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Card 1 de 11
Fundações diretas ou rasas

As fundações rasas ou diretas são utilizadas quando as camadas superficiais do solo apresentam resistência apropriada para receber as cargas provenientes de uma edificação.

A depender das características do solo abaixo de uma estrutura, podem ser usadas tanto fundações rasas como fundações profundas, desde que os estudos técnicos necessários sejam realizados durante a fase dos estudos preliminares.

Vale ressaltar que o uso das fundações rasas é recomendado quando o número de golpes do SPT for maior ou igual a 8 e a profundidade de assentamento não ultrapassar 2m, pois, acima desses valores, esse tipo de fundação se torna inviável técnica e economicamente.

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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercício Resolvido de Java - Escreva um algoritmo Java que leia o nome de um vendedor, o seu salário fixo e o total de vendas efetuadas por ele no mês

Quantidade de visualizações: 11637 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo Java que leia o nome de um vendedor, o seu salário fixo e o total de vendas efetuadas por ele no mês (em dinheiro). Sabendo que este vendedor ganha 15% de comissão sobre suas vendas efetuadas, informar o seu nome, o salário fixo e o salário no final do mês.

Sua saída deverá ser parecida com:

Nome do vendedor: CAMILA REIS
Informe o salário fixo: 1850
Total de vendas efetuadas: 5000

Resultados:

Nome do vendedor: CAMILA REIS
Salário fixo: 1850.0
Salário final do mês: 2600.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler o nome do vendedor
    System.out.print("Nome do vendedor: ");
    String nome = entrada.nextLine();
    
    // vamos ler o salário fixo
    System.out.print("Informe o salário fixo: ");
    double salario_fixo = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos o total de vendas efetuadas pelo vendedor
    System.out.print("Total de vendas efetuadas: ");
    double total_vendas = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // agora vamos calcular o total da comissão a ser paga
    double total_comissao = total_vendas * (15.0 / 100.0);
    
    // calculamos o salário final
    double salario_final = salario_fixo + total_comissao;
    
    // e mostramos os resultados
    System.out.println("\nResultados:\n");
    System.out.println("Nome do vendedor: " + nome);
    System.out.println("Salário fixo: " + salario_fixo);
    System.out.println("Salário final do mês: " + salario_final);
  }
}



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em JavaScript dados dois pontos no plano cartesiano

Quantidade de visualizações: 2011 vezes
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem JavaScript que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  // x e y do primeiro ponto
  var x1 = 3;
  var y1 = 6;
    
  // x e y do segundo ponto
  var x2 = 9;
  var y2 = 10;   
     
  var m = (y2 - y1) / (x2 - x1);
     
  // mostramos o resultado
  document.writeln("O coeficiente angular é: " + m);
</script>

</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

O coeficiente angular é: 0.6666666666666666

Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):

<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  // x e y do primeiro ponto
  var x1 = 3;
  var y1 = 6;
    
  // x e y do segundo ponto
  var x2 = 9;
  var y2 = 10;   
     
  // vamos obter o comprimento do cateto oposto
  var cateto_oposto = y2 - y1;
  // e agora o cateto adjascente
  var cateto_adjascente = x2 - x1;
  // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa
  // (em radianos, não se esqueça)
  var tetha = Math.atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente);
  // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular
  // o coeficiente angular
  var tangente = Math.tan(tetha);
     
  // mostramos o resultado
  document.writeln("O coeficiente angular é: " + tangente);
</script>

</body>
</html>

Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


C ::: C para Engenharia ::: Hidrologia e Hidráulica

Como calcular o volume de chuvas em C - Fórmula do cálculo do volume de chuvas em C

Quantidade de visualizações: 2042 vezes
O estudo da Hidrologia passa, necessariamente, pelo cálculo do volume de chuvas em uma determinada região, ou bacia hidrológica. Assim, é comum ouvirmos alguém dizer que, em um determinado local, choveu 100 mm durante um determinado período. Mas o que isso significa?

O mês mais chuvoso em Goiânia é dezembro, com média de 229 milímetros de precipitação de chuva. Isso significa que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que cai apresenta uma altura de 229 milímetros.

