vendedor: ");
String nome = entrada.nextLine();
// vamos ler o salário fixo
System.out.print("Informe o salário fixo: ");
double salario_fixo = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
// vamos o total de vendas efetuadas pelo vendedor
System.out.print("Total de vendas efetuadas: ");
double total_vendas = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
// agora vamos calcular o total da comissão a ser paga
double total_comissao = total_vendas * (15.0 / 100.0);
// calculamos o salário final
double salario_final = salario_fixo + total_comissao;
// e mostramos os resultados
System.out.println("\nResultados:\n");
System.out.println("Nome do vendedor: " + nome);
System.out.println("Salário fixo: " + salario_fixo);
System.out.println("Salário final do mês: " + salario_final);
}
}
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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em JavaScript dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 2011 vezes |
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O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem JavaScript que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:
<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
// x e y do primeiro ponto
var x1 = 3;
var y1 = 6;
// x e y do segundo ponto
var x2 = 9;
var y2 = 10;
var m = (y2 - y1) / (x2 - x1);
// mostramos o resultado
document.writeln("O coeficiente angular é: " + m);
</script>
</body>
</html>
Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: O coeficiente angular é: 0.6666666666666666 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):
<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
// x e y do primeiro ponto
var x1 = 3;
var y1 = 6;
// x e y do segundo ponto
var x2 = 9;
var y2 = 10;
// vamos obter o comprimento do cateto oposto
var cateto_oposto = y2 - y1;
// e agora o cateto adjascente
var cateto_adjascente = x2 - x1;
// vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa
// (em radianos, não se esqueça)
var tetha = Math.atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente);
// e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular
// o coeficiente angular
var tangente = Math.tan(tetha);
// mostramos o resultado
document.writeln("O coeficiente angular é: " + tangente);
</script>
</body>
</html>
Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
C ::: C para Engenharia ::: Hidrologia e Hidráulica |
Como calcular o volume de chuvas em C - Fórmula do cálculo do volume de chuvas em CQuantidade de visualizações: 2042 vezes |
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O estudo da Hidrologia passa, necessariamente, pelo cálculo do volume de chuvas em uma determinada região, ou bacia hidrológica. Assim, é comum ouvirmos alguém dizer que, em um determinado local, choveu 100 mm durante um determinado período. Mas o que isso significa? O mês mais chuvoso em Goiânia é dezembro, com média de 229 milímetros de precipitação de chuva. Isso significa que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que cai apresenta uma altura de 229 milímetros. Como sabemos que o volume é a área multiplicada pela altura, tudo que temos a fazer é considerar a área de 1 m2 multiplicada pela altura da lâmina de água (convertida também para metros). Veja a fórmula: \[\text{Volume} = \text{(Área da Base) x Altura}\] Lembre-se de que volume pode ser retornado em litros, ou seja, 1 m3 = 1000 litros. Veja agora o código C completo que pede para o usuário informar a precipitação da chuva, ou seja, a altura da lâmina de água em milímetros e retorna o volume de água em litros.
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[]) {
// variáveis usadas na resolução do problema
float altura_lamina, volume_chuva;
// vamos pedir para o usuário informar a altura da lâmina
// de água em milímetros
printf("Altura da lâmina de água em milímetros: ");
scanf("%f", &altura_lamina);
// o primeiro passo é converter os milímetros da lâmina de água
// para metros
altura_lamina = altura_lamina / 1000.0;
// agora que já temos a altura da lâmina em metros, vamos multiplicar
// pela base (1 metro quadrado) para obtermos o volume da chuva por
// metro quadrado
volume_chuva = (altura_lamina * 1.0) * 1000.0;
// vamos mostrar o resultado
printf("O volume da chuva é: %f litros para cada metro quadrado",
volume_chuva);
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Altura da lâmina de água em milímetros: 229 O volume da chuva é: 229.0 litros para cada metro quadrado Qual é o volume de 1 mm de chuva? A altura pluviométrica é a espessura da lâmina d'água precipitada que cobre a região atingida pela chuva. Geralmente a unidade de medição é o milímetro (mm) porque o aparelho que mede a chuva, o pluviômetro, é lido em milímetros. O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1 m2. 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água, ou 1 dm3, considerando a área de 1 m2. |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar a instrução switch do JavaQuantidade de visualizações: 65055 vezes |
Quando precisamos escolher entre múltiplos caminhos alternativos e esta escolha pode ser baseada em um valor inteiro, a instrução switch é uma boa opção. Veja seu uso:
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
int valor = 4;
switch(valor){
case 1:
System.out.println("Valor é 1");
break;
case 2:
System.out.println("Valor é 2");
break;
case 3:
System.out.println("Valor é 3");
break;
default:
System.out.println("Valor diferente de 1, 2 e 3");
break;
}
}
}
A variável fornecida à instrução switch deve ser do tipo byte, short, char, ou int. Ela não pode ser long, float, double, boolean ou referência a objetos. Veja o que acontece quando tentamos usar uma variável do tipo long:
Estudos.java:5: possible loss of precision
found : long
required: int
switch(valor){
^
1 error
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Delphi ::: Imagens, Gráficos e Cores ::: TCanvas (Classe TCanvas) |
Computação gráfica em Delphi - Como desenhar linhas usando o método LineTo() da classe TCanvas do DelphiQuantidade de visualizações: 16633 vezes |
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Podemos desenhar linhas em Delphi usando o método LineTo() da classe TCanvas. Este método desenha uma linha partindo da posição inicial da caneta (PenPos), ou seja, as coordenadas x e y iniciais, até as coordenadas finais que fornecemos ao método durante a realização do desenho. Veja um exemplo no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário: procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var areaDesenho: TCanvas; begin // este trecho de código mostra como desenhar uma // linha horizontal no formulário // vamos obter o canvas do formulário areaDesenho := Form2.Canvas; // vamos mover a caneta para as coordenadas x = 30; y = 100 areaDesenho.MoveTo(30, 100); // vamos desenhar uma linha no formulário partindo // das coordenadas anteriores até as coordenadas // x = 300; y = 100 areaDesenho.LineTo(300, 100); end; Note que, na maioria dos casos, este código é escrito de forma mais compacta:
procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
begin
// este trecho de código mostra como desenhar uma
// linha horizontal no formulário
// vamos obter o canvas do formulário
with Form2.Canvas do
begin
// vamos mover a caneta para as coordenadas x = 30; y = 100
MoveTo(30, 100);
// vamos desenhar uma linha no formulário partindo
// das coordenadas anteriores até as coordenadas
// x = 300; y = 100
LineTo(300, 100);
end;
end;
É importante observar que a nova posição da caneta (propriedade PenPos) é definida ao final da chamada ao método LineTo(). Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi |
Veja mais Dicas e truques de Delphi |
Dicas e truques de outras linguagens |
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Java - Como criar um Jogo da Velha em Java - Jogo completo com código fonte comentado - Versão console VB.NET - Como contar as ocorrências de um caractere em uma string em VB.NET usando o método IndexOf() |
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