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Card 1 de 30
Cogo Points no AutoCAD Civil 3D



No AutoCAD Civil 3D, "Cogo Points" (ou pontos COGO) são pontos de controle ou referência que você pode usar para definir localizações específicas em um projeto de engenharia civil. Esses pontos podem representar diversas coisas, como marcos topográficos, elementos de infraestrutura ou pontos de interesse em um terreno.

1. Cogo points são exibidos apenas na aba Prospector.

2. Cogo points possuem um ícone que se parece com um círculo combinado com um alvo.

3. Cogo points podem ser movidos, até mesmo usando comandos de desenho básicos não específicos do Civil 3D.

4. Cogo points podem ser editados na janela Properties.

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C ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como usar o tipo time_t do header <time.h> da linguagem C

Quantidade de visualizações: 5371 vezes
O tipo time_t, presente no header <time.h> é usado quando precisamos representar datas e horas e, quando necessário, efetuar operações aritméticas envolvendo as mesmas. Este tipo é obtido por meio de uma chamada à função time(). Veja:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <time.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  // declara uma variável do tipo time_t e atribui a ela
  // o resultado de uma chamada à função time()
  time_t hora_atual = time(NULL);
  printf("Segundos desde 01/01/1970: %d\n\n", hora_atual);

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este trecho de código teremos algo parecido com:

Segundos desde 01/01/1970: 1334017044

Como podemos ver, o tipo time_t é apenas um apelido para um long, como declarado no header time.h:

typedef	long time_t;

Desta forma, time_t guarda a quantidade de segundos decorridos desde a meia-noite do dia 01/01/1970 UTC.


Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear - Como efetuar a soma de matrizes usando Java

Quantidade de visualizações: 1992 vezes
A soma de matrizes (assim como a subtração e multiplicação) é parte integrante da disciplina de Álgebra Linear e seu cálculo é muito simples.

Assumindo duas matrizes A e B, ambas com a mesma quantidade de linhas e colunas, a matriz soma pode ser obtida da seguinte forma:

\[A + B = \left[\begin{matrix} 3 & 4 & -1 \\ 8 & 2 & 1 \\ 7 & 5 & -3 \end{matrix}\right] + \left[\begin{matrix} -2 & 6 & 4 \\ 1 & 8 & 9 \\ -4 & 10 & 3 \end{matrix}\right] = \left[\begin{matrix} 1 & 10 & 3 \\ 9 & 10 & 10 \\ 3 & 15 & 0 \end{matrix}\right] \]

Um elemento da matriz é representando por sua posição linha e coluna. Usamos a letra i para a linha e j para a coluna, ou seja, aij. Dessa forma, o elemento na primeira linha e primeira coluna da matriz é a11, o elemento na primeira linha e segunda coluna é a12 e assim por diante.

Então, a soma das duas matrizes é feita da seguinte forma: Cij = Aij + Bij.

E agora veja o código Java que declara duas matrizes matrizA e matrizB e obtém uma terceira (matrizC) contendo a soma das duas anteriores. Novamente, note o requisito de que as matrizes deverão ter o mesmo número de linhas e colunas:

package arquivodecodigos;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // declarar, construir e inicializar as matrizes
    int matrizA[][] = {{3, 4, -1}, {8, 2, 1}, {7, 5, -3}};
    int matrizB[][] = {{-2, 6, 4}, {1, 8, 9}, {-4, 10, 3}};
    
    // esta é a matriz soma
    int matrizSoma[][] = new int[3][3];  
    
    // e agora vamos prosseguir com a soma
    for(int i = 0; i < matrizA.length; i++){
      for(int j = 0; j < matrizA[0].length; j++){
        matrizSoma[i][j] = matrizA[i][j] + matrizB[i][j];     
      } 
    }
    
    // vamos exibir os valores da primeira matriz
    System.out.println("Elementos da matriz A:");
    for(int i = 0; i < matrizA.length; i++){
      for(int j = 0; j < matrizA[0].length; j++){
        System.out.printf("%5d  ", matrizA[i][j]);
      }
      System.out.println();
    }
    
    // vamos exibir os valores da primeira matriz
    System.out.println("\nElementos da matriz B:");
    for(int i = 0; i < matrizB.length; i++){
      for(int j = 0; j < matrizB[0].length; j++){
        System.out.printf("%5d  ", matrizB[i][j]);
      }
      System.out.println();
    }
    
    // vamos exibir os valores da matriz soma
    System.out.println("\nElementos da matriz soma:");
    for(int i = 0; i < matrizSoma.length; i++){
      for(int j = 0; j < matrizSoma[0].length; j++){
        System.out.printf("%5d  ", matrizSoma[i][j]);
      }
      System.out.println();
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Elementos da matriz A:
    3      4     -1  
    8      2      1  
    7      5     -3  

Elementos da matriz B:
   -2      6      4  
    1      8      9  
   -4     10      3  

Elementos da matriz soma:
    1     10      3  
    9     10     10  
    3     15      0



C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Exercício Resolvido de C++ - Uma função C++ que recebe um valor inteiro e informa se o mesmo é um número primo

Quantidade de visualizações: 9227 vezes
Exercícios Resolvidos de C++ - Uma função C++ que recebe um valor inteiro e informa se o mesmo é um número primo

Pergunta/Tarefa:

Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são.

