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C# ::: Windows Forms ::: CheckBox

C# Windows Forms - Como usar a classe CheckBox em seus formulários C# Windows Forms

Quantidade de visualizações: 13206 vezes
Um objeto da classe System.Windows.Forms.CheckBox representa um controle Windows CheckBox. Este controle é uma caixa que pode ser marcada ou desmarcada. Além disso, este controle pode conter uma imagem, texto, ou ambos.

Veja a posição da classe CheckBox na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object 
  System.MarshalByRefObject 
    System.ComponentModel.Component 
      System.Windows.Forms.Control 
        System.Windows.Forms.ButtonBase 
          System.Windows.Forms.CheckBox


Você pode ter quantas CheckBox quiser em seus formulários. Elas não precisam necessariamente estar relacionadas. Em tempo de design podemos colocar uma CheckBox em um formulário simplesmente acessando o ToolBox -> Common Controls e arrastando o controle CheckBox para a posição desejada no formulário.

Por padrão, uma CheckBox aparecerá desmarcada, ou seja, sua propriedade Checked será false. O texto ao lado da CheckBox pode ser modificado por meio da propriedade Text.

Em tempo de execução podemos verificar se uma CheckBox está marcada com um código semelhante ao mostrado abaixo (estou assumindo que seu formulário possui um Button e uma CheckBox):

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos verificar se a CheckBox está marcada ou desmarcada
  if(checkBox1.Checked)
    MessageBox.Show("A CheckBox está marcada");
  else
    MessageBox.Show("A CheckBox está desmarcada");
}

Caso precise modificar a propriedade Checked de uma CheckBox em tempo de execução, você poderá escrever algo parecido com:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos marcar a CheckBox
  checkBox1.Checked = true;
}



Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

Como criar módulos de código reutilizável em Python

Quantidade de visualizações: 8874 vezes
Uma das características da boa programação é reutilizar ao máximo códigos bem testados e independentes. A criação de módulos de funções e definições de classes em Python pode ser feita de forma bem simples.

1) Comece criando um arquivo chamado funcoes.py com o seguinte conteúdo:

"""
  Sou um módulo Python. A única funcionalidade que
  ofereço é uma função que soma dois números
"""

def somar(num1, num2):
  return (num1 + num2)

2) Salve este arquivo no diretório atual de sua aplicação e vamos importá-lo. Para isso escreva um novo programa. Uma sugestão é:

"""
  Sou o programa principal e vou importar
  o módulo que contém a função somar
"""

import funcoes

def main():
  print(funcoes.somar(3, 5))  
    
if __name__== "__main__":
  main()

3) Execute o programa e veja o resultado.

Para que este programa funcione corretamente, é preciso que o módulo a ser importado esteja no diretório atual ou em qualquer um dos diretórios pesquisados pelo interpretador Python, geralmente representados pelo variável de ambiente PYTHONPATH.

Porém, há situações que queremos agrupar nossos módulos em um diretório dentro do diretório principal da aplicação. O exemplo abaixo mostra como importar um módulo localizado no diretório "lib" da aplicação atual:

"""
  Sou o programa principal e vou importar
  o módulo que contém a função somar()
"""

# importa o módulo sys
import sys

# acrescenta o diretório lib na variável
# de ambiente PYTHONPATH
sys.path.append(sys.path[0] + '\\lib')

# pode importar funcoes no diretório lib
import funcoes

# pode chamar o método somar agora
def main():
  print(funcoes.somar(3, 5))

if __name__== "__main__":
  main()



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como concatenar strings em Ruby usando o operador <<

Quantidade de visualizações: 8572 vezes
Esta dica mostra como podemos usar o operador << para concatenar strings em Ruby. Veja:

frase1 = "Gosto muito de Ruby"
frase2 = " e de Python"

# vamos concatenar as duas strings
res = frase1 << frase2

# exibe o resultado
puts res

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Gosto muito de Ruby e de Python


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Python - Como retornar o primeiro elemento de um vetor em Python

Quantidade de visualizações: 593 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que mostra como acessar e retornar o primeiro elemento de um vetor (array) em Python.

Sua saída deverá ser parecida com:

Os elementos do vetor são: [9, 5, 3, 2, 4, 8]
O primeiro elemento do array é: 9 
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# função principal do programa
def main():
  # vamos criar um array de inteiros
  valores = [9, 5, 3, 2, 4, 8]
  print("Os elementos do vetor são: {0}".format(valores))
    
  # agora vamos retornar o primeiro elemento do vetor
  primeiro = valores[0]
    
  # e mostramos o resultado
  print("O primeiro elemento do array é: {0}".format(primeiro))
  
if __name__== "__main__":
  main()



Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox

Como excluir todos os itens de uma ListBox do Delphi - Como remover todos os itens da ListBox usando a função Clear

Quantidade de visualizações: 14826 vezes
Em algumas situações nós precisamos excluir todos os itens de uma ListBox. Para tais situações podemos usar o método Clear da classe ListBox. Veja:

procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos excluir todos os itens da ListBox
  ListBox1.Clear;
  

  // poderíamos também usar
  // ListBox1.Items.Clear;
end;

Note que podemos também chamar o método Clear diretamente no objeto Items da ListBox, embora a chamada na ao método Clear da lista seja mais comum.

É possível também excluir os itens de uma ListBox individualmente chamando a função Delete() no objeto Items. Neste caso nós usamos um laço e percorremos todos os elementos da lista e os excluímos um a um. É importante, para estes casos, lembrarmos de percorrer os itens do último para o primeiro. Caso esta regra não seja obedecida, poderá haver erros de acesso durante a exclusão. Veja o código:

procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
var
  i: Integer;
begin
  // vamos percorrer todos os itens da ListBox do último
  // para o primeiro
  for i := ListBox1.Items.Count - 1 downto 0 do
    begin
      // vamos excluir o item no índice correspondente
      ListBox1.Items.Delete(i);
    end;
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

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