Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Python ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar construtores em suas classes Python - Programação Orientada a Objetos em Python

Quantidade de visualizações: 571 vezes
Quando estamos usando programação orientada a objetos em Python, é comum gerarmos métodos construtores para nossas classes. Tais métodos são usados para instanciar os objetos de uma classe, fornecendo, em geral, os valores para a inicialização de suas variáveis de instância.

Os construtores das classes Python são criados a partir do método __init__(), que é chamado todas as vezes que uma nova instância da classe é criada.

O construtor padrão de uma classe é um método simples e que não aceita nenhum argumento. Este tipo de construtor possui apenas um parâmetro, que é uma referência à instância que está sendo construída. Veja o trecho de código a seguir para melhor entendimento:

# definição da classe Produto
class Produto:
  # método construtor padrão sem argumentos
  def __init__(self):
    self.categoria = "Alimentos"
 
  # um método para exibir o nome da categoria
  def exibir_categoria(self):
    print("Nome da categoria: {0}".format(self.categoria))
......


Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Nome da categoria: Alimentos

Note que este exemplo não é muito útil, já que todos os produtos terão o mesmo nome de categoria. Entra em cena o construtor parametrizado.

Um construtor parametrizado é aquele que permite a passagem de argumentos, além da referência à instância sendo criada. Dessa forma, os valores fornecidos ao construtor poderão ser usados na inicialização das variáveis de instância, tornando-as únicas para cada um dos objetos criados. Veja o exemplo a seguir:

# definição da classe Produto
class Produto:
  # método construtor padrão sem argumentos
  def __init__(self, categoria):
    self.categoria = categoria
 
  # um método para exibir o nome da categoria
  def exibir_categoria(self):
    print("Nome da categoria: {0}".format(self.categoria))

# método principal
......


Ao executar este novo código Python nós teremos o seguinte resultado:

Nome da categoria: Alimentos
Nome da categoria: Vestuário

Agora a nossa classe está mais completa, visto que cada instância possui o seu próprio valor para a variável categoria.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

PHP ::: Dicas & Truques ::: Formulários

Como obter o valor do item selecionado em um element HTML select (menu de lista) de seleção única usando PHP

Quantidade de visualizações: 20973 vezes
Os controles do tipo combobox ou select da linguagem HTML são úteis quando queremos fornecer uma lista de itens a partir da qual o usuário poderá selecionar apenas um ítem (ou vários itens, no caso de uma lista de seleção múltipla.

Nesta dica mostrarei como usar PHP para obter o item que o usuário selecionou. Veja o código completo abaixo.

Vamos começar com a página HTML que contém o elemento <select>:

<form name="cadastro" method="post" action="testes.php">
  <b>Escolha sua linguagem favorita:</b><br>
  <select name="linguagem">
    <option value="Java" selected>Java</option>
    <option value="C++">C++</option>
......


Agora, para obter o valor do item selecionado podemos usar o seguinte código PHP:

<?
  // Obtém o valor selecionado
  $selecionada = $_POST["linguagem"];
   
......


Quando você abrir a página HTML, selecionar um item e clicar o botão Enviar, você verá o seguinte resultado na página PHP:

Sua linguagem favorita é: Delphi

Esta dica foi revisada no PHP 8.


C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos

Como desenhar texto em C# usando o método DrawString() da classe Graphics

Quantidade de visualizações: 8405 vezes
Em algumas situações precisamos desenhar uma string (texto) no formulário ou algum outro controle. Para isso podemos usar o método DrawString() da classe Graphics. A assinatura mais comumente usada deste método é:

Graphics.DrawString(String, Font, Brush, Single, Single)
......


Note que precisamos fornecer a string a ser desenhada, a fonte a ser usada (como um objeto da classe Font), a cor e preenchimento (um objeto de alguma classe que herde de Brush) e as coordenadas x e y. Veja um trecho de código no qual desenhamos a string "Arquivo de Códigos" no formulário:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar a string "Arquivo de Códigos"
......


Aqui a string será desenhada usando a fonte do formulário e na cor vermelha e sólida. Se quiséssemos definir a fonte, o código ficaria algo assim:

g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30), 
......


As coordenadas x e y nas quais o desenho ocorrerá podem ser informadas como um objeto da estrutura PointF. Veja:

g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30), 
......



C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string C# começa com uma determinada substring usando o método StartsWith() da classe String

Quantidade de visualizações: 11025 vezes
Em algumas situações nós precisamos verificar se uma palavra, texto ou frase começa com uma determinada substring. Em C# isso pode ser feito por meio da função StartsWith() da classe String. Este método retorna true se a string começar com a substring informada e false em caso contrário.

Veja um código C# completo no qual testamos se uma string começa com a substring "Gosto":

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string texto = "Gosto de programar em C#";

      if (texto.StartsWith("Gosto")) {
        Console.WriteLine("O texto começa com \"Gosto\"");
......


Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O texto começa com "Gosto"


GoLang ::: Fundamentos da Linguagem ::: Laços

Como usar o laço for em GoLang - O laço for da linguagem Go

Quantidade de visualizações: 721 vezes
Como todas (ou praticamente todas) as linguagens de programação, a GoLang também possui o seu laço for, ou loop for. Este laço é usado para repetir uma ou mais instruções quando sabemos exatamente quantas vezes essa repetição ocorrerá.

Em Go, o laço for é composto de três partes: inicialização, teste de continuidade e incremento ou decremento da variável de controle. Na parte da inicialização nós declaramos e inicializamos as variáveis que serão usadas dentro da estrutura. O teste de continuidade é a parte na qual verificamos se o laço deverá continuar repetindo ou encerrar. Finalmente, a parte de incremento ou decremento é usada para ajustarmos a variável de controle do laço.

Veja, por exemplo, como escrever um laço for em GoLang que contará de 1 até 10, escrevendo os números na tela:

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"

......


Ao executar este código Go nós teremos o seguinte resultado:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

O laço for da linguagem GoLang nos permite omitir as partes da inicialização e de incremento ou decremento, embora esse tipo de código não seja muito usual.

Veja um trecho de código no qual usamos o laço for da linguagem Go para contar de 10 até 0 (omitindo a parte da inicialização da variável de controle):

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"

// esta é a função principal do programa
......


Ao executarmos este código Go nós teremos o seguinte resultado:

10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0

Veja, agora, uma modificação do código acima. Desta vez eu omiti a parte de incremento ou decremento da variável de controle:

// pacote principal
package main

// vamos importar o módulo de formatação de
// entrada e saída
import "fmt"

// esta é a função principal do programa
......



PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como testar se um diretório existe em PHP usando a função file_exists()

Quantidade de visualizações: 18627 vezes
Em algumas situações nós precisamos verificar se um determinado diretório existe no sistema antes de efetuarmos alguma operação. Para isso nós podemos usar a função file_exists(). Esta função retorna um valor true se o diretório existir e false em caso contrário.

Veja um código PHP completo demonstrando o seu uso:

<?php
  $diretorio = "arquivo/imagens";

  if(file_exists($diretorio)){
    echo "O diretório já existe.";
......



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP

Veja mais Dicas e truques de PHP

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 18 usuários muito felizes estudando em nosso site.