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Simulação de Sistema Bancário usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão console

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Sobre este projeto Java

Durante estes anos que tenho trabalhado como freelancer, mais da metade das requisições dos meus clientes foram ajuda para desenvolver idéias de programação orientada a objetos em Java para projeto de faculdades e universidades.

Com isso percebi que boa parte dos alunos e iniciantes em programação orientada a objetos já entendem toda a teoria. O que lhes falta é prática, ou seja, aplicar estes conhecimentos em aplicações do mundo real.

Pensando nisso, apresento a você um projeto muito interessante e que, se bem entendido e praticado, o ajudará a desenvolver qualquer tipo de aplicação, seja comercial ou para solucionar problemas cotidianos.

O projeto Java apresentado nesta dica é uma simulação completa de um Sistema Bancário, tudo com código fonte em Java, comentado, com variáveis em português, em um nível médio de programação, para facilitar o entendimento de todos.

Nesta simulação nós temos a criação de classes Java, construtores, encapsulamento de dados, agregação e composição, métodos com retorno e sem retorno, variáveis estáticas, variáveis públicas e privadas, e relacionamento entre objetos (um para um, um para muitos, muitos para um) usando ArrayList. Sim, o projeto faz uso extensivo de ArrayList, o que o torna muito rico para o aprendizado e fixação dos conhecimentos da linguagem Java e suas classes principais.

O Diagrama de Classes Java

Antes de falarmos mais sobre o projeto, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes:



Como a aplicação está estruturada?

Como podemos ver no diagrama de classes, nós temos uma classe Sistema que contém zero ou vários objetos da classe Banco (relacionamento um para muitos). A classe Banco, por sua vez, possui uma ArrayList de objetos da classe Agência, ou seja, mais um relacionamento um para muitos, já que cada agência pertence a um único banco.

Cada agência pode possuir zero ou mais contas, e cada conta possui um ArrayList de objetos da classe Transação, o que nos permite registrar todas as operações nas contas e emitir o extrato bancário, com os débitos, créditos e transferências entre contas.

Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como podemos ver na imagem a seguir:



Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema?

Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos bancos, pessoas, agências e contas quisermos.

Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que cria um novo banco:

switch(opcao){
  case 1: // vamos cadastrar um novo banco
    System.out.print("\nNúmero do Banco: ");
    String numeroBanco = entrada.nextLine();
    System.out.print("Nome do Banco: ");
    String nomeBanco = entrada.nextLine();
        
    // vamos incrementar o contador de bancos
    Banco.contadorBancos++;
        
    // agora vamos criar um novo objeto da classe Banco
    Banco b = new Banco(Banco.contadorBancos, nomeBanco,
      numeroBanco);
    // e o adicionamos no ArrayList de bancos
    bancos.add(b);
        
    // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso.
    System.out.println("\nO banco criado com sucesso");
        
    break;


Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Banco do menu Gerenciar Bancos. Veja como usamos uma variável estática contadorBancos da classe Banco para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada banco.

Veja agora mais um trecho de código muito interessante. Trata-se

case 3: // vamos pesquisar uma conta
  System.out.print("\nId, número ou nome cliente da conta: ");
  pesquisaConta = entrada.nextLine();
  // chamamos o método que pesquisa a conta
  temp = pesquisarConta(agenciaAtual, pesquisaConta);
  if(temp == null){ // conta não encotrada
    System.out.println("\nConta não encontrada na agência.");  
  }
  else{
    // mostra a conta encontrada
    System.out.println("\nId da conta bancária: " +
      temp.getId());
    System.out.println("Número da conta: " +
      temp.getNumero());
    System.out.println("Cliente: " + 
      temp.getCliente().getNome());
    System.out.println("Agência: " + agenciaAtual.getNumero() +
      " - " + agenciaAtual.getCidade());
    System.out.println("Banco: " + 
      bancoAtual.getNumero() + " - " + bancoAtual.getNome());
    System.out.println("Saldo atual: " + temp.getSaldo());
    System.out.println("Limite atual: " + temp.getLimite());
  }
        
  break;


Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real.

O fechamento com chave de ouro

O produto final da aplicação Java deverá ser um extrato bancário mostrando os dados da conta escolhida, o histórico de transações com data, tipo da transação e valor, e o saldo atual da conta, com ou sem limite. Veja na imagem abaixo a formatação apresentada (mesmo em modo texto):



Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) SBJCNB-A - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE - Faça o Download.

