Você está aqui: Java ::: Lista de Exercícios Resolvidos (Algorítmos Resolvidos) ::: Java Básico

Java Básico - Exercícios Resolvidos 36 - Um programa Java que lê um peso em libras e converte para quilos

Quantidade de visualizações: 709 vezes
Pergunta/Tarefa:

Sabendo-se que 1 libra equivale a 0,45359237 quilogramas (aproximadamente 453 gramas), escreva um programa Java que pede ao usuário um peso em libras e converta para kilos.

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos solicitar o peso em libras
    System.out.print("Informe o peso em libras: ");
    double libras = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos fazer a conversão para quilos
    double quilos = libras * 0.45359237; // equivale a 453 gramas

    // e agora mostramos o resultado (considere 3 casas após o ponto para as gramas)
    System.out.println("O peso em quilos é: " + quilos);
    
    System.out.println("\n");
  }
}



Java ::: Lista de Exercícios Resolvidos (Algorítmos Resolvidos) ::: Programação Orientada a Objetos

Exercícios Resolvidos de Java - Programação Orientada a Objetos - Uma classe Temperatura que converte graus Celsius em Fahrenheit e vice-versa

Quantidade de visualizações: 1100 vezes
Exercício Resolvido de Java - POO - Programação Orientada a Objetos - Uma classe Temperatura que converte graus Celsius em Fahrenheit e vice-versa

Pergunta/Tarefa:

Escreva uma classe Java chamada Temperatura que converterá graus Celsius em Fahrenheit e vice-versa. Esta classe não possuirá nenhuma variável, nem de instância nem de classe, somente dois métodos, que deverão ter as seguintes assinaturas:

double celsiusParaFahrenheit(double)
double fahrenheitParaCelsius(double)
Note que os dois métodos recebem um argumento do tipo double e retorna um valor double.

Para facilitar a resolução, seguem abaixo as regras de conversão:

Celsius para Fahrenheit: F = (1,8 x C) + 32
Fahrenheit para Celsius: C = (F - 32) / 1,8

Depois de escrever a classe Temperatura, use o método main() da classe principal da aplicação Java para testar suas funcionalides.

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Código para a classe Temperatura.java:

package arquivodecodigos;

public class Temperatura {
  // converte de Celsius para Fahrenheit
  public double celsiusParaFahrenheit(double c){
    double f = (1.8 * c) + 32;
    return f;  
  }
  
  // converte de Fahrenheit para Celsius
  public double fahrenheitParaCelsius(double f){
    double c = (f - 32) / 1.8;  
    return c;  
  }    
}

Código para a classe Principal.java:

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Principal{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // vamos criar um objeto da classe Temperatura
    Temperatura t = new Temperatura();
    
    // vamos fazer a leitura do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // primeiro de Celsius para Fahrenheit
    System.out.print("Informe o grau em Celsius: ");
    double celsius = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.println(celsius + " graus Celsius equivale a " +
      t.celsiusParaFahrenheit(celsius) + " graus Fahrenheit.");
    
    // agora de Fahrenheit para Celsius
    System.out.print("Informe o grau em Fahrenheit: ");
    double fahrenheit = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.println(celsius + " graus Fahrenheit equivale a " +
      t.fahrenheitParaCelsius(fahrenheit) + " graus Celsius.");
  } 
}



Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

Java GUI - Como ler entrada do usuário usando a classe JOptionPane da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 19956 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos ler a entrada do usuário em aplicações console (ou Java Swing) usando a classe JOptionPane e seu método showInputDialog(). Veja um exemplo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String nome = JOptionPane.showInputDialog(
      "Qual é seu nome?");
    int idade = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(
       "Qual é sua idade?"));
 
    System.out.println("Olá, " + nome + ". Você tem " + 
      idade + " anos.");
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Olá, Osmar. Você tem 38 anos.


Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear - Como efetuar a soma de matrizes usando Java

Quantidade de visualizações: 267 vezes
A soma de matrizes (assim como a subtração e multiplicação) é parte integrante da disciplina de Álgebra Linear e seu cálculo é muito simples.

