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PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

PHP para iniciantes - Como usar o laço while em PHP

Quantidade de visualizações: 13545 vezes
O laço while é usado quando queremos que um bloco de instruções seja executado ENQUANTO uma condição for verdadeira (true). Veja um trecho de código exemplificando isso:

<?
  $valor = 1;
  
  while($valor <= 10){
    echo $valor . "<br>";
    $valor++;
  }
?>

Este trecho de código exibe os números de 1 à 10 na página. Veja agora o mesmo trecho de código, desta vez contando de 10 à 1:

<?
  $valor = 10;
  
  while($valor >= 1){
    echo $valor . "<br>";
    $valor--;
  }
?>

Lembre-se de que a condição testada em um laço while deve resultar em um valor boolean (true ou false). O trecho de código seguinte deixa isso mais claro:

<?
  $continuar = true;
  $valor = 1;
  
  while($continuar){
    echo $valor . "<br>";
    $valor++;
	
    if($valor > 10)
     $continuar = false; // pára o laço
  }
?>

Para finalizar, lembre-se de que um laço while pode nunca ser executado, ou seja, se a condição testada na primeira iteração já resultar false, o fluxo de código é transferido para a primeira instrução após o laço.


JavaScript ::: DOM (Document Object Model) ::: Eventos JavaScript + DOM (Document Object Model)

Como usar o evento DOMContentLoaded para verificar se o DOM (Document Object Model) já está disponível para manipulação via JavaScript

Quantidade de visualizações: 2840 vezes
Em algumas situações nós precisamos iniciar a manipulação dos elementos de uma página HTML a partir de nossos códigos JavaScript mas não sabemos com certeza se os elementos do DOM (Document Object Model) já estão disponíveis para acesso.

Para essas situações nós podemos usar o evento DOMContentLoaded, que é disparado quando todo o conteúdo DOM já estiver carregado, mesmo que imagens e folhas de estilo CSS ainda estejam pendentes de carregamento.

Vamos ver um exemplo? Considere o código JavaScript abaixo (incluindo o código HTML):

<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>

<script type="text/javascript">
  // vamos obter uma referência ao elemento DIV
  var divElem = document.getElementById("m_div");
  // vamos a cor do texto da DIV
  divElem.style.color = 'blue';
</script>

</head>
 
<body>

<div id="m_div">Sou um elemento DIV</div>

</body>
</html>

Veja que temos um elemento DIV na parte <body> do página e, na parte <head> temos um código JavaScript que tenta alterar a cor do texto da DIV. Como já era de se esperar, ao abrirmos este documento HTM no navegador, teremos o seguinte erro:

Uncaught TypeError: Cannot read property 'style' of null
at index.html:9

Isso aconteceu porque o código JavaScript foi executado antes que o elemento DIV fosse inserido no DOM da página. Para evitar isso, só precisamos usar o evento DOMContentLoaded. Veja a nova versão do código:

<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>

<script type="text/javascript">
  // vamos tratar o evento DOMContentLoaded
  document.addEventListener('DOMContentLoaded', function(e){
    // vamos obter uma referência ao elemento DIV
    var divElem = document.getElementById("m_div");
    // vamos a cor do texto da DIV
    divElem.style.color = 'blue';
  });
</script>

</head>
 
<body>

<div id="m_div">Sou um elemento DIV</div>

</body>
</html>

Agora execute o exemplo novamente e veja como o texto do elemento DIV é colorido de azul, uma boa indicação de que o evento DOMContentLoaded foi disparado com sucesso. Note ainda como usamos o método addEventListener() do objeto document para fazer a associação do evento.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de C - Como retornar o primeiro elemento de um vetor em C

Quantidade de visualizações: 547 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dado o vetor:

[9, 5, 3, 2, 4, 8]

Escreva um programa C que mostra como acessar e retornar o primeiro elemento de um vetor (array) em C.

