Você está aqui: Cards de Engenharia Civil - Construção Civil |
||
|
||
|
|
||
PHP ::: PHP + MySQL ::: MySQL (mysql) |
Como criar uma tabela MySQL usando o comando CREATE TABLE e as funções mysql_query() e mysqli_query() do PHPQuantidade de visualizações: 22590 vezes |
|
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função mysqli_query() do PHP para disparar uma instrução SQL CREATE TABLE para criar uma nova tabela na base de dados MySQL. Esta dica foi atualizada. Removi a função mysql_query(), já que esta não funciona mais nas versões atuais do PHP. Em seu lugar eu coloquei mysqli_query() e ajustei o código. Note que inclui neste exemplo o código para efetuar a conexão PHP + MySQL usando a função mysqli_connect(). Novamente vale lembrar que removi a função mysql_connect() e deixei apenas a versão mais atual. Se você pretende escrever seu primeiro CRUD PHP + MySQL, este é o exemplo ideal para você começar. Veja o código completo:
<?php
// vamos efetuar a conexao com o banco
$servidor = "localhost";
$usuario = "root";
$senha = "osmar1234";
$base_dados = "estudos";
$conexao = mysqli_connect($servidor, $usuario,
$senha, $base_dados);
// Comando SQL para criar a tabela
$sql = "CREATE TABLE my2_usuarios(
id int(11) NOT NULL auto_increment,
usuario varchar(50),
senha varchar(10),
data_cadastro datetime,
PRIMARY KEY(id)
)";
// Executa o comando SQL
$result = mysqli_query($conexao, $sql);
// Verifica se o comando foi executado com sucesso
if(!$result){
die("Falha ao executar o comando: " . mysqli_error($conexao));
}
else{
echo "Comando executado com sucesso.";
}
// fecha a conexão
mysqli_close($conexao);
?>
|
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter um valor inteiro em um caractere da tabela ASCII em Java fazendo um cast de int para charQuantidade de visualizações: 1 vezes |
|
Nesta dica mostrarei como é possível ler um valor inteiro e obter o caractere correspondente na tabela ASCII. Veja que tudo que temos a fazer é realizar uma conversão forçada de int para char. Veja o código completo para o exemplo:
package arquivodecodigos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos pedir para o usuário informar um número
System.out.print("Informe um número inteiro: ");
int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// vamos converter o número para um caractere
char letra = (char)numero;
// e agora mostramos o resultado
System.out.println("A letra correspondente é: " + letra);
System.exit(0);
}
}
Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro: 65 A letra correspondente é: A |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Java Básico - Lendo a nota de um aluno e classificando-a com as letras A, B, C, D ou EQuantidade de visualizações: 4567 vezes |
|
Exercício Resolvido de Java - Java Básico - Lendo a nota de um aluno e classificando-a com as letras A, B, C, D ou E Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que lê a nota de um aluno e a classifica de acordo com as seguintes regras: 1) Maior ou igual a 9,00 - A 2) Maior ou igual a 8,0 e menor que 9,0 - B 3) Maior ou igual a 7,0 e menor que 8,0 - C 4) Maior ou igual a 6,0 e menor que 7,0 - D 5) Menor que 6,0 - E Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos solicitar que o usuário informe a nota do aluno
System.out.print("Informe a nota do aluno: ");
double nota = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
char letra = 'A'; // vai guardar a letra de classificação
// a nota está dentro da faixa esperada?
if((nota < 0) || (nota > 10)){
System.out.println("A nota esta fora da faixa esperada.");
}
else{
if(nota < 6.0){
letra = 'E';
}
else if((nota >= 6.0) && (nota < 7.0)){
letra = 'D';
}
else if((nota >= 7.0) && (nota < 8.0)){
letra = 'C';
}
else if((nota >= 8.0) && (nota < 9.0)){
letra = 'B';
}
else{
letra = 'A';
}
}
// vamos mostrar a classificação
System.out.println("A classificação desta nota é: " + letra);
System.out.println("\n");
}
}
|
C# ::: Windows Forms ::: CheckBox |
Como marcar ou desmarcar todas as CheckBox de um formulário C# Windows Forms de uma só vez via códigoQuantidade de visualizações: 17632 vezes |
|
Em algumas situações temos formulários com muitos controles CheckBox C# Windows Forms e gostaríamos de marcá-los ou desmarcá-los de uma só vez. Esta dica mostra como isso pode ser feito. Para simular este exemplo, coloque vários controles CheckBox no formulário e coloque o código abaixo no evento Click de um botão:
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos percorrer todos os controles do formulário
for(int i = 0; i < this.Controls.Count; i++){
// vamos testar se o controle é do tipo CheckBox
if(this.Controls[i] is System.Windows.Forms.CheckBox){
// é do tipo CheckBox. Vamos marcar
(this.Controls[i] as CheckBox).Checked = true;
}
}
}
Se quiser desmarcar todas as CheckBoxes, troque a linha: (this.Controls[i] as CheckBox).Checked = true; por (this.Controls[i] as CheckBox).Checked = false; |
Android Java ::: android.widget ::: Button |
Como detectar um clique em um botão do Android usando setOnClickListener() e exibir uma mensagem AlertDialogQuantidade de visualizações: 1938 vezes |
|
O método setOnClickListener() nos permite definir a ação que será disparada ao clicarmos em um botão. Note que primeiro nós localizamos o botão no arquivo XML de layout usando o método findViewById() da classe View. Comece analisando o arquivo XML de layout no qual criamos um botão e o colocamos como filho de um elemento LinearLayout:
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="
http://schemas.android.com/apk/res/android"
android:orientation="vertical"
android:layout_width="fill_parent"
android:layout_height="fill_parent">
tools:context=".MainActivity">
<Button xmlns:android="
http://schemas.android.com/apk/res/android"
android:id="@+id/btn_enviar"
android:layout_width="wrap_content"
android:layout_height="wrap_content"
android:text="@string/btn_enviar"
android:textAllCaps="false"
/>
</LinearLayout>
E agora o código Java no arquivo MainActivity.java:
package com.example.estudosandroid;
import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity;
import android.app.AlertDialog;
import android.content.DialogInterface;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.widget.Button;
public class MainActivity extends AppCompatActivity {
@Override
protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.activity_main);
// vamos detectar um clique no botão e exibir uma mensagem AlertDialog
Button button = (Button) findViewById(R.id.btn_enviar);
button.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){
public void onClick(View view) {
AlertDialog dialogo = new
AlertDialog.Builder(MainActivity.this).create();
dialogo.setTitle("Aviso");
dialogo.setMessage("Esta é uma mensagem de aviso");
dialogo.setButton(AlertDialog.BUTTON_NEUTRAL, "OK",
new DialogInterface.OnClickListener() {
public void onClick(DialogInterface dialog, int which){
dialog.dismiss(); // fecha o AlertDialog
}
}
);
dialogo.show();
}
});
}
}
|
Veja mais Dicas e truques de Android Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |





