Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Construção Civil |
||
|
||
|
|
||
C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados |
C# para iniciantes - Como usar o tipo de dados char da linguagem C#Quantidade de visualizações: 16140 vezes |
|
O tipo de dados char é usado quando queremos declarar, definir e usar caracteres em nossos programas. Em C#, uma variável do tipo char armazena um caractere Unicode, que são caracteres de 16 bits usados para representar a maioria das linguagens escritas mais conhecidas no mundo. O tipo char é um apelido C# para o tipo System.Char da plataforma .NET e sua faixa de valores varia de U+0000 à U+ffff (de 0 à 65535). Variáveis do tipo char podem ser declaradas e receber valores literais de três formas. Veja: // define uma letra char letra = 'A'; // define um valor hexadecimal equivalente à letra "A" char letra2 = '\x0041'; // define um valor Unicode equivalente à letra "A" char letra3 = '\u0041'; Há ainda a possibilidade de efetuar um cast de um valor inteiro para o tipo char. Veja:
// converte o valor 65 para um char
char letra = (char)65;
// exibe o resultado
Console.WriteLine("A letra é: " + letra);
Quando se trata de conversões implícitas, o tipo char pode ser convertido implicitamente para os tipos ushort, int, uint, long, ulong, float, double e decimal. Contudo, o caminho contrário não é possível, ou seja, nenhum outro tipo de dados pode ser convertido para o tipo char sem a necessidade de um cast (conversão explícita). Para finalizar, veja um trecho de código que exibe o alfabeto completo em letras maiúsculas:
static void Main(string[] args){
for(int i = 65; i <= 90; i++){
char letra = (char)i;
Console.Write(letra + " ");
}
// pausa o programa
Console.ReadKey();
}
|
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercícios Resolvidos de Python - Como escrever uma função Python que recebe dois números inteiros e retorna a soma desses dois valores como um inteiroQuantidade de visualizações: 835 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva uma função em Python chamada somar() que recebe dois números inteiros e retorna a soma desses dois valores como um inteiro. Este método deverá ter a seguinte assinatura: def somar(a, b): # sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 4 Informe o segundo número: 3 A soma dos dois números é: 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:
# método que recebe dois inteiros e retorna a soma como um número inteiro
def somar(a, b):
soma = a + b # soma os dois números
return soma # retorna a soma para o método chamador
# função principal do programa
def main():
# vamos pedir ao usuário que informe dois valores inteiros
n1 = int(input("Informe o primeiro número: "))
n2 = int(input("Informe o segundo número: "))
# vamos efetuar uma chamada ao método somar() e obter seu retorno
resultado = somar(n1, n2)
# finalmente mostramos o resultado
print("A soma dos dois números é: {0}".format(resultado))
if __name__== "__main__":
main()
|
Java ::: Dicas & Truques ::: Timers |
Java Swing Exemplo completo: Como usar um timer para atualizar a hora atual em uma JLabelQuantidade de visualizações: 17471 vezes |
|
Este exemplo mostra como criar uma janela JFrame contendo dois botões JButton, um label JLabel e um timer (java.awt.Timer). Quando o timer dispara, o texto da label é atualizado para refletir a hora atual. Veja o resultado na imagem abaixo: ![]() E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo:
package arquivodecodigos;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import java.util.Calendar;
import java.text.DecimalFormat;
public class Estudos extends JFrame{
JLabel hora;
Timer timer;
DecimalFormat formato;
public Estudos() {
super("Usando timers em Java");
Container c = getContentPane();
c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
formato = new DecimalFormat("00");
// Cria o timer
timer = new Timer(1000, new ActionListener(){
@Override
public void actionPerformed(ActionEvent e){
atualizarHoras();
}
});
// Cria um botão com o texto "Iniciar"
JButton iniciar = new JButton("Iniciar");
iniciar.addActionListener(
new ActionListener(){
@Override
public void actionPerformed(ActionEvent e){
timer.start(); // inicia o timer
}
}
);
// Cria um botão com o texto "Parar"
JButton parar = new JButton("Parar");
parar.addActionListener(
new ActionListener(){
@Override
public void actionPerformed(ActionEvent e){
timer.stop(); // pára o timer
}
}
);
// JLabel que exibirá a hora atual
hora = new JLabel("00:00:00");
// Adiciona os botões à janela
c.add(iniciar);
c.add(parar);
// adiciona o label à janela
c.add(hora);
setSize(350, 250);
setVisible(true);
}
private void atualizarHoras(){
// Cria uma instância de Calendar
Calendar agora = Calendar.getInstance();
// horas, minutos e segundos
int horas = agora.get(Calendar.HOUR);
int minutos = agora.get(Calendar.MINUTE);
int segundos = agora.get(Calendar.SECOND);
hora.setText(formato.format(horas) + ":" +
formato.format(minutos) + ":" +
formato.format(segundos));
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
|
Java ::: Classes e Componentes ::: JList |
Java Swing para iniciantes - Como adicionar itens a uma JList em tempo de execuçãoQuantidade de visualizações: 23259 vezes |
|
Este exemplo mostra como inserir itens em uma JList do Java Swing em tempo de execução. O valor a ser inserido é informado em um JTextField. Veja que estamos usando a classe DefaultListModel e seu método addElement() para adicionar os novos itens. Veja a janela JFrame e os componentes usados para exemplificar esta funcionalidade: ![]() E agora veja o código Java Swing completo para o exemplo:
package arquivodecodigos;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
public class Estudos extends JFrame{
JList lista;
JTextField campo;
public Estudos() {
super("A classe JList");
Container c = getContentPane();
c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
// Cria um novo DefaultListModel
DefaultListModel modelo = new DefaultListModel();
// Cria a JList
lista = new JList();
// Atribui o DefaultListModel à JList
lista.setModel(modelo);
// Um botão que permite adicionar itens na JList
JButton btn = new JButton("Adicionar na JList");
btn.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
String valor = campo.getText();
if(valor.length() != 0){
((DefaultListModel)(lista.getModel()))
.addElement(valor);
campo.setText("");
campo.requestFocus();
}
}
}
);
// Adiciona a lista à janela
c.add(new JScrollPane(lista));
// Cria um JTextField e o adiciona à janela
campo = new JTextField(10);
c.add(campo);
// Adiciona o botão à janela
c.add(btn);
setSize(350, 250);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
|
C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI |
Programação MIDI usando C++ - Como usar um vetor de chars para construir uma mensagem MIDI e passá-lo para a função midiOutShortMsg() da API do WindowsQuantidade de visualizações: 2603 vezes |
|
Nas dicas dessa seção nós vimos como é possível enviar uma mensagem MIDI para o dispositivo de saída por meio da função midiOutShortMsg() da API do Windows. Essa função recebe um handle para o dispositivo de saída MIDI e um valor DWORD contendo a mensagem MIDI. Se você revisitar essas dicas, verá que na maioria delas nós informamos a mensagem MIDI diretamente no parâmetro da função (como um valor hexadecimal). Nesta dica mostrarei como é possível construir as mensagens MIDI usando seus valores individuais e, o que é melhor, usando valores decimais. Para isso nós vamos construir um vetor de char e informar os valores que compõem a mensagem. É importante observar que a função midiOutShortMsg() exige que a mensagem MIDI seja informada na ordem de bytes "little endian" ou seja, o status MIDI é informado no byte de ordem mais baixa. Isso é conseguido com um cast do vetor para um unsigned long. Veja o trecho de código: // vamos criar um vetor contendo os valores que compõem a mensagem MIDI unsigned char vetor[4]; vetor[0] = 144; // Note-on no Canal 1 vetor[1] = 40; // Nota Mi na 4ª oitava vetor[2] = 100; // Velocidade/volume da nota vetor[3] = 0; // Não é usado // e aqui é que acontece a mágica. Quando fazemos o cast do // vetor para o tipo long sem sinal, os valores são colocados em // little endian, justamente a ordem de bytes esperada pela // função midiOutShortMsg() unsigned long mensagem = *(unsigned long*)vetor; // envia a mensagem MIDI midiOutShortMsg(saida, mensagem); Note que não coloquei o código todo. Para completá-lo, veja outras dicas dessa seção. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
Veja mais Dicas e truques de C++ |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |







