Você está aqui: Python ::: Dicas & Truques ::: Dictionary, Dict (Dicionário) |
|
Como adicionar novos itens a um dicionário PythonQuantidade de visualizações: 2328 vezes |
|
A adição de novos elementos a um Dictionary da linguagem Python é feita de forma muito simples. Tudo que temos a fazer é informar uma nova chave e o seu valor correspondente. Note, contudo, que um dicionário Python não permite chaves duplicadas. O interpretador não emitirá nenhuma mensagem de erro e a entrada será simplesmente ignorada ou, no caso de atribuição, o valor de uma chave anterior será atualizado. Veja o exemplo a seguir, no qual temos um dict contendo linguagens de programação: def main(): # vamos criar um Dictionary chamado linguagens linguagens = {1: 'Java', 2: 'PHP', 3: 'Delphi', 4: 'VB.NET'} # vamos mostrar os elementos do dicionário print("Dicionário atual:", linguagens) # agora vamos adicionar um novo item linguagens[5] = "Ruby" # vamos mostrar o dicionário depois da nova inserção print("Depois da inserção:", linguagens) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Dicionário atual: {1: 'Java', 2: 'PHP', 3: 'Delphi', 4: 'VB.NET'} Depois da inserção: {1: 'Java', 2: 'PHP', 3: 'Delphi', 4: 'VB.NET', 5: 'Ruby'} |
|
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: | |
Anúncio Patrocinado | |
C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados |
C# para iniciantes - Como usar o tipo decimal da linguagem C#Quantidade de visualizações: 16231 vezes |
O tipo decimal (um apelido para o tipo System.Decimal do .NET) é um tipo numérico com precisão de 128 bits, o que o torna apropriado para cálculos enormes e de grande precisão, tais como cálculos financeiros. A faixa aproximada deste tipo é: (mais ou menos)1.0 x 10e−28 até (mais ou menos)7.9 x 10e28 com precisão de 28 ou 29 dígitos significantes. Em C# 2.0, o tipo decimal ocupa 12 bytes, como pode ser observado no trecho de código abaixo: Console.WriteLine("O tipo decimal ocupa " + sizeof(decimal) + " bytes"); É preciso ter muito cuidado ao atribuir um literal de ponto-flutuante à uma variável do tipo decimal. Veja: decimal valor = 34.50; Este trecho de código não compila. Veja o erro reportado: Literal of type double cannot be implicitly converted to type 'decimal'; use an 'M' suffix to create a literal of this type Esta mensagem nos diz que não é possível converter implicitamente um tipo double para um tipo decimal. Para solucionar isso, basta usar a letra "M" ou "m" após o valor literal. Veja: decimal valor = 34.50m; Para finalizar, se estivermos atribuindo um literal inteiro à uma variável do tipo decimal, o uso do "M" ou "m" é dispensado. O trecho de código abaixo compila sem quaisquer problemas: decimal valor = 34; |
Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como construir uma data no passado ou futuro em Java usando a classe GregorianCalendarQuantidade de visualizações: 8058 vezes |
Esta dica mostra como construir uma data no passado ou futuro na linguagem Java usando a classe GregorianCalendar, que é uma classe derivada e concreta da classe Calendar. Veja a linha na qual informamos a data a ser criada: Calendar data = new GregorianCalendar(2008, 11, 13); Aqui nós estamos usando o construtor da classe GregorianCalendar que requer três valores inteiros. O ano, o mês e o dia. O mês é informado como um valor inteiro na faixa de 0 a 11, ou seja, 0 para janeiro, 1 para fevereiro e assim por diante. Veja o exemplo: package arquivodecodigos; import java.util.*; import java.text.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos construir a data "13/12/2008" Calendar data = new GregorianCalendar(2008, 11, 13); // vamos exibir o resultado Format formato = new SimpleDateFormat( "EEEE, dd 'de' MMMM 'de' yyyy"); System.out.println(formato.format(data.getTime())); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Sábado, 13 de Dezembro de 2008 |
VB.NET ::: VB.NET para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular vetor unitário em VB.NET - VB.NET para Física e EngenhariaQuantidade de visualizações: 355 vezes |
Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento ou magnitude é 1. Em geral um vetor unitário é representado por um "circunflexo", assim: __$\hat{i}__$. O vetor normalizado __$\hat{u}__$ de um vetor não zero __$\vec{u}__$ é o vetor unitário codirecional com __$\vec{u}__$. O termo vetor normalizado é algumas vezes utilizado simplesmente como sinônimo para vetor unitário. Dessa forma, o vetor unitário de um vetor __$\vec{u}__$ possui a mesma direção e sentido, mas magnitude 1. Por magnitude entendemos o módulo, a norma ou comprimento do vetor. Então, vejamos a fórmula para a obtenção do vetor unitário: \[\hat{u} = \dfrac{\vec{v}}{\left|\vec{v}\right|}\] Note que nós temos que dividir as componentes do vetor pelo seu módulo de forma a obter o seu vetor unitário. Por essa razão o vetor nulo não possui vetor unitário, pois o seu módulo é zero, e, como sabemos, uma divisão por zero não é possível. Veja agora o código VB.NET que pede as coordenadas x e y de