2) SBJCNB-B - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE - Faça o Download.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


Java ::: Lista de Exercícios Resolvidos (Algorítmos Resolvidos) ::: Laços

Laços - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 9 - Usando o laço while para pedir ao usuário que tente acertar um número aleatório entre 0 e 10 (incluindo) e mostrar a quantidade de tentativas feitas

Quantidade de visualizações: 4421 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que gera um número aleatório (randômico) entre 0 e 10 (incluindo estes dois valores) e peça ao usuário para adivinhá-lo. Use um laço while para registrar as tentativas feitas e, a cada tentativa, dê dicas informando se o número gerado é maior ou menor que a tentativa feita. Finalmente mostre a quantidade de tentativas feitas até que o número fosse acertado.

Sua saída deverá ser parecida com a mostrada abaixo:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package exercicios;

import java.util.Scanner;

public class Exercicios {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
      
    // declaração das variáveis
    int tentativas = 0, numeroLido;
    boolean acertou = false;
    // vamos gerar um número aleatório entre 0 e 10
    int numero = (int)(Math.random() * 11);
    
    // um laço while que repetirá até que o número seja acertado
    while(!acertou){
      System.out.print("Informe um número de 0 a 10: ");
      numeroLido = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      tentativas++;
      
      if(numeroLido == numero){ // acertou?
        System.out.println("Parabéns! Você acertou em " + tentativas + " tentativas.");
        acertou = true;
      }
      else if(numeroLido < numero){ // o número informado é menor que o número gerado
        System.out.println("Errou! Tente um número maior.");  
      }
      else{ // o número informado é maior que o número gerado
        System.out.println("Errou! Tente um número menor.");  
      }
    }
  }
}



Java ::: Lista de Exercícios Resolvidos (Algorítmos Resolvidos) ::: Exceções e Tratamentos de Erros

Exceções e Tratamentos de Erros - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 1 - Forçando o usuário a informar dois inteiros válidos antes de efetuar sua soma

Quantidade de visualizações: 679 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que usa tratamento de erros try...catch para forçar o usuário a informar dois valores inteiros válidos antes de tentar somá-los. Caso o usuário informe um ou os dois valores inválidos, o programa deverá exibir uma mensagem de erro e solicitar os valores novamente.

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    boolean validos = false; // para verificar se os valores são inteiros válidos 
    int n1, n2, soma; 

    // solicita que o usuário informe os dois valores
    while(!validos){
      try {
        System.out.print("Informe o primeiro valor: ");
        n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // tenta fazer a conversão
        System.out.print("Informe o segundo valor: ");
        n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // tenta fazer a conversão
        // se chegou até aqui é porque não houve erros na conversão, ou seja, o usuário
        // informou inteiros válidos
        soma = n1 + n2;
        System.out.println("A soma dos valores é: " + soma);
        validos = true;
      }
      catch (Exception ex) { // houve erro na conversão?
        System.out.println("Dados inválidos: " + ex.toString());
        System.out.println("Por favor, informe os dois números novamente");
      }
    }
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI

Java para músicos - Como escrever um MIDI Player em Java (código bem simples e fácil de entender)

Quantidade de visualizações: 12635 vezes
Nesta dica apresento uma aplicação completa para um MIDI Player em Java. Trata-se de uma aplicação console que você pode estudar e implementar a mesma idéia em Java Swing ou JavaFX. Para executar o código abaixo, você só precisa definir o caminho e nome de um arquivo MIDI (extensão .mid).

Veja o código completo e divirta-se:

package arquivodecodigos;

import javax.sound.midi.*;
import java.io.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]) {
    // nome do arquivo MIDI
    String arquivo = "amazing_grace.mid";
    
    if(!arquivo.endsWith(".mid")) {
      System.out.println("Este não parece ser um arquivo MIDI válido.");
      System.exit(1);
    }
    File midiFile = new File(arquivo);
    if(!midiFile.exists() || midiFile.isDirectory() || 
        !midiFile.canRead()) {
      System.out.println("Não foi possível acessar o arquivo indicado.");
      System.exit(1);
    }
     
