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Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 5039 vezes |
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Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: // o jogador escolheu Pedra? else if(jogador == 1){ // o computador escolheu Papel? if(computador == 2){ System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o computador escolheu Tesoura System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Papel? else if(jogador == 2){ // o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3){ System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o ocmputador escolheu Pedra System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como ordenar um array em Ruby usando as funções sort e sort!Quantidade de visualizações: 11380 vezes |
Em várias situações nós precisamos ordenar arrays na linguagem Ruby. Para isso nós podemos usar a função sort, que ordenará os elementos do array em ordem crescente. Veja o código Ruby a seguir: =begin Este trecho de código mostra como ordenar um array de inteiros usando o método sort da classe Array. =end # define um array de inteiros valores = [10, 3, 56, 100, 34, 0, 4] # exibe os valores na ordem original puts "Ordem original:" for valor in valores print valor.to_s + " " end # array ordenado puts "\n\nOrdenado do menor para o maior:" valores = valores.sort # ordena o array for valor in valores print valor.to_s + " " end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Ordem original: 10 3 56 100 34 0 4 Ordenado do menor para o maior: 0 3 4 10 34 56 100 Se quisermos que a ordenação seja feita no array original, sem criar uma cópia, podemos usar a função sort!. Veja: =begin Este trecho de código mostra como ordenar um array de inteiros usando o método sort da classe Array. =end # define um array de inteiros valores = [10, 3, 56, 100, 34, 0, 4] # exibe os valores na ordem original puts "Ordem original:" for valor in valores print valor.to_s + " " end # array ordenado puts "\n\nOrdenado do menor para o maior:" valores.sort! # ordena o array for valor in valores print valor.to_s + " " end |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Razão e Proporção |
Exercícios Resolvidos de C - Como resolver problemas de razão e proporção em C - Em uma empresa, a razão entre o número de mulheres e o númeroQuantidade de visualizações: 226 vezes |
Pergunta/Tarefa: Em uma empresa, a razão entre o número de mulheres e o número de homens é de 3/5. Sabendo que há 30 homens nessa empresa, então o número de mulheres é: A) 18 B) 20 C) 22 D) 24 E) 27 Antes de tentarmos resolver esse problema em C, vamos relembrar o que são razão e proporção. Os conceitos de razão e proporção estão ligados ao quociente. A razão é o quociente de dois números, e a proporção é a igualdade entre duas razões. No exercício acima, o valor de 30 homens está fixo, mas seu programa C deverá pedir para o usuário informar a quantidade de homens. Isso vai permitir aplicar o algoritmo em situações diferentes da exposta aqui. Sua saída deve ser parecida com: Informe a quantidade de homens: 30 A quantidade de homens é: 30 A quantidade de mulheres é: 18.0 Veja a resolução comentada deste exercício usando C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema float dividendo = 3.0; float divisor = 5.0; int quant_homens; float quant_mulheres; // vamos ler a quantidade de homens printf("Informe a quantidade de homens: "); scanf("%d", &quant_homens); printf("A quantidade de homens é: %d", quant_homens); // agora fazemos a multiplicação cruzada quant_mulheres = (quant_homens * dividendo); // e dividimos pelo divisor quant_mulheres = quant_mulheres / divisor; // e mostramos o resultado printf("\nA quantidade de mulheres é: %f", quant_mulheres); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Python ::: Pandas Python Library (Biblioteca Python Pandas) ::: DataFrame |
Como usar o objeto DataFrame da biblioteca Pandas do PythonQuantidade de visualizações: 1610 vezes |
A biblioteca Pandas do Python é uma das preferidas para o estudo e desenvolvimento de soluções envolvendo Big Data, Data Science, Data Mining, Machine Learning, Inteligência Artificial, etc. E o objeto DataFrame é uma das partes mais importantes dessa biblioteca. Um objeto DataFrame é uma estrutura de dados bidimensional, ou seja, uma tabela contendo linhas e colunas. Nesse formato tabular, que pode ter seu tamanho redimensionado, as informações contidas no objeto DataFrame podem ser atualizadas de acordo com as necessidades do nosso código. Além disso, linhas e colunas podem ser adicionadas ou excluídas em tempo de execução. A forma mais comum de criarmos um DataFrame é usando o seu construtor. Veja: # importamos a biblioteca Pandas import pandas as pd def main(): # conteúdo do DataFrame produtos = [['Notebook AB43', 43], ['Tela LED', 87], ['Bateria 16 Volts', 120]] # vamos construir o DataFrame df = pd.DataFrame(produtos, columns=['Produto', 'Estoque']) # vamos mostrar o conteúdo do DataFrame print(df) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Produto Estoque 0 Notebook AB43 43 1 Tela LED 87 2 Bateria 16 Volts 120 Aqui nós usamos uma list contendo três lists, ou seja, uma matrix de três linhas e duas colunas. Veja como obter o mesmo resultado usando um dicionário: # importamos a biblioteca Pandas import pandas as pd def main(): # conteúdo do DataFrame produtos = {'Produto':['Notebook AB43', 'Tela LED', 'Bateria 16 Volts'], 'Estoque':[43, 87, 120]} # vamos construir o DataFrame df = pd.DataFrame(produtos) # vamos mostrar o conteúdo do DataFrame print(df) if __name__== "__main__": main() Execute este código e verá que o DataFrame resultante é o mesmo do código anterior. |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
C para iniciantes - Como usar a instrução switch em CQuantidade de visualizações: 44500 vezes |
A instrução switch é usada quando queremos testar várias possibilidades de fluxo de código mas não queremos usar vários if...else...if. Desta forma, cada possibilidade é testada em um bloco case. Veja um exemplo:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int valor = 4; switch(valor){ case 0: printf("Valor e igual a 0"); break; case 1: printf("Valor e igual a 1"); break; case 2: printf("Valor é igual a 2"); break; default: printf("Nenhuma das anteriores"); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Veja que, se nenhuma das condições testadas em um bloco case for satisfatória, a parte default da instrução switch será executada. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
Como calcular potência em C++ usando uma função recursivaQuantidade de visualizações: 18853 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos efetuar cálculo de potência em C++ usando recursividade, ou seja, uma função que chama a si mesma repetidamente, até que o caso base (condição de parada) seja alcançado. Veja que informaremos a base e o expoente e a função nos retornará a potência da base informada. Veja o código C++ completo para o exemplo: #include <iostream> using namespace std; // função recursiva que calcula a potência de // um inteiro int potencia(int base, int expoente){ // caso base if(expoente == 0){ return 1; } // efetua mais uma chamada recursiva else{ return base * potencia(base, expoente - 1); } } // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ int base = 3; int expoente = 4; cout << base << " elevado a " << expoente << " = " << potencia(base, expoente) << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: 3 elevado a 4 = 81 |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
Veja mais Dicas e truques de C++ |
Dicas e truques de outras linguagens |
GNU Octave - Como calcular a derivada de uma função usando a função diff() do GNU Octave - Regra do Tombo (ou Regra da Potência) |
Códigos Fonte |
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