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Card 1 de 30
Cogo Points no AutoCAD Civil 3D



No AutoCAD Civil 3D, "Cogo Points" (ou pontos COGO) são pontos de controle ou referência que você pode usar para definir localizações específicas em um projeto de engenharia civil. Esses pontos podem representar diversas coisas, como marcos topográficos, elementos de infraestrutura ou pontos de interesse em um terreno.

1. Cogo points são exibidos apenas na aba Prospector.

2. Cogo points possuem um ícone que se parece com um círculo combinado com um alvo.

3. Cogo points podem ser movidos, até mesmo usando comandos de desenho básicos não específicos do Civil 3D.

4. Cogo points podem ser editados na janela Properties.

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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a tabuada de multiplicação para os números de 1 a 9 em Java

Quantidade de visualizações: 4311 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que usa o laço for para calcular e exibir a tabuada de multiplicação dos números 1 a 9.

Sua saída deve ser parecida com:

        Tabuada de Multiplicação
----------------------------------------------
       1   2   3   4   5   6   7   8   9
----------------------------------------------
1  |   1   2   3   4   5   6   7   8   9
2  |   2   4   6   8  10  12  14  16  18
3  |   3   6   9  12  15  18  21  24  27
4  |   4   8  12  16  20  24  28  32  36
5  |   5  10  15  20  25  30  35  40  45
6  |   6  12  18  24  30  36  42  48  54
7  |   7  14  21  28  35  42  49  56  63
8  |   8  16  24  32  40  48  56  64  72
9  |   9  18  27  36  45  54  63  72  81
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // mostra o título da tabela
    System.out.print("        Tabuada de Multiplicação");
    System.out.println("\n----------------------------------------------");
     
    // exibe os números na parte superior
    System.out.print("    ");
    for(int i = 1; i <= 9; i++){
      System.out.print("   " + i);  
    }
     
    System.out.println("\n----------------------------------------------");
     
    // mostra o corpo da tabuada
    for(int i = 1; i <= 9; i++){
      System.out.print(i + "  |");
      for(int j = 1; j <= 9; j++){
        System.out.printf("%4d", i * j);  
      }
      System.out.println();
    }
     
    System.out.println("\n");
  }
}



Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Python - Escreva um programa Python para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no array

Quantidade de visualizações: 2001 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dado o seguinte vetor de inteiros:

# vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros
valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9]
Escreva um programa Python para mover todos os zeros para o final do vetor, ou seja, para a direita, sem alterar a ordem dos elementos diferentes de zero já presentes no array e sem criar um vetor adicional ou temporário.

Sua saída deverá ser parecida com:

Vetor na ordem original:

0   3   0   5   7   4   0   9   

Vetor com os zeros deslocados para o final:

3   5   7   4   9   0   0   0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# método principal
def main():
  # vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros
  valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9]
    
  # vamos mostrar o vetor na ordem original
  print("Vetor na ordem original:\n")
  for i in range(len(valores)):
    print("%d   " % valores[i], end="")
    
  # vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para
  # o primeiro elemento do vetor
  j = 0
    
  # agora o laço for percorre todos os elementos do vetor,
  # incrementanto a variável i e deixando o j em 0
  for i in range(len(valores)):
    # encontramos um valor que não é 0
    if(valores[i] != 0):
      # fazemos a troca entre os elementos nos índices
      # i e j
      temp = valores[i]
      valores[i] = valores[j]
      valores[j] = temp
      # e avançamos o j para o elemento seguinte
      j = j + 1
    
  # agora mostramos o resultado
  print("\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n")
  for i in range(len(valores)):
    print("%d   " % valores[i], end="")
    
if __name__== "__main__":
  main()

Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes.


