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Como retornar o tamanho do texto de um JTextFieldQuantidade de visualizações: 8671 vezes |
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/* Este exemplo mostra como obter o tamanho do texto de um JTextField. */ import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ JTextField texto; public Estudos() { super("Estudos Swing"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT)); // Cria um botão JButton btn = new JButton("Tamanho do Texto"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ int tam = texto.getText().length(); JOptionPane.showMessageDialog(null, "O texto do JTextField contém " + tam + " caracteres."); } } ); // Cria o JTextField texto = new JTextField(10); // Adiciona o botão à janela c.add(btn); // Adiciona o JTextField à janela c.add(texto); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
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PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Como criar e usar variáveis estáticas em PHPQuantidade de visualizações: 9676 vezes |
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe possui propriedades (variáveis) e métodos. Dessa forma, cada instância (cópia ou objeto) desta classe possui suas próprias cópias das variáveis declaradas na classe. Veja a seguinte declaração de uma classe Produto: <? // classe Produto com duas variáveis privadas e seus // correspondentes métodos mutatórios e acessórios class Produto{ private $nome; private $preco; public function setNome($nome){ $this->nome = $nome; } public function getNome(){ return $this->nome; } public function setPreco($preco){ $this->preco = $preco; } public function getPreco(){ return $this->preco; } } ?> Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis $nome e $preco. Há, porém, situações nas quais gostaríamos que uma determinada variável pertencesse à classe e não à cada instância individual. Um bom exemplo disso seria uma variável que registra a quantidade de instâncias que temos de uma classe ou a técnica de se atribuir um identificador único a cada instância da classe. Variáveis estáticas em PHP podem ser criadas por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais variáveis serem declaradas com o modificador public, o que as torna acessíveis fora da classe na qual estas estão declaradas. Veja um exemplo: <? // classe Produto com duas variáveis privadas e seus // correspondentes métodos mutatórios e acessórios class Produto{ private $nome; private $preco; // uma variável estática que permite contar as instâncias // desta classe public static $contador = 0; // construtor da classe Produto function __construct(){ // vamos incrementar o contador aqui self::$contador++; } } // vamos criar duas instâncias da classe Produto $p1 = new Produto(); $p2 = new Produto(); // vamos obter o valor do contador de instâncias echo "Até este momento já criamos " . Produto::$contador . " instâncias da classe Produto"; ?> Este código possui alguns pontos interessantes e merece uma análise bem detalhada. Perceba que, dentro da classe, uma variável estática é acessada usando-se self e não $this, como fazemos com as variáveis de instâncias. Outra observação interessante é em relação ao acesso da variável estática fora da classe. Aqui nós usamos o nome da classe seguida por um par de dois pontos "::" e não por meio de referências às suas instâncias individuais. Finalmente observe o construtor da classe. A cada instância construída nós acessamos a variável estática e incrementamos seu valor em 1. É importante observar que variáveis estáticas não podem ser acessadas por meio de referências às instâncias da classe usando o operador "->". Assim, o trecho de código abaixo: // vamos tentar alterar o valor da variável estática por meio // de uma referência a uma das instâncias da classe Produto $p1->contador = 5; não provoca erros mas, também não traz o resultado esperado. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma substring está contida no final de uma string C# usando o método EndsWith() da classe StringQuantidade de visualizações: 8351 vezes |
Em algumas situações nós precisamos verificar se uma palavra, frase ou texto termina com um caractere ou uma determinada substring. Para isso nós podemos usar o método EndsWith() da classe String da linguagem C#. Veja o exemplo a seguir: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string texto = "Gosto de programar em C#"; if (texto.EndsWith("C#")) { Console.WriteLine("O texto termina com C#"); } else { Console.WriteLine("O texto não termina com C#"); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O texto termina com C# |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Como usar protótipos de função em CQuantidade de visualizações: 11821 vezes |
