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C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Apostila C para iniciantes - Como usar ponteiros na linguagem CQuantidade de visualizações: 32628 vezes |
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Antes de pensarmos em ponteiros, é importante nos lembrarmos de alguns aspectos referentes à variáveis. Dependendo do seu conhecimento de programação, você deve saber que variáveis possuem nomes que as identificam durante a execução do programa. Você deve saber também que uma variável armazena um valor (que pode ser fixo, no caso de uma constante, ou pode mudar durante a execução de seus códigos). O que poucos programadores se lembram é que uma variável possui um endereço, e que o nome da variável não é nada mais que um apelido para a localização deste endereço. Desta forma, um ponteiro não é nada mais que um tipo especial de variável que armazena o endereço de outra. Veja um exemplo:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[])
{
// variável do tipo int
int valor = 10;
// ponteiro para uma variável do tipo int
int *p = &valor;
// exibe o valor da variável "valor", apontada
// pelo ponteiro p
printf("%d", *p);
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Neste código nós temos a declaração e definição de duas variáveis: int valor = 10; int *p = &valor; A primeira variável é uma variável do tipo int e a segunda é um ponteiro para uma variável do tipo int. Veja que devemos sempre usar "*" antes do nome de um ponteiro em sua declaração. O símbolo "&" serve para indicar que estamos acessando o endereço de uma variável e não o seu conteúdo. O resultado destas duas linhas é que agora temos um ponteiro que nos permite acessar e manipular a variável valor. Observe a linha:
printf("%d", *p);
Aqui nós estamos acessando o valor da variável apontada por p. Veja o uso do símbolo "*" para acessar o valor da variável. Isso é chamado de desreferenciamento de ponteiros. Pareceu complicado? Veja uma linha de código que altera indiretamente o valor da variável valor para 30: *p = 30; Ponteiros são ferramentas muito importantes na programação em C. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao lidar com eles. A primeira coisa a ter em mente é que um ponteiro não está apontando para nenhum lugar até que atribuimos a ele o endereço de uma outra variável. E é aí que mora o perigo. Um programa entra em colapso absoluto se tentarmos acessar um ponteiro que aponta para um local de memória que já foi liberado novamente ao sistema. No caso menos grave, estaremos tentando acessar locais de memória inválidos ou reservados a outros programas ou tarefas do sistema operacional. Isso me lembra os velhos tempos da tela azul de morte. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JList |
Java Swing - Como obter a quantidade de itens em uma JList usando o método getSize() da interface ListModelQuantidade de visualizações: 9612 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos obter a quantidade de itens em uma JList por meio de uma chamada ao método getSize() da interface ListModel, responsável por gerenciar os itens da JList. Note que escrevi o exemplo abaixo sem usar nenhum editor GUI visual. Dessa forma fica mais fácil entender todas as partes que compoem uma aplicação Java Swing. Veja o código completo:
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
public class Estudos extends JFrame{
JList lista;
public Estudos() {
super("A classe JList");
Container c = getContentPane();
c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
// Cria os itens da lista
String nomes[] = {"Carlos", "Marcelo", "Fabiana",
"Carolina", "Osmar"};
// Cria a JList
lista = new JList(nomes);
// Um botão que permite obter a quantidade de itens
JButton btn = new JButton("Quantidade de Itens");
btn.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
int quant = lista.getModel().getSize();
JOptionPane.showMessageDialog(null,
"A lista contém " + quant + " itens");
}
}
);
// Adiciona a lista à janela
c.add(new JScrollPane(lista));
// Adiciona o botão à janela
c.add(btn);
setSize(350, 250);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
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Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Apostila Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados referência em seus códigos JavaQuantidade de visualizações: 11781 vezes |
O Java contém 8 tipos de dados primitivos e um tipo referência. No entanto, poucos livros dedicam exemplos a este último tipo. Vamos começar analisando o trecho de código abaixo:
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
String nome = "Osmar J. Silva";
System.out.println(nome);
System.exit(0);
}
}
Se observarmos este código, veremos que a variável nome não é um tipo primitivo e sim uma referência. Desta forma, qualquer variável ou constante que não seja do tipo primitivo é uma referência a um objeto de uma classe, interface, etc. Arrays não são tipos primitivos também. Assim, variáveis ou constantes que apontam para arrays (vetores e matrizes) também são referências. É importante entender bem a noção de referências, visto que é por meio delas que acessamos um determinado objeto na memória. Além disso, como objetos e arrays são sempre passados por referência aos métodos Java, fica fácil entender como várias referências podem apontar para o mesmo objeto ao mesmo tempo. E, caso você tenha esquecido, os tipos primitivos nunca são passados por referêcia aos métodos. Em vez disso, eles são passados por valor (o que quer dizer que uma alteração nos argumentos fornecidos ao métodos não altera a cópia original da variável). |
Java ::: Java Swing - JTable e classes relacionadas ::: JTable |
Como inserir novas colunas em uma JTable do Java Swing em tempo de execução usando o método addColumn() da classe DefaultTableModelQuantidade de visualizações: 1 vezes |
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Em algumas situações nós precisamos adicionar uma ou mais colunas em uma JTable do Java Swing. Entre as formas possíveis, uma é por meio do uso da função addColumn() da classe DefaultTableModel. Este método recebe, no exemplo abaixo, uma String contendo o nome da coluna a ser criada. Veja o código completo para a aplicação Java Swing:
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.table.*;
public class Estudos extends JFrame{
public Estudos(){
super("Exemplo de uma tabela simples");
final DefaultTableModel modelo = new
DefaultTableModel();
// constrói a tabela
JTable tabela = new JTable(modelo);
// Cria duas colunas
modelo.addColumn("Nome");
modelo.addColumn("Idade");
JButton btn = new JButton("Adicionar Colunas");
btn.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
String titulo = JOptionPane.showInputDialog(
null, "Informe o título da nova coluna:");
// Adiciona uma coluna
modelo.addColumn(titulo);
}
}
);
tabela.setPreferredScrollableViewportSize(
new Dimension(350, 50));
Container c = getContentPane();
c.setLayout(new FlowLayout());
JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
c.add(scrollPane);
c.add(btn);
setSize(400, 300);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
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Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercícios Resolvidos de Python - Escreva um programa em Python que usa a função log10() para informar a quantidade de dígitos em um número inteiroQuantidade de visualizações: 714 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um algorítmo em Python que peça para o usuário informar um número inteiro de qualquer tamanho, ou seja, qualquer quantidade de dígitos. Em seguida seu código deverá informar a quantidade de dígitos contida no número inteiro digitado pelo usuário. Seu programa deverá, obrigatoriamente, usar a função log10() do módulo Math. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro de qualquer tamanho: 847 O número informado possui 3 dígitos Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:
# vamos importar o módulo Math
import math
# método principal
def main():
# vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
numero = int(input("Informe um número inteiro de qualquer tamanho: "))
# agora vamos obter a quantidade de dígitos no
# número informado
tamanho = int(math.log10(numero)) + 1
# mostramos o resultado
print("O número informado possui {0} dígitos".format(tamanho))
if __name__== "__main__":
main()
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