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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como arredondar casas decimais para baixo usando a função Floor() do DelphiQuantidade de visualizações: 14192 vezes |
A função Floor(), presente na unit Math, é útil quando queremos arrendondar valores de ponto-flutuante (valores com casas decimais) para baixo, ou seja, para o maior inteiro menor ou igual ao valor fornecido. Veja um exemplo:
procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
valor: Real;
resultado: Integer;
begin
// uses Math
valor := 8.74;
// vamos arredondar o valor para baixo
// o resultado será 8
resultado := Floor(valor);
// exibe o resultado
ShowMessage('O valor arredondado para baixo é: ' +
IntToStr(resultado));
end;
Note que os valores 8.0001, 8.3, 8.1, 8.99, etc, serão todos arredondados para 8. No entanto, 9.0 é arredondado para 9. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Vetores e Matrizes - Exercícios Resolvidos de C - Declarar um vetor de 10 elementos, usar um laço for para inicializar os elementos e exibí-los na verticalQuantidade de visualizações: 15587 vezes |
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Vetores e Matrizes - Exercício Resolvido de C - Declarar um vetor de 10 elementos, usar um laço for para inicializar os elementos e exibí-los na vertical Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que declara um vetor de 10 elementos do tipo int. Em seguida use um laço for para inicializar os elementos com os valores de 1 até 10. Para finalizar exiba os valores dos elementos da matriz na vertical. Seu programa deverá exibir a seguinte saída: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Resposta/Solução: A resolução desta tarefa passa pela declaração da matriz. Veja como isso pode ser feito: // vamos declarar uma matriz de 10 ints // neste momento seus elementos terão, todos, // valores aleatórios int valores[10]; Veja a resolução completa do exercício:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[])
{
// vamos declarar uma matriz de 10 ints
// neste momento seus elementos terão, todos,
// valores aleatórios
int valores[10];
int i;
// vamos usar o laço for para inicializar seus elementos
// com os valores de 1 até 10
for(i = 0; i < 10; i++){
// aqui nós usamos o valor da variável i para acessar o
// elemento da matriz e também para atribuir o valor de i + 1
// ao elemento sendo acessado
valores[i] = (i + 1);
}
// só nos resta exibir os valores de todos os elementos
for(i = 0; i < 10; i++){
printf("%d\n", valores[i]);
}
system("PAUSE");
return 0;
}
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C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como ordenar os elementos de um vetor C usando a ordenação da bolha (Bubble Sort)Quantidade de visualizações: 26426 vezes |
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O método ou algorítmo de ordenação da bolha é uma das técnicas mais simples de ordenação. No entanto, este método não é eficiente, visto que o tempo despendido para sua execução é muito elevado se comparado à outros métodos existentes. Geralmente usamos este método quando queremos ordenar 50 elementos ou menos. O entendimento deste método é fácil. Se estivermos ordenados os valores do menor para o maior, o método da bolha percorre os elementos da matriz, comparando e movendo o menor valor para a primeira posição da matriz, tal qual bolhas indo para a superfície. Veja um exemplo completo:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
void bubble_sort(int matriz[], int tam){
int temp, i, j;
for(i = 0; i < tam; i++){
for(j = 0; j < tam; j++){
if(matriz[i] < matriz[j]){
temp = matriz[i];
matriz[i] = matriz[j];
matriz[j] = temp;
}
}
}
}
int main(int argc, char *argv[])
{
int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11};
int i, tamanho = 9;
// imprime a matriz sem a ordenação
for(i = 0; i < 9; i++){
printf("%d ", valores[i]);
}
// vamos ordenar a matriz
bubble_sort(valores, tamanho);
// imprime a matriz ordenada
puts("\n");
for(i = 0; i < 9; i++){
printf("%d ", valores[i]);
}
puts("\n");
system("pause");
return 0;
}
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Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como converter de hexadecimal para decimal usando o método parseInt() da classe Integer da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 14278 vezes |
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Em algumas situações nós precisamos converter um valor hexadecimal em um valor decimal. Isso pode ser feito por meio do método parseInt() da classe Integer do Java. Tudo que precisamos fazer é fornecer o valor 16 como segundo argumento na chamada desse método. Veja o exemplo a seguir:
