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Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como usar a classe GregorianCalendar do Java em suas aplicaçõesQuantidade de visualizações: 13482 vezes |
[Baseado na documentação Java] - A classe GregorianCalendar (do pacote java.util) é uma classe concreta derivada de Calendar que fornece o sistema de calendário padrão usado em praticamente todos os países. Veja sua posição na hierarquia de classes Java:java.lang.Object java.util.Calendar java.util.GregorianCalendar As interfaces implementadas por esta classe são Serializable, Cloneable e Comparable<Calendar>.[br][br] A classe GregorianCalendar é um calendário híbrido que suporta tanto o sistema de calendário juliano (Julian) quanto o gregoriano (Gregorian), com suporte para uma única descontinuidade, a qual corresponde por padrão à data gregoriana quando o calendário gregoriano foi instituido (15 de outubro de 1582 em alguns países, mais tarde em outros). Esta data pode ser alterada por meio de uma chamada ao método setGregorianChange(). Veja um trecho de código no qual criamos uma instância da classe GregorianCalendar usando a data e hora atual, o fuso horário (time zone) e localização (locale) padrão: import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Calendar agora = new GregorianCalendar(); System.out.println(agora.toString()); } } Observe como instanciamos um objeto da classe GregorianCalendar e o tratamos como um objeto da classe Calendar. Esta forma de referenciar um objeto da classe derivada a partir de uma interface ou superclasse é muito comum em Java. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de C - Desafio do número ausente. Dado um vetor de números naturais 1..n, encontre o valor ausenteQuantidade de visualizações: 545 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o vetor: int valores[] = {1, 8, 7, 2, 6, 5, 3}; Encontre o elemento ausente na sequência de valores do vetor, sabendo que o primeiro valor é 1 e o último elemento é 8. Perceba que o vetor não precisa estar ordenado. Além disso, o entrevistador se certificará de que os valores serão sempre positivos e não haverá valores repetidos. Sua saída deverá ser parecida com: O número ausente é: 4 Dica: Use a fórmula n * (n + 1) / 2 para facilitar a resolução do exercício. Veja a resolução comentada deste exercício usando C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos declarar um vetor de inteiros faltando // um valor na sequência (não necessariamente ordenada) // Note a ausência do número 4 int valores[] = {1, 8, 7, 2, 6, 5, 3}; int i, soma_n, ausente, soma_elementos; int quant = 8; // tamanho do vetor + 1 setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // o primeiro passo é obter a soma de 1..n elementos // natuais usando a fórmula n*(n+1)/2 soma_n = (quant * (quant + 1)) / 2; // agora vamos somar os elementos do vetor soma_elementos = 0; for(i = 0; i < 7; i++){ soma_elementos = soma_elementos + valores[i]; } // agora calculamos o valor ausente ausente = soma_n - soma_elementos; // vamos mostrar o resultado printf("O número ausente é: %d", ausente); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 325 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa VisuAlg que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: algoritmo "Testar o tipo de um triângulo em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema lado_a, lado_b, lado_c: inteiro inicio // vamos ler o primeiro lado do triângulo escreva("Informe o primeiro lado do triângulo: ") leia(lado_a) // vamos ler o segundo lado do triângulo escreva("Informe o segundo lado do triângulo: ") leia(lado_b) // vamos ler o terceiro lado do triângulo escreva("Informe o terceiro lado do triângulo: ") leia(lado_c) // os lados informados formam um triângulo? se ((lado_a < (lado_b + lado_c)) e (lado_b < (lado_a + lado_c)) e (lado_c < (lado_a + lado_b))) entao // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? se ((lado_a = lado_b) e (lado_b = lado_c)) entao escreval("O triângulo é equilátero") senao // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? se ((lado_a = lado_b) ou (lado_a = lado_c) ou (lado_c = lado_b)) entao escreval("O triângulo é isósceles") senao // é escaleno escreval("O triângulo é escaleno") fimse fimse senao escreval("Os lados informados não formam um triângulo.") fimse fimalgoritmo |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Python - Como retornar o maior elemento em cada uma das colunas de uma matriz usando PythonQuantidade de visualizações: 1031 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dada a seguinte matriz: 6 10 4 2 9 7 20 3 1 Sua saída deverá ser parecida com: Maior elemento na coluna 0 é 20 Maior elemento na coluna 1 é 10 Maior elemento na coluna 2 é 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # método principal def main(): # vamos declarar e constuir uma matriz de 3 linhas e três colunas matriz = [[6, 10, 4], [2, 9, 7], [20, 3, 1]]; # vamos percorrer a matriz e exibir o maior elemento de cada coluna # começamos com cada coluna for i in range(len(matriz[0])): # assumimos que o maior valor é o primeiro dessa coluna maior = matriz[0][i] # percorremos todos os elementos desta linha for j in range(len(matriz)): # o elemento atual é maior que o maior? if matriz[j][i] > maior: # maior assume o valor atual maior = matriz[j][i] # exibimos o maior elemento desta coluna print("Maior elemento na coluna {0} é {1}".format(i, maior)) if __name__== "__main__": main() |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar construtores em Ruby - Programação Orientada a Objetos em RubyQuantidade de visualizações: 10271 vezes |
Os métodos construtores são recursos muito importantes na construção de objetos de um classe, uma vez que estes permitem inicializar as variáveis de instância do objeto sendo construído. Dessa forma, na programação orientada a objetos, o método construtor tem por finalidade instanciar um novo objeto e já fornecer (ou não) os valores iniciais para as suas variáveis de instância. Em Ruby, o construtor de uma classe é definido com o uso da palavra-chave initialize. Veja um exemplo: # Definição da classe Cliente class Cliente # construtor da classe def initialize(nome, idade) @nome = nome @idade = idade end # método que permite retornar o nome do cliente def obter_nome @nome end # método que permite retornar a idade do cliente def obter_idade @idade end end # Cria uma instância da classe Cliente e inicializa as # variáveis de instância @nome e @idade cliente = Cliente.new("Osmar J. Silva", 35) # Efetua uma chamada ao método obter_nome puts "O nome do cliente é: " + cliente.obter_nome Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: O nome do cliente é: Osmar J. Silva |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby |
Veja mais Dicas e truques de Ruby |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Java Swing para iniciantes - Como detectar eventos do teclado em uma janela JFrame do Java Swing |
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