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Cogo Points no AutoCAD Civil 3D



No AutoCAD Civil 3D, "Cogo Points" (ou pontos COGO) são pontos de controle ou referência que você pode usar para definir localizações específicas em um projeto de engenharia civil. Esses pontos podem representar diversas coisas, como marcos topográficos, elementos de infraestrutura ou pontos de interesse em um terreno.

1. Cogo points são exibidos apenas na aba Prospector.

2. Cogo points possuem um ícone que se parece com um círculo combinado com um alvo.

3. Cogo points podem ser movidos, até mesmo usando comandos de desenho básicos não específicos do Civil 3D.

4. Cogo points podem ser editados na janela Properties.

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Java ::: Pacote java.util ::: Iterator

Como usar objetos da interface Iterator do Java em suas aplicações

Quantidade de visualizações: 3043 vezes
Um objeto da interface Iterator<E>, no pacote java.util, é usado para percorrer os elementos de uma coleção. Um Iterator é usado com frequencia em substituição a um Enumeration. Há duas diferenças principais entre os dois:

a) Um Iterator permite a remoção de elementos na coleção sendo percorrida no momento.
b) Os métodos do Iterator são mais curtos e apresentam melhoria em relação aos métodos do Enumeration.

As subinterfaces conhecidas de Iterator<E> são ListIterator<E> e XMLEventReader. As classes conhecidas que implementam esta interface são BeanContextSupport.BCSIterator, EventReaderDelegate e Scanner.

Veja um trecho de código no qual usamos um Iterator para percorrer e exibir os valores dos elementos de uma ArrayList:

package estudos;

import java.util.ArrayList;
import java.util.Iterator;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar uma ArrayList
    ArrayList<String> pessoas = new ArrayList();
    pessoas.add("Osmar");
    pessoas.add("Carlos");
    pessoas.add("Fernanda");
    
    // vamos obter um Iterator para a lista e percorrer todos os elementos
    for(Iterator<String> pessoa = pessoas.iterator(); pessoa.hasNext();){
      System.out.println(pessoa.next());
    }
  }
}

Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

Osmar
Carlos
Fernanda



C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como somar os elementos de um vetor de inteiros em C++

Quantidade de visualizações: 17344 vezes
Esta dica mostra a você como usar um laço for do C++ para somar todos os valores dos elementos de um vetor de inteiros. Observe que aqui nós declaramos e inicializamos o vetor (array) em apenas uma instrução:

#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara e inicializa um array de
  // 5 inteiros
  int valores[] = {2, 7, 1, 5, 6};
  int soma = 0;

  // soma os valores dos elementos
  for(int i = 0; i < 5; i++){
    soma += valores[i];
    // o mesmo que
    // soma = soma + valores[i];
  }

  // exibe o resultado
  cout << "Soma: " << soma << endl;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Soma: 21


Java ::: Coleções (Collections) ::: LinkedList

Como usar a classe LinkedList do Java em suas aplicações

Quantidade de visualizações: 27253 vezes
A classe LinkedList é uma implementação da interface List. Esta classe implementa boa parte das operações de uma lista e permite a inserção de qualquer tipo de elemento (incluindo null).

Veja sua posição na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.util.AbstractCollection<E>
    java.util.AbstractList<E>
      java.util.AbstractSequentialList<E>
        java.util.LinkedList<E>


Esta classe implementa as seguintes interfaces: Serializable, Cloneable, Iterable<E>, Collection<E>, Deque<E>, List<E> e Queue<E>.

O uso mais comum de uma lista ligada é quando precisamos adicionar e remover elementos no início ou final da lista, acessar os elementos no início ou final e percorrer a lista elemento por elemento. Não é raro ver programadores usando a classe LinkedList como uma pilha ou fila.

O trecho de código abaixo mostra como criar uma LinkedList, adicionar elementos e percorrê-los usando um ListIterator:

import java.util.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria uma LinkedList de String
    LinkedList<String> lista = new LinkedList<String>();
    
    // adiciona três elementos na lista
    lista.add("Cuiabá");
    lista.add("Goiânia");
    lista.add("Belo Horizonte");

    // obtém um ListIterator para percorrer toda a
    // lista, começando no primeiro elemento
    ListIterator<String> iterador = lista.listIterator(0);
    while(iterador.hasNext()){  
      String cidade = iterador.next(); 
      System.out.println(cidade); 
    }
  } 
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Cuiabá
Goiânia
Belo Horizonte


Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

Como criar módulos de código reutilizável em Python

Quantidade de visualizações: 8803 vezes
Uma das características da boa programação é reutilizar ao máximo códigos bem testados e independentes. A criação de módulos de funções e definições de classes em Python pode ser feita de forma bem simples.

1) Comece criando um arquivo chamado funcoes.py com o seguinte conteúdo:

"""
  Sou um módulo Python. A única funcionalidade que
  ofereço é uma função que soma dois números
"""

def somar(num1, num2):
  return (num1 + num2)

2) Salve este arquivo no diretório atual de sua aplicação e vamos importá-lo. Para isso escreva um novo programa. Uma sugestão é:

"""
  Sou o programa principal e vou importar
  o módulo que contém a função somar
"""

import funcoes

def main():
  print(funcoes.somar(3, 5))  
    
if __name__== "__main__":
  main()

3) Execute o programa e veja o resultado.

Para que este programa funcione corretamente, é preciso que o módulo a ser importado esteja no diretório atual ou em qualquer um dos diretórios pesquisados pelo interpretador Python, geralmente representados pelo variável de ambiente PYTHONPATH.

Porém, há situações que queremos agrupar nossos módulos em um diretório dentro do diretório principal da aplicação. O exemplo abaixo mostra como importar um módulo localizado no diretório "lib" da aplicação atual:

"""
  Sou o programa principal e vou importar
  o módulo que contém a função somar()
"""

# importa o módulo sys
import sys

# acrescenta o diretório lib na variável
# de ambiente PYTHONPATH
sys.path.append(sys.path[0] + '\\lib')

# pode importar funcoes no diretório lib
import funcoes

# pode chamar o método somar agora
def main():
  print(funcoes.somar(3, 5))

if __name__== "__main__":
  main()



Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter uma string para letras maiúsculas em Java - Como transformar uma string em maiúsculas usando o método toUpperCase() da classe String

Quantidade de visualizações: 6 vezes
A classe String nos fornece o toUpperCase() que converte todas as letras em um texto para letras maiúsculas e nos retorna o resultado de acordo com o locale padrão. Este método é semelhante à toUpperCase(Locale.getDefault()).

Veja um exemplo de como transformar todas as letras de uma frase para letras maiúsculas:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String original = "Onde posso aprender a programar em Java?";
    // vamos convertar para letras maísculas
    String maiusculas = original.toUpperCase();
      
    // vamos mostrar o resultado
    System.out.println("String original: " + original);
    System.out.println("Em letras maiúsculas: " + maiusculas);
     
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

String original: Onde posso aprender a programar em Java?
Em letras maiúsculas: ONDE POSSO APRENDER A PROGRAMAR EM JAVA?

Esta dica foi revisada e atualizada para o Java 8.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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