Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: React Native ::: Dicas & Truques ::: Passos Iniciais

Como instalar o React Native, configurar e escrever sua primeira aplicação React Native Android

Quantidade de visualizações: 935 vezes
Nesta dica mostrarei, de forma bem resumida, como baixar o React Native, fazer sua instalação no Windows, configurar com o Android Studio e escrever sua primeira aplicação Android (penso que roda também no iOS com pouquíssimas alterações).

Quais as ferramentas que necessito inicialmente?

A primeira coisa que você precisa para desenvolver aplicações mobile usando React Native e Android, é uma instalação atualizada do Java JDK, o ambiente de desenvolvimento para Java.

Assim, se você ainda não tem o Java JDK (Java Development Kit) instalado na sua máquina, direcione o seu navegador para https://www.oracle.com, faça o download e, após isso, a instalação. Tenha a certeza de instalar o Java JDK, e não somente o Java JRE, que é o runtime Java.

Finalizada a instalação, abra uma janela de comando e dispare os seguintes comandos:

C:\Users\Osmar>java -version
java version "1.8.0_311"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_311-b11)
......


Obteve resultado parecido? Não? Então vá até as variáveis de ambiente, tanto para o usuário quanto para o sistema e adicione o diretório "C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_111\bin" na variável Path. O seu diretório poderá ser um pouco diferente do meu. Agora feche a janela de comandos, abra-a novamente e tente disparar os dois comandos novamente.

O passo seguinte é criar uma variável de ambiente chamada "JAVA_NOME", tanto para o usuário atual quanto para o sistema, e dar a ela o valor "C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_111". Novamente o seu deve ser diferente, dependendo da sua versão do Java JDK.

Para se certificar de que está tudo funcionando corretamente, instale o Netbeans e experimente escrever, compilar e executar um "Hello, world!" em Java. Sim, você PRECISA saber escrever umas aplicações básicas em Java. Caso não goste de Netbeans, poderá experimentar o Eclipse ou outra IDE com suporte a Java.

Preciso instalar o Android Studio também?

Sim, se a sua idéia é desenvolver aplicações mobile para o Android, o Android Studio deverá estar instalado, configurado e funcionando corretamente na sua máquina. O principal nós já fizemos, ou seja, já instalamos e configuramos o Java JDK e o JRE (que já vem junto).

Tudo que você tem que fazer agora é instalar o Android Studio, indicar a ele o caminho da instalação do Java e escrever pelo menos um "Hello, World!" no Android Studio para se certificar de que tudo está funcionando conforme esperado. Ah, lembre-se de instalar o Google USB Driver, o que vai permitir que você desenvolva suas aplicações React Native diretamente no seu aparelho, sem ficar dependendo dos emuladores leeeeeeeeeeeeeeeentos que vêm com o Android Studio.

Para concluirmos a parte do Android Studio, vá até as variáveis de ambiente do usuário e do sistema, crie uma entrada chamada "ANDROID_HOME" e dê a ela o valor "C:\Users\Osmar\AppData\Local\Android\Sdk". É claro que o seu nome de usuário vai ser outro. Agora adicione o valor "C:\Users\Osmar\AppData\Local\Android\Sdk\platform-tools" à variável Path, tanto para o usuário quanto para o sistema.

O Java JDK está funcionando, e o Android Studio também já está funcionando. O que mais eu preciso?

Agora precisamos de uma instalação recente do Node.js. Para isso, direcione o seu navegador para https://nodejs.org/en/download e baixe os binários correspondentes para o seu Windows.

Finalizada a instalação, abra uma janela de terminal e dispare o comando:

C:\Users\Osmar>node -v
......


Pronto! Se você conseguiu um resultado parecido nós já estamos quase finalizando o nosso tutorial de instalação do React Native.

Já estamos chegando?

Sim, já estamos chegando. Com o Java JDK já instalado, configurado e testado. Com o Android Studio já instalado, configurado e testado. Com o Node.js já instalado, configurado e testado, tudo que temos a fazer é criar um diretório para a nossa primeira aplicação (por exemplo: "c:\estudos_react_native", entrar nesse diretório via janela de terminal e disparar o comando:

C:\Users\Osmar>cd c:\estudos_react_native
......


Vá buscar mais café, pois esse processo é um pouco demorado. O Node.js vai baixar o React Native e, por tabela, um monte de ferramentas adicionais. Se você perceber algum erro nessa etapa, verifique todos os passos que detalhamos anteriormente.

Vamos executar a aplicação React Native agora?

Voltou do seu café e não encontrou nenhuma mensagem de erro? Que maravilha. Agora, via janela de comando, entre no diretório da aplicação que criamos e dispare o comando:

c:\estudos_react_native>cd Estudos
c:\estudos_react_native\Estudos>npx react-native run-android
......


Aguarde mais alguns segundos e você verá o seguinte resultado no emulador do Android ou diretamente no seu celular, caso você tenha optado pela depuração via USB (o que exige também habilitar essa função no modo desenvolvedor do Android do seu celular):



Correu tudo bem? Agora abra o arquivo App.js na raiz da aplicação e experimente fazer algumas alterações. Ao salvar o arquivo você já verá as modificações serem refletidas imediatamente no emulador ou no seu celular. Sim, essa é uma das vantagens do React Native e do Flutter em relação ao desenvolvimento normal de aplicações Android usando apenas o Android Studio.

Abri o arquivo App.js e não entendi nada do código. Não tem algo mais básico para começar?

Sim, o código gerado automaticamente no App.js pode ser um pouco intimidador para quem está começando. Assim, vamos alterá-lo para o famoso "Hello, World". Abra o arquivo App.js novamente no seu editor de códigos e altere o seu conteúdo para:

import React, {Component} from 'react';  
import {Text, View} from 'react-native';  
  
type Props = {};  
export default class App extends Component<Props> {  
......


Salve e você terá o seguinte resultado:



Pronto! Com esse código mais enxuto você poderá estudar à vontade agora, adicionando e removendo elementos, salvando e observando os resultado.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar herança em C# - Programação Orientada a Objetos em C#

Quantidade de visualizações: 26181 vezes
Herança é uma dos três princípios fundamentais da programação orientada a objetos porque ela permite a criação de hierarquia nos objetos que compõem o sistema. Em C#, uma classe que tem seus dados e métodos herdados por outra é chamada de classe base ou super classe e a classe que herda tais dados é chamada de classe derivada ou sub-classe.

O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua formação.

É aqui que a herança se torna uma ferramenta de grande utilidade. Podemos criar uma classe Pessoa, que possui todos os atributos e métodos comuns a todas as pessoas e herdar estes atributos e métodos em classes mais específicas, ou seja, a herança parte do geral para o mais específico. Comece criando uma classe Pessoa como mostrado no código a seguir:

class Pessoa{
  public string nome;
......


Esta classe possui os atributos nome e idade. Estes atributos são comuns a todas as pessoas. Veja agora como podemos criar uma classe Aluno que herda estes atributos da classe Pessoa e inclui seu próprio atributo, a saber, seu número de matrícula. Eis o código:

 
class Aluno: Pessoa{
  public string matricula;
......


Observe que, em C#, os dois-pontos são usados para indicar a herança. A classe Aluno agora possui três atributos: nome, idade e matricula. Veja uma aplicação demonstrando este relacionamento:

static void Main(string[] args){
  // cria um objeto da classe Aluno
  Aluno aluno = new Aluno();

  aluno.nome = "Osmar J. Silva";
  aluno.idade = 36;
  aluno.matricula = "AC33-65";

  // Exibe o resultado
  Console.WriteLine("Nome: " + aluno.nome + "\n" +
......


