Você está aqui: Cards de AutoCAD Civil 3D
Card 1 de 30
Cogo Points no AutoCAD Civil 3D



No AutoCAD Civil 3D, "Cogo Points" (ou pontos COGO) são pontos de controle ou referência que você pode usar para definir localizações específicas em um projeto de engenharia civil. Esses pontos podem representar diversas coisas, como marcos topográficos, elementos de infraestrutura ou pontos de interesse em um terreno.

1. Cogo points são exibidos apenas na aba Prospector.

2. Cogo points possuem um ícone que se parece com um círculo combinado com um alvo.

3. Cogo points podem ser movidos, até mesmo usando comandos de desenho básicos não específicos do Civil 3D.

4. Cogo points podem ser editados na janela Properties.

Filtrar Cards
Use esta opção para filtrar os cards pelos tópicos que mais lhe interessam.
Termos:
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Python ::: Tkinter GUI Toolkit ::: Entry

Como setar o foco em uma caixa de texto Entry do Tkinter usando a função focus_set()

Quantidade de visualizações: 1405 vezes
Em várias situações durante o processo de programação em Tkinter nós precisamos, via programação, trocar o foco de uma caixa de texto para outra. Isso pode ser feito com o auxílio da função focus_set().

No código abaixo nós temos uma janela Tkinter com duas caixas de texto Entry e um botão Button. Experimente digitar conteúdo nas duas caixas de texto e depois clicar no botão. Você verá que o foco é colocado novamente na primeira caixa de texto.

Veja o código Python completo:

# vamos importar o módulo Tkinter
from tkinter import *
from tkinter.ttk import *

# variáveis globais
caixa_texto_1 = None

# método principal
def main():
  # acessamos a variável global
  global caixa_texto_1
  
  # vamos criar o frame principal da aplicação Tkinter
  janela = Tk()

  # agora definimos o tamanho da janela
  janela.geometry("600x400")

  # criamos uma caixa de texto Entry de linha única
  caixa_texto_1 = Entry(janela, width=40)
  caixa_texto_1.grid(column=0, row=0, sticky=W, padx=15, pady=10)

  # criamos uma segunda caixa de texto Entry de linha única
  caixa_texto_2 = Entry(janela, width=40)
  caixa_texto_2.grid(column=0, row=1, sticky=W, padx=15, pady=0)

  # vamos criar um botão Button
  btn = Button(janela, text="Definir Foco", width=20, command=definir_foco)
  btn.grid(column=0, row=2, sticky=W, padx=15, pady=10)

  # entramos no loop da aplicação
  janela.mainloop()  

# função para definir o foco na primeira caixa de texto
def definir_foco():
  # definimos o foco na primeira caixa de texto Entry
  caixa_texto_1.focus_set()

if __name__== "__main__":
  main()



VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter uma string para letras maiúsculas em VB.NET usando o método ToUpper() da classe String

Quantidade de visualizações: 10747 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método ToUpper() da classe String do VB.NET para converter todos os caracteres de uma palavra, frase ou texto para letras maiúsculas.

Veja o código completo para o exemplo:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    Dim frase As String = "VejA esta FRASe"

    ' vamos mostrar a frase original
    Console.WriteLine("Frase original: " & frase)

    ' transforma tudo em letras maiúsculas
    frase = frase.ToUpper()

    ' agora mostramos a frase em letras maiúsculas
    Console.WriteLine("Em letras maiúsculas: " & frase)

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

Frase original: VejA esta FRASe
Em letras maiúsculas: VEJA ESTA FRASE


Python ::: Dicas & Truques ::: HTTP Web Server

Como criar um servidor web em Python usando as classes BaseHTTPRequestHandler e HTTPServer

Quantidade de visualizações: 839 vezes
Nesta dica mostrarei como criar um web server em Python, ou seja, o nosso próprio servidor web. Para isso nós vamos criar uma classe ServidorWeb que herda de BaseHTTPRequestHandler, que nos fornece todos os métodos necessários para tratar requisições HTTP, tais como GET e POST.

Note que definir o nome do host como "localhost" e a porta como "8080".

Veja o código completo para o nosso web server em Python:

# precisamos importar os objetos BaseHTTPRequestHandler e HTTPServer
# do módulo http.server
from http.server import BaseHTTPRequestHandler, HTTPServer
# precisamos também do módulo time
import time

# vamos criar a classe ServidorWeb, que herda de
# BaseHTTPRequestHandler
class ServidorWeb(BaseHTTPRequestHandler):
  # vamos implementar o método que responde às requisições GET
  def do_GET(self):
    self.send_response(200)
    self.send_header("Content-type", "text/html")
    self.end_headers()
    self.wfile.write(bytes("<html><head><title>Meu Servidor Web</title></head>", 
      "utf-8"))
    self.wfile.write(bytes("<p>Requsição: %s</p>" % self.path, 
      "utf-8"))
    self.wfile.write(bytes("<body>", "utf-8"))
    self.wfile.write(bytes("<p>Exemplo de Web Server em Python</p>",
      "utf-8"))
    self.wfile.write(bytes("</body></html>", "utf-8"))

# função principal do programa
def main():
  # agora criamos um objeto HTTPServer
  host = "localhost"
  porta = 8080
  servidorWeb = HTTPServer((host, porta), ServidorWeb)
  print("Servidor iniciado em http://%s:%s" % (host, porta))

  # tentamos levantar o servidor
  try:
    servidorWeb.serve_forever()
  except KeyboardInterrupt:
    pass

  # liberamos o servidor web
  servidorWeb.server_close()
  print("O servidor web foi parado.")
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código você verá a seguinte mensagem:

Servidor iniciado em http://localhost:8080

A partir daí você pode abrir o seu navegador neste endereço e já verá a página web que definimos no corpo do método do_GET() da classe ServidorWeb. Agora é só explorar as dicas dessa seção para aprender ainda mais sobre redes, soquetes e servidores web usando a linguagem Python.


C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como retornar o dia do mês da data atual em C# usando a propriedade Day da classe DateTime

Quantidade de visualizações: 7 vezes
Em algumas situações nós precisamos obter o dia do mês de uma determinada data em C#. Para isso nós podemos acessar a propriedade Day da estrutura DateTime.

Veja em seguida um trecho de código no qual mostramos o dia do mês da data atual:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos obter a data e hora atual
      DateTime agora = DateTime.Now;

      // agora vamos obter o dia da data
      int dia = agora.Day;

      // e mostramos o resultado
      Console.WriteLine("O dia do mês é: {0:D}", dia);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O dia do mês é: 16


Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Python para iniciantes - Como usar a instrução continue da linguagem Python

Quantidade de visualizações: 7998 vezes
A instrução continue do Python é usada para forçar o interpretador a saltar o restante das instruções da iteração atual do laço e passar para a próxima. Dessa forma, todas as instruções que vierem depois da instrução continue são automaticamente descartadas na iteração atual do laço.

Veja um exemplo de um laço for que imprime apenas os números ímpares de 0 a 10:

def main():
  # um laço for que conta de 0 até 10
  for i in range(0, 11):
    # mas queremos apenas os números impares
    if i % 2 == 0:
      continue # descarta os pares. Vamos para a próxima iteração
    # se chegou até aqui é porque o número é impar
    print(i) 
  
if __name__== "__main__":
  main()

Quando executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

1
3
5
7
9


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 80 usuários muito felizes estudando em nosso site.