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Alguns conceitos básicos sobre gráficos e cores

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Uma imagem é um retângulo de pixels de várias cores. As cores são identificadas por suas posições na paleta, ou seja, uma matriz de cores. Cada entrada na paleta têm três valores diferentes de cores: um para o vermelho, outro para o verde e outro para o azul. Cada valor de cor varia de 0 (ausência de cor) à 255 (a cor em sua intensidade máxima).

Arquivos de imagens raramente são formados exatamente por uma matrix de pixels e sua paleta. Em vez disso, vários formatos de arquivo (GIF, JPEG, PNG, etc) foram criados e possibilitam comprimir os dados da imagem e tornam os arquivos menores.

Diferentes formatos de arquivos lidam com a transparência de imagens, a qual controla se e como o fundo será exibido através da imagem, de diferentes formas. Alguns formatos suportam o canal alfa (alpha channel), um valor extra para cada pixel refletindo a transparência naquele ponto. Outros simplesmente designam uma entrada na paleta para indicar a transparência.

Antialiasing é a região onde os pixels nas margens de uma forma são movidos ou recoloridos de forma a fazer uma transição gradual entre a forma e seu fundo. Isso evita os efeitos serrilhados tão comuns em algumas aplicações gráficas. Alguns funções que desenham em imagens implementam antialiasing.

Com 256 valores possíveis para cada vermelho, verde e azul, há 16.777.216 cores possíveis para cada píxel. Alguns formatos de arquivo limitam o número de cores que podemos ter na paleta (Ex.: GIF suporta apenas 256 cores); outros permitem que usemos a quantidade de cores que acharmos conveniente. Estes são conhecidos como formatos true color, porque cores de 24 bits (8 bits para cada valor de vermelho, verde e azul) possibilitam mais espectros de cores que aqueles que o olho humano consegue distinguir.

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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como usar a classe DateTime da linguagem Ruby

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A classe DateTime da linguagem Ruby extende a classe Date e inclui horas, minutos, segundos e frações de segundo. Além disso, esta classe fornece suporte básico a fuso horários.

Fuso horários são representados como uma diferença do UTC (Universal Coordinated Time) em fração de um dia. Esta diferença é quanto a hora local é mais cedo ou mais tarde que o UTC. Uma diferença de UTC 0 está centralizada na Inglaterra (também conhecido como GMT). À medida que viajamos para o leste, a diferença aumenta até que alcancemos a linha de separação de data no meio do Oceano Pacífico. Quando viajamos para o oeste, a diferença diminui. Esta diferença é abreviada como "of" na classe Date.

Veja um trecho de código no qual usamos a classe DateTime para obter a data e hora atual:

# importa o módulo date
require "date"

# obtém a data e hora atual
agora = DateTime::now
......


Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Agora é 5/04/2022 - 11:51:06


React Native ::: React Native - Componentes Visuais ::: Image

Como exibir imagens e fotos em aplicações React Native usando o componente Image

Quantidade de visualizações: 640 vezes
O componente Image do React Native é usado quando queremos carregar imagens e exibí-las em nossas aplicações mobile. Este componente possibilita a exibição de diferentes tipos de imagens, incluindo imagens remotas (em um site, por exemplo), recursos estáticos, imagens em locais temporários e imagens a partir do armazenamento local, tais como imagens da câmera.

Veja uma aplicação React Native completa que mostra como carregar uma imagem da internet e exibí-la em um componente Image. Note que a imagem a ser exibida é a logo do nosso site. Eis o código:

import React, {Component} from 'react';  
import {Image, View} from 'react-native';  
   
type Props = {};  
export default class App extends Component<Props> {  
  render() {  
    return (        
      <View style={{padding: 10, flexDirection: 'column'}}>  
......


É importante observar que, quando a imagem estiver sendo carregada de uma rede (internet, por exemplo) ou via propriedade data, temos que, manualmente, indicar as dimensões da imagem a ser exibida.


C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados

Curso de C# - Como usar os tipos de dados short e ushort da linguagem C#

Quantidade de visualizações: 8730 vezes
O tipo de dados short é um tipo primitivo integral com sinal (signed) que pode armazenar valores inteiros na faixa de -32.768 até 32.767. Este tipo ocupa 16 bits (2 bytes) de memória e é um apelido para o tipo System.Int16 da plataforma .NET.

Podemos obter os valores mínimo e máximo que podem ser armazenados em um short por meio de suas propriedades MinValue e MaxValue. Veja:

static void Main(string[] args){
  // vamos obter o valor mínimo de um short
  short minimo = short.MinValue;

  // vamos obter o valor máximo de um short
  short maximo = short.MaxValue;
  
......


Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

A faixa de valores de um short é: -32768 até 32767.

Ao atribuir valores para um short em tempo de design, ou seja, como um literal, devemos ter o cuidado de não atribuir valores que estejam fora da faixa permitida. Veja:

static void Main(string[] args){
  // a linha abaixo não vai compilar
  short valor = 35767;
......


Este código não compila. A mensagem de erro:

Constant value '35767' cannot be converted to a 'short'

nos informa que o valor 35767 (que está acima da faixa permitida) não pode ser convertido para um short. Assim, se você desejar mesmo efetuar tal procedimento, uma conversão forçada (cast) deve ser feita:

static void Main(string[] args){
  int valor = 35767;

  // vamos forçar a conversão para short
  short valor2 = (short)valor;
 
  // vamos mostrar o resultado
......


Aqui nós "esprememos" o valor 35767 para um short e o resultado, -29769, definitivamente não é o que estávamos esperando.

O tipo ushort é um tipo primitivo integral sem sinal (unsigned) que pode armazenar valores inteiros na faixa de 0 até 65.535. Este tipo ocupa 16 bits (2 bytes) de memória e é um apelido para o tipo System.UInt16 da plataforma .NET.

Podemos obter os valores mínimo e máximo que podem ser armazenados em um ushort por meio de suas propriedades MinValue e MaxValue. Veja:

static void Main(string[] args){
  // vamos obter o valor mínimo de um ushort
  ushort minimo = ushort.MinValue;

  // vamos obter o valor máximo de um ushort
  ushort maximo = ushort.MaxValue;
  
......


Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

A faixa de valores de um ushort é: 0 até 65535.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o caractere associado a um código ASCII ou Unicode em JavaScript usando a função fromCharCode() do objeto String

Quantidade de visualizações: 8386 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos retornar o caractere a partir de seu código ASCII ou Unicode em JavaScript. Para isso nós vamos usar a função fromCharCode() do objeto String.

Veja a página HTML completa para o exemplo:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Strings em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var codigo = 102;
......


Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

O caractere para o código 102 é: f


VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como contar as ocorrências de um caractere em uma string em VB.NET usando o método IndexOf()

Quantidade de visualizações: 12374 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método IndexOf() da classe String do VB.NET e o laço While para contar quantas vezes um determinado caractere ocorre em uma palavra, frase ou string.

Veja o código completo para o exemplo:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    Dim frase As String = "Gosto muito de VB.NET e você?"
    Dim letra As Char = "o"
    Dim quant As Integer = 0
    Dim pos As Integer = -1, pos_ant As Integer = -1
    Dim cont As Integer = 0

    ' mostra a frase
    Console.WriteLine("A frase é: " & frase)

    While cont < frase.Length
      pos = frase.IndexOf(letra, cont)
      If pos <> pos_ant And pos <> -1 Then
        Console.WriteLine("""" & letra &
......


Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Gosto muito de VB.NET e você?
"o" encontrada na posição 1
"o" encontrada na posição 4
"o" encontrada na posição 10
"o" encontrada na posição 25
Encontrei 4 ocorrências da letra o


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Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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