Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Estruturas de Concreto Armado |
||
|
||
|
|
||
C# ::: Datas e Horas ::: DateTime |
Como construir uma data em C# usando o objeto DateTime e fornecendo o dia, mês e ano da data desejadaQuantidade de visualizações: 7375 vezes |
Aplicações que lidam com datas e horas geralmente precisam ser capazes de criar suas próprias datas. Isso pode ser feito com o auxílio de um dos vários construtores da estrutura DateTime. Para esta dica eu mostrarei como criar uma data no formato 23/05/2008. O construtor a ser usado é:DateTime(Int32, Int32, Int32) Este construtor pede valores inteiros representando o ano, mês e dia da data que queremos construir e retorna um objeto DateTime representando a data recém-construida. Veja um exemplo:
static void Main(string[] args){
// cria um objeto DateTime para a data 10/04/2008
DateTime data = new DateTime(2008, 4, 10);
// exibe o resultado
System.Console.WriteLine(data.ToString("dd/MM/yyyy"));
// pausa o programa
Console.ReadKey();
}
Note que, quando usamos este construtor, a parte do DateTime relativa às horas é inicializada como meia-noite. Tome cuidade. Este método pode lançar exceções dos tipos ArgumentOutOfRangeException e ArgumentException se os valores fornecidos para o ano, mês e dia estiverem fora das faixas permitidas. |
Java ::: Pacote java.awt ::: Graphics |
Como desenhar linhas no Java Swing usando o método drawLine() da classe GraphicsQuantidade de visualizações: 15613 vezes |
O método drawLine() da classe Graphics nos permite desenhar linhas retas. Observe atentamente a assinatura deste método:public abstract void drawLine(int x1, int y1, int x2, int y2) Neste método, os parâmetros x1 e x2 representam as coordenadas iniciais da linha e x2 e y2 representam as coordenadas finais. Veja um trecho de código no qual desenhamos quatro linhas em um JLabel:
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
public class Estudos extends JFrame{
JLabel label;
public Estudos() {
super("Desenhando em um JLabel");
Container c = getContentPane();
c.setLayout(new BorderLayout());
// Cria um JLabel
label = new JLabel();
c.add(label, BorderLayout.CENTER);
// Cria um botão
JButton btn = new
JButton("Desenhar Linhas");
btn.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
Graphics graphics = label.getGraphics();
// desenha linhas no JLabel
graphics.drawLine(10, 15, 100, 10);
graphics.drawLine(20, 30, 80, 150);
graphics.drawLine(50, 50, 120, 30);
graphics.drawLine(100, 100, 310, 100);
}
}
);
// Adiciona o botão à janela
c.add(btn, BorderLayout.SOUTH);
setSize(350, 250);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
Há algo de interessante neste código. Se você maximizar, minimizar ou redimensionar a janela verá que o desenho é apagado. Isso acontece porque todas as vezes que a janela sofre alguma alteração, ela é pintada novamente, juntamente com seus componentes filhos. Se você deseja que o desenho seja feito automaticamente novamente, é melhor fazer uma sub-classe do componente desejado e sobrescrever seu método paintComponent(). Nesta mesma seção você encontrará exemplos de como fazer isso. |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de C++ - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C++ - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 792 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C++ que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em C++:
#include <iostream>
using namespace std;
// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
// variáveis usadas na resolução do problema
char caractere;
int codigo;
// vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
cout << "Informe um caractere: ";
// vamos ler o caractere informado
cin >> caractere;
// agora vamos obter o código ASCII correspondente
codigo = (int)caractere;
// e mostramos o resultado
cout << "Você informou o caractere: " << caractere << endl;
cout << "O código ASCII correspondente é: " << codigo << endl;
cout << "\n" << endl;
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como retornar o índice da coluna da célula atual em um TDBGrid do DelphiQuantidade de visualizações: 10484 vezes |
|
Em algumas situações precisamos obter o índice da coluna da célula atual, ou seja, a célula que detém o foco no momento em um TDBGrid. Isso pode ser feito por meio da propriedade Col da classe TCustomGrid (e publicada na classe TStringGrid). Como esta propriedade não está publicada na classe TDBGrid (Delphi 2009), o que fazemos é um casting para a classe TStringGrid. Veja um trecho de código no qual usamos o evento Click de um botão para informar o índice da coluna da célula atual:
procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
var
indice: Integer;
begin
// vamos obter o índice da coluna da célula atual
indice := TStringGrid(DBGrid1).Col;
ShowMessage('O índice da coluna da célula atual é: ' +
IntToStr(indice));
end;
Execute o código e clique no botão. Você verá uma mensagem parecida com: "O índice da coluna da célula atual é: 3". Lembre-se de que o índice da coluna fixa do DBGrid é 0. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Java para iniciantes - Como usar o método trim() da classe String para remover espaços antes e depois de uma palavra, frase ou textoQuantidade de visualizações: 5 vezes |
|
Em várias ocasiões precisamos tratar textos lidos de arquivos ou informados pelo usuário. Como parte desse tratamento precisamos remover os espaços antes e depois da palavra, frase ou texto informado ou lido. Para isso podemos usar o método trim() da classe String. Este método recebe como argumento uma string e retorna outra string com os espaços já removidos. Veja um exemplo completo de seu uso:
// Este exemplo mostra como remover espaços do início
// e fim de uma string
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
String frase = " Programar em Java é bom demais. ";
frase = frase.trim();
System.out.println(frase);
System.exit(0);
}
}
Este exemplo foi revisado e testado no Java 8. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
|
C# - C# Windows Forms para iniciantes - Como limpar todo o conteúdo de um controle TextBox via código |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |




