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Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Projetos Java Programação Orientada a Objetos - Exemplos Java

Sistema para Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão console

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Sistema para Gestão de Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão console

Controle de Biblioteca - Sobre este projeto Java



Nesta dica apresento a idéia de um Controle de Gestão de Biblioteca em Java usando Programação Orientada a Objetos. Trata-se de um programa com código fonte em duas versões console.

Na primeira versão temos os dados sendo gerenciados por objetos ArrayList. Na segunda versão nós tiramos proveito dos métodos dos métodos readObject() e writeObject() e da interface Serializable para implementar a serialização de objetos em Java. Dessa forma, os dados do sistema podem ser salvos e carregados todas as vezes que o sistema for iniciado.

Um Controle de Gestão de Biblioteca é um projeto ideal para dominar a programação orientada a objetos em Java, além de permitir colocar em prática várias coisas que estudamos na linguagem e não temos a oportunidade de implementar. Assim, este código, se bem estudado e bem entendido, pode render um controle de biblioteca pronto para ser vendido no mercado ou implementado em sua própria escola ou faculdade. Basta conectar as funcionalidades das classes a um banco de dados tal como o MySQL e adicionar mais alguns pequenos detalhes.

O Diagrama de Classes Java

Antes de falarmos mais sobre o projeto do Sistema de Biblioteca, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes:



Como a aplicação está estruturada?

Como podemos ver no diagrama de classes, todo o controle do sistema é feito a partir da classe Biblioteca, que contém objetos da classe ArrayList para guardar objetos das classes Usuario, Autor, Editora, Livro, Emprestimo e Multa.

O relacionamento entre os objetos das classes envolvidas está bem definido no código fonte, com comentários e menus individuais para o gerenciamento de cada parte que compõe o controle de biblioteca apresentado.

Um empréstimo envolve um livro e um usuário, e pode gerar uma multa caso a devolução seja feita fora do prazo. A multa é gerada somente na devolução. Em sistemas reais, o usuário não pode fazer uma nova locação caso a multa não seja paga. Deixamos como sugestão e desafio, essa implementação no código. No entanto, já fizemos todo o restante do cálculo para você, ou seja, fizemos a diferença entre a data do empréstimo e sua devolução e geramos a multa, se houver, já com o devido valor a ser pago.

Um livro está relacionado a um autor e a uma editora. Inicialmente o livro é cadastrado como disponível. Porém, esse status é alterado para indisponível quando ele está envolvido em um empréstimo, e novamente disponível quando é feita a devolução.

Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como mostro a seguir.

As opções de menu para o gerencimento do sistema da biblioteca

O menu principal foi escrito usando-se o seguinte código:

// método que exibe o menu principal do sistema
public void menuPrincipal(){
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
  while(true){  
    limparTela();
    System.out.println("\n:: B I B L I O T E C A ::\n");
    System.out.println("Bem-vindo(a) ao sistem. 
      Escolha a opção desejada");
    System.out.println("1 - Livros");
    System.out.println("2 - Autores");
    System.out.println("3 - Editoras");
    System.out.println("4 - Usuários");
    System.out.println("5 - Empréstimos");
    System.out.println("6 - Multas");
    System.out.println("7 - Sair");
    System.out.print("Sua opção: ");
    // lê a opção do usuário 
    int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); 
    
    switch(opcao){
      case 1:
        // chama o menu de gerenciamento de livros
        menuGerenciarLivros(); 
        break;
      
      case 2:
        // chama o menu de gerenciamento de autores
        menuGerenciarAutores(); 
        break;
      
      case 3:
        // chama o menu de gerenciamento de editoras
        menuGerenciarEditoras();
        break;
      
      case 4:
        // chama o menu de gerenciamento de usuários
        menuGerenciarUsuarios(); 
        break;
      
      case 5:
        // chama o menu de gerenciamento de emprestimos
        menuGerenciarEmprestimos();
        break;
        
      case 6:
        // chama o menu de gerenciamento de multas
        menuGerenciarMultas();
        break;
      
      case 7:
        System.out.println("\nObrigado por usar o 
          Sistema de Biblioteca\n");  
        System.exit(0);
    }
  }
}


Note que cada case do switch do menu principal chama um método que será responsável por exibir um menu individual para o gerencimento da classe correspondente.

