Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD e VBA
PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Estruturas de Concreto Armado
Card 1 de 40
Segurança e Estados Limites Ações nas Estruturas de Concreto Armado

As combinações últimas normais e as combinações últimas de construção ou especiais se diferem apenas pelo coeficiente ψ, que é ψ0 para as combinações normais últimas e pode ser ψ0 ou ψ2 para as combinações últimas de construção ou especiais, dependendo da duração da ação variável principal.

Nas combinações últimas excepcionais, a ação excepcional é considerada em seu valor característico, isto é, não majorada.

As ações variáveis são consideradas com seus valores quase permanentes pela multiplicação pelo fator de redução ψ2.

Nas combinações frequentes de serviço, existe uma ação variável principal considerada no seu valor frequente pela multiplicação pelo fator ψ1, e as demais consideradas em seus quase permanentes, pela multiplicação por ψ2.

Já, nas combinações raras de serviço, a variável principal se encontra em seu valor característico, ao passo que as demais ações variáveis são consideradas em seus valores frequentes, pela multiplicação por ψ1.

Filtrar Cards
Use esta opção para filtrar os cards pelos tópicos que mais lhe interessam.
Termos:
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Java para iniciantes - Como usar a classe Date em suas aplicações Java

Quantidade de visualizações: 14399 vezes
A classe Date pertence ao pacote java.util, e, embora muitos de seus métodos estejam em desuso (Deprecated), ainda encontraremos muito código Java que usa esta classe para trabalhar com datas e horas. Veja sua posição na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.util.Date

Esta classe implementa as interfaces Serializable, Cloneable e Comparable<Date> e suas subclasses conhecidas são Date, Time, Timestamp (todas do pacote java.sql). As informações abaixo podem ser encontradas na documentação da classe Date.

A classe Date representa um momento específico no tempo, com uma precisão de milisegundos.

Antes do JDK 1.1, esta classe tinha duas funções adicionais. Ela permitia a interpretação de datas como valores de ano, mês, dia, hora, minuto e segundo. Também permitia a formatação e parsing de strings de datas. Infelizmente, a API para estas funções não facilitava a internacionalização. Assim, a partir do JDK 1.1, a classe Calendar deve ser usada para converter entre campos de datas e horas e a classe DateFormat deve ser usada para formatar e fazer o parsing de strings de datas. Os métodos correspondentes a estas funções estão em desuso (Deprecated) na classe Date.

Embora a classe Date tenha sido projetada para refletir a hora universal coordenada (Coordinated Universal Time - UTC), ela pode não ser capaz de fazer isso corretamente, dependendo do sistema no qual a Java Virtual Machine esteja sendo executada. A grande maioria dos sistemas operacionais modernos assume que 1 dia = 24 × 60 × 60 = 86400 segundos em todos os casos. No UTC, contudo, de dois em dois anos, aproximadamente, há um segundo extra, chamado de "leap second" (a mesma idéia do ano bissexto). O leap second é sempre adicionado como o último segundo do dia e sempre nos dias 31 de dezembro ou 30 de junho. Por exemplo, o último minuto do ano de 1995 teve 61 segundos, graças ao segundo extra que foi adicionado. A maioria dos relógios dos computadores não são precisos o suficiente para refletir a distinção do leap second.

Alguns padrões de computadores são definidos em termos da hora de Greenwich (Greenwich mean time - GMT), que é o equivalente ao Universal Time (UT). GMT é o nome "civil" para o padrão, UT é o nome "científico" para o mesmo padrão. A distinção entre UTC e UT é que UTC é baseado em um relógio atômico e UT é baseado em observações astronômicas, o que para todos os propósitos práticos não traz diferença significativa. Devido à rotação da terra não ser uniforme (ela desacelera ou acelera de formas complicadas), O UT nem sempre flui uniformente. Segundos extras (Leap seconds) são inseridos conforme necessário no UTC de forma a mantê-lo dentro dos 0.9 segundos do UT1, que é uma versão do UT com algumas correções aplicadas. Há outros sistemas de datas e horas também; por exemplo, a escala de tempo pelo sistema de posicionamento global baseado em satélite (satellite-based global positioning system - GPS) é sincronizado com o UTC mas não é ajustado para os segundos extras.

