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Android Java ::: androidx.appcompat.app ::: AppCompatActivity |
Como usar o método startActivity() da classe Activity ou AppCompatActivity do Android para mudar de telasQuantidade de visualizações: 2287 vezes |
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Por mais simples que nossas aplicações Android sejam, elas serão compostas de duas ou mais telas, ou seja, duas ou mais Activity ou AppCompatActivity. Nesta dica mostrarei como usar o método startActivity() dessas duas classes para levar o usuário da primeira tela para a segunda. Lembre-se de que AppCompatActivity herda de Activity e, nos dias atuais, é a classe preferida para representar as telas individuais das aplicações Android. Comece criando um novo projeto no Android Studio. Escolha Empty Activity e dê o nome "App Duas Telas" ao projeto. Observe que o Android Studio já criou uma Activity ou AppCompatActivity com o nome MainActivity.java. Vamos nos certificar de que esta Activity é de fato a tela principal da aplicação. Abra o arquivo AndroidManifest.xml e veja se seu elemento <activity> se parece com o que temos abaixo:
<activity android:name=".MainActivity">
<intent-filter>
<action android:name="android.intent.action.MAIN" />
<category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
</intent-filter>
</activity>
Se tudo estiver Ok, vamos agora criar a segunda tela. Clique com o botão direito em cima do pacote "com.example.appduastelas" e escolha New -> Activity -> Empty Activity. Dê o nome "SegundaTela", desmarque a opção Launcher Activity e clique o botão Finish. Se você observar o arquivo AndroidManifest.xml novamente, você verá que a segunda tela já foi adicionada lá. Agora vamos examinar o arquivo XML de layout para a primeira tela (layout\activity_main.xml):
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout
xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="match_parent"
android:padding="16dp"
android:orientation="vertical"
tools:context="com.example.appduastelas.MainActivity">
<Button
android:id="@+id/abrir_tela"
android:layout_width="wrap_content"
android:layout_height="wrap_content"
android:layout_marginTop="20dp"
android:onClick="abrirSegundaTela"
android:text="@string/abrir_tela" />
</LinearLayout>
Note que temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <Button>. No botão nós declaramos o método abrirSegundaTela para seu atributo onClick. Não esqueça de atualizar o arquivo strings.xml para refletir o texto do botão "@string/abrir_tela". Pronto. Agora vamos ver o arquivo XML de layout para a segunda tela (layout\activity_segunda_tela.xml):
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout
xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
xmlns:tools="http://schemas.android.com/tools"
android:layout_width="match_parent"
android:layout_height="match_parent"
android:padding="16dp"
android:orientation="vertical"
tools:context="com.example.appduastelas.SegundaTela">
<TextView
android:layout_width="wrap_content"
android:layout_height="wrap_content"
android:text="Sou a segunda tela."/>
</LinearLayout>
Nesse layout nós temos um elemento <LinearLayout> e, dentro dele, um elemento <TextView>, que serve apenas para exibir um texto qualquer na segunda tela. Para finalizar, só precisamos escrever o método abrirSegundaTela() na MainActivity.java. Veja o código completo:
package com.example.appduastelas;
import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity;
import android.content.Intent;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
public class MainActivity extends AppCompatActivity {
@Override
protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
super.onCreate(savedInstanceState);
setContentView(R.layout.activity_main);
}
// método usado para abrir a segunda tela
public void abrirSegundaTela(View view) {
Intent intent = new Intent(this, SegundaTela.class);
startActivity(intent);
}
}
Veja que dentro do método abrirSegundaTela(), que recebe uma View com parâmetro, nós criamos um novo objeto da classe Intent e fornecemos o nome da segunda tela. Em seguida fazemos uma chamada ao método startActivity() passando o Intent recém-criado como argumento. Pronto! É só isso. Execute a aplicação, clique no botão e veja a segunda tela ser exibida. Pressione o botão Voltar e repita quantas vezes quiser. Agora é só criar mais telas e desenvolver vários e vários apps Android. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Variáveis e Constantes |
Como verificar se uma variável contém um valor numérico válido - Usando a função is_numeric() do PHP - RevisadoQuantidade de visualizações: 22699 vezes |
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Em várias situações nós precisamos verificar se uma variável ou constante possui um valor numérico válido. Para isso podemos usar a função is_numeric() da linguagem PHP. Esta função retorna um valor true se o argumento for um valor númerico válido e false em caso contrário. Veja um exemplo completo de seu uso:
<?