Sua saída deverá ser parecida com:

O primeiro elemento do array é: 9 
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos criar um array de inteiros
  int valores[] = {9, 5, 3, 2, 4, 8};
    
  // agora vamos retornar o primeiro elemento do vetor
  int primeiro = valores[0];
    
  // e mostramos o resultado
  printf("O primeiro elemento do array é: %d", primeiro);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Flutter ::: Material Library - Biblioteca Material ::: TextField

Como habilitar ou desabilitar um botão ao digitar em um widget TextField do Flutter

Quantidade de visualizações: 3947 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos habilitar ou desabilitar um botão ElevatedButton dependendo do conteúdo de um TextField. Para isso nós vamos usar a propriedade onChanged da classe TextField para desabilitar o botão quando a caixa de texto estiver vazia e habilitá-lo em caso contrário.

O truque aqui é passar um valor null para a propriedade onPressed do ElevatedButton. Só isso já basta para que o botão fique desabilitado. Veja o código completo para o exemplo:

import 'package:flutter/material.dart';

// método principal do Dart, que inicia a aplicação
void main() {
  runApp(MeuApp());
}

class MeuApp extends StatelessWidget {
  // Este  widget é a raiz da aplicação Flutter
  @override
  Widget build(BuildContext context) {
    return MaterialApp(
      title: 'Controle TextField',
      theme: ThemeData(
        primarySwatch: Colors.blue,
      ),
      home: TelaInicial(),
    );
  }
}

// Vamos construir a view e retornar para a raiz da aplicação
class TelaInicial extends StatefulWidget {
  TelaInicial({Key key}) : super(key: key);
  @override
  _TelaInicialState createState() => _TelaInicialState();
}

class _TelaInicialState extends State<TelaInicial> {
  bool btnDesabilitado = true; // vamos desabilitar o botão

  @override
  Widget build(BuildContext context) {
    // vamos criar uma caixa de texto chamada nomeTxt
    final nomeTxt = TextField(
      decoration: InputDecoration(
        border: OutlineInputBorder(
          borderRadius: BorderRadius.circular(10.0)),
        hintText: 'Digite seu nome'
      ),
      // Vamos detectar a mudança de conteúdo do TextField
      onChanged: (String value) async {
        // setState() força a atualização da janela
        if(value.isEmpty) { // o campo de texto não está vazio
          setState(() {
            btnDesabilitado = true; // desabilita o botão
          });
        }
        else{
          setState(() {
            btnDesabilitado = false; // habilita o botão
          });
        }
      }
    );

    final btnNome = ElevatedButton(
      onPressed: btnDesabilitado ? null : (){},
      child: Text('Clique Aqui'),
    );

    return Scaffold(
      appBar: AppBar(
        title: Text("O Widget TextField"),
      ),
      body: Center(
        child: Container(
          child: Padding(
            padding: const EdgeInsets.all(20.0),
            child: Column(
              children: <Widget>[
                // a caixa de texto TextField vai aqui
                nomeTxt,
                // o botão vai aqui
                btnNome,
              ],
            ),
          ),
        ),
      ),
    );
  }
}



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão

Como converter uma string em um valor inteiro válido em Ruby usando a função to_i

Quantidade de visualizações: 9050 vezes
Em algumas situações nós temos que efetuar cálculos matemáticos usando valores fornecidos como texto. Para isso nós precisamos converter esses valores que chegam como string em valores numéricos válidos.

Em Ruby nós podemos converter uma string em um inteiro usando a função to_i.

Veja um exemplo que mostra como ler a entrada do usuário em Ruby
a partir do teclado e efetuar um cálculo matemático:

# Veja o uso do método to_i para converter um string
# em um valor inteiro válido

print "Informe o primeiro número: "
num1 = (gets.chomp).to_i
print "Informe o segundo número: "
num2 = (gets.chomp).to_i

# Exibe o resultado
puts "A soma dos valores é: #{num1 + num2}"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Informe o primeiro número: 8
Informe o segundo número: 2
A soma dos valores é: 10


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby

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