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Fundações diretas ou rasas

As fundações rasas ou diretas são utilizadas quando as camadas superficiais do solo apresentam resistência apropriada para receber as cargas provenientes de uma edificação.

A depender das características do solo abaixo de uma estrutura, podem ser usadas tanto fundações rasas como fundações profundas, desde que os estudos técnicos necessários sejam realizados durante a fase dos estudos preliminares.

Vale ressaltar que o uso das fundações rasas é recomendado quando o número de golpes do SPT for maior ou igual a 8 e a profundidade de assentamento não ultrapassar 2m, pois, acima desses valores, esse tipo de fundação se torna inviável técnica e economicamente.

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Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como retornar a hora atual em Java usando um objeto da classe Calendar - Datas e Horas em Java

Quantidade de visualizações: 3 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar um objeto da classe Calendar da linguagem Java e seu método get() para obtermos as partes individuais de uma hora e exibí-las. Veja o código completo a seguir:

package arquivodecodigos;

import java.util.Calendar;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Calendar agora = Calendar.getInstance();
	   
    // horas, minutos e segundos
    int horas = agora.get(Calendar.HOUR);
    int minutos = agora.get(Calendar.MINUTE);
    int segundos = agora.get(Calendar.SECOND);
	    
    System.out.println("Hora Atual: " + horas + 
      ":" + minutos + ":" + segundos);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Hora Atual: 11:10:40


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar a existência de um caractere em uma string e retornar sua posição em Java usando o método indexOf() da classe String

Quantidade de visualizações: 1 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método indexOf() da classe String para pesquisar um caractere em uma palavra, frase ou texto e retornar a sua posição, ou seja, o seu índice dentro da string.

Se o caractere for encontrado, sua posição é retornada. Caso contrário o valor -1 é retornado.

Veja o código completo para o exemplo:

package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar uma string
    String frase = "Gosto de programar em Java";
    
    // vamos testas se a string contém a letra "k"
    int pos = frase.indexOf('k');
    
    if(pos < 0){
      System.out.println("A string não contém a letra k");
    }
    else{
      System.out.println("A letra k foi encontrada na posicao: " + pos);
    }
     
    // fecha o programa
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A string não contém a letra k


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox

Como retornar o item selecionado em uma ListBox do Delphi usando a propriedade ItemIndex

Quantidade de visualizações: 20703 vezes
O item selecionado em uma TListBox pode ser obtido fornecendo-se o índice do ítem selecionado como índice para a propriedade Items (do tipo TStrings) da ListBox. Veja como isso é feito no trecho de código abaixo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  item_selecionado: String;
begin
  // vamos obter o item selecionado na ListBox
  item_selecionado := ListBox1.Items[ListBox1.ItemIndex];

  // mostra o resultado
  ShowMessage('O item selecionado é: ' + item_selecionado);
end;

Contudo, este código provocará uma exceção do tipo EStringListError com a mensagem "List index out of bonds(-1)" se nenhum item estiver selecionado na ListBox. Para evitar tal erro, certifique-se de verificar se algum item foi selecionado antes de tentar obtê-lo. Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  item_selecionado: String;
begin
  // vamos obter o item selecionado na ListBox
  if ListBox1.ItemIndex > -1 then
    begin
      item_selecionado := ListBox1.Items[ListBox1.ItemIndex];

      // mostra o resultado
      ShowMessage('O item selecionado é: ' + item_selecionado);
    end
  else
    ShowMessage('Nenhum item selecionado.');
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em C

Quantidade de visualizações: 3459 vezes
Todos estamos acostumados com o Teorema de Pitágoras, que diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". Baseado nessa informação, fica fácil retornar a medida do cateto oposto quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente. Isso, claro, via programação em linguagem C.

Comece observando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras):

\[c^2 = a^2 + b^2\]

Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para:

\[a^2 = c^2 - b^2\]

Veja que agora o quadrado do cateto oposto é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto adjascente. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo.

Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  float c = 36.056; // medida da hipotenusa
  float b = 30; // medida do cateto adjascente
  
  // agora vamos calcular o comprimento da cateto oposto
  float a = sqrt(pow(c, 2) - pow(b, 2));
 
  // e mostramos o resultado
  printf("A medida do cateto oposto é: %f", a);
 
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A medida do cateto oposto é: 20.000877

Como podemos ver, o resultado retornado com o código C confere com os valores da imagem apresentada.


C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++

Como usar a classe/contêiner vector da STL em seus programas C++

Quantidade de visualizações: 9164 vezes
O vetor, ou vector, é uma das classes contêineres mais simples da STL - Standard Template Library do C++. Um vector se comporta como um vetor, ou seja, uma matriz de uma linha e várias colunas, ou seja, seus elementos estão dispostos em posições contiguas na memória. O que diferencia um vector de um array comum é que o tamanho de um vector pode ser modificado dinamicamente.

A especificação do template da classe vector é:

template <class T, class Allocator = allocator<T>> class vector


Aqui T é o tipo de dados sendo armazenado (já ouvir falar em genéricos, não?) e Allocator define o modelo de alocação de armazenagem. Por padrão, o template da classe allocator para o tipo T é usado, o que define o modelo de alocação de memória mais simples e independente de valores.

Objetos da classe vector são úteis nas seguintes situações:

a) Acessar os elementos individualmente usando seus índices (tempo constante);
b) Percorrer os elementos em qualquer ordem (tempo linear);
b) Adicionar ou remover elementos no final do contêiner (tempo constante amortizado).

Para usarmos um vector em nossos programas C++ temos que incluir este contêiner da seguinte forma:

#include <vector>


Veja um trecho de código no qual criamos um vector, inserimos três inteiros e finalmente usamos um iterador para percorrer os elementos e imprimir seus valores:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <vector>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // um vector vazio que conterá inteiros
  vector<int> valores;

  // vamos inserir três elementos
  valores.push_back(54);
  valores.push_back(13);
  valores.push_back(87);

  // vamos percorrer o vector e exibir os elementos
  vector<int>::iterator it;
  for(it = valores.begin(); it < valores.end(); it++){
    cout << *it << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

54
13
87


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

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