/*
Este trecho de código mostra como usar a função
is_numeric para verificar se o valor de uma variável
é um valor numérico válido
*/
$valor = 34; // válido
// $valor = "45,3"; // inválido
// $valor = "45.4"; // válido
// $valor = ".5"; // válido
if(is_numeric($valor))
echo "$valor é um valor numérico válido";
else
echo "$valor NÃO é um valor numérico válido";
?>
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: 34 é um valor numérico válido Esta dica foi revisada e testada no PHP 8. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Engenharia Civil - Cálculo Estrutural |
Exercícios Resolvidos de C - Como calcular as reações de apoio, momento de flexão máxima e forças cortantes em uma viga bi-apoiada com carga distribuída retangular usando CQuantidade de visualizações: 1557 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Veja a seguinte figura: ![]() Nesta imagem temos uma viga bi apoiada com uma carga q distribuída de forma retangular a uma distância l. Para fins didáticos, vamos considerar que a carga q será em kN/m e a distância l será em metros. O apoio A é de segundo gênero e o apoio B é de primeiro gênero. Escreva um programa C que solicita ao usuário que informe o valor da carga q e a distância l entre os apoios A e B. Em seguida mostre os valores das reações nos apoios A e B, o momento de flexão máxima da viga e o momento de flexão para uma determinada distância (que o usuário informará) a partir do apoio A. Mostre também as forças cortantes nos apoios A e B. Lembre-se de que, para uma carga distribuída de forma retangular, o diagrama de momento fletor é uma parábola, enquanto o diagrama de cortante é uma reta (com o valor zero para a força cortante no meio da viga). Sua saída deve ser parecida com: Valor da carga em kN/m: 10 Distância em metros: 13 A reação no apoio A é: 65.000000 kN A reação no apoio B é: 65.000000 kN O momento fletor máximo é: 211.250000 kN Informe uma distância a partir do apoio A: 4 O momento fletor na distância informada é: 180.000000 kN A força cortante no apoio A é: 65.000000 kN A força cortante no apoio B é: -65.000000 kN Veja a resolução comentada deste exercício usando C:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
int main(int argc, char *argv[]) {
// variáveis usadas na resolução do problema
float carga, distancia, reacao_a, reacao_b;
float flexao_maxima, distancia_temp, flexao_distancia;
float cortante_a, cortante_b;
// vamos pedir para o usuário informar o valor da carga
printf("Valor da carga em kN/m: ");
scanf("%f", &carga);
// vamos pedir para o usuário informar a distância entre os apoios
printf("Distancia em metros: ");
scanf("%f", &distancia);
// vamos calcular a reação no apoio A
reacao_a = (1.0 / 2.0) * carga * distancia;
// vamos calcular a reação no apoio B
reacao_b = reacao_a;
// vamos calcular o momento fletor máximo
flexao_maxima = (1.0 / 8.0) * carga * pow(distancia, 2.0);
// e mostramos o resultado
printf("\nA reacao no apoio A e: %f kN", reacao_a);
printf("\nA reacao no apoio B e: %f kN", reacao_b);
printf("\nO momento fletor maximo e: %f kN", flexao_maxima);
// vamos pedir para o usuário informar uma distância a
// partir do apoio A
printf("\n\nInforme uma distancia a partir do apoio A: ");
scanf("%f", &distancia_temp);
// vamos mostrar o momento fletor na distância informada
if (distancia_temp > distancia) {
printf("\nDistancia invalida.\n");
}
else {
flexao_distancia = (1.0 / 2.0) * carga * distancia_temp *
(distancia - distancia_temp);
printf("O momento fletor na distancia informada e: %f kN",
flexao_distancia);
}
// vamos mostrar a força cortante no apoio A
cortante_a = (1.0 / 2.0) * carga * distancia;
printf("\n\nA forca cortante no apoio A e: %f kN", cortante_a);
// vamos mostrar a força cortante no apoio B
cortante_b = cortante_a * -1;
printf("\nA forca cortante no apoio B e: %f kN\n\n", cortante_b);
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
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C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios |
C++ Windows API - Como ler o conteúdo de um arquivo usando a função ReadFile() da Win32 APIQuantidade de visualizações: 9121 vezes |
