Você está aqui: Cards de AutoCAD Civil 3D |
||
|
||
|
|
||
C ::: Dicas & Truques ::: Struct (Estruturas, Registros) |
Linguagem C para iniciantes - Como usar estruturas (struct) em CQuantidade de visualizações: 68740 vezes |
Vetores e matrizes (arrays) são muito importantes quando precisamos agrupar várias variáveis de um mesmo tipo de dados. Porém, há casos em que precisamos agrupar variáveis de diferentes tipos. Para estes casos a linguagem C nos fornece as estruturas (struct). Veja como declará-las:
// uma estrutura Pessoa
struct Pessoa
{
char *nome;
int idade;
};
Veja que esta estrutura possui dois tipos de dados diferentes: um ponteiro para uma cadeia de caracteres e uma variável do tipo int. Para declarar variáveis do tipo Pessoa você tem duas opções. A primeira consiste em declarar as variáveis juntamente com a declaração da estrutura. Veja:
// uma estrutura Pessoa
struct Pessoa
{
char *nome;
int idade;
}pessoa, cliente, chefe;
A outra forma consiste em declarar a variável no local no qual ela será usada. Esta forma é mais prática. Veja um exemplo completo de como isso é feito:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
// uma estrutura Pessoa
struct Pessoa
{
char *nome;
int idade;
};
int main(int argc, char *argv[])
{
// declara uma variável do tipo struct
struct Pessoa cliente;
cliente.nome = "Osmar J. Silva";
cliente.idade = 36;
// obtém os dados
printf("O nome do cliente e: %s\n", cliente.nome);
printf("A idade do cliente e: %d\n", cliente.idade);
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
|
Java ::: Pacote java.util ::: Iterator |
Como usar objetos da interface Iterator do Java em suas aplicaçõesQuantidade de visualizações: 3045 vezes |
|
Um objeto da interface Iterator<E>, no pacote java.util, é usado para percorrer os elementos de uma coleção. Um Iterator é usado com frequencia em substituição a um Enumeration. Há duas diferenças principais entre os dois: a) Um Iterator permite a remoção de elementos na coleção sendo percorrida no momento. b) Os métodos do Iterator são mais curtos e apresentam melhoria em relação aos métodos do Enumeration. As subinterfaces conhecidas de Iterator<E> são ListIterator<E> e XMLEventReader. As classes conhecidas que implementam esta interface são BeanContextSupport.BCSIterator, EventReaderDelegate e Scanner. Veja um trecho de código no qual usamos um Iterator para percorrer e exibir os valores dos elementos de uma ArrayList:
package estudos;
import java.util.ArrayList;
import java.util.Iterator;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
// vamos criar uma ArrayList
ArrayList<String> pessoas = new ArrayList();
pessoas.add("Osmar");
pessoas.add("Carlos");
pessoas.add("Fernanda");
// vamos obter um Iterator para a lista e percorrer todos os elementos
for(Iterator<String> pessoa = pessoas.iterator(); pessoa.hasNext();){
System.out.println(pessoa.next());
}
}
}
Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado: Osmar Carlos Fernanda |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover os espaços no final de uma string em C# usando o método TrimEnd() da classe String - Curso de C# para iniciantesQuantidade de visualizações: 7973 vezes |
|
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método TrimEnd() da classe String da linguagem C# para remover os espaços no final de uma palavra, frase ou texto. Esta é uma tarefa importante antes de validar as informações inseridas pelos usuários de nossas aplicações. Veja o código completo:
using System;
namespace Estudos{
class Program{
static void Main(string[] args) {
string texto = " temos espaços no início e fim ";
Console.WriteLine("Com espaços: ." + texto + ".");
// remove os espaços no fim da string
texto = texto.TrimEnd();
Console.WriteLine("Sem espaços: ." + texto + ".");
Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
Console.ReadKey();
}
}
}
Ao executar este código nós teremos os seguinte resultado: Com espaços: . temos espaços no início e fim . Sem espaços: . temos espaços no início e fim. |
Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent |
Java Swing - Como usar o método getKeyCode() da classe KeyEvent para detectar as teclas de Espaço, Enter ou EscQuantidade de visualizações: 6378 vezes |
|
Em algumas situações nós precisamos detectar o pressionamento das teclas de Espaço, Enter ou Esc. Para isso podemos usar o método getKeyCode() da classe KeyEvent e testar se o código equivale a uma das constantes KeyEvent.VK_SPACE (espaço), KeyEvent.VK_ENTER (Enter) ou KeyEvent.VK_ESCAPE (Esc). Veja um trecho de código no qual testamos se alguma destas três teclas foi pressionada:
package estudos;
import java.awt.Container;
import java.awt.FlowLayout;
import java.awt.event.KeyEvent;
import java.awt.event.KeyListener;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JOptionPane;
public class Janela extends JFrame implements KeyListener{
public Janela(){
super("Eventos do Teclado");
Container c = getContentPane();
FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
c.setLayout(layout);
// vamos adicionar o objeto listener
addKeyListener(this);
setSize(350, 250);
setVisible(true);
}
@Override
public void keyPressed(KeyEvent e){
// a tecla Space foi pressionada?
if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_SPACE){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "A tecla de espaço foi pressionada");
}
// a tecla Enter foi pressionada?
else if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_ENTER){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "A tecla Enter foi pressionada");
}
// a tecla Esc foi pressionada?
else if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_ESCAPE){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "A tecla Esc foi pressionada");
}
else{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Outra tecla foi pressionada");
}
}
@Override
public void keyReleased(KeyEvent e){
// sem implementação
}
@Override
public void keyTyped(KeyEvent e){
// sem implementação
}
public static void main(String args[]){
Janela j = new Janela();
j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
É importante observar que as teclas Space, Enter e Esc podem ser detectadas somente nos eventos keyPressed e keyReleased. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea |
Java Swing - Como ler as linhas de texto de um JTextArea uma de cada vezQuantidade de visualizações: 2 vezes |
|
Nesta dica veremos como ler as linhas de um controle JTextArea do Java Swing individualmente, ou seja, uma linha de cada vez. Para isso nós vamos usar os método getLineStartOffset() e getLineEndOffset() da classe JTextArea para acessar suas linhas separadamente. Veja o resultado na imagem abaixo: ![]() E aqui está o código Java Swing completo para a dica:
package arquivodecodigos;
import javax.swing.*;
import javax.swing.text.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
public class Estudos extends JFrame{
JTextArea textArea;
JButton btn;
public Estudos() {
super("Lendo as linhas de um JTextArea");
Container c = getContentPane();
FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
c.setLayout(layout);
textArea = new JTextArea(10, 20);
textArea.setLineWrap(true);
btn = new JButton("Ler Linhas");
btn.addActionListener(
new ActionListener(){
@Override
public void actionPerformed(ActionEvent e){
int quant = textArea.getLineCount();
for(int i = 0; i < quant; i++){
try{
int inicio = textArea.getLineStartOffset(i);
int fim = textArea.getLineEndOffset(i);
String linha = textArea.getText(inicio, fim - inicio);
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Linha " +
(i + 1) + " = " + linha);
}
catch(BadLocationException ble){
// possiveis erros são tratados aqui
}
}
}
}
);
c.add(textArea);
c.add(btn);
setSize(350, 250);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
|
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |






