Você está aqui: Cards de AutoCAD Civil 3D |
||
|
||
|
|
||
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: unordered_map |
Como contar as frequências de palavras em uma frase ou texto em C++ usando um unordered_mapQuantidade de visualizações: 927 vezes |
|
Nesta dica mostrarei como podemos usar o mapa não ordenado (unordered_map) da linguagem C++ para contar as frequências das palavras individuais de uma palavra ou texto. O exemplo mostrado aqui serve como base para a criação de aplicações muito interessantes. Veja o código C++ completo:
#include <string>
#include <iostream>
#include <unordered_map>
#include <bits/stdc++.h>
using namespace std;
// protótipo da função que exibe a frequência de palavras em uma
// frase ou texto
void exibir_frequencias(const string &frase);
int main(int argc, char *argv[]){
// vamos declarar uma frase
// retirei acentos e pontuações de propósito
string frase = "Gosto de Java e Python pois quero aprender Java";
// mostramos a frase
cout << "A frase é: " << frase << endl;
// chamamos a função que exibe as frequencias
cout << "\nA frequência das palavras é:\n" << endl;
exibir_frequencias(frase);
cout << "\n\n";
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
// função que exibe a frequência de palavras em uma
// frase ou texto
void exibir_frequencias(const string &frase){
// vamos declarar um mapa que terá como chave uma string
// e como valor um int
unordered_map<string, int> frequencias;
// agora convertemos a frase recebido como argumento
// em um objeto stringstream
stringstream ss(frase);
// e percorremos as palavras individualmente
string palavra;
while (ss >> palavra){
// essa palavra já existe no mapa?
if (frequencias.find(palavra) == frequencias.end()){
// adiciona esta palavra ao mapa
frequencias[palavra] = 1;
}
else{
// já existe. Vamos incrementar esta frequência
frequencias[palavra] = frequencias[palavra] + 1;
}
}
// agora percorremos o mapa não ordenado, acessando
// cada chave e mostrando a frequencia de cada palavra
unordered_map<string, int>:: iterator p;
for (p = frequencias.begin(); p != frequencias.end(); p++){
cout << "(" << p->first << ", " << p->second << ")\n";
}
}
Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: A frase é: Gosto de Java e Python pois quero aprender Java A frequência das palavras é: (aprender, 1) (quero, 1) (pois, 1) (Gosto, 1) (Java, 2) (e, 1) (de, 1) (Python, 1) |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Vetores e Matrizes em PHP - Como sortear um ou mais elementos de um vetor em PHPQuantidade de visualizações: 14936 vezes |
Nesta dica mostrarei como usar a função array_rand() da linguagem PHP para sortear elementos de um vetor (array). Coloque o código abaixo na sua página e atualize-a várias vezes para ver o resultado:
<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>
<?php
$pessoas = array();
$pessoas[0] = "Carlos";
$pessoas[1] = "Juliana";
$pessoas[2] = "Igor";
$pessoas[3] = "Marcelo";
// sorteia um elemento
$sorteado = array_rand($pessoas, 1);
echo "O sorteado foi: " . $pessoas[$sorteado] .
"<br><br>";
// sorteia dois elementos
$sorteados = array_rand($pessoas, 2);
echo "Os sorteados foram: <br>";
for($i = 0; $i < count($sorteados); $i++){
echo $pessoas[$sorteados[$i]] . "<br>";
}
?>
</body>
</html>
Ao executar este código nós teremos um resultado parecido com: O sorteado foi: Carlos Os sorteados foram: Carlos Igor |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como criar sua própria função substring() para obter uma substring a partir de uma string em CQuantidade de visualizações: 17222 vezes |
Em algumas situações precisamos obter uma substring a partir de uma string. A linguagem C já fornece algumas funções que tornam isso possível. No entanto, nenhuma destas funções permite especificar o índice inicial da substring. Sendo assim, o trecho de código abaixo mostra como escrever uma função substring() que permite informar a string de origem, o índice inicial e a quantidade de caracteres que serão obtidos. O retorno da função será um ponteiro para a substring obtida:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
char *substring(char *origem, int inicio, int quant){
char *res = origem;
int i = 0;
// posição inicial menor que 0 ou
// posição inicial muito exagerada?
