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Card 1 de 30
Cogo Points no AutoCAD Civil 3D



No AutoCAD Civil 3D, "Cogo Points" (ou pontos COGO) são pontos de controle ou referência que você pode usar para definir localizações específicas em um projeto de engenharia civil. Esses pontos podem representar diversas coisas, como marcos topográficos, elementos de infraestrutura ou pontos de interesse em um terreno.

1. Cogo points são exibidos apenas na aba Prospector.

2. Cogo points possuem um ícone que se parece com um círculo combinado com um alvo.

3. Cogo points podem ser movidos, até mesmo usando comandos de desenho básicos não específicos do Civil 3D.

4. Cogo points podem ser editados na janela Properties.

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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Como usar ponteiros na linguagem Delphi - Aprenda a usar ponteiros em Delphi

Quantidade de visualizações: 24258 vezes
O Delphi, assim como C e C++ permite o uso de ponteiros, uma das ferramentas mais poderosas de programação e presente em códigos mais elaborados, tais como estruturas de dados.

Para entender ponteiros, é preciso lembrarmos do conceito de variáveis. Uma variável, em determinados momentos, possui várias propriedades ou atributos, a saber, um nome, um valor e o tipo de dados que poderá ser armazenado na mesma. Uma variável possui também um endereço na memória do computador e o seu nome não é nada mais que um apelido para tal endereço. Ponteiros também possuem um nome, um valor e um tipo de dados. A diferença é que ponteiros, em vez de guardar valores tais como inteiros, strings, caracteres, etc, guardam o endereço de outras variáveis (ou o endereço de outros ponteiros, o que resulta em um ponteiro para um ponteiro). Assim, um ponteiro é uma forma indireta de se acessar o conteúdo de uma outra variável.

Veja, por exemplo, as seguintes declarações de variáveis:

var
  valor: integer;
  pvalor: ^integer;

Aqui nós temos uma variável valor do tipo Integer e uma variável pvalor que é um ponteiro para um Integer. Veja agora como atribuir valores a estas variáveis:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valor: integer;
  pvalor: ^integer;
begin
  // atribui um valor à variável valor
  valor := 20;

  // vamos atribuir à pvalor o endereço de valor
  pvalor := @valor;

  // vamos usar o ponteiro pvalor para alterar o
  // valor de valor
  pvalor^ := 30;

  // vamos obter o novo valor da variável valor
  ShowMessage('Valor de valor: ' + IntToStr(valor));
end;

Veja que usamos o operador @ para obtermos o endereço da variável valor e guardá-lo no ponteiro pvalor. Em seguida usamos o símbolo ^ para acessar o valor da variável para a qual o ponteiro está apontando. Este processo é chamado de desreferenciamento (dereferencing). Em resumo, o símbolo ^ pode ser usado de duas formas: na frente de um tipo de dados, para indicar que a variável está sendo declarada como ponteiro e após o nome de uma variável do tipo ponteiro para indicar que queremos acessar o valor da variável para a qual o ponteiro está apontando atualmente e não o valor do ponteiro, que seria simplesmente um valor inteiro representando um endereço de memória.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Python ::: wxPython ::: Controles Visuais Básicos do wxPython

Como exibir um botão em uma janela wx.Frame do wxPython, detectar um clique no botão e exibir uma caixa de mensagem wx.MessageDialog

Quantidade de visualizações: 7721 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função Bind() do wxPython para indicar o código que será chamado ao clicar em um botão, ou seja, ao disparar um evento wx.EVT_BUTTON. Para isso criei uma função OnBtnClick() que é chamada e usa uma caixa de diálogo wx.MessageDialog para exibir uma mensagem indicando que o botão foi clicado.

Veja o código wxPython completo para o exemplo:

# vamos importar a biblioteca wxPython
import wx

class Janela(wx.Frame):
  def __init__(self):
    wx.Frame.__init__(self, None, -1, 
      "Usando wx.Button", size=(350, 200))
    
    # Cria um painel
    panel = wx.Panel(self)

    # Cria um botão e o adiciona no painel
    btn = wx.Button(panel, label="Clique Aqui", 
      pos=(10, 10), size=(100, 25))

    # Anexa um evento ao botão
    self.Bind(wx.EVT_BUTTON, self.OnBtnClick, btn)

  # Método que será chamado ao clicar o botão
  def OnBtnClick(self, event):
    dlg = wx.MessageDialog(None, "Você clicou no botão!",
      "Usando wx.Button", wx.OK | wx.ICON_INFORMATION)
    result = dlg.ShowModal()
    dlg.Destroy()

if __name__ == "__main__":
  app = wx.App()
  janela = Janela()
  janela.Show(True)
  app.MainLoop()



