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Sistema para Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão consoleQuantidade de visualizações: 12951 vezes |
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Sistema para Gestão de Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão console Controle de Biblioteca - Sobre este projeto Java Nesta dica apresento a idéia de um Controle de Gestão de Biblioteca em Java usando Programação Orientada a Objetos. Trata-se de um programa com código fonte em duas versões console. Na primeira versão temos os dados sendo gerenciados por objetos ArrayList. Na segunda versão nós tiramos proveito dos métodos dos métodos readObject() e writeObject() e da interface Serializable para implementar a serialização de objetos em Java. Dessa forma, os dados do sistema podem ser salvos e carregados todas as vezes que o sistema for iniciado. Um Controle de Gestão de Biblioteca é um projeto ideal para dominar a programação orientada a objetos em Java, além de permitir colocar em prática várias coisas que estudamos na linguagem e não temos a oportunidade de implementar. Assim, este código, se bem estudado e bem entendido, pode render um controle de biblioteca pronto para ser vendido no mercado ou implementado em sua própria escola ou faculdade. Basta conectar as funcionalidades das classes a um banco de dados tal como o MySQL e adicionar mais alguns pequenos detalhes. O Diagrama de Classes Java Antes de falarmos mais sobre o projeto do Sistema de Biblioteca, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes: Como a aplicação está estruturada? Como podemos ver no diagrama de classes, todo o controle do sistema é feito a partir da classe Biblioteca, que contém objetos da classe ArrayList para guardar objetos das classes Usuario, Autor, Editora, Livro, Emprestimo e Multa. O relacionamento entre os objetos das classes envolvidas está bem definido no código fonte, com comentários e menus individuais para o gerenciamento de cada parte que compõe o controle de biblioteca apresentado. Um empréstimo envolve um livro e um usuário, e pode gerar uma multa caso a devolução seja feita fora do prazo. A multa é gerada somente na devolução. Em sistemas reais, o usuário não pode fazer uma nova locação caso a multa não seja paga. Deixamos como sugestão e desafio, essa implementação no código. No entanto, já fizemos todo o restante do cálculo para você, ou seja, fizemos a diferença entre a data do empréstimo e sua devolução e geramos a multa, se houver, já com o devido valor a ser pago. Um livro está relacionado a um autor e a uma editora. Inicialmente o livro é cadastrado como disponível. Porém, esse status é alterado para indisponível quando ele está envolvido em um empréstimo, e novamente disponível quando é feita a devolução. Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como mostro a seguir. As opções de menu para o gerencimento do sistema da biblioteca O menu principal foi escrito usando-se o seguinte código: // método que exibe o menu principal do sistema public void menuPrincipal(){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); while(true){ limparTela(); System.out.println("\n:: B I B L I O T E C A ::\n"); System.out.println("Bem-vindo(a) ao sistem. Escolha a opção desejada"); System.out.println("1 - Livros"); System.out.println("2 - Autores"); System.out.println("3 - Editoras"); System.out.println("4 - Usuários"); System.out.println("5 - Empréstimos"); System.out.println("6 - Multas"); System.out.println("7 - Sair"); System.out.print("Sua opção: "); // lê a opção do usuário int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); switch(opcao){ case 1: // chama o menu de gerenciamento de livros menuGerenciarLivros(); break; case 2: // chama o menu de gerenciamento de autores menuGerenciarAutores(); break; case 3: // chama o menu de gerenciamento de editoras menuGerenciarEditoras(); break; case 4: // chama o menu de gerenciamento de usuários menuGerenciarUsuarios(); break; case 5: // chama o menu de gerenciamento de emprestimos menuGerenciarEmprestimos(); break; case 6: // chama o menu de gerenciamento de multas menuGerenciarMultas(); break; case 7: System.out.println("\nObrigado por usar o Sistema de Biblioteca\n"); System.exit(0); } } } Note que cada case do switch do menu principal chama um método que será responsável por exibir um menu individual para o gerencimento da classe correspondente. Veja, por exemplo, o menu para cadastrar um novo usuário na biblioteca: // menu para cadatrar, listar, pesquisar, excluir // e atualizar os usuários da biblioteca public int menuGerenciarUsuarios(){ Usuario temp; // serve para várias operações neste menu // serve para as pesquisas dos usuários String pesquisaUsuario; Scanner entrada = new Scanner(System.in); // mostra o menu de forma repetitiva até o usuário // usar a opção de sair while(true){ // tire caso não funcionar no seu sistema operacional limparTela(); System.out.println("\n:: G E R E N C I A R U S U Á R I O S ::\n"); System.out.println("Escolha a opção desejada"); System.out.println("1 - Novo Usuário"); System.out.println("2 - Listar Usuários"); System.out.println("3 - Pesquisar Usuário"); System.out.println("4 - Excluir Usuário"); System.out.println("5 - Atualizar Usuário"); System.out.println("6 - Voltar Menu Anterior"); System.out.print("Sua opção: "); // lê a opção do usuário int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); switch(opcao){ case 1: // vamos cadastrar um novo usuário System.out.print("\nNome: "); String nomeUsuario = entrada.nextLine(); System.out.print("Idade: "); int idadeUsuario = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Sexo: "); char sexoUsuario = entrada.nextLine().charAt(0); // vamos incrementar o contador de usuários Usuario.contadorUsuarios++; // agora vamos criar um novo objeto da classe Usuario Usuario u = new Usuario(Usuario.contadorUsuarios, nomeUsuario, idadeUsuario, sexoUsuario); // e o adicionamos no ArrayList de usuários usuarios.add(u); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO usuário foi cadastrado com sucesso"); salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo break; ... Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema? Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos usuários, livros, editoras, autores e empréstimos nós quisermos. Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que registra um novo empréstimo: case 1: // vamos cadastrar um novo empréstimmo // para registrar um novo empréstimo nós precisamos // de um usuário // o usuário que será relacionado a este empréstimo Usuario usuario = null; while(usuario == null){ System.out.print("\nInforme o id ou nome do usuário: "); String pesquisaUsuario = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa o usuario usuario = pesquisarUsuario(pesquisaUsuario); if(usuario == null){ // usuario não encotrado System.out.print("\nUsuário não encontrado.\n\nDigite 1 para pesquisar novamente ou 2 para voltar ao menu anterior: "); int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); if(opcaoTemp == 2){ return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior } } } System.out.println("Usuário selecionado: " + usuario.getNome()); // fim para registrar um novo empréstimo nós // precisamos de um usuário // para registrar um novo empréstimo nós precisamos // de um livro Livro livro = null; // o livro que será relacionado // a este empréstimo while(livro == null){ System.out.print("Informe o id, título ou ISBN do livro: "); String pesquisaLivro = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa o livro livro = pesquisarLivro(pesquisaLivro); // livro não encontrado ou indisponível if((livro == null) || (!livro.isDisponivel())){ System.out.print("\nLivro não encontrado ou indisponível.\n\nDigite 1 para pesquisar novamente ou 2 para voltar ao menu anterior: "); int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); if(opcaoTemp == 2){ return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior } } } System.out.println("Livro selecionado: " + livro.getTitulo()); // fim para cadastrar um novo empréstimo nós // precisamos de um livro try{ System.out.print("Data do Empréstimo: "); String dataEmprestimo = entrada.nextLine(); Date dataEmprestimoDate = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataEmprestimo); System.out.print("Data de Devolução: "); String dataDevolucao = entrada.nextLine(); Date dataDevolucaoDate = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataDevolucao); // a data de devolução é menor que a data de empréstimo? if(dataDevolucaoDate.getTime() <= dataEmprestimoDate.getTime()){ System.out.println("\nA data de devolução deve ser maior que a data de empréstimo.\n"); } else{ // vamos incrementar o contador de empréstimos Emprestimo.contadorEmprestimos++; // vamos marcar o livro escolhido como indisponível livro.setDisponivel(false); // agora vamos criar um novo objeto da classe Emprestimo Emprestimo emprestimo = new Emprestimo(usuario, livro, Emprestimo.contadorEmprestimos, dataEmprestimoDate, dataDevolucaoDate, null, false); // e o adicionamos no ArrayList de empréstimos emprestimos.add(emprestimo); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO empréstimo foi registrado com sucesso"); salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo } } catch(ParseException e){ System.out.println("\nAs datas informadas são inválidas.\n"); } break; Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Empréstimo do menu Gerenciar Empréstimos. Veja como usamos uma variável estática contadorEmprestimos da classe Emprestimo para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada empréstimo da biblioteca. Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real. Como posso obter este código fonte? O código fonte desta aplicação é fornecido em duas versões: 1) SBIBLIOJCNB-A - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE ou Eclipse. 2) SBIBLIOJCNB-B - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE ou Eclpse. Para adquirir, entre em contato conosco usando o WhatsApp ou e-mail indicados na lateral do site. Podemos combinar alterações e a adição de novas funcionalidades. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como obter a diferença de dias entre duas datas em Delphi usando a função DaysBetween()Quantidade de visualizações: 23663 vezes |