Escreva uma função C++ que recebe um valor inteiro e informe se o mesmo é um número primo. Você deverá usar a seguinte assinatura para a função:

bool primo(int valor){
  // implementação aqui
}
Note que a função retornará true se o valor for primo e false em caso contrário. Chame esta função a partir da função main() de forma que sua saída seja parecida com:

Informe um valor inteiro: 7
O numero informado é primo
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C++:

#include <cstdlib>
#include <iostream>

using namespace std;

// protótipo da função primo()
bool primo(int);

int main(int argc, char *argv[]){
  int numero;
  
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
	
  cout << "Informe um valor inteiro: ";
  cin >> numero;
  
  // vamos verificar se o valor informado é um número primo
  if(primo(numero)){
    cout << "O numero informado é primo\n" << endl;             
  }
  else{
    cout << "O numero informado NÃO é primo\n" << endl;     
  }
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}

bool primo(int valor){
  // se o valor fornecido for 7, a variável i do laço contará
  // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o 
  // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo 
  // for igual a 0, então o número não é primo
  for(int i = 2; i <= (valor / 2); i++){
    if(valor % i == 0){
      return false; // não é primo
    }
  }
    
  return true;
}



Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Java Collections para iniciantes - Arrays (vetores) ou a ArrayList? Qual devo usar?

Quantidade de visualizações: 16492 vezes
Uma das perguntas mais frequentes que os usuários do nosso site nos fazem é aquela sobre o uso de simples arrays (vetores e matrizes) ou objetos da classe ArrayList. Se o número de elementos for fixo ou você precisar de muita eficiência ao lidar com tipos primitivos, então arrays podem ser a melhor escolha.

Porém, muitos problemas envolvendo o armazenamento de dados requerem estruturas de dados que possam ser redimensionadas de acordo com a necessidade do algorítmo. Neste caso, uma ArrayList (ou qualquer uma das outras classes Collections) pode ser a escolha certa.

Veja um trecho de código para ficar mais fácil o entendimento:

package arquivodecodigos;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    int valores[] = {4, 12, 8, 5, 13};
    System.out.println("Primeiro elemento no vetor: " 
      + valores[0]);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Primeiro elemento no vetor: 4

Como podemos ver neste exemplo, um array (nesse caso um vetor) possui um tamanho fixo, ou seja, o compilador não nos permite reduzir ou aumentar a quantidade de elementos em um vetor ou matriz criado a partir da notação de arrays. Assim, apesar de todas as facilidades que os arrays trazem consigo, este pode ser um empecilho para o tipo de aplicação que queremos desenvolver em um determinado momento.

A classe ArrayList, por outro lado, possui tamanho variado. Isso quer dizer que seu tamanho é aumentado ou reduzido de acordo com as necessidades do seu código.

Uma outra questão que diferencia arrays de ArrayList, é que não podemos armazenar tipos primitivos em um objeto da classe ArrayList. Se precisarmos fazer isso, o tipo primitivo deve ser colocado em uma classe encapsuladora, por exemplo, a classe Integer. Em algumas situações o compilador faz isso nos bastidores, e esta operação é chamada de auto-boxing.


CSS ::: Dicas & Truques ::: Cores de Fundo e Imagens de Fundo

Como definir uma imagem de fundo fixa para suas páginas HTML em CSS usando as propriedades background-image, background-repeat e background-attachment

Quantidade de visualizações: 11678 vezes
Nesta dica mostrarei como combinar as propriedades CSS background-image, background-repeat e background-attachment para definir uma imagem de fundo fixa para a página. Dessa forma, a imagem não será repetida e e permanecerá fixa no fundo da página, ou seja, não vai rolar com o restante do conteúdo.

Veja como o exemplo ficará na imagem abaixo (é claro que sua imagem de fundo será diferente):



Veja o código HTML completo para o exemplo, incluindo as definições de estilo CSS:

<head>
<title>Estudando CSS</title>

<meta name="viewport" content="width=device-width, 
  initial-scale=1">
 
<style type="text/css">
  body {background-image: url(fundo.jpg);
    background-repeat: no-repeat; 
    background-attachment: fixed}
</style>

</head>
<body>
 
</body>
</html>



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