Você está aqui: JavaScript ::: Estruturas de Dados ::: Árvore Binária e Árvore Binária de Busca |
|
Estruturas de dados em JavaScript - Como pesquisar um nó em uma árvore binária de busca usando um método recursivo em JavaScriptQuantidade de visualizações: 1347 vezes |
|
Nesta dica mostrarei um exemplo completo de como pesquisar um valor em uma árvore binária de busca em JavaScript. Note que o exemplo usa apenas valores numéricos, mas você não terá dificuldades para modificar a classe Nó para os dados que você precisar. Vamos começar com a classe No, ou seja, a classe que representa os nós da árvore binária e que contém o valor numérico e também as referências para os nós esquerdo e direito. Código para No.js: // implementação da classe No class No{ // construtor do nó constructor(valor){ this.valor = valor; // valor do nó this.esquerdo = null; // filho esquerdo this.direito = null; // filho direito } } Agora que já temos a classe No devidamente colocada em um arquivo .js separado, vamos criar a classe ArvoreBinariaBusca. Veja: Código para ArvoreBinariaBusca.js: // implementação da classe ArvoreBinariaBusca class ArvoreBinariaBusca{ raiz = null; // referência para a raiz da árvore // método usado para inserir um novo nó na árvore // retorna true se o nó for inserido com sucesso e false // se o elemento // não puder ser inserido (no caso de já existir um // elemento igual) inserir(valor){ // a árvore ainda está vazia? if(this.raiz == null){ // vamos criar o primeiro nó e definí-lo como // a raiz da árvore this.raiz = new No(valor); // cria um novo nó } else{ // localiza o nó pai do novo nó var pai = null; var noAtual = this.raiz; // começa a busca pela raiz // enquanto o nó atual for diferente de null while(noAtual != null){ // o valor sendo inserido é menor que o nó atual? if(valor < noAtual.valor) { pai = noAtual; // vamos inserir do lado esquerdo noAtual = noAtual.esquerdo; } // o valor sendo inserido é maior que o nó atual else if(valor > noAtual.valor){ pai = noAtual; // vamos inserir do lado direito noAtual = noAtual.direito; } else{ // um nó com este valor foi encontrado return false; } } // cria o novo nó e o adiciona como filho do nó pai if(valor < pai.valor){ pai.esquerdo = new No(valor); } else{ pai.direito = new No(valor); } } // retorna true para indicar que o novo nó foi inserido return true; } // método que permite pesquisar na árvore // binária de busca pesquisar(valor){ // chama a versão recursiva do método return this.pesquisarRec(this.raiz, valor); } // outra versão do método pesquisar que possui dois // parâmetros (esta é a versão recursiva do método) pesquisarRec(noAtual, valor){ // o valor pesquisado não foi encontrado. Vamos // retornar null if(noAtual == null){ return null; } // o valor pesquisado foi encontrado? if(valor == noAtual.valor){ return noAtual; // retorna o nó atual } // ainda não encontramos...vamos disparar uma nova // chamada para a sub-árvore da esquerda else if(valor < noAtual.valor){ return this.pesquisarRec(noAtual.esquerdo, valor); } // ainda não encontramos...vamos disparar uma nova // chamada para a sub-árvore da direita else{ return this.pesquisarRec(noAtual.direito, valor); } } } // fim classe Arvore E finalmente o código para a página HTML que contém uma função JavaScript que permite testar a árvore binária de busca: <html> <head> <title>Árvore Binária de Busca em JavaScript</title> </head> <body onload="testarArvore()"> <script type="text/javascript"> function testarArvore(){ // vamos criar um novo objeto da classe ArvoreBinariaBusca arvore = new ArvoreBinariaBusca(); // vamos inserir 5 valores na árvore arvore.inserir(8); arvore.inserir(43); arvore.inserir(2); arvore.inserir(18); arvore.inserir(71); var valorPesquisa = 18; // obtém um objeto da classe NoArvore a partir do // método pesquisar() da classe ArvoreBinariaBusca var res = arvore.pesquisar(valorPesquisa); // o valor foi encontrado? if(res != null){ document.writeln("O valor foi encontrado na árvore"); } else{ document.writeln("O valor não foi encontrado na árvore"); } } </script> <!-- faz o import das classes No e ArvoreBinariaBusca //--> <script src="No.js"></script> <script src="ArvoreBinariaBusca.js"></script> </body> </html> |
|
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: | |
Anúncio Patrocinado | |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar um StringBuffer em uma String usando o método toString() da classe StringBufferQuantidade de visualizações: 11371 vezes |
