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C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como usar a Equação de Torricelli para calcular a velocidade da queda livre dada a altura (e a aceleração da gravidade) usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 2584 vezes |
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A Equação de Torricelli pode ser usada quando temos a altura na qual um corpo (objeto) foi abandonado e gostaríamos de calcular sua velocidade de queda livre em m/s ou km/h imediatamente antes de tal corpo tocar o chão. Para isso usaremos a seguinte fórmula: \[ v^2 = \text{2} \cdot \text{g} \cdot \text{H} \] Onde: g ? aceleração da gravidade (m/s2) H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado. Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Uma bola de basquete é abandonada a uma altura de 5 metros em relação ao chão. Se essa bola estiver movendo-se em queda livre, qual será a velocidade da bola, em km/h, imediatamente antes de tocar o chão? Note que o exercício pede a velocidade em km/h, e não m/s. Assim, veja o código C completo para o cálculo:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
int main(int argc, char *argv[]){
// gravidade terrestre em m/s2
float gravidade = 9.80665;
// altura da queda (em metros)
int altura = 5; // em metros
// velocidade da queda em metros por segundo
float velocidade_m_s = sqrt(2 * gravidade * altura);
// velocidade da queda em km/h
float velocidade_km_h = velocidade_m_s * 3.6;
// mostramos o resultado
printf("A velocidade da queda livre em m/s é: %fm/s",
velocidade_m_s);
printf("\nA velocidade da queda livre em km/h é: %fkm/h",
velocidade_km_h);
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A velocidade da queda livre em m/s é: 9.902853m/s A velocidade da queda livre em km/h é: 35.650272km/h Note que definimos, no código, a aceleração da gravidade terreste como 9.80665m/s2. |
Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Grupos - Groups |
Como copiar grupos no Revit usando a função Create.PlaceGroup() e o Revit Python ShellQuantidade de visualizações: 384 vezes |
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O código que apresento nesta dica mostra como podemos pedir para o usuário selecionar um grupo na área de desenho do Revit e, em seguida, usando a API do Revit e o Revit Python Shell, criar uma cópia do grupo escolhido e posicioná-la em um ponto escolhido pelo usuário. Em realidade, este código é o mesmo apresentado no tutorial "Como criar seu primeiro plug-in no Revit usando a Revit C# API" da documentação oficial fornecida pela Autodesk. O que fiz foi modificar o código para usar Revit Python Shell em vez de C#, como mostrado no tutorial. O primeiro passo é importar o objeto ObjectType a partir do módulo Autodesk.Revit.UI.Selection. Em seguida nós usamos __window__.Hide() para que o foco vá para a janela do Revit. Isso é necessário para que o usuário possa selecionar um grupo usando uidoc.Selection.PickObject. Note que coloquei uma mensagem TaskDialog.Show() chamando a atenção do usuário para esta tarefa. Como a função PickObject() retorna um objeto Reference, nós precisamos fornecer essa referência para a função doc.GetElement() e assim obter o elemento real que queremos manipular. Então, o passo seguinte é pedir para o usuário indicar um ponto na tela de desenho do Revit usando a função uidoc.Selection.PickPoint(). Esta função vai nos retornar um objeto da classe XYZ da API do Revit. Depois que o usuário selecionar o grupo e o ponto, nós criamos uma nova transação usando Transaction(doc, "Copiar grupo") e a iniciamos com uma chamada à sua função Start(). Então, para concluir, basta uma chamada à doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType) e verificar o resultado na tela de desenho do Revit. Veja o código Revit Python Shell completo para o exemplo:
# faz o import necessário
from Autodesk.Revit.UI.Selection import ObjectType
# precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell
__window__.Hide()
# agora fazemos uma chamada à função PickObject() do objeto Selection e retornamos
# uma Reference
TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um grupo")
selecionado = uidoc.Selection.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um grupo")
# obtemos o grupo a partir de sua referência usando a função
# GetElement() do objeto Document
grupo = doc.GetElement(selecionado)
# vamos pedir para o usuário selecionar um ponto na área de
# desenho do Revit
TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto")
ponto = uidoc.Selection.PickPoint("Selecione um ponto para posicionar o grupo")
# criamos uma nova transação e posicionamos a cópia do
# grupo nas coordenadas indicadas pelo usuário
transacao = Transaction(doc, "Copiar grupo")
# iniciamos a transação
transacao.Start()
# copiamos o grupo selecionado pelo usuário e o colocamos no
# ponto indicado
doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType)
# fechamos a transação
transacao.Commit()
# e mostramos o resultado
TaskDialog.Show("Aviso", "O grupo foi copiado com sucesso")
# depois que o usuário fizer a seleção nós mostramos a janela do
# Revit Python Shell novamente
__window__.Show()
__window__.Topmost = True
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Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Portugol - Faça um algoritmo em Portugol que leia 9 números inteiros, guarde-os em uma matriz 3x3 e mostre os números paresQuantidade de visualizações: 1250 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Faça um algoritmo em Portugol que leia 9 números inteiros e guarde-os em uma matriz 3x3. Imprima a matriz no formato tabular, usando a melhor formatação que você conseguir. Em seguida, percorra a matriz novamente e imprima somente os números que são pares, todos na mesma linha e separados por espaço. Sua saída deverá ser parecida com:
Linha 1 e coluna 1: 8
Linha 1 e coluna 2: 1
Linha 1 e coluna 3: 5
Linha 2 e coluna 1: 3
Linha 2 e coluna 2: 9
Linha 2 e coluna 3: 30
Linha 3 e coluna 1: 7
Linha 3 e coluna 2: 23
Linha 3 e coluna 3: 10
Valores na matriz
8 1 5
3 9 30
7 23 10
Os valores pares são: 8 30 10
Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (fiz a resolução no Portugol Webstudio):
// Um algoritmo que lê uma matriz 3x3
programa {
funcao inicio() {
// variáveis usadas na resolução do problema
inteiro matriz[3][3]
inteiro i, j
// vamos pedir para o usuário informar os valores
// dos elementos da matriz, uma linha de cada vez
para (inteiro i = 0; i < 3; i++) {
para (inteiro j = 0; j < 3; j++) {
escreva("Linha ", (i + 1), " e coluna ", (j + 1), ": ")
leia(matriz[i][j])
}
}
// vamos mostrar a matriz da forma que ela foi informada
escreva("\nValores na matriz:\n\n")
para (inteiro i = 0; i < 3; i++) {
para (inteiro j = 0; j < 3; j++) {
escreva(matriz[i][j], " ")
}
// passa para a próxima linha da matriz
escreva("\n")
}
// agora vamos percorrer a matriz novamente e mostrar
// apenas os valores pares
escreva("\nOs valores pares são: ")
para (inteiro i = 0; i < 3; i++) {
para (inteiro j = 0; j < 3; j++) {
// é um número par?
se (matriz[i][j] % 2 == 0) {
escreva(matriz[i][j], " ")
}
}
}
}
}
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C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a Energia Potencial Gravitacional de um corpo dado a sua massa e altura em CQuantidade de visualizações: 2589 vezes |
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A Energia Potencial Gravitacional ou Energia Gravitacional é a energia potencial que um objeto massivo tem em relação a outro objeto massivo devido à gravidade. É a energia potencial associada ao campo gravitacional, que é parcialmente convertida em energia cinética quando os objetos caem uns contra os outros. A energia potencial gravitacional aumenta quando dois objetos são separados. A fórmula para obtenção da Energia Potencial Gravitacional de um corpo em relação à sua massa e distância do chão, ou seja, da superfície terrestre, é: \[ E_\text{pg} = \text{m} \cdot \text{g} \cdot \text{h} \] Onde: Epg: energia potencial gravitacional (em joule, J). m: massa do corpo (em kg). g: aceleração da gravidade (m/s2). h: altura do objeto em relação ao chão (em metros). Como podemos ver, a Energia Potencial Gravitacional está diretamente relacionada à distância do corpo em relação à superfície terrestre. Dessa forma, quanto mais distante da terra o objeto estiver, maior a sua energia gravitacional. Isso nós diz também que, um objeto de altura zero possui Energia Potencial Gravitacional nula. Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado: 1) Uma pessoa levanta um tijolo com peso de 2 quilogramas à distância de 1,5 metros do chão. Qual é a Energia Potencial Gravitacional deste corpo? Como o exercício nos dá a massa do objeto em kg e a distância dele em relação ao chão já está em metros, tudo que temos a fazer é jogar na fórmula. Veja o código C completo para o cálculo:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
// gravidade terrestre em m/s2
float gravidade = 9.80665;
// massa do corpo
float massa = 2; // em kg
// altura do corpo em relação ao chão
float altura = 1.5; // em metros
// vamos calcular a energia potencial gravitacional
float epg = massa * gravidade * altura;
// mostramos o resultado
printf("A Energia Potencial Gravitacional é: %fJ", epg);
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A Energia Potencial Gravitacional é: 29.419950J |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como obter a data atual no MySQL usando as funções CURDATE(), CURRENT_DATE e CURRENT_DATE()Quantidade de visualizações: 39397 vezes |
As funções CURDATE(), CURRENT_DATE e CURRENT_DATE() são usadas quando queremos obter a data atual do servidor MySQL. O valor retornado pode estar no formato 'YYYY-MM-DD' ou YYYYMMDD, dependendo se a função for chamada em um contexto string ou numérico. Veja:SELECT CURDATE() O valor retornado será algo como 2008-03-30. Veja agora como usar CURDATE() em um contexto numérico: SELECT CURDATE() + 0 O retorno será algo como 20080330. |
Veja mais Dicas e truques de MySQL |
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