package arquivodecodigos;
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
String hex = "F";
// efetua a conversão de hexadecimal para
// decimal
int decimal = Integer.parseInt(hex, 16);
// exibe o resultado
System.out.println(hex + " em decimal é: " +
decimal);
System.exit(0);
}
}
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O hexadecimal F em decimal é 15 |
Android Java ::: androidx.appcompat.app ::: AppCompatActivity |
Como usar o método startActivity() da classe Activity ou AppCompatActivity do Android para mudar de telasQuantidade de visualizações: 2324 vezes |
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Por mais simples que nossas aplicações Android sejam, elas serão compostas de duas ou mais telas, ou seja, duas ou mais Activity ou AppCompatActivity. Nesta dica mostrarei como usar o método startActivity() dessas duas classes para levar o usuário da primeira tela para a segunda. Lembre-se de que AppCompatActivity herda de Activity e, nos dias atuais, é a classe preferida para representar as telas individuais das aplicações Android. Comece criando um novo projeto no Android Studio. Escolha Empty Activity e dê o nome "App Duas Telas" ao projeto. Observe que o Android Studio já criou uma Activity ou AppCompatActivity com o nome MainActivity.java. Vamos nos certificar de que esta Activity é de fato a tela principal da aplicação. Abra o arquivo AndroidManifest.xml e veja se seu elemento <activity> se parece com o que temos abaixo:
<activity android:name=".MainActivity">
<intent-filter>
<action android:name="android.intent.action.MAIN" />
<category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
</intent-filter>
</activity>
Se tudo estiver Ok, vamos agora criar a segunda tela. Clique com o botão direito em cima do pacote "com.example.appduastelas" e escolha New -> Activity -> Empty Activity. Dê o nome "SegundaTela", desmarque a opção Launcher Activity e clique o botão Finish. Se você observar o arquivo AndroidManifest.xml novamente, você verá que a segunda tela já foi adicionada lá. Agora vamos examinar o arquivo XML de layout para a primeira tela (layout\activity_main.xml):
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout
xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="match_parent"
android:padding="16dp"
android:orientation="vertical"
tools:context="com.example.appduastelas.MainActivity">
<Button
android:id="@+id/abrir_tela"
android:layout_width="wrap_content"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_marginTop="20dp"
android:onClick="abrirSegundaTela"
android:text="@string/abrir_tela" />
</LinearLayout>
Note que temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <Button>. No botão nós declaramos o método abrirSegundaTela para seu atributo onClick. Não esqueça de atualizar o arquivo strings.xml para refletir o texto do botão "@string/abrir_tela". Pronto. Agora vamos ver o arquivo XML de layout para a segunda tela (layout\activity_segunda_tela.xml):
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout
xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="match_parent"
android:padding="16dp"
android:orientation="vertical"
tools:context="com.example.appduastelas.SegundaTela">
<TextView
android:layout_width="wrap_content"
android:layout_height="wrap_content"
android:text="Sou a segunda tela."/>
</LinearLayout>
Nesse layout nós temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <TextView>, que serve apenas para exibir um texto qualquer na segunda tela. Para finalizar, só precisamos escrever o método abrirSegundaTela() na MainActivity.java. Veja o código completo:
package com.example.appduastelas;
import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity;
import android.content.Intent;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
public class MainActivity extends AppCompatActivity {
@Override
protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.activity_main);
}
// método usado para abrir a segunda tela
public void abrirSegundaTela(View view) {
Intent intent = new Intent(this, SegundaTela.class);
startActivity(intent);
}
}
Veja que dentro do método abrirSegundaTela(), que recebe uma View com parâmetro, nós criamos um novo objeto da classe Intent e fornecemos o nome da segunda tela. Em seguida fazemos uma chamada ao método startActivity() passando o Intent recém-criado como argumento. Pronto! É só isso. Execute a aplicação, clique no botão e veja a segunda tela ser exibida. Pressione o botão Voltar e repita quantas vezes quiser. Agora é só criar mais telas e desenvolver vários e vários apps Android. |
Veja mais Dicas e truques de Android Java |
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