Como já vimos em dicas anteriores, um objeto da classe String é imutável, ou seja, quando modificamos o conteúdo de uma String, o interpretador cria um novo objeto, copiando o conteúdo da string anterior para o objeto recém-criado. Já a classe StringBuffer é mutável, ou seja, podemos modificar o seu conteúdo sem a necessidade da criação de um novo objeto. Você ficará surpreso ao saber que não podemos atribuir uma variável do tipo StringBuffer em uma variável do tipo String e vice-versa. Ao tentarmos fazer isso, os seguintes erros de compilação são exibidos: a) error: incompatible types: StringBuffer cannot be converted to String b) error: incompatible types: String cannot be converted to StringBuffer Assim, sempre que for necessário converter um StringBuffer em uma String, temos que usar o seu método toString(). Veja: package arquivodecodigos; // Este exemplo mostra como converter um // StringBuffer em uma String public class Estudos{ public static void main(String[] args){ StringBuffer frase = new StringBuffer("Programação Java"); String resultado = frase.toString(); System.out.println(resultado); System.exit(0); } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Apostila C# para iniciantes - Como listar todos os arquivos de um diretório usando C#Quantidade de visualizações: 28604 vezes |
Nesta dica eu mostro como é possível usar o método GetFiles() da classe Directory para listar todos os arquivos de um determinado diretório. Note como usei o caractere "*" para informar o padrão de arquivos a serem exibidos. Veja o código completo: using System; using System.IO; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { string diretorio = @"C:\estudos_dart"; string padrao = "*"; if (args.Length > 0) { diretorio = args[0]; } if (args.Length > 1) { padrao = args[1]; } string[] arquivos = Directory.GetFiles(diretorio, padrao); foreach (string arquivo in arquivos) { Console.WriteLine(arquivo); } } } } Ao executar este código nós teremos uma saída parecida com: C:\estudos_dart\condicional_if_else.dart C:\estudos_dart\DICA.txt C:\estudos_dart\laco_do_while.dart C:\estudos_dart\laco_for.dart C:\estudos_dart\laco_while.dart C:\estudos_dart\primeira.dart |
CSS ::: Dicas & Truques ::: Cores de Fundo e Imagens de Fundo |
Exemplos de uso da propriedade background do CSS para definições cores e imagens de fundo em elementos HTMLQuantidade de visualizações: 8750 vezes |
Nesta dica mostrarei alguns exemplos muito úteis da propriedade background do CSS para definirmos cores e imagens de fundo para a página HTML e também para os elementos HTML: Exemplo 1: Como definir a cor de fundo para a página HTML usando a propriedade background: body {background: #0099CC} Exemplo 2: Como definir a cor de fundo e a imagem de fundo para a página HTML usando as propriedades background e url: body {background: #0099CC url(fundo.gif)} Exemplo 3: Como definir a cor de fundo, a imagem de fundo para a página HTML e a forma de repetição usando as propriedade background, url e repeat-x: body {background: #0099CC url(fundo.gif) repeat-x} Exemplo 4: Como definir a cor de fundo, a imagem de fundo para a página HTML, a forma de repetição e como fixar a imagem de fundo usando as propriedade background, url, repeat-x e fixed: body {background: #0099CC url(fundo.gif) repeat-x fixed} Exemplo 5: Como definir a cor de fundo, a imagem de fundo para a página HTML, sem repetição, fixa e posições inicias usando as propriedade background, url, repeat-x e fixed: body {background: #0099CC url(fundo.gif) no-repeat fixed 40 60} |
Java ::: Dicas & Truques ::: Fuso Horários |
Como retornar uma lista de todos os IDs de fusos horários suportados pela linguagem Java usando o método getAvailableIDs() da classe TimeZoneQuantidade de visualizações: 8716 vezes |
A linguagem Java, por meio da classe TimeZone, nos permite trabalhar com uma enorme variedade de fusos horários. No entanto, antes de assumir que um determinado fuso horário é suportado, é interessante verificar se tal fuso horário está na lista de IDs suportados. Isso pode ser feito com uma chamada ao método estático getAvailableIDs(). Este método retorna o ID de todos os fusos horários suportados. Veja um exemplo de como usá-lo:import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // obtém todos os IDs de fusos horários // disponíveis na classe TimeZone String fusos[] = TimeZone.getAvailableIDs(); for(int i = 0; i < fusos.length; i++){ System.out.println(fusos[i]); } } } Ao executar este código você terá um resultado semelhante à (optamos por listar apenas os 100 primeiros resultados): Etc/GMT+12 Etc/GMT+11 MIT Pacific/Apia Pacific/Midway Pacific/Niue Pacific/Pago_Pago Pacific/Samoa US/Samoa America/Adak America/Atka Etc/GMT+10 HST Pacific/Fakaofo Pacific/Honolulu Pacific/Johnston Pacific/Rarotonga