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Você está aqui: Cards de AutoCAD Civil 3D
Card 1 de 30
Cogo Points no AutoCAD Civil 3D



No AutoCAD Civil 3D, "Cogo Points" (ou pontos COGO) são pontos de controle ou referência que você pode usar para definir localizações específicas em um projeto de engenharia civil. Esses pontos podem representar diversas coisas, como marcos topográficos, elementos de infraestrutura ou pontos de interesse em um terreno.

1. Cogo points são exibidos apenas na aba Prospector.

2. Cogo points possuem um ícone que se parece com um círculo combinado com um alvo.

3. Cogo points podem ser movidos, até mesmo usando comandos de desenho básicos não específicos do Civil 3D.

4. Cogo points podem ser editados na janela Properties.

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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de Java - Como rotacionar os elementos de um vetor de inteiros n vezes para a direita - Solução usando vetor temporário

Quantidade de visualizações: 790 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dado o vetor:

// vamos criar um vetor de inteiros
int valores[] = {1, 6, 9, 3, 7, 8, 5, 2};
Escreva um método Java que rotaciona este vetor para a direita um determinado número de casas. A função deverá receber o array e um inteiro indicando o número de rotações, ou seja, o número de vezes que os elementos do vetor serão movimentados para a direita.

Importante: a solução que apresentamos usa um array adicional para resolver o desafio. Fique à vontade para usar força-bruta ou outra abordagem que achar mais conveniente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Array na ordem original:
1 6 9 3 7 8 5 2 

Rotação do vetor no passo 1 do primeiro laço:
8 0 0 0 0 0 0 0 

Rotação do vetor no passo 2 do primeiro laço:
8 5 0 0 0 0 0 0 

Rotação do vetor no passo 3 do primeiro laço:
8 5 2 0 0 0 0 0 

Rotação do vetor no passo 1 do segundo laço:
8 5 2 1 0 0 0 0 

Rotação do vetor no passo 2 do segundo laço:
8 5 2 1 6 0 0 0 

Rotação do vetor no passo 3 do segundo laço:
8 5 2 1 6 9 0 0 

Rotação do vetor no passo 4 do segundo laço:
8 5 2 1 6 9 3 0 

Rotação do vetor no passo 5 do segundo laço:
8 5 2 1 6 9 3 7 

Array depois de rotacionar 3 vezes:
8 5 2 1 6 9 3 7
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar um vetor de inteiros
    int valores[] = {1, 6, 9, 3, 7, 8, 5, 2};
    
    // mostramos o array na ordem original
    System.out.println("Array na ordem original:");
    exibirVetor(valores);
    
    // vamos rotacionar o array 3 casas para a direita
    valores = rotacionarArray(valores, 3);
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("Array depois de rotacionar 3 vezes:");
    exibirVetor(valores);
  }
  
  // método usado para exibir o array
  public static void exibirVetor(int []vetor){
    // percorremos cada elemento do vetor
    for (int i = 0; i < vetor.length; i++) {
      System.out.print(vetor[i] + " ");
    }
    System.out.println("\n");
  }
  
  // método que recebe um vetor de inteiros e o rotaciona um
  // determinado número de vezes
  public static int[] rotacionarArray(int[] vetor, int n) {
    // vamos obter a quantidade de elementos no vetor    
    int quant = vetor.length;
    
    // o número de rotações é maior que a quantidade de
    // elementos no vetor? Se for nós ajustamos o número
    // de rotações usando o operador de módulo
    if(n > quant){
      n = n % quant;
    }
    
    // criamos um vetor temporário
    int[] resultado = new int[quant];
 
    // o primeiro laço movimenta os elementos a partir
    // do valor de n
    for(int i = 0; i < n; i++){
      resultado[i] = vetor[quant - n + i];
      // mostramos o progresso
      System.out.println("Rotação do vetor no passo " + (i + 1) + 
        " do primeiro laço:");
      exibirVetor(resultado);
    }
 
    // ajustamos o índice para o primeiro elemento do vetor
    int indice = 0;
    for(int i = n; i < quant; i++){
      resultado[i] = vetor[indice];
      // mostramos o progresso
      System.out.println("Rotação do vetor no passo " + (indice + 1) + 
        " do segundo laço:");
      exibirVetor(resultado);
      indice++; // incrementa o índice
    }
    
    // retorna o vetor rotacionado
    return resultado;
  }
}

A solução que apresentamos aqui usa um vetor temporário, isto é, um array adicional, para melhorar a perfomance. Em outras dicas do site nós apresentamos uma solução para este desafio usando força-bruta. A força-bruta não é a melhor abordagem, mas pode ser mais fácil de ser entendida por iniciantes em programação.


