Você está aqui: React Native ::: React Native - Componentes de Layout ::: Flexbox

Como usar a propriedade flexDirection do React Native para controlar o alinhamento de componentes em uma View

Quantidade de visualizações: 44 vezes
Em algumas situações nós precisamos controlar como os componentes que compõem as Views de nossas telas do React Native serão alinhados. Para isso nós podemos usar a propriedade flexDirection do Flexbox, ou seja, do algorítmo Flexbox do CSS3.

A propriedade flexDirection permite os seguintes valores:

column - Este é o valor padrão e alinha os elementos filhos de uma View começando da parte superior do container e indo em direção à parte inferior (from top to bottom).

row - Alinha os elementos filhos de um View da esquerda para a direita (from left to right). Se a quebra de linha estiver habilitada, então uma nova linha de componentes será criada logo abaixo da linha anterior, recomeçando da esquerda para a direita.

column-reverse - Faz o inverso do valor column, ou seja, os componentes filhos serão alinhados começando na parte inferior e indo em direção superior (from bottom to top).

row-reverse - Faz o inverso do valor row, ou seja, os componentes filhos da View serão alinhados da direita para a esquerda (from right to left). Se a quebra de linha estiver habilitada, então uma nova linha de componentes será criada logo abaixo da linha anterior, recomeçando da direita para a esquerda.

Veja uma aplicação React Native completa na qual temos um container View com três botões Button. Note o uso do valor row para a propriedade flexDirection da View:

import React, {Component} from 'react';  
import {View, Button} from 'react-native';  
  
type Props = {};  
export default class App extends Component<Props> {  
  render() {  
    return (  
      <View style={{backgroundColor: '#eeeeee',
        padding: 10, flexDirection: 'row'}}>  
        <Button title="Cadastrar" />
        <Button title="Listar" />
        <Button title="Excluir" />
      </View>  
    );  
  }
}



React Native ::: React Native - Componentes Visuais ::: Button

Como detectar um clique em um botão do React Native e exibir uma mensagem Alert

Quantidade de visualizações: 33 vezes
Nesta dica mostrarei como detectar um evento onPress em um botão do React Native e exibir uma mensagem usando o método alert() do componente Alert. Note que o evento onPress é disparado quando o usuário pressiona o botão.

Veja o código completo para o exemplo:

import React, {Component} from 'react';  
import {View, Button, Alert} from 'react-native';  
  
type Props = {};  
export default class App extends Component<Props> {  
  render() {  
    return (  
      <View style={{backgroundColor: '#eeeeee',
        padding: 30}}>  
        <Button onPress = {() => 
          Alert.alert("Bem-vindo(a) ao React Native")} 
          title="Clique" />
      </View>  
    );  
  }  
}

Veja que este exemplo define o código a ser chamado quando o botão for clicado diretamente em sua declaração. Em outras dicas dessa seção você verá como clicar no botão e chamar uma função JavaScript residente fora da declaração do botão.


React Native ::: React Native - Componentes Visuais ::: Image

Como exibir imagens e fotos em aplicações React Native usando o componente Image

Quantidade de visualizações: 29 vezes
O componente Image do React Native é usado quando queremos carregar imagens e exibí-las em nossas aplicações mobile. Este componente possibilita a exibição de diferentes tipos de imagens, incluindo imagens remotas (em um site, por exemplo), recursos estáticos, imagens em locais temporários e imagens a partir do armazenamento local, tais como imagens da câmera.

Veja uma aplicação React Native completa que mostra como carregar uma imagem da internet e exibí-la em um componente Image. Note que a imagem a ser exibida é a logo do nosso site. Eis o código:

import React, {Component} from 'react';  
import {Image, View} from 'react-native';  
   
type Props = {};  
export default class App extends Component<Props> {  
  render() {  
    return (        
      <View style={{padding: 10, flexDirection: 'column'}}>  
        <Image style={{width: 237, height: 49}} source={{uri:
           'https://www.arquivodecodigos.com.br/logo2.jpg'}} /> 
      </View>  
    );  
  }
}

É importante observar que, quando a imagem estiver sendo carregada de uma rede (internet, por exemplo) ou via propriedade data, temos que, manualmente, indicar as dimensões da imagem a ser exibida.


Veja mais Dicas e truques de React Native

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Elétrica pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 15 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: C#
3º lugar: PHP
4º lugar: Delphi
5º lugar: Python
6º lugar: JavaScript
7º lugar: C
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: JSP (Java Server Pages)



© 2021 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados | Versión en Español | Versão em Português