Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como escrever uma função na linguagem C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes

Quantidade de visualizações: 8939 vezes
Esta dica mostra como escrever uma função em C que verifica se duas strings são iguais ou diferentes. O nome da função é str_equal(). Esta função aceita duas strings como argumentos e retorna 1 se estas forem iguais e 0 em caso contrário. Experimente, faça as devidas alterações e adicione mais esta função ao seu repertório de códigos C.

Veja o código completo para o exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
 
// função personalizada que permite verificar
// se duas strings são iguais ou diferentes
int str_equal(const char *str1, const char *str2){
  while((*str1 == *str2) && (*str1)){
    str1++;
    str2++;
  }
 
  return((*str1 == 0) && (*str2 == 0));
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

As palavras são iguais

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o índice da primeira ocorrência de um caractere em uma string C# usando o método IndexOf() da classe String

Quantidade de visualizações: 8239 vezes
Em alguma ocasião nós precisaremos verificar se um determinado caractere está contido em uma palavra, frase ou texto, e poderemos querer também retornar o índice da primeira ocorrência de tal caractere.

Para isso nós podemos usar a função IndexOf() da classe String. Este método recebe o caractere ou substring desejada e retorna um valor inteiro indicando o índice da primeira ocorrência. Se o caractere não for encontrado, o valor -1 é retornado.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto de Java e C#";

      // vamos obter o índice da primeira ocorrência da letra "J"
      int pos = frase.IndexOf("J");

      // o caractere for encontrado?
      if (pos != -1) {
......


Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

O caractere foi encontrado na posição 9

Tenha em mente que o método IndexOf() da classe String do C# diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas.


C# ::: Datas e Horas ::: DateTime

Como usar a estrutura DateTime do C# em seus programas

Quantidade de visualizações: 9090 vezes
A estrutura DateTime representa um momento no tempo, geralmente expressado como uma data e hora do dia. O tipo DateTime representa datas e horas com valores na faixa de meia-noite do dia 1º de janeiro de 0001 Anno Domini (Common Era) até as 11:59:59 da noite do dia 31 de dezembro de 9999 A.D. (C.E.).

Os valores de horas são medidos em unidades de 100 nanosegundos chamados de ticks e uma data em particular é o número de ticks desde a meia-noite do dia 1º de janeiro de 0001 A.D (C.E) no calendário Gregoriano (GregorianCalendar). Por exemplo, um valor de tick de 31241376000000000L representa a data 1º de janeiro de 0100 (sexta-feira) à meia-noite. O valor DateTime é sempre expresso no contexto de um calendário explícito ou padrão.

Considerações sobre versões

Em versões do .NET Framework anteriores à 2.0, a estrutura DateTime contém um campo de 64 bits composto de um campo de 2 bits não usados concatenados com um campo privado Ticks, que é um campo sem sinal de 62 bits que contém o número de ticks que representam a data e hora. O valor do campo Ticks pode ser obtido por meio da propriedade Ticks.

A partir do .NET Framework 2.0, a estrutura DateTime contém um campo de 64 bits composto de um campo privado Kind concatenado com o campo Ticks. O campo Kind é um campo de 2 bits que indica se a estrutura DateTime representa uma hora local, uma hora UTC (Coordinated Universal Time) ou um hora em um fuso horário não especificado. O campo Kind é usado quando estamos efetuando conversões de horas entre fuso horários, mas, não é usado para comparações de datas e horas ou aritmética. O valor do campo Kind pode ser obtido por meio da propriedade Kind.

É importante observar que uma alternativa ao uso da estrutura DateTime para se trabalhar com datas e horas em um fuso horário em particular é a estrutura DateTimeOffset. Esta estrutura guarda as informações de data e hora em um campo DateTime privado e o número de minutos pelos quais a data e hora diferem do horário UTC em um campo Int16 privado. Isso torna possível usarmos um valor DateTimeOffset para refletir as horas em um fuso horário em particular, enquanto um valor DateTime pode, sem causar confusão, refletir somente a hora UTC e do fuso horário local.