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A função ReadFile() é usada quando queremos ler o conteúdo de um arquivo. A leitura se inicia na posição zero do arquivo e mantém um ponteiro de arquivo, a partir do qual as leituras subsequentes ocorrerão. Esta função pode ser usada para leituras síncronas e assíncronas. Para leituras apenas assíncronas devemos usar ReadFileEx(). Veja seu protótipo na documentação da API do Windows: BOOL WINAPI ReadFile( HANDLE hFile, LPVOID lpBuffer, DWORD nNumberOfBytesToRead, LPDWORD lpNumberOfBytesRead, LPOVERLAPPED lpOverlapped ); Antes de vermos um exemplo de como usar a função ReadFile(), vamos dar uma olhada em seus parâmetros: a) HANDLE hFile - Este é o handle para o arquivo a partir do qual queremos ler. Tal handle deve ser criado com o direito de acesso GENERIC_READ. b) LPVOID lpBuffer - Um ponteiro para o buffer que receberá os dados lidos do arquivo. c) DWORD nNumberOfBytesToRead - O número máximo de bytes a serem lidos de cada vez. Geralmente este número está relacionado à quantidade de bytes dos elementos do buffer. d) LPDWORD lpNumberOfBytesRead - Um ponteiro para uma variável que receberá o número de bytes lidos. A função ReadFile() define o valor desta variável como 0 antes de cada leitura e verificação de erros. e) LPOVERLAPPED lpOverlapped - Um ponteiro para um estrutura OVERLAPPED. Esta estrutura é exigida se o handle para o arquivo for obtido usando FILE_FLAG_OVERLAPPED para o parâmetro dwFlagsAndAttributes da função CreateFile(). Geralmente usamos NULL para este parâmetro. A função ReadFile() retorna quando um erro ocorre ou a quantidade de bytes solicitados é alcançada. Veja um trecho de código no qual lemos o conteúdo de um arquivo chamado testes.txt:
#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>
#define TAM_BUFFER 256 // tamanho do buffer em bytes
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[]){
// nome do arquivo
CHAR arquivo[] = "C:\\testes.txt";
CHAR buffer[TAM_BUFFER]; // buffer para o conteúdo do arquivo
DWORD nIn; // bytes lidos
// vamos abrir o arquivo para leitura.
// se o arquivo não existir uma mensagem de erro é exibida.
HANDLE hArquivo = CreateFile(arquivo, GENERIC_READ, FILE_SHARE_READ, NULL,
OPEN_EXISTING, FILE_ATTRIBUTE_NORMAL, NULL);
if(hArquivo == INVALID_HANDLE_VALUE){
cout << "Erro ao abrir o arquivo: " << GetLastError() << endl;
}
else{
// arquivo aberto com sucesso. Vamos ler
while(ReadFile(hArquivo, buffer, TAM_BUFFER, &nIn, NULL) && nIn > 0){
cout << "Efetuei a leitura de " << nIn << " bytes." << endl;
// vamos adicionar o caractere de final de linha
// caso os bytes lidos não preencham todo o buffer
buffer[nIn] = 0;
cout << "Conteudo da leitura: " << buffer << endl;
}
}
// vamos fechar o handle
CloseHandle(hArquivo);
system("PAUSE");
return EXIT_SUCCESS;
}
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C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Tutorial C# - Como usar o laço while (enquanto) da linguagem C#Quantidade de visualizações: 13630 vezes |
O laço while (enquanto) é usado quando queremos repetir uma instrução ou bloco de instruções ENQUANTO uma condição for satisfatória. Veja um exemplo:
static void Main(string[] args){
int valor = 1;
while(valor <= 10){
Console.WriteLine("{0}", valor);
valor++;
}
Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
Este trecho de código conta de 1 até 10. Veja que antes de cada iteração do laço nós testamos se o valor da variável de controle é menor ou igual a 10. A iteração acontece somente se esta condição for satisfeita, o que nos mostra que um laço while pode nunca ser executado (o que aconteceria se a condição fosse falsa já na entrada). Note ainda que dentro de cada iteração nós incrementamos o valor da variável de controle. Isso é feito para que o laço não seja executado infinitamente. Veja um outro exemplo de laço while, desta vez simulando um menu de opções:
static void Main(string[] args){
// variável que registra a opção do usuário
int opcao;
// lê a opção
Console.Write("Informe a opção 1, 2 ou 3" +
" (-1 para sair): ");
// laço while que mostra as opções do menu enquanto
// o valor -1 não for informado
while((opcao = int.Parse(Console.ReadLine())) != -1){
switch(opcao){
case 1:
Console.WriteLine("Executando a opção 1");
break;
case 2:
Console.WriteLine("Executando a opção 2");
break;
case 3:
Console.WriteLine("Executando a opção 3");
break;
default:
Console.WriteLine("Opção incorreta");
break;
}
// mostra o texto das opções novamente
Console.Write("Informe a opção 1, 2 ou 3" +
" (-1 para sair): ");
}
Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
Se você é realmente iniciante em C#, notará que este exemplo é um pouco mais elaborado. Desta forma, estude-o atentamente. É uma técnica muito útil quando estamos escrevendo programas console, uma vez que a maioria deles possui um menu de opções. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
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