Assumindo duas matrizes A e B, ambas com a mesma quantidade de linhas e colunas, a matriz soma pode ser obtida da seguinte forma:

\[A + B = \left[\begin{matrix} 3 & 4 & -1 \\ 8 & 2 & 1 \\ 7 & 5 & -3 \end{matrix}\right] + \left[\begin{matrix} -2 & 6 & 4 \\ 1 & 8 & 9 \\ -4 & 10 & 3 \end{matrix}\right] = \left[\begin{matrix} 1 & 10 & 3 \\ 9 & 10 & 10 \\ 3 & 15 & 0 \end{matrix}\right] \]

Um elemento da matriz é representando por sua posição linha e coluna. Usamos a letra i para a linha e j para a coluna, ou seja, aij. Dessa forma, o elemento na primeira linha e primeira coluna da matriz é a11, o elemento na primeira linha e segunda coluna é a12 e assim por diante.

Então, a soma das duas matrizes é feita da seguinte forma: Cij = Aij + Bij.

E agora veja o código Java que declara duas matrizes matrizA e matrizB e obtém uma terceira (matrizC) contendo a soma das duas anteriores. Novamente, note o requisito de que as matrizes deverão ter o mesmo número de linhas e colunas:

package arquivodecodigos;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // declarar, construir e inicializar as matrizes
    int matrizA[][] = {{3, 4, -1}, {8, 2, 1}, {7, 5, -3}};
    int matrizB[][] = {{-2, 6, 4}, {1, 8, 9}, {-4, 10, 3}};
    
    // esta é a matriz soma
    int matrizSoma[][] = new int[3][3];  
    
    // e agora vamos prosseguir com a soma
    for(int i = 0; i < matrizA.length; i++){
      for(int j = 0; j < matrizA[0].length; j++){
        matrizSoma[i][j] = matrizA[i][j] + matrizB[i][j];     
      } 
    }
    
    // vamos exibir os valores da primeira matriz
    System.out.println("Elementos da matriz A:");
    for(int i = 0; i < matrizA.length; i++){
      for(int j = 0; j < matrizA[0].length; j++){
        System.out.printf("%5d  ", matrizA[i][j]);
      }
      System.out.println();
    }
    
    // vamos exibir os valores da primeira matriz
    System.out.println("\nElementos da matriz B:");
    for(int i = 0; i < matrizB.length; i++){
      for(int j = 0; j < matrizB[0].length; j++){
        System.out.printf("%5d  ", matrizB[i][j]);
      }
      System.out.println();
    }
    
    // vamos exibir os valores da matriz soma
    System.out.println("\nElementos da matriz soma:");
    for(int i = 0; i < matrizSoma.length; i++){
      for(int j = 0; j < matrizSoma[0].length; j++){
        System.out.printf("%5d  ", matrizSoma[i][j]);
      }
      System.out.println();
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Elementos da matriz A:
    3      4     -1  
    8      2      1  
    7      5     -3  

Elementos da matriz B:
   -2      6      4  
    1      8      9  
   -4     10      3  

Elementos da matriz soma:
    1     10      3  
    9     10     10  
    3     15      0



Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Java Swing - Como detectar um clique em um botão JButton e exibir uma mensagem JOptionPane

Quantidade de visualizações: 8780 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método addActionListener() da linguagem Java para definir um evento de clique a um botão JButton. Quando o usuário clicar no botão nós vamos interceptar este evento e mostrar uma mensagem JOptionPane.showMessageDialog().

Veja o código completo para o exemplo:

 
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JButton btn;
 
  public Estudos() {
    super("Detectando um clique em um botão");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
     
    btn = new JButton("Clique");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          JOptionPane.showMessageDialog(null, "Fui clicado!");
        }
      }   
    ); 
        
    c.add(btn);
     
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados long da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 11877 vezes
O tipo de dados long pode ser usado quando queremos armazenar valores inteiros na faixa -9.223.372.036.854.775.808 até 9.223.372.036.854.775.807. Veja um exemplo:

public class Estudos{
  static long valor = 545L; 
  
  public static void main(String args[]){
    System.out.println("O valor da variável é: "
      + valor);
    System.exit(0);
  }
}

Observe o uso do caractere "L" após o valor literal que atribuímos à variável. Isso é feito para que o compilador trate o literal como long e não como int. Você pode usar o "L" minúsculo, mas este se parece muito com o número um, o que torna seu uso pouco recomendável.

O tipo de dados long pode ser convertido (sem a necessidade de cast) para os seguintes tipos:

long -> float -> double

Se precisarmos converter o tipo int para os tipos char, byte, short ou int, teremos que lançar mão de uma coerção (cast). Veja:

byte valor2 = (byte)(valor);



Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Elétrica pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 15 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: C#
3º lugar: PHP
4º lugar: Delphi
5º lugar: Python
6º lugar: JavaScript
7º lugar: C
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: JSP (Java Server Pages)



© 2021 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados | Versión en Español | Versão em Português