Pacific/Tahiti SystemV/HST10 US/Aleutian US/Hawaii Pacific/Marquesas AST America/Anchorage America/Juneau America/Nome America/Yakutat Etc/GMT+9 Pacific/Gambier SystemV/YST9 SystemV/YST9YDT US/Alaska America/Dawson America/Ensenada America/Los_Angeles America/Tijuana America/Vancouver America/Whitehorse Canada/Pacific Canada/Yukon Etc/GMT+8 Mexico/BajaNorte PST PST8PDT Pacific/Pitcairn SystemV/PST8 SystemV/PST8PDT US/Pacific US/Pacific-New America/Boise America/Cambridge_Bay America/Chihuahua America/Dawson_Creek America/Denver America/Edmonton America/Hermosillo America/Inuvik America/Mazatlan America/Phoenix America/Shiprock America/Yellowknife Canada/Mountain Etc/GMT+7 MST MST7MDT Mexico/BajaSur Navajo PNT SystemV/MST7 SystemV/MST7MDT US/Arizona US/Mountain America/Belize America/Cancun America/Chicago America/Costa_Rica America/El_Salvador America/Guatemala America/Indiana/Knox America/Indiana/Petersburg America/Indiana/Vincennes America/Knox_IN America/Managua America/Menominee America/Merida America/Mexico_City America/Monterrey America/North_Dakota/Center America/North_Dakota/New_Salem America/Rainy_River America/Rankin_Inlet America/Regina America/Swift_Current America/Tegucigalpa America/Winnipeg CST CST6CDT Canada/Central Canada/East-Saskatchewan Canada/Saskatchewan Chile/EasterIsland Um bom uso deste método é quando estamos desenvolvendo uma aplicação que mostra o horário ao redor do mundo. Podemos ter uma lista de fusos horários e, mediante a seleção do usuário, fornecer o valor selecionado para o método setTimeZone() da classe Calendar, por exemplo. |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Apostila C para iniciantes - Como escrever suas próprias funções em CQuantidade de visualizações: 10644 vezes |
As funções na linguagem C têm por objetivo dividir nossos programas em partes menores. Em vez de colocar todo o nosso código na função main() nós podemos criar nossas próprias funções e, desta forma, agrupar funcionalidades relacionadas. Suponha que estejamos desenvolvendo um editor de texto em C. Poderíamos então ter funções que abrem o arquivo a ser exibido no editor, que salvam o arquivo, que verificam se houve alterações no texto, etc. E a maior vantagem disso é que conseguimos promover o reaproveitamento de código, uma vez que, diferente da função main(), as funções disponíveis na linguagem e aquelas que nós mesmos criamos podem ser chamadas mais de uma vez durante a execução do programa. Então, já sabemos que uma função não é nada mais que um bloco de códigos situado fora da função main() e que pode ser chamado a partir da função main() ou de outras funções no programa. Sendo assim, vamos escrever nossa primeira função em C. Veja o código a seguir: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma função que escreve uma frase // na tela void escrever(void){ printf("Sou uma funcao"); } int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função escrever escrever(); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Neste programa nós temos uma função chamada escrever() que apenas escreve uma frase na tela. Note o uso de void para indicar que a função não retorna nada e não aceita nenhum argumento. Alguns compiladores (tais como Dev-C++) não exigem que coloquemos void para indicar a ausência de parâmetros na função. Assim, a função acima pode ser reescrita da seguinte forma: void escrever(){ printf("Sou uma funcao"); } Importante notar que, dentro do corpo de uma função, podemos inserir a quantidade de código que desejarmos. Isso é importante, uma vez que a tarefa realizada por uma função pode não ser tão simples quanto o exemplo que usamos até este ponto. Veja um programa que contém uma função personalizada mais elaborada. Note as duas chamadas a esta função a partir da função main(): #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma função que escreve uma frase // na tela void escrever(){ char nome[] = "Osmar J. Silva"; printf("Ola, meu nome e %s\n", nome); } int main(int argc, char *argv[]){ printf("Sou main. Vou chamar a funcao escrever()\n"); // efetua uma chamada à função escrever escrever(); // efetua outra chamada à função escrever escrever(); printf("Acabei de efetuar chamadas a funcao escrever()"); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Funções podem receber argumentos e retornar valores. E quando isso acontece nós estamos realmente escrevendo funções úteis. Quando perceber que já aprendeu a escrever funções simples como as demonstradas nesta dica, volte sua atenção para as funções mais elaboradas que tratamos em outras dicas relacionadas. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |