Você está aqui: Cards de AutoCAD Civil 3D
Card 1 de 30
Cogo Points no AutoCAD Civil 3D



No AutoCAD Civil 3D, "Cogo Points" (ou pontos COGO) são pontos de controle ou referência que você pode usar para definir localizações específicas em um projeto de engenharia civil. Esses pontos podem representar diversas coisas, como marcos topográficos, elementos de infraestrutura ou pontos de interesse em um terreno.

1. Cogo points são exibidos apenas na aba Prospector.

2. Cogo points possuem um ícone que se parece com um círculo combinado com um alvo.

3. Cogo points podem ser movidos, até mesmo usando comandos de desenho básicos não específicos do Civil 3D.

4. Cogo points podem ser editados na janela Properties.

Filtrar Cards
Use esta opção para filtrar os cards pelos tópicos que mais lhe interessam.
Termos:
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

PHP ::: PHP + MySQL ::: MySQL Improved Extension (mysqli)

Listando todas as tabelas da base de dados selecionada - Como listar as tabelas de uma base de dados MySQL usando PHP - Revisado

Quantidade de visualizações: 12500 vezes
O comando DML SHOW TABLES do MySQL permite listar todas as tabelas de um determinado banco de dados. Nesta dica eu mostro como escrever um código PHP que dispara este comando e mostra o resultado. Note que estou usando a extensão mysqli, recomendada a partir do PHP 5.6.

Veja o código completo:

<?
  // vamos efetuar a conexão com o banco
  $con = new mysqli("localhost", "root",
    "osmar1234", "estudos");
 
  // conexão efetuada com sucesso?
  if($con->connect_errno){
    echo "Não foi possível efetuar a conexão: " . 
      $mysqli->connect_error;
    exit(); // vamos sair daqui 
  }   

  // lista todas as tabelas da base selecionada
  $query = mysqli_query($con, "SHOW TABLES");
  while($result = mysqli_fetch_array($query)){  
    echo $result[0] . "<br>";
  }
?>

Esta dica foi revisada, atualizada e testada no PHP 8.


C# ::: Windows Forms ::: DataGridView

Como ligar um DataGridView do C# Windows Forms à tabela de um banco de dados e efetuar inserção, alteração e remoção de registros

Quantidade de visualizações: 33104 vezes
Uma das principais dúvidas que recebo em meu site é em relação aos passos necessários para associar um DataGridView com a tabela de um banco de dados e listar os dados. Em tempo de design este processo é relativamente fácil, visto que temos wizards que nos acompanham e fazem o trabalho mais pesado nos bastidores. No entanto, o cenário é completamente diferente quando temos que realizar tal tarefa via código. Espero que esta dica o deixe mais preparado para enfrentar tais situações.

Para esta dica eu fiz uma conexão Visual C# 2005 + MySQL 5.0 usando ODBC (caso tenha dúvidas sobre isso, veja minha seção sobre C# + MySQL). Criei uma tabela MySQL chamada clientes contendo id, nome, idade, cidade e estado do cliente. Criei uma classe de conexão, inseri um DataGridView no formulário e coloquei as declarações abaixo na classe do formulário Form1.cs (fora dos métodos, para que os dados sejam globais na classe):

// membros de instância de acesso global na classe
// Dica: Se estiver usando SQL Server, troque "Odbc" por
// "Sql" (Ex: SQLConnection, SqlCommand, SqlDataAdapter)

// conexão com o banco de dados
OdbcConnection conn = null;
OdbcCommand cmd = null;
OdbcDataAdapter adapter = null;
DataSet ds = null;


Em seguida colocamos o código abaixo no evento Click de um botão:

private void button4_Click(object sender, EventArgs e){
  // Dica: Se estiver usando SQL Server, troque "Odbc" 
  // por "Sql" (Ex: SqlCommand, SqlDataAdapter, etc)
  
  // obtém a conexão com o banco de dados
  conn = ConexaoODBC.obterConexao();

  if(conn != null){
    // obtém todos os clientes cadastrados
    cmd = new OdbcCommand("SELECT * FROM clientes",
      conn);

    adapter = new OdbcDataAdapter(cmd);
    ds = new DataSet();
    adapter.Fill(ds, "clientes_table");

    // exibe os dados da tabela no DataGridView 
    dataGridView1.DataSource = ds;
    dataGridView1.DataMember = "clientes_table";

    // fecha a conexão
    ConexaoODBC.fecharConexao();
  }
}

Aqui os dados já são listados no DataGridView. Porém, as alterações efetuadas no controle ainda não são repassadas para o banco de dados. Veja o código adicional no evento Click de outro botão:

private void button5_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos salvar os dados do DataGridView para a tabela do
  // banco de dados
  
  // Dica: Se estiver usando SQL Server, troque "Odbc" por
  // "Sql" (Ex: SqlCommandBuilder)

  // obtém a conexão com o banco de dados
  conn = ConexaoODBC.obterConexao();

  if(conn != null){
    OdbcCommandBuilder cmb = new OdbcCommandBuilder(adapter);
    cmb.GetUpdateCommand();
    adapter.Update(ds.Tables["clientes_table"]);

    // fecha a conexão
    ConexaoODBC.fecharConexao();
  }
}

Pronto! Execute a aplicação, clique no primeiro botão para carregar os dados da tabela MySQL no DataGridView. Em seguida efetue algumas alterações, insira ou exclua linhas e clique no segundo botão. Feche a aplicação e abra-a novamente e se certifique de que os registros foram atualizados, inseridos ou removidos com sucesso.


