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Card 1 de 30
Cogo Points no AutoCAD Civil 3D



No AutoCAD Civil 3D, "Cogo Points" (ou pontos COGO) são pontos de controle ou referência que você pode usar para definir localizações específicas em um projeto de engenharia civil. Esses pontos podem representar diversas coisas, como marcos topográficos, elementos de infraestrutura ou pontos de interesse em um terreno.

1. Cogo points são exibidos apenas na aba Prospector.

2. Cogo points possuem um ícone que se parece com um círculo combinado com um alvo.

3. Cogo points podem ser movidos, até mesmo usando comandos de desenho básicos não específicos do Civil 3D.

4. Cogo points podem ser editados na janela Properties.

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C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: STL Vector C++

Exercícios Resolvidos de C++ - Escreva um programa C++ que retorna os elementos em um vector que são estritamente menores que seus vizinhos adjacentes da esquerda e da direita

Quantidade de visualizações: 401 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C++ que retorna os elementos em um vector que são estritamente menores que seus vizinhos adjacentes da esquerda e da direita. Seu código deverá pedir para o usuário informar 10 valores inteiros, guardá-los em um vector e então calcular e exibir o resultado.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o 1.o valor: 8
Informe o 2.o valor: 4
Informe o 3.o valor: 9
Informe o 4.o valor: 3
Informe o 5.o valor: 1
Informe o 6.o valor: 6
Informe o 7.o valor: 2
Informe o 8.o valor: 7
Informe o 9.o valor: 3
Informe o 10.o valor: 8

Conteúdo do vector: 8  4  9  3  1  6  2  7  3  8

Os elementos menores que seus vizinhos adjascentes são:

4  1  2  3
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C++:

// vamos fazer os includes ncessários
#include <algorithm>
#include <iostream>
#include <vector>

using namespace std;

// função para encontrar os elementos no vector que são menores
// que seus vizinhos adjacentes
vector<int> verificar(vector<int> valores) {
  // vamos inicializar um vector vazio para guardar os elementos
  // que passarem na condição
  vector<int> temp;
    
  // vamos percorrer o vector recebido como argumento
  for(int i = 1; i < valores.size() - 1; i++) {
    // o elemento atual é menor que o elemento anterior e posterior a ele?
    if(valores[i] < valores[i - 1] && valores[i] < valores[i + 1]) {
      // vamos adicionar no vector temporário
      temp.push_back(valores[i]);
    }
  }
    
  // retornamos o vector temporário
  return temp;
}
 
// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]) {
  // vamos criar o vector que guardará os valores informados
  // pelo usuário
  vector<int> numeros;
  int valor;

  // vamos ler 10 números inteiros
  for (int i = 0; i < 10; i++) {
    cout << "Informe o " << (i + 1) << ".o valor: ";
    cin >> valor;
    numeros.push_back(valor);
  }

  // vamos mostrar o conteúdo do vector original
  cout << "\nConteúdo do vector: ";
  for (int n: numeros) {
    cout << n << "  ";
  }
 
  // agora vamos testar os números que são menores que seus
  // vizinhos adjascentes
  vector<int> resultado = verificar(numeros);
  cout << "\n\nOs elementos menores que seus vizinhos adjascentes são:\n\n";   
  for (int n: resultado) {
    cout << n << "  ";
  }
 
  cout << "\n\n";
  return EXIT_SUCCESS;
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritmética

Quantidade de visualizações: 1826 vezes
Pergunta/Tarefa:

Verifique se as componentes de um vetor de 10 componentes inteiros lidos pelo teclado formam uma progressão aritmética, informando se sim ou se não. Caso forme, imprima o termo inicial e a razão.

Resposta/Solução:

Para a entrada do usuário, nós vamos usar um objeto da classe Scanner. Veja a resolução comentada:

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos usar a classe Scanner para leitura
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);

    // declara e constrói um vetor de 10 inteiros
    int valores[] = new int[10];
    
    // vamos ler os valores dos elementos do vetor
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print("Informe o valor: ");
      valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    }
    
    // já temos o vetor. Agora vamos verificar se temos
    // uma progressão geométrica
    boolean progressao = true;
    // vamos obter a razão
    int razao = valores[1] / (valores[0]);
    
    // vamos varrer os elementos do vetor e verificar se todos
    // possuem a mesma razão
    for(int i = 1; i < valores.length; i++){
      if((valores[i] / (valores[i - 1])) != razao){
        progressao = false;
        break;
      }
    }
    
    if(progressao){
      System.out.println("Formam uma progressão geométrica.");
      System.out.println("A razão é: " + razao);
      System.out.println("O primeiro termo é: " + valores[0]);
    }
    else{
      System.out.println("Não formam uma progressão geométrica.");
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Informe o valor: 1
Informe o valor: 2
Informe o valor: 4
Informe o valor: 8
Informe o valor: 16
Informe o valor: 32
Informe o valor: 64
Informe o valor: 128
Informe o valor: 256
Informe o valor: 512
Formam uma progressão geométrica.
A razão é: 2
O primeiro termo é: 1