Um protótipo de função é uma declaração que define o nome, tipos de parâmetros e tipos de retorno de uma função. Em geral o protótipo de uma função é exigido quando a definição da função não é feita antes do código que efetua uma chamada a ela. Veja um exemplo:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Este código compila e executa normalmente, uma vez que a função somar() foi definida antes da função main(), ou seja, antes da parte do programa que possui uma chamada a ela. Veja agora esta nova versão: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } Aqui temos um problema: a função somar() é definida depois do código contendo uma chamada a ela. No Dev-C++ temos o seguinte erro de compilação: `somar` undeclared (first use this function) A solução para este casos é a criação do protótipo da função. Para a função somar() isso pode ser feito da seguinte forma: // protótipo da função somar() int somar(int, int); Note que não há a necessidade de especificar os nomes dos parâmetros da função, apenas seus tipos. Veja ainda que o protótipo da função é terminado com ponto-e-vírgula e sempre colocado após as instruções de #include. Veja o código completo para um exemplo usando protótipos de funções: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // protótipo da função somar() int somar(int, int); int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados |
Curso de C# - Como usar os tipos de dados short e ushort da linguagem C#Quantidade de visualizações: 8745 vezes |
O tipo de dados short é um tipo primitivo integral com sinal (signed) que pode armazenar valores inteiros na faixa de -32.768 até 32.767. Este tipo ocupa 16 bits (2 bytes) de memória e é um apelido para o tipo System.Int16 da plataforma .NET. Podemos obter os valores mínimo e máximo que podem ser armazenados em um short por meio de suas propriedades MinValue e MaxValue. Veja: static void Main(string[] args){ // vamos obter o valor mínimo de um short short minimo = short.MinValue; // vamos obter o valor máximo de um short short maximo = short.MaxValue; // vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("A faixa de valores de um short é: " + minimo + " até " + maximo); // vamos pausar a execução Console.ReadKey(); } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: A faixa de valores de um short é: -32768 até 32767. Ao atribuir valores para um short em tempo de design, ou seja, como um literal, devemos ter o cuidado de não atribuir valores que estejam fora da faixa permitida. Veja: static void Main(string[] args){ // a linha abaixo não vai compilar short valor = 35767; // vamos pausar a execução Console.ReadKey(); } Este código não compila. A mensagem de erro: Constant value '35767' cannot be converted to a 'short' nos informa que o valor 35767 (que está acima da faixa permitida) não pode ser convertido para um short. Assim, se você desejar mesmo efetuar tal procedimento, uma conversão forçada (cast) deve ser feita: static void Main(string[] args){ int valor = 35767; // vamos forçar a conversão para short short valor2 = (short)valor; // vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("Valor após o cast: " + valor2); // vamos pausar a execução Console.ReadKey(); } Aqui nós "esprememos" o valor 35767 para um short e o resultado, -29769, definitivamente não é o que estávamos esperando. O tipo ushort é um tipo primitivo integral sem sinal (unsigned) que pode armazenar valores inteiros na faixa de 0 até 65.535. Este tipo ocupa 16 bits (2 bytes) de memória e é um apelido para o tipo System.UInt16 da plataforma .NET. Podemos obter os valores mínimo e máximo que podem ser armazenados em um ushort por meio de suas propriedades MinValue e MaxValue. Veja: static void Main(string[] args){ // vamos obter o valor mínimo de um ushort ushort minimo = ushort.MinValue; // vamos obter o valor máximo de um ushort ushort maximo = ushort.MaxValue; // vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("A faixa de valores de um ushort é: " + minimo + " até " + maximo); // vamos pausar a execução Console.ReadKey(); } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: A faixa de valores de um ushort é: 0 até 65535. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de C - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 2049 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa C que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português int lado_a, lado_b, lado_c; // vamos ler o primeiro lado do triângulo printf("Informe o primeiro lado do triângulo: "); scanf("%d", &lado_a); // vamos ler o segundo lado do triângulo printf("Informe o segundo lado do triângulo: "); scanf("%d", &lado_b); // vamos ler o terceiro lado do triângulo printf("Informe o terceiro lado do triângulo: "); scanf("%d", &lado_c); // os lados informados formam um triângulo? if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) && (lado_c < (lado_a + lado_b))){ // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? if((lado_a == lado_b) && (lado_b == lado_c)){ printf("\nO triângulo é equilátero\n"); } else{ // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? if((lado_a == lado_b) || (lado_a == lado_c) || (lado_c == lado_b)){ printf("\nO triângulo é isósceles\n"); } else{ // é escaleno printf("\nO triângulo é escaleno\n"); } } } else{ printf("\nOs lados informados não formam um triângulo.\n"); } printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
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Java - Apostila de Java - Como retornar uma substring em Java usando o método substring() da classe String |
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