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Cogo Points no AutoCAD Civil 3D



No AutoCAD Civil 3D, "Cogo Points" (ou pontos COGO) são pontos de controle ou referência que você pode usar para definir localizações específicas em um projeto de engenharia civil. Esses pontos podem representar diversas coisas, como marcos topográficos, elementos de infraestrutura ou pontos de interesse em um terreno.

1. Cogo points são exibidos apenas na aba Prospector.

2. Cogo points possuem um ícone que se parece com um círculo combinado com um alvo.

3. Cogo points podem ser movidos, até mesmo usando comandos de desenho básicos não específicos do Civil 3D.

4. Cogo points podem ser editados na janela Properties.

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C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como usar a Equação de Torricelli para calcular a velocidade da queda livre dada a altura (e a aceleração da gravidade) usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 2584 vezes
A Equação de Torricelli pode ser usada quando temos a altura na qual um corpo (objeto) foi abandonado e gostaríamos de calcular sua velocidade de queda livre em m/s ou km/h imediatamente antes de tal corpo tocar o chão.

Para isso usaremos a seguinte fórmula:

\[ v^2 = \text{2} \cdot \text{g} \cdot \text{H} \]

Onde:

g ? aceleração da gravidade (m/s2)

H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado.

Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado:

1) Uma bola de basquete é abandonada a uma altura de 5 metros em relação ao chão. Se essa bola estiver movendo-se em queda livre, qual será a velocidade da bola, em km/h, imediatamente antes de tocar o chão?

Note que o exercício pede a velocidade em km/h, e não m/s. Assim, veja o código C completo para o cálculo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h> 
     
int main(int argc, char *argv[]){
  // gravidade terrestre em m/s2
  float gravidade = 9.80665;
  // altura da queda (em metros)
  int altura = 5; // em metros
  // velocidade da queda em metros por segundo
  float velocidade_m_s = sqrt(2 * gravidade * altura);
  // velocidade da queda em km/h
  float velocidade_km_h = velocidade_m_s * 3.6;
  
  // mostramos o resultado
  printf("A velocidade da queda livre em m/s é: %fm/s",
    velocidade_m_s);
  printf("\nA velocidade da queda livre em km/h é: %fkm/h",
    velocidade_km_h);
	  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A velocidade da queda livre em m/s é: 9.902853m/s
A velocidade da queda livre em km/h é: 35.650272km/h

Note que definimos, no código, a aceleração da gravidade terreste como 9.80665m/s2.


Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Grupos - Groups

Como copiar grupos no Revit usando a função Create.PlaceGroup() e o Revit Python Shell

Quantidade de visualizações: 384 vezes
O código que apresento nesta dica mostra como podemos pedir para o usuário selecionar um grupo na área de desenho do Revit e, em seguida, usando a API do Revit e o Revit Python Shell, criar uma cópia do grupo escolhido e posicioná-la em um ponto escolhido pelo usuário.

Em realidade, este código é o mesmo apresentado no tutorial "Como criar seu primeiro plug-in no Revit usando a Revit C# API" da documentação oficial fornecida pela Autodesk. O que fiz foi modificar o código para usar Revit Python Shell em vez de C#, como mostrado no tutorial.

O primeiro passo é importar o objeto ObjectType a partir do módulo Autodesk.Revit.UI.Selection. Em seguida nós usamos __window__.Hide() para que o foco vá para a janela do Revit. Isso é necessário para que o usuário possa selecionar um grupo usando uidoc.Selection.PickObject. Note que coloquei uma mensagem TaskDialog.Show() chamando a atenção do usuário para esta tarefa.

Como a função PickObject() retorna um objeto Reference, nós precisamos fornecer essa referência para a função doc.GetElement() e assim obter o elemento real que queremos manipular. Então, o passo seguinte é pedir para o usuário indicar um ponto na tela de desenho do Revit usando a função uidoc.Selection.PickPoint(). Esta função vai nos retornar um objeto da classe XYZ da API do Revit.

Depois que o usuário selecionar o grupo e o ponto, nós criamos uma nova transação usando Transaction(doc, "Copiar grupo") e a iniciamos com uma chamada à sua função Start(). Então, para concluir, basta uma chamada à doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType) e verificar o resultado na tela de desenho do Revit.

Veja o código Revit Python Shell completo para o exemplo:

# faz o import necessário
from Autodesk.Revit.UI.Selection import ObjectType

# precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell
__window__.Hide()

# agora fazemos uma chamada à função PickObject() do objeto Selection e retornamos
# uma Reference
TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um grupo")
selecionado = uidoc.Selection.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um grupo")
# obtemos o grupo a partir de sua referência usando a função
# GetElement() do objeto Document
grupo = doc.GetElement(selecionado)
# vamos pedir para o usuário selecionar um ponto na área de
# desenho do Revit
TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto")
ponto = uidoc.Selection.PickPoint("Selecione um ponto para posicionar o grupo")
 
# criamos uma nova transação e posicionamos a cópia do
# grupo nas coordenadas indicadas pelo usuário
transacao = Transaction(doc, "Copiar grupo")
# iniciamos a transação
transacao.Start()
# copiamos o grupo selecionado pelo usuário e o colocamos no
# ponto indicado
doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType)
# fechamos a transação
transacao.Commit()
 
# e mostramos o resultado
TaskDialog.Show("Aviso", "O grupo foi copiado com sucesso") 
  
# depois que o usuário fizer a seleção nós mostramos a janela do
# Revit Python Shell novamente 
__window__.Show() 
__window__.Topmost = True



Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Portugol - Faça um algoritmo em Portugol que leia 9 números inteiros, guarde-os em uma matriz 3x3 e mostre os números pares

Quantidade de visualizações: 1250 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um algoritmo em Portugol que leia 9 números inteiros e guarde-os em uma matriz 3x3. Imprima a matriz no formato tabular, usando a melhor formatação que você conseguir. Em seguida, percorra a matriz novamente e imprima somente os números que são pares, todos na mesma linha e separados por espaço.

