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C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados long ou long int da linguagem C++Quantidade de visualizações: 22269 vezes |
O tipo de dados long (também chamado de long int) da linguagem C++ é uma variação do tipo int e geralmente possui a mesma capacidade de armazenamento deste. Nós o usamos quando queremos representar números inteiros, ou seja, sem partes fracionárias, assim como int. É importante verificar se o seu compilador trata int e long da mesma forma. Veja um trecho de código demonstrando o uso deste tipo (note que estes estudos foram feitos no Windows XP - 32 bits - usando Dev-C++):#include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // declara uma variável do tipo long long quant = 590; cout << "Quantidade: " << quant << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Veja que a maioria dos compiladores C++ não faz distinção entre os tipos long e long int. A capacidade de armazenamento do tipo long depende da arquitetura na qual o programa está sendo executado. Uma forma muito comum de descobrir esta capacidade é usar os símbolos LONG_MIN e LONG_MAX, definidos no header climits (limits.h). Veja: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Valor mínimo: " << LONG_MIN << "\n"; cout << "Valor máximo: " << LONG_MAX << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este programa você terá um resultado parecido com: Valor mínimo: -2147483648 Valor máximo: 2147483647 Veja que o tipo long aceita valores positivos e negativos. Tudo que você tem a fazer é tomar todo o cuidado para que os valores atribuidos a variáveis deste tipo não ultrapassem a faixa permitida. Veja um trecho de código que provoca o que chamamos de transbordamento (overflow): #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ long soma = LONG_MAX + 2; cout << "Resultado: " << soma << "\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Este programa exibirá o seguinte resultado: Resultado: -2147483647 Note que este não é o resultado esperado, visto que LONG_MAX + 2 deveria retornar: 2147483647 + 2 = 2147483649 Porém, como o valor máximo que pode ser armazenado em um long é 2147483647, o procedimento adotado pelo compilador foi tornar o número negativo e subtrair 1. É claro que, se você testar este código em arquiteturas diferentes o resultado poderá ser diferente do exemplificado aqui. Em termos de bytes, é comum o tipo long ser armazenado em 4 bytes, o que resulta em 32 bits (um byte é formado por 8 bits, lembra?). Veja um trecho de código que mostra como usar o operador sizeof() para determinar a quantidade de bytes necessários para armazenar um variável do tipo long: #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ cout << "Tamanho de um long: " << sizeof(long) << " bytes\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } O resultado da execução deste código será algo como: Tamanho de um long: 4 bytes |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Joins (Junções) |
Como usar joins no MySQLQuantidade de visualizações: 11038 vezes |
As junções (joins) são ferramentas presentes na maioria dos bancos de dados que suportam SQL e são usadas quando precisamos recuperar dados de uma ou mais tabelas com base em suas relações lógicas. Desta forma, é possível combinar os registros de tais tabelas de forma a construir um "super-registro", que nos permitirá exibir relatórios mais elaborados. Para o bom entendimento de junções, vamos considerar duas tabelas: filmes e generos. Aqui nós temos uma cardinalidade de 1 x N. Um filme possui um gênero, enquanto um gênero pode abranger vários filmes. Vamos começar criando estas duas tabelas (comece com a tabela generos, já que esta não depende da tabela de filmes): Comando DLL CREATE TABLE para a tabela generos: CREATE TABLE generos( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT, nome VARCHAR(45) NOT NULL, PRIMARY KEY(id) ) ENGINE = InnoDB; Veja agora o comando SQL para a criação da tabela de filmes: Comando DLL CREATE TABLE para a tabela filmes: CREATE TABLE filmes( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT, titulo VARCHAR(45) NOT NULL, genero INTEGER UNSIGNED NOT NULL, PRIMARY KEY(id), CONSTRAINT fk_filmes_generos FOREIGN KEY fk_filmes_generos(id) REFERENCES generos(id) ON DELETE RESTRICT ON UPDATE RESTRICT ) ENGINE = InnoDB; Veja que a tabela filmes contém uma chave estrangeira referenciando a chave primária da tabela generos. Isso nos permite "atrelar" um filme ao seu gênero. Vá em frente e insira alguns dados em ambas as tabelas. Primeiro cadastre alguns gêneros e em seguida alguns filmes. Vejamos agora a importância dos joins. Observe o resultado de um comando DML SELECT na tabela filmes: SELECT * FROM filmes; id titulo genero 1 EFEITO BORBOLETA 6 2 O PENTELHO 1 3 VIAGEM MALDITA 3 Nesta query o gênero é retornado como um valor inteiro, ou seja, o valor do campo id da tabela generos. Em muitos casos este não é o comportamento que queremos. Em vez do id do gênero nós gostaríamos de exibir seu nome. Isso pode ser conseguido da seguinte forma: SELECT filmes.id, filmes.titulo, generos.nome FROM filmes, generos WHERE filmes.genero = generos.id; id titulo genero 1 EFEITO BORBOLETA FICÇÃO 2 O PENTELHO COMÉDIA 3 VIAGEM MALDITA TERROR Nesta query eu usei o nome completo da tabela antes do nome dos campos a serem retornados. Na prática, é comum darmos apelidos às tabelas. Veja: SELECT f.id, f.titulo, g.nome FROM filmes f, generos g WHERE f.genero = g.id; Neste exemplo, não usamos as palavras-chaves INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN, etc. A junção está "escondida" na cláusula SELECT. Esta técnica é conhecida como "junção implícita" ou "implicit join". Veja como o mesmo resultado pode ser obtido usando a junção INNER JOIN: SELECT f.id, f.titulo, g.nome FROM filmes f INNER JOIN generos g ON f.genero = g.id; Veja minhas outras dicas sobre junções para aprender mais sobre INNER JOIN, LEFT JOIN, RIGHT JOIN, OUTER JOIN, FULL JOIN, etc. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como arredondar casas decimais para baixo usando a função Floor() do DelphiQuantidade de visualizações: 13679 vezes |
