Você está aqui: Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Entenda a classe AbstractTableModel

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AbstractTableModel é uma classe abstrata que implementa a interface TableModel. Ela fornece código padrão para disparar TableModelEvents com os métodos fireTableRowsDeleted(), fireTableCellUpdated() e fireTableChanged(). Ela também gerencia todos os TableModelListeners registrados em um EventListenerList.

O método findColumn() procura o índice de uma coluna com um dado nome. Esta pesquisa é feita de modo linear e deve ser sobrescrita para modelos de tabelas enormes.

Três métodos devem ser implementados em subclasses concretas: getRowCount(), getColumnCount() e getValueAt(int row, int column).


Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout

Como usar o gerenciador de layout GridBagLayout em suas aplicações Java Swing

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O gerenciador de layout GridBagLayout é um dos mais complexos e mais flexíveis. Embora possa parecer, esta classe não é uma sub-classe de GridLayout, como mostra sua posição na hierarquia de classes Java:

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Esta classe implementa as interfaces LayoutManager, LayoutManager2 e Serializable.

A vantagem do gerenciador de layout GridBagLayout em relação ao GridLayout, é que, com o GridBagLayout nós podemos fazer com que os componentes nas linhas e colunas possam ter diferentes tamanhos e às vezes ocupar múltiplas linhas e colunas.

O trecho de código abaixo mostra a forma mais simples de se criar um GridBagLayout. Veja que os botões são arranjados de forma horizontal na janela. É claro que sem os ajustes necessários, não tiramos muito proveito do uso deste gerenciador (mas isso será visto em outras dicas dessa seção):

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Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




Java ::: Lista de Exercícios Resolvidos (Algorítmos Resolvidos) ::: Programação Orientada a Objetos

Algorítmos Resolvidos de Java - A classe Retangulo (construtores, getters e setters, encapsulamento e static)

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Exercícios Resolvidos de Java - A classe Retangulo (construtores, getters e setters, encapsulamento e static)

Pergunta/Tarefa:

Escreva uma classe Retangulo para representar um retângulo. A classe deve conter:

a) Dois campos de dados do tipo double chamados largura e altura que especificam a largura e a altura do retângulo. Os valores padrões são 1 tanto para a largura quanto para a altura.

b) Um campo de dado do tipo String chamado cor que especifica a cor do retângulo. Para este exercício em particular, assuma que TODOS os retângulos possuirão a mesma cor. A cor padrão é branco.

c) Um construtor sem argumentos que cria um retângulo padrão.

d) Um construtor que cria um retângulo com a largura e altura especificadas.

e) Métodos get() e set() para os três campos de dados da classe.

f) Um método chamado getArea() que retorna a área do retângulo.

g) Um método chamado getPerimetro() que retorna o perímetro do retângulo.

Escreva um programa de teste que cria dois objetos da classe Retangulo. Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Retangulo.java

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Agora o teste no método main():

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Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como converter um vetor (array) em uma List usando o método asList() da classe Arrays da linguagem Java

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Em algumas situações nós gostaríamos de obter uma List, ou melhor, um objeto da interface List, a partir de um vetor (um array). Nesta dica mostrarei como isso é possível. Nós vamos criar um vetor de cinco objetos da classe Integer, vamos instanciar estes objetos com valores inteiros e, em seguida, vamos obter um objeto List contendo os mesmos.

Veja o código completo para o exemplo:

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Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

1
2
3
4
5


Java ::: Coleções (Collections) ::: Stack

Java Collections - Como remover o elemento no topo de uma Stack usando seu método pop()

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Uma estrutura do tipo pilha (representada aqui por um objeto da classe Stack) permite que seus elementos sejam removidos sempre na ordem contrária em que foram inseridos, ou seja, o último elemento inserido é sempre o primeiro a sair. Veja no trecho de código abaixo como usar o método pop() para remover e retornar o elemento no topo da pilha:

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Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Elemento removido foi: Belo Horizonte
Elemento removido foi: Cuiabá
Elemento removido foi: Goiânia


Java ::: Lista de Exercícios Resolvidos (Algorítmos Resolvidos) ::: Laços

Laços - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 9 - Usando o laço while para pedir ao usuário que tente acertar um número aleatório entre 0 e 10 (incluindo) e mostrar a quantidade de tentativas feitas

Quantidade de visualizações: 5350 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que gera um número aleatório (randômico) entre 0 e 10 (incluindo estes dois valores) e peça ao usuário para adivinhá-lo. Use um laço while para registrar as tentativas feitas e, a cada tentativa, dê dicas informando se o número gerado é maior ou menor que a tentativa feita. Finalmente mostre a quantidade de tentativas feitas até que o número fosse acertado.

Sua saída deverá ser parecida com a mostrada abaixo:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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