    try{
      Sequencer seq = MidiSystem.getSequencer();
      seq.setSequence(MidiSystem.getSequence(midiFile));
      seq.open();
      seq.start();
       
      while(true){
        if(seq.isRunning()){
          try{
            Thread.sleep(1000);
          } 
          catch(InterruptedException ignore){
            break;
          }
        } 
        else{
          break;
        }
      }
       
      seq.stop();
      seq.close();
    } 
    catch(MidiUnavailableException mue){
      System.out.println("Dispositivo de MIDI indisponível");
    }
    catch(InvalidMidiDataException imde){
      System.out.println("Dados MIDI Inválidos");
    } 
    catch(IOException ioe){
      System.out.println("Erro de I/O");
    } 
  }  
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover espaços em excesso em uma string Java usando expressões regulares

Quantidade de visualizações: 10557 vezes
Em algumas situações nós precisamos remover os espaços em excesso de um texto ou frase. Há várias formas de se realizar esta tarefa, e uma delas é por meio do uso de expressões regulares.

Veja um trecho de código no qual usamos o método replaceAll() da classe Matcher para substituir dois ou mais espaços por apenas um espaço:

package arquivodecodigos;

// Este exemplo mostra como remover todos os espaços
// duplicados de uma string

import java.util.regex.*;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Programar   em  Java  e   bom";
    System.out.println("Com espaços em excesso: " + frase);
    
    frase = removerEspacosDuplicados(frase);
    
    System.out.println("Sem espaços em excesso: " + frase);
    
    System.exit(0);
  }
  
  public static String removerEspacosDuplicados(String str){
     String patternStr = "\\s+";
     String replaceStr = " ";
     Pattern pattern = Pattern.compile(patternStr);
     Matcher matcher = pattern.matcher(str);
     return matcher.replaceAll(replaceStr);
  }
}  

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Com espaços em excesso: Programar   em  Java  é   bom
Sem espaços em excesso: Programar em Java é bom



Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais

Como obter os modificadores dos métodos de uma classe ou interface usando o método getModifiers() da classe Method da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 7292 vezes
O método getModifiers() da classe Method permite obter os modificadores (public, static, final, private, etc) de um determinado método. O retorno deste método é um valor inteiro que pode ser testado usando alguns métodos estáticos da classe Modifier.

O exemplo a seguir mostra como listar todos os métodos públicos da classe javax.swing.JButton e seus modificadores:

package arquivodecodigos;

import java.lang.reflect.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // vamos carregar a classe JButton
    try{
      Class c = Class.forName(
        "javax.swing.JButton");
 
      // obtém os nomes dos métodos
      Method[] metodos = c.getMethods(); 
 
      for(int i = 0; i < metodos.length; i++){
        // obtém o nome do método
        String nome = metodos[i].getName();
 
        // obtém os modificadores
        int modificador = 
          metodos[i].getModifiers();
 
        String modificadores = "";
 
        if(Modifier.isPublic(modificador))
          modificadores += "public "; 
        if(Modifier.isPrivate(modificador))
          modificadores += "private ";          
        if(Modifier.isProtected(modificador))
          modificadores += "protected ";
        if(Modifier.isStatic(modificador))
          modificadores += "static ";
        if(Modifier.isFinal(modificador))
          modificadores += "final ";
 
        System.out.println(nome + " - " + 
          modificadores); 
      }
    }
    catch(ClassNotFoundException e){
      System.out.println(e.getMessage()); 
    }
 
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este exemplo nós teremos uma lista gigantesca de métodos declarados e herdados pela classe javax.swing.JButton. Veja:

