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Card 1 de 11
Fundações diretas ou rasas

As fundações rasas ou diretas são utilizadas quando as camadas superficiais do solo apresentam resistência apropriada para receber as cargas provenientes de uma edificação.

A depender das características do solo abaixo de uma estrutura, podem ser usadas tanto fundações rasas como fundações profundas, desde que os estudos técnicos necessários sejam realizados durante a fase dos estudos preliminares.

Vale ressaltar que o uso das fundações rasas é recomendado quando o número de golpes do SPT for maior ou igual a 8 e a profundidade de assentamento não ultrapassar 2m, pois, acima desses valores, esse tipo de fundação se torna inviável técnica e economicamente.

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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercício Resolvido de C - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em C

Quantidade de visualizações: 1791 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 16
O número informado foi: 16
O antecessor é 15
O sucessor é: 17
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int numero, sucessor, antecessor;
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português 
  
  // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
  printf("Informe um número inteiro: ");
  scanf("%d", &numero);
    
  // vamos calcular o sucessor do número informado
  sucessor = numero + 1;
    
  // vamos calcular o antecessor do número informado
  antecessor = numero - 1;
    
  // e agora mostramos os resultados
  printf("O número informado foi: %d\n", numero);
  printf("O antecessor é %d\n", antecessor);
  printf("O sucessor é: %d", sucessor);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Exemplos Java Strings - Como remover um caractere de uma string usando o método deleteCharAt() da classe StringBuffer do Java

Quantidade de visualizações: 3 vezes
Neste exemplo mostrarei como podemos usar o método deleteCharAt() da classe StringBuffer para remover um determinado caractere de uma palavra, frase ou texto. Observe que a string original é modificada após uma chamada a este método.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    StringBuffer frase = new StringBuffer("Java");
    System.out.println("Original: " + frase); 
    
    frase.deleteCharAt(1); // exclui a primeira letra "a"
     
    System.out.println("Depois da remoção: " + frase);
     
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Original: Java
Depois da remoção: Jva


jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML

Como obter valores dos atributos de um elemento HTML usando a função attr() do jQuery

Quantidade de visualizações: 16198 vezes
O exemplo abaixo mostra como obter os valores dos atributos de um elemento HTML usando a notação attr(). O retorno é uma string contendo o valor do atributo:

<script type="text/javascript">
<!--
  function obterAtributo(){
    // Este exemplo mostra como obter o valor do 
    // atributo value de uma caixa de texto com 
    // o id "nome"
	
    var valor = $('#nome').attr("value");
    window.alert(valor);
  }
//-->
</script>



Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens

Manipulação de imagens em Java - Como converter uma imagem JPG colorida para uma imagem na escala cinza (gray scale)

Quantidade de visualizações: 12362 vezes
Uma das formas mais comuns de se converter uma imagem colorida para uma imagem na escala cinza (grayscale) é desenhar a imagem colorida em um BufferedImage do tipo TYPE_BYTE_GRAY. Veja o resultado na imagem abaixo:



E agora o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import java.io.*;
import java.awt.image.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import javax.imageio.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  private BufferedImage imagem;
  private BufferedImage imagemCinza;
  AreaImagem areaImagem;  
 
  public Estudos(){
    super("Estudos Java");
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new BorderLayout());
     
    JButton btn = new JButton("Carregar Imagem");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          JFileChooser fc = new JFileChooser();
 
          int res = fc.showOpenDialog(null);
          if(res == JFileChooser.APPROVE_OPTION){
        File arquivo = fc.getSelectedFile();  
           
            imagem = null;
           
            try{
              imagem = ImageIO.read(arquivo);
            }
            catch(IOException exc){
              JOptionPane.showMessageDialog(null, 
                "Erro ao carregar a imagem: " + 
                exc.getMessage());
            }
 
            if(imagem != null){
              areaImagem.imagem = imagem;
              areaImagem.repaint();  
            }
          }
        }
      }
    );
 
    JButton btn2 = 
      new JButton("Converter Escala Cinza");
    btn2.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          converterEscalaCinza();
        }
      }
    );
 
    JPanel painel = new JPanel();
    painel.setLayout(new FlowLayout());    
    painel.add(btn);
    painel.add(btn2);
 
    c.add(painel, BorderLayout.SOUTH);
     
    // Cria a área de exibição da imagem
    areaImagem = new AreaImagem();
    c.add(areaImagem, BorderLayout.CENTER);    
     
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
 
  public void converterEscalaCinza(){
    imagemCinza = new BufferedImage(
      imagem.getWidth(), imagem.getHeight(), 
      BufferedImage.TYPE_BYTE_GRAY);
    Graphics g = imagemCinza.getGraphics();
    g.drawImage(imagem, 0, 0, null);
    g.dispose();
    areaImagem.imagem = imagemCinza;
    areaImagem.repaint();
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}
 
// Sub-classe de JPanel para exibir a imagem
class AreaImagem extends JPanel{
  public BufferedImage imagem;
 
  public void paintComponent(Graphics g){ 
    super.paintComponent(g);
     
    // desenha a imagem no JPanel
    g.drawImage(imagem, 0, 0, this);
  } 
}



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercício Resolvido de C - Escreva um programa C que usa o laço for para desenhar um padrão de diamante de estrelas

Quantidade de visualizações: 2350 vezes
Pergunta/Tarefa:

Neste exercício para a prática da linguagem C você deverá usar o laço for para desenhar o famoso padrão de diamante de estrelas. Você pode também usar o laço while, se assim você o desejar.

O programa deverá pedir que o usuário informe a quantidade de linhas que marcará a metade do diamante.

Seu programa deve apresentar a seguinte saída:

Informe a quantidade de linhas: 5
    *
   ***
  *****
 *******
*********
 *******
  *****
   ***
    *

Pressione qualquer tecla para continuar...
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h> 
  
int main(int argc, char *argv[]){
  int i, j; // para controlar o laço externo e interno
  int linhas; // quantidade de linhas
  int estrelas, espacos; // quantidade de estrelas e espaços
   
  // vamos pedir a quantidade de linhas 
  printf("Informe a quantidade de linhas: ");
  // vamos ler a entrada do usuário
  scanf("%d", &linhas);
    
  estrelas = 1; // começamos com uma estrela (no topo do diamante)
  espacos = linhas - 1; // se linhas for igual a 5 nós começamos
  // com 4 espaços
    
  // repete duas vezes a quantidade de linhas informadas
  for(i = 1; i < linhas * 2; i++){
    // vamos imprimir os espaços
    for(j = 1; j <= espacos; j++){
      printf(" "); 
    }
        
    // agora vamos imprimir estrelas
    for(j = 1; j < estrelas * 2; j++){
      printf("*");
    }
		    
    // passamos para a próxima linha
    printf("\n");
        
    if(i < linhas){ // é a parte superior do diamante
      espacos--; // diminui os espaços
      estrelas++; // e aumenta as estrelas
    }
    else{ // é a parte inferior do diamente
      espacos++; // aumenta os espaços
      estrelas--; // e diminui as estrelas
    }
  }
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}



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