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Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores |
Regras importantes sobre o uso de modificadores na linguagem JavaQuantidade de visualizações: 7775 vezes |
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1) Uma declaração de método ou variável pode conter somente um destes modificadores de acesso: public, protected ou private. Na ausência de um destes, o acesso será de pacote. 2) Classes não podem ser declaradas abstract e final simultâneamente. 3) Métodos abstratos não podem ser declarados private, static, final, native, strictfp ou synchronized. 4) Métodos não podem ser declarados native e strictfp ao mesmo tempo. 5) Métodos abstract e native não possuem corpo. Ex: abstract void inserir(); native void obterDados(); 6) Uma classe que contenha métodos abstratos deve ser declarada como abstrata. 7) Membros final não podem ser volatile. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de Java - Ler a idade e o peso de 10 pessoas e mostrar a quantidade de pessoas com mais de 80 quilos e a média das idadesQuantidade de visualizações: 2359 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que receba a idade (como int) e o peso (como double) de 10 pessoas. Em seguida calcule e mostre: 1) A quantidade de pessoas com mais de 80 quilos; 2) A média das idades das pessoas. Sua saída deve ser parecida com: Informe a idade da 1.a pessoa: 95 Informe o peso da 1.a pessoa: 83 Informe a idade da 2.a pessoa: 45 Informe o peso da 2.a pessoa: 115 Informe a idade da 3.a pessoa: 83 Informe o peso da 3.a pessoa: 76 Informe a idade da 4.a pessoa: 19 Informe o peso da 4.a pessoa: 79 Informe a idade da 5.a pessoa: 40 Informe o peso da 5.a pessoa: 93 Quantidade de pessoas com mais de 80 quilos: 3 Média das idades das pessoas: 56.4 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:
package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
int quant_acima_80_kg = 0; // quantidade de pessoas acima de 80 quilos
int soma_idades = 0; // soma das idades para depois obter a média
// vamos ler os dados das 5 pessoas
for(int i = 0; i < 5; i++){
System.out.print("Informe a idade da " + (i + 1) + ".a pessoa: ");
int idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
System.out.print("Informe o peso da " + (i + 1) + ".a pessoa: ");
double peso = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
// vamos somar mais esta idade
soma_idades = soma_idades + idade;
// esta pessoa possui mais de 80 quilos?
if(peso > 80){
// aumenta o contador de pessoas acima de 80 quilos
quant_acima_80_kg++;
}
// adiciona uma quebra de linha
System.out.println();
}
// e agora mostramos o resultado
System.out.println("Quantidade de pessoas com mais de 80 quilos: " +
quant_acima_80_kg);
System.out.println("Média das idades das pessoas: " + (soma_idades / 5.0));
}
}
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Python ::: Dicas & Truques ::: Aplicativos e Outros |
Como calcular a distância entre dois pontos na terra em PythonQuantidade de visualizações: 1529 vezes |
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Nesta dica mostrarei como calcular a distância em quilômetros entre dois pontos na terra dadas suas latitudes e longitudes. Neste exemplo eu coloquei o valor de 6378.137 para o raio da terra, mas você pode definir para o valor que achar mais adequado. O cálculo usado neste código se baseia na Fórmula de Haversine, que determina a distância do grande círculo entre dois pontos em uma esfera, dadas suas longitudes e latitudes. Veja o código Python completo:
# vamos importar o módulo Math
import math
# função que recebe dois pontos na terra e retorna a distância
# entre eles em quilômetros
def calcularDistancia(lat1, lat2, lon1, lon2):
raio_terra = 6378.137 # raio da terra em quilômetros
# o primeiro passo é converter as latitudes e longitudes
# para radianos
lon1 = math.radians(lon1)
lon2 = math.radians(lon2)
lat1 = math.radians(lat1)
lat2 = math.radians(lat2)
# agora aplicamos a Fórmula de Haversine
dlon = lon2 - lon1
dlat = lat2 - lat1
a = math.pow(math.sin(dlat / 2), 2) + math.cos(lat1) * math.cos(lat2) \
* math.pow(math.sin(dlon / 2),2)
c = 2 * math.asin(math.sqrt(a))
# e retornamos a distância
return(c * raio_terra)
# método principal
def main():
# vamos solicitar a latitude e longitude das duas localizações
lat1 = float(input("Informe a primeira latitude: "))
lon1 = float(input("Informe a primeira longitude: "))
lat2 = float(input("Informe a segunda latitude: "))
lon2 = float(input("Informe a segunda longitude: "))
# vamos calcular a distância entre os dois pontos em Kms
distancia = calcularDistancia(lat1, lat2, lon1, lon2)
# mostramos o resultado
print("A distância entre os dois pontos é: {0} kms".format(distancia))
if __name__== "__main__":
main()
Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe a primeira latitude: -16.674551 Informe a primeira longitude: -49.303598 Informe a segunda latitude: -15.579321 Informe a segunda longitude: -56.10009 A distância entre os dois pontos é: 736.9183827638687kms Neste exemplo eu calculei a distância entre as cidades de Goiânia-GO e Cuibá-MT. A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0o e 90o para Norte(N) ou para Sul(S). A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em Ruby usando o método cos() da biblioteca Math - Calculadora de cosseno em RubyQuantidade de visualizações: 1052 vezes |
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Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Ruby. Esta método, que faz parte da biblioteca Math, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: puts "Cosseno de 0 = " + Math.cos(0).to_s puts "Cosseno de 1 = " + Math.cos(1).to_s puts "Cosseno de 2 = " + Math.cos(2).to_s Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.0 Cosseno de 1 = 0.5403023058681398 Cosseno de 2 = -0.4161468365471424 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: ![]() |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em Delphi usando a função Cos() - Calculadora de cosseno em DelphiQuantidade de visualizações: 1513 vezes |
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Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Delphi. Esta função, incorporada por padrão à linguagem, recebe um valor numérico (Extended) e retorna um valor Extended, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
Memo1.Lines.Add('Cosseno de 0 = ' + FloatToStr(Cos(0)));
Memo1.Lines.Add('Cosseno de 1 = ' + FloatToStr(Cos(1)));
Memo1.Lines.Add('Cosseno de 2 = ' + FloatToStr(Cos(2)));
end;
Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1 Cosseno de 1 = 0,54030230586814 Cosseno de 2 = -0,416146836547142 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: ![]() |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi |
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