Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Construção Civil |
||
|
||
|
|
||
C# ::: Windows Forms ::: CheckBox |
C# Windows Forms - Como usar a classe CheckBox em seus formulários C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 13206 vezes |
|
Um objeto da classe System.Windows.Forms.CheckBox representa um controle Windows CheckBox. Este controle é uma caixa que pode ser marcada ou desmarcada. Além disso, este controle pode conter uma imagem, texto, ou ambos. Veja a posição da classe CheckBox na hierarquia de classes da plataforma .NET:
System.Object
System.MarshalByRefObject
System.ComponentModel.Component
System.Windows.Forms.Control
System.Windows.Forms.ButtonBase
System.Windows.Forms.CheckBox
Você pode ter quantas CheckBox quiser em seus formulários. Elas não precisam necessariamente estar relacionadas. Em tempo de design podemos colocar uma CheckBox em um formulário simplesmente acessando o ToolBox -> Common Controls e arrastando o controle CheckBox para a posição desejada no formulário. Por padrão, uma CheckBox aparecerá desmarcada, ou seja, sua propriedade Checked será false. O texto ao lado da CheckBox pode ser modificado por meio da propriedade Text. Em tempo de execução podemos verificar se uma CheckBox está marcada com um código semelhante ao mostrado abaixo (estou assumindo que seu formulário possui um Button e uma CheckBox):
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos verificar se a CheckBox está marcada ou desmarcada
if(checkBox1.Checked)
MessageBox.Show("A CheckBox está marcada");
else
MessageBox.Show("A CheckBox está desmarcada");
}
Caso precise modificar a propriedade Checked de uma CheckBox em tempo de execução, você poderá escrever algo parecido com:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos marcar a CheckBox
checkBox1.Checked = true;
}
|
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Como criar módulos de código reutilizável em PythonQuantidade de visualizações: 8874 vezes |
|
Uma das características da boa programação é reutilizar ao máximo códigos bem testados e independentes. A criação de módulos de funções e definições de classes em Python pode ser feita de forma bem simples. 1) Comece criando um arquivo chamado funcoes.py com o seguinte conteúdo: """ Sou um módulo Python. A única funcionalidade que ofereço é uma função que soma dois números """ def somar(num1, num2): return (num1 + num2) 2) Salve este arquivo no diretório atual de sua aplicação e vamos importá-lo. Para isso escreva um novo programa. Uma sugestão é:
"""
Sou o programa principal e vou importar
o módulo que contém a função somar
"""
import funcoes
def main():
print(funcoes.somar(3, 5))
if __name__== "__main__":
main()
3) Execute o programa e veja o resultado. Para que este programa funcione corretamente, é preciso que o módulo a ser importado esteja no diretório atual ou em qualquer um dos diretórios pesquisados pelo interpretador Python, geralmente representados pelo variável de ambiente PYTHONPATH. Porém, há situações que queremos agrupar nossos módulos em um diretório dentro do diretório principal da aplicação. O exemplo abaixo mostra como importar um módulo localizado no diretório "lib" da aplicação atual: """ Sou o programa principal e vou importar o módulo que contém a função somar() """ # importa o módulo sys import sys # acrescenta o diretório lib na variável # de ambiente PYTHONPATH sys.path.append(sys.path[0] + '\\lib') # pode importar funcoes no diretório lib import funcoes # pode chamar o método somar agora def main(): print(funcoes.somar(3, 5)) if __name__== "__main__": main() |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como concatenar strings em Ruby usando o operador <<Quantidade de visualizações: 8572 vezes |
Esta dica mostra como podemos usar o operador << para concatenar strings em Ruby. Veja: frase1 = "Gosto muito de Ruby" frase2 = " e de Python" # vamos concatenar as duas strings res = frase1 << frase2 # exibe o resultado puts res Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Gosto muito de Ruby e de Python |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Python - Como retornar o primeiro elemento de um vetor em PythonQuantidade de visualizações: 593 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que mostra como acessar e retornar o primeiro elemento de um vetor (array) em Python. Sua saída deverá ser parecida com: Os elementos do vetor são: [9, 5, 3, 2, 4, 8] O primeiro elemento do array é: 9 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:
# função principal do programa
def main():
# vamos criar um array de inteiros
valores = [9, 5, 3, 2, 4, 8]
print("Os elementos do vetor são: {0}".format(valores))
# agora vamos retornar o primeiro elemento do vetor
primeiro = valores[0]
# e mostramos o resultado
print("O primeiro elemento do array é: {0}".format(primeiro))
if __name__== "__main__":
main()
|
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como excluir todos os itens de uma ListBox do Delphi - Como remover todos os itens da ListBox usando a função ClearQuantidade de visualizações: 14826 vezes |
Em algumas situações nós precisamos excluir todos os itens de uma ListBox. Para tais situações podemos usar o método Clear da classe ListBox. Veja:procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject); begin // vamos excluir todos os itens da ListBox ListBox1.Clear; // poderíamos também usar // ListBox1.Items.Clear; end; Note que podemos também chamar o método Clear diretamente no objeto Items da ListBox, embora a chamada na ao método Clear da lista seja mais comum. É possível também excluir os itens de uma ListBox individualmente chamando a função Delete() no objeto Items. Neste caso nós usamos um laço e percorremos todos os elementos da lista e os excluímos um a um. É importante, para estes casos, lembrarmos de percorrer os itens do último para o primeiro. Caso esta regra não seja obedecida, poderá haver erros de acesso durante a exclusão. Veja o código:
procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
var
i: Integer;
begin
// vamos percorrer todos os itens da ListBox do último
// para o primeiro
for i := ListBox1.Items.Count - 1 downto 0 do
begin
// vamos excluir o item no índice correspondente
ListBox1.Items.Delete(i);
end;
end;
Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi |
Veja mais Dicas e truques de Delphi |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |






