Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD e VBA
PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Construção Civil
Card 1 de 28
Fases de uma obra

A Planta de Localização (escala usual 1:200) identifica a posição da obra no terreno. Serve para implantar o projeto.

Filtrar Cards
Use esta opção para filtrar os cards pelos tópicos que mais lhe interessam.
Termos:
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como obter o índice da primeira ocorrência de um elemento no ArrayList do Java usando o método indexOf()

Quantidade de visualizações: 12667 vezes
Este exemplo mostra como usar o método indexOf() para obter o índice da primeira ocorrência de um item na ArrayList. Se o ítem não for encontrado, o valor retornado é -1.

Veja o código completo para a dica:

package arquivodecodigos;

import java.util.ArrayList;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá strings
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>();
     
    // adiciona itens na lista
    nomes.add("Carlos");
    nomes.add("Maria");
    nomes.add("Fernanda");
    nomes.add("Osmar");
    nomes.add("Maria");    
     
    // obtém o índice da primeira ocorrência do
    // nome "Maria"
    int indice = nomes.indexOf("Maria");
 
    System.out.println("O índice do nome pesquisado é: " 
       + indice); 
 
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O índice do nome pesquisado é: 1


Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de Portugol - Como testar se um ano é bissexto em Portugol - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 2061 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa Portugol que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Webstudio:

// Como testar se um ano é bissexto em Portugol
programa {
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    inteiro ano

    // vamos solicitar que o usuário informe um ano
    escreva("Informe o ano: ")
    leia(ano)

    // vamos verificar se o ano informado é bissexto
    se (((ano % 4 == 0) e (ano % 100 != 0)) ou (ano % 400 == 0)) {
      escreva("O ano informado é bissexto.")
    }
    senao {
      escreva("O ano informado não é bissexto.")
    }
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que lê a altura e o sexo de uma pessoa e informa seu peso ideal

Quantidade de visualizações: 6935 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que recebe a altura (como double) e o sexo (como um char) de uma pessoa e que calcule e mostre o seu peso ideal. A fórmula a ser utilizada é:

Homens: (72.7 x altura) - 58;
Mulheres: (62.1 x altura) - 44.7

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe sua altura (ex: 1.74): 1.65
Informe o sexo (M ou F): M

Seu peso ideal é: 61.955
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos solicitar a altura e o sexo da pessoa
    System.out.print("Informe sua altura (ex: 1.74): ");
    double altura = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o sexo (M ou F): ");
    char sexo = entrada.nextLine().charAt(0);
    double pesoIdeal;
    
    // vamos testar o sexo da pessoa
    if(Character.toUpperCase(sexo) == 'M'){ // masculino
      pesoIdeal = (72.7 * altura) - 58;  
    }
    else{ // feminino
      pesoIdeal = (62.1 * altura) - 44.7;  
    }
    
    // vamos mostrar o resultado
    System.out.println("Seu peso ideal é: " + pesoIdeal);
    
    System.out.println("\n");
  }
}



Java ::: Java Swing - JTable e classes relacionadas ::: JTable

Como aplicar cores alternadas às linhas de uma JTable do Java Swing

Quantidade de visualizações: 1 vezes
Nesta dica eu mostrarei como aplicar o tão falado "efeito zebrinha" nas linhas de uma tabela JTable do Java Swing. A técnica é muito simples é, uma vez aprendida, possibilita a criação de códigos cada vez mais interessantes.

Veja como efetuo uma chamada ao método prepareRenderer() para obter um Component representando a célula que está sendo renderizada. Se o índice da linha da célula for par e não estiver selecionada, nós efetuamos uma chamada à setBackground() da classe Component para definir a sua cor de fundo.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import javax.swing.table.*;

public class Estudos extends JFrame {
  public Estudos() {
    super("Exemplo de uma tabela com efeito zebrinha");

    // colunas da tabela
    String[] colunas = {"Cidade", "Estado", "Habitantes"};

    // conteúdo da tabela   
    Object[][] conteudo = {
      {"Goiânia", "GO", "43.023.432"},
      {"São Paulo", "SP", "5.343.234"},
      {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"},
      {"Jussara", "GO", "87.454"},
      {"Barra do Garças", "MT", "64.344"}
    };

    // constrói a tabela
    final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas) {
      @Override
      public Component prepareRenderer(TableCellRenderer renderer,
        int rowIndex, int vColIndex) {
        
        Component c = super.prepareRenderer(renderer, rowIndex, vColIndex);
        
        if (rowIndex % 2 == 0 && !isCellSelected(rowIndex, vColIndex)) {
          c.setBackground(Color.YELLOW);
        } 
        else {
          c.setBackground(getBackground());
        }
        return c;
      }
    };

    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 150));

    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());

    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);

    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }

  public static void main(String args[]) {
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercício Resolvido de C - Um método recursivo que conta de 0 até 10

Quantidade de visualizações: 1010 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que conta e exibe os valores de 0 até 10. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

void contar_recursivamente(int n){
  // sua implementação aqui
}
Veja que o método deverá receber o valor 0 e efetuar novas chamadas a si mesmo até que os valores de 0 a 10 sejam exibidos. O ponto de parada da recursividade é a exibição do valor 10.

Sua saída deverá ser parecida com:

0  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C console:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
  
// método recursivo que conta de 0 até 10;
void contar_recursivamente(int n){
  // vamos exibir o número atual
  printf("%d  ", n);
    
  // devemos prosseguir com a recursividade?
  if(n < 10){
    // incrementa o valor de n
    n++;  
    contar_recursivamente(n); // e faz uma nova chamada recursiva
  }
}  
  
// método principal do programa  
int main(int argc, char *argv[]){
  // efetua uma chamada ao método recursivo fornecendo o primeiro valor
  contar_recursivamente(0);
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}



Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

Veja mais Dicas e truques de C

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 146 usuários muito felizes estudando em nosso site.