Você está aqui: Cards de AutoCAD Civil 3D |
||
|
||
|
|
||
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Como testar o conteúdo no final de uma string usando Java - O método endsWith() da classe StringQuantidade de visualizações: 1 vezes |
|
Em algumas situações nós precisamos de verificar o conteúdo no final de uma palavra, frase ou texto. Para isso nós podemos usar o método endsWith() da classe String da linguagem Java. Este método recebe a substring a ser testada e retorna true se ela for encontrada no final da string e false em caso contrário. Note que este método diferencia maiúsculas de minúsculas. Veja um exemplo completo de seu uso:
package arquivodecodigos;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
String arquivo = "Pessoa.java";
// o nome do arquivo termina em ".java"?
if(arquivo.endsWith(".java")){
System.out.println("O arquivo contém a extensão desejada");
}
else{
System.out.println("O arquivo não contém a extensão desejada");
}
System.exit(0);
}
}
Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: O arquivo contém a extensão desejada. |
Java ::: Estruturas de Dados ::: Pilhas |
Como criar uma pilha em Java usando um vetor (array) - Estruturas de Dados em JavaQuantidade de visualizações: 2812 vezes |
A Pilha é uma estrutura de dados do tipo LIFO - Last-In, First-Out (Último a entrar, primeiro a sair). Neste tipo de estrutura, o último elemento a ser inserido é o primeiro a ser removido. Veja a imagem a seguir:![]() Embora seja mais comum a criação de uma estrutura de dados do tipo Pilha de forma dinâmica (usando ponteiros e referências), nesta dica eu mostrarei como podemos criá-la em Java usando um array, ou seja, um vetor. No exemplo eu usei inteiros, mas você pode modificar para o tipo de dados que você achar mais adequado. Veja o código completo para uma classe Pilha usando um vetor de ints. Veja que o tamanho do vetor é informado no construtor da classe. Note também a lógica empregada na construção dos métodos empilhar(), desempilhar() e imprimirPilha(): Código para Pilha.java:
package estudos;
public class Pilha {
private int elementos[]; // elementos na pilha
private int topo; // o elemento no topo da pilha
private int maximo; // a quantidade máxima de elementos na pilha
// construtor da classe Pilha
public Pilha(int tamanho) {
// constrói o vetor
this.elementos = new int[tamanho];
// define o topo como -1
this.topo = -1;
// ajusta o tamanho da pilha para o valor recebido
this.maximo = tamanho;
}
// método usado para empilhar um novo elemento na pilha
public void empilhar(int item) {
// a pilha já está cheia?
if (this.topo == (this.maximo - 1)) {
System.out.println("\nA pilha está cheia\n");
}
else {
// vamos inserir este elemento no topo da pilha
this.elementos[++this.topo] = item;
}
}
// méodo usado para desempilhar um elemento da pilha
public int desempilhar() {
// a pilha está vazia
if (this.topo == -1) {
System.out.println("\nA pilha está vazia\n");
return -1;
}
else {
System.out.println("Elemento desempilhado: " + elementos[topo]);
return this.elementos[this.topo--];
}
}
// método que permite imprimir o conteúdo da pilha
public void imprimirPilha() {
// pilha vazia
if (this.topo == -1) {
System.out.println("\nA pilha está vazia\n");
}
else {
// vamos percorrer todos os elementos da pilha
for (int i = 0; i <= this.topo; i++) {
System.out.println("Item[" + (i + 1) + "]: " + this.elementos[i]);
}
}
}
}
Veja agora o código para a classe principal, ou seja, a classe Main usada para testar a funcionalidade da nossa pilha: Código para Principal.java:
package estudos;
public class Estudos{
public static void main(String[] args){
// vamos criar uma nova pilha com capacidade para 5 elementos
Pilha p = new Pilha(5);
// vamos empilhar 3 elementos
p.empilhar(34);
p.empilhar(52);
p.empilhar(18);
// vamos mostrar os elementos na pilha
System.out.println("Itens presentes na Pilha\n");
p.imprimirPilha();
// agora vamos remover e retornar dois elementos da pilha
System.out.println();
p.desempilhar();
p.desempilhar();
// vamos mostrar os elementos na pilha novamente
System.out.println("\nItens presentes na Pilha\n");
p.imprimirPilha();
}
}
Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Itens presentes na Pilha Item[1]: 34 Item[2]: 52 Item[3]: 18 Elemento desempilhado: 18 Elemento desempilhado: 52 Itens presentes na Pilha Item[1]: 34 |
HTML5 ::: Dicas & Truques ::: Meta Tags |
HTML5 para iniciantes - Como usar a meta tag viewport para controlar o layout de suas páginas HTMLQuantidade de visualizações: 6452 vezes |
|