Em todos os métodos da classe Date que aceitam ou retornam valores de ano, mês, dia, hora, minuto e segundos, as seguintes representações são usadas:


  • Um ano y é representado pelo inteiro y - 1900.

  • Um mês é representado por um inteiro na faixa de 0 a 11. 0 é janeiro, 1 é fevereiro e assim por diante; assim, 11 é dezembro.

  • Um dia (dia do mês) é representado por um inteiro na faixa de 1 a 31, como estamos acostumados.

  • Uma hora é representada por um inteiro na faixa de 0 a 23. Assim, a hora da meia-noite até 1 a.m. é a hora 0 e a hora do meio-dia até 1 p.m. é a hora 12.

  • Um minuto é representado por um inteiro na faixa de 0 a 59, como estamos acostumados.

  • Um segundo é representado por um inteiro na faixa de 0 a 61; os valores 60 e 61 ocorrem somente para os segundos extras (leap seconds) e somente nas implementações Java que realmente lidam com estes segundos corretamente. Devido à forma na qual leap seconds são apresentados atualmente, é pouco provável que dois leap seconds ocorrerão no mesmo minuto, mas esta especificação segue as convenções de datas e horas do ISO C.

  • Em todos os casos, argumentos fornecidos a estes métodos não precisam necessariamente estar nas faixas indicadas; por exemplo, uma data pode ser definida como 32 de janeiro e ser interpretada como 1º de fevereiro.




C ::: C para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a transposta de uma matriz em C - Curso de C para Geometria Analítica e Álgebra Linear

Quantidade de visualizações: 1321 vezes
A matriz transposta de uma matriz A é a matriz AT. Tal matriz é obtida quando copiamos os elementos da matriz A para uma outra matriz (ou para ela mesma) e trocamos de posição as linhas e colunas. Dessa forma, a primeira linha da matriz A se transforma na primeira coluna da matriz transposta, a segunda linha da matriz A se transforma na segunda coluna da matriz transposta e assim por diante.

Em termos de notação, podemos dizer, de forma algébrica, que:

ATji = Aij

Onde i representa as linhas e j representa as colunas, tanto na matriz original quanto na matriz transposta.

É importante estar atento à quantidade de linhas e colunas na matriz original e na matriz transposta equivalente. Assim, se a matriz original for 3x2, a matriz transposta será 2x3.

Antes de vermos o código C, dê uma olhada na seguinte matriz de duas linhas e três colunas:

\[A = \left[\begin{matrix} 3 & 5 & 7 \\ 1 & 2 & 9 \end{matrix}\right] \]

Sua matriz transposta correspondente é:

\[A^T = \left[\begin{matrix} 3 & 1 \\ 5 & 2 \\ 7 & 9 \end{matrix}\right] \]

E agora veja o código C que declara uma matriz 2x3 e gera a matriz transposta 3x2:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
	
  // vamos declarar e construir uma matrix
  // 2x3 (duas linhas e três colunas
  int matriz[2][3] = {{3, 5, 7}, {1, 2, 9}};
  int i, j;  
    
  // vamos exibir os valores da matriz
  printf("Elementos da matriz:\n");
  for(i = 0; i < 2; i++){
    for(j = 0; j < 3; j++){
      printf("%5d  ", matriz[i][j]);
    }
    printf("\n");
  }
    
  // como temos uma matriz 2x3, a transposta deverá ser
  // 3x2, ou seja, três linhas e duas colunas
  int linhas = 3; // linhas da matriz original
  int colunas = 2; // colunas da matriz original
  int transposta[linhas][colunas]; 
    
  // e agora vamos preencher a matriz transposta
  for(i = 0; i < 2; i++){
    for(j = 0; j < 3; j++){
      transposta[j][i] = matriz[i][j];
    }
  }
    
  // vamos exibir os valores da matriz transposta
  printf("Elementos da matriz transposta:\n");
  for(i = 0; i < 3; i++){
    for(j = 0; j < 2; j++){
      printf("%5d  ", transposta[i][j]);
    }
    printf("\n");
  }
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Elementos da matriz:
    3      5      7  
    1      2      9  
Elementos da matriz transposta:
    3      1  
    5      2  
    7      9  



VB.NET ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço While em VB.NET

Quantidade de visualizações: 11639 vezes
Um instrução de repetição (também chamada de laço ou loop) permite que um bloco de códigos seja executado repetidamente até que uma condição seja satisfeita.