C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C - C para Engenharia - Física - Mecânica - Cinemática

Quantidade de visualizações: 3185 vezes
Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C

Na Física, mais especificamente na Mecânica e Cinemática, nós estamos o tempo todo interessados em medir a "rapidez" com que uma partícula se move de um ponto para outro ponto. Por partícula podemos entender qualquer móvel: um carro, um avião, uma bola, uma pessoa, etc.

No caso de um movimento bidimensional ou tridimensional nós devemos considerar a grandeza velocidade média como vetores e usar a notação vetorial. Em outras dicas do site você encontrará cálculos envolvendo vetores e até mesmo calculadoras com as operações vetoriais mais comuns.

Dessa forma, a fórmula para obtenção da Velocidade Vetorial Média é:

\[\vec{v}_\text{méd} = \frac{\Delta \vec{r}}{\Delta t} \]

Onde __$\Delta \vec{r}__$ é a variação da posição da partícula e __$\Delta t__$ é a variação do tempo entre os dois deslocamentos cuja velocidade vetorial média querermos medir.

Antes de vermos o código C, dê uma boa olhada na imagem a seguir:



Nosso objetivo será calcular a velocidade vetorial média da partícula saindo da posição __$\vec{r}_1__$ = 10__$\hat{\imath}__$ + 7__$\hat{\jmath}__$ m (10, 7), no instante t1 = 2s, e indo para a posição __$\vec{r}_2__$ = 12__$\hat{\imath}__$ + 2__$\hat{\jmath}__$ m (12, 2) em t2 = 7s. Note que o trajeto da partícula foi marcado de verde na imagem.

E agora, finalmente, vamos ao código C que lê os valores das coordenadas x e y dos dois vetores de posições (inicial e final), o tempo de deslocamento inicial e final e mostra o vetor velocidade média:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
    
int main(int argc, char *argv[]){
  // coordenadas dos dois vetores de posições
  float x1, y1, x2, y2;
  // guarda o vetor delta r (variação do deslocamento)
  float delta_r_x, delta_r_y;
  // guarda o tempo inicial, tempo final e variacao (em segundos)
  float tempo_inicial, tempo_final, delta_t;
  // guarda as coordenadas do vetor velocidade
  float vetor_vm_x, vetor_vm_y; 
        
  // x e y do primeiro vetor
  printf("Coordenada x do primeiro vetor: ");
  scanf("%f", &x1);
  printf("Coordenada y do primeiro vetor: ");
  scanf("%f", &y1);
      
  // x e y do segundo vetor
  printf("Coordenada x do segundo vetor: ");
  scanf("%f", &x2);
  printf("Coordenada y do segundo vetor: ");
  scanf("%f", &y2);   
      
  // vamos ler o tempo inicial e tempo final    
  printf("Tempo inicial em segundos: ");
  scanf("%f", &tempo_inicial);
  printf("Tempo final em segundos: ");
  scanf("%f", &tempo_final);
	    
  // vamos calcular o vetor delta r
  delta_r_x = x2 - x1;
  delta_r_y = y2 - y1;
  
  // vamos calcular o delta t (variação do tempo)
  delta_t = tempo_final - tempo_inicial;
      
  // finalmente calculamos o vetor velocidade média
  vetor_vm_x = delta_r_x / delta_t;    
  vetor_vm_y = delta_r_y / delta_t; 
	    
  // mostramos o resultado
  printf("O Vetor Velocidade Média é: (%.2f, %.2f)m/s",
   vetor_vm_x, vetor_vm_y);
   
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro vetor: 10
Coordenada y do primeiro vetor: 7
Coordenada x do segundo vetor: 12
Coordenada y do segundo vetor: 2
Tempo inicial em segundos: 2
Tempo final em segundos: 7
O Vetor Velocidade Média é: (0.40, -1.00)m/s

Pressione qualquer tecla para continuar. . .

Note que aqui nós estamos usando vetores do R2, mas o processo é o mesmo para vetores do R3.


PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Apostila PHP para iniciantes - Como criar um laço while infinito em PHP

Quantidade de visualizações: 10333 vezes
Um laço while() infinito pode ser criado em PHP simplesmente fornecendo o valor true para a condição do laço. Neste caso é preciso que você forneça uma forma de parar o laço, ou o script continuará executando até atingir seu tempo tempo máximo de execução, e um erro será exibido na página. Veja um trecho de código exemplificando o uso de um laço while infinito:

<?
  $valor = 5;
  
  while(true){
    echo $valor . "<br>";
    $valor++;
	
    if($valor > 10)
     break; // pára o laço
  }
?>



Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como verificar se uma string é composta apenas de caracteres maiúsculos usando a função isupper() do Python

Quantidade de visualizações: 9390 vezes
Este exemplo mostra como usar a função isupper() do objeto string da linguagem Python para verificar se uma palavra, frase ou texto contém apenas caracteres maiúsculos. Se qualquer caractere minúsculo for encontrado, a função retorna false.

Obs: Mesmo que a string contenha números ela ainda pode estar em letras maiúsculas.

Veja um código Python completo exemplificando seu uso:

def main():
  string = "GOSTO DE PYTHON E JAVA"

  if string.isupper():
    print("A string está em letras maiúsculas")
  else:
    print("A string não está em letras maiúsculas")

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

A string está em letras maiúsculas


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 79 usuários muito felizes estudando em nosso site.