Em algumas situações nós precisamos saber a diferença de dias entre duas datas. Para isso podemos usar a função DaysBetween(), presente na unit DateUtil. Esta função recebe dois objetos TDateTime e retorna um inteiro contendo a quantidade de dias entre as duas datas. Observe, no entanto, que a função DaysBetween() retorna apenas a quantidade de dias completos, ou seja, as horas, minutos, segundos e milisegundos são incluídos no cálculo dos dias. Se faltar apenas um segundo para completar um dia, tal dia não será incluído na contagem. Veja um exemplo de seu uso:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var data1, data2: TDateTime; quant_dias: Integer; begin // vamos criar as duas datas, observe que as horas // também foram definidas // primeira data: 12/01/2010 às 09:10:15 data1 := EncodeDateTime(2010, 1, 12, 9, 10, 15, 0); ...... Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em C++ usando a função cos() do header math.h - Calculadora de cosseno em C++Quantidade de visualizações: 1549 vezes |
Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem C++. Esta função, que faz parte do header math.h, recebe um valor numérico double e retorna um valor double, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: #include <iostream> #include <math.h> #include <cstdlib> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // vamos gerar o cosseno de três números cout << "Cosseno de 0 = " << cos(0) << "\n"; ...... Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1 Cosseno de 1 = 0.540302 Cosseno de 2 = -0.416147 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em PHP - Como obter o último dia útil para um determinado mês e anoQuantidade de visualizações: 13570 vezes |
Nesta dica veremos como é possível combinar as funções cal_days_in_month(), mktime() e date() para obter o último dia útil de um determinado mês e ano. Se você tiver uma base de dados de feriados municipais, estaduais e federais, você poderá implementar esta funcionalidade facilmente. Veja o código PHP completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $mes = 1; // mês começa em 1 $ano = 2021; // vamos obter a quantidade de dias no mês $dias = cal_days_in_month(CAL_GREGORIAN, $mes, $ano); $ultimo = mktime(0, 0, 0, $mes, $dias, $ano); $dia = date("j", $ultimo); $dia_semana = date("w", $ultimo); // domingo = 0; ...... Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O último dia útil para o mês informado é: 29/01/2021 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar a quantidade de elementos em um array PHP usando a função sizeof()Quantidade de visualizações: 17089 vezes |
Em várias ocasiões nós precisamos retornar o tamanho de um vetor em PHP, ou seja, a quantidade de elementos do array. Para isso nós podemos usar a função sizeof(). Veja a seguir um exemplo de seu uso: <?php /* Este exemplo mostra como obter a quantidade de elementos em um array usando sizeof(). */ $pessoas[0] = "Carlos"; $pessoas[1] = "Juliana"; $pessoas[2] = "Igor"; ...... Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O array contém 5 elementos. |
C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como usar um ponteiro para acessar e alterar o valor de mais de uma variável do tipo int usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 9745 vezes |
Esta dica mostra a você como podemos usar apenas um ponteiro para acessar e manipular os valores de três variáveis do tipo int. Veja o uso do símbolo "&" para acessar o endereço de uma variável e "*" (operador de indireção) para acessar o valor da variável apontada pelo ponteiro. Observe o código completo para o exemplo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // declara e inicializa três variáveis int a = 23; int b = 40; int c = 3; // exibe seus valores printf("a = %d, b = %d, c = %d\n\n", a, b, c); // declara um ponteiro para uma variável do tipo int int *p; // aponta para a variável "a" e altera seu valor ...... Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: a = 23, b = 40, c = 3 a = 12, b = 695, c = 90 Pressione qualquer tecla para continuar... |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
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JavaScript - Como somar dias a uma data em JavaScript usando uma função personalizada adicionar_dias() que retorna um objeto Date |
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Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..
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