C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear arquivos e diretórios em C++ usando a função MoveFile() da API do Windows

Quantidade de visualizações: 8973 vezes
A função MoveFile() da API do Windows pode ser usada quando precisamos renomear um arquivo ou diretório. Veja seu protótipo:

BOOL WINAPI MoveFile(
  LPCTSTR lpExistingFileName,
  LPCTSTR lpNewFileName
);


Note que só precisamos fornecer o nome atual e o novo nome do arquivo ou diretório que queremos renomear. Se houver algum erro ao renomear o arquivo ou diretório, a função MoveFile() retornará o valor 0 (zero). Se a operação for efetuada com sucesso, um valor diferente de 0 (zero) será retornado. É sempre uma boa idéia usar a função GetLastError() para retornar o código do erro em caso de falha.

Veja um trecho de código no qual renomeamos um arquivo:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // nome atual do arquivo
  CHAR nome_atual[] = "C:\\testes.txt";
  // novo nome do arquivo
  CHAR nome_novo[] = "C:\\novo.txt";
  
  // vamos renomear o arquivo
  if(MoveFile(nome_atual, nome_novo)){
    cout << "Arquivo renomeado com sucesso." << endl;                      
  }
  else{
    cout << "Erro ao renomear o arquivo: " << 
      GetLastError() << endl;     
  }
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}

Aqui nós estamos alterando o nome do arquivo testes.txt para novo.txt. Os possíveis erros nesta operação são:

a) ERROR_FILE_NOT_FOUND - Ocorre quando o arquivo fornecido como primeiro argumento para a função MoveFile() não existe. O código para este erro é 2 e a mensagem em português é "O sistema não pode encontrar o arquivo especificado (The system cannot find the file specified)".

b) ERROR_ALREADY_EXISTS - Ocorre quando o arquivo fornecido como segundo argumento para a função MoveFile() já existe. O código para este erro é 183 e a mensagem em português é "Não é possível criar um arquivo já existente (Cannot create a file when that file already exists)".

Veja agora um trecho de código no qual renomeamos um diretório:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // nome atual do diretório
  CHAR nome_atual[] = "C:\\imagens";
  // novo nome do diretório
  CHAR nome_novo[] = "C:\\imagens2";
  
  // vamos renomear o diretório
  if(MoveFile(nome_atual, nome_novo)){
    cout << "Diretório renomeado com sucesso." << endl;                      
  }
  else{
    cout << "Erro ao renomear o diretório: " << 
      GetLastError() << endl;     
  }
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de C - Um método recursivo que conta de 10 até 0

Quantidade de visualizações: 987 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo em C que conta e exibe os valores de 10 até 0. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

void contar_recursivamente(int n){
  // sua implementação aqui
}
Veja que o método deverá receber o valor 10 e efetuar novas chamadas a si mesmo até que os valores de 10 até 0 sejam exibidos. O ponto de parada da recursividade é a exibição do valor 0.

Sua saída deverá ser parecida com:

10
9
8
7
6
5
4
3
2
1
0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C console:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>   
   
// função recursiva que conta de 10 até 0;
void contar_recursivamente(int n){
  // vamos exibir o número atual
  printf("%d\n", n);
	
  // devemos prosseguir com a recursividade?
  if(n > 0){
    // decrementa o valor de n
    n--;  
    contar_recursivamente(n); // e faz uma nova chamada recursiva
  }
}
   
int main(int argc, char *argv[]){
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
	
  // efetua uma chamada ao método recursivo fornecendo 
  // o primeiro valor
  contar_recursivamente(10);
	
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}



jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico

Como adicionar conteúdo ao início de um elemento HTML usando a função prepend() do jQuery

Quantidade de visualizações: 690 vezes
O método prepend() permite adicionar conteúdo ao início de um elemento HTML. Este conteúdo pode ser um seletor, um elemento HTML, uma string HTML ou um objeto jQuery.

Veja um trecho de código no qual adicionamos uma linha de texto no início de um parágrafo:

<script type="text/javascript">
<!--
  function adicionarConteudo(){
    var texto = "Mais uma linha.<br>";
    $("#parag").prepend(texto);
  }
//-->
</script>

O método prepend() opera em todos os elementos HTML retornados sob uma determinação condição. O retorno do método é um objeto jQuery que pode ser usado para fins de encadeamento de chamadas de métodos.


Veja mais Dicas e truques de jQuery

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