um vetor 2D ou R2 e retorna o seu vetor unitário: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) ' vamos ler os valores x e y Console.Write("Informe o valor de x: ") Dim x = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Informe o valor de y: ") Dim y = Double.Parse(Console.ReadLine()) ' o primeiro passo é calcular a norma do vetor Dim norma = Math.Sqrt(Math.Pow(x, 2) + Math.Pow(y, 2)) ' agora obtemos as componentes x e y do vetor unitário Dim u_x = x / norma Dim u_y = y / norma ' mostra o resultado Console.WriteLine("O vetor unitário é: (x = " & u_x & "; y = " & u_y) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: -4 Informe o valor de y: 6 O vetor unitário é: (x = -0.5547001962252291; y = 0.8320502943378437 Veja agora uma modificação deste código para retornarmos o vetor unitário de um vetor 3D ou R3, ou seja, um vetor no espaço: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) ' vamos ler os valores x, y e z Console.Write("Informe o valor de x: ") Dim x = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Informe o valor de y: ") Dim y = Double.Parse(Console.ReadLine()) Console.Write("Informe o valor de z: ") Dim z = Double.Parse(Console.ReadLine()) ' o primeiro passo é calcular a norma do vetor Dim norma = Math.Sqrt(Math.Pow(x, 2) + Math.Pow(y, 2) + Math.Pow(z, 2)) ' agora obtemos as componentes x, y e z do vetor unitário Dim u_x = x / norma Dim u_y = y / norma Dim u_z = z / norma ' mostra o resultado Console.WriteLine("O vetor unitário é: (x = " & u_x & "; y = " & u_y & "; z = " & u_z) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executarmos este novo código nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 3 Informe o valor de y: 7 Informe o valor de z: 5 O vetor unitário é: (x = 0.329292779969071; y = 0.7683498199278324; z = 0.5488212999484517 |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa em C++ para ler dois números inteiros M e N e, a seguir, imprimir os números paresQuantidade de visualizações: 408 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa em C++ para ler dois números inteiros M e N e, a seguir, imprimir os números pares existentes no intervalo [M, N] e imprimir a multiplicação desses números (os pares). Observe que os valores M e N devem ser fornecidos pelo usuário. Nota: por se tratar de intervalo fechado [M, N], os números M e N devem ser incluídos na amostra. Além disso, seu código deve assegurar que M seja menor que N. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor de M: 3 Informe o valor de N: 9 Números pares no intervalo [M, N]: 4, 6, 8, Multiplicação dos números pares no intervalo [M, N]: 192 Veja a resolução comentada deste exercício em C++: #include <string> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int m, n, i, multiplicacao = 1; // vamos pedir para o usuário informar os valores de M e N cout << "Informe o valor de M: "; cin >> m; cout << "Informe o valor de N: "; cin >> n; // M é menor que N? if(m >= n){ cout << "M deve ser menor que N"; } else{ // mostra os números pares no intervalo cout << "Números pares no intervalo [M, N]: "; for(i = m; i <= n; i++){ if(i % 2 == 0){ cout << i << ", "; // aproveitamos para calcular a multiplicação dos números // pares no intervalo informado multiplicacao = multiplicacao * i; } } // mostramos a multiplicação cout << "\nMultiplicação dos números pares no intervalo [M, N]: " << multiplicacao << endl; } cout << "\n\n"; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar texto em C# usando o método DrawString() da classe GraphicsQuantidade de visualizações: 8423 vezes |
Em algumas situações precisamos desenhar uma string (texto) no formulário ou algum outro controle. Para isso podemos usar o método DrawString() da classe Graphics. A assinatura mais comumente usada deste método é:Graphics.DrawString(String, Font, Brush, Single, Single) Note que precisamos fornecer a string a ser desenhada, a fonte a ser usada (como um objeto da classe Font), a cor e preenchimento (um objeto de alguma classe que herde de Brush) e as coordenadas x e y. Veja um trecho de código no qual desenhamos a string "Arquivo de Códigos" no formulário: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar a string "Arquivo de Códigos" g.DrawString("Arquivo de Códigos", this.Font, new SolidBrush(Color.Red), 40, 60); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } Aqui a string será desenhada usando a fonte do formulário e na cor vermelha e sólida. Se quiséssemos definir a fonte, o código ficaria algo assim: g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30), new SolidBrush(Color.Red), 40, 60); As coordenadas x e y nas quais o desenho ocorrerá podem ser informadas como um objeto da estrutura PointF. Veja: g.DrawString("Arquivo de Códigos", new Font("Verdana", 30), new SolidBrush(Color.Red), new PointF(80f, 120f)); |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Entenda e aprenda a detectar o evento KeyPress da classe Control em suas aplicações C# Windows Forms |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |