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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Exercício Resolvido de C - Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em CQuantidade de visualizações: 1878 vezes |
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Pergunta/Tarefa: O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano. No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano. Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir: ![]() Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo. Escreva um programa C que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor x da coordenada: 12 Informe o valor y da coordenada: -7 A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-) Veja a resolução comentada deste exercício em C:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>
// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
// variáveis usadas na resolução do problema
int x, y;
setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
// vamos pedir para o usuário informar as coordenadas
printf("Informe o valor x da coordenada: ");
scanf("%d", &x);
printf("Informe o valor y da coordenada: ");
scanf("%d", &y);
// a coordenada está no primeiro quadrante?
if (x > 0 && y > 0){
printf("A coordenada (%d,%d) está no Primeiro Quadrante (+,+)", x, y);
}
// a coordenada está no segundo quadrante?
else if (x < 0 && y > 0){
printf("A coordenada (%d,%d) está no Segundo Quadrante (-,+)", x, y);
}
// a coordenada está no terceiro quadrante?
else if (x < 0 && y < 0){
printf("A coordenada (%d,%d) está no Terceiro Quadrante (-,-)", x, y);
}
// a coordenada está no quarto quadrante?
else if (x > 0 && y < 0){
printf("A coordenada (%d,%d) está no Quarto Quadrante (+,-)", x, y);
}
// a coordenada está na origem
else{
printf("A coordenada (%d,%d) está na origem", x, y);
}
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
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C++ ::: C++ para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a Energia Potencial Gravitacional de um corpo dado a sua massa e altura em C++Quantidade de visualizações: 472 vezes |
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A Energia Potencial Gravitacional ou Energia Gravitacional é a energia potencial que um objeto massivo tem em relação a outro objeto massivo devido à gravidade. É a energia potencial associada ao campo gravitacional, que é parcialmente convertida em energia cinética quando os objetos caem uns contra os outros. A energia potencial gravitacional aumenta quando dois objetos são separados. A fórmula para obtenção da Energia Potencial Gravitacional de um corpo em relação à sua massa e distância do chão, ou seja, da superfície terrestre, é: \[ E_\text{pg} = \text{m} \cdot \text{g} \cdot \text{h} \] Onde: Epg ? energia potencial gravitacional (em joule, J). m ? massa do corpo (em kg). g ? aceleração da gravidade (m/s2). h ? altura do objeto em relação ao chão (em metros). Como podemos ver, a Energia Potencial Gravitacional está diretamente relacionada à distância do corpo em relação à superfície terrestre. Dessa forma, quanto mais distante da terra o objeto estiver, maior a sua energia gravitacional. Isso nós diz também que, um objeto de altura zero possui Energia Potencial Gravitacional nula. Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Uma pessoa levanta um tijolo com peso de 2 quilogramas à distância de 1,5 metros do chão. Qual é a Energia Potencial Gravitacional deste corpo? Como o exercício nos dá a massa do objeto em kg e a distância dele em relação ao chão já está em metros, tudo que temos a fazer é jogar na fórmula. Veja o código C++ completo para o cálculo:
#include <iostream>
using namespace std;
// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
// gravidade terrestre em m/s2
double gravidade = 9.80665;
// massa do corpo
double massa = 2; // em kg
// altura do corpo em relação ao chão
double altura = 1.5; // em metros
// vamos calcular a energia potencial gravitacional
double epg = massa * gravidade * altura;
// mostramos o resultado
cout << "A Energia Potencial Gravitacional é: " << epg << "J";
cout << "\n" << endl;
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: A Energia Potencial Gravitacional é: 29.419950J |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra em uma string JavaQuantidade de visualizações: 3 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos combinar os métodos da classe String e da classe StringBuffer para converter em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra de uma frase ou texto. Para isso nós vamos usar os métodos charAt(), length(), toUpperCase() e setCharAt(). Veja o código completo para o exemplo:
package estudos;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
// vamos criar uma string contendo a nossa frase
String frase = "Programar em java é bom demais";
System.out.println("A frase original é: " + frase);
// vamos converter a frase em letras minúsculas
frase = frase.toLowerCase();
// agora criamos um StringBuffer contendo a frase anterior
StringBuffer frase2 = new StringBuffer(frase);
// um laço que percorra todos os caracteres da frase
for(int i = 0; i < frase2.length(); i++){
Character letra = frase2.charAt(i);
if(i == 0){
letra = Character.toUpperCase(letra);
frase2.setCharAt(i, letra);
}
else if((i > 0) && (frase2.charAt(i - 1) == ' ')){
letra = Character.toUpperCase(letra);
frase2.setCharAt(i, letra);
}
}
// retornamos para a string
frase = frase2.toString();
// e exibimos o resultado
System.out.println("Resultado: " + frase);
System.exit(0);
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: Programar em java é bom demais Resultado: Programar Em Java É Bom Demais |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em Delphi usando a função Cos() - Calculadora de cosseno em DelphiQuantidade de visualizações: 1548 vezes |
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Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Delphi. Esta função, incorporada por padrão à linguagem, recebe um valor numérico (Extended) e retorna um valor Extended, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
Memo1.Lines.Add('Cosseno de 0 = ' + FloatToStr(Cos(0)));
Memo1.Lines.Add('Cosseno de 1 = ' + FloatToStr(Cos(1)));
Memo1.Lines.Add('Cosseno de 2 = ' + FloatToStr(Cos(2)));
end;
Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1 Cosseno de 1 = 0,54030230586814 Cosseno de 2 = -0,416146836547142 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: ![]() |
Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Números Aleatórios, Números Randômicos, Amostras Aleatórias, Amostras Randômicas |
Como gerar números aleatórios em Python usando o método random.randint() da biblioteca NumPyQuantidade de visualizações: 2940 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos gerar números inteiros randômicos usando random.randint() da biblioteca NumPy. Note que a geração de números aleatórias é uma parte importante para o desenvolvimento de modelos de teste (test models) em Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e outras áreas de estudo que envolvem Data Science. Veja um exemplo da forma mais simples do uso da função random.randint():
# importamos o módulo random da bibliteca NumPy
from numpy import random
def main():
# vamos gerar um número inteiro aleatório de 0 (incluído) à
# 10 (não incluído)
valor = random.randint(10)
print("O número sorteado foi: ", valor)
if __name__== "__main__":
main()
Ao executar este código teremos um resultado parecido com: O número sorteado foi: 3 Aqui nós informamos o limite alto do valor aleatório a ser gerado (mas ele não é incluído). Se quisermos limitar a faixa inferior, podemos tirar proveito dos parâmetros low e high da função randint(). Veja:
# importamos o módulo random da bibliteca NumPy
from numpy import random
def main():
# vamos gerar um número inteiro aleatório de 5 (incluído)
# à 10 (não incluído)
valor = random.randint(5, 10)
print("O número sorteado foi: ", valor)
if __name__== "__main__":
main()
A partir da versão 1.19 da NumPy, os desenvolvedores da biblioteca recomendam o uso do método integers() do módulo default_rng(). |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
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