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Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 7277 vezes |
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Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: ![]() Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador:
// o jogador escolheu Pedra?
else if(jogador == 1){
// o computador escolheu Papel?
if(computador == 2){
System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra");
vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
}
else{ // o computador escolheu Tesoura
System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura");
vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
}
}
// o jogador escolheu Papel?
else if(jogador == 2){
// o computador escolheu Tesoura?
if(computador == 3){
System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel");
vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
}
else{ // o ocmputador escolheu Pedra
System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra");
vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
}
}
Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Como carregar uma imagem em um BufferedImage do Java usando o método read() da classe ImageIOQuantidade de visualizações: 12481 vezes |
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O método read() da classe ImageIO possui várias assinaturas. Entre elas há uma que aceita um objeto File representando o caminho e nome da imagem a ser carregada. Este método retorna um BufferedImage e atira uma exceção IOException se a imagem não puder ser carregada. O exemplo abaixo mostra como carregar uma imagem JPG em um BufferedImage usando ImageIO.read():
import java.awt.*;
import java.io.*;
import java.awt.image.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import javax.imageio.*;
public class Estudos extends JFrame{
private BufferedImage imagem;
public Estudos() {
super("Estudos Java");
Container c = getContentPane();
c.setLayout(new FlowLayout());
JButton btn = new JButton("Carregar Imagem");
btn.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
imagem = null;
try{
imagem = ImageIO.read(
new File("imagens/fundo.jpg"));
}
catch(IOException exc){
JOptionPane.showMessageDialog(null,
"Erro ao carregar a imagem: " +
exc.getMessage());
}
if(imagem != null)
JOptionPane.showMessageDialog(null,
"Imagem carregada com sucesso.");
}
}
);
c.add(btn);
setSize(400, 300);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
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C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar todo o conteúdo de uma string para letras maiúsculas em C# usando a função ToUpper() da classe StringQuantidade de visualizações: 10131 vezes |
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Em algumas situações nós precisamos converter todas as letras de uma palavra, frase ou texto para letras maiúsculas. Isso pode ser feito por meio do método ToUpper() da classe String da linguagem C#. Veja o exemplo a seguir:
using System;
namespace Estudos {
class Program {
static void Main(string[] args) {
string texto = "Gosto de programar em C#";
Console.WriteLine("Sem converter para letras maiúsculas: " +
texto);
// converte tudo para letras maiúsculas
texto = texto.ToUpper();
Console.WriteLine("Após a conversão para letras maiúsculas: " +
texto);
Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
}
}
Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Sem converter para letras maiúsculas: Gosto de programar em C# Após a conversão para letras maiúsculas: GOSTO DE PROGRAMAR EM C# |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercícios Resolvidos de Java - Como escrever uma função Java que recebe dois números inteiros e retorna a soma desses dois valores como um inteiroQuantidade de visualizações: 10049 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um método estático em Java chamado somar() que recebe dois números inteiros e retorna a soma desses dois valores como um inteiro. Este método deverá ter a seguinte assinatura:
public static int somar(int a, int b){
// sua implementação aqui
}
Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 4 Informe o segundo número: 3 A soma dos dois números é: 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos pedir ao usuário que informe dois valores inteiros
System.out.print("Informe o primeiro número: ");
int n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
System.out.print("Informe o segundo número: ");
int n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// vamos efetuar uma chamada ao método somar() e obter seu retorno
int resultado = somar(n1, n2);
// finalmente mostramos o resultado
System.out.println("A soma dos dois números é: " + resultado);
}
// método estático que recebe dois inteiros e retorna a soma como um número inteiro
public static int somar(int a, int b){
int soma = a + b; // soma os dois números
return soma; // retorna a soma para o método chamado
}
}
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Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Como excluir e retornar um item da lista Python baseado em seu índice usando a função pop()Quantidade de visualizações: 9398 vezes |
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Nesta dica mostrarei como é possível usar o método pop() do objeto List da linguagem Python para excluir e retornar um item de uma lista baseado em seu índice. Tudo que precisamos fazer é informar o índice do elemento a ser excluído e retornado. Veja o exemplo Python completo:
"""
Este exemplo mostra como excluir e retornar
um determinado item em uma lista
"""
def main():
# cria uma lista de inteiros
valores = [4, 23, 7, 1, 0, 54]
# imprime a lista
print(valores)
# remove um determinado item
# vamos remover o terceiro item (7)
valor = valores.pop(2)
print("Item removido:", valor)
# exibe a lista novamente
print(valores)
if __name__== "__main__":
main()
Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: [4, 23, 7, 1, 0, 54] Item removido: 7 [4, 23, 1, 0, 54] É importante ficarmos atentos aos erros que podem ocorrer com chamadas à função pop(). Por exemplo, se a List estiver vazia, o seguinte erro será exibido: Exception has occurred: IndexError pop from empty list Se, por exemplo, fornecermos ao método pop() um índice inexistente, o seguinte erro ocorrerá: Exception has occurred: IndexError pop index out of range |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
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