O laço While é usado quando queremos testar uma condição e, executar um bloco de código repetidamente enquanto esta condição for verdadeira. Lembre-se de que, se a condição já for falsa, o laço nunca será executado.

Veja um exemplo de laço While que nos permite exibir os números de 0 a 10:

Dim numero As Integer = 0

While numero <= 10
  Console.WriteLine(numero)
  numero += 1
End While

Veja uma nova versão deste código, desta vez contando de 10 a 0:

Dim numero As Integer = 10

While numero >= 0
  Console.WriteLine(numero)
  numero -= 1
End While

Aqui nós estamos novamente avaliando uma condição, ou seja, se o resultado da condição for True, a execução do laço continua. Se for False, o laço para. Veja um exemplo no qual a condição booleana está bem explícita:

Dim pode As Boolean = True
Dim valor As Integer = 1

While pode
  Console.WriteLine(valor)
  valor += 1

  If valor > 20 Then
    pode = False
  End If
End While



C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Como usar o tipo de dados size_t da linguagem C++

Quantidade de visualizações: 16159 vezes
O tipo size_t é definido no arquivo stddef.h e em outros headers, e sua definição pode ser encontrada da seguinte forma:

typedef unsigned long size_t; 

Este tipo é usado para definir tamanhos de strings e blocos de memória. Foi proposto pelo ANSI C.

É comum encontrar size_t substituindo unsigned int ou unsigned long. Muito frequente também é ver este tipo recebendo o resultado de uma chamada ao operator sizeof. Veja:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(){
  // vamos obter a quantidade de bytes em um int
  size_t tam = sizeof(int);
  
  cout << "Um inteiro nesta arquitetura contém: " <<
    tam << " bytes" << endl;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Um inteiro nesta arquitetura contém: 4 bytes


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como testar se um objeto é um array em JavaScript usando a função Array.isArray()

Quantidade de visualizações: 3087 vezes
Em algumas situações nós precisamos verificar se um determinado objeto é um array (vetor ou matriz). Para isso podemos usar o método Array.isArray(), adicionado ao
ECMAScript 2009 (JavaScript 5).

Este método recebe o objeto como argumento e retorna true se o objeto for um array e false em caso contrário. Veja o exemplo a seguir:

<script type="text/javascript">
  // vamos criar um vetor de inteiros
  var valores = [34, 6, 32, 10];
  
  // vamos testar se o objeto valores é mesmo um array
  if(Array.isArray(valores)){
    window.alert("O objeto é um array");  
  }
  else{
    window.alert("O objeto não é um array");  
  }
</script>

Ao executar este código você verá a mensagem "O objeto é um array". Isso está correto, pois o objeto valores realmente é um vetor. No entanto, há casos em que não sabemos, principalmente ao usarmos códigos de terceiros, se um determinado retorno será do tipo array. Veja mais um exemplo:

<script type="text/javascript">
  // vamos criar um objeto String
  var frase = "Gosto muito de JavaScript";
  // vamos quebrar esta frase. O retorno deverá ser uma array
  var pedacos = frase.split(" "); 
  
  // vamos testar se o objeto valores é mesmo um array
  if(Array.isArray(pedacos)){
    window.alert("O objeto é um array");  
  }
  else{
    window.alert("O objeto não é um array");  
  }
</script>

Novamente o retorno será verdadeiro, pois o método split() do objeto String quebra o seu conteúdo de acordo com o delimitador informado e retorna seus pedaços como um array (vetor).


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

Veja mais Dicas e truques de JavaScript

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 119 usuários muito felizes estudando em nosso site.