Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Estruturas de Concreto Armado |
||
|
||
|
|
||
HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Geolocation API |
Como usar a API Geolocation do HTML5Quantidade de visualizações: 2000 vezes |
|
A API Geolocation foi uma das adições mais importantes ao HTML5. Por meio desta API, os usuários podem compartilhar sua localização com seus sites favoritos. Um código JavaScript pode, por exemplo, capturar sua latitude e longitude, enviar para o backend de um servidor web e permitir que algumas aplicações façam coisas tais como encontrar lojas e locais mais próximos de você ou até mesmo mostrar sua localização em um mapa. Nos dias atuais (março de 2020), a maioria dos navegadores web e dispositivos móveis (celulares, computadores de bordo de veículos, etc) dão suporte à API Geolocation. É claro que, antes de usá-la, temos que estar atentos à algumas considerações: 1) A localização mais precisa é aquela fornecida por um GPS, e este geralmente não está presente em laptops ou desktop. No entanto, alguns sistemas operacionais possuem a capacidade de obter tal localização se você estiver usando posicionamento de WI-FI e também por meio do seu endereço IP (Internet Protocol). 2) O usuário poderá se recusar a fornecer sua localização. Assim, fique atento a este fato e teste sempre a existência da API Geolocation e também a concordância do usuário antes de efetuar alguma ação crucial nas suas aplicações. 3) Alguns navegadores web restringem o acesso à API Geolocation somente em ambiente HTTPs. Fique atento a este detalhe também. Vamos agora ver um trecho de código JavaScript que verifica a existência da API Geolocation no navegador:
<html>
<head>
<title>Testando a existência da API Geolocation</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
if(window.navigator.geolocation) {
window.alert("A API Geolocation foi encontrada.");
}
else{
window.alert("A API Geolocation não foi encontrada neste navegador.");
}
</script>
</body>
</html>
Notem que o novo objeto geolocation foi adicionado ao objeto navigator, já existente nos navegadores desde suas primeiras versões, e tudo que fizemos foi testar a existência de tal objeto. Pronto! Agora que já sabemos para que serve a API Geolocation e como verificar a existência do objeto geolocation, o passo seguinte é aprender como detectar a latitude e longitude do usuário. Nesta seção você encontrará mais dicas relacionadas a isso. |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Como usar a função type() da linguagem Python para descobrir o tipo de dados de uma variávelQuantidade de visualizações: 14317 vezes |
|
Em algumas situações nós gostaríamos de verificar o tipo de uma variável, ou seja, o tipo do valor que ele contém no momento, antes de efetuar algum cálculo ou procedimento. Em Python isso pode ser feito por meio da função type(), que nos retorna uma string indicando o tipo de dados sendo armazenado no momento. Note que, em Python, uma mesma variável pode assumir tipos diferentes durante a execução do programa. Veja o código completo para o exemplo:
def main():
var = "Osmar J. Silva"
print("O tipo da variavel var é:", type(var))
var = 45
print("Agora o tipo da variavel var é:", type(var))
var = 45.30
print("E agora o tipo da variavel var é:", type(var))
if __name__== "__main__":
main()
Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O tipo da variavel var é: <class 'str'> Agora o tipo da variavel var é: <class 'int'> E agora o tipo da variavel var é: <class 'float'> |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML |
jQuery para iniciantes - Como ocultar e exibir um elemento HTML usando o método toggleClass() do jQueryQuantidade de visualizações: 13967 vezes |
|
O método toggleClass() do jQuery nos fornece uma forma bem simples de ocultar ou exibir um elemento HTML. Veja como isso é feito mais abaixo. Comece analisando o trecho de estilos CSS:
<style type="text/css">
body, td {font: 70% Verdana}
.oculta {display: none}
</style>
O truque aqui é adicionar a classe "oculta" ao elemento que queremos ocultar e removê-la quando queremos que o elemento seja exibido novamente. Veja o elemento DIV que usaremos para ilustrar o efeito: <div id="div_1">Sou um DIV</div> E finalmente uma função JavaScript (na parte <head></head> da página) que poderá ser chamada a partir de um botão:
<script type="text/javascript">
<!--
function ocultarExibir(){
$("#div_1").toggleClass("oculta");
}
//-->
</script>
|
GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular raiz quadrada usando a função sqrt() do GNU OctaveQuantidade de visualizações: 5387 vezes |
|
A raiz quadrada de um algarismo é dada por um número positivo n, que ao ser elevado ao quadrado (multiplicado por ele mesmo), se iguala a x. Na área da matemática, a raiz quadrada auxilia na resolução de vários problemas, entre eles as equações de segundo grau e o Teorema de Pitágoras. Relembrando que a raiz quadrada é o inverso da potenciação com expoente dois, temos que: \[\sqrt{9} = 3\] então, pela potenciação: \[3^2 = 9\] Agora veremos como calcular a raiz quadrada usando a função sqrt() do GNU Octave. Se você ainda não o fez, abra o GNU Octave e digite a seguinte expressão na janela de comandos: >> raiz = sqrt(9) [ENTER] raiz = 3 >> Agora veja como podemos usar a função sqrt() em um script do GNU Octave:
valor = input("Informe o valor desejado: ");
raiz = sqrt(valor);
fprintf("A raiz quadrada do valor informado é %d\n",
raiz);
Uma saída deste código poderia ser: Informe o valor desejado: 25 A raiz quadrada do valor informado é 5 >> É importante ter em mente que a função sqrt() do GNU Octave retorna um erro caso o valor do radicando for negativo. Veja: Informe o valor desejado: -5 A raiz quadrada do valor informado é error: octave_base_value::int64_scalar_value (): wrong type argument 'complex scalar' >> |
Python ::: Pygame ::: Animação, Animações, Técnicas de Animação |
Como criar um relógio analógico no Pygame - Código completo com variáveis e comentários em portuguêsQuantidade de visualizações: 1537 vezes |
Nesta dica mostrarei um código para a criação de um relógio analógico completo em Python, com comentários detalhados e fácil de entender. Veja a imagem:![]() Por simplicidade, eu mantive a mesma cor para todos os elementos da animação e deixei somente o básico mesmo, para que você possa se concentrar nas partes mais importantes. Neste código você aprenderá como definir o tamanho, título e cor de fundo para uma janela do Pygame do Python. Aprenderá também como definir a quantidade de frames por segundo para a animação, assim como controlar os disparos do timer pygame.time.Clock(). Por fim, o código mostra como calcular o ângulo dos ponteiros das horas, minutos e segundos e efetuar o desenho das retas saindo do centro do círculo. Você sabia, por exemplo, que o ângulo de 45 graus corresponde exatamente à hora 1:30hs? Em vários exemplos de relógios analógicos na internet, o ponteiro das horas fica preso à uma determinada hora, aguardando o ponteiro dos segundos completar um giro completo. No código que apresento aqui, eu obtive a hora atual como um decimal, o que faz com que o ponteiro das horas mostre a posição real da hora, como um relógio analógico do mundo real. Para estudantes de matemática, engenharia e física, este código é uma boa aplicação da técnica de se converter coordenadas polares para coordenadas cartesianas. Eis o código completo para o relógio analógico. Boa diversão.
# vamos importar as bibliotecas necessárias
import pygame, sys
from pygame.locals import *
import math
from datetime import datetime
# função que faz a correção dos ângulos
def corrigir_angulo(angulo):
return abs(angulo % 360)
# inicializa a biblioteca
pygame.init()
# quantidade de frames por segundo
FPS = 30
# construímos o timer
timer = pygame.time.Clock()
# obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela
janela = pygame.display.set_mode((600, 400))
# vamos definir o título da janela do jogo
pygame.display.set_caption('Relógio Analógico no Pygame')
# vamos definir alguns parâmetros
fonte = pygame.font.Font(None, 36)
VERMELHO = (200, 0, 0)
BRANCO = (255, 255, 255)
raio = 150
x_inicial = 300
y_inicial = 200
distancia_aro = 20
# e aqui nós entramos no loop do game
while True:
# vamos pintar a tela toda de branco
janela.fill(BRANCO)
# monitoramos os eventos
for evento in pygame.event.get():
# se o evento foi um pedido para sair
if evento.type == QUIT:
# fechamos a tela do jogo
pygame.quit()
# e saimos do programa
sys.exit()
# vamos desenhar um circulo não preenchido (maior)
pygame.draw.circle(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), raio, 2)
# vamos desenhar um circulo não preenchido (menor)
pygame.draw.circle(janela, VERMELHO, (x_inicial + 1, y_inicial + 1), 5, 0)
# vamos desenhar os números do relório (1-12)
for n in range(1, 13):
# calcula o ângulo dessa hora
angulo = math.radians((n * (360 / 12)) - 90)
# agora convertemos o ângulo e o raio para coordenadas cartesianas
if len(str(n)) > 1:
x = math.cos(angulo) * (raio - distancia_aro) - 18
else:
x = math.cos(angulo) * (raio - distancia_aro) - 10
y = math.sin(angulo) * (raio - distancia_aro) - 10
texto_numero = fonte.render(str(n), True, VERMELHO)
janela.blit(texto_numero, (x_inicial + x, y_inicial + y))
# vamos obter as horas, minutos e segundos atuais
hoje = datetime.today()
horas = hoje.hour % 12
minutos = hoje.minute
segundos = hoje.second
# ajustamos as horas para tratar a hora decimal (com frações de horas)
horas = horas + (minutos * (1 / 60)) + (segundos * (1 / 3600))
# desenha o ponteiro das horas
angulo_horas = corrigir_angulo(horas * (360 / 12) - 90)
angulo_horas = math.radians(angulo_horas)
hora_x = math.cos(angulo_horas) * (raio - 60)
hora_y = math.sin(angulo_horas) * (raio - 60)
coord_finais = (x_inicial + hora_x, y_inicial + hora_y)
pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 4)
# desenha o ponteiro dos minutos
angulo_minutos = corrigir_angulo(minutos * (360 / 60) - 90)
angulo_minutos = math.radians(angulo_minutos)
minutos_x = math.cos(angulo_minutos) * (raio - 40)
minutos_y = math.sin(angulo_minutos) * (raio - 40)
coord_finais = (x_inicial + minutos_x, y_inicial + minutos_y)
pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 3)
# desenha o ponteiro dos segundos
angulo_segundos = corrigir_angulo(segundos * (360 / 60) - 90)
angulo_segundos = math.radians(angulo_segundos)
segundos_x = math.cos(angulo_segundos) * (raio - 30)
segundos_y = math.sin(angulo_segundos) * (raio - 30)
coord_finais = (x_inicial + segundos_x, y_inicial + segundos_y)
pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 1)
# redesenha a tela continuamente
pygame.display.update()
# aciona o disparo do timer
timer.tick(FPS)
|
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
|
JavaScript - JavaScript para iniciantes - Como usar o método escape() para codificar uma frase em JavaScript |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |





