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Estruturas de Dados - Árvores Binárias e Árvores Binárias de Busca - Exercícios Resolvidos 1 - Fazendo a travessia de uma árvore binária de busca usando o percurso em-ordem (in-order, In-ordem ou ordem simétrica)

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Pergunta/Tarefa:

O percurso em ordem (em-ordem, in-order, In-ordem ou ordem simétrica) é usado quando queremos exibir os valores dos nós da árvore binária de busca em ordem ascendente. Neste tipo de percurso nós visitamos primeiramente a sub-árvore da esquerda, então o nó atual e finalmente a sub-árvore à direita do nó atual. É importante notar que esta travessia é feita por meio de um método recursivo.

Escreva uma aplicação Java que contenha uma árvore binária de busca cujos nós guardarão, além das referências para o filho esquerdo e o filho direito, apenas um valor inteiro. Forneça um método inserir() que permitirá inserir os valores na árvore. Em seguida forneça um método recursivo que permitirá fazer a travessia in-order da árvore.

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Código para NoArvore.java:

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Código para ArvoreBinariaBusca.java:

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E aqui está o código para a classe que permite testar a árvore:

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Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação orientada a objetos em Java - Java OOP - Como usar variáveis estáticas em suas classes Java

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Variáveis estáticas podem ser definidas em Java por meio do uso da palavra-chave static. Uma variável estática pertence à classe na qual ela é definida e não à cada uma de suas instâncias. Pareceu confuso? Você pode pensar assim: quando definida com o modificador static, uma variável será única na classe, não importa a quantidade de instâncias da classe que serão criadas. Cada uma destas instâncias compartilhará o valor da variável estática.

Além disso, uma variável estática pode ser acessada por meio do nome da classe, sem a necessidade de uma referência a uma de suas instâncias. Uma variável estática pode ser public, private ou protected.

Vamos ver um exemplo? Considere a situação na qual gostaríamos de criar um identificador único para cada um dos objetos de uma classe. Veja o código para a classe Livro:

Código para Livro.java:

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Veja agora como criar três objetos da classe Livro a partir do método main() da aplicação:

Código para Main.java:

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Ao executar esta aplicação teremos o seguinte resultado:

Id: 1
Titulo: Programando em Java 2
Id: 2
Titulo: A biblia do C/C++
Id: 3
Titulo: PHP + MySQL

Como podemos ver, a cada instância criada a variável id é incrementada em 1. Caso você não tenha entendido todo o processo, este incremento acontece no construtor da classe Livro. Veja:

// vamos incrementar a variável estática
Livro.id++;

Nas situações em que as variáveis estáticas são públicas, podemos acessá-la usando o nome da classe seguida de um ponto. Assim, se a variável id fosse pública, poderíamos acessá-la de qualquer lugar de nossa aplicação da seguinte forma:

System.out.println(Livro.id);


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em Java - Java POO - Como usar o modificador abstract em suas classes e métodos Java

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O modificador abstract pode ser aplicado a classes e métodos. Seu uso com variáveis pode causar o erro abaixo:

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Classes abstratas não podem ser instanciadas, ou seja, não podemos chamar seu construtor. Veja um exemplo:

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Ao tentarmos compilar esta classe teremos o seguinte erro:

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A função principal de classes abstratas é forçar a implementação para as sub-classes. Desta forma, seus métodos são declarados com o modificador abstract e sem corpo. Veja:

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Sempre que suas classes contiverem um ou mais métodos abstratos, você deverá declará-la abstrata. Não seguir esta regra provocará o seguinte erro:

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As situações que fazem com que uma classe deva ser declarada abstract são:


  • A classe tem um ou mais métodos abstratos;
  • A classe herda um ou mais métodos abstratos de uma classe abstrata e não fornece implementação para eles;
  • A classe declara que ela implementa um interface mas não fornece implementação para todos os métodos desta interface;


Para finalizar, abstract é o oposto de final. Uma classe final não pode ter sub-classes. Uma classe abstract precisa ter sub-classes.


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Comentários

Java para iniciantes - Como inserir comentários em seus códigos Java

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Comentários em Java, assim como em outras linguagens, são ignorados pelo compilador. Em Java, podemos usar dois estilos de comentários:

1) Comentário de uma única linha:

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2) Comentários de múltiplas linhas:

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Java ::: Lista de Exercícios Resolvidos (Algorítmos Resolvidos) ::: Programação Orientada a Objetos

Algorítmos Resolvidos de Java - A classe Retangulo (construtores, getters e setters, encapsulamento e static)

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Exercícios Resolvidos de Java - A classe Retangulo (construtores, getters e setters, encapsulamento e static)

Pergunta/Tarefa:

Escreva uma classe Retangulo para representar um retângulo. A classe deve conter:

a) Dois campos de dados do tipo double chamados largura e altura que especificam a largura e a altura do retângulo. Os valores padrões são 1 tanto para a largura quanto para a altura.

b) Um campo de dado do tipo String chamado cor que especifica a cor do retângulo. Para este exercício em particular, assuma que TODOS os retângulos possuirão a mesma cor. A cor padrão é branco.

c) Um construtor sem argumentos que cria um retângulo padrão.

d) Um construtor que cria um retângulo com a largura e altura especificadas.

e) Métodos get() e set() para os três campos de dados da classe.

f) Um método chamado getArea() que retorna a área do retângulo.

g) Um método chamado getPerimetro() que retorna o perímetro do retângulo.

Escreva um programa de teste que cria dois objetos da classe Retangulo. Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Retangulo.java

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Agora o teste no método main():

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Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como adicionar um JPopupMenu a um JTextArea

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Neste exemplo mostrarei como é possível associar um JPopupMenu a um JTextArea. Dessa forma, quando clicarmos com o botão auxiliar na área de texto, nós teremos algumas opções de menu, tais como copiar, colar, selecionar tudo, etc.

Veja o resultado na imagem abaixo:



E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo:

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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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