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Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais |
Como retornar o nome de uma classe Java usando os métodos getClass() e getName()Quantidade de visualizações: 13802 vezes |
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Entre os métodos que uma classe herda da classe Object, está o método getClass(). Este método retorna um objeto da classe Class e podemos tirar proveito disso para fazer em encadeamento e chamar também o método getName() para obter o nome de uma determinada classe. Veja o exemplo no qual obtemos uma String contendo o nome de uma classe (juntamente com o nome do pacote ao qual ela pertence):
import javax.swing.*;
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
JButton btn = new JButton();
String nomeClasse = btn.getClass().getName();
System.out.println(nomeClasse);
// exibirá: "javax.swing.JButton"
System.exit(0);
}
}
Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: javax.swing.JButton |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar o tamanho de um array em C++ - Curso de C++ - Vetores e matrizes em C++Quantidade de visualizações: 11450 vezes |
Muitas vezes precisamos saber a quantidade de elementos em vetor (array). Em C++, isso pode ser feito com o uso da função sizeof(). O que fazemos é obter a quantidade de bytes contidos em todo o vetor e depois dividimos pela quantidade de bytes no primeiro elemento. Veja o código:
#include <iostream>
using namespace std;
int main(int argc, char *argv[])
{
// declara e inicializa um array de 5 inteiros
int valores[5] = {43, 12, 8, 4, 102};
// obtém a quantidade de elementos na matriz
int quant = sizeof(valores) / sizeof(valores[0]);
// exibe o resultado
cout << "Quant. elementos : " << quant << endl;
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Quant. elementos : 5 |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como retornar a quantidade de itens em uma TListBox do Delphi usando a propriedade Items.CountQuantidade de visualizações: 13398 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter a quantidade de itens em uma TListBox. Isso pode ser feito por meio da propriedade Count do objeto Items, uma instância da classe TStrings. Esta propriedade contém um valor inteiro que representa a quantidade de elementos na ListBox. Veja:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
quant: Integer;
begin
// vamos adicionar dois itens na TListBox
ListBox1.Items.Add('Item 1');
ListBox1.Items.Add('Item 2');
// vamos obter a quantidade de itens
quant := ListBox1.Items.Count;
// exibe o resultado
ShowMessage('Quantidade de elementos: ' + IntToStr(quant));
end;
É possível também obter a quantidade de itens em uma TListBox acessando a propriedade Count da classe TCustomListBox. Esta propriedade é herdada pela classe TListBox. Veja: quant := ListBox1.Count; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercício Resolvido de Java - Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deveráQuantidade de visualizações: 455 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Faça um programa que sorteie um número aleatório entre 0 e 500 e pergunte ao usuário qual é o "número mágico". O programa deverá indicar se a tentativa efetuada pelo usuário é maior ou menor que o número mágico e contar o número de tentativas. Quando o usuário conseguir acertar o número o programa deverá classificar o usuário como: De 1 a 3 tentativas: muito sortudo De 4 a 6 tentativas: sortudo De 7 a 10 tentativas: normal > 10 tentativas: tente novamente Sua saída deverá ser parecida com: Adivinhe o número mágico: 100 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 50 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 60 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 80 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 90 Tente um número maior. Adivinhe o número mágico: 95 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 94 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 93 Tente um número menor. Adivinhe o número mágico: 92 Você acertou o número em 9 tentativas. Classificação: Normal Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:
package estudos;
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// variáveis usadas na resolução do problema
int numero_magico, palpite, tentativas = 0;
boolean acertou = false;
// para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos sortear o número entre 0 e 500
Random rand = new Random();
numero_magico = rand.nextInt(501);
// um laço que repete enquanto o usuário não
// acertar o número mágico
while (!acertou) {
System.out.print("Adivinhe o número mágico: ");
palpite = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// registra essa tentativa
tentativas = tentativas + 1;
// o usuário acertou o número mágico?
if (palpite == numero_magico) {
System.out.println("Você acertou o número em " + tentativas + " tentativas.");
// mostra a classificação do usuário
if (tentativas <= 3) {
System.out.println("Classificação: Muito Sortudo");
}
else if ((tentativas >= 4) && (tentativas <= 6)) {
System.out.println("Classificação: Sortudo");
}
else if ((tentativas >= 7) && (tentativas <= 10)) {
System.out.println("Classificação: Normal");
}
else {
System.out.println("Classificação: Tente Novamente");
}
// sai do laço
acertou = true;
}
else {
// indica se o palpite é maior ou menor
if (palpite < numero_magico) {
System.out.println("Tente um número maior.\n");
}
else {
System.out.println("Tente um número menor.\n");
}
}
}
}
}
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Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Como obter um objeto String a partir de um StringBuffer ou StringBuilder do JavaQuantidade de visualizações: 3481 vezes |
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As classes StringBuffer e StringBuilder possuem as mesmas funcionalidades. A diferença é que StringBuilder não é segura em relação à threads e está sendo rapidamente substituída pela classe StringBuffer. Ambas são parecidos com uma String, com a diferença que um StringBuffer ou StringBuilder pode ser modificado in-place, ou seja, modificações em seu conteúdo não geram uma nova cópia, como acontece com objetos da classe String. Nesta dica eu mostrarei como criar novos objetos String a partir do conteúdo de um StringBuffer ou StringBuilder. Vamos começar analisando os construtores da classe String que permitem passar um objeto StringBuffer ou StringBuilder:
package estudos;
public class Estudos{
public static void main(String[] args) {
// um StringBuffer contendo uma frase (troque
// StringBuffer por StringBuilder e o resultado será o mesmo
StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de programar em Java");
// vamos obter uma String a partir deste StringBuffer
String fraseString = new String(frase);
// e exibimos o resultado
System.out.println(fraseString);
}
}
Resultado parecido pode ser obtido sem o uso dos construtores String(StringBuilder builder) e String(StringBuffer buffer). Veja:
package estudos;
public class Estudos{
public static void main(String[] args) {
// um StringBuffer contendo uma frase (troque
// StringBuffer por StringBuilder e o resultado será o mesmo
StringBuffer frase = new StringBuffer("Gosto muito de programar em Java");
// vamos obter uma String a partir deste StringBuffer
String fraseString = frase.toString();
// e exibimos o resultado
System.out.println(fraseString);
}
}
Agora nós usamos o método toString() da classe StringBuffer para converter seu conteúdo em uma string e atribuí-lo à variável fraseString. |
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