Laravel ::: Artigos e Tutorias ::: CRUD - CREATE, READ, UPDATE, DELETE

Como criar um CRUD completo em Laravel 8 - CRUD em Laravel usando PHP e MySQL (MariaDB) - Parte 1

Quantidade de visualizações: 7330 vezes
Uma das maiores dificuldades de quem está aprendendo a desenvolver aplicações em Laravel é encontrar livros e tutoriais realmente direcionados para os iniciantes. A documentação do framework Laravel é muito consistente e apurada, mas não nos oferece um caminho progressivo para desenvolver do zero uma aplicação que vai de encontro ao anseio daqueles que querem desenvolver códigos Laravel com conexão à banco de dados, principalmente com o MySQL (ou MariaDB).

Nesta série de tutoriais eu mostrarei como criar um CRUD completo em Laravel e MySQL, usando o XAMPP (PHP, MySQL e Apache Web Server). CRUD é uma abreviação para CREATE, READ, UPDADE e DELETE, ou seja, as quatro operações que comumente usamos em cadastros de clientes, produtos, etc.

Então, sem mais atrasos, vamos colocar a mão na massa. Comece verificando se você já tem o Laravel instalado. Caso não tenha, aqui mesmo no site você encontrará instruções para fazer a instalação. Certifique-se também de que o seu XAMPP esteja instalado e funcionando corretamente.

Criando a aplicação Laravel

Para começar, vamos criar a aplicação. Daremos a ela o nome de biblioteca e faremos o cadastro de alguns livros. Abra uma janela de prompt e dispare os comandos abaixo:

C:\Users\Osmar>cd C:\xampp\htdocs
C:\xampp\htdocs>composer create-project --prefer-dist laravel/laravel biblioteca

Aguarde um pouco até que a aplicação seja criada e as dependências sejam instaladas. Vá pegar um cafezinho e, quando voltar, verifique se tudo correu bem e vamos progredir.

Hora de criar a base de dados no MySQL

Depois de criada a aplicação Laravel, vamos até o banco MySQL criar a nossa base de dados. Daremos a ela o nome de biblioteca. Você pode criar a base de dados usando o phpMyAdmin, a linha de comando ou sua ferramenta GUI favorita. O passo seguinte é configurar os parâmetros de conexão essa base de dados. Para isso, abra o arquivo .env na raiz do projeto e localize as linhas abaixo (caso não saiba como abrir o arquivo .env, use a opção File -> Open File do Visual Code da Microsoft):

DB_CONNECTION=mysql
DB_HOST=127.0.0.1
DB_PORT=3306
DB_DATABASE=laravel
DB_USERNAME=root
DB_PASSWORD=

Encontrou as linhas mencionadas? Agora altere-as para as definições abaixo:

DB_CONNECTION=mysql
DB_HOST=localhost
DB_PORT=3306
DB_DATABASE=biblioteca
DB_USERNAME=root
DB_PASSWORD=osmar1234

É claro que os parâmetros de conexão Laravel + MySQL podem variar do meu exemplo para o seu.

Vamos criar a migração (migration) - Mais café, por favor

Com a base de dados MySQL já criada, vamos criar agora uma tabela chamada livros. Em uma janela de terminal, dispare os comandos abaixo:

C:\xampp\htdocs>cd C:\xampp\htdocs\biblioteca

C:\xampp\htdocs\biblioteca>php artisan make:migration criar_tabela_livros --create=livros
Created Migration: 2021_01_29_141019_criar_tabela_livros

Se tudo correu bem, abra o diretório C:\xampp\htdocs\biblioteca\database\migrations e verá um arquivo chamado 2021_01_29_141019_criar_tabela_livros.php. Abra-o e teremos o seguinte conteúdo:

<?php

use Illuminate\Database\Migrations\Migration;
use Illuminate\Database\Schema\Blueprint;
use Illuminate\Support\Facades\Schema;

class CriarTabelaLivros extends Migration
{
  /**
   * Run the migrations.
   *
   * @return void
  */
  public function up()
  {
    Schema::create('livros', function (Blueprint $table) {
      $table->id();
      $table->timestamps();
    });
  }

  /**
   * Reverse the migrations.
   *
   * @return void
  */
  public function down()
  {
    Schema::dropIfExists('livros');
  }
}
?>

Note que temos uma classe chamada CriarTabelaLivros que extende Migration e, dentro dessa classe, foram criados dois métodos: up(), que permite criar a tabela livros e down(), que permite excluí-la.

Vamos alterar o método up() para a seguinte versão:

public function up()
{
  Schema::create('livros', function (Blueprint $table) {
    $table->increments('id');
    $table->string('titulo');
    $table->string('autor');
    $table->integer('paginas');
    $table->timestamps();
  });
}


Veja que nossa tabela livros será composta de quatro campos: id (chave primária auto-incremento), titulo (varchar), autor (varchar) e paginas (int). O Laravel incluirá dois outros campos: created_at e updated_at para podemos registrar data e hora da criação e alteração dos registros individuais.

Vamos fazer a migração agora?

