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Segurança e Estados Limites Ações nas Estruturas de Concreto Armado

As combinações últimas normais e as combinações últimas de construção ou especiais se diferem apenas pelo coeficiente ψ, que é ψ0 para as combinações normais últimas e pode ser ψ0 ou ψ2 para as combinações últimas de construção ou especiais, dependendo da duração da ação variável principal.

Nas combinações últimas excepcionais, a ação excepcional é considerada em seu valor característico, isto é, não majorada.

As ações variáveis são consideradas com seus valores quase permanentes pela multiplicação pelo fator de redução ψ2.

Nas combinações frequentes de serviço, existe uma ação variável principal considerada no seu valor frequente pela multiplicação pelo fator ψ1, e as demais consideradas em seus quase permanentes, pela multiplicação por ψ2.

Já, nas combinações raras de serviço, a variável principal se encontra em seu valor característico, ao passo que as demais ações variáveis são consideradas em seus valores frequentes, pela multiplicação por ψ1.

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Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap

Como retornar a quantidade de mapeamentos (chave-valor) em um HashMap do Java usando o método size()

Quantidade de visualizações: 8134 vezes
Em algumas situações precisamos saber a quantidade de mapeamentos (chave-valor) contidos em um HashMap. Para isso nós podemos usar o método size(). Veja o exemplo:

import java.util.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    
    // vamos criar uma instância de HashMap
    HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<Integer, String>();

    // vamos adicionar três chaves e seus valores
    clientes.put(new Integer(1), "Osmar J. Silva");
    clientes.put(new Integer(2), "Salvador Miranda de Andrade");
    clientes.put(new Integer(3), "Marcos da Costa Santos");
      
    // vamos obter a quantidade de mapeamentos neste HashMap
    int quant = clientes.size();

    // vamos exibir o resultado
    System.out.println("Este HashMap contém " + quant +
      " mapeamentos.");    

    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Este HashMap contém 3 mapeamentos.


Python ::: PyQt GUI Toolkit ::: QPushButton

Como criar um botão em Python PyQt usando a classe QPushButton

Quantidade de visualizações: 1337 vezes
Os botões QPushButton são os controles mais básicos e comuns em aplicações GUI PyQt. Eles são criados a partir da classe QPushButton. Veja a sua posição na hierarquia de classes dos PyQt:

QObject, QPaintDevice
  QWidget
    QAbstractButton
      QPushButton
        QCommandLinkButton


Veja um trecho de código no qual criamos um botão QPushButton e o colocamos em uma janela QWidget:

# vamos importar os módulos necessários
import sys
from PyQt6.QtCore import *
from PyQt6.QtGui import *
from PyQt6.QtWidgets import *

# método que mostrará a janela principal
def mostrar_janela_principal():
  # cria uma instância da classe QApplication
  app = QApplication(sys.argv)
  
  # criamos a janela principal
  janela = QWidget()
  
  # definimos o título da janela
  janela.setWindowTitle("Cadastro de Clientes")
  
  # definimos as coordenadas e as dimensões da janela
  janela.setGeometry(100, 100, 500, 300)

  # vamos criar um botão QPushButton
  botao = QPushButton("Cadastrar", janela)
  
  # definimos a localização do botão 
  botao.move(10, 10)

  # tornamos a janela visível 
  janela.show()

  # e executamos a aplicação
  sys.exit(app.exec())

if __name__== "__main__":
  mostrar_janela_principal()

Ao executar este código Python PyQt nós teremos o seguinte resultado:




Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Fenômenos dos Transportes, Hidráulica e Drenagem

Exercício Resolvido de Python - Como calcular Vazão Volumétrica, Vazão Mássica e Vazão em Peso usando Python - Python para Fenômenos dos Transportes e Hidráulica

Quantidade de visualizações: 392 vezes
Pergunta/Tarefa:

Uma torneira enche de água um tanque em 2 horas e 20 segundos. Determine a vazão em volume, em massa e em peso em unidades do SI. Considere que a densidade da água é igual a 1000 kg/m3 e g = 9,8 m/s2. Considere também que a capacidade do tanque é de 10 mil litros.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a quantidade de horas: 2
Informe a quantidade de segundos: 20
Informe a capacidade do tanque (litros): 10000
Informe a densidade da água (kg/m3): 1000
Informe a força da gravidade (m/s2): 9.8

Total de segundos: 7220
Capacidade do tanque: 10.0 m3
Vazão Volumétrica: 0.0013850415512465374 m3/s
Vazão Mássica: 1.3850415512465375 kg/s
Vazão em Peso: 13.57340720221607 N/s
Resposta/Solução:

Para obter a Vazão Volumétrica, que representa a quantidade de volume que atravessa uma região em um determinado intervalo de tempo, nós vamos usar a seguinte fórmula:

\[Q_v = \frac{V}{T} \] Onde:

Qv = vazão volumétrica em metros cúbicos por segundo (m3/s);

V = o volume do fluido em metros cúbicos (m3);

T = o tempo em segundos (s).

Para obter a Vazão Mássica, que representa a quantidade de massa que atravessa uma região em um determinado intervalo de tempo, nós vamos usar a seguinte fórmula:

\[Q_m = \frac{M}{T} \] Onde:

Qm = vazão mássica em quilos por segundo (kg/s);

M = a massa do fluido em quilos (kg);

T = o tempo em segundos (s).

Para a Vazão em Peso nós só precisamos multiplicar a Vazão Mássica pelo peso da gravidade, ou seja, 9.8. Dessa forma, a Vazão em Peso é dada em N/s.

Obs.: No código eu mostro como converter horas em segundos e litros em m3.

Veja a resolução completa para o exercício em Python, comentada linha a linha:

# método principal
def main():
  # vamos ler a quantidade de horas e segundos
  hora = int(input("Informe a quantidade de horas: "))
  segundos = int(input("Informe a quantidade de segundos: "))

  # agora vamos ler a capacidade do tanque em litros
  capacidade_tanque = int(input("Informe a capacidade do tanque (litros): "))

  # vamos ler a densidade da água
  densidade_agua = float(input("Informe a densidade da água (kg/m3): "))

  # vamos ler a força da gravidade
  gravidade = float(input("Informe a força da gravidade (m/s2): "))

  # vamos calcular o total de segundos
  segundos_hora = 3600
  total_segundos = (2 * segundos_hora) + segundos

  # vamos converter a capacidade do tanque de litros para m3
  volume = capacidade_tanque / 1000.0

  # vamos calcular a vazão volumétrica
  vazao_volumetrica = volume / total_segundos 

  # vamos calcular a vazão mássica
  vazao_massica = vazao_volumetrica * densidade_agua

    # vamos calcular a vazão em peso
  vazao_peso = vazao_massica * gravidade

  # e mostramos o resultado
  print("\nTotal de segundos: {0}".format(total_segundos))
  print("Capacidade do tanque: {0} m3".format(volume))  
  print("Vazão Volumétrica: {0} m3/s".format(vazao_volumetrica))
  print("Vazão Mássica: {0} kg/s".format(vazao_massica))
  print("Vazão em Peso: {0} N/s".format(vazao_peso))

if __name__== "__main__":
  main()



Java ::: Dicas & Truques ::: Threads

Threads em Java - Como usar a interface Runnable da Java API em suas aplicações

Quantidade de visualizações: 18149 vezes
A interface pública Runnable deve ser implementada em nossas classes quando queremos que instâncias destas possam ser executadas por uma thread. Esta interface está no pacote java.lang e entre as classes que a implementam podemos citar AsyncBoxView.ChildState, FutureTask, RenderableImageProducer, Thread e TimerTask.

Esta interface apresenta apenas um método, a saber:

public void run();
Assim, uma classe que implementa Runnable deverá redefinir este método, sem argumentos, e fornecer a funcionalidade desejada.

Este interface foi idealizada para fornecer um protocolo comum para objetos que têm como objetivo executar determinadas porções de código enquanto ativos. Por exemplo, Runnable é implementada pela classe Thread. Estar ativa significa que uma thread foi iniciada e ainda não finalizou sua tarefa.

Além disso, a interface Runnable fornece meios para que uma classe esteja ativa sem fazer sub-classe de Thread. Uma classe que implementa Runnable pode ser executada sem fazer sub-classe de Thread criando-se uma instância de Thread e fornecendo tal classe como alvo. Na maioria dos casos, a interface Runnable deve ser usada se estivermos planejando apenas sobrescrever o método run() e nenhum outro método da classe Thread. Isso é importante, uma vez que não devemos extender classes a menos que tenhamos a intenção de modificar ou extender o comportamento fundamental da classe.

Veja uma aplicação na qual temos uma classe que implementa Runnable. Note como criamos instâncias de Thread e fornecemos nossa classe como alvo:

// criamos uma classe que servirá como thread
class MinhaThread implements Runnable{
  private String nome;  

  public MinhaThread(String nome){
    this.nome = nome;
  }   

  public void run(){
    for(int i = 1; i <= 20; i++){
      System.out.println(nome + ": " + i);
    }
  }
}

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar duas threads
    MinhaThread mt1 = new MinhaThread("Thread 1");
    Thread t1 = new Thread(mt1);
    t1.start();    

    MinhaThread mt2 = new MinhaThread("Thread 2");
    Thread t2 = new Thread(mt2);
    t2.start();

    System.exit(0);
  }
}



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como remover elementos duplicados de um array em JavaScript usando as funções filter() e indexOf() do objeto Array

Quantidade de visualizações: 5177 vezes
Em várias ocasições temos códigos JavaScript envolvendo arrays (vetores, matrizes) e gostaríamos de eliminar os valores duplicados, ou seja, retornar um novo vetor sem elementos repetidos. Para isso podemos usar os métodos filter() e indexOf().

Como pode ser visto em dicas nesta mesma seção, o método filter() é usado para retornar apenas os elementos do vetor que se encaixem em uma determinada condição. O método indexOf(), por sua vez, retorna o índice da primeira ocorrência do elemento no vetor. Assim, a combinação desses dois métodos é perfeita para esta situação, ainda que você consiga fazer de outras formas.

Veja o trecho de código a seguir:

<script type="text/javascript">
  function removerDuplicados(valor, indice, vetor){
    // o índice desse elemento é o primeiro encontrado
    // no vetor?
    if(indice == vetor.indexOf(valor)){
      return true;
    }

    return false;
  }  

  var valores = new Array(6, 6, 1, 7, 3, 7, 1, 7, 4, 3, 5);
  // vamos obter um vetor sem repetições
  var novoVetor = valores.filter(removerDuplicados);
  // vamos mostrar o resultado
  window.alert(novoVetor);
</script>

Execute este código e veja que apenas os valores únicos serão retornados. Note agora como o mesmo código pode ser escrito de forma mais reduzida:

<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(8, 8, 1, 7, 3, 7, 1, 7, 8, 3, 5);
  // vamos obter um vetor sem repetições
  var novoVetor = valores.filter(function(val, ind, vet){
    return vet.indexOf(val) == ind;
  });
  // vamos mostrar o resultado
  window.alert(novoVetor);
</script>



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

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