Quando estamos aprendendo HTML5 e queremos desenvolver páginas web responsivas, ou design responsivo, uma das primeiras tags que temos que entender e dominar bem, é a tag viewport, incluinda com a especificação do HTML5. Mas o que é a tag viewport? Esta meta tag foi originalmente apresentada no navegador Safari Mobile, e é usada para definir a largura e escala de apresentação do conteúdo da página HTML. Dessa forma, viewport é a área da página web na qual o conteúdo é exibido para o usuário. Como sabemos, uma página web pode ser acessada por dispositivos variados. A tela do laptop é muito maior se comparada à tela de um smartphone ou tablet. A meta tag viewport é adicionada na seção <head> da página HTML e pode conter os seguintes elementos: width: É a largura do viewport virtual no dispositivo. height: É a altura do viewport virtual do dispositivo. initial-scale: É o nível de zoom quando a página é acessada. maximum-scale: É o limite máximo de zoom que pode ser aplicado à página. user-scalable: Uma flag que indica se o usuário pode ou não aplicar zoom à página. Os valores permitidos são yes ou no. Veja, por exemplo, como definir um viewport de 980px e escala inicial de zoom de 1: <meta name="viewport" content="width=980, initial-scale=1"> No entanto, se nossa intenção é desenvolver um design responsivo, devemos passar o valor device-width para o atributo width do viewport. Isso faz com que a largura do viewport seja igual à largura do dispositivo que está acessando a página. Veja uma página HTML completa usando esta abordagem: <html> <head> <title>Estudando HTML5</title> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1"> </head> <body> <h1>Java Avançado - Como obter a largura e altura da tela do seu computador em pixels usando o método getScreenSize() da classe Toolkit do Java</h1> <p>A classe Toolkit da linguagem Java nos fornece o método getScreenSize(), que retorna um objeto da classe Dimension contendo a largura e a altura da tela do nosso computador, em pixels. Veja o código Java completo para o exemplo:</p> </body> </html> Note que o elementos dentro do atributo content são separados por vírgulas, juntamente com seus valores individuais. |
C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular juros compostos e montante usando CQuantidade de visualizações: 12327 vezes |
|
O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e portanto, o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte. Chamamos de capitalização o momento em que os juros são incorporados ao principal. Após três meses de capitalização, temos: 1º mês: M = P .(1 + i) 2º mês: o principal é igual ao montante do mês anterior: M = P x (1 + i) x (1 + i) 3º mês: o principal é igual ao montante do mês anterior: M = P x (1 + i) x (1 + i) x (1 + i) Simplificando, obtemos a fórmula: M = P . (1 + i)^n Importante: a taxa i tem que ser expressa na mesma medida de tempo de n, ou seja, taxa de juros ao mês para n meses. Para calcularmos apenas os juros basta diminuir o principal do montante ao final do período: J = M - P Vejamos um exemplo: Considerando que uma pessoa empresta a outra a quantia de R$ 2.000,00, a juros compostos, pelo prazo de 3 meses, à taxa de 3% ao mês. Quanto deverá ser pago de juros? Veja o código C para a resolução:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
int main(int argc, char *argv[])
{
float principal = 2000.00;
float taxa = 0.03; // 3%
int meses = 3;
float montante = principal * pow((1 + taxa), meses);
float juros = montante - principal;
printf("O total de juros a ser pago é: %f\n", juros);
printf("O montante a ser pago é: %f", montante);
printf("\n\n");
system("pause");
return 0;
}
Um outra aplicação interessante é mostrar mês a mês a evolução dos juros. Veja o código a seguir:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
int main(int argc, char *argv[])
{
float principal = 2000.00;
float taxa = 0.03; // 3%
int meses = 3;
float anterior = 0.0;
float montante;
float juros;
for(int i = 1; i <= meses; i++){
montante = principal * pow((1 + taxa), i);
juros = montante - principal - anterior;
anterior += juros;
printf("Mês: %d - Montante: %f - Juros %f\n", i, montante, juros);
}
printf("\n\n");
system("pause");
return 0;
}
|
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
PHP do básico ao avançado - Como usar o laço foreach() para percorrer os elementos de um vetor ou matriz em PHPQuantidade de visualizações: 21953 vezes |
O laço foreach (para cada) da linguagem PHP é muito útil quando precisamos percorrer os elementos de um array (vetor ou matriz). Veja um exemplo:
<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>
<?php
$valores = array(10, 3, 6, 2, 6);
foreach($valores as $valor){
echo $valor . "<br>";
}
?>
</body>
</html>
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: 10 3 6 2 6 Aqui cada elemento do array é representado pela variável $valor durante a execução do laço. Veja outra forma do laço foreach que permite acessar também o índice de cada elemento no vetor:
<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>
<?php
$valores = array(10, 3, 6, 2, 6);
foreach($valores as $indice => $valor){
echo $indice . " - " . $valor . "<br>";
}
?>
</body>
</html>
Este novo código vai gerar o seguinte resultado: 0 - 10 1 - 3 2 - 6 3 - 2 4 - 6 |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP |
Veja mais Dicas e truques de PHP |
Dicas e truques de outras linguagens |
|
Ruby - Exercício Resolvido de Ruby - Como percorrer os elementos de um array em Ruby usando a função each |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |





