Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Estruturas de Concreto Armado |
||
|
||
|
|
||
Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como criar, preencher e exibir os valores de uma matriz de duas dimensões de inteiros em Java - RevisadoQuantidade de visualizações: 12630 vezes |
|
Nesta dica mostrarei como declarar e instanciar uma matriz (array) de duas dimensões de ints em Java. Note que temos duas linhas e cada linha possui duas colunas. Neste exemplo os valores da matriz já estão pré-definidos, mas você pode ver mais dicas nessa seção para aprender como solicitar que o usuário informe os valores de cada linha de coluna. Veja o código completo:
package arquivodecodigos;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
int valores[][] = {{1, 2, 3}, {4, 5, 6}};
// varre todos os elementos do array e os
// exibe usando linhas e colunas
for(int lin = 0; lin < valores.length; lin++){
for(int col = 0; col < valores[lin].length; col++){
System.out.printf("%d ", valores[lin][col]);
}
System.out.println();
}
System.exit(0);
}
}
Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado: 1 2 3 4 5 6 Esta dica foi revisada e testada no Java 8. |
Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid |
Como obter a quantidade de linhas em um controle TDBGrid do Delphi (duas formas)Quantidade de visualizações: 10913 vezes |
A quantidade de linhas em um controle TDBGrid pode ser obtida de duas formas diferentes. A primeira consiste em fazer uma conversão de TDBGrid para TStringGrid e usar a propriedade RowCount. Veja:
procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
var
quantLinhas: Integer;
begin
// vamos obter a quantidade de linhas no DBGrid
quantLinhas := TStringGrid(DBGrid1).RowCount;
// vamos mostrar o resultado
ShowMessage('O DBGrid possui ' + IntToStr(quantLinhas) + ' linhas.');
end;
Ao executar este código você verá um mensagem parecida com: "O DBGrid possui 5 linhas." Note que a propriedade RowCount inclui a linha reservada aos títulos das colunas do DBGrid, ou seja, uma linha a mais que a quantidade de registros no controle. A segunda forma de se obter a quantidade de linhas no DBGrid consiste em obter a quantidade de registros no TDataSet no qual o DBGrid está conectado por meio de sua propriedade DataSource. Veja como isso pode ser feito:
procedure TForm3.Button3Click(Sender: TObject);
var
quantLinhas: Integer;
begin
// vamos obter a quantidade de linhas no DBGrid
quantLinhas := DBGrid1.DataSource.DataSet.RecordCount;
// vamos mostrar o resultado
ShowMessage('O DBGrid possui ' + IntToStr(quantLinhas) + ' linhas.');
end;
Veja que aqui nós usamos a propriedade RecordCount para obter a quantidade de registros no DataSet. Note que agora a contagem de linhas não inclui a linha reservada para os títulos das colunas. Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI |
Como definir o tipo de instrumento (programa) em um evento MIDI e enviar a mensagem para a função midiOutShortMsg() da API Win32 do WindowsQuantidade de visualizações: 1194 vezes |
|
Vimos em dicas nessa seção como usar a função midiOutShortMsg() da API Win32 do Windows para tocar notas musicais no dispositivo de saída MIDI. No entanto, nos exemplos anteriores, a nota tocada foi no instrumento padrão, ou seja, Acoustic Grand Piano, e no canal 1. Nesta dica mostrarei como definir o instrumento e também falarei um pouco mais sobre como tocar as notas em canais diferentes. Vamos então, com muita atenção. Analisando a documentação MIDI, encontramos que uma mudança de programa (instrumento musical) no canal 1 é representada pelo código de status 192 (hexadecimal C0), seguido pelo código do instrumento a ser usado (um valor inteiro que vai de 0 a 127, e que deverá ser convertido em hexadecimal). Assim, é bom dar uma olhada nessa lista: Piano Timbres: 1 Acoustic Grand Piano 2 