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React.js ::: Dicas & Truques ::: Passos Iniciais |
Aprenda a desenvolver aplicações React diretamente no HTML, sem usar a ferramenta create-react-appQuantidade de visualizações: 1631 vezes |
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Embora seja recomendável usar a ferramenta create-react-app para criar suas aplicações React, às vezes gostaríamos de testar algumas idéias diretamente no código HTML, ou seja, sem precisar passar pelo processo "npx create-react-app" -> "npm start" -> "npm run build". Tudo que temos que fazer é incluir três scripts, a saber, react.production.min.js, react-dom.production.min.js e babel.min.js. Estes scripts estão disponíveis para inclusão via CDN (o mais recomendado) ou você pode baixá-los para uso local, o que, com certeza, vai deixar o processo de desenvolvimento ainda mais rápido. Para obter os CDS ou fazer o download individual dos mesmos, basta pesquisá-los no Google por seus nomes. Nesta dica eu optei por baixar os scripts e rodá-los a partir da minha máquina de desenvolvimento. Os dois primeiros scripts nos permitem escrever código React em nossos códigos JavaScript, e o terceiro, babel.min.js, nos permite usar a síntáxe JSX (JavaScript XML) e também dar suporte ao JavaScript ES6 para os navegadores mais antigos. Então, vamos escrever código? Veja a listagem a seguir:
<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />
<title>Estudos React</title>
<script src="js/react.production.min.js"></script>
<script src="js/react-dom.production.min.js"></script>
<script src="js/babel.min.js"></script>
</head>
<body>
<h1>Primeira aplicação React direto no HTML</h1>
<div id="minha_app"></div>
<script type="text/babel">
// vmaos criar um novo compomente React
class Mensagem extends React.Component{
render() {
return <h1>Olá, bem-vindo(a) ao React!</h1>
}
};
// vamos exibir o componente Mensagem na div minha_app
ReactDOM.render(<Mensagem />, document.getElementById('minha_app'));
</script>
</body>
</html>
Ao abrir esta página no navegador teremos o seguinte resultado: Primeira aplicação React direto no HTML Olá, bem-vindo(a) ao React! Pronto! Agora você pode testar idéias no React de forma bem rápida e fácil. Mas, lembre-se, em aplicações mais complexas, o uso da ferramenta create-react-app continua sendo o mais recomendado. |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlgQuantidade de visualizações: 496 vezes |
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Pergunta/Tarefa: A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlg que calcule e exiba o valor do desconto e o valor a ser pago pelo cliente de vários carros. O desconto deverá ser calculado de acordo com o ano do veículo. Até o ano 2000 o desconto é 12%, e acima de 2000 o desconto é de 7%. Seu código deverá solicitar o valor do carro e o seu ano e aplicar o desconto correspondente. Além disso o sistema deverá perguntar se deseja continuar calculando descontos até que a resposta seja: "(N) Não". Informar o total de carros com ano até 2000 e o total geral a ser pago pelo cliente. Sua saída deve ser parecida com: Informe o valor do carro sem desconto: 25000 Informe o ano do carro: 2010 Desconto concedido: 1750 Valor do carro com desconto: 23250 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S Informe o valor do carro sem desconto: 30500 Informe o ano do carro: 1985 Desconto concedido: 3660 Valor do carro com desconto: 26840 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S Informe o valor do carro sem desconto: 16800 Informe o ano do carro: 1990 Desconto concedido: 2016 Valor do carro com desconto: 14784 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: N Total de carros com ano até 2000: 2 Total geral a pagar: 64874 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:
algoritmo "Cálculo de desconto nos preços de vários veículos"
var
// variáveis usadas na resolução do problema
valor_carro, valor_desconto, valor_carro_desconto: real
total_geral: real
ano: inteiro
total_carros_ano_2000: inteiro
resposta: caractere
inicio
// vamos inicializar os valores de algumas variáveis
total_geral <- 0
total_carros_ano_2000 <- 0
// repete até que o usuário informe o valor "N"
repita
// vamos ler o valor do carro sem desconto
escreva("Informe o valor do carro sem desconto: ")
leia(valor_carro)
// vamos ler o ano do carro
escreva("Informe o ano do carro: ")
leia(ano)
// o ano é menor ou igual a 2000
se ano <= 2000 entao
valor_desconto <- valor_carro * (12.0 / 100.0)
// vamos somar mais este carro
total_carros_ano_2000 <- total_carros_ano_2000 + 1
senao
valor_desconto <- valor_carro * (7.0 / 100.0)
fimse
// calculamos o valor do carro com o desconto
valor_carro_desconto <- valor_carro - valor_desconto
escreval("Desconto concedido: ", valor_desconto)
escreval("Valor do carro com desconto: ", valor_carro_desconto)
// somamos mais este valor ao total geral
total_geral <- total_geral + valor_carro_desconto
// perguntamos se o usuário deseja adicionar mais carros
escreva("Deseja adicionar mais carros? [S, N]: ")
leia(resposta)
// adiciona uma quebra de linha
escreval()
ate resposta = "N"
// mostramos os resultados
escreval("Total de carros com ano até 2000: ", total_carros_ano_2000)
escreval("Total geral a pagar: ", total_geral)
fimalgoritmo