A função Floor(), presente na unit Math, é útil quando queremos arrendondar valores de ponto-flutuante (valores com casas decimais) para baixo, ou seja, para o maior inteiro menor ou igual ao valor fornecido. Veja um exemplo:procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var valor: Real; resultado: Integer; begin // uses Math valor := 8.74; // vamos arredondar o valor para baixo // o resultado será 8 resultado := Floor(valor); // exibe o resultado ShowMessage('O valor arredondado para baixo é: ' + IntToStr(resultado)); end; Note que os valores 8.0001, 8.3, 8.1, 8.99, etc, serão todos arredondados para 8. No entanto, 9.0 é arredondado para 9. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar a ocorrência de uma substring em uma string do C# usando o método Contains() da classe StringQuantidade de visualizações: 33 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar o método Contains() da classe String do C# para verificar se uma letra ou palavra está contida em uma frase ou texto. Se a substring for encontrada, a função Contains() retorna um valor true (verdadeiro), e false (falso) em caso contrário. Veja o exemplo completo: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto de programar em C#"; // a frase contém a palavra "programar"? if (frase.Contains("programar")) { Console.WriteLine("A palavra pesquisada está contida na string"); } // a palavra pesquisada não foi encontrada na string else { Console.WriteLine("A palavra pesquisada NÃO está contida na string"); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: A palavra pesquisada está contida na string Tenha em mente que o método Contains() da classe String do C# diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como somar os elementos da diagonal principal de uma matriz em RubyQuantidade de visualizações: 711 vezes |
A Matriz quadrada é um tipo especial de matriz que possui o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas, ou seja, dada uma matriz Anxm, ela será uma matriz quadrada se, e somente se, n = m, onde n é o número de linhas e m é o número de colunas. Em geral as matrizes quadradas são chamadas de Matrizes de Ordem n, onde n é o número de linhas e colunas. Dessa forma, uma matriz de ordem 4 é uma matriz que possui 4 linhas e quatro colunas. Toda matriz quadrada possui duas diagonais, e elas são muito exploradas tanto na matemática quanto na construção de algorítmos. Essas duas diagonais são chamadas de Diagonal Principal e Diagonal Secundária. A diagonal principal de uma matriz quadrada une o seu canto superior esquerdo ao canto inferior direito. Veja: Nesta dica veremos como calcular a soma dos valores dos elementos da diagonal principal de uma matriz usando Ruby. Para isso, só precisamos manter em mente que a diagonal principal de uma matriz A é a coleção das entradas Aij em que i é igual a j. Assim, tudo que temos a fazer é converter essa regra para código Ruby. Veja um trecho de código Ruby completo no qual pedimos para o usuário informar os elementos da matriz e em seguida mostramos a soma dos elementos da diagonal superior: # vamos declarar e construir uma matriz de três linhas e três colunas matriz = Array.new(3){Array.new(3)} soma_diagonal = 0; # guarda a soma dos elementos na diagonal principal # vamos ler os valores para os elementos da matriz for i in (0..2) # linhas for j in (0..2) # colunas printf("Valor para a linha %d e coluna %d: ", i, j) matriz[i][j] = gets.chomp.to_i end end # vamos mostrar a matriz da forma que ela # foi informada print("\n") for i in (0..2) # linhas for j in (0..2) # colunas printf("%5d ", matriz[i][j]) end print("\n") end # vamos calcular a soma dos elementos da diagonal # principal for i in (0..2) # linhas for j in (0..2) # colunas if(i == j) soma_diagonal = soma_diagonal + matriz[i][j] end end end # e mostramos o resultado printf("\nA soma dos elementos da diagonal principal é: %d", soma_diagonal) Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor para a linha 0 e coluna 0: 3 Informe o valor para a linha 0 e coluna 1: 7 Informe o valor para a linha 0 e coluna 2: 9 Informe o valor para a linha 1 e coluna 0: 2 Informe o valor para a linha 1 e coluna 1: 4 Informe o valor para a linha 1 e coluna 2: 1 Informe o valor para a linha 2 e coluna 0: 5 Informe o valor para a linha 2 e coluna 1: 6 Informe o valor para a linha 2 e coluna 2: 8 3 7 9 2 4 1 5 6 8 A soma dos elementos da diagonal principal é: 15 |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby |
Veja mais Dicas e truques de Ruby |
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