C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Apostila C# para iniciantes - Como escrever um laço for infinito em C#

Quantidade de visualizações: 10507 vezes
A linguagem C# permite a criação de laços for infinitos. Para isso, só precisamos omitir as partes de inicialização, teste de condição de parada e incremento ou decremento da variável de controle. Veja um exemplo:

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      for (; ; ) {
        Console.Write("Digite um número inteiro " +
          "(-1 para sair): ");
        int valor = int.Parse(Console.ReadLine());

        // testa se o valor lido é -1. Se for pára
        // o laço
        if (valor == -1)
          break;

        // exibe o valor lido
        Console.WriteLine("Valor lido: {0}", valor);
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}


Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Digite um número inteiro (-1 para sair): 54
Valor lido: 54
Digite um número inteiro (-1 para sair): 23
Valor lido: 23
Digite um número inteiro (-1 para sair): 90
Valor lido: 90
Digite um número inteiro (-1 para sair): -1

Pressione uma tecla para sair...

Veja como usamos a instrução break para sair do laço caso o valor lido seja -1. Observe ainda o uso do método Parse() da classe Int32 para converter a string digitada pelo usuário em um valor do tipo int.


C ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como obter e exibir a data atual no formato DD/MM/YYYY (Ex: 02/07/2013) usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 4934 vezes
Em algumas situações gostaríamos de obter e exibir a data no formato DD/MM/YYYY, por exemplo, 23/05/2010. Para isso podemos usar a função strftime(), que nos permite formatar o conteúdo da estrutura tm usando especificadores de formato. Veja o código:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <time.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  time_t data_hora_segundos; // guarda os segundos deste 01/01/1970
  struct tm *timeinfo; // declara uma estrutura tm
  time(&data_hora_segundos); // preenche a variável data_hora_segundos
  // preenche a estrutura timeinfo
  timeinfo = localtime(&data_hora_segundos);

  // obtém e exibe a data atual no formato DD/MM/YYYY
  char data_atual[80];
  strftime(data_atual, 80, "A data de hoje é: %d/%m/%Y", timeinfo);

  // mostra o resultado
  printf("%s\n\n", data_atual);

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

A data de hoje é: 02/08/2013

Para exibir a data no formato DD/MM/YYYY eu usei os especificadores de formato %d, %m e %Y.


C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

C# para iniciantes: Como declarar e usar variáveis em C#

Quantidade de visualizações: 48714 vezes
Variáveis são apelidos que damos aos blocos de memória que podem ser usados para armazenar dados durante a execução de um programa. Podemos guardar informações dos mais variados tipos em variáveis, a saber: valores inteiros, valores de número flutuante (com casas decimais), palavras, frases, textos e até mesmo referências a objetos de classes (fornecidas pela linguagem C# ou nossas próprias).

Uma variável é declarada, em sua forma mais simples, informando o tipo de dados (int, float, double, string, etc) e então o nome da variável. Veja:

// uma variável usado para armazenar um valor inteiro
int valor;

Uma vez declarada a variável, podemos definir o valor que será armazenado inicialmente. Isso é chamado de "atribuir um valor inicial à variável". Veja:

static void Main(string[] args){
  // declara e inicializa uma variável do tipo double
  double salario = 2345.32;

  // exibe o valor da variável
  Console.WriteLine("Salário: {0}", salario);

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

É possível declarar mais de uma variável do mesmo tipo. Basta separá-las por vírgulas. Veja:

// declara três variáveis do tipo char
char a, b, c;

Variáveis são realmente úteis quando as estamos usando em cálculos ou outras operações importantes para o correto funcionamento do programa. Veja:

static void Main(string[] args){
  // declara três variáveis do tipo int
  int a, b, soma;

  // inicializa as duas primeiras variáveis
  a = 20;
  b = 10;

  // inicializa a terceira variável usando os valores
  // das duas anteriores
  soma = a + b;

  // exibe o resultado
  Console.WriteLine("Resultado: {0}", soma);

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Para finalizar, lembre-se de uma variável C# possui atributos importantes e que devem ser lembrados com frequência durante o planejamento de suas aplicações. Alguns destes atributos são: tipo, nome, valor, posição na memória, escopo (global ou local) e visibilidade (pública ou privada).


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C#

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