Sua saída deverá ser parecida com:

Linha 1 e coluna 1: 8
Linha 1 e coluna 2: 1
Linha 1 e coluna 3: 5
Linha 2 e coluna 1: 3
Linha 2 e coluna 2: 9
Linha 2 e coluna 3: 30
Linha 3 e coluna 1: 7
Linha 3 e coluna 2: 23
Linha 3 e coluna 3: 10

Valores na matriz

    8     1     5 
    3     9    30 
    7    23    10 

Os valores pares são: 8 30 10
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (fiz a resolução no Portugol Webstudio):

// Um algoritmo que lê uma matriz 3x3
programa {
  funcao inicio() {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    inteiro matriz[3][3]
    inteiro i, j

    // vamos pedir para o usuário informar os valores
    // dos elementos da matriz, uma linha de cada vez
    para (inteiro i = 0; i < 3; i++) { 
      para (inteiro j = 0; j < 3; j++) {
        escreva("Linha ", (i + 1), " e coluna ", (j + 1), ": ")
        leia(matriz[i][j])
      }
    }

    // vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada
    escreva("\nValores na matriz:\n\n")
    para (inteiro i = 0; i < 3; i++) {
      para (inteiro j = 0; j < 3; j++) {
        escreva(matriz[i][j], "   ")
      }
      // passa para a próxima linha da matriz
      escreva("\n")
    }

    // agora vamos percorrer a matriz novamente e mostrar
    // apenas os valores pares
    escreva("\nOs valores pares são: ")

    para (inteiro i = 0; i < 3; i++) {
      para (inteiro j = 0; j < 3; j++) {
        // é um número par?
        se (matriz[i][j] % 2 == 0) {
          escreva(matriz[i][j], "  ")
        }
      }
    }
  }
}



C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a Energia Potencial Gravitacional de um corpo dado a sua massa e altura em C

Quantidade de visualizações: 2589 vezes
A Energia Potencial Gravitacional ou Energia Gravitacional é a energia potencial que um objeto massivo tem em relação a outro objeto massivo devido à gravidade. É a energia potencial associada ao campo gravitacional, que é parcialmente convertida em energia cinética quando os objetos caem uns contra os outros. A energia potencial gravitacional aumenta quando dois objetos são separados.

A fórmula para obtenção da Energia Potencial Gravitacional de um corpo em relação à sua massa e distância do chão, ou seja, da superfície terrestre, é:

\[ E_\text{pg} = \text{m} \cdot \text{g} \cdot \text{h} \]

Onde:

Epg: energia potencial gravitacional (em joule, J).

m: massa do corpo (em kg).

g: aceleração da gravidade (m/s2).

h: altura do objeto em relação ao chão (em metros).

Como podemos ver, a Energia Potencial Gravitacional está diretamente relacionada à distância do corpo em relação à superfície terrestre. Dessa forma, quanto mais distante da terra o objeto estiver, maior a sua energia gravitacional. Isso nós diz também que, um objeto de altura zero possui Energia Potencial Gravitacional nula.

Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado:

1) Uma pessoa levanta um tijolo com peso de 2 quilogramas à distância de 1,5 metros do chão. Qual é a Energia Potencial Gravitacional deste corpo?

Como o exercício nos dá a massa do objeto em kg e a distância dele em relação ao chão já está em metros, tudo que temos a fazer é jogar na fórmula. Veja o código C completo para o cálculo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // gravidade terrestre em m/s2
  float gravidade = 9.80665;
  // massa do corpo
  float massa = 2; // em kg
  // altura do corpo em relação ao chão
  float altura = 1.5; // em metros
  
  // vamos calcular a energia potencial gravitacional
  float epg = massa * gravidade * altura;
  
  // mostramos o resultado
  printf("A Energia Potencial Gravitacional é: %fJ", epg);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A Energia Potencial Gravitacional é: 29.419950J


MySQL ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como obter a data atual no MySQL usando as funções CURDATE(), CURRENT_DATE e CURRENT_DATE()

Quantidade de visualizações: 39397 vezes
As funções CURDATE(), CURRENT_DATE e CURRENT_DATE() são usadas quando queremos obter a data atual do servidor MySQL. O valor retornado pode estar no formato 'YYYY-MM-DD' ou YYYYMMDD, dependendo se a função for chamada em um contexto string ou numérico. Veja:

SELECT CURDATE()

O valor retornado será algo como 2008-03-30. Veja agora como usar CURDATE() em um contexto numérico:

SELECT CURDATE() + 0

O retorno será algo como 20080330.


Veja mais Dicas e truques de MySQL

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