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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como gerar um número inteiro aleatório em Ruby usando a função rand() do módulo KernelQuantidade de visualizações: 7988 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos usar o método rand() do módulo Kernel da linguagem Ruby para gerar um número randômico dentro de uma determinada faixa. No exemplo nós vamos gerar um número aleatório entre 0 e 6 (não incluído). Veja o código completo para o exemplo:
# gera um número aleatório entre 0 e 5
numero = rand(6)
puts sprintf("O numero aleatório é: %d", \
numero)
Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: O numero aleatório é: 5 |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como adicionar ou subtrair meses de uma data em C# usando a função AddMonths() da classe DateTimeQuantidade de visualizações: 12436 vezes |
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Em algumas situações nossos códigos precisam adicionar ou subtrair meses de uma data. Isso pode ser feito com o auxílio do método AddMonths() da estrutura DateTime. Este método recebe o número de meses a serem acrescidos ou substraídos da data representada pelo DateTime atual e retorna um novo DateTime com as devidas modificações. Veja um trecho de código no qual adicionamos 3 meses à data atual:
static void Main(string[] args){
// vamos obter a data de hoje
DateTime hoje = DateTime.Now;
// exibe a data de hoje
System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje);
// vamos adicionar 3 meses à data de hoje
DateTime data_futura = hoje.AddMonths(3);
// exibe a data daqui a três meses
System.Console.WriteLine("Daqui a 3 meses será {0:d}", data_futura);
// pausa o programa
System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
É possível também subtrair meses. Para isso só precisamos fornecer um valor negativo para o método AddMonths(). Veja:
static void Main(string[] args){
// vamos obter a data de hoje
DateTime hoje = DateTime.Now;
// exibe a data de hoje
System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje);
// vamos subtrair 5 meses da data de hoje
DateTime data_passado = hoje.AddMonths(-5);
// exibe a data 5 meses atrás
System.Console.WriteLine("Há 5 meses era {0:d}", data_passado);
// pausa o programa
System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
Lembre-se, contudo, que o método AddMonths() pode disparar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o DateTime resultante for menor que MinValue ou maior que MaxValue. MinValue e MaxValue são os menor e maior valores que um DateTime pode representar. Esta exceção também será disparada se o valor fornecido para o mês for menor que -120.000 ou maior que 120.000. |
Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais |
Saiba o que é Reflexão (Reflection) em Java - Como usar Reflexão (Reflection) na linguagem Java - RevisadoQuantidade de visualizações: 18651 vezes |
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Reflection (ou Reflexão), também conhecida como RTI (Runtime Type Information) em algumas linguagens, é um mecanismo para descobrir dados a respeito de um programa em tempo de execução. Reflection em Java nos permite descobrir informações sobre atributos ou membros (campos), métodos e construtores de classes. Podemos também operar nos campos e métodos que descobrimos. A Reflection permite o que é normalmente chamada de programação dinâmica em Java. A Reflection em Java é conseguida usando a Java Reflection API. Esta API consiste de classes nos pacotes java.lang e java.lang.reflect. Antes de prosseguirmos, veja um exemplo de como podemos listar todos os métodos públicos da classe Object:
package arquivodecodigos;
import java.lang.reflect.*;
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
// vamos carregar a classe Object
try{
Class c = Class.forName("java.lang.Object");
// obtém os nomes dos métodos
Method[] metodos = c.getMethods();
// exibe o nome de cada método
for(int i = 0; i < metodos.length; i++){
System.out.println(metodos[i].getName());
}
}
catch(ClassNotFoundException e){
System.out.println(e.getMessage());
}
System.exit(0);
}
}
Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: wait wait wait equals toString hashCode getClass notify notifyAll Eis uma lista das coisas que podemos fazer com a Java Reflection API: 1) Determinar a classe de um objeto; 2) Obter informações sobre os modificadores, campos (atributos), métodos, construtores e superclasses de uma classe; 3) Descobrir quais constantes e declarações de métodos pertencem a uma interface; 4) Criar uma instância de uma classe cujo nome não sabemos até o tempo de execução; 5) Obter e definir o valor do campo de um objeto; 6) Invocar um método em um objeto; 7) Criar um novo array, cujo tamanho e tipo de dados só saberemos em tempo de execução. A Java Reflection API é geralmente usada para criar ferramentas de desenvolvimento tais como debuggers, class browsers e construtores de GUI. Geralmente, neste tipo de ferramentas, precisamos interagir como classes, objetos, métodos e campos, e não sabemos quais em tempo de compilação. Assim, a aplicação deve, dinamicamente, encontrar e acessar estes itens. Esta dica foi revisada e testada no Java 8. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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Dicas e truques de outras linguagens |
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