Você está aqui: Cards de AutoCAD Civil 3D |
||
|
||
|
|
||
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Apostila PHP para iniciantes - Como criar um laço while infinito em PHPQuantidade de visualizações: 10349 vezes |
Um laço while() infinito pode ser criado em PHP simplesmente fornecendo o valor true para a condição do laço. Neste caso é preciso que você forneça uma forma de parar o laço, ou o script continuará executando até atingir seu tempo tempo máximo de execução, e um erro será exibido na página. Veja um trecho de código exemplificando o uso de um laço while infinito:
<?
$valor = 5;
while(true){
echo $valor . "<br>";
$valor++;
if($valor > 10)
break; // pára o laço
}
?>
|
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar null em JavaQuantidade de visualizações: 32174 vezes |
|
O tipo de dados null é um tipo (ou valor) especial que indica que uma referência não está apontando para nenhum objeto, ou seja, aponta para uma posição de memória nula. Este tipo pode ser atribuído (ou testado) apenas a referências. Seu uso não é permitido com primitivos. Veja um trecho de código no qual definimos que uma variável do tipo String aponta para um objeto nulo:
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
String nome = null;
System.out.println(nome.length());
System.exit(0);
}
}
Este código compila normalmente. Porém, ao tentarmos executá-lo, temos uma exceção de tempo de execução NullPointerException: Exception in thread "main" java.lang.NullPointerException at Estudos.main(Estudos.java:5) Isso aconteceu porque estamos tentando executar um método de um objeto que não existe. Uma técnica muito valiosa é testar se uma referência não está apontando para um objeto nulo. Veja como isso é feito:
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
String nome = null;
if(nome != null)
System.out.println(nome.length());
else
System.out.println("Objeto é nulo.");
System.exit(0);
}
}
Tenha em mente que, quando uma referência recebe o valor null, o objeto para o qual ela apontava fica imediatamente disponível para o coletor de lixo (Garbagge Colector), ou seja, a memória ocupada pelo objeto pode ser liberada a qualquer momento. Veja agora o que acontece quando tentamos atribuir o valor null a um primitivo:
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
int valor = null;
System.exit(0);
}
}
Eis a mensagem de erro de compilação:
Estudos.java:3: incompatible types
found : <nulltype>
required: int
int valor = null;
^
1 error
|
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
Exercícios Resolvidos de Java - Programação Orientada a Objetos - Uma classe Temperatura que converte graus Celsius em Fahrenheit e vice-versaQuantidade de visualizações: 8439 vezes |
|
Exercício Resolvido de Java - POO - Programação Orientada a Objetos - Uma classe Temperatura que converte graus Celsius em Fahrenheit e vice-versa Pergunta/Tarefa: Escreva uma classe Java chamada Temperatura que converterá graus Celsius em Fahrenheit e vice-versa. Esta classe não possuirá nenhuma variável, nem de instância nem de classe, somente dois métodos, que deverão ter as seguintes assinaturas: double celsiusParaFahrenheit(double) double fahrenheitParaCelsius(double) Para facilitar a resolução, seguem abaixo as regras de conversão: Celsius para Fahrenheit: F = (1,8 x C) + 32 Fahrenheit para Celsius: C = (F - 32) / 1,8 Depois de escrever a classe Temperatura, use o método main() da classe principal da aplicação Java para testar suas funcionalides. Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: Código para a classe Temperatura.java:
package arquivodecodigos;
public class Temperatura {
// converte de Celsius para Fahrenheit
public double celsiusParaFahrenheit(double c){
double f = (1.8 * c) + 32;
return f;
}
// converte de Fahrenheit para Celsius
public double fahrenheitParaCelsius(double f){
double c = (f - 32) / 1.8;
return c;
}
}
Código para a classe Principal.java:
package arquivodecodigos;
import java.util.Scanner;
public class Principal{
public static void main(String args[]){
// vamos criar um objeto da classe Temperatura
Temperatura t = new Temperatura();
// vamos fazer a leitura do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// primeiro de Celsius para Fahrenheit
System.out.print("Informe o grau em Celsius: ");
double celsius = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
System.out.println(celsius + " graus Celsius equivale a " +
t.celsiusParaFahrenheit(celsius) + " graus Fahrenheit.");
// agora de Fahrenheit para Celsius
System.out.print("Informe o grau em Fahrenheit: ");
double fahrenheit = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
System.out.println(celsius + " graus Fahrenheit equivale a " +
t.fahrenheitParaCelsius(fahrenheit) + " graus Celsius.");
}
}
|
Angular ::: Dicas & Truques ::: Componentes Angular |
Angular para iniciantes - Como criar o seu primeiro componente Angular usando o Angular CLI - Comando ng generate componentQuantidade de visualizações: 3009 vezes |
|
Aplicações Angular são construidas em cima de componentes, e estes consistem de: a) Um template HTML que declara o que deve ser renderizado na página. b) Uma classe TypeScript que define o comportamento do componente. c) Um seletor CSS que define com o componente será usado em um template. d) Estilos CSS opcionais aplicados ao template. Todos esses aspectos acima são abordados em mais dicas dessa seção. O importante agora é entendermos como criar o componente e exibí-lo no navegador. Assim, se você ainda não o fez, crie uma nova aplicação Angular usando o Angular CLI. Você pode usar um comando parecido com: c:\estudos_angular>ng new estudos Este comando vai criar uma nova aplicação Angular com o nome estudos dentro da pasta "c:\estudos_angular". Aguarde alguns minutos e verá que o Angular CLI já criou toda a estrutura da aplicação. Para executá-la, dispare os comandos abaixo: c:\estudos_angular>cd estudos c:\estudos_angular\estudos>ng serve --open Quando a aplicação subir, veremos o seguinte resultado: ![]() Você obteve um resultado parecido? Então vamos continuar. Vá até o diretório "C:\estudos_angular\estudos\src\app" e você verá que o Angular CLI já criou para nós um componente com o nome AppComponent por meio dos arquivos app.component.css, app.component.html, app.component.spec.ts e app.component.ts. Agora vamos voltar nossa atenção para o arquivo app.module.ts. Abra ele no seu editor de texto favorito e você verá o seguinte código:
import {NgModule} from '@angular/core';
import {BrowserModule} from '@angular/platform-browser';
import {AppComponent} from './app.component';
@NgModule({
declarations: [
AppComponent
],
imports: [
BrowserModule
],
providers: [],
bootstrap: [AppComponent]
})
export class AppModule { }
Por ora não vamos analisar todo o conteúdo deste arquivo, apenas fique atento ao que vai acontecer com ele depois que criarmos nosso novo componente, o que faremos agora. Abra uma nova janela de terminal, navegue até o diretório raiz da aplicação e dispare o seguinte comando: c:\angular>cd estudos c:\angular\estudos>ng generate component noticia Nesse momento o Angular CLI criou uma pasta noticia com os seguintes arquivos: noticia.component.css noticia.component.html noticia.component.spec.ts noticia.component.ts Agora volte até o arquivo app.module.ts e veja que o Angular CLI o modificou, adicionando o novo componente NoticiaComponent. É importante entender bem o que acontece com este arquivo, pois é ele que indica qual componente será iniciado em primeiro lugar junto com a aplicação Angular. Agora abra o arquivo noticia.component.ts e altere o seu conteúdo para a versão abaixo:
import { Component } from '@angular/core';
@Component({
selector: 'app-noticia',
templateUrl: './noticia.component.html',
styleUrls: ['./noticia.component.css']
})
export class NoticiaComponent{
titulo = `Presidente afirma que o preço da gasolina
não sobe mais.`;
}
Agora vá em noticia.component.html e altere-o para o código abaixo:
<div>
<h2>Sou o componente Noticia</h2>
<h3>{{ titulo }}</h3>
</div>
Nosso componente está pronto. Vamos fazer uns ajustes no componente que o Angular CLI criou para nós automaticamente. Abra o arquivo app.component.ts e altere o seu conteúdo para:
import { Component } from '@angular/core';
@Component({
selector: 'app-root',
templateUrl: './app.component.html',
styleUrls: ['./app.component.css']
})
export class AppComponent {
nome = 'AppComponent';
}
Agora vá até o arquivo app.component.html e modifique-o para o código abaixo:
<div>
<h1>Sou o componente que o Angular CLI criou</h1>
<h2>Meu nome é: {{ nome }}</h2>
</div>
<app-noticia></app-noticia>
Veja que coloquei o componente <app-noticia></app-noticia> dentro do componente principal. Agora, se você reiniciar a aplicação (é provável que as mudanças já estejam aparecendo no seu navegador) você verá o resultado abaixo: ![]() Obteve resultado parecido? Que maravilha! Agora, para terminar esta dica, abra o arquivo noticia.component.css e vamos adicionar os estilos CSS abaixo:
h2 {color: red}
div {border: 1px solid green; padding: 10px}
Veja a aplicação novamente e note como o componente Noticia já contém uma formatação diferente. Agora é só criar vários componentes, agrupá-los, aplicar formatações CSS, imagens, etc, e contruir uma aplicação realmente interessante. |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: NumPy Python Library |
Exercício Resolvido de Python NumPy - Como somar duas matrizes usando a biblioteca NumPy do PythonQuantidade de visualizações: 1455 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que usa a biblioteca NumPy para efetuar a soma de duas matrizes de mesma ordem, ou seja, mesmo número de linhas e colunas. Seu código deverá somar o primeiro elemento da matriz A com o primeiro elemento da matriz B, e assim por diante. Sua saída deverá ser parecida com: A primeira matriz é: [[4 1 3] [9 2 5]] A segunda matriz é: [[ 3 10 2] [ 1 13 4]] A matriz soma é: [[ 7 11 5] [10 15 9]] Veja a resolução comentada deste exercício em Python:
# vamos importar a biblioteca NumPy
import numpy as np
# função principal do programa
def main():
# vamos criar a primeira matriz
a = np.array([[4, 1, 3],
[9, 2, 5]])
# vamos criar a segunda matriz
b = np.array([[3, 10, 2],
[1, 13, 4]])
# vamos somar as duas matrizes
c = a + b
# e agora mostramos o resultado
print("A primeira matriz é:\n{0}".format(a))
print("A segunda matriz é:\n{0}".format(b))
print("A matriz soma é:\n{0}".format(c))
if __name__== "__main__":
main()
|
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
|
Java - Java para músicos - Como escrever um MIDI Player em Java (código bem simples e fácil de entender) |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |








