Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD e VBA
PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Fundações
Card 1 de 11
Fundações diretas ou rasas

As fundações rasas ou diretas são utilizadas quando as camadas superficiais do solo apresentam resistência apropriada para receber as cargas provenientes de uma edificação.

A depender das características do solo abaixo de uma estrutura, podem ser usadas tanto fundações rasas como fundações profundas, desde que os estudos técnicos necessários sejam realizados durante a fase dos estudos preliminares.

Vale ressaltar que o uso das fundações rasas é recomendado quando o número de golpes do SPT for maior ou igual a 8 e a profundidade de assentamento não ultrapassar 2m, pois, acima desses valores, esse tipo de fundação se torna inviável técnica e economicamente.

Filtrar Cards
Use esta opção para filtrar os cards pelos tópicos que mais lhe interessam.
Termos:
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular raiz quadrada em Java usando a função sqrt() da classe Math

Quantidade de visualizações: 8538 vezes
A raiz quadrada de um algarismo é dada por um número positivo n, que ao ser elevado ao quadrado (multiplicado por ele mesmo), se iguala a x. Na área da matemática, a raiz quadrada auxilia na resolução de vários problemas, entre eles as equações de segundo grau e o Teorema de Pitágoras.

Relembrando que a raiz quadrada é o inverso da potenciação com expoente dois, temos que:

\[\sqrt{9} = 3\]

então, pela potenciação:

\[3^2 = 9\]

Agora veremos como calcular a raiz quadrada usando a função sqrt() da classe Math da linguagem Java. Veja o código completo:

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler o valor
    System.out.print("Informe o valor desejado: ");
    double valor = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular a raiz quadrada
    double raiz = Math.sqrt(valor);
    // e agora mostramos o resultado
    System.out.println("A raiz quadrada do valor informado é: " + 
      raiz);
  }
}

Ao executar este código teremos o seguinte resultado:

Informe o valor desejado: 9
A raiz quadrada do valor informado é: 3.0

É importante observar que, se fornecermos um valor negativo para a função sqrt(), o resultado será NaN (Not a Number, não é um número). Veja:

Informe o valor desejado: -9
A raiz quadrada do valor informado é: NaN


Dart ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço while da linguagem Dart

Quantidade de visualizações: 2585 vezes
O laço while (enquanto), ou loop while, é usado quando queremos repetir uma ou mais instruções ENQUANTO uma condição estiver sendo satisfeita. A condição para a execução desse laço é o retorno de uma condição true ou false.

Veja um exemplo no qual usamos o laço while para contar de 0 até 10:

void main() {
  int cont = 1;

  while (cont < 10) {
    print(cont);
    cont++; // aumenta cont em 1
  }
}

Este código, quando executado, gera o seguinte resultado:

1
2
3
4
5
6
7
8
9

É importante observar que um laço while pode nunca ser executado. Para isso basta que o teste condicional na entrada do laço retorne um resultado falso.

Veja agora como usar um laço while para encontrar os 10 primeiros múltiplos de 5 e 7:

void main() {
  int cont = 0;
  int numero = 1;

  // queremos encontrar 10 múltiplos de 5 e 7
  while (cont < 10) {
    if ((numero % 5 == 0) && (numero % 7 == 0)) {
      print(numero);
      cont++;
    }

    // incrementa o número
    numero++;
  }
}

Quando executamos este código nós obtemos o seguinte resultado:

35
70
105
140
175
210
245
280
315
350


HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Geolocation API

Como usar a API Geolocation do HTML5

Quantidade de visualizações: 1993 vezes
A API Geolocation foi uma das adições mais importantes ao HTML5. Por meio desta API, os usuários podem compartilhar sua localização com seus sites favoritos. Um código JavaScript pode, por exemplo, capturar sua latitude e longitude, enviar para o backend de um servidor web e permitir que algumas aplicações façam coisas tais como encontrar lojas e locais mais próximos de você ou até mesmo mostrar sua localização em um mapa.

Nos dias atuais (março de 2020), a maioria dos navegadores web e dispositivos móveis (celulares, computadores de bordo de veículos, etc) dão suporte à API Geolocation. É claro que, antes de usá-la, temos que estar atentos à algumas considerações:

1) A localização mais precisa é aquela fornecida por um GPS, e este geralmente não está presente em laptops ou desktop. No entanto, alguns sistemas operacionais possuem a capacidade de obter tal localização se você estiver usando posicionamento de WI-FI e também por meio do seu endereço IP (Internet Protocol).

2) O usuário poderá se recusar a fornecer sua localização. Assim, fique atento a este fato e teste sempre a existência da API Geolocation e também a concordância do usuário antes de efetuar alguma ação crucial nas suas aplicações.

3) Alguns navegadores web restringem o acesso à API Geolocation somente em ambiente HTTPs. Fique atento a este detalhe também.

