Você está aqui: Ruby ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Programação Orientada a Objetos |
Como permitir a leitura de variáveis de instâncias sem a necessidade de métodos acessoresQuantidade de visualizações: 6073 vezes |
Por padrão, variáveis de instância em Ruby podem ser acessadas usando métodos acessores, ou seja, uma variável de instância @nome deve ser lida usando um método obter_nome. É possível dispensar o uso de métodos acessores empregando o método attr_reader nos nomes das variáveis que poderão ser acessadas. Veja um exemplo: # Definição da classe Cliente class Cliente attr_reader :nome, :idade def initialize(nome, idade) @nome = nome @idade = idade end def obter_nome @nome end def obter_idade @idade end end # Cria uma instância da classe Cliente e inicializa as # variáveis de instância @nome e @idade cliente = Cliente.new("Osmar J. Silva", 35) # Acessa as variáveis de instância sem a necessidade de # métodos acessórios puts cliente.nome puts cliente.idade puts cliente.nome teste.rb:25: undefined method `nome' for #<Cliente:0x27f540c @nome="Osmar J. S ilva", @idade=35> (NoMethodError) |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
|||
Como testar se uma string começa com uma determinada substring em Ruby usando uma função personalizadaQuantidade de visualizações: 6296 vezes |
|||
O Ruby, até a versão 1.8.6, não dispõe de um método para verificar se uma string começa com uma determinada substring. Assim, veja abaixo como escrever uma função starts_with(). Esta função recebe a string e a substring e retorna true se a string começar com a substring. Eis a listagem completa:
Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A string começa com "Gosto" | |||
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
|||
Como converter uma string em um valor de ponto-flutuante em Ruby usando a função to_f da classe StringQuantidade de visualizações: 5994 vezes |
|||
Em algumas situações precisamos transformar um valor contido em uma string em um valor numérico do tipo ponto-flutuante (float ou double). Em Ruby podemos fazer isso usando o método to_f da classe String. Veja o exemplo:
Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: 33.5 | |||
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
|||
Como remover espaços no início e final de uma string usando as funões strip e strip! da linguagem RubyQuantidade de visualizações: 7811 vezes |
|||
As funções strip e strip! são úteis quando precisamos remover espaços no início e final de uma string. A função strip retorna uma nova string, enquanto strip! opera na string original. Veja o exemplo:
Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Tenho espaços no início e final. Tenho espaços no início e final. | |||
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
|||
Como usar a classe Date do Ruby em seus programasQuantidade de visualizações: 6327 vezes |
|||
A classe Date da linguagem Ruby representa datas. Ela o faz trabalhando com anos, meses, semanas e dias. Tenha em mente que, ao usar a classe Date não temos acesso a nada relacionado a horas, minutos ou segundos. Internamente, uma data é representada como um número: ajd (Astronomical Julian Day Number). O dia da reforma do calendário (Day of Calendar Reform), sg, também é armazenado, para conversões para outros formatos de datas (há também um campo chamado "of" para a diferença de fuso horário, mas este é usado somente na subclasse DateTime). Um novo objeto Date é criado usando-se um dos métodos de criação de objetos da classe. E tais métodos recebem nomes de acordo com o formato de data. Além disso, os argumentos fornecidos devem obedecer ao formato de data desejado, por exemplo, Date::civil() (apelido para Date::new()) com ano, mês e dia do ano, ou Date::ordinal() com ano e dia do ano. Todos estes métodos de criação de objetos da classe também aceitam o dia da reforma do calendário (Day of Calendar Reform) como um argumento opcional. Objetos Date são imutáveis após sua criação. Após criarmos um objeto Date, valores de data podem ser obtidos para os diferentes formatos de data suportados usando métodos de instância. Por exemplo, mon() retorna o mês civil, cwday() retorna o dia comercial da semana, e yday() retorna o dia ordinal do ano. Valores Date podem ser obtidos em qualquer formato, independente de qual formato foi usado para criar a instância do objeto. A classe Date inclui o módulo Comparable, o que permite que objetos Date possam ser comparados e ordenados, faixas de datas possam ser criadas e assim por diante. Veja no trecho de código abaixo como podemos criar um objeto Date representando a data atual:
| |||
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
||||||
Como acessar os caracteres individuais de uma string em Ruby usando o método slice() da classe StringQuantidade de visualizações: 6299 vezes |
||||||
O método slice() da classe String da linguagem Ruby se torna realmente útil quando precisamos acessar os caracteres individuais de uma string. Neste caso, só precisamos fornecer o índice do caractere a ser acessado e o número 1. O retorno do método é uma nova string ou nulo. Veja o exemplo a seguir:
Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:
| ||||||
Veja mais Dicas e truques de Ruby |
Ruby - Usando constantes em Ruby |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Padrões de projeto para iniciantes - Como usar o padrão de projeto Singleton em suas aplicações Java |
Quem Somos |
![]() Osmar J. Silva
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Elétrica pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 15 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Programador Freelancer WhatsApp +55 (062) 98553-6711 Goiânia-GO Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
|
![]() José de Angelis
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Programador Freelancer WhatsApp +55 (062) 98243-1195 Goiânia-GO Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..
|
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |