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Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores |
Como usar o modificador native da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 9959 vezes |
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O modificador native é usado exclusivamente com métodos. A implementação de um método marcado como native não é feita em Java mas sim em outra linguagem de programação, tal como C ou C++. Veja um exemplo de uma aplicação Java contendo um método native:
public class Estudos{
private static native void escrever();
public static void main(String[] args){
System.loadLibrary("Funcoes");
escrever();
}
}
O primeiro detalhe a observar é a definição de um método native chamado escrever(). Veja que este método possui apenas a assinatura, o que quer dizer que sua implementação virá de um ponto externo ao nosso código. Em seguida temos uma chamada ao método LoadLibrary() da classe System. Este método recebe uma string contendo o nome da biblioteca que contém a implementação do método escrever(). O próprio método LoadLibrary se encarrega de acrescentar as extensões .dll ou .so ao nome da biblioteca que será carregada. Quando estamos trabalhando com métodos native, é sempre uma boa idéia estudarmos JNI (Java Native Interface). JNI é uma API do Java que permite que métodos Java chamem funções nativas implementadas em C. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como comparar strings em Java usando o método equals() da classe StringQuantidade de visualizações: 1 vezes |
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Em várias ocasiões nós precisamos efetuar a comparação de textos, frases ou palavras em Java. Para isso nós podemos usar o método equals() da classe String. Esta função recebe as duas strings a serem testadas e retorna true se as duas strings forem iguais e false em caso contrário. Veja um exemplo de seu uso:
// Este exemplo mostra como comparar duas strings
// em Java usando o método equals()
package arquivodecodigos;
public class Estudos{
public static void main(String[] args) {
// vamos declarar duas strings
String s1 = "Gosto de Java";
String s2 = "Gosto de java";
// e agora vamos verificar se as duas são iguais
if(s1.equals(s2)){
System.out.println("As duas strings são iguais");
}
else{
System.out.println("As duas strings são diferentes");
}
System.exit(0);
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: As duas strings são diferentes. É importante ter em mente que o método equals() diferencia maiúsculas de minúsculas. |
HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas |
Como usar o método arc() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar arcos, curvas e círculosQuantidade de visualizações: 4458 vezes |
O método arc() do objeto Canvas do HTML5 nos permite criar figuras tais como arcos, curvas e círculos. Para isso é importante entender os seus parâmetros:arc(x, y, radius, ang1, ang2, direction); Os parâmetros x e y indicam as coordenadas do centro do círculo. O parâmetro radius indica o raio do círculo. Os parâmetros ang1 e ang2 indicam o ângulo inicial e o ângulo final. O parâmetro direction indica a direção do desenho. Se o valor true for informado, a direção será anti-horário. Se for false, o desenho será no sentido horário. É importante observar que os ângulos são medidos em radianos, não em graus. Assim, o ângulo 0 representa a posição 3 horas no relógio. A posição de 9 horas é (1 * PI), 12 horas é (1.5 * PI) e 6 horas é (0.5 * PI). Portanto, se você quiser desenhar um círculo completo, deverá sair do ângulo 0 e ir até (2 * PI). Veja um trecho de código que desenha um arco equivalente a um quarto de uma pizza, ou seja, 25%, saindo do ângulo 90º (em graus) e indo até 180º (graus):
<html>
<head>
<meta charset="utf-8">
<title>Estudos HTML5</title>
</head>
<body>
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
<script type="text/javascript">
// obtemos uma referência ao elemento Canvas
var canvas = document.getElementById("canvas1");
// obtemos o contexto de desenho
var contexto = canvas.getContext("2d");
// vamos desenhar um arco sem preenchimento com raio de 80
contexto.beginPath(); // início um novo caminho
// o arco começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 90 (em graus)
// e vai até o ânculo 180 (graus)
// as medidas na função arc() são em radianos, não em graus
contexto.arc(100, 100, 80, Math.PI, 1.5 * Math.PI, false);
contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
contexto.stroke(); // realiza o desenho
</script>
</body>
</html>
Execute este código e veja que o arco realmente foi desenhado. Seu resultado deverá ser parecido com: ![]() No entanto, para parecer um pedação de pizza, ou seja, o ponto de partida para um gráfico de pizza, é preciso que tenhamos duas linhas ligado esse arco ao centro do círculo. Veja a modificação que fiz:
<html>
<head>
<meta charset="utf-8">
<title>Estudos HTML5</title>
</head>
<body>
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
<script type="text/javascript">
// obtemos uma referência ao elemento Canvas
var canvas = document.getElementById("canvas1");
// obtemos o contexto de desenho
var contexto = canvas.getContext("2d");
// vamos desenhar um arco sem preenchimento com raio de 80
contexto.beginPath(); // início um novo caminho
// primeiro movemos a caneta de desenho para o centro do círculo
contexto.moveTo(100, 100);
// o arco começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 90 (em graus)
// e vai até o ânculo 180 (graus)
// as medidas na função arc() são em radianos, não em graus
contexto.arc(100, 100, 80, Math.PI, 1.5 * Math.PI, false);
contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
// agora desenhamos uma linha de volta para o arco
contexto.lineTo(100, 100);
contexto.stroke(); // realiza o desenho
</script>
</body>
</html>
Execute novamente e veja que agora o efeito ficou bem melhor. Seu resultado deverá ser parecido com: ![]() Para finalizar, vamos colorir o pedação de pizza. Veja a nova versão (com o código completo):
<!doctype html>
<html>
<head>
<title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
<body>
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
<script type="text/javascript">
// obtemos uma referência ao elemento Canvas
var canvas = document.getElementById("canvas1");
// obtemos o contexto de desenho
var contexto = canvas.getContext("2d");
// vamos desenhar um arco sem preenchimento com raio de 80
contexto.beginPath(); // início um novo caminho
// primeiro movemos a caneta de desenho para o centro do círculo
contexto.moveTo(100, 100);
// o arco começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 90 (em graus)
// e vai até o ânculo 180 (graus)
// as medidas na função arc() são em radianos, não em graus
contexto.arc(100, 100, 80, Math.PI, 1.5 * Math.PI, false);
contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
// agora desenhamos uma linha de volta para o arco
contexto.lineTo(100, 100);
// vamos preencher o gráfico
contexto.fillStyle = "#CCCCCC"; // cor do preenchimento
contexto.fill(); // preenche de fato
contexto.stroke(); // realiza o desenho
</script>
</body>
</html>
Agora o resultado será: ![]() |
Python ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como criar um diretório em Python usando a função mkdir() do módulo osQuantidade de visualizações: 3352 vezes |
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Podemos usar a função mkdir() do módulo os da linguagem Python para criarmos diretórios. Em sua versão mais simples, este método pede somente o nome e caminho do diretório a ser criado. Se o caminho for omitido, o novo diretório será criado no diretório atual, ou seja, o diretório da aplicação Python. Veja um exemplo no qual criamos um diretório chamado "app" no diretório "C:\estudos_python":
# importa o módulo os
import os
# método principal
def main():
# nome do diretório
diretorio = "C:\\estudos_python\\app"
# vamos criar o diretório
os.mkdir(diretorio)
# mostramos o resultado
print('O diretório foi criado com sucesso.')
if __name__== "__main__":
main()
Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: c:\estudos_python>python estudos.py O diretório foi criado com sucesso. Note que um erro do tipo FileExistsError será exibido se o diretório já existir: Traceback (most recent call last): File "c:\estudos_python\estudos.py", line 16, in <module> main() File "c:\estudos_python\estudos.py", line 10, in main os.mkdir(diretorio) FileExistsError: [WinError 183] Não é possível criar um arquivo já existente: 'C:\\estudos_python\\app' Uma forma de evitar este erro é verificar se o diretório já existe ou usar uma construção try...except. Veja:
# importa o módulo os
import os
# método principal
def main():
# nome do diretório
diretorio = "C:\\estudos_python\\app"
try:
# vamos criar o diretório
os.mkdir(diretorio)
# mostramos o resultado
print('O diretório foi criado com sucesso.')
except os.error as error_msg:
print("Houve um erro: %s" % str(error_msg))
if __name__== "__main__":
main()
Execute o código novamente e veja como o tratamento de erro ficou mais elegante. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Como declarar e construir um array de int em Java e usar o laço for para solicitar ao usuário que informe os valores dos elementosQuantidade de visualizações: 13653 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console que declara e constrói um array, ou seja, um vetor de 10 elementos do tipo int. Em seguida use um laço for para solicitar ao usuário que informe 10 valores inteiros e armazene tais valores nos elementos do array: Sua saída deverá ser parecida com: Informe o 1º valor: 5 Informe o 2º valor: 7 Informe o 3º valor: 11 Informe o 4º valor: 3 Informe o 5º valor: 9 Informe o 6º valor: 4 Informe o 7º valor: 20 Informe o 8º valor: 1 Informe o 9º valor: 6 Informe o 10º valor: 63 Os valores informados foram: O 1º valor foi: 5 O 2º valor foi: 7 O 3º valor foi: 11 O 4º valor foi: 3 O 5º valor foi: 9 O 6º valor foi: 4 O 7º valor foi: 20 O 8º valor foi: 1 O 9º valor foi: 6 O 10º valor foi: 63 Resposta/Solução: Como a solução deste exercício depende de valores informados pelo usuário, a classe Scanner deverá ser usada. Desta forma, você deverá importá-la, usando a linha: import java.util.Scanner;
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// para este exercício você deverá importar a classe
// Scanner. Ela está no pacote java.util.*;
// vamos construir um objeto da classe Scanner para ler a
// entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos declarar e construir um array de 10 inteiros
int valores[] = new int[10];
// agora vamos solicitar ao usuário que informe os 10 valores para
// os elementos do array. O mais recomendável neste caso é usar um
// laço for que repetirá 10 vezes e, a cada repetição, solicitaremos
// um valor
for (int i = 0; i < valores.length; i++) {
System.out.print("Informe o " + (i + 1) + "º valor: ");
valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
}
// para finalizar vamos exibir os valores informados pelo usuário e
// presentes nos elementos do array
System.out.println("\nOs valores informados foram:\n");
for (int i = 0; i < valores.length; i++) {
System.out.println("O " + (i + 1) + "º valor foi: " + valores[i]);
}
}
}
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Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
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Dicas e truques de outras linguagens |
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Java - Como listar todo o conteúdo de um diretório usando a função listFiles() da classe File do Java |
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1º lugar: Java |








