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Segurança e Estados Limites Ações nas Estruturas de Concreto Armado

As combinações últimas normais e as combinações últimas de construção ou especiais se diferem apenas pelo coeficiente ψ, que é ψ0 para as combinações normais últimas e pode ser ψ0 ou ψ2 para as combinações últimas de construção ou especiais, dependendo da duração da ação variável principal.

Nas combinações últimas excepcionais, a ação excepcional é considerada em seu valor característico, isto é, não majorada.

As ações variáveis são consideradas com seus valores quase permanentes pela multiplicação pelo fator de redução ψ2.

Nas combinações frequentes de serviço, existe uma ação variável principal considerada no seu valor frequente pela multiplicação pelo fator ψ1, e as demais consideradas em seus quase permanentes, pela multiplicação por ψ2.

Já, nas combinações raras de serviço, a variável principal se encontra em seu valor característico, ao passo que as demais ações variáveis são consideradas em seus valores frequentes, pela multiplicação por ψ1.

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Java ::: Dicas & Truques ::: Input e Output (Entrada e Saída)

Java para iniciantes - Como usar a classe File em suas aplicações Java

Quantidade de visualizações: 11076 vezes
A classe File, contida no pacote java.io, é uma representação abstrata de nomes de arquivos e diretórios. Veja sua posição na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.io.File

Esta classe implementa as interfaces: Serializable e Comparable<File>. Instâncias desta classe são imutáveis, ou seja, uma vez criado, o caminho abstrato representado por um objeto File nunca mudará.

É importante observar que, ao criar uma instância de File, como no código abaixo:

File arquivo = new File("C:\\", "texto.txt");

o arquivo "texto.txt" não será criado. O que temos é a construção de um objeto File. Da mesma forma, quando destruímos um objeto File, o arquivo representado por ele no sistema não será excluído.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como usar arrays (vetores e matrizes) em Delphi

Quantidade de visualizações: 74143 vezes
Em programação de computadores, um array, também conhecido como vector (para arrays uni-dimensionais) ou matriz (para arrays bi-dimensionais), é uma das mais simples estruturas de dados. Os arrays mantêm uma série de elementos de dados, geralmente do mesmo tamanho e tipo de dados. Elementos individuais são acessados por sua posição no array. A posição é dada por um índice, também chamado de subscrição. O índice geralmente utiliza uma seqüência de números inteiros, (ao contrário de um array associativo) mas o índex pode ter qualquer valor ordinal. Alguns arrays são multi-dimensionais, significando que eles são indexados por um número fixo de números inteiros, por exemplo, por um seqüência (ou sucessão) finita de quatro números inteiros. Geralmente, arrays uni- e bi-dimensionais são os mais comuns.

Os arrays podem ser considerados como as estruturas de dado mais simples que é possível imaginar. Têm a vantagem de que os seus elementos são acessíveis de forma rápida, mas têm uma notável limitação: são de tamanho fixo, mas podem ser incrementados ou diminuídos com determinados algoritmos, geralmente envolvendo a cópia de elementos de um array para outro e reinicializando o original com a nova dimensão. Os vetores podem ser implementados desta forma.

Em Delphi um array é declarado da seguinte forma:

var
  valores: array[1..10] of Integer;

Aqui nós temos um array chamado valores que contém 10 elementos do tipo Integer. Estes elementos podem ser acessados por índices que variarão de 1 a 10, ou seja, podemos acessar o 5º elemento da seguinte forma:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valores: array[1..10] of Integer;
begin
  valores[5] := 20;
end;

Este tipo de array que ora criamos é chamado de array estático, em contraposição aos arrays dinâmicos, os quais podem ter seus tamanhos redimensionados durante a execução do programa.

A forma mais prática de se trabalhar com arrays em Delphi é usando laços. Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valores: array[1..5] of Integer;
  i, soma: Integer;
begin
  // vamos preencher o array com os valores de 1 a 5
  for i := 1 to 5 do
    begin
      valores[i] := i;
    end;

  // vamos percorrer o array novamente e obter a soma dos
  // valores de seus elementos
  soma := 0;
  for i := 1 to 5 do
    begin
      soma := soma + valores[i];
    end;

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('A soma dos valores é: ' + IntToStr(soma));
end;

Aqui nós declaramos um array de 5 elementos do tipo Integer e inicializamos seus elementos com os valores de 1 a 5. Em seguida percorremos todo o array novamente para obter a soma dos valores dos elementos.

É possível também declarar e já inicializar um array. Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
const
  valores: array[1..5] of Integer = (3, 2, 6, 12, 9);
var
  i, soma: Integer;
begin
  // vamos percorrer o array novamente e obter a soma dos
  // valores de seus elementos
  soma := 0;
  for i := 1 to 5 do
    begin
      soma := soma + valores[i];
    end;

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('A soma dos valores é: ' + IntToStr(soma));
end;

Note que aqui eu declarei o array como uma constante. Isso aconteceu porque o Delphi não permite que inicializemos variáveis locais ([DCC Error] Unit1.pas(32): E2195 Cannot initialize local variables). Caso você realmente precise do array como variável e não constante, e deseje inicializá-lo juntamente com a declaração, mova-o para a seção interface do formulário ou classe.

Para finalizar, veja que é possível criar arrays de todos os tipos em Delphi. Veja no trecho de código abaixo como usamos um array de Char para guardar uma palavra e exibí-la normal e depois invertida:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
const
  letras: array[1..5] of Char = ('O', 's', 'm', 'a', 'r');
var
  i: Integer;
  resultado: String;
begin
  resultado := '';

  // vamos exibir a palavra na forma normal
  for i := 1 to 5 do
    resultado := resultado + letras[i];

  // exibe o resultado
  ShowMessage(resultado);

  // vamos exibir a palavra invertida
  resultado := '';
  for i := 5 downto 1 do
    resultado := resultado + letras[i];

  // exibe o resultado
  ShowMessage(resultado);
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores

Programação Orientada a Objetos em Java - Como usar o modificador static em suas aplicações Java

Quantidade de visualizações: 19227 vezes
O modificador static pode ser aplicado a métodos e variáveis. Além disso, este modificador pode ser usado para a inicialização de códigos estáticos de uma classe.

Um recurso marcado com este modificador pertence à uma classe, e não às suas instâncias. Isso quer dizer que podemos acessar métodos ou variáveis estáticas sem a necessidade de criar uma cópia da classe. Veja por exemplo o método main() usado como ponto de entrada para um aplicativo Java:

public static void main(String args[]){
  //
}

Como o método main é chamado antes mesmo de qualquer cópia de classes serem criadas, o modificador static se torna essencial. Veja o que acontece se o retirarmos:

public class Estudos{
  public void main(String args[]){
    System.out.println("Olá");
    System.exit(0);
  }
}

O código compila sem problemas. Porém, ao tentarmos executar teremos o seguinte erro:

Exception in thread "main" 
java.lang.NoSuchMethodError: main
Vejamos agora o que acontece quando tentamos acessar uma variável não estática a partir de um trecho de código estático:

public class Estudos{
  String frase = "Estou aqui!";   

  public static void main(String args[]){
    System.out.println(frase);
    System.exit(0);
  }
}

Ao tentarmos compilar este código teremos o seguinte erro:

Estudos.java:5: non-static variable frase cannot be 
referenced from a static context
 System.out.println(frase);
                       ^
1 error
Este erro aconteceu porque a variável frase foi definida sem o modificar static. Isso faz com que ela pertença à instâncias da classe, ou seja, para acessá-la teríamos que criar uma cópia da classe Estudos. Experimente alterá-la para:

static String frase = "Estou aqui!";

Execute o programa novamente e veja como o erro desaparece.

Para demonstrar como recursos estáticos pertencem mesmo à classe e não às suas cópias, considere o seguinte exemplo:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    for(int i = 0; i < 5; i++){
      Cliente cliente = new Cliente();
      System.out.println("Sou o cliente número: " + 
        cliente.quant);
    } 
   
    System.exit(0);
  }
}

class Cliente{
  public static int quant = 0;   

  public Cliente(){
    quant++;
  }
}

Ao compilar e executar este código você terá o seguinte resultado:

Sou o cliente número: 1
Sou o cliente número: 2
Sou o cliente número: 3
Sou o cliente número: 4
Sou o cliente número: 5
Isso aconteceu porque a classe Cliente possui uma variável estática que é incrementada todas as vezes que o construtor da classe é chamado.

Veremos agora o uso do modificador static na inicialização de blocos de código estáticos. Observe o código:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    for(int i = 0; i < 5; i++){
      Cliente cliente = new Cliente();
      System.out.println("Sou o cliente número: " + 
        cliente.quant);
    } 
   
    System.exit(0);
  }
}

class Cliente{
  public static int quant = 0;   

  public Cliente(){
    quant++;
  }  

  static{
    System.out.println("Bloco estático");
  }
}

Compile e execute este exemplo. Você terá o seguinte resultado:

Bloco estático
Sou o cliente número: 1
Sou o cliente número: 2
Sou o cliente número: 3
Sou o cliente número: 4
Sou o cliente número: 5
Veja que criamos 5 cópias da classe Cliente. Porém, o bloco de código estático foi executado apenas uma vez, e antes mesmo do construtor da classe.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como retornar a data e hora atual em Ruby usando os métodos new e now da classe Time

Quantidade de visualizações: 9731 vezes
Quando precisamos obter a data e hora atual, o Ruby nos fornece dois métodos muito úteis e presentes na classe Time: new e now. Ambos retornam um objeto da classe Time representando a data e hora atual no sistema no qual o programa Ruby está sendo executado.

Veja uma demonstração destes métodos no trecho de código a seguir:

# obtém a data e hora atual usando o método new
agora = Time.new

# exibe o resultado
puts "Usando new: " + agora.strftime("%d/%m/%Y - %H:%M:%S")

# obtém a data e hora atual usando o método now
agora = Time.now

# exibe o resultado
puts "Usando now: " + agora.strftime("%d/%m/%Y - %H:%M:%S")

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Usando new: 21/03/2021 - 17:00:09
Usando now: 21/03/2021 - 17:00:09


C# ::: Windows Forms ::: ComboBox

Como excluir todos os itens de um ComboBox do C# Windows Forms usando a função Clear() da classe ComboBox.ObjectCollection

Quantidade de visualizações: 10200 vezes
Há algumas situações nas quais precisamos remover (limpar) todos os itens de um ComboBox. Isso pode ser feito com uma chamada ao método Clear() da classe ComboBox.ObjectCollection. Temos acesso a esta classe por meio da propriedade Items da classe ComboBox. Vja o exemplo:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // exclui todos os itens do ComboBox chamado
  // linguagensCombo
  linguagensCombo.Items.Clear();
}



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

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