Veja, por exemplo, o menu para cadastrar um novo usuário na biblioteca:

// menu para cadatrar, listar, pesquisar, excluir 
// e atualizar os usuários da biblioteca
public int menuGerenciarUsuarios(){ 
  Usuario temp; // serve para várias operações neste menu
  // serve para as pesquisas dos usuários
  String pesquisaUsuario;
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
  // mostra o menu de forma repetitiva até o usuário 
  // usar a opção de sair
  while(true){
    // tire caso não funcionar no seu sistema operacional
    limparTela();
    System.out.println("\n:: G E R E N C I A R   U S U Á R I O S ::\n");
    System.out.println("Escolha a opção desejada");
    System.out.println("1 - Novo Usuário");
    System.out.println("2 - Listar Usuários");
    System.out.println("3 - Pesquisar Usuário");
    System.out.println("4 - Excluir Usuário");
    System.out.println("5 - Atualizar Usuário");
    System.out.println("6 - Voltar Menu Anterior");
    System.out.print("Sua opção: ");
    // lê a opção do usuário
    int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); 
    
    switch(opcao){
      case 1: // vamos cadastrar um novo usuário
        System.out.print("\nNome: ");
        String nomeUsuario = entrada.nextLine();
        System.out.print("Idade: ");
        int idadeUsuario = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
        System.out.print("Sexo: ");
        char sexoUsuario = entrada.nextLine().charAt(0);
        
        // vamos incrementar o contador de usuários
        Usuario.contadorUsuarios++;
        
        // agora vamos criar um novo objeto da classe Usuario
        Usuario u = new Usuario(Usuario.contadorUsuarios,
          nomeUsuario, idadeUsuario, sexoUsuario);
        // e o adicionamos no ArrayList de usuários
        usuarios.add(u);
        
        // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso.
        System.out.println("\nO usuário foi cadastrado com sucesso");
        salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo
        
        break;
        ... 


Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema?

Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos usuários, livros, editoras, autores e empréstimos nós quisermos.

Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que registra um novo empréstimo:

case 1: // vamos cadastrar um novo empréstimmo
  // para registrar um novo empréstimo nós precisamos 
  // de um usuário
  // o usuário que será relacionado a este empréstimo
  Usuario usuario = null;
  while(usuario == null){
    System.out.print("\nInforme o id ou nome do usuário: ");
    String pesquisaUsuario = entrada.nextLine();
    // chamamos o método que pesquisa o usuario
    usuario = pesquisarUsuario(pesquisaUsuario);
    if(usuario == null){ // usuario não encotrado
      System.out.print("\nUsuário não 
       encontrado.\n\nDigite 1 para pesquisar 
       novamente ou 2 para voltar ao menu anterior: ");
      int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      if(opcaoTemp == 2){
        return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior  
      }
    }
  }
  System.out.println("Usuário selecionado: " + usuario.getNome());
  // fim para registrar um novo empréstimo nós 
  // precisamos de um usuário
          
  // para registrar um novo empréstimo nós precisamos 
  // de um livro
  Livro livro = null; // o livro que será relacionado 
  // a este empréstimo
  while(livro == null){
    System.out.print("Informe o id, título ou ISBN do livro: ");
    String pesquisaLivro = entrada.nextLine();
    // chamamos o método que pesquisa o livro
    livro = pesquisarLivro(pesquisaLivro);
    // livro não encontrado ou indisponível
    if((livro == null) || (!livro.isDisponivel())){
      System.out.print("\nLivro não encontrado 
       ou indisponível.\n\nDigite 1 para 
       pesquisar novamente ou 2 para voltar ao 
       menu anterior: ");
      int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      if(opcaoTemp == 2){
        return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior  
      }
    }
  }
  System.out.println("Livro selecionado: " + livro.getTitulo());
  // fim para cadastrar um novo empréstimo nós 
  // precisamos de um livro
 
  try{          
    System.out.print("Data do Empréstimo: ");
    String dataEmprestimo = entrada.nextLine();
    Date dataEmprestimoDate = 
      new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataEmprestimo);
    System.out.print("Data de Devolução: ");
    String dataDevolucao = entrada.nextLine();
    Date dataDevolucaoDate = 
      new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataDevolucao);
          
    // a data de devolução é menor que a data de empréstimo?
    if(dataDevolucaoDate.getTime() <= dataEmprestimoDate.getTime()){
      System.out.println("\nA data de devolução 
        deve ser maior que a data de empréstimo.\n");
    }
    else{
      // vamos incrementar o contador de empréstimos
      Emprestimo.contadorEmprestimos++;
        
      // vamos marcar o livro escolhido como indisponível
      livro.setDisponivel(false);
              
      // agora vamos criar um novo objeto da classe Emprestimo
      Emprestimo emprestimo = new Emprestimo(usuario,
        livro, Emprestimo.contadorEmprestimos, 
        dataEmprestimoDate, dataDevolucaoDate, 
        null, false);
      // e o adicionamos no ArrayList de empréstimos
      emprestimos.add(emprestimo);
        
      // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso.
      System.out.println("\nO empréstimo foi registrado com sucesso");
      salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo
    }
  }
  catch(ParseException e){
    System.out.println("\nAs datas informadas são inválidas.\n");
  }
            
  break;


Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Empréstimo do menu Gerenciar Empréstimos. Veja como usamos uma variável estática contadorEmprestimos da classe Emprestimo para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada empréstimo da biblioteca.

Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real.

Como posso obter este código fonte?

O código fonte desta aplicação é fornecido em duas versões:

1) SBIBLIOJCNB-A - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE ou Eclipse.

2) SBIBLIOJCNB-B - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE ou Eclpse.

Para adquirir, entre em contato conosco usando o WhatsApp ou e-mail indicados na lateral do site. Podemos combinar alterações e a adição de novas funcionalidades.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


Firebird ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como substituir valores em campos CHAR ou VARCHAR usando a função REPLACE() do Firebird

Quantidade de visualizações: 16229 vezes
A função REPLACE() do Firebird pode ser usada quando queremos substituir valores no conteúdo de um campo do tipo CHAR ou VARCHAR. Veja um exemplo de um comando SQL DML SELECT FROM no qual usamos a função REPLACE() para substituir todos os espaços por sublinhados (underline) em um campo chamado NOME de uma tabela CLIENTES:

SELECT REPLACE(NOME, ' ', '_') FROM CLIENTES WHERE ID = 1;

Esta query exibirá o seguinte resultado:

REPLACE
OSMAR_J._SILVA
A função REPLACE() pode ser usada em DSQL (Dynamic SQL) e PSQL (Stored procedure and trigger language).


Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Python para iniciantes - Como inserir itens em posições específicas de uma lista usando o método insert()

Quantidade de visualizações: 11083 vezes
Nesta dica eu mostrarei como usar a função insert() do objeto List da linguagem Python para inserir um novo elemento em uma determinada posição da lista. A função recebe o índice no qual o elemento será inserido e o seu valor.

Veja o código completo para o exemplo:

# função principal do programa
def main():
  # cria uma lista de inteiros
  valores = [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18]
  print("Valores na lista:", valores, "\n")

  # valor a ser inserido
  valor = int(input("Informe um inteiro: "))
  # índice a ser inserido (começa em 0)
  pos = int(input("Informe uma posicao: "))
   
  # insere o valor na posição determinada
  valores.insert(pos, valor)
 
  # exibe os valores da lista novamente
  print("Valores na lista:", valores, "\n")
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Valores na lista: [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18]
Informe um inteiro: 45
Informe uma posicao: 2
Valores na lista: [2, 5, 45, 12, 2, 3, 32, 18]


C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como testar se um número é primo em C#

Quantidade de visualizações: 8032 vezes
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos.

É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par.

Veja agora um código C# completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      bool primo = true;

      // vamos solicitar um número inteiro positivo
      Console.Write("Informe um número inteiro positivo: ");
      int numero = int.Parse(Console.ReadLine());

      // o número é negativo?
      if (numero < 0) {
        Console.WriteLine("Número inválido.");
      }
      // é 0 ou 1?
      else if ((numero == 0) || (numero == 1)) {
        Console.WriteLine("Número válido, mas não é primo.");
      }
      // passou até aqui. Vamos testar se o número é primo
      else {
        for (int i = 2; i <= (numero / 2); i++) {
          // se passar no teste, não é primo
          if (numero % i == 0) {
            primo = false; // recebe false
              break;
          }
        }

        if (primo) {
          Console.WriteLine("O número informado é primo");
        }
        else {
          Console.WriteLine("O número informado não é primo");
        }
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair...");
      // pausa o programa
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Informe um número inteiro positivo: 9
O número informado não é primo


AngularJS ::: Angular / AngularJS + JavaScript ::: Controllers AngularJS

Como adicionar funções (ou métodos) ao seu controller AngularJS

Quantidade de visualizações: 2199 vezes
Nesta dica mostrarei como adicionar comportamento ao seu controller AngularJS, ou seja, adicionar funções ou métodos para acessar e/ou modificar as variáveis contidas no escopo.

Para este exemplo criaremos um controller chamado "VolumeTV". Este controller terá uma variável chamada "volume" e dois botões para aumentar ou diminuir o volume. Note que, tanto a variável quanto as duas funções são colocadas no $scope para facilitar o acesso destes a partir da view.

Veja o exemplo completo, sem usar AngularJS CLI nem TypeScript, somente JavaScript e HTML:

<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />

<title>Cadastro de Alunos AngularJS</title>

<script src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/angularjs/1.7.9/angular.min.js">
</script>

</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos criar uma nova aplicação
  var app = angular.module('MinhaApp', []);
     
  // vamos criar o controller VolumeTV	 
  app.controller('VolumeTV', function ($scope){
    // define o volume inicial
    $scope.volume = 5;
	
    // função para aumentar o volume
    $scope.aumentarVolume = function(){
       $scope.volume++;
    };
	
    // função para diminuir o volume
    $scope.diminuirVolume = function(){
       $scope.volume--;
    };      
  });
</script>

<div ng-app="MinhaApp" ng-controller="VolumeTV">
  <h1>Volume atual: {{volume}}</h1>
  <button ng-click="aumentarVolume()">Aumentar Volume</button>
  <button ng-click="diminuirVolume()">Diminuir Volume</button>
</div>

</body>
</html>



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