Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD e VBA
PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Estruturas de Concreto Armado
Card 1 de 40
Segurança e Estados Limites Ações nas Estruturas de Concreto Armado

As combinações últimas normais e as combinações últimas de construção ou especiais se diferem apenas pelo coeficiente ψ, que é ψ0 para as combinações normais últimas e pode ser ψ0 ou ψ2 para as combinações últimas de construção ou especiais, dependendo da duração da ação variável principal.

Nas combinações últimas excepcionais, a ação excepcional é considerada em seu valor característico, isto é, não majorada.

As ações variáveis são consideradas com seus valores quase permanentes pela multiplicação pelo fator de redução ψ2.

Nas combinações frequentes de serviço, existe uma ação variável principal considerada no seu valor frequente pela multiplicação pelo fator ψ1, e as demais consideradas em seus quase permanentes, pela multiplicação por ψ2.

Já, nas combinações raras de serviço, a variável principal se encontra em seu valor característico, ao passo que as demais ações variáveis são consideradas em seus valores frequentes, pela multiplicação por ψ1.

Filtrar Cards
Use esta opção para filtrar os cards pelos tópicos que mais lhe interessam.
Termos:
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como escrever uma função is_numeric() em C que verifica se uma string contém apenas dígitos de 0 a 9

Quantidade de visualizações: 10305 vezes
Em algumas situações precisamos verificar se uma string contém apenas dígitos de 0 a 9, ou seja, é um valor numérico inteiro válido. Para isso podemos usar a função personalizada em C que mostro nesta dica. Veja que o segredo é passar todos os caracteres individualmente para a função isdigit(). Veja o código:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
#include <ctype.h>

// função personalizada que permite verificar se uma
// string contém apenas dígitos de 0 a 9
int is_numeric(const char *str){
  int res = 1; // passou no teste

  // vamos percorrer todos os caracteres da string
  // e testar se cada um é um dígito. Se não
  // for nós marcamos res como 0 e retornamos
  while(*str){
    if(!isdigit(*str)){
      res = 0;
      break;
    }

    // vamos passar para o próximo caractere
    str++;
  }

  return res;
}

int main(int argc, char *argv[]){
  char valor[20]; // vamos guardar o valor digitado aqui

  // vamos ler o valor informado pelo usuário
  printf("Digite qualquer coisa e tecle ENTER: ");
  gets(valor);

  // vamos verificar se o usuário informou uma string
  // que contém apenas dígitos de 0 a 9
  if(is_numeric(valor))
    printf("Voce informou uma string numerica");
  else
    printf("Voce NAO informou uma string numerica");

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

E, antes que perguntem como é possível verificar se a string contém um valor fracionário válido, a seguinte alteração pode ser feita:

int is_numeric(const char *str){
  int res = 1; // passou no teste

  // vamos percorrer todos os caracteres da string
  // e testar se cada um é um dígito ou uma vírgula. Se não
  // for nós marcamos res como 0 e retornamos
  while(*str){
    if((!isdigit(*str)) and (*str != ',')){
      res = 0;
      break;
    }

    // vamos passar para o próximo caractere
    str++;
  }

  return res;
}



Delphi ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Tutorial Delphi para iniciantes: Como usar o laço while do Delphi

Quantidade de visualizações: 26590 vezes
O laço while do Delphi é usado quando queremos que um bloco de instruções seja executado enquanto uma condição for satisfeita. Assim, todas as iterações do laço serão resultados de um teste condicional. Veja um exemplo:

procedure TForm1.Button3Click(Sender: TObject);
var
  i: Integer; // variável de controle
begin
  // este laço contará de 0 até 10
  i := 0;

  while i <= 10 do
    begin
      ShowMessage(IntToStr(i)); // a mensagem será exibida 10 vezes
      Inc(i); // vamos incrementar a variável de controle
    end;
end;

Aqui nós temos uma variável i que tem seu valor inicial definido como 0. Ao entrarmos no laço while nós verificamos se o valor desta variável é menor ou igual a 10. Se este teste for verdadeiro o laço é executado pela primeira vez. Dentro do laço nós aumentamos o valor da variável de controle em 1. Isso é feito de forma a evitar um laço infinito. O laço então prossegue para a próxima iteração, que ocorre somente após a verificação do resultado do teste condicional. Isso nos mostra que um laço while pode nunca ser executado (casos nos quais o teste de continuidade do laço falha já na primeira iteração).

Veja agora um exemplo no qual usamos um laço while para contar de 10 até 0:

procedure TForm1.Button3Click(Sender: TObject);
var
  i: Integer; // variável de controle
begin
  // este laço contará de 10 até 0
  i := 10;

  while i >= 0 do
    begin
      ShowMessage(IntToStr(i)); // a mensagem será exibida 10 vezes
      Dec(i); // vamos decrementar a variável de controle
    end;
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens

Como carregar uma imagem em um JFrame do Java Swing - Manipulação de imagens em Java

Quantidade de visualizações: 19805 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível combinar as classes Toolkit e MediaTracker para carregar uma imagem JPG e exibi-la na superfície da uma janela JFrame do Java Swing. Este exemplo é muito útil, pois abre o horizonte para uma infinidade de aplicações interessantes, deste visualizadores de imagens e fotos até jogos em Java.

Veja o código completo para o exemplo:

import java.awt.*;
import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  private Image imagem;  
 
  public Estudos() {
    super("Carregando imagens em uma JFrame");
     
    // imagem a ser exibida
    String minhaImagem = "foto1.jpg";
 
    Toolkit toolkit = Toolkit.getDefaultToolkit();
    imagem = toolkit.getImage(minhaImagem);
    MediaTracker mediaTracker = new MediaTracker(this);
    mediaTracker.addImage(imagem, 0);
     
    try{
      mediaTracker.waitForID(0);
    }
    catch(InterruptedException ie){
      System.err.println(ie);
      System.exit(1);
    }
 
    setSize(imagem.getWidth(null), imagem.getHeight(null));
 
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
 
  public void paint(Graphics graphics){
    graphics.drawImage(imagem, 0, 0, null);
  } 
}

Ao executar esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o tamanho de uma string em Ruby usando o método length da classe String

Quantidade de visualizações: 9581 vezes
Em várias situações nós precisamos obter o tamanho, ou seja, o comprimento ou quantidade de caracteres de uma palavra, frase ou texto em Ruby. Para isso nós podemos usar a função length da classe String.

Esta função é chamada em um objeto String e retorna o seu tamanho com um inteiro.

Veja um exemplo completo de seu uso:

# declara e inicializa uma variável string
nome = "Osmar J Silva"
 
# obtém a quantidade de caracteres na string
quant = nome.length
 
# exibe o resultado
puts("A string contém " + quant.to_s + " caracteres")

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A string contém 13 caracteres


AutoLISP ::: Dicas & Truques ::: Layer, Layers

Como retornar o nome da layer atual do AutoCAD usando AutoLISP e a variável de sistema CLAYER

Quantidade de visualizações: 420 vezes
A variável de sistema CLAYER (Current Layer) é usada quando queremos definir ou retornar o nome da layer atual do AutoCAD. E nesta dica mostrarei como podemos acessar e retornar o valor desta variável usando AutoLISP.

O primeiro passo é usar a função getvar e passar para ela o valor "CLAYER". De posse desse valor nós usamos setq para guardá-lo em uma variável de nossa preferência. Para finalizar basta chamar a função princ combinada com strcat para mostrar o resultado.

Veja o código AutoLISP completo para o exemplo:

; Esta função permite obter e exibir o valor atual
; da variável CLAYER do AutoCAD. Esta variável retorna
; o nome da layer atual
(defun c:layer_atual()
  (setq nome_layer_atual (getvar "CLAYER"))
  ; mostramos o resultado
  (princ (strcat "\nNome da layer atual: " nome_layer_atual))
  (princ)
)

Ao executar este código AutoLISP nós teremos o seguinte resultado:

Nome da layer atual: PAREDES


Veja mais Dicas e truques de AutoLISP

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 32,90

Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 103 usuários muito felizes estudando em nosso site.