Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Estruturas de Concreto Armado
Card 1 de 40
Segurança e Estados Limites Ações nas Estruturas de Concreto Armado

As combinações últimas normais e as combinações últimas de construção ou especiais se diferem apenas pelo coeficiente ψ, que é ψ0 para as combinações normais últimas e pode ser ψ0 ou ψ2 para as combinações últimas de construção ou especiais, dependendo da duração da ação variável principal.

Nas combinações últimas excepcionais, a ação excepcional é considerada em seu valor característico, isto é, não majorada.

As ações variáveis são consideradas com seus valores quase permanentes pela multiplicação pelo fator de redução ψ2.

Nas combinações frequentes de serviço, existe uma ação variável principal considerada no seu valor frequente pela multiplicação pelo fator ψ1, e as demais consideradas em seus quase permanentes, pela multiplicação por ψ2.

Já, nas combinações raras de serviço, a variável principal se encontra em seu valor característico, ao passo que as demais ações variáveis são consideradas em seus valores frequentes, pela multiplicação por ψ1.

Filtrar Cards
Use esta opção para filtrar os cards pelos tópicos que mais lhe interessam.
Termos:
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C++ ::: Dicas & Truques ::: Input e Output (Entrada e Saída)

Como ler entrada do usuário em C++ usando a função global getline() da classe string

Quantidade de visualizações: 12878 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar a função global getline() da classe string da linguagem C++ para ler a entrada do usuário.

Veja a assinatura que usaremos:

istream& getline(istream& is, string& str);


Esta função extrai os caracteres do fluxo de entrada (is) e os armazena na string fornecida como argumento (str). Veja o código completo:

#include <iostream>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  string nome;
  cout << "Por favor, informe o seu nome: ";
  getline(cin, nome);
  cout << "Seu nome é: " << nome << "\n\n"; 
      
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return 0;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Por favor, informe o seu nome: Osmar J. Silva
Seu nome é: Osmar J. Silva

Pressione qualquer tecla para continuar...


GoLang ::: Fundamentos da Linguagem ::: Laços de Repetição

Como usar o laço for em GoLang - O laço for da linguagem Go

Quantidade de visualizações: 1072 vezes
Como todas (ou praticamente todas) as linguagens de programação, a GoLang também possui o seu laço for, ou loop for. Este laço é usado para repetir uma ou mais instruções quando sabemos exatamente quantas vezes essa repetição ocorrerá.

Em Go, o laço for é composto de três partes: inicialização, teste de continuidade e incremento ou decremento da variável de controle. Na parte da inicialização nós declaramos e inicializamos as variáveis que serão usadas dentro da estrutura. O teste de continuidade é a parte na qual verificamos se o laço deverá continuar repetindo ou encerrar. Finalmente, a parte de incremento ou decremento é usada para ajustarmos a variável de controle do laço.

Veja, por exemplo, como escrever um laço for em GoLang que contará de 1 até 10, escrevendo os números na tela:

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"

// esta é a função principal do programa
func main() {
  for i := 1; i <= 10; i++ {  
    fmt.Printf("%d  ", i)  
  }  
}

Ao executar este código Go nós teremos o seguinte resultado:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

O laço for da linguagem GoLang nos permite omitir as partes da inicialização e de incremento ou decremento, embora esse tipo de código não seja muito usual.

Veja um trecho de código no qual usamos o laço for da linguagem Go para contar de 10 até 0 (omitindo a parte da inicialização da variável de controle):

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"

// esta é a função principal do programa
func main() {
  i := 10 // definimos o valor inicial aqui
  
  for ; i >= 0; i-- {  
    fmt.Printf("%d  ", i)  
  }  
}

Ao executarmos este código Go nós teremos o seguinte resultado:

10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0

Veja, agora, uma modificação do código acima. Desta vez eu omiti a parte de incremento ou decremento da variável de controle:

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"

// esta é a função principal do programa
func main() {
  for i := 10; i >= 0; {  
    fmt.Printf("%d  ", i)
    i--	
  }  
}



GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como converter graus em radianos usando a função deg2rad() do GNU Octave - GNU Octave para Geometria Analítica e Álgebra Linear

Quantidade de visualizações: 1924 vezes
Quer aprender como calcular radianos ou como converter graus em radianos? Veja a fórmula nessa dica.

Quando estamos trabalhando com trigonometria no software GNU Octave, é importante ficarmos atentos ao fato de que todos os métodos e funções trigonométricas nessa linguagem recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus.

Nesta dica veremos como converter graus em radianos (sem a chatice de ficar relembrando regra de três). Veja a fórmula abaixo:

\[Radianos = Graus \times \frac{\pi}{180}\]

Agora veja como esta fórmula pode ser escrita no GNU Octave. Primeiro vamos usar a fórmula dada e depois veremos a função deg2rad(). Assim, digite a expressão a seguir na janela de comandos do GNU Octave:

>> 30 * (pi / 180) [Enter]
ans = 0.5236
>>

Agora veja como podemos obter o mesmo resultado usando a função deg2rad():

>> deg2rad(30) [Enter]
ans = 0.5236
>>

Finalmente, veja como usar esta função em um script do GNU Octave:

graus = input("Informe o ângulo em graus: ");
radianos = deg2rad(graus);
fprintf("O ângulo em radianos é %f\n", radianos);

Execute este script e teremos o seguinte resultado na janela de comandos:

Informe o ângulo em graus: 30 [Enter]
O ângulo em radianos é 0.523599
>>


Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Portugol - Faça um algoritmo que preencha um vetor de 30 posições com números entre 1 e 15 sorteados pelo computador. Depois disso, peça para o usuário

Quantidade de visualizações: 353 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um algoritmo que preencha um vetor de 30 posições com números entre 1 e 15 sorteados pelo computador. Depois disso, peça para o usuário digitar um número (chave) e seu programa deve mostrar em que posições essa chave foi encontrada. Mostre também quantas vezes a chave foi sorteada.

Sua saída deverá ser parecida com:

Digite um número a ser localizado: 8

O número 8 aparece nas seguintes posições:

[8] posição => 5
[8] posição => 22
[8] posição => 26

O número 8 apareceu => 3 vez(es).
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol:

programa {
  // vamos incluir a biblioteca de utilidades
  inclua biblioteca Util --> u
	
  funcao inicio() {
    // vamos declarar as variáveis necessárias
    inteiro numeros[30]
    inteiro chave, vezes = 0

    // vamos sortear 30 números de 1 até 15 (incluindo os dois)
    para (inteiro i = 0; i < 30; i++) {
      numeros[i] = u.sorteia(1, 15)
    }

    // vamos pedir para o usuário informar a chave e vamos verificar em
    // quais posições essa chave foi encontrada
    escreva("Digite um número a ser localizado: ")
    leia(chave)
		
    escreva("\nO número " + chave + " aparece nas seguintes posições:")
    escreva("\n")
		
    para (inteiro i = 0; i < 30; i++) {
      se (numeros[i] == chave) {
        // registra a quantidade de vezes
        vezes = vezes + 1
        escreva("\n[" + numeros[i] + "]" + " posição => " + i)
      }
    }

    // agora mostramos quantas vezes o número pesquisado apareceu
    escreva("\n\nO número " + chave + " apareceu => " + vezes + " vez(es).")
    escreva("\n")
  }
}



Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Como usar os argumentos padrões das funções e métodos em Python

Quantidade de visualizações: 7912 vezes
Geralmente quando efetuamos chamadas às funções, nosso código fica responsável por fornecer os valores para os argumentos da função. Em Python é possível termos argumentos padrões, e tais argumentos já podem ter um valor pré-definido. Desta forma, a passagem dos parâmetros se torna opcional. Veja um exemplo:

 
# função com argumento padrão
def erro(msg = "Houve um erro."):
  print(msg)

def main():
  # chamada à função fornecendo o argumento
  erro("Erro desconhecido.")

  # chamada à função sem fornecer o argumento
  erro()  
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

Erro desconhecido.
Houve um erro.

Veja mais um exemplo:

# função com argumentos padrões
def volume(comprimento = 1, largura = 1, altura = 1):
  return (comprimento * largura * altura)

def main():
  # chamada à função fornecendo um argumento
  print(volume(3))

  # chamada à função fornecendo dois argumentos
  print(volume(4, 5))

  # chamada à função fornecendo três argumentos
  print(volume(4, 5, 7))

  # chamada à função fornecendo nenhum argumento
  print(volume())    
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

3
20
140
1

É importante observar que os argumentos padrões devem estar sempre à direita dos demais argumentos. Falhar em cumprir esta exigência pode causar um erro do tipo:

SyntaxError: non-default argument follows default argument



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 86 usuários muito felizes estudando em nosso site.