Bright Acoustic Piano 3 Electric Grand Piano 4 Honky-tonk Piano 5 Rhodes Piano 6 Chorused Piano 7 Harpsichord 8 Clavinet Chromatic Percussion: 9 Celesta 10 Glockenspiel 11 Music Box 12 Vibraphone 13 Marimba 14 Xylophone 15 Tubular Bells 16 Dulcimer Organ Timbres: 17 Hammond Organ 18 Percussive Organ 19 Rock Organ 20 Church Organ 21 Reed Organ 22 Accordion 23 Harmonica 24 Tango Accordion Guitar Timbres: 25 Acoustic Nylon Guitar 26 Acoustic Steel Guitar 27 Electric Jazz Guitar 28 Electric Clean Guitar 29 Electric Muted Guitar 30 Overdriven Guitar 31 Distortion Guitar 32 Guitar Harmonics Bass Timbres: 33 Acoustic Bass 34 Fingered Electric Bass 35 Plucked Electric Bass 36 Fretless Bass 37 Slap Bass 1 38 Slap Bass 2 39 Synth Bass 1 40 Synth Bass 2 String Timbres: 41 Violin 42 Viola 43 Cello 44 Contrabass 45 Tremolo Strings 46 Pizzicato Strings 47 Orchestral Harp 48 Timpani Ensemble Timbres: 49 String Ensemble 1 50 String Ensemble 2 51 Synth Strings 1 52 Synth Strings 2 53 Choir "Aah" 54 Choir "Ooh" 55 Synth Voice 56 Orchestral Hit Brass Timbres: 57 Trumpet 58 Trombone 59 Tuba 60 Muted Trumpet 61 French Horn 62 Brass Section 63 Synth Brass 1 64 Synth Brass 2 Reed Timbres: 65 Soprano Sax 66 Alto Sax 67 Tenor Sax 68 Baritone Sax 69 Oboe 70 English Horn 71 Bassoon 72 Clarinet Pipe Timbres: 73 Piccolo 74 Flute 75 Recorder 76 Pan Flute 77 Bottle Blow 78 Shakuhachi 79 Whistle 80 Ocarina Synth Lead: 81 Square Wave Lead 82 Sawtooth Wave Lead 83 Calliope Lead 84 Chiff Lead 85 Charang Lead 86 Voice Lead 87 Fifths Lead 88 Bass Lead Synth Pad: 89 New Age Pad 90 Warm Pad 91 Polysynth Pad 92 Choir Pad 93 Bowed Pad 94 Metallic Pad 95 Halo Pad 96 Sweep Pad Synth Effects: 97 Rain Effect 98 Soundtrack Effect 99 Crystal Effect 100 Atmosphere Effect 101 Brightness Effect 102 Goblins Effect 103 Echoes Effect 104 Sci-Fi Effect Ethnic Timbres: 105 Sitar 106 Banjo 107 Shamisen 108 Koto 109 Kalimba 110 Bagpipe 111 Fiddle 112 Shanai Sound Effects: 113 Tinkle Bell 114 Agogo 115 Steel Drums 116 Woodblock 117 Taiko Drum 118 Melodic Tom 119 Synth Drum 120 Reverse Cymbal Sound Effects: 121 Guitar Fret Noise 122 Breath Noise 123 Seashore 124 Bird Tweet 125 Telephone Ring 126 Helicopter 127 Applause 128 Gun Shot A especificação MIDI define que o canal 10 seja reservado para os kits de percussão. Os instrumentos abaixo possuem os números de notas a serem enviados neste canal. 35 Acoustic Bass Drum 36 Bass Drum 1 37 Side Stick 38 Acoustic Snare 39 Hand Clap 40 Electric Snare 41 Low Floor Tom 42 Closed High Hat 43 High Floor Tom 44 Pedal High Hat 45 Low Tom 46 Open High Hat 47 Low Mid Tom 48 High Mid Tom 49 Crash Cymbal 1 50 High Tom 51 Ride Cymbal 1 52 Chinese Cymbal 53 Ride Bell 54 Tambourine 55 Splash Cymbal 56 Cowbell 57 Crash Cymbal 2 58 Vibraslap 59 Ride Cymbal 2 60 High Bongo 61 Low Bongo 62 Mute High Conga 63 Open High Conga 64 Low Conga 65 High Timbale 66 Low Timbale 67 High Agogo 68 Low Agogo 69 Cabasa 70 Maracas 71 Short Whistle 72 Long Whistle 73 Short Guiro 74 Long Guiro 75 Claves 76 High Wood Block 77 Low Wood Block 78 Mute Cuica 79 Open Cuica 80 Mute Triangle 81 Open Triangle É uma lista bem longa e ficará a ser cargo estudá-la ou usá-la como referência. Meu interesse maior é o código C/C++. Assim, vamos ver logo como definir o instrumento no canal 1 como Overdriven Guitar. Este instrumento possui o código 30 mas, na programação, devemos diminuí-lo em 1, ficando 29, e, ao passarmos para hexadecimal teremos 1D. A mudança de programa no canal 1 é representada pelo código 192, o que em hexadecimal é C0. Pronto, agora basta construirmos o DWORD da forma que fizemos nas dicas anteriores e chamar a função midiOutShortMsg(). Veja:
#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[]) {
unsigned int erro; // guarda o erro caso algo dê errado
HMIDIOUT saida; // handle para o dispositivo de saída MIDI.
// vamos abrir o dispositivo de saída MIDI
erro = midiOutOpen(&saida, MIDI_MAPPER, 0, 0, CALLBACK_NULL);
if (erro != MMSYSERR_NOERROR) {
printf("Não foi possível abrir o mapeador MIDI: %d\n", erro);
}
else {
printf("Mapeador MIDI aberto com sucesso\n");
}
// vamos definir o instrumento como Overdriven Guitar
// no canal 1
midiOutShortMsg(saida, 0x00001DC0);
// vamos tocar o dó central com velocidade 100
midiOutShortMsg(saida, 0x00643C90);
Sleep(1000); // a nota vai durar 1 segundo
// dispara a mensagem Note-off
midiOutShortMsg(saida, 0x00643C80);
// agora vamos fechar o dispositivo de saída MIDI
midiOutClose(saida);
system("PAUSE");
return EXIT_SUCCESS;
}
Execute esse código e ouça um nota dó sendo tocada na guitarra com uma linda distorção. Se você quiser tocar a nota nó no canal 2 ou canal 3, basta usar C1, C2, e assim por diante. Uma última observação é você ficar atento ao fato de que os códigos de Note-on e Note-off para o canal 1 é 90 e 80 (em hexadecimal). Se for no canal 2, os códigos correspondentes serão 91 e 81 (sempre em hexadecimal). |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como adicionar elementos no início de um array JavaScript usando a função unshift() do objeto ArrayQuantidade de visualizações: 8222 vezes |
|
Nesta dica mostrarei como adicionar um ou mais elementos no início de um array da linguagem JavaScript usando a função unshift() do objeto Array. Esta função é chamada na variável do tipo array e recebe um ou mais elementos, os quais serão inseridos no início do vetor. Veja o código JavaScript completo para o exemplo:
<!doctype html>
<html>
<head>
<title>Arrays em JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
// vamos criar um array em JavaScript
var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
// agora vamos mostrar o vetor criado
document.write("Valores no array: " + valores
+ "<br>");
// vamos adicionar três elementos no início do
// array
valores.unshift(6, 7, 8);
// e mostramos o resultado
document.write("Adicionei três elementos no início do array<br>");
document.write("Valores no array: " + valores);
</script>
</body>
</html>
Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Valores no array: 1,2,3,4,5 Adicionei três elementos no início do array Valores no array: 6,7,8,1,2,3,4,5 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como usar as funções strpos() e stripos() do PHP para obter uma matriz contendo todas as posições das ocorrências de uma substring dentro de uma stringQuantidade de visualizações: 3335 vezes |
Em algumas situações percebemos que uma substring aparece mais de uma vez em uma string e gostaríamos de obter mais informações sobre tais ocorrências. No trecho de código abaixo eu mostro como usar as funções strpos() e stripos() para obter uma matriz contendo todas as posições das ocorrências de uma substring dentro de uma string:
<?php
$frase = "PHP? Gosto muito de PHP e Java. Mas prefiro PHP e Delphi";
$palavra = "PHP";
// primeiro vamos verificar se a palavra está contida na frase
if(strpos($frase, $palavra) !== false){
// agora vamos obter as posições de todas as ocorrências
$posicoes = array();
$offset = 0;
$posicao = -1;
while($offset < strlen($frase)){
$posicao = strpos($frase, $palavra, $offset);
if($posicao !== false){
$posicoes[] = $posicao;
$offset = $posicao + strlen($palavra);
}
else{
$offset++;
}
}
// percorre a matriz de posições e informa o usuário
echo "A palavra foi encontrada nas posições: ";
for($i = 0; $i < count($posicoes); $i++){
echo $posicoes[$i] . ", ";
}
}
else{
echo "A palavra não está contida na string";
}
?>
Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: A palavra foi encontrada nas posições: 0, 20, 44, Note que a função strpos() diferencia maiúsculas de minúsculas. Se você quiser efetuar uma pesquisa de substrings desconsiderando maiúsculas e minúsculas, use a função stripos(). |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP |
Veja mais Dicas e truques de PHP |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |






