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Python ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como converter graus em radianos em Python - Trigonometria em PythonQuantidade de visualizações: 3252 vezes |
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Quando estamos trabalhando com trigonometria na linguagem Python, é importante ficarmos atentos ao fato de que todos os métodos e funções trigonométricas em Python recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus. Nesta dica veremos como converter graus em radianos (sem a chatice de ficar relembrando regra de três). Veja a fórmula abaixo: \[Radianos = Graus \times \frac{\pi}{180}\] Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código Python:
import math
# função principal do programa
def main():
# valor em graus
graus = 30
# obtém o valor em radianos
radianos = graus * (math.pi / 180)
# mostra o resultado
print(graus, "graus convertidos para",
"radianos é", radianos)
if __name__== "__main__":
main()
Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: 30 graus convertidos para radianos é 0.5235987755982988 Por fim, saiba que a linguagem Python nos oferece o método math.radians() que nos permite converter ângulos em graus para radianos. Meu propósito nesta dica foi mostrar a você como o cálculo de conversão pode ser escrito em Python. Em outras dicas dessa seção abordaremos o método math.radians(). |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como percorrer os caracteres de uma string C usando um laço forQuantidade de visualizações: 17735 vezes |
Como em C uma string é um vetor de caracteres, tais caracteres podem ser acessados por meio de seu índice no vetor (um valor inteiro começando em 0). Este trecho de código mostra como você pode usar o laço for para acessar cada caractere individualmente e exibí-lo na tela do programa:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
int main(int argc, char *argv[]){
char palavra[] = "Arquivo";
// vamos percorrer os caracteres usando um laço for
int i;
for(i = 0; i < strlen(palavra); i++){
printf("Caractere na posicao %d = %c\n", i, palavra[i]);
}
puts("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Caractere na posicao 0 = A Caractere na posicao 1 = r Caractere na posicao 2 = q Caractere na posicao 3 = u Caractere na posicao 4 = i Caractere na posicao 5 = v Caractere na posicao 6 = o |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como obter uma substring no início de uma string usando a função AnsiLeftStr() do DelphiQuantidade de visualizações: 12976 vezes |
Em algumas situações precisamos obter uma substring no início de uma string. Em Delphi isso pode ser feito por meio da função AnsiLeftStr(). Esta função requer a string a partir da qual a substring será obtida e a quantidade de caracteres que comporâo a substring. O retorno será uma nova string contendo a substring obtida. Veja o exemplo:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
frase, substring: string;
begin
frase := 'Programar em Delphi é muito bom';
// vamos obter a substring "Programar"
substring := AnsiLeftStr(frase, 9);
// vamos exibir o resultado
ShowMessage('Resultado: ' + substring);
end;
Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas |
Programação gráfica para iniciantes - Como desenhar círculos com ou sem preenchimento usando o método arc() do objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 7090 vezes |
Podemos usar o método arc() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar círculos com ou sem prenchimento. Veja nos exemplos abaixo como isso pode ser feito. Primeiro um círculo sem preenchimento:
<!doctype html>
<html>
<head>
<title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
<body>
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
<script type="text/javascript">
// obtemos uma referência ao elemento Canvas
var canvas = document.getElementById("canvas1");
// obtemos o contexto de desenho
var contexto = canvas.getContext("2d");
// vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80
contexto.beginPath(); // início um novo caminho
// o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0
// e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus)
contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false);
contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
contexto.stroke(); // realiza o desenho
</script>
</body>
</html>
Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: ![]() E agora um círculo preenchido:
<!doctype html>
<html>
<head>
<title>O objeto Canvas do HTML5</title>
</head>
<body>
<Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas>
<script type="text/javascript">
// obtemos uma referência ao elemento Canvas
var canvas = document.getElementById("canvas1");
// obtemos o contexto de desenho
var contexto = canvas.getContext("2d");
// vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80
contexto.beginPath(); // início um novo caminho
// o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0
// e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus)
contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false);
// vamos preencher o círculo
contexto.fillStyle = "#CCCCCC"; // cor do preenchimento
contexto.fill(); // preenche de fato
contexto.lineWidth = 2; // largura da linha
contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha
contexto.stroke(); // realiza o desenho
</script>
</body>
</html>
Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como escrever uma função na linguagem C que verifica se duas strings são iguais ou diferentesQuantidade de visualizações: 9572 vezes |
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Esta dica mostra como escrever uma função em C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes. O nome da função é str_equal(). Esta função aceita duas strings como argumentos e retorna 1 se estas forem iguais e 0 em caso contrário. Experimente, faça as devidas alterações e adicione mais esta função ao seu repertório de códigos C. Veja o código completo para o exemplo:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
// função personalizada que permite verificar
// se duas strings são iguais ou diferentes
int str_equal(const char *str1, const char *str2){
while((*str1 == *str2) && (*str1)){
str1++;
str2++;
}
return((*str1 == 0) && (*str2 == 0));
}
int main(int argc, char *argv[]){
char palavra1[] = "Java";
char palavra2[] = "Java";
if(str_equal(palavra1, palavra2) == 1)
printf("As palavras sao iguais");
else
printf("As palavras sao diferentes");
puts("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: As palavras são iguais |
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