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Card 1 de 30
Cogo Points no AutoCAD Civil 3D



No AutoCAD Civil 3D, "Cogo Points" (ou pontos COGO) são pontos de controle ou referência que você pode usar para definir localizações específicas em um projeto de engenharia civil. Esses pontos podem representar diversas coisas, como marcos topográficos, elementos de infraestrutura ou pontos de interesse em um terreno.

1. Cogo points são exibidos apenas na aba Prospector.

2. Cogo points possuem um ícone que se parece com um círculo combinado com um alvo.

3. Cogo points podem ser movidos, até mesmo usando comandos de desenho básicos não específicos do Civil 3D.

4. Cogo points podem ser editados na janela Properties.

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C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover espaços em branco no início e final de uma string C# usando o método Trim() da classe String

Quantidade de visualizações: 14071 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função Trim() da classe String da linguagem C# para remover os espaços no início e no fim de uma palavra, frase ou texto. Esta técnica é muito útil quando estamos trabalhando com dados informados pelos usuários de nossas aplicações.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string texto = "  temos espaços no início e fim   ";
      Console.WriteLine(texto);

      // remove os espaços no início e fim da string
      texto = texto.Trim();

      Console.WriteLine("." + texto + ".");

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

  temos espaços no início e fim
.temos espaços no início e fim.



Python ::: Tkinter GUI Toolkit ::: Círculos, Ovais e Elípses

Como desenhar círculos no Tkinter usando a função create_oval() do componente Canvas

Quantidade de visualizações: 1323 vezes
Em várias situações nós precisamos desenhar círculos não preenchidos e preenchidos em Tkinter. Para isso nós podemos usar a função create_oval() do componente Canvas.

Em sua forma mais simples, a função create_oval() requer as coordenadas x e y a partir das quais o círculo ou elípse será desenhada e a largura e a altura do retângulo dentro do qual o círculo estará contido. Para desenhar uma oval ou elípse, basta manipular a largura ou altura desse retângulo.

Veja um trecho de código no qual usamos a função create_oval() para desenhar um círculo com 5 pixels de largura da linha de desenho:

# vamos importar o módulo Tkinter
from tkinter import *
from tkinter.ttk import *
 
# método principal
def main():
  # cria a janela principal da aplicação
  janela_principal = Tk() 
  
  # define as dimensões da janela
  janela_principal.geometry("400x350")
  
  # define o título da janela
  janela_principal.title("Uso do controle Canvas")
 
  # vamos criar o objeto Canvas
  canvas = Canvas(janela_principal, bg="white", width=400, height=350)
 
  # colocamos o Canvas na janela principal
  canvas.grid(row=0, column=0)
 
  # agora vamos desenhar um círculo no Canvas começando nas
  # coordenadas x=20 e y=30 centro de um retângulo de largura
  # 150 pixels por uma altura de 150 pixels e largura da linha
  # de 5 pixels
  canvas.create_oval(20, 30, 150, 150, width="5")
 
  # entramos no loop de eventos 
  janela_principal.mainloop()
 
if __name__== "__main__":
  main()

Note que a largura da linha de desenho foi informada por meio do parâmetro width. Se quisermos definir também a cor da linha do desenho, basta usarmos o parâmetro outline e fornecer a cor desejada.


Python ::: wxPython ::: Eventos e Tratadores de Eventos

Como tratar o evento wx.EVT_MOVE em suas aplicações wxPython - Interfaces gráficas no Python

Quantidade de visualizações: 471 vezes
Em algumas situações nós precisamos reagir ao evento wx.EVT_MOVE em nossas aplicações wxPython. Este evento é gerado todas as vezes que movemos uma janela para uma nova posição.

Veja o código completo para uma aplicação wxPython na qual interceptamos e tratamos o evento wx.EVT_MOVE na janela principal do programa. Note o uso da função e.GetPosition() para recuperarmos as coordenadas x e y do evento e mostrarmos o resultado em controles wx.StaticText.

# vamos importar o framework wxPython 
import wx

# classe que representará a janela principal da
# aplicação wxPython
class JanelaPrincipal(wx.Frame):
  # o método construtor
  def __init__(self, *args, **kw):
    # chama o construtor da classe wx.Frame
    super(JanelaPrincipal, self).__init__(*args, **kw)

    # chama a função que inicializa a GUI
    self.InicializarGUI()

  # método usado para gerenciar o evento Move
  def OnMove(self, e):
    # obtemos a posição do evento e guardamos nas variáveis x e y
    x, y = e.GetPosition()
    # mostramos os valores nas labels
    self.st1.SetLabel(str(x))
    self.st2.SetLabel(str(y))

  # função que inicializa a GUI do programa
  def InicializarGUI(self):
    # criamos dois controles StaticText com os labels já definindos 
    wx.StaticText(self, label='x:', pos=(10,10))
    wx.StaticText(self, label='y:', pos=(10,30))

    # criamos mais dois controles StaticText para escrevermos neles
    self.st1 = wx.StaticText(self, label='', pos=(30, 10))
    self.st2 = wx.StaticText(self, label='', pos=(30, 30))

    # fazemos um binding o evento wx.EVT_MOVE para a
    # função OnMove que criamos
    self.Bind(wx.EVT_MOVE, self.OnMove)

    # definimos o tamanho da janela
    self.SetSize((450, 350))
    # define a cor de fundo da janela (Windows 10)
    self.SetBackgroundColour((150, 250, 100, 255))
    # definimos o título da janela
    self.SetTitle('O evento Move')
    # e centralizamos a janela
    self.Centre()

# função principal do programa Python
def main():
  # vamos criar a aplicação wxPython
  app = wx.App()
  janela_principal = JanelaPrincipal(None)
  janela_principal.Show()
  app.MainLoop()

if __name__ == "__main__":
  main()



C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear ou mover arquivos em C# usando a função Move() da classe File

Quantidade de visualizações: 16748 vezes
O método Move() da classe File é útil quando precisamos renomear ou mover arquivos. Este método recebe os caminhos e nomes antigo e novo do arquivo a ser renomeado ou movido de diretório. Veja um trecho de código no qual mostramos como renomear um arquivo texto (sem movê-lo para um diretório diferente):

static void Main(string[] args){
  // não esqueça
  // using System.IO;
  
  // caminho e nome atual do arquivo
  string antigo = "C:\\estudos_csharp\\arquivo.txt";
  
  // caminho e novo nome do arquivo
  string novo = "C:\\estudos_csharp\\arquivo2.txt";

  // vamos renomear o arquivo
  File.Move(antigo, novo);
  Console.WriteLine("Arquivo renomeado com sucesso.");

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens

Como capturar um screenshot da área de trabalho e salvá-lo como um Bitmap usando Delphi

Quantidade de visualizações: 13810 vezes
Em algumas situações precisamos capturar um screenshot da área de trabalho (Windows Desktop) e salvá-lo como um Bitmap. Esta dica mostra como isso pode ser feito. Note que aqui estamos salvando o bitmap gerado no mesmo diretório do executável. Caso queira salvar o resultado em outra pasta ou diretório, consulte minhas dicas sobre a manipulação de arquivos e diretórios usando Delphi.

Veja o código (coloquei no evento OnClick de um botão:

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  DCDesk: HDC;
  bmp: TBitmap;
begin
  // vamos criar o Bitmap
  bmp := TBitmap.Create;

  // vamos definir o tamanho do bitmap
  bmp.Height := Screen.Height;
  bmp.Width := Screen.Width;

  // aqui nós obtemos um handle para o contexto de dispositivo
  // de exibição do Desktop
  DCDesk := GetWindowDC(GetDesktopWindow);

  // vamos copiar a imagem do desktop para o bitmap criado
  // anteriormente
  BitBlt(bmp.Canvas.Handle, 0, 0, Screen.Width, Screen.Height,
    DCDesk, 0, 0, SRCCOPY);

  // salvamos o bitmap
  bmp.SaveToFile('screenshot.bmp');

  // liberamos o handle do desktop
  ReleaseDC(GetDesktopWindow, DCDesk);

  // e finalmente liberamos o bitmap
  bmp.Free;

  ShowMessage('Screenshot criado com sucesso.');
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

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