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C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como escrever uma função strtolower() para transformar uma palavra inteira em letras minúsculas usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 10174 vezes |
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O C padrão não possui uma função para transformar todas as letras de uma palavra em minúsculas, embora alguns compiladores a forneça. O que temos é a função: int tolower(int c); que permite transformar um caractere em seu correspondente minúsculo. Podemos tirar vantagem disso e escrever uma função strtolower() personalizada. Veja a listagem logo abaixo:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
void strtolower(char *string){
while(*string){
*string = tolower(*string);
string++;
}
}
int main(int argc, char *argv[])
{
char frase[] = "PROGRAMANDO EM C";
strtolower(frase);
printf("%s\n\n", frase);
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: programando em c Pressione qualquer tecla para continuar... |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover quebras de linhas de uma string - Como usar o método replaceAll() da classe String para remover quebras de linha de um texto - RevisadoQuantidade de visualizações: 3 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método replaceAll() da classe String para remover quebras de linha de uma palavra, frase ou texto. Veja:
package arquivodecodigos;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
String original = "Programar em Java\n é mais fácil do\n que você pensa.";
// vamos exibir a String original
System.out.println("Original: " + original);
// agora vamos remover as quebras de linha
String nova = original.replaceAll("[\\n]", "");
// vamos exibir a String sem as quebras de linha
System.out.println("Sem quebras de linha: " + nova);
System.exit(0);
}
}
Este código exibirá o seguinte resultado: Original: Programar em Java é mais fácil do que você pensa. Sem quebras de linha: Programar em Java é mais fácil do que você pensa. Esta dica foi revisada e atualizada para o Java 8. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Como inverter a ordem dos elementos em uma lista Python usando o método reverse()Quantidade de visualizações: 17441 vezes |
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Inverter a ordem dos itens de um vetor ou lista é uma das tarefas mais corriqueiras durante o trabalho de programação. Na linguagem Python nós podemos inverter os elementos de uma list usando o método reverse(), já embutido na linguagem. Este método modifica a lista original. Veja um exemplo de seu uso: def main(): # cria uma lista de inteiros valores = [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18] # exibe a lista na ordem original print(valores) # inverte a lista valores.reverse() # exibe a lista na ordem invertida print(valores) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18] [18, 32, 3, 2, 12, 5, 2] |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em C++ - Como criar e usar métodos estáticos em suas classes C++Quantidade de visualizações: 15112 vezes |
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe C++ possui propriedades (variáveis) e métodos (funções). Veja a seguinte declaração de uma classe Produto:
// definição da classe Produto
class Produto{
public:
void setNome(string);
string getNome();
void setPreco(double);
double getPreco();
private:
string nome;
double preco;
};
Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis nome e preco e os métodos que permitem acesso e alteração destas variáveis também estão disponíveis a cada instância. Há, porém, situações nas quais gostaríamos que um determinado método estivesse atrelado à classe e não à cada instância individual. Desta forma, é possível chamar um método de uma classe sem a necessidade da criação de instâncias da mesma. Métodos estáticos em C++ podem ser criados por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais métodos serem declarados com o modificador public, o que os torna acessíveis fora da classe na qual estes foram declarados. Veja um exemplo:
#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <string>
using namespace std;
// classe Pessoa com duas variáveis privadas e
// um método estático
class Pessoa{
public:
// um método estático que permite verificar a validade
// de um número de CPF
static bool isCPFValido(string);
private:
string nome;
int idade;
};
// implementação da classe Pessoa
bool Pessoa::isCPFValido(string cpf){
// alguns cálculos aqui
return true;
}
int main(int argc, char *argv[]){
// vamos efetuar uma chamada ao método isCPFValido() sem
// criar uma instância da classe Pessoa
if(Pessoa::isCPFValido("12345")){
cout << "CPF Válido" << endl;
}
else{
cout << "CPF inVálido" << endl;
}
system("PAUSE");
return EXIT_SUCCESS;
}
Aqui nós temos os códigos da definição e implementação da classe Pessoa em apenas um arquivo (main.cpp). Em uma aplicação real é interessante colocar estas partes em arquivos separados (.h e .cpp). Note que o método estático isCPFValido() foi declarado assim: static bool isCPFValido(string); Desta forma, podemos chamá-la a partir de código externo à classe sem a necessidade de criar uma nova instância da mesma. Veja: if(Pessoa::isCPFValido("12345")){} É importante notar que métodos estáticos não possuem acesso a variáveis e métodos não estáticos da classe, tampouco ao ponteiro this (que só existe quando criamos instâncias da classe). Assim, o trecho de código abaixo:
bool Pessoa::isCPFValido(string cpf){
// alguns cálculos aqui
// vamos acessar a variável não estática nome
nome = "Osmar J. Silva";
return true;
}
vai gerar o seguinte erro de compilação: invalid use of member `Pessoa::nome' in static member function. Se usarmos this->nome a mensagem de erro de compilação será: `this' is unavailable for static member functions. Métodos estáticos são úteis quando precisamos criar classes que atuarão como suporte, nas quais poderemos chamar funções (métodos) auxiliares sem a necessidade de criar novas instâncias a cada vez que estas funções forem necessárias. |
Android Java ::: android.widget ::: Toast |
Como usar a classe Toast em suas aplicações AndroidQuantidade de visualizações: 10349 vezes |
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Um objeto da classe pública Toast (do pacote android.widget) nos oferece uma forma de exibir uma pequena e rápida mensagem aos usuários de nossas aplicações Android. A mensagem exibida aparecerá como uma view flutuante sobre a tela atual da aplicação e não receberá foco. O objetivo é alertar o usuário sobre o sucesso ou fracasso de alguma atividade, aguardar alguns segundos e fazer a mensagem desaparecer. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do Android SDK: java.lang.Object android.widget.Toast Eis um exemplo de como usar um objeto desta classe para exibir uma breve mensagem quando o usuário clicar um botão na view:
package arquivo.estudos;
import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.widget.Button;
import android.widget.Toast;
public class EstudosActivity extends Activity
{
/** Called when the activity is first created. */
@Override
public void onCreate(Bundle savedInstanceState)
{
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.main);
Button button = (Button) findViewById(R.id.btn);
button.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){
public void onClick(View v) {
Toast.makeText(EstudosActivity.this,
"Bem-vindo à minha aplicação Android",
Toast.LENGTH_SHORT).show();
}
});
}
}
O botão usado neste exemplo foi criado em um layout XML com a seguinte declaração:
<Button
android:id="@+id/btn"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_width="wrap_content"
android:text="Clique" />
Veja que aqui nós usamos o método estático makeText() da classe Toast para exibir a mensagem ao usuário. A constante Toast.LENGTH_SHORT faz com que a mensagem seja exibida por um curto período de tempo. |
Veja mais Dicas e truques de Android Java |
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