Agora que já temos a base de dados MySQL criada, configuramos os parâmetros de conexão no arquivo .env e criamos o arquivo de migração, o passo seguinte é rodar a migração. Para isso abra uma janela de terminal e digite o comando a seguir:

C:\xampp\htdocs\biblioteca>php artisan migrate
Migrating: 2021_01_29_141019_criar_tabela_livros
Migrated: 2021_01_29_141019_criar_tabela_livros (63.66ms)

Se olharmos na base de dados agora, veremos que a tabela livros foi devidamente criada. Confira os campos atentamente e faça as alterações que julgar necessárias.

Na parte 2 deste tutorial de CRUD usando Laravel + MySQL, veremos como criar a rota de direcionamento das ações CRUD, o controlador (controller), o model (model) e as views (visões). Até lá e bons estudos.

Leia a parte 2 aqui: Como criar um CRUD completo em Laravel 8 - CRUD em Laravel usando PHP e MySQL (MariaDB) - Parte 2


C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como arredondar valores de ponto-flutuante usando a função round() da linguagem C

Quantidade de visualizações: 17557 vezes
A função round() da linguagem C é usada quando precisamos arredondar um valor de ponto-flutuante (com casas decimais) para cima ou para baixo, de acordo com as seguintes regras:

a) Se a parte fracionária for igual ou maior que 0,5, o valor será arredondado para o menor inteiro maior que o valor fornecido à função (arredonda para cima).

b) Se a parte fracionária for menor que 0,5, o valor será arredondado para o maior inteiro menor que o valor fornecido à função (arredonda para baixo).

Para entender o funcionamento desta função, vamos considerar o valor 4.3. Ao aplicarmos a função round() a este valor, o retorno será 4.0. Isso pode ser comprovado no trecho de código abaixo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  printf("O valor 4.3 arredondado usando round() e %f", 
    round(4.3));
  
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

O valor 4.3 arredondado usando round() é 4.000000.


jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML

Apostila jQuery - Como verificar se um elemento HTML pertence a uma determinada classe usando a função hasClass() do jQuery

Quantidade de visualizações: 637 vezes
Muitas vezes precisamos saber se um elemento HTML pertence a uma determinada classe CSS. Isso pode ser feito com o auxílio do método hasClass() da biblioteca jQuery. Basta passarmos a classe CSS que queremos verificar. Veja como usá-lo no trecho de código abaixo:

<script type="text/javascript">
<!--
  function pertenceClass(){
    // testa se o parágrafo com o id "parag"
    // pertence à classe "destaque"
    if($('#parag').hasClass("destaque"))
      window.alert("Pertence à classe destaque");
    else
      window.alert("NÃO pertence à classe destaque");
  }
//-->
</script>

O retorno deste método é um valor boolean (true ou false).


C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a Energia Potencial Gravitacional de um corpo dado a sua massa e altura em C

Quantidade de visualizações: 2615 vezes
A Energia Potencial Gravitacional ou Energia Gravitacional é a energia potencial que um objeto massivo tem em relação a outro objeto massivo devido à gravidade. É a energia potencial associada ao campo gravitacional, que é parcialmente convertida em energia cinética quando os objetos caem uns contra os outros. A energia potencial gravitacional aumenta quando dois objetos são separados.

A fórmula para obtenção da Energia Potencial Gravitacional de um corpo em relação à sua massa e distância do chão, ou seja, da superfície terrestre, é:

\[ E_\text{pg} = \text{m} \cdot \text{g} \cdot \text{h} \]

Onde:

Epg: energia potencial gravitacional (em joule, J).

m: massa do corpo (em kg).

g: aceleração da gravidade (m/s2).

h: altura do objeto em relação ao chão (em metros).

Como podemos ver, a Energia Potencial Gravitacional está diretamente relacionada à distância do corpo em relação à superfície terrestre. Dessa forma, quanto mais distante da terra o objeto estiver, maior a sua energia gravitacional. Isso nós diz também que, um objeto de altura zero possui Energia Potencial Gravitacional nula.

Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado:

1) Uma pessoa levanta um tijolo com peso de 2 quilogramas à distância de 1,5 metros do chão. Qual é a Energia Potencial Gravitacional deste corpo?

Como o exercício nos dá a massa do objeto em kg e a distância dele em relação ao chão já está em metros, tudo que temos a fazer é jogar na fórmula. Veja o código C completo para o cálculo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // gravidade terrestre em m/s2
  float gravidade = 9.80665;
  // massa do corpo
  float massa = 2; // em kg
  // altura do corpo em relação ao chão
  float altura = 1.5; // em metros
  
  // vamos calcular a energia potencial gravitacional
  float epg = massa * gravidade * altura;
  
  // mostramos o resultado
  printf("A Energia Potencial Gravitacional é: %fJ", epg);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A Energia Potencial Gravitacional é: 29.419950J


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

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