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como inverter o conteúdo de uma string C# usando as funções ToCharArray() e Reverse()

Quantidade de visualizações: 16293 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito do método ToCharArray() da classe String e do método Reverse() da classe Array do C# para inverter a ordem dos caracteres de uma palavra, frase ou texto. Note que criei um método InverterString() que recebe uma string e a devolve invertida.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto de C# e Java";
      Console.WriteLine("String original: " + frase);

      // inverte o conteúdo
      frase = InverterString(frase);
      Console.WriteLine("String invertida: " + frase);

      Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }

    static string InverterString(string str) {
      char[] arrChar = str.ToCharArray();
      Array.Reverse(arrChar);
      string invertida = new String(arrChar);

      return invertida;
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

String original: Gosto de C# e Java
String invertida: avaJ e #C ed otsoG


C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço do...while da linguagem C#

Quantidade de visualizações: 12053 vezes
O laço do...while (faça...enquanto) é usado quando queremos repetir uma instrução ou bloco de instruções ENQUANTO uma condição for satisfatória. A única diferença entre este laço e o laço while, é que, no laço do...while a condição de parada é testada após a iteração, o que garante que o laço do...while será executado no mínimo uma vez. No laço while a condição é testada antes da iteração. Veja um exemplo:

static void Main(string[] args){
  int valor = 1;

  do{
    Console.WriteLine("{0}", valor);
    valor++;
  }while(valor <= 10);

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Este trecho de código conta de 1 até 10. Veja que após cada iteração do laço nós testamos se o valor da variável de controle é menor ou igual a 10. A próxima iteração acontece somente se esta condição for satisfeita. Note ainda que dentro de cada iteração nós incrementamos o valor da variável de controle. Isso é feito para que o laço não seja executado infinitamente.

Veja um outro exemplo de laço do...while, desta vez simulando um menu de opções:

static void Main(string[] args){
  // variável que registra a opção do usuário
  int opcao;

  // laço do..while que mostra as opções do menu enquanto
  // o valor -1 não for informado
  do{
    // lê a opção
    Console.Write("Informe a opção 1, 2 ou 3" +
      " (-1 para sair): ");
    opcao = int.Parse(Console.ReadLine());

    switch (opcao){
      case 1:
        Console.WriteLine("Executando a opção 1");
        break;
      case 2:
        Console.WriteLine("Executando a opção 2");
        break;
      case 3:
        Console.WriteLine("Executando a opção 3");
        break;
      default:
        Console.WriteLine("Opção incorreta");
        break;
    }
  }while(opcao != -1);

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

O laço do...while não é tão usado quanto o laço while. Use-o naquelas situações em que o laço deverá ser executado no mínimo uma vez.


GNU Octave ::: GNU Octave para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

GNU Octave para Álgebra Linear - Como calcular o determinante de uma matriz usando a função det() do GNU Octave

Quantidade de visualizações: 3092 vezes
Na Matemática e na Álgebra Linear, o determinante é uma função matricial que associa a cada matriz quadrada um escalar, ou seja, o determinante é uma função que transforma uma matriz quadrada em um número real.

O determinante, ou melhor, a função determinante, permite saber se a matriz tem ou não inversa (matriz inversa), pois, as matriz que não tem inversa, são precisamente aquelas cujo determinante é igual a 0. Se o determinante for diferente de zero, então a matriz é uma matriz invertível.

O determinante de uma matriz A é denotado por det(A), det A ou |A|.

O software GNU Octave nos fornece uma forma rápida para obtermos o determinante de uma matriz: a função det(). Veja o exemplo a seguir (digitando diretamente na Janela de Comandos):

>> A = [1, 2, 3; 2, 5, 2; 1, 3, 1] [ENTER]
A =

   1   2   3
   2   5   2
   1   3   1

>> det(A) [ENTER]
ans = 2
>>

Veja que declaramos uma matriz 3x3 com o nome A e em seguida usamos a função det() para obter o seu determinante.

Vamos ver agora como podemos fazer esse mesmo cálculo em um script do GNU Octave:

# declara uma matriz quadrada de ordem 3
A = [1, 2, 3; 2, 5, 2; 1, 3, 1]

# calculamos o determinante
determinante = det(A)

# mostramos os resultado
fprintf("O determinante da matriz A é %f\n", determinante);

Não se esqueça de pesquisar sobre as propriedades do determinante. São cerca de 10 propriedades que nos ajudam a calcular o determinante da matriz simplesmente olhando para a sua composição.


Veja mais Dicas e truques de GNU Octave

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