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Card 1 de 30
Cogo Points no AutoCAD Civil 3D



No AutoCAD Civil 3D, "Cogo Points" (ou pontos COGO) são pontos de controle ou referência que você pode usar para definir localizações específicas em um projeto de engenharia civil. Esses pontos podem representar diversas coisas, como marcos topográficos, elementos de infraestrutura ou pontos de interesse em um terreno.

1. Cogo points são exibidos apenas na aba Prospector.

2. Cogo points possuem um ícone que se parece com um círculo combinado com um alvo.

3. Cogo points podem ser movidos, até mesmo usando comandos de desenho básicos não específicos do Civil 3D.

4. Cogo points podem ser editados na janela Properties.

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Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores

Regras importantes sobre o uso de modificadores na linguagem Java

Quantidade de visualizações: 7775 vezes
1) Uma declaração de método ou variável pode conter somente um destes modificadores de acesso: public, protected ou private. Na ausência de um destes, o acesso será de pacote.

2) Classes não podem ser declaradas abstract e final simultâneamente.

3) Métodos abstratos não podem ser declarados private, static, final, native, strictfp ou synchronized.

4) Métodos não podem ser declarados native e strictfp ao mesmo tempo.

5) Métodos abstract e native não possuem corpo. Ex:

abstract void inserir();
native void obterDados();

6) Uma classe que contenha métodos abstratos deve ser declarada como abstrata.

7) Membros final não podem ser volatile.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de Java - Ler a idade e o peso de 10 pessoas e mostrar a quantidade de pessoas com mais de 80 quilos e a média das idades

Quantidade de visualizações: 2359 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que receba a idade (como int) e o peso (como double) de 10 pessoas. Em seguida calcule e mostre:

1) A quantidade de pessoas com mais de 80 quilos;
2) A média das idades das pessoas.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe a idade da 1.a pessoa: 95
Informe o peso da 1.a pessoa: 83

Informe a idade da 2.a pessoa: 45
Informe o peso da 2.a pessoa: 115

Informe a idade da 3.a pessoa: 83
Informe o peso da 3.a pessoa: 76

Informe a idade da 4.a pessoa: 19
Informe o peso da 4.a pessoa: 79

Informe a idade da 5.a pessoa: 40
Informe o peso da 5.a pessoa: 93

Quantidade de pessoas com mais de 80 quilos: 3
Média das idades das pessoas: 56.4
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    int quant_acima_80_kg = 0; // quantidade de pessoas acima de 80 quilos
    int soma_idades = 0; // soma das idades para depois obter a média
    
    // vamos ler os dados das 5 pessoas
    for(int i = 0; i < 5; i++){
      System.out.print("Informe a idade da " + (i + 1) + ".a pessoa: ");
      int idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      System.out.print("Informe o peso da " + (i + 1) + ".a pessoa: ");
      double peso = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
      
      // vamos somar mais esta idade
      soma_idades = soma_idades + idade;
      
      // esta pessoa possui mais de 80 quilos?
      if(peso > 80){
        // aumenta o contador de pessoas acima de 80 quilos
        quant_acima_80_kg++;  
      }
      
      // adiciona uma quebra de linha
      System.out.println();
    }
    
    // e agora mostramos o resultado
    System.out.println("Quantidade de pessoas com mais de 80 quilos: " + 
      quant_acima_80_kg);
    System.out.println("Média das idades das pessoas: " + (soma_idades / 5.0));
  }
}



Python ::: Dicas & Truques ::: Aplicativos e Outros

Como calcular a distância entre dois pontos na terra em Python

Quantidade de visualizações: 1529 vezes
Nesta dica mostrarei como calcular a distância em quilômetros entre dois pontos na terra dadas suas latitudes e longitudes. Neste exemplo eu coloquei o valor de 6378.137 para o raio da terra, mas você pode definir para o valor que achar mais adequado.

O cálculo usado neste código se baseia na Fórmula de Haversine, que determina a distância do grande círculo entre dois pontos em uma esfera, dadas suas longitudes e latitudes.

Veja o código Python completo:

# vamos importar o módulo Math
import math

# função que recebe dois pontos na terra e retorna a distância
# entre eles em quilômetros
def calcularDistancia(lat1, lat2, lon1, lon2):
  raio_terra = 6378.137 # raio da terra em quilômetros
    
  # o primeiro passo é converter as latitudes e longitudes
  # para radianos
  lon1 = math.radians(lon1)
  lon2 = math.radians(lon2)
  lat1 = math.radians(lat1)
  lat2 = math.radians(lat2)
 
  # agora aplicamos a Fórmula de Haversine
  dlon = lon2 - lon1
  dlat = lat2 - lat1
  a = math.pow(math.sin(dlat / 2), 2) + math.cos(lat1) * math.cos(lat2) \
    * math.pow(math.sin(dlon / 2),2)
             
  c = 2 * math.asin(math.sqrt(a))
 
  # e retornamos a distância    
  return(c * raio_terra)

# método principal
def main():
  # vamos solicitar a latitude e longitude das duas localizações
  lat1 = float(input("Informe a primeira latitude: "))
  lon1 = float(input("Informe a primeira longitude: "))
  lat2 = float(input("Informe a segunda latitude: "))
  lon2 = float(input("Informe a segunda longitude: "))

  # vamos calcular a distância entre os dois pontos em Kms
  distancia = calcularDistancia(lat1, lat2, lon1, lon2)
    
  # mostramos o resultado
  print("A distância entre os dois pontos é: {0} kms".format(distancia))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe a primeira latitude: -16.674551
Informe a primeira longitude: -49.303598
Informe a segunda latitude: -15.579321
Informe a segunda longitude: -56.10009
A distância entre os dois pontos é: 736.9183827638687kms

Neste exemplo eu calculei a distância entre as cidades de Goiânia-GO e Cuibá-MT.

A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0o e 90o para Norte(N) ou para Sul(S). A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cosseno de um ângulo em Ruby usando o método cos() da biblioteca Math - Calculadora de cosseno em Ruby

Quantidade de visualizações: 1052 vezes
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Ruby. Esta método, que faz parte da biblioteca Math, recebe um valor numérico e retorna um valor, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

puts "Cosseno de 0 = " + Math.cos(0).to_s
puts "Cosseno de 1 = " + Math.cos(1).to_s
puts "Cosseno de 2 = " + Math.cos(2).to_s

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Cosseno de 0 = 1.0
Cosseno de 1 = 0.5403023058681398
Cosseno de 2 = -0.4161468365471424

Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo:




Delphi ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cosseno de um ângulo em Delphi usando a função Cos() - Calculadora de cosseno em Delphi

Quantidade de visualizações: 1513 vezes
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria.

No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem:



Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles.

Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula:

\[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \]

Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos).

Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima.

Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Delphi. Esta função, incorporada por padrão à linguagem, recebe um valor numérico (Extended) e retorna um valor Extended, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  Memo1.Lines.Add('Cosseno de 0 = ' + FloatToStr(Cos(0)));
  Memo1.Lines.Add('Cosseno de 1 = ' + FloatToStr(Cos(1)));
  Memo1.Lines.Add('Cosseno de 2 = ' + FloatToStr(Cos(2)));
end;

Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado:

Cosseno de 0 = 1
Cosseno de 1 = 0,54030230586814
Cosseno de 2 = -0,416146836547142

Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo:




Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

Veja mais Dicas e truques de Delphi

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