getAccessibleContext - public
getUIClassID - public
isDefaultButton - public
isDefaultCapable - public
removeNotify - public
setDefaultCapable - public
updateUI - public
getUI - public
setAction - public
setModel - public
setUI - public
addActionListener - public
addChangeListener - public
addItemListener - public
doClick - public
doClick - public
getAction - public
getActionCommand - public
getActionListeners - public
getChangeListeners - public
getDisabledIcon - public
getDisabledSelectedIcon - public
getDisplayedMnemonicIndex - public
getHideActionText - public
getHorizontalAlignment - public
getHorizontalTextPosition - public
getIcon - public
getIconTextGap - public
getItemListeners - public
getLabel - public
getMargin - public
getMnemonic - public
getModel - public
getMultiClickThreshhold - public
getPressedIcon - public
getRolloverIcon - public
getRolloverSelectedIcon - public
getSelectedIcon - public
getSelectedObjects - public
getText - public
getVerticalAlignment - public
getVerticalTextPosition - public
imageUpdate - public
isBorderPainted - public
isContentAreaFilled - public
isFocusPainted - public
isRolloverEnabled - public
isSelected - public
removeActionListener - public
removeChangeListener - public
removeItemListener - public
setActionCommand - public
setBorderPainted - public
setContentAreaFilled - public
setDisabledIcon - public
setDisabledSelectedIcon - public
setDisplayedMnemonicIndex - public
setEnabled - public
setFocusPainted - public
setHideActionText - public
setHorizontalAlignment - public
setHorizontalTextPosition - public
setIcon - public
setIconTextGap - public
setLabel - public
setLayout - public
setMargin - public
setMnemonic - public
setMnemonic - public
setMultiClickThreshhold - public
setPressedIcon - public
setRolloverEnabled - public
setRolloverIcon - public
setRolloverSelectedIcon - public
setSelected - public
setSelectedIcon - public
setText - public
setVerticalAlignment - public
setVerticalTextPosition - public
update - public
contains - public
getLocation - public
print - public
getSize - public
isOpaque - public
disable - public
enable - public
firePropertyChange - public
firePropertyChange - public
firePropertyChange - public
getRootPane - public
getListeners - public
paintImmediately - public
paintImmediately - public
repaint - public
repaint - public
revalidate - public
setAlignmentX - public
setAlignmentY - public
addAncestorListener - public
addNotify - public
addVetoableChangeListener - public
computeVisibleRect - public
createToolTip - public
getActionForKeyStroke - public
getActionMap - public final
getAlignmentX - public
getAlignmentY - public
getAncestorListeners - public
getAutoscrolls - public
getBaseline - public
getBaselineResizeBehavior - public
getBorder - public
getBounds - public
getClientProperty - public final
getComponentPopupMenu - public
getConditionForKeyStroke - public
getDebugGraphicsOptions - public
getDefaultLocale - public static
getFontMetrics - public
getGraphics - public
getHeight - public
getInheritsPopupMenu - public
getInputMap - public final
getInputMap - public final
getInputVerifier - public
getInsets - public
getInsets - public
getMaximumSize - public
getMinimumSize - public
getNextFocusableComponent - public
getPopupLocation - public
getPreferredSize - public
getRegisteredKeyStrokes - public
getToolTipLocation - public
getToolTipText - public
getToolTipText - public
getTopLevelAncestor - public
getTransferHandler - public
getVerifyInputWhenFocusTarget - public
getVetoableChangeListeners - public
getVisibleRect - public
getWidth - public
getX - public
getY - public
grabFocus - public
hide - public
isDoubleBuffered - public
isLightweightComponent - public static
isManagingFocus - public
isOptimizedDrawingEnabled - public
isPaintingForPrint - public final
isPaintingTile - public
isRequestFocusEnabled - public
isValidateRoot - public
paint - public
printAll - public
putClientProperty - public final
registerKeyboardAction - public
registerKeyboardAction - public
removeAncestorListener - public
removeVetoableChangeListener - public
requestDefaultFocus - public
requestFocus - public
requestFocus - public
requestFocusInWindow - public
resetKeyboardActions - public
reshape - public
scrollRectToVisible - public
setActionMap - public final
setAutoscrolls - public
setBackground - public
setBorder - public
setComponentPopupMenu - public
setDebugGraphicsOptions - public
setDefaultLocale - public static
setDoubleBuffered - public
setFocusTraversalKeys - public
setFont - public
setForeground - public
setInheritsPopupMenu - public
setInputMap - public final
setInputVerifier - public
setMaximumSize - public
setMinimumSize - public
setNextFocusableComponent - public
setOpaque - public
setPreferredSize - public
setRequestFocusEnabled - public
setToolTipText - public
setTransferHandler - public
setVerifyInputWhenFocusTarget - public
setVisible - public
unregisterKeyboardAction - public
add - public
add - public
add - public
add - public
add - public
remove - public
remove - public
list - public
list - public
removeAll - public
addPropertyChangeListener - public
addPropertyChangeListener - public
getComponent - public
getComponentCount - public
getComponents - public
getFocusTraversalPolicy - public
invalidate - public
isFocusCycleRoot - public
isFocusCycleRoot - public
setFocusTraversalPolicy - public
addContainerListener - public
applyComponentOrientation - public
areFocusTraversalKeysSet - public
countComponents - public
deliverEvent - public
doLayout - public
findComponentAt - public
findComponentAt - public
getComponentAt - public
getComponentAt - public
getComponentZOrder - public
getContainerListeners - public
getFocusTraversalKeys - public
getLayout - public
getMousePosition - public
insets - public
isAncestorOf - public
isFocusTraversalPolicyProvider - public final
isFocusTraversalPolicySet - public
layout - public
locate - public
minimumSize - public
paintComponents - public
preferredSize - public
printComponents - public
removeContainerListener - public
setComponentZOrder - public
setFocusCycleRoot - public
setFocusTraversalPolicyProvider - public final
transferFocusDownCycle - public
validate - public
add - public
remove - public
toString - public
getName - public
contains - public
size - public
getLocation - public
getParent - public
setName - public
list - public
list - public
list - public
getSize - public
location - public
setSize - public
setSize - public
resize - public
resize - public
enable - public
firePropertyChange - public
firePropertyChange - public
firePropertyChange - public
firePropertyChange - public
firePropertyChange - public
action - public
isEnabled - public
isFocusOwner - public
removePropertyChangeListener - public
removePropertyChangeListener - public
repaint - public
repaint - public
repaint - public
getBackground - public
getBounds - public
getFocusCycleRootAncestor - public
getFont - public
getForeground - public
getPeer - public
getPropertyChangeListeners - public
getPropertyChangeListeners - public
getTreeLock - public final
isDisplayable - public
isMaximumSizeSet - public
isMinimumSizeSet - public
isPreferredSizeSet - public
isShowing - public
isVisible - public
nextFocus - public
setBounds - public
setBounds - public
setLocale - public
setLocation - public
setLocation - public
dispatchEvent - public final
getGraphicsConfiguration - public
getMousePosition - public
handleEvent - public
isFocusable - public
isLightweight - public
isValid - public
postEvent - public
transferFocus - public
transferFocusBackward - public
addComponentListener - public
addFocusListener - public
addHierarchyBoundsListener - public
addHierarchyListener - public
addInputMethodListener - public
addKeyListener - public
addMouseListener - public
addMouseMotionListener - public
addMouseWheelListener - public
bounds - public
checkImage - public
checkImage - public
createImage - public
createImage - public
createVolatileImage - public
createVolatileImage - public
enableInputMethods - public
getColorModel - public
getComponentListeners - public
getComponentOrientation - public
getCursor - public
getDropTarget - public
getFocusListeners - public
getFocusTraversalKeysEnabled - public
getHierarchyBoundsListeners - public
getHierarchyListeners - public
getIgnoreRepaint - public
getInputContext - public
getInputMethodListeners - public
getInputMethodRequests - public
getKeyListeners - public
getLocale - public
getLocationOnScreen - public
getMouseListeners - public
getMouseMotionListeners - public
getMouseWheelListeners - public
getToolkit - public
gotFocus - public
hasFocus - public
inside - public
isBackgroundSet - public
isCursorSet - public
isFocusTraversable - public
isFontSet - public
isForegroundSet - public
keyDown - public
keyUp - public
lostFocus - public
mouseDown - public
mouseDrag - public
mouseEnter - public
mouseExit - public
mouseMove - public
mouseUp - public
move - public
paintAll - public
prepareImage - public
prepareImage - public
removeComponentListener - public
removeFocusListener - public
removeHierarchyBoundsListener - public
removeHierarchyListener - public
removeInputMethodListener - public
removeKeyListener - public
removeMouseListener - public
removeMouseMotionListener - public
removeMouseWheelListener - public
setComponentOrientation - public
setCursor - public
setDropTarget - public
setFocusTraversalKeysEnabled - public
setFocusable - public
setIgnoreRepaint - public
show - public
show - public
transferFocusUpCycle - public
wait - public final
wait - public final
wait - public final
equals - public
hashCode - public
getClass - public final
notify - public final
notifyAll - public final


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Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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