Como sabemos que o volume é a área multiplicada pela altura, tudo que temos a fazer é considerar a área de 1 m2 multiplicada pela altura da lâmina de água (convertida também para metros). Veja a fórmula:

\[\text{Volume} = \text{(Área da Base) x Altura}\]

Lembre-se de que volume pode ser retornado em litros, ou seja, 1 m3 = 1000 litros.

Veja agora o código C completo que pede para o usuário informar a precipitação da chuva, ou seja, a altura da lâmina de água em milímetros e retorna o volume de água em litros.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float altura_lamina, volume_chuva;
   
  // vamos pedir para o usuário informar a altura da lâmina
  // de água em milímetros
  printf("Altura da lâmina de água em milímetros: ");
  scanf("%f", &altura_lamina);

  // o primeiro passo é converter os milímetros da lâmina de água
  // para metros
  altura_lamina = altura_lamina / 1000.0;

  // agora que já temos a altura da lâmina em metros, vamos multiplicar
  // pela base (1 metro quadrado) para obtermos o volume da chuva por
  // metro quadrado
  volume_chuva = (altura_lamina * 1.0) * 1000.0;

  // vamos mostrar o resultado
  printf("O volume da chuva é: %f litros para cada metro quadrado",
   volume_chuva);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Altura da lâmina de água em milímetros: 229
O volume da chuva é: 229.0 litros para cada metro quadrado

Qual é o volume de 1 mm de chuva?

A altura pluviométrica é a espessura da lâmina d'água precipitada que cobre a região atingida pela chuva. Geralmente a unidade de medição é o milímetro (mm) porque o aparelho que mede a chuva, o pluviômetro, é lido em milímetros.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1 m2.

1 mm de chuva equivale a 1 litro de água, ou 1 dm3, considerando a área de 1 m2.


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar a instrução switch do Java

Quantidade de visualizações: 65055 vezes
Quando precisamos escolher entre múltiplos caminhos alternativos e esta escolha pode ser baseada em um valor inteiro, a instrução switch é uma boa opção. Veja seu uso:

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    int valor = 4;

    switch(valor){
      case 1:
        System.out.println("Valor é 1"); 
        break;
      case 2:
        System.out.println("Valor é 2"); 
        break;
      case 3:
        System.out.println("Valor é 3"); 
        break;
      default:
        System.out.println("Valor diferente de 1, 2 e 3"); 
        break;
    }   
  }
}

A variável fornecida à instrução switch deve ser do tipo byte, short, char, ou int. Ela não pode ser long, float, double, boolean ou referência a objetos. Veja o que acontece quando tentamos usar uma variável do tipo long:

Estudos.java:5: possible loss of precision
found   : long
required: int
    switch(valor){
           ^
1 error



Delphi ::: Imagens, Gráficos e Cores ::: TCanvas (Classe TCanvas)

Computação gráfica em Delphi - Como desenhar linhas usando o método LineTo() da classe TCanvas do Delphi

Quantidade de visualizações: 16633 vezes
Podemos desenhar linhas em Delphi usando o método LineTo() da classe TCanvas. Este método desenha uma linha partindo da posição inicial da caneta (PenPos), ou seja, as coordenadas x e y iniciais, até as coordenadas finais que fornecemos ao método durante a realização do desenho.

Veja um exemplo no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário:

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  areaDesenho: TCanvas;
begin
  // este trecho de código mostra como desenhar uma
  // linha horizontal no formulário

  // vamos obter o canvas do formulário
  areaDesenho := Form2.Canvas;

  // vamos mover a caneta para as coordenadas x = 30; y = 100
  areaDesenho.MoveTo(30, 100);

  // vamos desenhar uma linha no formulário partindo
  // das coordenadas anteriores até as coordenadas
  // x = 300; y = 100
  areaDesenho.LineTo(300, 100);
end;

Note que, na maioria dos casos, este código é escrito de forma mais compacta:

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // este trecho de código mostra como desenhar uma
  // linha horizontal no formulário

  // vamos obter o canvas do formulário
  with Form2.Canvas do
    begin
      // vamos mover a caneta para as coordenadas x = 30; y = 100
      MoveTo(30, 100);

      // vamos desenhar uma linha no formulário partindo
      // das coordenadas anteriores até as coordenadas
      // x = 300; y = 100
      LineTo(300, 100);
    end;
end;

É importante observar que a nova posição da caneta (propriedade PenPos) é definida ao final da chamada ao método LineTo().

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

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