A herança nos fornece um grande benefício. Ao concentrarmos características comuns em uma classe e derivar as classes mais específicas a partir desta, nós estamos preparados para a adição de novas funcionalidades ao sistema. Se mais adiante uma nova propriedade comum tiver que ser adicionada, não precisaremos efetuar alterações em todas as classes. Basta alterar a superclasse e pronto. As classes derivadas serão automaticamente atualizadas.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Java para iniciantes - Como pesquisar uma substring em uma string e retornar sua posição inicial

Quantidade de visualizações: 17242 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método indexOf() da classe String para obter o índice (começando em 0) da primeira ocorrência de uma substring em uma string. Se a substring não for encontrada, o retorno será -1.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Programar em Java é muito bom";
    System.out.println("Frase: " + frase); 
    
    // verifica se a frase contém a palavra Java
    int res = frase.indexOf("Java");
......


Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Frase: Programar em Java é muito bom
A substring foi encontrada na posicao (índice): 13


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como adicionar itens ao final de um array em Ruby usando o operador <<

Quantidade de visualizações: 6333 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o operador << da linguagem Ruby para adicionar novos elementos no final de um array.

Veja o código completo para o exemplo:

# vamos criar um array de nomes
nomes = []

# Lê entrada até que o valor -1 seja
# fornecido
loop do
  print "Digite um nome (-1 para sair): "
  nome = gets.chomp
  
  # vamos adicionar este nome no final do
  # array
  if nome != "-1"
    nomes << nome # adiciona o nome ao array
......


Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Digite um nome (-1 para sair): FERNANDA
Digite um nome (-1 para sair): LAURA
Digite um nome (-1 para sair): ISADORA
Digite um nome (-1 para sair): CINTIA
Digite um nome (-1 para sair): -1

Os nomes fornecidos foram:
FERNANDA
LAURA
ISADORA
CINTIA


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como verificar se um arquivo existe usando a função file_exists() do PHP

Quantidade de visualizações: 12533 vezes
Em algumas situações nós precisamos verificar a existência de um arquivo ou diretório no sistema de arquivos de um determinado site. Para isso nós podemos usar a função file_exists() da linguagem PHP.

Esta função retorna um valor true se o arquivo ou diretório existir no caminho especificado, e false em caso contrário.

Veja um exemplo completo de seu uso:

<?php
// pesquisa no diretório atual
$arquivo = "testes.txt";

if(file_exists($arquivo)){
  echo "O arquivo já existe.";
......


Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

O arquivo já existe.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Como resolver o problema da Subsequência de Soma Máxima em Java usando o Algorítmo de Kadane

Quantidade de visualizações: 270 vezes
Pergunta/Tarefa:

O problema do Subvetor Contíguo de Soma Máxima, ou Subarray ou Subsequência de Soma Máxima é um dos algorítmos mais populares na programação dinâmica. Este problema envolve encontrar um subvetor, ou seja, um sub-array contíguo de maior soma possível. Por contíguo entendemos que os elementos da subsequência deverão estar consecutivos no vetor original.

O Algorítmo de Kadane, inventado por Jay Kadane em 1977, é um dos favoritos para a resolução deste problema, e deverá ser aplicado na resolução deste exercício.

Dado o vetor [-2, 1, -3, 4, -1, 2, 1, -5, 4], encontre a soma máxima da subsequência contígua. Não é exigido mostrar os elementos da sub-sequência, apenas o valor da soma máxima.

Sua saída deverá ser parecida com:

A soma maxima é: 6
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar um array com 9 elementos
    int valores[] = {-2, 1, -3, 4, -1, 2, 1, -5, 4};
    
    // agora usamos o algoritmo de Kadane para encontrar
    // a maior soma consecutiva
    int soma_maxima = kadane(valores);
    System.out.println("A soma maxima é: " + soma_maxima);
  }
  
  // método que recebe um array e usa o algoritmo de Kadane
  // para retornar a maior soma consecutiva
  public static int kadane(int vetor[]){
    // ajustamos max_atual para 0 e max_total para -1 
    int max_atual = 0, max_total = -1;
    
    // um laço for que percorre todos os elementos do
......



Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 10 usuários muito felizes estudando em nosso site.