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VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas)Quantidade de visualizações: 537 vezes |
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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas) Pergunta/Tarefa: Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas). Para os demais clientes o desconto é 5% apenas. Leia o valor do produto, o nome, sexo e a idade do cliente e aplique o desconto correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor do produto: 520 Informe o nome do cliente: FABRICIA DE CASTRO Informe a idade: 23 Informe o sexo: F FABRICIA DE CASTRO, você ganhou o desconto de 20% Valor a pagar: 416.0 Informe o valor do produto: 830 Informe o nome do cliente: OSMAR SLVA Informe a idade: 38 Informe o sexo: M OSMAR SLVA, você ganhou apenas o desconto de 5% Valor a pagar: 788.5 Veja a resolução deste exercício em VisuAlg:
algoritmo "Ler o valor do produto, o valor do produto, o sexo..."
var
valor: real
nome, sexo: caractere
idade: inteiro
inicio
// vamos ler o valor do produto
escreva("Informe o valor do produto: ")
leia(valor)
// agora vamos ler o nome do cliente
escreva("Informe o nome do cliente: ")
leia(nome)
// agora vamos ler a idade
escreva("Informe a idade: ")
leia(idade)
// e finalmente vamos ler o sexo do cliente
escreva("Informe o sexo: ")
leia(sexo)
// vamos verificar se o cliente faz jus ao desconto
// de 20%
se ((idade >= 18) e (idade <= 35) e (sexo = "F")) entao
valor <- valor - (valor * (20 / 100))
escreval(nome, ", você ganhou o desconto de 20%")
escreval("Valor a pagar: ", valor)
senao
valor <- valor - (valor * (5 / 100))
escreval(nome, ", você ganhou apenas o desconto de 5%")
escreval("Valor a pagar: ", valor)
fimse
fimalgoritmo
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Java ::: Pacote java.lang ::: Integer |
Java Básico - Como usar a constante SIZE da classe Integer para obter a quantidade de bits necessária para armazenar um intQuantidade de visualizações: 6970 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de obter a quantidade de bits necessária para armazenar um valor do tipo int (inteiro). Para isso podemos usar a constante SIZE da classe Integer (uma classe wrapper que encapsula o valor primitivo int). Veja como isso pode ser feito:
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// vamos obter a quantidade de bits necessária para representar um int
int quantBits = Integer.SIZE;
// o resultado
System.out.println("Um int ocupa " + quantBits + " bits, ou seja, " +
(quantBits / 8) + " bytes");
}
}
Ao executarmos este código o resultado será: Um int ocupa 32 bits, ou seja, 4 bytes. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em C++ - Como controlar o acesso a membros de uma classe C++ usando o modificar publicQuantidade de visualizações: 8383 vezes |
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Membros de uma classe são suas funções e variáveis. A visibilidade de tais membros pode ser controlada, ou seja, algumas funções e variáveis podem ser ocultadas do mundo externo. Este é o princípio de encapsulamento da programação orientada a objetos. O modificador public define que os membros de uma classe estarão acessíveis a qualquer função fora da classe. Veja um exemplo:
#include <iostream>
using namespace std;
class Cliente{
public:
char *nome;
};
int main(int argc, char *argv[])
{
// Cria uma instância da classe Cliente
Cliente *cliente = new Cliente();
// Define o nome do cliente
cliente->nome = "Osmar J. Silva";
// Obtém o nome do cliente
cout << "Nome do cliente: " << cliente->nome << "\n\n";
system("PAUSE");
return EXIT_SUCCESS;
}
Como o atributo nome foi declarado na seção public, o código da função main possui acesso a ele sem a necessidade de métodos acessórios (get) ou mutatórios (set). Quando usamos o modificador public antes do nome de uma classe base (durante a herança), estamos definindo que os membros public e protected da classe base serão public e protected na classe derivada. O acesso padrão (sem modificador) dos membros de uma classe é private. Em uniões (union) e estruturas (structure), o acesso padrão é public. O acesso padrão de uma classe base (durante a herança) é private para classes e public para estruturas. Uniões não podem possuir classes bases. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar encapsulamento em Java - Programação Orientada a Objetos em JavaQuantidade de visualizações: 38144 vezes |
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Encapsulamento é a técnica de transformar os objetos que compõem uma aplicação em verdadeiras caixas-pretas. De fato, se pensarmos em termos de informática, é possível para um usuário comum usar todas as funcionalidades de uma impressora sem nem mesmo entender seu funcionamento interno. Imagine o desastre que seria se todos os usuários resolvessem abrir suas impressoras para investigar o que há dentro delas. Da mesma forma, ao construir uma classe, devemos fazê-lo de forma que o usuário desta classe tenha acesso apenas aos métodos que permitem ler informações da classe ou fornecer os dados necessários para sua correta operação. Dados relativos ao funcionamento interno da classe devem permanecer ocultos e acessíveis somente aos métodos da própria classe. O encapsulamento deve ser aplicado de forma a permitir que alterações na estrutura interna de uma classe não prejudique o funcionamento do código externo que a usa. Veja um exemplo:
class Pedido{
public List obterProdutos(){
// monta uma lista de produtos
// pertecentes a este pedido
return lista;
}
}
A classe Pedido contém um método chamado obterProdutos() que retorna uma lista de produtos pertencentes a um determinado pedido. É aqui que o encapsulamento se torna importante. O código que usa esta classe desconhece completamente como esta lista de produtos é montada. Tudo que nos interessa é a lista de produtos que o método retorna. O programador da classe pode decidir a qualquer momento, talvez para melhorar o desempenho da classe, alterar a forma de montagem da lista. Uma vez que o nome e retorno do método (incluindo a estrutura da lista retornada) continuem sendo os mesmos, o código que usa a classe continuará funcionando como anteriormente. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como inserir uma substring em uma determinada posição de uma string em Ruby usando a função insert()Quantidade de visualizações: 9135 vezes |
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Muita vezes precisamos inserir uma substring em uma determinada posição de uma string em Ruby. Esta tarefa pode ser realizada com a função insert() da classe String. Esta função opera na string original e requer dois argumentos: a posição na string onde a substring será inserida e a substring propriamente dita. A posição é um índice iniciando em 0. Índices negativos são contados a partir do final da string. Veja o exemplo: # declara e inicializa uma variável string frase = "Gosto muito de Ruby" puts "A frase original é: " + frase # vamos inserir " Python e" antes de "Ruby". frase.insert(14, " Python e") # exibe o resultado puts "A nova frase é: " + frase Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: Gosto muito de Ruby A nova frase é: Gosto muito de Python e Ruby |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby |
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