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Card 1 de 30
Cogo Points no AutoCAD Civil 3D



No AutoCAD Civil 3D, "Cogo Points" (ou pontos COGO) são pontos de controle ou referência que você pode usar para definir localizações específicas em um projeto de engenharia civil. Esses pontos podem representar diversas coisas, como marcos topográficos, elementos de infraestrutura ou pontos de interesse em um terreno.

1. Cogo points são exibidos apenas na aba Prospector.

2. Cogo points possuem um ícone que se parece com um círculo combinado com um alvo.

3. Cogo points podem ser movidos, até mesmo usando comandos de desenho básicos não específicos do Civil 3D.

4. Cogo points podem ser editados na janela Properties.

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Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Manipulação de arquivos em Java - Como obter o tamanho de um arquivo em bytes usando o método length() da classe File do Java

Quantidade de visualizações: 2 vezes
A classe File, do pacote java.io da linguagem Java, nos fornece o método length(), que retorna o tamanho de um arquivo em byes. O retorno é do tipo long.

Veja como podemos usá-lo no código abaixo:

package arquivodecodigos;

import java.io.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    File arquivo = new File("c:\\estudos_java\\lago.jpg");
     
    // Obtém o tamanho do arquivo em bytes
    long tam = arquivo.length();
    System.out.println("Tamanho do arquivo em bytes: " + tam);    
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Tamanho do arquivo em bytes: 143060


C# ::: C# + MySQL ::: MySqlCommand

Como inserir dados em uma tabela MySQL usando INSERT INTO e consultas parametrizadas no C#

Quantidade de visualizações: 1331 vezes
As consultas parametrizadas podem ser definidas para o método ExecuteNonQuery() da classe MySqlCommand por meio dos métodos Add() e AddWithValue() do objeto Parameters. Neste exemplo eu mostrarei como usar AddWithValue(), já que ele nos permite informar tanto o parâmetro quanto o seu valor.

Observe que a tabela usada nesta dica possui os campos id, titulo, autor, paginas e data_cadastro. O campo id é auto-incremento (recebendo o valor NULL) e o campo data_cadastro é do tipo DATETIME (e recebe o valor NOW()).

Veja o código completo para o exemplo (incluindo a conexão C# + MySQL usando a classe MySqlConnection):

using System;
using System.Data;
using System.Windows.Forms;
using MySql.Data.MySqlClient;

namespace EstudosMySQL {
  public partial class Form1 : Form {
    public Form1() {
      InitializeComponent();
    }

    private void button1_Click(object sender, EventArgs e) {
      // objeto de conexão
      MySqlConnection conn = null;

      // string de conexão
      string connStr = "server=localhost;user id=root; " +
        "password=osmar1234; database=estudos; pooling=false";

      try {
        conn = new MySqlConnection(connStr);
        conn.Open();

        if (conn.State == ConnectionState.Open) {
          // primeiro criamos um novo objeto MySqlCommand
          MySqlCommand comando = new MySqlCommand();
          // definimos a conexão para este comando
          comando.Connection = conn;

          // definimos o comando SQL a ser executado usando parâmetros
          comando.CommandText = "INSERT INTO livros (id, titulo, autor, paginas, data_cadastro) " +
            "VALUES(NULL, @titulo, @autor, @paginas, NOW())";

          // agora definimos os valores para os parâmetros
          comando.Parameters.AddWithValue("@titulo", "APLICAÇÕES PHP REST");
          comando.Parameters.AddWithValue("@autor", "CARLOS JUNIOR SOUZA");
          comando.Parameters.AddWithValue("@paginas", 280);
          comando.Prepare();

          // e executamos o comando SQL
          int res = comando.ExecuteNonQuery();
          if (res > 0) {
            MessageBox.Show("Operação realizada com sucesso. " + res + " linhas afetadas.");
          }
          else {
            MessageBox.Show("Deve ter acontecido alguma coisa. " + res + " linhas afetadas.");
          }
        }
      }
      catch (MySqlException ex) {
        MessageBox.Show("Erro: " +
          ex.Message);
      }
    }
  }
}



C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Como alocar memória dinâmica em C usando a função malloc()

Quantidade de visualizações: 29393 vezes
A função malloc() é usada em C para alocarmos um bloco de memória. Esta função recebe a quantidade de bytes a serem alocados e retorna um ponteiro do tipo void (genérico) para o início do bloco de memória obtido. Veja sua assinatura:

void *malloc(size_t size);

Se a memória não puder se alocada, um ponteiro nulo (NULL) será retornado.

É importante se lembrar de alguns conceitos antes de usar esta função. Suponhamos que você queira alocar memória para um inteiro. Você poderia ter algo assim:

// aloca memória para um int
ponteiro = malloc(4);

Embora este código esteja correto, não é um boa idéia assumir que um inteiro terá sempre 4 bytes. Desta forma, é melhor usar o operador sizeof() para obter a quantidade de bytes em um inteiro em uma determinada arquitetura. Veja:

// aloca memória para um int
ponteiro = malloc(sizeof(int));

Eis o código completo para um aplicativo C que mostra como alocar memória para um inteiro e depois atribuir e obter o valor armazenado no bloco de memória alocado:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // ponteiro para uma variável do tipo inteiro
  int *ponteiro;

  // aloca memória para um int
  ponteiro = malloc(sizeof(int));

  // testa se a memória foi alocada com sucesso
  if(ponteiro)
    printf("Memoria alocada com sucesso.\n");
  else
    printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n");

  // atribui valor à memória alocada
  *ponteiro = 45;

  // obtém o valor atribuído
  printf("Valor: %d\n\n", *ponteiro);

  // libera a memória
  free(ponteiro);

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Uma aplicação interessante da função malloc() é quando precisamos construir uma matriz dinâmica. Veja como isso é feito no código abaixo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int i;

  // quantidade de elementos na matriz
  int quant = 10;

  // ponteiro para o bloco de memória
  int *ponteiro;

  // aloca memória para uma matriz de inteiros
  ponteiro = malloc(quant * sizeof(int));

  // testa se a memória foi alocada com sucesso
  if(ponteiro)
    printf("Memoria alocada com sucesso.\n");
  else{
    printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n");
    exit(1);
  }

  // atribui valores aos elementos do array
  for(i = 0; i < quant; i++){
    ponteiro[i] = i * 2;
  }

  // exibe os valores
  for(i = 0; i < quant; i++){
    printf("%d  ", ponteiro[i]);
  }

  // libera a memória
  free(ponteiro);

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como ordenar um array de strings em ordem alfabética em C# usando a classe StringComparer

Quantidade de visualizações: 17866 vezes
Nesta dica mostrarei como classificar um vetor de strings C# em ordem alfabética. Para isso nós vamos usar um objeto da classe StringComparer.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // cria e inicializa um array de strings
      string[] cidades = {"Goiânia", "São Paulo",
        "Rio de Janeiro", "Curitiba"};

      Console.WriteLine("Ordem original:");
      for (int i = 0; i < cidades.Length; i++) {
        Console.WriteLine(cidades[i]);
      }

      // vamos criar um objeto da classe StringComparer
      StringComparer ordenar = StringComparer.CurrentCultureIgnoreCase;

      // agora classificamos o vetor em ordem alfabética
      Array.Sort(cidades, ordenar);

      Console.WriteLine();
      Console.WriteLine("Ordem alfabética:");
      for (int i = 0; i < cidades.Length; i++) {
        Console.WriteLine(cidades[i]);
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Ordem original:
Goiânia
São Paulo
Rio de Janeiro
Curitiba

Ordem alfabética:
Curitiba
Goiânia
Rio de Janeiro
São Paulo


C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C# Básico

Exercício Resolvido de C# - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em C#

Quantidade de visualizações: 1230 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C# para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 16
O número informado foi: 16
O antecessor é 15
O sucessor é: 17
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C#:

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos pedir ao usuário que informe um número inteiro
      Console.Write("Informe um número inteiro: ");
      int numero = Int32.Parse(Console.ReadLine());

      // vamos calcular o sucessor do número informado
      int sucessor = numero + 1;

      // vamos calcular o antecessor do número informado
      int antecessor = numero - 1;

      // e agora mostramos os resultados
      Console.WriteLine("O número informado foi: {0}", numero);
      Console.WriteLine("O antecessor é {0}", antecessor);
      Console.WriteLine("O sucessor é: {0}", sucessor);

      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}



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