if((inicio < 0) || (inicio > strlen(origem)))
inicio = 0;
// quantidade de caracteres muito exagerada?
if(quant > inicio + strlen(origem))
quant = strlen(origem) - inicio;
// obtem os caracteres desejados
for(i = 0; i <= quant - 1; i++){
res[i] = origem[inicio + i];
}
// marca o fim da string
res[i] = '\0';
return res;
}
int main(int argc, char *argv[])
{
char texto[] = "Gosto muito de C e C++";
// não podemos bagunçar a string original
char sub_temp[128];
strcpy(sub_temp, texto);
// 10 caracteres começando
// no índice 6
char *res = substring(sub_temp, 6, 10);
// exibe o resultado
puts(res);
// exibe a string original
puts(texto);
system("pause");
return 0;
}
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: muito de C Gosto muito de C e C++ |
Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais |
Como usar o método getMethods() da classe Class - Como listar todos os métodos de uma classe ou interface Java em tempo de execução - RevisadoQuantidade de visualizações: 9503 vezes |
|
O método getMethods() da classe Class permite obter um vetor contendo todos os métodos públicos de uma classe ou interface. Este método retorna um vetor de objetos da classe Method[] e pode atirar uma exceção SecurityException. Veja que os métodos herdados de e por superclasses da classe sendo investigada são também retornados. O exemplo a seguir mostra como listar todos os métodos públicos da classe javax.swing.JButton (veja como usamos o método getName() da classe Method para obter o nome do método):
package arquivodecodigos;
import java.lang.reflect.*;
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
// vamos carregar a classe JButton
try{
Class c = Class.forName("javax.swing.JButton");
// obtém os nomes dos métodos
Method[] metodos = c.getMethods();
// exibe o nome de cada método
for(int i = 0; i < metodos.length; i++){
System.out.println(metodos[i].getName() + ", ");
}
}
catch(ClassNotFoundException e){
System.out.println(e.getMessage());
}
System.exit(0);
}
}
Note que aqui nós estamos usando o método getName() da classe Method para retornar apenas o nome do método. Nesta seção você encontra exemplos de como obter também o tipo de retorno dos métodos de um determinada classe ou interface. A execução desse código gera uma lista gigante de métodos. Vou mostrá-los abaixo para que você tenha uma idéia do funcionamento real: getAccessibleContext(), getUIClassID(), isDefaultButton(), isDefaultCapable(), removeNotify(), setDefaultCapable(), updateUI(), getUI(), setAction(), setModel(), setUI(), addActionListener(), addChangeListener(), addItemListener(), doClick(), doClick(), getAction(), getActionCommand(), getActionListeners(), getChangeListeners(), getDisabledIcon(), getDisabledSelectedIcon(), getDisplayedMnemonicIndex(), getHideActionText(), getHorizontalAlignment(), getHorizontalTextPosition(), getIcon(), getIconTextGap(), getItemListeners(), getLabel(), getMargin(), getMnemonic(), getModel(), getMultiClickThreshhold(), getPressedIcon(), getRolloverIcon(), getRolloverSelectedIcon(), getSelectedIcon(), getSelectedObjects(), getText(), getVerticalAlignment(), getVerticalTextPosition(), imageUpdate(), isBorderPainted(), isContentAreaFilled(), isFocusPainted(), isRolloverEnabled(), isSelected(), removeActionListener(), removeChangeListener(), removeItemListener(), setActionCommand(), setBorderPainted(), setContentAreaFilled(), setDisabledIcon(), setDisabledSelectedIcon(), setDisplayedMnemonicIndex(), setEnabled(), setFocusPainted(), setHideActionText(), setHorizontalAlignment(), setHorizontalTextPosition(), setIcon(), setIconTextGap(), setLabel(), setLayout(), setMargin(), setMnemonic(), setMnemonic(), setMultiClickThreshhold(), setPressedIcon(), setRolloverEnabled(), setRolloverIcon(), setRolloverSelectedIcon(), setSelected(), setSelectedIcon(), setText(), setVerticalAlignment(), setVerticalTextPosition(), update(), contains(), getLocation(), print(), getSize(), isOpaque(), disable(), enable(), addAncestorListener(), addNotify(), addVetoableChangeListener(), computeVisibleRect(), createToolTip(), getActionForKeyStroke(), getActionMap(), getAlignmentX(), getAlignmentY(), getAncestorListeners(), getAutoscrolls(), getBaseline(), getBaselineResizeBehavior(), getBorder(), getBounds(), getClientProperty(), getComponentPopupMenu(), getConditionForKeyStroke(), getDebugGraphicsOptions(), getDefaultLocale(), getFontMetrics(), getGraphics(), getHeight(), getInheritsPopupMenu(), getInputMap(), getInputMap(), getInputVerifier(), getInsets(), getInsets(), getMaximumSize(), getMinimumSize(), getNextFocusableComponent(), getPopupLocation(), getPreferredSize(), getRegisteredKeyStrokes(), getToolTipLocation(), getToolTipText(), getToolTipText(), getTopLevelAncestor(), getTransferHandler(), getVerifyInputWhenFocusTarget(), getVetoableChangeListeners(), getVisibleRect(), getWidth(), getX(), getY(), grabFocus(), hide(), isDoubleBuffered(), isLightweightComponent(), isManagingFocus(), isOptimizedDrawingEnabled(), isPaintingForPrint(), isPaintingTile(), isRequestFocusEnabled(), isValidateRoot(), paint(), printAll(), putClientProperty(), registerKeyboardAction(), registerKeyboardAction(), removeAncestorListener(), removeVetoableChangeListener(), requestDefaultFocus(), requestFocus(), requestFocus(), requestFocusInWindow(), resetKeyboardActions(), reshape(), scrollRectToVisible(), setActionMap(), setAutoscrolls(), setBackground(), setBorder(), setComponentPopupMenu(), setDebugGraphicsOptions(), setDefaultLocale(), setDoubleBuffered(), setFocusTraversalKeys(), setFont(), setForeground(), setInheritsPopupMenu(), setInputMap(), setInputVerifier(), setMaximumSize(), setMinimumSize(), setNextFocusableComponent(), setOpaque(), setPreferredSize(), setRequestFocusEnabled(), setToolTipText(), setTransferHandler(), setVerifyInputWhenFocusTarget(), setVisible(), unregisterKeyboardAction(), firePropertyChange(), firePropertyChange(), firePropertyChange(), getRootPane(), getListeners(), paintImmediately(), paintImmediately(), repaint(), repaint(), revalidate(), setAlignmentX(), setAlignmentY(), add(), add(), add(), add(), add(), remove(), remove(), list(), list(), removeAll(), setFocusTraversalPolicyProvider(), transferFocusDownCycle(), validate(), getComponent(), getComponentCount(), getComponents(), getFocusTraversalPolicy(), invalidate(), isFocusCycleRoot(), isFocusCycleRoot(), setFocusTraversalPolicy(), addContainerListener(), applyComponentOrientation(), areFocusTraversalKeysSet(), countComponents(), deliverEvent(), doLayout(), findComponentAt(), findComponentAt(), getComponentAt(), getComponentAt(), getComponentZOrder(), getContainerListeners(), getFocusTraversalKeys(), getLayout(), getMousePosition(), insets(), isAncestorOf(), isFocusTraversalPolicyProvider(), isFocusTraversalPolicySet(), layout(), locate(), minimumSize(), paintComponents(), preferredSize(), printComponents(), removeContainerListener(), setComponentZOrder(), setFocusCycleRoot(), addPropertyChangeListener(), addPropertyChangeListener(), add(), remove(), toString(), getName(), contains(), size(), getLocation(), getParent(), setName(), list(), list(), list(), getSize(), location(), setSize(), setSize(), resize(), resize(), enable(), transferFocus(), transferFocusBackward(), addComponentListener(), addFocusListener(), addHierarchyBoundsListener(), addHierarchyListener(), addInputMethodListener(), addKeyListener(), addMouseListener(), addMouseMotionListener(), addMouseWheelListener(), bounds(), checkImage(), checkImage(), createImage(), createImage(), createVolatileImage(), createVolatileImage(), enableInputMethods(), getColorModel(), getComponentListeners(), getComponentOrientation(), getCursor(), getDropTarget(), getFocusListeners(), getFocusTraversalKeysEnabled(), getHierarchyBoundsListeners(), getHierarchyListeners(), getIgnoreRepaint(), getInputContext(), getInputMethodListeners(), getInputMethodRequests(), getKeyListeners(), getLocale(), getLocationOnScreen(), getMouseListeners(), getMouseMotionListeners(), getMouseWheelListeners(), getToolkit(), gotFocus(), hasFocus(), inside(), isBackgroundSet(), isCursorSet(), isFocusTraversable(), isFontSet(), isForegroundSet(), keyDown(), keyUp(), lostFocus(), mouseDown(), mouseDrag(), mouseEnter(), mouseExit(), mouseMove(), mouseUp(), move(), paintAll(), prepareImage(), prepareImage(), removeComponentListener(), removeFocusListener(), removeHierarchyBoundsListener(), removeHierarchyListener(), removeInputMethodListener(), removeKeyListener(), removeMouseListener(), removeMouseMotionListener(), removeMouseWheelListener(), setComponentOrientation(), setCursor(), setDropTarget(), setFocusTraversalKeysEnabled(), setFocusable(), setIgnoreRepaint(), show(), show(), transferFocusUpCycle(), getBackground(), getBounds(), getFocusCycleRootAncestor(), getFont(), getForeground(), getPeer(), getPropertyChangeListeners(), getPropertyChangeListeners(), getTreeLock(), isDisplayable(), isMaximumSizeSet(), isMinimumSizeSet(), isPreferredSizeSet(), isShowing(), isVisible(), nextFocus(), setBounds(), setBounds(), setLocale(), setLocation(), setLocation(), dispatchEvent(), getGraphicsConfiguration(), getMousePosition(), handleEvent(), isFocusable(), isLightweight(), isValid(), postEvent(), firePropertyChange(), firePropertyChange(), firePropertyChange(), firePropertyChange(), firePropertyChange(), action(), isEnabled(), isFocusOwner(), removePropertyChangeListener(), removePropertyChangeListener(), repaint(), repaint(), repaint(), wait(), wait(), wait(), equals(), hashCode(), getClass(), notify(), notifyAll(), Esta dica foi revisada e atualizada para o Java 8. |
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Como obter um objeto String a partir de um StringBuffer ou StringBuilder do JavaQuantidade de visualizações: 3448 vezes |
|
As classes StringBuffer e StringBuilder possuem as mesmas funcionalidades. A diferença é que StringBuilder não é segura em relação à threads e está sendo rapidamente substituída pela classe StringBuffer. Ambas são parecidos com uma String, com a diferença que um StringBuffer ou StringBuilder pode ser modificado in-place, ou seja, modificações em seu conteúdo não geram uma nova cópia, como acontece com objetos da classe String. Nesta dica eu mostrarei como criar novos objetos String a partir do conteúdo de um StringBuffer ou StringBuilder. Vamos começar analisando os construtores da classe String que permitem passar um objeto StringBuffer ou StringBuilder:
package estudos;
public class Estudos{
public static void main(String[] args) {
// um StringBuffer contendo uma frase (troque
// StringBuffer por StringBuilder e o resultado será o mesmo
StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de programar em Java");
// vamos obter uma String a partir deste StringBuffer
String fraseString = new String(frase);
// e exibimos o resultado
System.out.println(fraseString);
}
}
Resultado parecido pode ser obtido sem o uso dos construtores String(StringBuilder builder) e String(StringBuffer buffer). Veja:
package estudos;
public class Estudos{
public static void main(String[] args) {
// um StringBuffer contendo uma frase (troque
// StringBuffer por StringBuilder e o resultado será o mesmo
StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de programar em Java");
// vamos obter uma String a partir deste StringBuffer
String fraseString = frase.toString();
// e exibimos o resultado
System.out.println(fraseString);
}
}
Agora nós usamos o método toString() da classe StringBuffer para converter seu conteúdo em uma string e atribuí-lo à variável fraseString. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |






