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Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como concatenar strings em Python usando o operador de adiçãoQuantidade de visualizações: 13461 vezes |
A concatenação de textos, frases ou palavras pode ser feita em Python usando-se o operador de soma (ou adição). Veja um exemplo de como isso pode ser feito:# método principal def main(): frase1 = "Gosto de " frase2 = "Python" frase3 = frase1 + frase2 # mostra o resultado print(frase3) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: c:\estudos_python>python estudos.py Gosto de Python |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico |
Exercício Resolvido de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg que leia um número inteiro e informe se ele é par ou ímparQuantidade de visualizações: 1215 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um algorítmo em VisuAlg que pede para o usuário informar um número inteiro. Depois da leitura do número digitado, informe se ele é par ou ímpar. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número: 14 O número é par Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:
Algoritmo "Um algorítmo para tstar se um número é par ou ímpar"
Var
// variáveis usadas na resolução do problema
numero: inteiro
Inicio
// vamos pedir para o usuário informar o número
escreva("Informe um número: ")
leia(numero)
// vamos testar se o número é par ou ímpar
se numero mod 2 = 0 entao
escreval("O número é par")
senao
escreval("O número é ímpar")
fimse
Fimalgoritmo
Na versão 3.0.7.0 do VisuAlg nós podemos usar "mod" ou "%" para representar o operador de módulo. Por favor, verifique qual o operador suportado pela sua versão. |
VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular porcentagem em VisuAlg - Como efetuar cálculos de porcentagem em VisuAlgQuantidade de visualizações: 2926 vezes |
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Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em VisuAlg. Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas. Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em VisuAlg:
algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"
var
// variáveis usadas na resolução do problema
valor, percentual, valor_final: real
inicio
valor <- 178.00 // valor original
percentual <- 15.0 / 100.0 // 15%
valor_final <- valor + (percentual * valor)
// mostra o resultado
escreva("O valor final do produto é: ", valor_final)
// O resultado será 204,70
fimalgoritmo
Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em VisuAlg:
algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"
var
// variáveis usadas na resolução do problema
valor, percentual, valor_final: real
inicio
valor <- 250.00; // valor original
percentual <- 8.0 / 100.0 // 8%
valor_final <- valor - (percentual * valor)
// mostra o resultado
escreva("O valor final do produto é: ", valor_final)
// O resultado será 230,00
fimalgoritmo
Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em VisuAlg:
algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"
var
// variáveis usadas na resolução do problema
perguntas, acertos: real
inicio
perguntas <- 90.0
acertos <- 72.0
// mostra a porcentagem de acertos
escreva("Porcentagem de acertos: ")
escreval(((acertos / perguntas) * 100), "%")
// mostra a porcentagem de erros
escreva("Porcentagem de erros: ")
escreval((((perguntas - acertos) / perguntas) * 100), "%")
// Os resultados serão 80% e 20%
fimalgoritmo
Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em VisuAlg:
algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"
var
// variáveis usadas na resolução do problema
valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro: real
inicio
valor_anterior <- 300.0 // valor anterior
novo_valor <- 340.0 // valor novo
// calcula a porcentagem de lucro
// efetua o cálculo
porcentagem_lucro <- ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100
escreva("A porcentagem de lucro foi de: ", porcentagem_lucro, "%")
// O resultado será 13,33
fimalgoritmo
Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em VisuAlg:
algoritmo "Algoritmo que calcula porcentagem"
var
// variáveis usadas na resolução do problema
valor, percentual, comissao: real
inicio
valor <- 70.0 // valor do produto
percentual <- 5.0 / 100.0 // 5%
// calcula a comissão
comissao <- percentual * valor
// mostra o resultado
escreva("O valor repassado ao vendedor é: ", comissao)
// O resultado será 3,5
fimalgoritmo
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C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como concatenar strings em C usando a função strcat() - Aprenda a programar na linguagem CQuantidade de visualizações: 42603 vezes |
Concatenar strings é a operação de anexar uma string a outra. Em C, isso é feito com o auxílio da função strcat(), disponível no header string.h. Esta função recebe a string de destino, a string de origem, anexa a string de destino no final da string de origem e retorna um ponteiro para o resultado final. Veja um exemplo no qual usamos esta função para concatenar três strings:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[])
{
char frase1[100] = "Gosto";
strcat(frase1, " muito de ");
strcat(frase1, " programar em C");
// exibe o resultado
printf("%s\n\n", frase1);
system("PAUSE");
return 0;
}
Veja que a string de destino deve ser declarada com um tamanho suficiente para acomodar as strings que serão anexadas a ela. Veja agora um exemplo que usa o ponteiro retornado pela função strcat() para inicializar um ponteiro do tipo char:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[])
{
// declara e inicializa duas strings
char frase1[100] = "Gosto muito de ";
char frase2[15] = "programar em C";
char *res = strcat(frase1, frase2);
// exibe o resultado
printf("%s\n\n", res);
system("PAUSE");
return 0;
}
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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como usar ponteiros na linguagem Delphi - Aprenda a usar ponteiros em DelphiQuantidade de visualizações: 24204 vezes |
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O Delphi, assim como C e C++ permite o uso de ponteiros, uma das ferramentas mais poderosas de programação e presente em códigos mais elaborados, tais como estruturas de dados. Para entender ponteiros, é preciso lembrarmos do conceito de variáveis. Uma variável, em determinados momentos, possui várias propriedades ou atributos, a saber, um nome, um valor e o tipo de dados que poderá ser armazenado na mesma. Uma variável possui também um endereço na memória do computador e o seu nome não é nada mais que um apelido para tal endereço. Ponteiros também possuem um nome, um valor e um tipo de dados. A diferença é que ponteiros, em vez de guardar valores tais como inteiros, strings, caracteres, etc, guardam o endereço de outras variáveis (ou o endereço de outros ponteiros, o que resulta em um ponteiro para um ponteiro). Assim, um ponteiro é uma forma indireta de se acessar o conteúdo de uma outra variável. Veja, por exemplo, as seguintes declarações de variáveis: var valor: integer; pvalor: ^integer; Aqui nós temos uma variável valor do tipo Integer e uma variável pvalor que é um ponteiro para um Integer. Veja agora como atribuir valores a estas variáveis:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
valor: integer;
pvalor: ^integer;
begin
// atribui um valor à variável valor
valor := 20;
// vamos atribuir à pvalor o endereço de valor
pvalor := @valor;
// vamos usar o ponteiro pvalor para alterar o
// valor de valor
pvalor^ := 30;
// vamos obter o novo valor da variável valor
ShowMessage('Valor de valor: ' + IntToStr(valor));
end;
Veja que usamos o operador @ para obtermos o endereço da variável valor e guardá-lo no ponteiro pvalor. Em seguida usamos o símbolo ^ para acessar o valor da variável para a qual o ponteiro está apontando. Este processo é chamado de desreferenciamento (dereferencing). Em resumo, o símbolo ^ pode ser usado de duas formas: na frente de um tipo de dados, para indicar que a variável está sendo declarada como ponteiro e após o nome de uma variável do tipo ponteiro para indicar que queremos acessar o valor da variável para a qual o ponteiro está apontando atualmente e não o valor do ponteiro, que seria simplesmente um valor inteiro representando um endereço de memória. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi |
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