Vamos agora ver um trecho de código JavaScript que verifica a existência da API Geolocation no navegador:

<html>
<head>
  <title>Testando a existência da API Geolocation</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  if(window.navigator.geolocation) {
    window.alert("A API Geolocation foi encontrada.");
  }
  else{
    window.alert("A API Geolocation não foi encontrada neste navegador.");   
  }
</script>

</body>
</html>

Notem que o novo objeto geolocation foi adicionado ao objeto navigator, já existente nos navegadores desde suas primeiras versões, e tudo que fizemos foi testar a existência de tal objeto.

Pronto! Agora que já sabemos para que serve a API Geolocation e como verificar a existência do objeto geolocation, o passo seguinte é aprender como detectar a latitude e longitude do usuário. Nesta seção você encontrará mais dicas relacionadas a isso.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java que gera um número randômico na faixa de 20 a 40 (valores inclusos) e exibe o seno, cosseno e tangente

Quantidade de visualizações: 642 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que gera um número randômico na faixa de 20 a 40 (valores inclusos) e exibe o seno, cosseno e tangente do número aleatório gerado.

Sua saída deve ser parecida com:

O número gerado foi: 26
O seno do número gerado é: 0.7625584504796028
O cosseno do número gerado é: 0.6469193223286404
A tangente do número gerado é: 1.1787535542062797

O número gerado foi: 40
O seno do número gerado é: 0.7451131604793488
O cosseno do número gerado é: -0.6669380616522619
A tangente do número gerado é: -1.117214930923896
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Random;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    int numero_rand;
    double seno, cosseno, tangente;
    
    // vamos gerar o número aleatório na faixa 20-40
    Random rand = new Random();
    numero_rand = rand.nextInt(21) + 20;
    System.out.println("O número gerado foi: " + numero_rand);
    
    // vamos gerar o seno do número sorteado
    seno = Math.sin(numero_rand);
    System.out.println("O seno do número gerado é: " + seno);
    
    // vamos gerar o cosseno do número sorteado
    cosseno = Math.cos(numero_rand);
    System.out.println("O cosseno do número gerado é: " + cosseno);
    
    // agora a tangente do número sorteado
    tangente = Math.tan(numero_rand);
    System.out.println("A tangente do número gerado é: " + tangente);
  }
}



React ::: Elementos de Formulários HTML ::: input type text Element/Object

Como obter o texto digitado em uma caixa de texto em React usando useState()

Quantidade de visualizações: 854 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos retornar o texto digitado em um elemento HTML <input type="text"> ao clicarmos em um botão. Para isso nós faremos uso do gerencimento de estado proporcionado pelo objeto useState do React.

Note que teremos dois estados: nome e nomeAtualizado, que estarão conectados às funções setNome() e setNomeAtualizado(). No momento que o texto é digitado na caixa de texto, automaticamente o estado nome é atualizado para corresponder ao contéudo exato do elemento HTML <input type="text">.

Somente quando o botão é clicado é que transferimos o valor do estado nome para o estado nomeAtualizado, por meio de uma chamada à função setNomeAtualizado.

Veja o código completo para o App.js:

// vamos importar o useState
import {useState} from 'react';

// função App() que será exportada
export default function App() {
  // vamos criar dois states e suas funções
  // correspondentes
  const [nome, setNome] = useState('');
  const [nomeAtualizado, setNomeAtualizado] = useState(nome);

  // aqui nós gerenciamos o evento onChange da caixa
  // de texto
  const tratarEventoChange = (event) => {
    // e chamamos a função que atualiza o estado nome
    setNome(event.target.value);
  };

  // aqui nós gerenciamos o evento onClick do botão
  const tratarEventoClick = () => {
    // aqui nós transferimos o valor do estado
    // nome para o estado nomeAtualizado
    setNomeAtualizado(nome);
  };

  // e retornamos para renderização
  return (
    <div>
      <input type="text"
        id="nome" name="nome"
        onChange={tratarEventoChange}
        value={nome}/>

      <h2>Nome Informado: {nome}</h2>

      <h2>Nome Atualizado: {nomeAtualizado}</h2>

      <button onClick={tratarEventoClick}>
	 Atualizar Estado</button>
    </div>
  );
}

E aqui está o código para o index.js:

// vamos fazer os imports necessários
import React from 'react';
import ReactDOM from 'react-dom/client';
import './index.css';
import App from './App';

// definimos a raiz da aplicação React
const root = ReactDOM.createRoot(
  document.getElementById('root'));

// e renderizamos a aplicação no navegador
root.render(
  <React.StrictMode>
    <App />
  </React.StrictMode>
);

Execute o exemplo e você verá uma caixa de texto <input type="text">, um botão <button> e dois elementos <h2>. Quando digitamos na caixa de texto, automaticamente o estado nome é atualizado. Ao clicarmos no botão, o estado nome é transferido para o estado nomeAtualizado, tudo isso é refletido de imediato na página.


Veja mais Dicas e truques de React

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 32,90

Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 90 usuários muito felizes estudando em nosso site.