Valores DateTime

As descrições de valores de horas no tipo DateTime geralmente são expressas usando o padrão Coordinated Universal Time (UTC), que é o nome reconhecido internacionalmente para o Greenwich Mean Time (GMT). O Coordinated Universal Time é a hora de acordo com as medições em longitude de zero graus, ou seja, o ponto de origem UTC. Horários de verão não são aplicáveis ao UTC.

A hora local é relativa a um determinado fuso horário. Um fuso horário está associado à diferença de fuso horário, que é o deslocamento do fuso horário medido em horas a partir do ponto de origem UTC. Além disso, a hora local é opcionalmente afetada pelo horário de verão, que adiciona ou subtrai uma hora à duração do dia. Consequentemente, a hora local é calculada adicionando-se a diferença de fuso horário ao UTC e ajustando o horário de verão se necessário. A diferença de fuso horário no ponto de origem UTC é zero.

A hora UTC é ideal para cálculos, comparações e armazenamento de datas e horas em arquivos. A hora local é apropriada para a exibição em interfaces do usuário em aplicações desktop. Aplicações que são acessadas em diferentes fuso horários (tais com aplicações web) também precisam fornecer meios para a correta adequação a tais fuso horários.

Veja um trecho de código no qual usamos a propriedade Now da estrutura DateTime para exibir a data e hora local no formato longo:

static void Main(string[] args){
  // Data e hora atual
  DateTime agora = DateTime.Now;

  // exibe o resultado
......


O resultado da execução deste código será algo parecido com:

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2008 19:54:46.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar variáveis de instância em Ruby - Programação Orientada a Objetos em Ruby

Quantidade de visualizações: 7419 vezes
Na programação orientada a objetos, as variáveis de instância são variáveis associadas a cada um dos objetos de uma classe. Podemos pensar assim: temos vários carros de uma mesma montadora e da mesma marca, porém, com cores diferentes. Nessa analogia, a cor pertence a cada um dos carros, de forma particular, ou seja, é uma variável de instância.

Vamos ver um exemplo? Veja o código Ruby a seguir:

# Definição da classe Cliente
class Cliente
  # construtor da classe
  def initialize(nome, idade)
    @nome = nome
    @idade = idade
  end
    
  # método que permite retornar o nome do cliente
  def obter_nome
    @nome
  end
  
  # método que permite retornar a idade do cliente  
  def obter_idade
    @idade
  end
......


Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Osmar - 35
Salvador - 28

Veja que aqui nós temos duas variáveis de instância: @nome e @idade. Variáveis de instância são sempre precedidas pelo símbolo @ em Ruby. Neste exemplo os valores das variáveis são inicializados por meio do uso do construtor da classe e obtidos por meio de métodos acessores chamados obter_nome e obter_idade.


Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como contar as ocorrências de uma substring em uma string Python usando a função count()

Quantidade de visualizações: 9552 vezes
Em várias ocasiões nós precisamos obter a quantidade de vezes que parte de uma palavra é encontrada em outra palavra, frase ou texto, ou seja, uma substring dentro de uma string. Para isso nós podemos usar o método count() da linguagem Python. Veja sua assinatura:

count(substring[, início[, fim]])
Se o início for definindo, a busca inicia a partir do índice informado (começando em 0). Se o argumento fim for informado, então a busca começa em ínicio e termina no índice fim.

Veja um código Python completo para este exemplo:

# função principal do programa
def main():
  frase = "Gosto de Python porque Python é muito bom"
 
  # conta as ocorrências de "Python"
......


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

"Python" ocorreu 2 vezes.


Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Java ArrayList para iniciantes - Como excluir todos os elementos de uma ArrayList usando seu método clear()

Quantidade de visualizações: 11917 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método clear() da classe ArrayList, da linguagem Java, para limpar seu conteúdo, ou seja, excluir todos os seus itens de uma só vez.

Veja o código completo:

import java.util.ArrayList;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá inteiros
    ArrayList<Integer> valores = new ArrayList<Integer>();
    
    // adiciona itens na lista
    valores.add(34);
    valores.add(12);
    valores.add(8);
    valores.add(23);
    	
    // obtém a quantidade de itens na lista
......


Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

A lista contém 4 itens
Agora a lista contém 0 itens


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 15 usuários muito felizes estudando em nosso site.